Jump to content
×
×
  • Create New...

Sonhos


Satthyia
 Share

Recommended Posts

Sonhos

 

Dizem que os sonhos podem dizer muitas coisas sobre a vida das pessoas, ou ainda podem prever um futuro próximo,há ainda quem acredite que o sonho é uma viajem da alma, mas nenhuma dessas teorias são comprovadas. Muitas pessoas afirmam ter tido a sensação de estar voando enquanto dormiam, e os especialistas explicam que isso pode ocorrer quando a pessoa está em profundo estado de relaxamento, o que hoje em dia é meio difícil, não acham?

 

A maioria dos sonhos tem significado, muitas pessoas prevêem o futuro através dos sonhos mas não sabem, pois não sabem o significado dos mesmos. A função dos sonhos ainda permanece bastante desconhecida, embora alguns pesquisadores tenham proposto várias teorias baseadas em achados neurobiológicos e comportamentais sobre o conteúdo dos sonhos.

 

Crick and Mitchison, dois pesquisadores da àrea, propuseram que a função do sonho é eliminar certas formas indesejáveis de interação entre células no córtex cerebral que pudessem ser danosas ao cérebro. Eles sugeriram que os sonhos pudessem ser um mecanismo de desaprendizagem ou esquecimento, onde, nesta situação, as associações são enfraquecidas. "Nós sonhamos para esquecer", escreveram os autores, isto é, nós sonhamos para reduzir a fantasia e a obsessão.

Sonhos emocionais podem refletir a personalidade do sonhador, bem como a sua situação, no estado de alerta. Eles podem expressar preocupações, desejos, insegurança, idéias grandiosas, ciúmes, amor, medos e outros sentimentos ou sensações, revelando por meio disto, diferentes aspectos do estado mental das pessoas.

 

Nós Precisamos Sonhar?

Ainda não se sabe se precisamos sonhar ou não, mas é evidente que o corpo requer sono REM. . argumenta-se que a privação de REM não causa psicoses, comportamentos bizarros, ansiedade ou irritabilidade, como foi afirmado por muitos pesquisadores, desde que se observaram sujeitos privados do sono REM por um período de 16 dias não mostraram sinais de distúrbios patológicos sérios.

 

De acordo com o pesquisador, o efeito mais importante da privação de REM, é uma mudança dramática em padrões subsequentes quando o sujeito é permitido dormir sem interrupção. Um encurtamento do sono REM por várias noites, é seguido por início prematuro, longa duração e freqüência aumentada de períodos REM. Quanto maior a privação, maior e mais amplo será o efeito REM. A existência de um mecanismo compensatório ativo para a recuperação de sono REM perdido ou suprimido sugere que o sono REM é fisiologicamente necessário. Webb (1985), encontrou que perda de mais que 48 horas de sono tiveram pouco efeito sobre a precisão dos atos e tarefas de processamento cognitivo, enquanto que medidas de atenção foram afetadas. A performance pode ser devido mais a factores motivacionais do que componentes cognitivos.

 

Nesta amálgama de elementos que compõem o sonho, podemos encontrar:

 

RESTOS DIURNOS - As preocupações do dia-a-dia podem ser incluídas no sonho, como forma de descarga e conseqüente manutenção do equilíbrio emocional. Nesse caso, o inconsciente não se afasta do corpo físico e é comum acordarmos com uma sensação de cansaço, de noite mal dormida, onde não ocorreu um verdadeiro relaxamento.

 

IMPRESSÕES NOCTURNAS - Se, durante o sono, ocorrem ruídos externos (sirene de ambulância, ruído de 1 comboio, carro, temporal, etc), é comum que essas impressões sejam incorporadas à história do sonho, numa tentativa do inconsciente de proteger a manutenção do sono necessário ao repouso. Assim, se por exemplo, começa a chover enquanto dormimos, é provável que a chuva seja incluída em nossa experiência durante o sonho.

 

VIAGENS ASTRAIS - Durante as horas de sono,o nosso inconsciente, individualidade ou parte permanente, afasta-se do corpo físico, projectando-se na quarta dimensão e deslocando-se segundo o direccionamento dado pelo pensamento nos minutos que antecedem o sono, quando estamos no chamado nível alfa. Nessa condição, a individualidade viaja através do tempo-espaço, atraída para situações positivas ou negativas, de acordo com nossa própria qualidade de energia. Daí a importância do tipo de programa (filmes, livros, conversas, etc.) que irá qualificar a energia mental no período de tempo que precede o sono. São comuns nesse caso, os relatos de encontros com outras pessoas, quer dessa ou de outras dimensões de tempo-espaço.

 

SONHOS PREMONITÓRIOS - Baseado no conceito da Física Moderna de que o tempo é circular, hoje sabemos que o inconsciente é capaz de deslocar-se para trás (regressão) e para a frente (progressão) no tempo-espaço. Deslocando-se para a frente no tempo, o inconsciente é capaz de captar ocorrências futuras. É importante ressaltar que, nesses casos, não devemos acreditar nessas previsões como factos pré-determinados a acontecerem, mas como probabilidades, como nos ensina a Física Quântica. Além disso, o conhecimento antecipado de uma situação pode representar uma possibilidade de acção diferente por parte das pessoas envolvidas, mudando-se assim o rumo dos acontecimentos.

 

PROJECÇÕES DO INCONSCIENTE - Muito utilizado no processo terapêutico, os sonhos representam um riquíssimo material de auto-conhecimento. Podem ser trabalhados terapêuticamente de várias formas; entre elas, através de interpretações com base em simbolismos universais, ou solicitando-se à pessoa que, em estado de relaxamento, reviva as situações oníricas (do sonho), representando, sob a forma de visualização, cada elemento ou símbolo do seu próprio sonho.

 

Com posse nessas informações, cabe-nos agora, concedermos mais atenção a essa função psíquica, quer no sentido de auto-conhecimento, quer no sentido da possibilidade de ampliação de nossa consciência total.Os nossos sonhos contém preciosas informações sobre nós mesmos que, quando bem compreendidas, pode-nos levar a perceber que fazemos parte de uma totalidade bem maior na qual, muitas vezes, um sonho é apenas um aspecto diferente disso a que denominamos realidade.

 

 

 

 

 

 

(livro dos sonhos)

nicole

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

Bom tópico Nicole

 

Mas podias fazer um resumo estruturado em 20 linhas salientando as palavras chave a bold com formatação administrativa e se possivel adicionando o nome do livro original de onde retiraste este excerto incluindo o nome do autor, nome da editora e a edição respectiva (bibliografia).

E se não for pedir muito traduzir esse resumo para inglês.

 

se possivel manda-me por fax deixo-te o numero via MP.

 

PS: just kiding ;)

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

LOLOLOLOllllllOlolololollllollolll :lol:

 

 

;) jokas tri B) vou ver u k se pode eventualmente fazer ^_^

 

ehehehehhe.. :><P:

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    231
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!