Jump to content
×
×
  • Create New...

"MIXING SECRETS" VIDEO TUTORIAL


psymorph
 Share

Recommended Posts

Boas povo, n pude deixar de meter aqui o link para sacarem este video muito bem feito pelo artista Andi Max aka SynSun

ele explica como funciona o mixing e melhor ainda como o devemos processar com muitas dicas, acho q pode ser util a muita gente q procura muitas respostas. A mim ja me ajudou

muito...aconselhavel tambem o Steinberg Internal Mixing

 

Ja tem legendas em Portugues brazuca

 

Andi Vax Mixing Tutorial Download

 

Free mixing video tutorial for dance music producers.

1. Basic skills of equalization

2. Main principles of equalization

3. Frequency’s conflicts and instrument groups

4. Main principles of compression

5. A little bit about mastering

6. A little maximizing hint

7. FAT sound. Three methods of making kick drum.

8. FAT sound. Fat and pumping bass.

9. FAT sound. Synth double track.

10. FAT sound. Unreal wide bass.

11. FAT sound. Percussion and cymbals processing.

12. Virtual Room Hints. Main principles.

13. Virtual Room Hints. 5 reverberation hints.

14. 10 advices from ANDI VAX

Link to comment
Share on other sites

Já há um tempo que eu queria perguntar isto, fazer grupos, ele no vídeo diz que se devem fazer pelo menos 7, cada grupo com uma gama de frequências diferente, é uma boa prática ? utilizando o uad cambridge para limitar a frequências a cada grupo ? normalmente dizem que os grupos são mais para dividir percussão, instrumentos de cordas, sopro, synths, fx's, pad's e não por frequências, gostava que alguém me explica-se um bocado isso e os vst's utilizados para mastering.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

já tinha ouvido falar.... fiz download e gostei.. :)

 

" The best equalizing is no equalizing"

Se os instrumentos soarem bem juntos... não é necessario "destruir o som".. mas para "resolver conflictos" um equalizador... ehehe

... para que é que é mesmo não sei.. mas quando torna o som mais agradavel, tá tudo :)

 

 

Quantos menos canais ao mesmo tempo, mais espaço têm uns para os outros, é por isso que se usam gates para quando um som se tornar tão baixo que não é razuavelmente audivel, ele ser desligado.., o melhor para quem não tem uma consola de 20000 € (se calhar... todos nós) é pôr menos partes ao mesmo tempo...

 

A bateria une-se num canal stereo, depois mais 4, 5, 6 instrumentos, e 2 ou três efeitos, ou conjuntos de efeitos .. 7,11, 15... as regras são para quebrar... seguir números ? =/

 

Uma coisa que não tendo a fazer é cortar as frequências mais baixas, os 30Hz.. é que modifica-se a onda e o efeito é práticamente nulo... fica a distorção do cálculo... nas mais altas, mais, para deixar mais espaço para as partes melhores...

 

Bons tricks, transient shapers.. são formas de ir busscar caracteres aos sons, mas, em exagero.... lá sei..

 

Ora bem, criar musica em sí não tem a ver com conseguir um som mais "assim ou assado", .. tem mesmo a ver com a creatividade... .. e nisso os programas de pc ainda não estão a par em termos de permitir alcancar algo mais fixe....

 

lol , nao estou a conseguir dizer o que quero... já continuo isto....

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

bom na minha opiniao aqui vai em relaçao a equalizaçao

 

Kick - Nao corto, e puxo na frequencia mais alta

Baixo - Corto pelos 800hz e meto parametrics conforme a nota em k ta o baixo

Pad - Corto pelos 400hz e parametric na nota em causa

Lead - Corto pelos 800/900hz e parametric na nota

Pratos - Corto a partir dos 1000 e dps corto nos 12000

 

 

tens q ter em mente e o kick e o baixo sao os unicos q podem tocar frequencias antes dos 400hz, snao irá abafar os graves, depois para ficar mais limpo usa-se o pan q ainda ando

a descobrir como usa-lo com 100% eficácia....usem mto Analyzer nas equalizaçoes... alias agora tou a usar o eq da Sonalksis q ja tem um spectrum integrado, e so desenhar a equalizaçao

conforme o spectrum mostrar e cortar os graves

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

boas

 

so para relembrar que para alem desse video.... tem tambem este ;

 

Steinberg-Internal-Mixing

 

Vol. I (160 minutes)

 

Defining the objective of the mix

The three dimensions

Tips for delivering the mix master to the mastering studio

More bits sound better!

The systematic approach - clarity and a good workflow for the mix

Working with groups

Compressing groups to save CPU and increase sound power

EQing groups to save resources and create "space"

Handling groups: What do I control via groups, and what via tracks?

Workflow overview

Summary of panning rules

Preventing phase interference

Breakdown of the frequency bands and their principle zones

Mixing a tight bass range

EQ basic rules

Common basic parameters of compressors and their use

 

Vol. II (180 minutes)

 

Exercises with compressors

Layering with reverb and delay

Native and DSP-aided reverb devices

Pre-delay as a design component

EQing in reverb return as a design component

Layering strategies

Pre-fader or post-fader?

