Jump to content
×
×
  • Create New...

Ambição


Recommended Posts

Estava eu muito quietinho quando, uma conversa antiga, me regressou à mente como um relâmpago:

 

"Tu não és ambicioso", foi a frase que mais me marcou e fez despoletar hoje, assim do nada, estas pequenas questões que aqui coloco.

 

O que nos move e motiva a alcançar certos e determinados objectivos, se é que já os temos definidos, e o que fazemos ou abdicamos para os alcançar?

 

"Os objectivos que temos são apenas para satisfação do momento?"

Tipo, arranjar de qualquer maneira, dinheiro para fazer isto ou aquilo e, ao conseguirmos, sentimo-nos realizados, ou formamos objectivos a longo prazo e somos capazes de lutar por eles, independentemente do tempo que demore?

 

Temos em nós essa capacidade assim tão grande de ser pacientes o suficiente para não desesperar-mos quando a ansiedade toma conta de nós?

 

Agora vou ter a tarde toda ocupada, iça.....

 

:splat:

"We have drunk the Soma

We have become immortal

We have gone to the light

We have found the gods."

in "Rig-Veda"

Link to comment
Share on other sites

Temos aqui pano para mangas, meu amigo...

 

Não me vou esticar de maneira nenhuma, porque podemos ir debatendo isto com o passar do tempo... mas quero pegar nesse teu exemplo sobre o arranjar dinheiro para fazer qualquer coisa que queremos fazer mesmo muito...

 

Pois... o arranjar dinheiro não é a solução. É o caminho para atingir a solução, que é no fundo, a resolução de uma vontade que queremos para nós. O processo de "ir" atrás desse sonho ou ideia, é claro, ambicioso.

 

Será que nós damos algum sentido positivo e/ou negativo a esta palavra? Quando eu digo: "Tu és ambicioso", estou a dizer isso num sentido pejurativo ou não? Estou a ser simpatico ou a falar de um defeito?

 

Pois, eu pessoalmente, apoio-me mais na palavra como ferramenta da linguagem, que pode ser usada de qualquer uma destas maneiras! Não é a palavra que importa, mas sim o conceito e o contexto em que é utilizada.

 

Assim, ambição terá que ser, segundo um ponto de vista para mim, positivo, uma tentativa de melhoramento pessoal, de obtenção de uma qualquer barreira ou meta.

 

No entanto, outras pessoas, com ideais diferentes dos meus, podem e terão certamente, outras perspectivas sobre a ambição e a sua maneira de obter/resolver.

 

Como já discutimos, cada pessoa faz o melhor que pode, com o que tem. Isto é muito bonito de se dizer, mas mais complicado de perceber. No entanto, cada um fazendo o melhor que sabe e pode, com aquilo que tem - e entenda-se "ter" como a informação, a educação, insersão social, maneira de encarar a vida, familia, etc, etc, etc... - por vezes passa por cima da liberdade dos outros...

 

Todos nós conhecemos casos de ambição e da procura dessa resolução, em que passam por cima dos outros, e mesmo de "nós". É claro que enquanto vitimas, sentimos na pele e reagimos, algumas vezes, as quais podem levar tambem por si, a mais energias negativas. Energias porque estou a falar do que ficamos a sentir, e o que sentimos depois de nos "virgar-mos" dessas pessoas, caso aconteça.

 

Mas temos que ser tolerantes, provavelmente... e usar a cabeça. Não para criminalizar ou julgar, mas para tentar aproximar essas pessoas de uma realidade diferente, mais virada para a paz, para o amor e o respeito... pilares que nós aqui tentamos implementar, defender e seguir.

 

Por isso disse no inicio que o dinheiro é apenas a ferramenta para conseguirmos fazer X ou Y... claro que por vezes, e cada vez mais, as pessoas têm a tendencia para dar valor demais ao dinheiro, esquecendo-se que apenas é uma forma de atingir as coisas... e não "a" forma!

 

 

Mais ideias?

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Temos aqui pano para mangas, meu amigo...

Tal igual. ;)

 

E por isso mesmo não vou dar aqui a minha opinião. Aliás nem preciso, porque fui eu que te disse isso, não é João?! Nem sequer preciso que respondas. Eu sei que sim. :P

 

Eu sou ambiciosa, mas não utilizo essa ambição para passar por cima dos outros. Utilizo sim para atingir os meus objectivos. E quando o faço, sinto-me realizada. :D

 

Fico por aqui. :)

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

ambição

 

do Lat. ambitione

 

 

s. f.,

desejo veemente de fortuna, de glória, de honrarias, de poder;

cobiça.

