Jump to content
×
×
  • Create New...

Temperança


uber
 Share

Recommended Posts

“A arte de pôr o prazer ao serviço da alegria, quer dizer, à virtude que sabe não cair no gosto do desgosto, chama-se desde tempos antigos : temperança.

Trata-se de uma capacidade fundamental do homem livre, mas hoje não está muito na moda: tende a ser substituída ou pela abstinência radical ou pela proibição policial. Em vez de tentarem usar bem alguma coisa que se pode também usar mal (de que se pode, quero eu dizer, abusar), os que nasceram para autómatos preferem renunciar por completo a isso e, se possível, vê-lo proibido a partir do exterior, para que a sua vontade tenha de fazer mais exercício. Desconfiam de tudo aquilo que gostam; ou, pior ainda, julgam que gostam de tudo aquilo que desconfiam. “O melhor é não me deixarem entrar numa sala de jogo, ou jogarei tudo o que tenho e não tenho! O melhor é não me autorizarem a experimentar um charro, ou transformo-me num hipnotizado da droga!” E assim por diante. São pessoas como essas que compram uma máquina para lhe massajar a barriga para não terem que fazer flexões recorrendo ao esforço próprio.”

 

Excerto de Ética para um Jovem de Fernando Savater

 

Ando a adorar ler este livro. Não é bem para a minha idade; aliás, comprei-o a pensar no meu primo que tem 14 anos e aproveitei para ler o que me levou a concluir que afinal ainda não é bem a altura de lhe entregar. Falta-lhe mais dois aninhos talvez para ele conseguir aproveitar toda aquela informação. Eu realmente já tinha pensado nisto tudo...mas é delicioso a maneira como Fernando Savater consegue por as coisas, consegue falar de liberdade e de ética de uma forma tão a acessível!

 

Aqui aprendi a palavra temperança. Realmente já tinha pensado no conceito..e já o tinha razoavelmente enraizado. Mas Savater "deu-lhe" um nome! :)

Link to comment
Share on other sites

“A arte de pôr o prazer ao serviço da alegria, quer dizer, à virtude que sabe não cair no gosto do desgosto, chama-se desde tempos antigos : temperança.(...)

 

 

...mas é delicioso a maneira como Fernando Savater consegue por as coisas, consegue falar de liberdade e de ética de uma forma tão a acessível!

 

Nunca tinha pensado na palavra temperança sem a ssociar a uma carta de tarot :lol:;)

 

Adorei o texto Uber...obrigado!!!

 

Realmente a temperança é algo que devemos aplicar em toda a nossa vida :rolleyes::wub:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Ando a adorar ler este livro. Não é bem para a minha idade; aliás, comprei-o a pensar no meu primo que tem 14 anos e aproveitei para ler o que me levou a concluir que afinal ainda não é bem a altura de lhe entregar.

Vou comprar esse livro a pensar numa estronça endróminada que tenho cá em casa, mais ou menos dessa idade.

 

Obrigado Uber

 

:)

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!