Jump to content
×
×
  • Create New...

Noite Dos Museus


Psiconauta
 Share

Recommended Posts

No próximo sábado, mais de 1200 museus da Europa abrirão as suas portas à primeira edição da "Noite dos Museus", alargando os seus horários para explorar o tema "Luz(es) na Noite". Entre as mais de três dezenas de museus portugueses que responderam ao convite da Direcção de Museus de França estará o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), com sete propostas trabalhadas em parceria com outros agentes culturais, dirigidas a diversos públicos e também a quantos, por variadas razões, não são frequentadores de museus.

 

Um dos objectivos será, justamente, o de o "abrir aos públicos que frequentam a zona ribeirinha da Avenida 24 de Julho públicos mais jovens, que porventura ignoram a existência do museu", fisicamente ali tão próximo, "ou não têm como motivação a sua visita", como salientou ontem a sua directora, Dalila Rodrigues, na apresentação do programa do MNAA para esta "Noite dos Museus".

 

Para o fazer, a equipa estabeleceu pontes com o cinema - em parceria com a Cinemateca Portuguesa -, a música e a moda - com os organizadores das Manobras de Maio -, num programa "diversificado que só foi possível graças à generosidade dos nossos parceiros e patrocinadores, dada a crise financeira que os museus atravessam" em Portugal. Um programa "praticamente sem custos de produção", lembrou Dalila Rodrigues, mas que "não fez cedências em matéria de coerência e de qualidade".

 

Nas Janelas Verdes, este sábado especial começará às 17.30, com a inauguração de "Desenhos de Domingos Sequeira (1768-1837) 30 anos de aquisições", exposição temporária que simultaneamente prestará um tributo a Maria Alice Beaumont, antiga directora do museu, falecida em 2004, e que, em 1975, reunira em álbum toda a produção de Sequeira no campo do desenho constante do acervo do MNAA.

 

Às 18.00, o museu será palco de um concerto de guitarras por alunos da Escola Superior de Música de Lisboa e, às 18.30, de uma performance de Miguel Palma. Às 19.30, a edição 2005 das Manobras de Maio tomará conta do Largo Dr. José de Figueiredo, fronteiro à entrada lateral do museu e, entre as 21.30 e a 01.00, serão projectados no seu auditório os filmes Marnie, de Alfred Hitchcock, e El Sol del Membrillo, de Victor Erice. "Sempre com a luz como tema estruturante", seguir-se-ão, entre a meia-noite e a 01.00, visitas guiadas a uma selecção de sete obras de pintura, dos séculos XVI a XIX, e, já no encerramento, jogos de luz em projecção digital.

 

A "Noite dos Museus", na qual Portugal participará com museus de diferentes tutelas, sucede - recorde-se - à celebrada "Primavera dos Museus", evento anual que a Direcção de Museus de França lançara em 1999 e que rapidamente ganhou expressão europeia.

Link to comment
Share on other sites

E amanhã há festa nos jardins do Museu Nacional de Arte Antiga (Janelas Verdes) partir das 20h00.

SAVE WATER... Drink champagne !!!

num sô flori qui si cheiri

Link to comment
Share on other sites

Onde me posso informar sobre que museus aderiram aqui nas Caldas??

 

Inês :wub: queres ir???? :D

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!