 

 

Acho q a minha definição de ambição vai um pouco de encontro a esta, por isso mesmo, acho que a vontade de atingir objectivos pouco tem a ver com ser-se ambicioso, se bem que entendo bem a ligação.

 

 

Fiz uma pesquisa e encontrei este trecho bem interessante:

 

"...uma coisa é você trabalhar para realizar um grande trabalho, o melhor trabalho, motivado pelo simples desejo de se superar (crescer interiormente), de fazer bem feito. Outra coisa, e totalmente diferente, é você trabalhar numa busca desmedida (ambição) de superar os outros e alcançar o sucesso, ou postos, ou riquezas.. "

 

Retiradodaqui. Este texto está mm muito interessante. ;)

Link to comment
Share on other sites

Talvez a forma como eu coloquei o Tópico não tenha sido a melhor e lendo agora, creio que a palavra "malefício" em nada beneficia o desenvolvimento do mesmo.

 

A ambição, nunca pode, ou melhor, não deve ser considerada um malefício enquanto não entramos no campo de que falaram, o de passar por cima dos outros.

Ai, embora não deixe de ser a ambição que nos move, implica também desrespeito por outros e não queria ir por ai.

 

Sermos ambiciosos em querermos alcançar metas, dá-nos propósitos e motiva-nos a ter/fomentar outras qualidades paralelas, seja a responsabilidade na profissão que exercemos, pois é daí que provêm a fonte de rendimento, seja numa relação, no caso dos objectivos serem traçados em conjunto com outra pessoa, pois são duas pessoas com um objectivo comum.

 

Mas também podemos, e devemos, tomar em consideração, a ambição a nivel pessoal.

Até agora, o que foi falado, foi apenas no plano material, ou pelo menos a isso indica, mas e porque não sermos ambiciosos com a nossa forma de ser?

Neste momento, sou ambicioso com algumas coisas materiais sim, objectivos que tinha relegado para segundo plano e o tempo foi passando e acabei por deixar de pensar/dar valor a eles, mas estou a ser mais ambicioso ainda com sede de auto-conhecimento e valorização pessoal, que é o que tenho estado a batalhar nestes ultimos dias.

Termos a capacidade de ver o que não gostamos em nós e ambicionarmos mudar esses aspectos, sejam a nivel emocional ou espiritual tem sido, sem duvida, um motivo mais forte que me tem dado perspectivas de mim que nunca pensei ter ou nunca tinha estado atento o suficiente. A vida corria e eu ia por arrasto.

 

É este aspecto, que gostava de frisar e ouvir opiniões, pois é neste sentido que tenho estado mais tempo a meditar.

 

 

 

Fiquem bem....

"We have drunk the Soma

We have become immortal

We have gone to the light

We have found the gods."

in "Rig-Veda"

Link to comment
Share on other sites

Termos a capacidade de ver o que não gostamos em nós e ambicionarmos mudar esses aspectos, sejam a nivel emocional ou espiritual tem sido, sem duvida, um motivo mais forte que me tem dado perspectivas de mim que nunca pensei ter ou nunca tinha estado atento o suficiente. A vida corria e eu ia por arrasto.

 

É este aspecto, que gostava de frisar e ouvir opiniões, pois é neste sentido que tenho estado mais tempo a meditar.

 

 

 

Fiquem bem....

Então o tópico deveria chamar-se Crescimento Pessoal e Emocional! ^_^

 

Pois é, como tempo chegamos todos a essa fase. A vida correr e ir ires de arrasto todos fazemos numa fase ou noutra, mas isso é quase tão importante como a fase que vem a seguir, uma é a consequência da outra.

Só por vezes quando já vimos que conseguimos algo é que há a vontade para continuar nessa busca. Mas tb nem sempre é errado ser um bocado mais do relax e deixar as coisas correrem. ;)

 

E como a vida é dificíl... :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Ambição... hummm Tópico interessante. E bastante complexo.

 

Tudo depende do significado que cada um dá à ambição. Ambição implica um querer. Queremos algo. Uma casa nova, um namorado, ser felizes, ser melhores, o ultimo modelo da Mercedes :D e às vezes esquecemo-nos que não precisamos de querer. às vezes perdemo-nos tanto no querer que nos esquecemos de quem somos.

É claro, João, que se sentimos que algo não está bem só temos é de fazer algo para perceber porque e mudar. Mas não acho que isso seja ser ambicioso.

