Jump to content
×
×
  • Create New...

Novos Testes Anti-droga Da Bt


treefolk
 Share

Recommended Posts

Boas :)

 

Após ter aberto este tópico, passei um período fora do elastik e não mais me lembrei dele. Por isso fiquei surpreendido quando vi todas estes posts muito bons porque sei que é um assunto que dá pano para mangas.

 

Depos de tantas e tão boas contribuições (em ambos os sentidos), penso que pouco tenho a acrescentar uma vez que a minha opinião já está repartida por vários posts.

 

Eu considero, e no fundo é o k eu critíco, é que as nossas entidades competentes preeocupam-se mais em arranjar forma de sancionar as pessoas do que em garantir a nossa segurança e acho que isso está à vista de todos.

 

Eu sou mãe, filha, irmã, neta e sobrinha, como a maioria das pessoas. Um dos meus maiores pavores é encontrar um bebado ou um drogado que provoque um acidente e estrague a minha vida ou de qualquer um dos meus familiares e/ou amigos. Mas neste caso concreto, convenhamos que as coisas têm que ser bem defenidas e estruturadas antes de serem implementadas.

 

A lei tem que ser clara e isenta, e neste caso existem claramente muitas dúvidas e lacunas.

 

Anjuna, um dos problemas da Lei é precisamente esse...Metem tudo no mesmo saco!!!Misturam consumidores de cavalo ou de ópio com malta que fuma uma jarda ou outra ou com uma professora do 1º Ciclo que toma um Xanaxzinho....

 

Sim a questão que a maioria das pessoas põe é como contornar o teste. A responsabilidade não vai ser alterada por existir este teste, ninguém vai ficar mais responsável de um dia para o outro. Quem já o era simplesmente tenta minimizar os riscos de ser apanhado. Não acho que conduzir depois de fumar um charro seja um crime ou até mesmo falta de responsabilidade, depende do estado da pessoa e da capacidade da mesma em se auto-avaliar. Os reflexos podem ser bastante reduzidos pelo cansaço e no entanto não há nenhum aparelho que meça o nivel de cansaço de uma pessoa. Uma pessoa bastante cansada pode ser muito mais perigosa na estrada do que uma ganzada. Tal como beber uns copos e conduzir não significa que a pessoa é insconsciente, eu bebo duas cervejas e conduzo sem problemas nenhuns. É normal que fique com alguns reflexos reduzidos, não estou a pôr isso em causa, mas se formos a ver há tantos factores que nada têm a ver com drogas que podem influenciar os reflexos ou uma condução segura. O que quero dizer com isto é que nem sempre o facto de ser uma substância ilegal a torna mais perigosa que qualquer outro factor legal que possa existir, o que realmente importa é a responsabilidade da pessoa, saber se está em condições de conduzir ou não.

 

São questões muito relativas e que só estão a tentar ser um pouco mais controladas com esta lei. Claro que é pouco agradavel para quem estava habituado a fumar à vontade mas não deixa de ser uma lei legitima e com toda a razão de ser por parte do governo, basta olharmos para a quantidade de mortos nas estradas. Acaba por ser só mais uma forma de nos lembrar e fazer pensar duas vezes antes de agarrarmos num carro.

 

Posts subscritos :thank_you2:

 

 

 

Desculpa lá ..mas não estaremos a falar de um substancia ilegal ??

 

O facto de uma substância ser ilegal ou não pouco tem a ver com a sua propensão para provocar acidentes na estrada, uma vez que o estatuto legal de molécula x é algo que varia ao longo do tempo e da compreensão que temos da mesma. Relembro que as principais causas de acidente rodoviário em Portugal são: consumo excessivo de álcool e manobras perigosas. E para quem já conduziu em Lisboa à hora de ponta de manhã já percebeu o resultado que o consumo excessivo de cafeína tem no trânsito e nos acidentes. Ai e o cigarro, que caiu no banco de trás, quando foi mandado pela janela, etc...

 

Se bem que por um lado tomos sabemos o perigo da "malta que sai por das festas completamente enxarcados em ácidos, md etc…", não me parece que este seja o melhor meio de resolver situações como esta:

 

Já agora deixem-me dizer-vos que neste fim de semana um amigo meu que ia buscar a mulher ao trabalho, durante uma travagem brusca numa passadeira para deixar passar uma criança e um cão bateram-lhe por trás.Estava a chover torrencialmente e o casal já idoso da viatura que bateu pediu muita desculpa e deram-se logo como culpados.Entretanto veio a polícia.Fizeram o teste dos psicotrópicos e acusou positivo nos THC.

Tudo indica que é culpado e o seguro não lhe vai pagar nada.Tem uma reparação para mais de 1500 Euros.O carro tinha um ano e ainda está a pagá-lo.

O mal dele. foi...Ao fim de semana costuma fumar uns charritos!!!

A pessoa em questão tem dois filhos pequenos, e nem sequer bebe alcool.

