Jump to content
×
×
  • Create New...

Mitos E Verdades Sobre A Hipnose


Satthyia
 Share

Recommended Posts

Mitos e Verdades sobre a hipnose

 

MITO DA INCONSCIÊNCIA - Muitos pensam que estar hipnotizado

significa estar inconsciente. Há aqueles que até desejam ficar

inconscientes para que "todos os seus problemas lhes sejam tirados".

Na verdade, o transe hipnótico é caracterizado por uma dissociação

consciente/inconsciente onde a consciência está presente, e é

desejável que esteja para participar no processo de cura. Por estar

vivenciando uma experiência agradável eventualmente, a pessoa não se

lembra do que foi falado, porque ficou distraída com pensamentos,

imagens ou sons.

MITO DE CONFESSAR SEGREDOS SEM QUERER - Mesmo em transe profundo a

mente conserva um sentido de vigilância que protege a integridade da

pessoa. Na hipnose Ericksoniana raramente a pessoa é convidada a

falar. O inconsciente é capaz de resolver silenciosamente os

conflitos mais profundos.

MITO DE NÃO VOLTAR DO TRANSE - Se, eventualmente, por estar numa

experiência muito agradável ou num transe mais profundo, a pessoa

não aceitar a sugestão de voltar do transe, basta deixá-la mais

algum tempo, e naturalmente, o transe hipnótico se transforma em

sono fisiológico e ela acorda.

MITO DE SER DOMINADA PELO HIPNOTERAPEUTA - Na hipnose Ericksoniana o

estado de transe é sempre uma auto-hipnose. O hipnoterapeuta é um

facilitador, um companheiro de viagem, apenas alguém que está ao

lado enquanto o inconsciente da pessoa trabalha.

MITO DA DEPENDÊNCIA - Um hipnoterapeuta cuidadoso tem sempre o

cuidado de dar sugestões pós-hipnóticas de autonomia e liberdade.

Ex:...E no dia a dia sua mente inconsciente pode continuar por si

mesma com um processo natural e saudável de mudanças... Por isto a

Hipnoterapia Ericksoniana é considerada uma terapia breve.

MITO DE QUE A HIPNOSE POSSA SER PREJUDICIAL À PESSOA - O

inconsciente é sábio e protector, e absorve apenas aquilo que é

saudável e útil. Naturalmente, como a hipnose é uma poderosa

estratégia de comunicação com o inconsciente, só deve ser usado por

pessoas devidamente treinadas, competentes e éticas. Uma pá é um

excelente instrumento para remover terra, mas se for usado para

atingir a cabeça de alguém pode matar.

MITO DA REGRESSÃO - Hipnose não é regressão. A regressão é apenas um

fenômeno hipnótico que pode ser usado quando necessário. Como

dissemos antes, a hipnose é um fenômeno psíquico, um estado especial

da mente que permite ações terapêuticas as mais diversas.

Hipnose e Depressão

A depressão se apresenta como uma falta de gosto pela vida, como um transtorno afetivo e do humor. O indivíduo depressivo normalmente tem uma visão distorcida da realidade e não consegue perceber um futuro que seja prazeroso. Apresenta apatia frente aos diferentes estímulos que a vida lhe apresenta.

A depressão é uma alteração no pensamento, uma quebra de raciocínios que antes seguiam uma linha e que agora mediante a este novo estado, começa a pensar e sentir de uma forma até mesmo incoerente. Perdendo um pouco o próprio sentido da vida, suas motivações e objetivos enquanto Ser Humano.

Este transtorno não é apenas psíquico, também é físico na medida que há uma baixa na produção de serotonina, o hormônio que proporciona as sensações de prazer no corpo, sendo as vezes necessário medicamentos. Isso acontece na medida em que métodos de psicoterapia não são suficientes ou ter procurado um profissional depois de um certo tempo do sintoma se manifestar.

A hipnose, sendo diferentes articulações específicas do pensar, pode proporcionar neste mudanças específicas, onde o indivíduo ao vir pensando de uma certa forma, um pensamento viciado, ou mesmo contagiado pelo problema da depressão, pode modificá-lo.

Na hipnose, também tem-se a possibilidade do transe, que é um pensamento direcionado, intensificado e puro, este proporcionará, com ainda maior facilidade a mudança. Desta forma pode-se ajudar o paciente a reaprender ou mesmo aprender novas formas de reagir frente aos diferentes estímulos, que até então eram de apatia. Como mais gosto, mais prazer, voltando à sua vida normal, conquistando um viver mais equilibrado.

