Jump to content
×
×
  • Create New...

Suurya Namaskar


Satthyia
 Share

Recommended Posts

Suurya Namaskar

 

 

 

 

 

A PRÁTICA DO SURYA NAMASKARA, ou saudação ao sol chegou a nós proveniente de um passado distante, e é capaz de construir uma vida humana paradisíaca e prazerosa. Ou seja, as pessoas podem se tornar alegres, experenciar felicidade e contentamento, assim evitando sucumbir à velhice e a morte.

 

Ainda hoje em dia, pessoas que não aprenderam as tradições e práticas de seus ancestrais e não possuem o controle dos órgãos dos sentidos, sucumbem a auto-indulgência e destroem seus poderes mentais visando bens materiais. Elas negam a realidade simplesmente porque ela não pode ser vista e tornam suas vidas sem sentido, ou sujeita a doenças, pobreza e morte. Entretanto se eles seguissem as tradições dos seus ancestrais desenvolveriam seus corpos e mentes, e, ao fazer isso, tornariam possível a compreensão da natureza do Eu, como as escrituras confirmam: "Nayam atma balahinenal abhyah [Este Eu não pode ser atingido por aquele desprovido de força]". Com o corpo, órgãos dos sentidos e mentes fortes, eles se tornariam saudáveis e corretos, teriam vida longa física e mental e seriam capazes de atingir a liberação eterna. De maneira que se queremos uma vida saudável, longa, de retidão e capacidade intelectual, não devemos esquecer nunca dos caminhos e tradições dos nossos ancestrais.

 

Seguindo a preceito dos grande sábios, "Shariramadyam khalu dharma Sadhanam [O primeiro dever está em cuidar do corpo, que é o veículo para seguir a vida espiritual]". Os nossos ancestrais acharam os meios de manter o corpo saudável. Eles sabiam que tais métodos não devem violar as escrituras, mas estar de acordo com elas. E isso só é possível através do surya namaskara e os oito membros do yoga. Então eles estudaram a ciência yogica, a colocaram em prática e foram bem sucedidos. Em todos os cantos da Índia pessoas das mais variadas classes, colocaram em prática o surya namaskara assim como descrito nos yoga shastras. Fizeram isso com o sentimento de que estavam tomando uma atitude correta, como um dever diário, pois sabiam que as bençãos do Deus Sol são essenciais para a boa saúde. Se refletirmos no ditado, "Arogyam bhaskarad icchet [a pessoa deve desejar a saúde proveniente do sol]", fica claro que aqueles abençoados pelo Deus Sol vivem vidas saudáveis.

 

Então conclui-se que, para a saúde - a maior riqueza de todas - ser obtida, as bençãos do Deus Sol devem ser buscadas.

 

Para assegurar essas bençãos, o surya namaskara deve ser praticado de acordo com as escrituras. A adoração ao sol deve sempre ser feita na forma de namaskara, apesar de haver outras formas de adoração, o namaskara é muito importante. Nas palavras das escrituras: "Namaskarapriya suryah

[Namaskara é o bem-amado do Sol]". Então, somente pelo surya namaskara, praticado em consonância com o método descrito nos shastras é que o Sol, o Deus associado a saúde, será agraciado e nos conferirá fortuna e vitalidade assim como nos protegerá. Em resumo: se uma pessoa quer assegurar a fortuna da saúde, ela deve fazer o surya namaskara sem abandonar o caminho prescrito nos shastras.

 

 

 

O que são os shastras? Eles explicam o significado dos mantras de tal modo que até mentes entorpecidas podem facilmente entender. Dentre os shastras, há aqueles que elucidam a importância dos mantras relacionados ao Deus Sol e que oferecem louvores e orações a Ele, assim como: "Bhadram karnebhih shrunuyama devah | Bhadram pashyema | Akshabhir yajatrah [Oh Deuses, enquanto estivermos realizando os rituais, que possamos ouvir com nossos ouvidos aquilo que for auspicioso, que possamos ver com nossos olhos aquilo que for auspicioso]". O propósito desse mantra é discernir a divindade que há em todos os objetos dos sentidos através da fortalecimento dos próprios sentidos. É uma oração não meramente para fortificar o corpo, sentidos e mente e nos livrar de

 

 

 

doenças, mas para a felicidade interna e a liberação definitiva dessa existência transmigratória. Se tal felicidade será atingida, é somente através da saúde e não da doença. Dessa maneira, para tornar-se saudável a pessoa deve praticar o surya namaskara de acordo com o que ditam as escrituras.