 

Parece-me mais lógico nestas situações fazer um despiste tipo states, todos os condutores envolvidos andarem em cima duma linha antes de se fazer qualquer teste. Até porque, por um lado, temos substâncias não controladas que afectam significativamente a condução (nomeadamente alucinogénicos e várias drogas legais), e por outro substâncias sancionadas gravemente que têm um impacto irrelevante, ou em alguns casos até benéfico na actividade geral de conduzir.

 

 

 

Que continue a batalha :lalala:

sattva

swing music agency | psyart

- ambient - chillout - downtempo - dub -

 

www.swingmusicagency.com

sattva@pot.com

Link to comment
Share on other sites

Boas a todos

 

 

Já me tinha questionado a mim mesmo porque é que o "Pai" do Tópico nunca mais nos tinha dado o prazer de uma visita.E aqui estás!!Sê bem vindo treefoolk.

 

 

 

 

QUOTE(Edward @ Aug 28 2007, 06:32 PM)

Anjuna, um dos problemas da Lei é precisamente esse...Metem tudo no mesmo saco!!!Misturam consumidores de cavalo ou de ópio com malta que fuma uma jarda ou outra ou com uma professora do 1º Ciclo que toma um Xanaxzinho...(treefolk)

 

 

 

Deixa-me só esclarecer-te que quando fiz o post acima referido, ainda acreditava que a verdadeira "alma" desta lei era o combate à sinistralidade nas nossas estradas e uma forma efectiva de melhorarmos a prevenção rodoviária com sacrifícios para todos sem excepção.Acreditava que a Lei seria REVISTA com ajustes claros e seguros confirmados por pareceres técnicos inequívocos.

E o que vejo depois...O Governo cedeu aos interesses das companhias farmaceuticas com a Portaria 902-B/2007 de 13 de Agosto ao automáticamente não considerar as Benzodiazepines no elenco das substâncias proíbidas durante a condução.

Houve aquela confusão com a directiva às forças de segurança no sentido de criar excepções na fiscalização....Mas foi só poeira para nos distrair...

Moral destas palavras...Os xanaxzinhos podem-se tomar à vontade..Calmantes não há problema...

 

 

Pressa para fazer Leis isso sim duvidosas isso sim...

 

 

Um paraíso à Beira Mar plantado a adoptar medidas de Países Nórdicos...

Os nuestros hermanos são parvos coitados...

 

 

 

 

 

Saudações Cósmicas

Link to comment
Share on other sites

Boas :)

 

 

Ontem estive a falar com a rastafairy e de tres farmacias, duas disseram que nao tinham Durvitan e pelos vistos uma apontaram-lhe para a porta !

 

Estive a consultar o indice nacional terapeutico portugues e ele vem la listado, e bem descrito na caixa "Venda sem receita".

 

Pedia entao se alguem poderia fazer a experiencia ou tiver algum conhecido numa farmacia que pergunte o porque desta situaçao ?!

 

 

Ainda se fossem pedir umas caixinhas de "Centraminas"(sulfato de anfetamina) hehe ...

 

 

Edward ... nao percebi essa do "nuestros hermanos sao parvos coitados" ??? Parvos nao os considero, e muito menos coitados ! Ou .. era só ironia ?

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Boas

 

Claro que era uma ironia Mizaiko...

Estava a estabelecer uma correpondência, entre 2 Países que achei "bem" sublinhar daquela forma...

Só para chamar mais a atenção sobre a idéia...

E adoro Espanha...Respeito e admiro.Pena que não possa ir lá mais vezes!!!

Mas a minha paixão é o meu País.

Nunca me consigo zangar com ele...Corre-me no sangue muitas gerações de Portugueses e além Mar....No melhor e no pior que isso acarrete!!!

 

Saudações Cósmicas

Link to comment
Share on other sites

Eu também nao estou zangado com Portugal ... estou mesmo é zangado com alguns portugueses(ou que se dizem) lol

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Sim, é verdade. Das farmácias onde fui, uma indicou-me outros "suplementos energéticos" (ou melhor...coisas à base de magnésio, são mais suplementos nutricionais que energéticos!), outra disse só que não vendia disso e noutra convidaram-me a sair...

Computer games do not affect kids. If Pacman affected us as kids, we'd all be running in darkened rooms, munching magic pills and listening to that repetitive, electronic music...

 

"Eu sou do pum pisca-pum pisca-pum pisca-pum-tzz. Não do panados com pão, panados com pão, panados com pão... Percebes?" xD

Link to comment
Share on other sites

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Corrijam-me, por favor, se estiver enganada...

 

Mas esses testes só são feitos caso o condutor manifestar indícios ou colocar os demais utentes da via em perigo né? :unsure:

 

 

 

Acho que estão a fazer um grande " pé de vento" como se diz aqui na terrinha :blush::lol:

 

Já agora, concordo absolutamente! Já não posso com esses "mamados do prozac" que andam aí na estrada todos endrominados :blink: a fazer com cada uma na via pública colocando em risco os demais!!