Síndrome do Pânico e Hipnose

Síndrome é um conjunto de sintomas que acontecem ao mesmo tempo e que associados entre si determinam a existência de um problema. Segundo o DSM-4, “um ataque de pânico é representado por um período distinto no qual há o início súbito de intensa apreensão, temor ou terror, freqüentemente associados com sentimentos de catástrofes iminentes. Durante esses ataques, estão presentes sintomas tais como falta de ar, palpitações, dor ou desconforto torácico, sensação de sufocamento e medo de ‘ficar louco’ ou de perder o controle”. À repetição desses sintomas num determinado período de tempo, é dado o nome de Síndrome do Pânico.

As causas podem ser de origem orgânica, como uma disfunção dos neurotransmissores, ou associadas à disfunções psíquicas, como um medo excessivo e irreal de situações que aparentemente não ofereceriam perigo algum. O início da síndrome pode aparecer em situações distintas, como em uma danceteria, numa rua movimentada, em uma fila de espera. Depois desses ataques que ocorrerem nesses ou em outros ambientes, estes passam a ser evitados, e se for necessário enfrentar, provavelmente existirá um medo muito intenso envolvido.

A hipnose apresenta-se como um método bastante eficaz no tratamento da síndrome do pânico, na medida em que mostra uma nova realidade que não a do pânico. Através de uma mudança na forma de pensar, é possível aprender a controlar melhor as diferentes situações. Por meio da hipnose pode-se também buscar a raiz psíquica desses medos, possibilitando um entendimento do porque ele existe e a conseqüente superação do pânico.

Hipnose e Dor

Podemos inferir que as pessoas, praticamente sem exceção, experimentam episódios de dor em algum momento da vida. A dor pode ser de origem física ou psíquica e indica que algo não está bem, é uma sensação de desconforto vivenciada por cada indivíduo em particular. Tem sido cada vez mais assídua na vida das pessoas, dores que podem vir das diferentes doenças e mazelas que o organismo humano está sujeito.

A dor tem papel fundamental, inclusive na própria sobrevivência humana, sua importância é tamanha que o cérebro lhe dá prioridade sobre qualquer outra informação sensorial. A dor é subjetiva, e dificilmente poderemos quantificá-la, pois cada um terá uma intensidade diferente para a mesma dor, por exemplo a dor de cabeça. A experiência da dor está relacionada à fatores psicológicos, genéticos, sociais e culturais.

Hipnose reduz dor na hora da cirurgia

"A hipnose reduz a dor durante uma cirurgia. Uma pesquisa publicada na revista científica britânica The Lancet revela que pessoas submetidas a cirurgias sem anestesia geral, necessitam de menos medicamentos para aliviar a dor se estiverem hipnotizadas. Além disso, as pessoas hipnotizadas se recuperam mais rapidamente da cirurgia.

A pesquisa, desenvolvida por Beth Israel da Deaconess Medical Center, em Boston, nos Estados Unidos, envolveu 241 pessoas com idades semelhantes. Todas elas tinham passado por cirurgias como desobstrução de veias e artérias e retirada de pedras nos rins.

Os pacientes hipnotizados foram os únicos a dizer que a dor não piorava à medida que a cirurgia prosseguia. Além disso, foi o único grupo que não teve problemas com o batimento cardíaco e a pressão sangüínea durante a operação. Os pesquisadores acreditam que o uso da hipnose em cirurgias possa trazer não apenas benefícios para os pacientes, mas também redução de custos para os hospitais."(diário de notícias do Planeta Vida).

A Hipnose tem se mostrado uma grande aliada no controle, na diminuição e na extinção das dores, que podem ser tanto físicas como psíquicas. É utilizada nos consultórios psicológicos, médicos e odontológicos. Apresenta grandes resultados no que se refere a melhora significativa da qualidade de vida do indivíduo, possibilitando seu bem estar.

 

 

 

 

 

nicole

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

:D olá mates!

 

 

lá está um assunto q eu acho bastante intresante....

ja tem algum tempo esta minha vontade de fazer uma regreçao,e saber o q fui em vidas passadas....pois bem conheci um hipnoterapeuta q tambem faz regreçoes...tive o previlégio de assistir a uma das sessoes...e nao exite palavras para descrever as expreçoes da pessoa q estava a regredir....conseguiu regredir a 3vidas e le lembra-se de tudo...como s fosse um sonho....só nao s lembra do q o hipnoteraqpeuta pediu para esquecer....como foi uma expriencia traumatica pois ele recordou o momento em que morreu na ultima vida...mas nao s lembra...eu é q lhe contei depois....e algo d fascinante...pois sempre dei o beneficio da duvida...agora vai ser a minha vez....depois conto como correu...

c u soon

luv

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Hipnose e Depressão

A depressão se apresenta como uma falta de gosto pela vida, como um transtorno afetivo e do humor. O indivíduo depressivo normalmente tem uma visão distorcida da realidade e não consegue perceber um futuro que seja prazeroso. Apresenta apatia frente aos diferentes estímulos que a vida lhe apresenta.