 

A minha definição de ambição implica um desperdicio de tempo e energia brutal com objectivos secundários. Eu não preciso de uma casa de 5 assoalhadas na linha de Cascais ou no centro de Lisboa para viver. Não preciso de net para viver. Não preciso de roupas de marca. Não preciso de um carro novo. Não preciso de ser melhor ;)

 

Comigo as coisas teem sempre acontecido de uma forma natural. Talvez porque tenho uma visão optimista da vida. Eu propria me surpreendo com determinado tipo de situações. Um exemplo: o ano passado deu-me uma coisinha má na clinica onde trabalhava devido a falta de higiene e de bom senso por parte da minha patroa em relação aos utentes da clinica. Fui-me embora passado uma hora da conversa que tive com ela e só voltei lá para ir buscar o cheque de ordenado. Fiquei sozinha, sem emprego, com uma casa a meu cargo e 2 cães e 4 gatos que comem muito. Fiquei preocupada? Não! Sempre soube que as coisas haviam de se resolver. E passado 3 semanas em que aproveitei para passar mais tempo ao sol e na praia, em conversa com uma vizinha minha descobri que ia abrir um bar na praia e que estavam a precisar de empregadas e que se ganhava bastante bem. Fui lá despreocupadamente e arranjei emprego e curiosamente ganhava mais que na clinica ;)

Pode parecer que não tem nada a ver com o tópico, mas tem. Eu não acho que seja preciso ser ambicioso para que as coisas surjam na nossa vida. Temos é de ser naturais. Despreocupados sem sermos acomodados. Descontraidos sem sermos preguiçosos.

 

Na ambição traçam-se objectivos bem definidos e tentam-se alcançar. E quando alcançados tornas a traçar mais meia duzia de objectivos.E podes passar a vida nisto. E esqueces-te do resto. Esqueces-te de ser natural, descontraido, despreocupado. Esqueces-te que o Universo conspira a nosso favor quendo temos a atitude certa. Ou então sou eu que nasci com o cu virado para a lua!! :hammer:

João, sabes muito bem em que situação financeira e material me encontro agora e não ando a bater com a cabeça nas paredes. Tenho mais que fazer e sei que tudo se há-de resolver mais cedo ou mais tarde. Nem me preocupo com isso, mas tb não ando com os olhos fechados: se me passa alguma oportunidade pelas mãos faço para não a desperdiçar. E também sabes que practicamente sentada em casa tenho 3 propostas para trabalhar, duas das quais em casa. E não fiz nada a não ser, ser eu mesma.

Por isso, volto a dizer. Ambição não é necessária. Não se pode é ser acomodado ;)

E são mesmo coisas diferentes.

Um beijo enorme

:kisssss:

 

É verdade, lembrei-me agora. Ás vezes o nosso coração manda-nos correr atrás de um projecto seja ele material, pessoal ou espiritual. E ás vezes quem está de fora pode confundir isso com ambição. Mas nós sabemos que não é. É paixão!

A única certeza que tenho é não ter certezas.

"... e no fundo isto é tudo uma grande brincadeira!"

Link to comment
Share on other sites

Eu, acima de tudo, ambiciono tornar-me uma pessoa melhor, mais pacifica, mais tolerante... e mais nova... mas isso não dá... ou dá?

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Eu, acima de tudo, ambiciono tornar-me uma pessoa melhor, mais pacifica, mais tolerante... e mais nova... mas isso não dá... ou dá?

 

Dar, dá! Nunca viste aqueles anuncios da corporacion dermostetica ou lá como é que aquela espanholice se chama? Pode é acontecer enganarem-se e ficares com umas curvas em sitios onde não costumavas ter e sem...bom, sem mais alguma coisa :diabo:

A única certeza que tenho é não ter certezas.

"... e no fundo isto é tudo uma grande brincadeira!"

Link to comment
Share on other sites

Cristina, manda-me essa foto do meu sobrinho! Está linda!!!!!!!

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

Eu fico com uma cara de parva quando me ponho a olhar para ele :wub:

Que mãe babada que me estou a sair lol

Mas é tão lindo... :wub:

A única certeza que tenho é não ter certezas.

"... e no fundo isto é tudo uma grande brincadeira!"

Link to comment
Share on other sites

Ambição... eu também ambiciono ter um filho... ou memso vários...

 

Sinto o chamamento de pai... se calhar é só de mim... mas cada vez sinto mais isso...

 

Mas ainda não tenho cabeça, responsabilidade nem sabedoria para ter um filho... sou alto irresponsável...

 

<_<

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Ambição... eu também ambiciono ter um filho... ou memso vários...

Infelizmente já ambicionei mais isso... :huh:

 

Como costumo dizer: quando tiver que acontecer, acontece MESMO!!! :)

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

O mais importante é ir "tentanto"... heheh!!

 

Tunga, tunga, tunga... e por aí fora...

 

LOL

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

O mais importante é ir "tentanto"... heheh!!

 

Tunga, tunga, tunga... e por aí fora...