 

 

Já bastam nós as mulheres ao volante! :gap:

1643186zgp2nbs1ob.gif

Link to comment
Share on other sites

Leila astra(da) infelizmente nao ...tens os "despistes aleatorios" e simplesmente tal como no alcool se nao vao com a tua cara ... zumba :D

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Leila astra(da) infelizmente nao ...tens os "despistes aleatorios" e simplesmente tal como no alcool se nao vao com a tua cara ... zumba :D

 

:rolleyes: ok... mas os resultados dos testes já não são aleatórios, pois não? :rolleyes:

 

sejam responsáveis! estes testes não vêm prejudicar ninguém, pelo contrário!

 

São medidas cujo objectivo principal é a prevenção.

 

Já que responsabilidade e respeito pelos outros é pouco...........quando mete "multa" já pensam 2vezes... :beee:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oooopsssss! Lá se foi uma sobrancelha do Mizaiko :gap:

1643186zgp2nbs1ob.gif

Link to comment
Share on other sites

Podes testar por ti mesma ... os mega-testes-auto-apuradissimos sao os disponiveis nas grow-shops ... sim os d 7 eurois ...

 

 

Eu ja acusei até cavalum .... e para teres uma ideia se esta alguem a 10 metros a mexer nisso vomito-me todo ...

 

 

 

Aleatoriedade ? :D

 

 

O objectivo era prevenir, mas passou de prevenir a caça ao drogado (quer o seja quer nao).Agora quero ver quando os paizinhos e maezinhas de familia começarem a acusar cavalum a criticarem os filhos por fumar umas ganzulinas ...

 

Prevençoes? Como eu já vi porem-se a porta de um casamento .... sim .. prevenir-se ... pois ... deram-se mal ... o comandante estava no casamento !

 

 

PS- Cospe a sobrancelha sff :X

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

existem xaropes que se fizerem o teste a opiacios acusam positivo.

 

como tal existem mil e um remedios legais que podem acusar positivo nos testes da BT.

 

não sei se com os testes ao sangue conseguem ou não determinar se foram consumidos as drogas ou a medicação.

 

em relação ao problema dos seguros mencionados algures em posts anteriores... pela informacão que me deram a seguradora do culpado não se pode negar ao pagamento... excepto se o culpado acusar alcool ou drogas. ou seja:

 

depois de apuradas as culpas se o culpado de alguma forma estiver a conduzir ilegalmente a seguradora pode negar-se a pagar.

 

o meu conselho é que para aqueles que possam acusar... em caso de acidente façam declaração amigavel. :lol::lol:

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

em relação ao problema dos seguros mencionados algures em posts anteriores... pela informacão que me deram a seguradora do culpado não se pode negar ao pagamento... excepto se o culpado acusar alcool ou drogas. ou seja:

 

depois de apuradas as culpas se o culpado de alguma forma estiver a conduzir ilegalmente a seguradora pode negar-se a pagar.

A questão é que se for detectado álcool ou drogas no condutor, a culpa passa a ser imediatamente sua, independentemente se foi de facto o responsável pelo acidente ou não. Não tem muita lógica, pois ignoram todas as regras de trânsito que o outro condutor (cujos testes não detectam nada) possa ter infringido.

Link to comment
Share on other sites

Perai ... mas isso nao e .. perseguiçao ? :P

 

 

Gostava de ver esta situaçao:

 

Cota com 2 de sangue no alcool (hehe) Vs Gajo que acaba de fumar uma ganzinha e tem uns bugalhos de drogadio !

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

eu não sou exemplo para ninguem .. estou muito longe disso ..

 

Pois não, nem sequer conduzes...hehehe

 

No entanto concordo plenamente contigo, no que toca à falta de civísmo dos nossos compatriotas.

 

Não aprendemos por bem (eu inclusivé).

 

Mas reparando que toda a polémica gerada deverá resultar em termos preventivos, nem que seja pelo medo de sermos apanhados, há já um aspecto positivo no controle agora imposto.

 

A minha liberdade deverá acabar realmente e sem excepções, quando ameaça violar a dos próximos.

 

O teste não é fiável? Nós também não, enquanto tentamos minimizar as possíveis consequências das acções que tomamos diáriamente em subterfúgios semi-consciêntes que tomam contornos de: "só acontece aos outros."

 

E embora não me livre do fardo de as poder utilizar, acho lastimável o facto de tentarmos contornar o imposto procurando tantas mais substâncias na esperança de disfarçarem os efeitos das que tomamos por opção de vida.

 

E tudo me leva a crer que o egoísmo é realmente o factor mor que domina a nossa espécie.

 

E a nossa própria consciência, se algúm dia nos virmos na posição de magoar alguém devido à nossa teimosia em não ceder ao que tomamos como uma infracção à nossa liberdade enquanto ser, como fica??

 

Aí e então surge o belo arrependimento, tardio e autoflagedor.

 

Creio que deveriamos repensar o nosso estar em sociedade.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

em relação ao problema dos seguros mencionados algures em posts anteriores... pela informacão que me deram a seguradora do culpado não se pode negar ao pagamento... excepto se o culpado acusar alcool ou drogas. ou seja:

 

depois de apuradas as culpas se o culpado de alguma forma estiver a conduzir ilegalmente a seguradora pode negar-se a pagar.