 

 

Síndrome do Pânico e Hipnose

Síndrome é um conjunto de sintomas que acontecem ao mesmo tempo e que associados entre si determinam a existência de um problema. Segundo o DSM-4, “um ataque de pânico é representado por um período distinto no qual há o início súbito de intensa apreensão, temor ou terror, freqüentemente associados com sentimentos de catástrofes iminentes. Durante esses ataques, estão presentes sintomas tais como falta de ar, palpitações, dor ou desconforto torácico, sensação de sufocamento e medo de ‘ficar louco’ ou de perder o controle”.

Belo texto, Nicole!

 

Eu sofro destes dois problemas há cerca de dois anos e posso garantir que é devido à minha ligação com o trance que ainda tenho vida.

Quem me conhece sabe bem que eu não sou a mesma pessoa que era quando respirava saúde!

tenho que lidar com 3 doenças graves em simultâneo (depressão, esgotamento e síndrome de panico) e com os efeitos secundários causados pelos medicamentos (taquicardia, tonturas, apatia intensa)....

 

por vezes não me apetece viver. se não fosse o meu gosto pela música já me tinha atirado da ponte abaixo! :sad:

 

há muito tempo que os sentimentos se ausentaram da minha pessoa! deixei de amar, deixei de sentir prazer em beber ou em fumar..... já nada me diz nada!

por vezes vou buscar uma força lá bem ao fundo do coração, mas se as condições que me rodeiam não são as melhores, vai-se tudo outra vez para baixo!

 

é difícil viver assim! custa não sentir! não tenho autonomia nem a vejo num futuro próximo! os contrastes entre o Boom 2002, onde estive numa boa e me senti livre e entre o Boom 2004 onde me senti altamente dependente dos medicamentos, são horríveis.

 

espero por melhores dias, mas não espero sentado! tento lutar.... para viver! :sadd:

 

quanto à hipnose, ajuda! é verdade que é graças a ela e ao trance que já me posso sentir a 50%.... isto de se estar a meio gás.... bem, é melhor do que estar como ha um ano atrás, completamente possuído pelos medicamentos!

 

graças a hipnose consegui sentir um grande alívio "mental". não me devolveu aqueles sentimentos que eu já tive, mas levou muitos "males" que me atormentavam!

 

sonho com uma vida melhor, onde possa ser minimamente independente, mas parece que está difícil....

 

dia 26 vou ter outra forte experência com hipnose, que de certeza que me vai dar mais vida! ;)

 

fiquem bem! :wub:

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

é difícil viver assim! custa não sentir!

 

 

graças a hipnose consegui sentir um grande alívio "mental". não me devolveu aqueles sentimentos que eu já tive, mas levou muitos "males" que me atormentavam!

 

sonho com uma vida melhor, onde possa ser minimamente independente, mas parece que está difícil....

Drunktoad, li o teu post e identifiquei-me muito porque já tive, e ainda tenho résteas desses problemas.

 

As pessoas que nunca sentiram estes sentimentos têem alguma dificuldade em compreender o porquê de ser ficar depressivo e com ataques de pânico mas nem nós conseguimos explicar não é?

 

Não posso dizer que "o trance" me ajudou nesses aspectos, mas sim a minha grande força de vontade, os amigos e especialmente a minha familia foram o grande pilar de força. Sei o que é estar agarrada a comprimidos, por se pensar que não há outras soluções, mas há, e ainda bem que tu conseguiste achar uma delas.

 

Eu pessoalmente nunca experimentei a hipnose, mas desde sempre tive vontade de ver se realmente me ajudaria, e já muita gente me disse que sim.

 

Resta-me desejar-te uma grande força de vontade para conseguires voltar a ver a vida com alegria, mas acredita que eu sei que custa, porque quando uma pessoa está assim só vê os problemas e nunca as virtudes. É dificil acordar e não ter vontade sequer de pôr o pé fora da cama por medo de como o dia poderá correr, é dificil passares o teu dia com medo que te dê um ataque de pânico no meio do Metro cheio de gente ( coisa que já me aconteceu!), e acima de tudo é dificil tentares fazer a tua vida normalmente e com uma alegria de apenas estares vivo, porque o que tu mais pensas é que não devias estar. Compreendo-te muito acredita, e o meu desejo para ti é o mesmo que desejo para todas as pessoas que sentem estes problemas. Muita força e verem sempre o outro lado da moeda.

