Jump to content
×
×
  • Create New...

BANCO PÚBLICO DO CORDÃO UMBILICAL


Recommended Posts

Caros Amigos,

 

 

 

No passado dia 14 de Janeiro, o Primeiro-Ministro anunciou na Assembleia da República, a criação do BANCO PÚBLICO DO CORDÃO UMBILICAL.

 

 

 

Há mais de 2 anos que este Banco já existe, pronto a funcionar, para criopreservação das células do cordão no Centro de Histocompatibilidade do Norte. Nestes 2 últimos anos muitas vidas poderiam ter sido salvas se tivessem sido disponibilizadas as verbas necessárias.

 

 

Com o objectivo de acelerar o processo de atribuição de verbas para o BANCO PÚBLICO DO CORDÃO UMBILICAL já existente, em detrimento da criação de outro, a APLL – Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas criou uma petição para entregar ao Primeiro-Ministro e ao Ministério da Saúde.

 

Por favor assine: http://www.peticao.com.pt/lusocord

 

 

 

"Curiosidades":

 

Podem ser tratadas através do transplante de células do cordão umbilical leucemias, linfomas, doenças medulares, doenças metabólicas, imunodeficiências, hemoglobinopatias. É inegável a multipotencialidade das células estaminais do sangue do cordão umbilical.

 

É um facto que a aplicabilidade e a taxa de sucesso dos transplantes alogénicos (entre não aparentados) de células do cordão é superior em crianças e adolescentes do que em adultos, dado que o número de células estaminais necessário para o transplante ter sucesso é proporcional ao peso. No entanto este tipo de transplante também tem aumentado em adultos, através da expansão in vitro das células estaminais.

 

A criação de um banco público de sangue do cordão umbilical, o LusoCord, servirá para fazer a colheita e o congelamento, sem encargos para os dadores aumentando, desta forma, o número dos mesmos quer a nível nacional quer mundial.

 

 

 

Cumprimentos,

 

João Salazar

 

www.apll.org | www.medula.org.pt

 

Estr. Int. da Circunvalação, 6657, sala 90

 

4200-177 Porto

 

Portugal

 

Este post não foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

 

Terapia 66 2010-08-04

http://soundcloud.com/terapia_66/t66-2010-08-04

 

 

Última faixa escutada:

karmaceutical.png

Link to comment
Share on other sites

Também optei por fazer esse "seguro" pro meu filho, apesar de não ser barato e de ainda tar no inicio do desenvolvimento, podem vir a "resolver" doenças muito complicadas outro problema é k tem um prazo creio k 15 anos. Com um banco nacional pronto a ser usado, não sei do k tão á espera.

Tá assinado, freek. :evil:

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!