A questão é que se for detectado álcool ou drogas no condutor, a culpa passa a ser imediatamente sua, independentemente se foi de facto o responsável pelo acidente ou não. Não tem muita lógica, pois ignoram todas as regras de trânsito que o outro condutor (cujos testes não detectam nada) possa ter infringido.

 

 

pois... eu tambem tinha essa ideia. e acho que tem toda a logica.

 

o meu mediador é que diz que não é bem assim...

 

honestamente... só espero nunca levar com um carro ou mota de alguem que acuse.

 

já me chega o berbicacho do acidente que tive em março que ainda está por resolver... e tudo graças aos srs. guardas que resolveram não apreender o veiculo que me bateu.

 

agora ando a ver se o institudo de seguros ajuda... mas ainda tenho que pagar 300 euros da reparação :S

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

honestamente... só espero nunca levar com um carro ou mota de alguem que acuse.

 

Eu espero nunca levar com o carro ou mota de alguém. :lol:;)

Link to comment
Share on other sites

Eu espero ... nunca atropelar ninguem :) E que de vez em quando isto devia dar duas voltas a escala do teste .... e poderei fazer um doi doi ao popo ...

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Boas a todos

 

 

 

Detsail deixa-me desde já dizer-te que achei o teu post espectacular.Não estou a ironizar, considero-o realmente muito bom.

 

 

 

Permite-me só fazer uma pequena questão em relação a este excerto do teu post;

 

"E a nossa própria consciência, se algúm dia nos virmos na posição de magoar alguém devido à nossa teimosia em não ceder ao que tomamos como uma infracção à nossa liberdade enquanto ser, como fica??

 

Aí e então surge o belo arrependimento, tardio e autoflagedor."(detsail).

 

 

 

 

 

Para que possam compreender a minha questão pedia-vos que lessem esta comunicação que retirei do site da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, (ANSR).

 

Nota-Considero esta leitura muito útil para todos nós.

 

 

 

 

 

CONDUÇÃO E MEDICAMENTOS

 

 

A condução automóvel é uma tarefa complexa que exige a recolha e integração de informação muito diversa que tem que ser devidamente tratada, requerendo respostas ajustadas e seguras às várias situações de trânsito com que o condutor se vai confrontando.

O acto de conduzir exige que as faculdades do condutor estejam em perfeitas condições de forma a estar apto a responder adequada e atempadamente às numerosas exigências da circulação rodoviária e riscos que lhe estão subjacentes.

 

Poucos condutores sabem que os medicamentos, embora necessários para o bem estar das pessoas, podem, nalgumas situações, prejudicar o desempenho físico e psíquico dos indivíduos.

 

Vários medicamentos que actuam a nível do sistema nervoso como, por exemplo, os antipsicóticos, ansiolíticos, hipnóticos, sedativos ou antidepressivos (e outros psicotrópicos), podem afectar a competência para a condução automóvel prejudicando as capacidades de atenção e vigilância, o tempo de reacção, as capacidades perceptivas e cognitivas e o desempenho motor (muscular e de reflexos).

 

Contudo, os problemas não se circunscrevem à utilização de fármacos em doenças graves ou crónicas – com estes os doentes estão mais controlados, informados e atentos às suas limitações. É, também, necessário ser cuidadoso com medicamentos presumivelmente “inocentes” para episódios clínicos passageiros e/ou menos graves, que podem não necessitar de receita médica e que, por essa razão, não se associam à condução de veículos.

Atenção

Não são só os medicamentos de utilização muito específica que podem afectar o estado psicofísico do condutor. Vários dos medicamentos de venda livre, considerados geralmente inócuos, como analgésicos (para as dores), antitússicos (na forma de xarope), anti-histamínicos (para as alergias), antigripais, diuréticos ou pomadas e gotas oftalmológicas, muitas vezes automedicados, podem ter consequências afectando a segurança da condução

 

A automedicação é um importante factor de risco

Euforia ou fadiga, agressividade ou passividade, tremuras, náuseas, entorpecimento, vertigens, sonolência, perda de reflexos, perturbações da visão, perda das capacidades cognitivas e perceptivas, de vigilância, de concentração, de previsão, de reacção e de avaliação podem ser alguns dos efeitos de medicamentos por alterarem as funções cerebrais de coordenação e resposta motora que ficam comprometidas.

 

Atenção ao folheto informativo

Quando um condutor está a tomar um medicamento em cujo folheto informativo se adverte que pode afectar a sua capacidade para a condução, deve levar isso a sério. Mesmo nos medicamentos que não requerem receita deve ter-se em atenção as advertências constantes do prospecto.

Seja qual for a medicação, há que estar atento aos seus efeitos secundários na capacidade de condução.

 

Álcool e medicamentos – interacção perigosa

Combinados com o álcool, os efeitos desfavoráveis de certos medicamentos sobre as capacidades perceptivas, de concentração e de reacção são multiplicados. Da mesma forma os efeitos dos medicamentos podem potenciar os efeitos nocivos do álcool. A conjugação álcool + medicamentos + condução aumenta consideravelmente o risco de sofrer um acidente de viação.

 

Responsabilidade individual

Nunca aumentar, por auto-deliberação, a dose prescrita.