 

O método para fazer o surya namaskara tem sido descrito de vários modos por várias pessoas. Não podemos categoricamente atestar qual é o correto, mas quando refletimos na ciência do yoga vemos que a tradição do Surya Namskara segue principalmente o método do vinyasa, ou sistema de respiração e movimento, os movimentos de rechaka ou exalação e puraka, ou inalação e meditação. De acordo com o yoga shastra essa tradição inclui: vinyasa, rechaka e puraka; dhyana [meditação] drishti [fixação ocular]; e os bandhas [contrações musculares ou fechos]. E somente este é o método que deve ser seguido quando se aprende o suryanamaskara, como os yogis têm declarado de acordo com a sua experiência. Assim, a Saudação ao Sol feita sem seguir as regras mencionadas acima são pouco mais do que exercícios físicos, e não o verdadeiro surya namaskara.

 

Há dois tipos de surya namaskara. O primeiro consiste em nove vinyasas e o segundo em dezessete. Para aprender o método dos vinyasas, rechaka e puraka, os bandhas, dhyana, e trataka e afins, o praticante deve com certeza consultar um Satguru, pois seria errado tentar aprender yoga sem o recurso de tal professor. Se, entretanto o caminho das escrituras for seguido e posto em prática com a orientação de um Satguru, que não seja somente bem versado no yoga shastra, mas que o tenha colocado em prática ele mesmo, então o sofrimento triplo (duhkha traya) será destruído, e se viverá uma vida saudável.

 

Os Shrutis dizem que, pela prática do surya namaskara até doenças mentais podem ser curadas. Refletindo o significado do mantra, "Hridrogyam mama surya harimanam cha nashaya [Remove, Oh Sol, a palidez doentia do meu coração e mente]", vemos que até doenças mentais e de nascença geradas pelo prarabdha karma [o resultado de ações passadas que culminam em frutos nessa vida] podem ser destruídos. Nossos ancestrais certamente estudaram os mantras, entenderam seus significados, e os puseram em prática. Como resultado, eles viveram vidas longas de boa saúde, grande força, e alta capacidade intelectual, e, sem nunca sucumbir a doença, morte, ou pobreza, eles atingiram conhecimento divino, misturado com deleite, e foram contentes para sempre.

 

Dessa forma, se o surya namaskara for praticado de acordo com as escrituras, as mais terríveis doenças, como lepra, epilepsia e icterícia podem ser curadas. Neste assunto ninguém precisa alimentar nenhuma dúvida ou descrença; sem dúvida as terríveis doenças mencionadas podem ser destruídas. Algumas pessoas têm recebido tratamento médico por anos, sem nunca virem a ser curadas. Enquanto que em cinco ou seis meses de prática do surya namaskara, yogasana, pranayama e similares os livraria desses males. Isso eu digo da minha própria experiência. Assim, as pessoas que praticam yoga e o surya namaskara não cairão vítimas de doenças de qualquer tipo. Então, aspirantes devem se engajar na prática e deixar para trás quaiquer medos ou dúvidas.

 

Algumas pessoas trabalham sentadas ou em pé sem se movimentar por um longo período de tempo e sentem dores nas juntas que as impossibilitam de andar ou sentar-se sem grande dificuldade. Elas perseguem todo tipo de tratamento médico, e levam vidas fúteis. Mas as aflições delas podem ser definitivamente curadas pelo surya namaskara. Yogis falam que tais aflições estão associadas às nadis. Para manter o corpo, que é o meio de todas as ações meritórias, puro e livre de obstáculos como as doenças tanto quanto possível, o surya namaskara e yogasanas são muito importantes. Nos dias de hoje, eles são essenciais a todos, homens e mulheres, jovens ou velhos. Todas as pessoas deveriam reconhecer seus benefícios, trazê-lo para sua prática e ensinar essa tradição para todos os familiares, assim, com orgulho, pode-se dizer que nossa sagrada terra Índia se regozijaria ao ver-se repleta de nova energia. Os governantes por eles mesmos deveriam entenderiam a sua utilidade, e fariam a prática de yogasana, surya namaskara e as suas tradições obrigatórias para estudantes em todas as instituições educacionais, meninos e meninas, pois isso os ajudaria a construir uma vida pura, e isso seria prestar um grande serviço ao mundo. Assim, a mãe Índia ficaria muito agradecida. Devemos, portanto, nunca esquecer de carregar a tocha da divina luz do conhecimento do yoga, que nos tem sido passada pela nossa cultura Vedica e manter sua chama sempre acesa por toda a eternidade.

 

 

 

 

 

Ahimsa

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!