How many reverb devices do you need? Planning depth design

Additional aspect: Design and the use of Mute and Special FX

Automation

Processing single instruments

Microphone tracks

Refining loops (doubling, gating, compressing, reverbing)

Exercise in editing loops

EQing and compressing vocals

Special aspects concerning choruses

 

 

 

For more information, visit their web site at http://www.steinberg.net/.

 

se procurarem bem... isto eh ''sakavel'' algures ai pela net...

 

eh, quanto a mim, o melhor tutorial do cubase/nuendo. =]

Link to comment
Share on other sites

opa para mim foi inovação, talvez tu queiras dar umas novas inovaçoes aqui ao pessoal e fazeres um videozito cm os teus conhecimentos....e sempre bemvindo

abraço

Link to comment
Share on other sites

E a inovação onde é que fica no meio disso tudo ?

Dificilmente alguém ensina assim para o público alguma coisa de útil, há quem o faça e dá o que pode, mas normalmente quem sabe guarda segredo para ganhar umas massas, depois lá quando passar de moda logo ensina para ganhar fama de bom samaritano, poucos ensinam coisas úteis, num tutorial aproveita-se uns 20% de coisas realmente úteis, além disso os mestres têm contractos eram multados se utilizassem as suas técnicas num vídeo, por exemplo masterizar uma track completa num vídeo, isso trazia-lhe problemas, só falam no geral daquilo que já está mais que batido, claro que não falo de todos, mas de alguns, tipo o tutorial dos infected para kick é importante, alguns tutorias de basslines com o kick também são importantes para quem começa, tipo os tutoriais do soundmagus, pelo menos mostra uma forma de como fazer uma track, o melhor é ver todos e pensares por ti, o porquê das coisas e ires por ti fazendo, o que te é útil e ir melhorando, tou aqui a falar de mastering e produção ao mesmo tempo mas vocês percebem...antigamente quem conseguia acesso para aprender as técnicas de mastering de londres, tinha de ir viver para londres e ficar lá como ajudante de um mestre de masterização a fazer os trabalhos chatos, e quando ganhavam a sua confiança logo lhes passavam os segredos, tipo os segredos da culinária... é como tudo... a comunicação serve para partilhar conhecimentos e experiências adquiridos ao longo de décadas por várias pessoas, para uma rápida evolução de toda a comunidade, mas as pessoas teimam em pensar apenas nelas próprias e quebram essa corrente de entre-ajuda, talvez sejam pessoas mais primitivas que ainda existam, hoje em dia confunde-se muito que é inteligente/extraordinário e quem apenas tem o acesso à informação... amem esta é uma passagem do salmo de versículo 70 de são simão ???.

Link to comment
Share on other sites

E a inovação onde é que fica no meio disso tudo ?

"Dificilmente alguém ensina assim para o público alguma coisa de útil....."

 

Podes sempre perguntar... talvez alguém "saiba"... mas em princípio alguém tem ideias e pode-te dizer algo..

Uma coisa é criar musica, outra é misturar, dar efeitos, masterizar. Fazer musica tem mais a ver com por as pessoas certas juntas, do que propriamente com processos...

 

A forma importa, e os instrumentos virtuais tem umas falhas de que os fabricantes não querem falar.

Repara, se tiveres microfones que equalizem os sons dos instrumentos já por sí, não tens que equalizar nada.. é só ter uma boa mesa de mistura e adicionar um reverb que dê algum espaço sem destruir a claridade dos instrumentos. A industria tem mesas com channel strips com compressores, e eq... a tecnologia de transistors não é a mesma que nos vendem por 500€ e ainda tem racks de efeitos que custam milhares de euros para adicionar um bocado de "açucar"..

No pc, cada vez que recalculamos o audio (volume, panning, filtros, soma com os efeitos, compressão final..) estamos sempre a destruir o som..

 

Muito basicamente a matemática não é algo natural, é como o outro dizia, é só uma racionalização que dá para o torto...

 

Uma coisa é uma corrente electrica, outra é uma sequência de numeros.. Mas aqui volto ao mesmo, não dá mesmo para explicar....

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

E a inovação onde é que fica no meio disso tudo ?

 

No video ele dá as ferramentas e técnicas básicas para dar largas à criatividade... :closedeyes:

Dá para construir uma musica com tudo no sitio.