Em relação a determinados medicamentos como os psicotrópicos é aconselhável não conduzir durante os primeiros dias da sua toma para poder avaliar eventuais efeitos que possam alterar as capacidades de condução. Poder-se-á iniciar a toma desses medicamentos a uma sexta-feira para ter o fim de semana sem conduzir.

O tempo de absorção de um medicamento pode variar de algumas horas a alguns dias e age diferentemente segundo as pessoas que o utilizam. Depende também da hora do dia, do cansaço do indivíduo ou se está a tomar outros medicamentos em simultâneo.

 

Casos de doenças crónicas

• Diabetes – atenção às palpitações, taquicardia, sudorese, tremores, náuseas, sensação emergente de fome e de sede e à probabilidade de ocorrer hipoglicemia;

• Cardíaca e hipertensão arterial – esteja atento ao aparecimento de fadiga, tonturas, vertigens, hipotensão, aumento do tempo de reacção, letargia, diminuição da concentração, parestesias, alterações do sono, do humor ou da visão;

• Epilepsia – movimentos involuntários, confusão, perda de memória e de concentração, letargia, fadiga ou diminuição da capacidade motora são sinais de alerta que indicam que não está em condições para conduzir;

• Parkinson – abstenha-se de conduzir se apresentar movimentos involuntários, sonolência, confusão, alucinações ou tonturas quando se levanta (hipotensão ortostática);

• Doenças do sistema nervoso ou do foro mental – é importante ter presente que quer a doença quer os efeitos dos medicamentos podem provocar alterações que inibem a condução. Falamos de nervosismo ou letargia, agitação ou sedação, alteração dos reflexos, das capacidades cognitivas, perceptivas, de coordenação motora ou de comportamento.

 

 

Precauções

Seguir sempre as indicações do médico assistente

Cumprir a medicação prescrita

Não conduzir durante os períodos de crise e quando o médico iniciar ou modificar a medicação

Só conduzir se sentir que o pode fazer em segurança

 

Idade

O(s) efeito(s) do mesmo medicamento dependem da idade em virtude das alterações fisiológicas que o processo natural de envelhecimento comporta. A eliminação dos produtos pode tornar-se mais lenta e as substâncias acumularem-se no organismo e, mesmo em pequenas doses, podem ter um efeito mais prolongado que o habitual.

Os jovens, por seu lado, utilizam frequentemente, cocktails de bebidas alcoólicas e simultaneamente tomam medicamentos, como por exemplo sedativos, para obter efeitos semelhantes aos das drogas ilícitas. Não é demais referir que conduzir sob o efeito desta mistura é extremamente perigoso.

E o perigo aumenta quando conduzem durante a noite ou madrugada acrescendo aos efeitos da fadiga os do álcool e os dos medicamentos.

 

 

Sonolência

Aos primeiros sinais de cansaço o condutor deve estacionar num local apropriado ou fazer-se substituir por outra pessoa na condução. Ignorar que se precisa de dormir pode levar ao adormecimento instantâneo ao volante. E abrir o vidro, colocar o rádio mais alto ou cantar não são formas de impedir que o estado de sonolência afecte o desempenho do condutor e seja indutor de um acidente grave.

Os trabalhadores por turnos se vão conduzir devem ter um especial cuidado com o uso de medicamentos, particularmente com os psicotrópicos, devido à irregularidade dos períodos de sono que pode agravar os efeitos secundários destes medicamentos. Embora existam variações individuais, o período de sono diário deve ser no mínimo de 7 horas.

 

 

ADVERTÊNCIAS PRÁTICAS

 

 

Medicamentos vendidos com ou sem receita médica – Prudência

• Informe-se junto do médico ou farmacêutico dos efeitos secundários

• Siga as instruções (posologia/tempo). Não ultrapasse a dose prescrita, nem reduza ou aumente o intervalo das tomas.

• Leia atentamente o folheto, em particular as contra-indicações para a condução automóvel

• Deixe o seu organismo habituar-se ao medicamento e auto observe a sua reacção antes de se propor conduzir

• Ao menor sinal de mal-estar interrompa a condução estacionando o veículo em local apropriado

 

Absorção simultânea de vários medicamentos – Atenção

• Quer se trate de medicamentos prescritos pelo médico, quer automedicados, informe-se das possíveis interacções pois podem reforçar os efeitos nocivos para a segurança da condução.

• Quando estiver a tomar medicamentos evite outras substâncias ou produtos que não sejam controlados pelo médico, mesmo que sejam naturais ou de ervanária, como estimulantes ou energéticos, porque podem aumentar o risco para a condução.

 

Não tomar medicamentos prescritos a outras pessoas

• Mesmo que os sintomas sejam similares a doença pode ser outra

• Os efeitos dos medicamentos são diferentes de pessoa para pessoa. O organismo pode reagir de forma diferente mesmo que a posologia seja a mesma.

 

 

 

Atenção a alguns alertas...

