Jump to content
×
×
  • Create New...

Curso De Permacutura E Ecovilas


IonError
 Share

Recommended Posts

A produtora Good Mood, Lda (www.boomfestival.org) em parceria com o Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado no Brasil (www.ecocentro.org) e Herdade do Freixo do Meio (www.herdadedofreixodomeio.com) têm para nos disponibilizar dois novos cursos, Design e Consultadoria em Permacultura e Design de Ecovilas.

Mais informações em www.sustentavel.org

 

O que é o curso de Design e Consultadoria em Permacultura?

O curso explica detalhadamente todos os conceitos da Permacultura como, a sua ética, os princípios de design e as suas devidas aplicações em áreas diversificadas. Com o objectivo de formar novos permacultores, o PDC oferece uma didáctica diferenciada do sistema convencional, onde todos os ideais aprendidos estão conectados uns com os outros tendo assim um entendimento aprofundado do que é a metodologia Permacultural e os seus complementos. No PDC os participantes exercitam os ensinamentos adquiridos nas aulas teóricas através das actividades práticas, sendo o maior exemplo a elaboração de um design Permacultural em uma determinada área ou propriedade. Com este método de ensino o PDC quebra a ideia de que a elaboração de sistemas habitacionais sustentáveis é utópico e mostra que o convívio sustentável dos seres humanos com o meio ambiente é possível e essencial para a continuidade de toda a vida no planeta Terra.

O curso de Permacultura, design e consultoria está de acordo com o programa oficial da Permacultura estabelecido por Bill Mollison, tendo no final do curso a entrega do certificado para cada participante, que é reconhecido em diversos institutos e universidades do mundo.

 

Quando acontece?

19 a 27 de Outubro de 2007

 

Quanto custa?

500€ + IVA

 

O que é o curso Design de Ecovilas?

É um curso com duração de 5 dias que aborda todos os mais importantes tópicos sobre como morar, planear, construir uma Ecovila. Se procura uma mudança de vida, provavelmente já ouviu o termo "Ecovilas". As Ecovilas integram cuidado com o planeta e pessoas, com isso promovem um ambiente saudável, tanto no quesito ambiental quanto "mental".

Se está a planear viver numa Ecovila, verá como planear melhor a sua nova vida, considerando os principais tópicos na hora de construir a sua casa, integrar uma horta ou planear o sistema de saneamento.

Se está a planear construir uma Ecovila, o curso dará uma nova perspectiva de design e integração dos elementos. Verá o que deve avaliar e levar em consideração no momento de planear uma Ecovila saudável e, principalmente, sustentável.

 

Quando acontece?

31 de Outubro a 5 de Novembro de 2007

 

Quando custa?

350€ + IVA

 

Onde são realizados os cursos?

Herdade do Freixo do Meio, junto à povoação de Foros de Vale Figueira, perto de Montemor-o-Novo. Herdade agrícola orgânica, com raras características de fauna e flora selvagem.

"I like to make films because i like to get into another world. I like to get lost into another world." - David Lynch

 

"we are mOre than physical matter. so we caN perceive that wich is greater than thE physical world."

 

Forum Confraria PsyTrance (Madeira) / myspace / facebook

Link to comment
Share on other sites

Para já são as datas de que tenho conhecimento. :)

"I like to make films because i like to get into another world. I like to get lost into another world." - David Lynch

 

"we are mOre than physical matter. so we caN perceive that wich is greater than thE physical world."

 

Forum Confraria PsyTrance (Madeira) / myspace / facebook

Link to comment
Share on other sites

A haver mais datas parece-me que talvez só venham a acontecer no próximo ano... mas eu posso tentar saber! ;)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Já conhecia a iniciativa e concordo plenamente com a mesma.

Espero que continue a prosperar e boa sorte!

Fiquem bem...

 

" A felicidade vive não fora de nós,onde geralmente a procuramos,mas sim dentro de nós,onde raramente a encontramos... "

 

www.en-sof.org / www.node3-records.com

 

www.myspace.com/souljackers01

 

www.myspace.com/ensofproductions

 

Ketelf@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...

A permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

 

Foi criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970. O termo, cunhado na Austrália, veio de permanent agriculture, e mais tarde se estendeu para significar permanent culture. A sustentabilidade ecológica, idéia inicial, estendeu-se para a sustentabilidade dos assentamentos humanos.

 

A ênfase está na aplicação criativa dos princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, construções, e pessoas em um ambiente produtivo e com estética e harmonia.

