Jump to content
×
×
  • Create New...

Culturas Juvenis E Novos Usos De Drogas Em Meio Festivo


Ruvi
 Share

Recommended Posts

culturasjuvenis.jpg

 

Este livro diferencia-se de outras publicações na área do fenómeno-droga por encerrar "(…) um olhar sobre a utilização de psicoactivos que não andou em busca do seu lado problemático, mas da sua expressão natural nos contextos privilegiados pelos seus actores. (…) É altura de olhar frontalmente as práticas de consumo de drogas, deixando de lado os medos atávicos e observando com desprendimento estilos de vida e concepções do mundo de certos grupos do sector juvenil que fazem da alteração voluntária da consciência um elemento importante da sua experiência de vida. Olhar para as drogas como se observa e analisa qualquer outro fenómeno cuja aparição não suscita a reserva prévia, o juízo moral, a censura, o alarme, a comiseração - esse conglomerado de bons sentimentos que alimentam as boas conversas a propósito dos maus assuntos…"

 

M. Carmo Carvalho

Nasceu no Porto, em 1974.

mcarmocarvalho.jpg

Licenciou-se em Psicologia pela Universidade do Porto em 1999 e desde cedo se interessou pela área da Psicologia do Comportamento Desviante, especialmente pela investigação do fenómeno droga. Participou em diversos projectos de investigação do Centro de Ciências do Comportamento Desviante da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma universidade, tendo um deles resultado na publicação, em 2003, do livro "Consumos Problemáticos de Drogas em Populações Ocultas" (em co-autoria com Luís Fernandes). Publicou ainda diversos artigos científicos nesta área.

Completou o mestrado em 2004 com a tese "Culturas juvenis e novos usos de drogas - O trance psicadélico como analisador", que é agora transformada em livro.

Actualmente é docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto) e dá continuidade, na preparação da sua tese de doutoramento, ao interesse pelo estudo dos actores juvenis dos novos usos de drogas, a partir do meio festivo.

 

http://www.campo-letras.pt/newsletter_culturasjuvenis.html

 

Visitem este site :

front_cover_small.jpg

http://www.maps.org/

Link to comment
Share on other sites

actores juvenis??? :please:

 

População juvenil...Actores no sentido que é através da observação dos seus comportamentos que vai retirando as suas conclusões.E não se lhes vai chamar "cobaias",nem fica muito bonito referires-te a pessoas como "objecto de estudo".

 

Resumindo,é a forma encontrada para fazer referencia aos jovens "estudados".

 

Quanto ao livro em si,parece ser interessante.Certamente que irei dar uma vista de olhos quando tiver a oportunidade para tal.

ZOORB - Rua Miguel Bombarda 463 - Porto

Comércio de vestuário, música, equipamento e acessórios de dj e design decorativo - Espaço de galeria e intervenção sócio-cultural - Oficina/Atelier

 

Zoorb Facebook

Zoorb Myspace

Link to comment
Share on other sites

pois... é sempre difícil encontrar uma designação que agrade aos visados... Mas como me ajudavam ainda há pouco (alguém q ao q parece percebe umas coisas de investigaçao :) , posso ainda acrescentar uma coisa:

 

- quando partilhamos de uma perspectiva (epistemológica, ou para simplificar, científica) q entende que os seres humanos têm uma palavra a dizer sobre a gestão da sua vida e dos seus comportamentos, não sendo meramente agidos ou condicionados pelas condições/variáveis em que vivem, chamamos-lhes "actores sociais" - como que para salientar que são actores/protagonistas naquilo que queremos estudar...

 

(é uma explicação entre o rigoroso e o simplista... não sei se ajuda...)

 

bjinhos!

Link to comment
Share on other sites

Foi minha profe e vai ser daki a um ano outra vez... grande profe essa... numa das aulas falou-nos desse trabalho k estava a fazer sobre a cultura psicadelica e o uso de drogas em meio festivo... :) eheh grande trabalho k ela desenvolveu...!!

"If you can dream it, you can become it"

 

Miss Meg My Space

My Hi5

 

Não importa o que você pense

A música nunca vai parar

A batida do coração nunca vai desaparecer

A festa nunca vai acabar!!

Link to comment
Share on other sites

pois... é sempre difícil encontrar uma designação que agrade aos visados... Mas como me ajudavam ainda há pouco (alguém q ao q parece percebe umas coisas de investigaçao :) , posso ainda acrescentar uma coisa:

 

- quando partilhamos de uma perspectiva (epistemológica, ou para simplificar, científica) q entende que os seres humanos têm uma palavra a dizer sobre a gestão da sua vida e dos seus comportamentos, não sendo meramente agidos ou condicionados pelas condições/variáveis em que vivem, chamamos-lhes "actores sociais" - como que para salientar que são actores/protagonistas naquilo que queremos estudar...

 

(é uma explicação entre o rigoroso e o simplista... não sei se ajuda...)

 

bjinhos!

~

 

Seja bem vinda ao Elastik :)

EARTH CREATIONS

Espreita as novas criações conforme forem nascendo em:http://titanial.hi5.com

 

http://earthcreations.blogspot.com

 

"Não devemos ser escravos de um padrão, de uma época, de um costume. Aprendendo a pensar por nós mesmos, experimentamos a liberdade"...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!