 

 

 

ALERTAS

Sonolência – baixa de vigilância

Dificuldades de concentração

Aumento de tempo de reacção

Perturbações da percepção – principalmente visual

Vertigens, sensação de fraqueza, tonturas

Náuseas

Tremuras, movimentos involuntários

Dificuldade na coordenação motora

Perda da noção de perigo, excesso de autoconfiança, perturbações na capacidade de raciocínio

Perturbações comportamentais, agressividade/passividade

Condução irregular e dificuldade em manter a trajectória

 

 

 

 

 

Actualizado em 10.08.2007

Desenvolvido por PT Sistemas de Informação

 

Em todo o site ANSR Segurança Rodoviária Contra-Ordenações Dados de Sinistralidade Código da Estrada Legislação Centro de Documentação

 

ANSR

Segurança Rodoviária

Contra-Ordenações

Dados de Sinistralidade

Código da Estrada

Legislação

Centro de Documentação

 

 

 

A questão que te ponho é

 

 

E a consciência destas almas???

 

 

 

Saudações Cósmicas

Link to comment
Share on other sites

Não se deve desculpabilizar uma acção em sequência de uma efermidade (nos casos em que se aplíca).

 

Cada indivíduo conhece-se e deverá ter plena consciência de que existem limitações inerentes a um vasto leque de fármacos/substâncias/humores.

 

Segue-se uma vez mais o que nos torna quem somos.

"É preciso passar por elas para aprender e não se pode ter tudo."

 

Poderás ter qualidade de vida sem conduzir podendo mesmo aumentar a longevidade.

 

Se bem que a nossa rede de transportes públicos deixa muito a desejar, sobrevivemos séculos sem a comodidade da rápida deslocação.

 

Vejamos... Ando a tomar Xanax para balancear humores... e depois enfio-me no trânsito a hora de ponta??? Uma grande contradição não?

 

Cria-se assim uma metodologia de compensação nada saudável.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Boas a todos

 

 

Sem abusar muito do termo creio que se pode "concluir" mais uma vez que tudo depende das pessoas.

 

Agora não há nada que nos faça pensar que os medicamentos não caiam em mãos menos conscientes.

Tal como na cannabis....

Daí eu considerar a Lei incongruente e achar que se poderia ter feito muito melhor.

 

 

 

Um pequeno exercício matemático:

Segundo estimativa do Infarmed, em 2005, 91,34 em cada 1000 portugueses consumiam diáriamente Benzodiazepinas.

Este consumo tem vindo a aumentar...

 

Se considerarmos a população de Portugal em 10 milhões de indíviduos chegamos ao resultado de 913400 consumidores.

Se 10% destes consumidores conduzirem obtemos o número incrivel de 91340 condutores alterados diáriamente nas nossas estradas.(Grandes Dealers que há por aí..Quantidades industriais hehehe, e ouvi dizer que isto vicia e não é pouco...)

 

Será que não estão aqui uma boa parte da causa dos acidentes???

Neste momento não é possível sabê-lo....Tenho pena...

 

Aqueles despistes incompreensíveis, aquelas entradas na Auto-estrada em sentido inverso...As pessoas com mais de 60 anos...Etc, etc...

 

 

 

Passar os consumidores de cannabis para a classe dos drogados sem consciência, presenças demoníacas da estrada, filhos de Satã, culpados de tudo, não me parece ser uma atitude coerente... Ainda por cima não têm provas científicas que corroborem que as reacções da cannabis nos condutores são negativas para a condução..

 

Custa-me um bocado a aceitar isso, e com o tempo vou ter que me habituar, mas continuo a aguardar os dados com números oficiais....E sempre na esperança que esta Lei não dê início a uma reacção no sentido de os consumidores encontrarem alternativas noutras drogas que podem ser muito piores!!!

 

Já ouvi grandes asneiras do género...

O LSD não é detectado nos aparelhos....

E nem sempre estou presente para dizer que o que acabei de ouvir é uma asneira sem limites!!

 

 

De qualquer das formas nunca me esqueço que o fundamental de tudo isto é que temos que reduzir o númer de acidentes na estrada.

Vamos aguardar, e ter muito cuidado...Digo eu!!

 

 

Saudações Cósmicas

Link to comment
Share on other sites

Exacto sempre temos o belo do RIA para o LSD ...

 

Agora treinar os agentes de campo a utilizarem o aparelho e a dosificarem quimicos reagentes ...

 

Curtia ber :D

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?i...al=10&p=200

 

só em caso de acidentes ou feridos graves. :rolleyes:

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Boas

 

"http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?i...al=10&p=200

 

só em caso de acidentes ou feridos graves. "(Kitsale)

 

 

Bem visto Kitsale!!

 

A fonte do comando da BT não se identificou, mas existem também rumores dentro da GNR que as chefias estão a chegar à conclusão que se poderia gastar este dinheiro de outras formas, como por exemplo cita a notícia; "O Governo e o comando da GNR têm é de convergir na necessidade de investimento e num ((patrulhamento de visibilidade))"".

 

É importante salientar que só a BT é que ainda falou sobre isso....

Na PSP e restantes forças nada se sabe.Portanto o melhor é manter a cautela.