 

Permacultura é uma síntese das práticas agrícolas tradicionais com idéias inovadoras. Unindo o conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar.

 

A permacultura, além de ser um método para planejar sistemas de escala humana, proporciona uma forma sistêmica de se visualizar o mundo e as correlações entre todos os seus componentes. Serve, portanto, como meta-modelo para a prática da visão sistêmica, podendo ser aplicada em todas as situações necessárias, desde como estruturar o habitat humano até como resolver questões complexas do mundo empresarial.

 

 

 

 

Agricultura orgânica ou agricultura biológica é um termo frequentemente usado para a produção de alimentos e produtos animais e vegetais que não fazem uso de produtos químicos sintéticos ou alimentos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável. A sua base é holística e põe ênfase no solo. Os seus proponentes acreditam que num solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos têm uma qualidade superior a alimentos convencionais. Em diversos países, incluindo os Estados Unidos (NOP - National Organic Program), o Japão (JAS - Japan Agricultural Standard), a Suíça (BioSuisse) a União Europeia (CEE 2092/91), a Austrália (AOS - Australian Organic Standard / ACO - Australia Certified Organic) e o Brasil (ProOrgânico - Programa de Desenvolvimento da Agricultura Orgânica [→ IN007]), a agricultura orgânica é definida por lei e regulamentada pelo governo. Sistema de produção que exclui o uso de fertilizantes, Agrotóxicos e de produtos reguladores de crescimento. Tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doênças. Esse sistema pressupõe a manuteção da estrutura e profundidade do solo, sem alterar suas propriadades por meio do uso de produtos químicos e sintéticos. A agricultura orgânica está diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável.

 

A arquitetura orgânica, arquitetura organicista ou ainda organicismo foi uma escola da arquitetura moderna influenciada pelas idéias de Frank Lloyd Wright. Apesar de ter surgido nos EUA, desenvolveu-se ao redor de todo o mundo. Um arquiteto europeu considerado orgânico foi Alvar Aalto.

 

O conceito do organicismo foi desenvolvido através das pesquisas de Frank Lloyd Wright, que acreditava que uma casa deve nascer para atender às necessidades das pessoas e do caráter do país como um organismo vivo. Sua convicção era de que os edifícios influenciam profundamente as pessoas que neles residem, trabalham ou rezam, e por esse motivo o arquiteto é um modelador de homens.

 

De uma forma geral, a arquitetura orgânica é considerada como um contraponto (e em certo sentido, uma reação) à arquitetura racionalista influenciada pelo International style de origem européia.

 

 

 

 

Mudança do Clima e Aquecimento Global

 

Causas Antropogênica: Dióxido de carbono · Desflorestação · Escurecimento global · Potencial de aquecimento global · Efeito estufa · Gases do efeito estufa · Ilha de calor urbana · Poluição atmosférica

Natural: Glaciação · Esfriamento global · Variação orbital · Variação dos Oceanos · Tectónica de placas · Deriva dos continentes · Ciclo solar · Vulcanismo

Efeitos Elevação do nível dos mares · Recuo dos glaciares

Assuntos Degradação da ozonosfera · Declaração de Leipzig

Energia renovável · Desenvolvimento sustentável · Sustentabilidade

Política Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas · Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente · Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima · Relatório Stern · Relatório Brundtland · Agenda 21 · Agenda 21 local

Mitigação Protocolo de Quioto: Mecanismos de flexibilização · Créditos de carbono · Mecanismo de desenvolvimento limpo-MDL · Comércio internacional de emissões-CIE · Implementação conjunta-IC · Sequestro de carbono

Mercado Voluntário: Bolsa do Clima de Chicago

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

Efeitos Elevação do nível dos mares · Recuo dos glaciares

 

Não é só o recuo dos glaciares knightcosm

Falta o degelo dos polos causado - também - pelo aquecimento global (o polo norte não influência mas o polo sul e gronelândia sim, em que as massas de gelo estão assentes em massas de terra) ;)

 

Boas infos!

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

gostaria de saber mais e até aplicar o conceito. :wub:

 

quanto à questão de ser orgânico ou biológico é simples. biológico é sempre orgânico e orgânico não tem que ser 100% biológico.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Muito caro, mas muito interessante.. não há datas previstas para este ano?

"Seja como a fonte que transborda e não como o tanque que contém sempre a mesma água"

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!