 

LOL

:><P: concordo plenamente...

 

 

puntxz, puntxz, puntxz!

 

 

e pppppuntxz

Link to comment
Share on other sites

@Sci Tech

 

Realmente, a definição de ambição que colocaste, é uma definição bem feita, mas não deixa de ser apenas referente ao plano material.

O facto de sentir cada vez mais que os limites só existem porque nós os criamos, levou-me a querer transpor para outros planos (seja a ambição ou outra característica qualquer, para este efeito) que não o fisico.

 

Tenta-se, neste mundo, encontrar uma explicação concreta para tudo o que existe, no sentido de conseguirmos dizer “eu vi, eu creio”. Se não for palpável, não é real.

 

Neste momento, considero a ambição que tenho, uma emoção gerada, devido a outros factores que estão envolvidos nesta minha evolução.

Sinto, ou melhor, desejo obter isto ou aquilo, para satisfazer o vazio que me persegue, mas não apenas coisas tácteis mas também objectivos muito pessoais a um nível metafísico. Se a isso, se dá outro nome, adorava descobrir e deixar, assim, de ver a ambição como uma emoção gerada por outra emoção, para passar a ser um sentimento.

 

Os sentimentos, isto apenas para tentar passar a vocês, a minha definição dos mesmos, existem. Não são criados. Nós não aprendemos a amar, simplesmente amamos.

Amamos, os nossos Pais, os nossos filhos, os nossos irmãos, o nosso animal de estimação. Não precisamos de dizer que os amamos, apenas “Sentimos” e sabemo-lo bem por o “Sentimento” faz parte de nós, sempre fez.

 

A emoção, pelo contrário, é criada por outras emoções, pelos sentidos, pelo que vemos ou desejamos ou pelo que a mente racional nos diz.

Por exemplo: olhamos para alguém que nos chama a atenção, logo a mente cria sinais de que algo se passa, que a pessoa nos diz algo ou até, que nos atrai. Começamos a racionalizar, para sentirmos que a emoção é real, embora seja a mente que nos indica isso e não, o nosso verdadeiro “EU”.

E, se nos deixamos levar, tudo o que a mente irá começar a extrair, seja o modo como essa pessoa nos olha de volta, as palavras que nos diz, a mente irá enviar de volta, respostas para satisfazer o Ego, e dar razão a si própria, tipo –“ vês que o que estás a sentir é real, vai por mim que não te engano, eu desejo que seja real”.

 

A capacidade de criarmos ilusões, é fascinante e tão depressa construímos castelos de areia, fantasiando e imaginando, como a seguir, os desmoronamos e voltamos à estaca zero, sem perceber bem o que aconteceu, apenas com a sensação de vazio.

E como nos sentimos vazios, novamente a mente prepara outras emoções para compensar esse vazio.

Entramos em depressão porque, mais uma vez as coisas não correram como as idealizamos, nossa auto-estima cai por terra, sentimo-nos injustiçados, etc…

Estávamos tão bem e logo a seguir, estamos tão mal.

A única realidade é que, apenas andamos a dar razão a algo irreal, andamos a justificar o porquê de andarmos a saltar de um lado para o outro das emoções.

Se estamos bem, algo acontece que nos abala e ficamos mal. Se nos abalou, é porque não era verdadeiro. Se estamos mal, tentamos compensar para ficarmos bem.

 

Se queremos (dou-lhe a palavra “ambicionamos”, e dai o desenvolver deste pensamento) saber quem somos, temos de estar atentos a este tipo de situações e saber, pelo menos parar a meio, até chegarmos ao ponto em que o estado de atenção é tão elevado que nos apercebemos disso, mesmo antes de suceder algo que vá contra quem nós “Somos”.

 

Tudo isto é mais fácil falado do que executado. No fim de contas, somos humanos e “errare humanum est”.

Mas, a partir do momento que aceitamos essa directriz e impomos metas a nós próprios de “tentar ser melhor, sem nos julgarmos ou criticarmos”, deixamos de dar o sobrevalor (negativo ou positivo, bom ou mau, luz ou escuridão, o que preferirem) a essas emoções do momento e passamos apenas a “Sentir” e “Ser”.

 

 

Mais um devaneio de um começo de tarde em profundo alerta. Gomenasai.

 

Fiquem bem…

"We have drunk the Soma

We have become immortal

We have gone to the light

We have found the gods."

in "Rig-Veda"

Link to comment
Share on other sites

Escreve mais, Joãozinho!! :D Estou a gostar cada vez mais de ler o que escreves.

Um beijo :kisssss:

A única certeza que tenho é não ter certezas.

"... e no fundo isto é tudo uma grande brincadeira!"

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    524
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!