 

 

Aproveito para dizer que o "Guia orientador de indícios de influência por substâncias psicotrópicas" para auxiliar os agentes da autoridade na detecção de consumo dos condutores está publicado no Diário da república Despacho normativo nº35/2007 em anexo.

 

Dêem uma vista de olhos...

 

 

Saudações Cósmicas

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Aproveito para dizer que o "Guia orientador de indícios de influência por substâncias psicotrópicas" para auxiliar os agentes da autoridade na detecção de consumo dos condutores está publicado no Diário da república Despacho normativo nº35/2007 em anexo.

 

Dêem uma vista de olhos...

 

Boa dica, Edward!

E sim, de facto melhor continuar a ter cuidado. A questão de restingir os testes deve ter a ver com a pouca eficácia até ao momento (só mesmo a BT teve alguma taxa considerável de sucesso). Por isso deve-se aplicar às várias autoridades. No entanto nada os impede de fazerem o teste, simplesmente deverão ser mais cautelosos, não arriscando à excepção de haver "fortes indícios"... E claro que se gastaram pouco mais de mil testes ainda têm quase 4 mil espalhados pelo país. Podem sempre fazer umas "surpresas" nas passagens de ano e afins...

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Boas a todos

 

A Operação Natal em Segurança está a decorrer como todos nós bem sabemos.

 

Como já se devem ter apercebido o número de mortes na estrada infelizmente aumentou em relação ao ano anterior.

O MAI reforçou os meios em relação a medidas "proactivas e dissuasoras".

 

 

Em números:

 

1000 efectivos da Guarda Nacional Republicana;

800 da Polícia de Segurança Pública, reforço a partir de 14 de Dezembro com 300 elementos e de 140 viaturas afectos ao Programa Escola Segura;

1600 elementos da Autoridade Nacional de Protecção Civil e do Instituto Nacional de Emergência Médica;

600 elementos do Corpo de Intervenção nos comandos de Lisboa, Porto, Faro, Braga, Setúbal, Aveiro, Leiria e Santarém;

3000 mil elementos policiais/dia e reforço de 90 binómios cinotécnicos (agente/cão) nas principais zonas comerciais;

20 postos móveis de atendimento da PSP nas zonas comerciais/turísticas.

 

"O MAI apelou aos condutores para serem responsáveis e terem cuidado na estrada para se evitarem os acidentes. "Este esforço deve ser acompanhado por todos."

 

 

Acho que todos nós deveriamos pensar um pouco nisto...

 

Uma condução responsável e tal, para dar o exemplo e tal....Para não sermos os maus da fita e tal....

Só nos fica bem e evitam-se muitas (chatices).

Que isto nas estradas anda muito mal anda!!

E nós andamos lá....Digo eu!!

 

 

 

PS-E muito cuidado com os "90 binómios cinotécnicos".

Já os vi em acção e não são para brincadeiras.Estão muito bem tratados e treinados!!!

 

Boas "conduções"

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Boas a todos

 

Bom Natal para todos os condutores sem excepções.

Aquela "cena" da segurança tem que se lhe diga....

Be carefull!!

 

 

Não é só o que fazemos a nÓs....

 

 

 

É também o que fazemos aos nossos entes queridos....

 

 

 

Saudações Natalícias

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Fica aqui o nome do atrasado mentol, que, apesar de todas as falhas que existem ainda no sistema de controlo e segurança rodoviaria, orgulha se, estupidamente, deste metodo de controlo e ainda assina por de baixo....

 

O Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária

 

Paulo Marques Augusto

Link to comment
Share on other sites

Os consumidores de cannabis sao um grande perigo na sociedade, temos que encarar é um facto, já viram se toda a gente fumasse?

 

Eu sou a favor que os fumetas passem a andar com uma t-shirt "Cuidado se eu fumar demasiado, tombo-te o frigorifico".

 

Falemos um pouco de estatisticas.

 

Mortes por consumo de cannabis registadas nos ultimos 10 anos: 0

 

As restantes acho que já é de conhecimento geral ... :smokinggun:

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Mortes por consumo de cannabis registadas nos ultimos 10 anos: 0

Conheço um gajo que levou com um kilo de chamon nos cornos....e bateu a bota

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Mortes por consumo de cannabis registadas nos ultimos 10 anos: 0

Conheço um gajo que levou com um kilo de chamon nos cornos....e bateu a bota

 

Kiss kiss bang bang;) :girl_cray2::smokinggun:

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

E foi consumo......mas não por via convencional......pelo menos tambem lhe "bateu"

 

 

He pá como muito ... ao cortar e manicurar, ou quando se tá a fazer com tesoura de bicos ...

 

Tenho por norma nao fumar nada que esteja demasiado solido :D:smokinggun:

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Ha uns "productos" q enganam os testes seja de saliva,urina ou ao cabelo so as analizes ao sangue e que nao da para enganar.nao sei e se sao legais

Kin 235

Águia Magnética Azul

 

Unifico com o fim de criar

Atraindo a mente

Selo a saída da visão

Com o tom magnético do propósito

Eu sou guiado pelo meu próprio poder duplicado

 

 

 

'Sinto a energia de poder crer e criar, em mim mesmo, meus sonhos e visões.'