 

;)

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Hipnose e Depressão

A depressão se apresenta como uma falta de gosto pela vida, como um transtorno afetivo e do humor. O indivíduo depressivo normalmente tem uma visão distorcida da realidade e não consegue perceber um futuro que seja prazeroso. Apresenta apatia frente aos diferentes estímulos que a vida lhe apresenta.

 

 

Síndrome do Pânico e Hipnose

Síndrome é um conjunto de sintomas que acontecem ao mesmo tempo e que associados entre si determinam a existência de um problema. Segundo o DSM-4, “um ataque de pânico é representado por um período distinto no qual há o início súbito de intensa apreensão, temor ou terror, freqüentemente associados com sentimentos de catástrofes iminentes. Durante esses ataques, estão presentes sintomas tais como falta de ar, palpitações, dor ou desconforto torácico, sensação de sufocamento e medo de ‘ficar louco’ ou de perder o controle”.

Belo texto, Nicole!

 

Eu sofro destes dois problemas há cerca de dois anos e posso garantir que é devido à minha ligação com o trance que ainda tenho vida.

Quem me conhece sabe bem que eu não sou a mesma pessoa que era quando respirava saúde!

tenho que lidar com 3 doenças graves em simultâneo (depressão, esgotamento e síndrome de panico) e com os efeitos secundários causados pelos medicamentos (taquicardia, tonturas, apatia intensa)....

 

por vezes não me apetece viver. se não fosse o meu gosto pela música já me tinha atirado da ponte abaixo! :sad:

 

há muito tempo que os sentimentos se ausentaram da minha pessoa! deixei de amar, deixei de sentir prazer em beber ou em fumar..... já nada me diz nada!

por vezes vou buscar uma força lá bem ao fundo do coração, mas se as condições que me rodeiam não são as melhores, vai-se tudo outra vez para baixo!

 

é difícil viver assim! custa não sentir! não tenho autonomia nem a vejo num futuro próximo! os contrastes entre o Boom 2002, onde estive numa boa e me senti livre e entre o Boom 2004 onde me senti altamente dependente dos medicamentos, são horríveis.

 

espero por melhores dias, mas não espero sentado! tento lutar.... para viver! :sadd:

 

quanto à hipnose, ajuda! é verdade que é graças a ela e ao trance que já me posso sentir a 50%.... isto de se estar a meio gás.... bem, é melhor do que estar como ha um ano atrás, completamente possuído pelos medicamentos!

 

graças a hipnose consegui sentir um grande alívio "mental". não me devolveu aqueles sentimentos que eu já tive, mas levou muitos "males" que me atormentavam!

 

sonho com uma vida melhor, onde possa ser minimamente independente, mas parece que está difícil....

 

dia 26 vou ter outra forte experência com hipnose, que de certeza que me vai dar mais vida! ;)

 

fiquem bem! :wub:

poix ao pongo deste tempo, acompanhei a siuação do drunktoad, e posso afirmar que ele esteve mesmo mal.......

 

até vos dizia historias que se passaram entre min e ele, mas isso deixo lhe a ele que vos conte se quiser, porque são historias que o envolvem a ele mais profundamente que a min.

 

 

 

mas agora parece kque tá no bom caminho :lol:

THE MIND, the most powerfull strong on the universe

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Ganeisha. Também é nos meus amigos (os verdadeiros, 5 ou 6) que sinto a ajuda de que preciso mas principalmente a minha família é que me dá muito apoio.

A mim a música, em especial o trance, ajuda-me a viver no dia a dia porque me proporciona momentos de alegria (sem drogas) e de convívio (festas, chill-out session's). até mesmo quando estou a tentar fazer unn sons no cubase ou no frutas sinto um certa motivação.

revejo-me muito nessa situação de "ter um ataque no metro", coisa que nunca tive mas sempre reciei ter.

estou bastante melhor, mas ainda há muita coisa que desapareceu e que ainda não voltou (sentimentos)!

para ti, Ganeisha, desejo-te muita sorte e espero que nunca voltes a ter problemas deste tipo, porque só quem os tem é que compreende! :sorte: :)

 

Ghostly Matari, podes contar ao pessoal que eu não me importo. um dos dias em que ele me viu pior foi quando íamos para a orquestra e eu tive um ataque de taquicardia, com as batidas a 140 pulsações por minuto. acho que aquilo que o assustou mais foi ter posto a mão no meu coração e sentir aquelas batidas todas!

 

Obrigado amigo! :)

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!