Para mim a inovação está na composição, nos arranjos e na escolha dos sons. :)

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

bom na minha opiniao aqui vai em relaçao a equalizaçao

 

Kick - Nao corto, e puxo na frequencia mais alta

Baixo - Corto pelos 800hz e meto parametrics conforme a nota em k ta o baixo

Pad - Corto pelos 400hz e parametric na nota em causa

Lead - Corto pelos 800/900hz e parametric na nota

Pratos - Corto a partir dos 1000 e dps corto nos 12000

 

 

tens q ter em mente e o kick e o baixo sao os unicos q podem tocar frequencias antes dos 400hz, snao irá abafar os graves, depois para ficar mais limpo usa-se o pan q ainda ando

a descobrir como usa-lo com 100% eficácia....usem mto Analyzer nas equalizaçoes... alias agora tou a usar o eq da Sonalksis q ja tem um spectrum integrado, e so desenhar a equalizaçao

conforme o spectrum mostrar e cortar os graves

 

Nunca me tinha ocorrido aplicar um Parametrico na frequância que se deseja fazer o boost... boa dica. Mas acabas por usar 2 EQ. um para cortar outra para fazer boost... com um gráfico poderas fazer as duas coisas de uma so vez. Qual a vantagem de usar dois?! Gostaria que aprofundasses mais essa questão ;)...

Em relação ao corte nos pratos nos 1000Hz, acho que ai é exagero, aos 300Hz ja é suficiente... isto dizem os engenheiros!! Até pk começas a tirar demasiado corpo ao prato.

MySpace

 

Zeitgeist

 

WAKE UP

Is everybody in? Is everybody in? The ceremony is about to begin.

Wake up! You can't remember where it was. Had this dream stopped?

Link to comment
Share on other sites

bom na minha opiniao aqui vai em relaçao a equalizaçao

 

Kick - Nao corto, e puxo na frequencia mais alta

Baixo - Corto pelos 800hz e meto parametrics conforme a nota em k ta o baixo

Pad - Corto pelos 400hz e parametric na nota em causa

Lead - Corto pelos 800/900hz e parametric na nota

Pratos - Corto a partir dos 1000 e dps corto nos 12000

 

 

tens q ter em mente e o kick e o baixo sao os unicos q podem tocar frequencias antes dos 400hz, snao irá abafar os graves, depois para ficar mais limpo usa-se o pan q ainda ando

a descobrir como usa-lo com 100% eficácia....usem mto Analyzer nas equalizaçoes... alias agora tou a usar o eq da Sonalksis q ja tem um spectrum integrado, e so desenhar a equalizaçao

conforme o spectrum mostrar e cortar os graves

 

Nunca me tinha ocorrido aplicar um Parametrico na frequância que se deseja fazer o boost... boa dica. Mas acabas por usar 2 EQ. um para cortar outra para fazer boost... com um gráfico poderas fazer as duas coisas de uma so vez. Qual a vantagem de usar dois?! Gostaria que aprofundasses mais essa questão ;)...

Em relação ao corte nos pratos nos 1000Hz, acho que ai é exagero, aos 300Hz ja é suficiente... isto dizem os engenheiros!! Até pk começas a tirar demasiado corpo ao prato.

 

usar 2equalizadores? como assim? podes cortar e fazer boost no mesmo equalizador, só que em frequencias diferentes, n vejo vantagem nenhuma em usar 2equalizadores para o mesmo canal

epa se exprimentares cortar pelos 300hz iras ouvir o mesmo som, nos pratos so começas a ouvir a partir dos 1000hz

Link to comment
Share on other sites

bom na minha opiniao aqui vai em relaçao a equalizaçao

 

Kick - Nao corto, e puxo na frequencia mais alta

Baixo - Corto pelos 800hz e meto parametrics conforme a nota em k ta o baixo

Pad - Corto pelos 400hz e parametric na nota em causa

Lead - Corto pelos 800/900hz e parametric na nota

Pratos - Corto a partir dos 1000 e dps corto nos 12000

 

 

tens q ter em mente e o kick e o baixo sao os unicos q podem tocar frequencias antes dos 400hz, snao irá abafar os graves, depois para ficar mais limpo usa-se o pan q ainda ando

a descobrir como usa-lo com 100% eficácia....usem mto Analyzer nas equalizaçoes... alias agora tou a usar o eq da Sonalksis q ja tem um spectrum integrado, e so desenhar a equalizaçao

conforme o spectrum mostrar e cortar os graves

 

Nunca me tinha ocorrido aplicar um Parametrico na frequância que se deseja fazer o boost... boa dica. Mas acabas por usar 2 EQ. um para cortar outra para fazer boost... com um gráfico poderas fazer as duas coisas de uma so vez. Qual a vantagem de usar dois?! Gostaria que aprofundasses mais essa questão ;)...

Em relação ao corte nos pratos nos 1000Hz, acho que ai é exagero, aos 300Hz ja é suficiente... isto dizem os engenheiros!! Até pk começas a tirar demasiado corpo ao prato.

 

usar 2equalizadores? como assim? podes cortar e fazer boost no mesmo equalizador, só que em frequencias diferentes, n vejo vantagem nenhuma em usar 2equalizadores para o mesmo canal

epa se exprimentares cortar pelos 300hz iras ouvir o mesmo som, nos pratos so começas a ouvir a partir dos 1000hz

 

 

Entendi mal. Mas em relaçao aos pratos não concordo.A partir dos 300Hz, 350Hz ja começas a notar um corte.

MySpace

 

Zeitgeist

 

WAKE UP

Is everybody in? Is everybody in? The ceremony is about to begin.

Wake up! You can't remember where it was. Had this dream stopped?

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!