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Boas

 

 

Alguns dados "recentes" referentes ao tópico:

 

 

 

15.08.2008 - 16h35 Lusa

 

As forças de segurança realizaram, entre Agosto de 2007 e Junho deste ano, 2697 testes de despistagem de drogas aos condutores, dos quais 162 foram positivos, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

 

Um ano após a entrada em vigor da legislação que veio permitir à PSP e GNR realizar exames de rastreio da saliva para detectar a presença de substâncias psicotrópicas nos automobilistas, a ANSR faz “um balanço positivo” da aplicação da nova lei, apesar de considerar que no início da fiscalização houve “dificuldades com o manuseamento e a utilização dos equipamentos”.

 

Para a Autoridade, “a introdução desta medida trouxe justiça ao sistema, ao possibilitar a detecção rápida de condutores sob influência de substâncias psicotrópicas”.

 

Segundo os dados da ANSR, a que Lusa teve acesso, nos primeiros dez meses e meio da entrada em vigor da nova legislação a GNR realizou 1638 testes a acidentados e a pessoas sob suspeita, tendo sido detectados 115 condutores sob o efeito de substâncias psicotrópicas. Por sua vez, a PSP fez 1059 rastreios, dos quais 47 acusaram estar a conduzir sob influência de drogas.

 

Frequência dos testes diminuiu

 

Os dados mostram ainda que nos dois primeiros meses da nova lei as forças de segurança efectuaram o maior número de testes, tendo sido também nessa altura que mais automobilistas foram detectados a conduzir sob o efeito de drogas.

 

Só na última quinzena de Agosto do ano passado, quando a nova lei começou a ser aplicada, a GNR e a PSP realizaram, em conjunto, 762 análises, 34 das quais foram positivas. Em Setembro, os exames baixaram para 478, tendo as duas polícias encontrado 20 condutores. Maio e Junho foram os meses com menos testes efectuados, 115 e 124 respectivamente.

 

O presidente da ANSR, Paulo Marques, explicou que o maior número de testes realizado inicialmente está relacionado com a inexperiência dos agentes. “Os agentes passaram a ter uma experiência maior. Só o devem fazer quando há indícios claros que os condutores possam estar sob o efeito de substância psicotrópicas e depois de já ter sido feito o teste ao álcool e nada ter acusado”, afirmou.

Paulo Marques realçou que “ao contrário do álcool, que se faz sempre”, o rastreio à droga só se realiza se “houver suspeita”. Para tal, há um guia orientador com um conjunto que permite ao agente detectar se o condutor deve ou não realizar o teste, adiantou. Tipo de conversa, comportamento, olhos são alguns dos indicadores que podem levar o agente a desconfiar que está perante a presença de alguém que consumiu drogas.

 

Segundo o responsável, os testes efectuados foram feitos em acidentes onde há mortes e feridos graves, que são obrigatórios, e nas fiscalizações, mas só se existirem indícios de consumo por parte do condutor.

 

Os automobilistas apanhados sob o efeito de substâncias psicotrópicas não serão automaticamente impedidos de conduzir, uma vez que têm um prazo para se apresentar no hospital e fazer a recolha de sangue, que é posteriormente enviada para o Instituto de Medicina Legal.

 

De acordo com a GNR, só após a divulgação destas análises e mediante prova efectiva é que o condutor é penalizado, o que passa pela inibição de conduzir até 24 meses (contra-ordenação muito grave) e pagamento de uma coima de 500 euros.

 

Vale a pena pensar nisto.... :closedeyes:

Link to comment
Share on other sites

Boas

 

 

O presidente da ANSR, Paulo Marques, explicou que o maior número de testes realizado inicialmente está relacionado com a inexperiência dos agentes. “Os agentes passaram a ter uma experiência maior. Só o devem fazer quando há indícios claros que os condutores possam estar sob o efeito de substância psicotrópicas e depois de já ter sido feito o teste ao álcool e nada ter acusado, afirmou.

 

Vale a pena pensar nisto.... :closedeyes:

 

O melhor é um gajo beber uns copitos então. :evil:

Link to comment
Share on other sites

Boas

 

 

O presidente da ANSR, Paulo Marques, explicou que o maior número de testes realizado inicialmente está relacionado com a inexperiência dos agentes. “Os agentes passaram a ter uma experiência maior. Só o devem fazer quando há indícios claros que os condutores possam estar sob o efeito de substância psicotrópicas e depois de já ter sido feito o teste ao álcool e nada ter acusado, afirmou.

 

Vale a pena pensar nisto.... :closedeyes:

 

O melhor é um gajo beber uns copitos então. :evil:

 

 

Não deixas de ter uma certa razão... hehehe

 

Se o agente ou o guarda desconfiar que o condutor está "alterado", se acusar logo alcool, tem uma possibilidade de se safar do teste à saliva..

 

Se, se....

 

Mas muito cuidado...

 

As multas e a inibição de conduzir são pesadíssimas...

 

Olhinhos abertos... Sobretudo na estrada !!

Para correr "sempre" tudo bem !!!

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!