Jump to content
×
×
  • Create New...

A arte e o Homem


Recommended Posts

No meu livro de filosofia do 10 ano encontrei isto:

 

A Arte e o Homem

 

" A arte é uma função essencial do homem, indispensável tanto ao individuo como às sociedades e que se impôs a eles como uma necessidade, desde os tempos pré-históricos. A Arte e o Homem são indissociáveis.

Não há arte sem homem, mas talvez não haja homem sem arte.

Atravez dela o homem exprime-se mais completamente, compreende-se e realiza-se melhor.

Ela permite um intercâmbio entre nós e o que nos cerca.

Uma espécie de respiração da alma análoga à respiração física, sem a qual o nosso corpo não pode passar.(...)

A arte começa quando o homem cria para representar ou para exprimir; num e noutro caso serve-se do objecto, moldado pela sua mão e criado para ele: a obra de arte. Por meio dessa obra representa ou exprime, isto é, tenta romper num e noutro caso um dos limites que a natureza lhe impõe. Quando representa, luta contra a impossibilidade em que se encontra de escapar à fuga do tempo, que vai abolindo o que somos; confia-o uma matéria mais estável e durável do que a memoria. Nas sociedades antigas o homem esculpia ou pintava o mito religioso ou o acontecimento histórico, cujo espetaculo desejava fixar; nos tempos mais recentes, tenta preservar um rosto ou uma paisagem, cuja beleza fugidia o comoveu. A arte aproxima-se, assim, de uma impressão.

 

Mas há outra impossibilidade: a de dar a conhecer a outrem o que traz em si, o mundo desconhecido inexprimível, do que sente, do que imagina, do que sonha. O artista tenta fazer entrar esse mundo invisível no visível, mundo invisível que não existe a não ser na nossa cabeça ou no nosso coração; procura projectar na sua obra aquilo que encerra em si, quer de necessidade de uma certa harmonia, quer de uma maneira de pensar ou de sentir. Tenta transmitir este segredo numa imagem legível equivalente para ser decifrada pelos outros(...)

A arte é então um acto pelo qual alguma coisa se transporta pela matéria e ai se inscreve. Mas o quê? Quanquer coisa do Universo ou qualquer coisa de si; um reflexo do mundo exterior e, muitas vezes, dos dois ao mesmo tempo.(...) Pela arte, a realidade visível, até aí unicamente física, toma um sentido humano."

 

R. Huyghe - L'Art et l'Homme. Paris, Larousse, 1953

 

..Não existe um tópico geral nas artes....

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    244
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!