Jump to content
×
×
  • Create New...

Qualidade: Mp3 Vs Wav


Avózinha.Susto
 Share

Percepção de qualidade.  

130 members have voted

You do not have permission to vote in this poll, or see the poll results. Please sign in or register to vote in this poll.

Recommended Posts

  • Replies 446
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Fiquei indeciso avozinha...

 

 

Ia responder Não.. que não consigo destinguir... mas esses 192kb... não são "transparent cd quality"

 

 

Se alterasses isso para mp3 320 CBR ou para 100% quality VBR... aí já votava...

 

 

Chamem-me picuinhas :D

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

Consegue se notar uma boa diferença, ja no propio MP3 consegues notar uma diferença entre um MP3 256kb e um 128.

 

Em wav o som sai mais limpo, mas nao quer dizer com mais qualidade.

 

Pah, agora explicar mesmo, nao sei, sei que nota se uma diferença, nao tou muito a par de termos technicos, e dentro disso para poder explicar tudo direitinho.

 

Mas que a diferença ta la, esta.

 

 

(nao fui de uma grande ajuda eu sei lol maprontos :blush: )

 

ups, nao tinha lido a pergunta em negrito, so estava mesmo a responder ao pergunta nota se um diferença entre wav e mp3.

 

Entao a explicaçao ai em cima, é nula lol tal como o meu voto!

Link to comment
Share on other sites

Depende às vezes do mp3s. Eu houve projectos de goa que pensava que não tinham boa qualidade de som, quando na verdade era que o mp3s que distorcia a música. Os agudos são os primeiros a sofrer.

 

Por outro lado, já apanhei wavs e mp3s que em casa, não consigo notar a diferença.

Link to comment
Share on other sites

Depende dos mp3 mas a 192kb normalmente nota-se a diferença em PA's maiores. A 320kb apesar de existir compressão acho que é quase imperceptivel ao ouvido humano. Mas como disse acho que varia bastante, há mp3 a 192kb com bastante boa qualidade.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Eu axo que em mp3 o som não sai com tão boa qualidade! E isso conSegue-se perCeber em PA's com grande potênCia*

50284421_28724400bf_m.jpg

 

(L)ook to the (S)ky with (D)iamond eyeS*

marinagomes46@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

WAV é WAV...mas pa tar em casa há Mp3 k até escapam..

Explicações técnicas não sei dar,mas há por aki ppl com estudos para o fazer. :)

Link to comment
Share on other sites

Votei sim...a pensar em quem toca em festas...

 

Se calhar em nossa caisnha não notamos, mas num PA como deve ser, nota-se e bem ;)

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Eu votei não,

 

não tem nada a ver o facto da qualidade 192 ser menos definida que a de 320, nem sequer de termos ou não ouvido capazes de captar tais frequências..

 

... foi mesmo eu que me enganei :blush:

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Eu votei não,

 

não tem nada a ver o facto da qualidade 192 ser menos definida que a de 320, nem sequer de termos ou não ouvido capazes de captar tais frequências..

 

... foi mesmo eu que me enganei :blush:

 

:lol:

 

[edit] Façam o teste (eu já fiz) e passem um original para mp3 com várias resoluções/qualidade, coloquem os dois a tocar ao mesmo tempo e saltem de um para o outro. Vão com certeza notar diferênça. ;)

 

Mas numa situação em que não saiba se é mp3 ou não e não conheça a música, se estiver a 320 sou capaz de não me aperceber.

Link to comment
Share on other sites

eu votei sim porque por exemplo - numa festa com um bom PA até consegues distinguir mp3 192 - wav e vinil sendo que a distinção até é mais perceptivel sentindo-se e não tanto ouvindo.

 

o corpo sente certas frequencias sub-graves quando estas são reproduzidas num volume muito alto, frequencias essas que não são perceptives ao ouvido humano. e essas mesmas frequencias estão mais presentes no vinil que nos restantes formatos digitais.

 

e estou convencido que o mp3 a 192 num bom PA distingue-se facilmente de uma wave ( o mp3 a 320 já não tenho tanta certeza)

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

Eu que alugo o meu PA nas festas noto sem dúvida, ate vou perguntar ao dj, porque a equalização muda logo um pouco para se compensar frequencias perdidas, transformadas ! O som enrola, os graves perdem a definição e perde-se a pureza musical que o Wav trás.

Link to comment
Share on other sites

Já o disse e torno a repetir..

 

 

Eu gosto é da batata Frita :gap:

 

 

O tribol´k explicou bem um ponto que eu nunca consegui...

 

Certos sons que não se ouvem.. sentem-se.. E Viva o Vinyl que me faz tremer por dentro

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

Já o disse e torno a repetir..

 

 

Eu gosto é da batata Frita :gap:

 

 

O tribol´k explicou bem um ponto que eu nunca consegui...

 

Certos sons que não se ouvem.. sentem-se.. E Viva o Vinyl que me faz tremer por dentro

 

Isso porque quando inventaram o cd, se lembraram que haviam certas frequencias não audiveis que se podiam eliminar. Por isso é que o Vinil tem uma outra qualidade, tocado com umas boas agulhas melhor ainda.

Link to comment
Share on other sites

só vi um dj

 

Emok

 

 

Mas hoje em dia tb passa com cds..

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

é errado dizer que o som do vinil é melhor qualdidade do que o do CD...

não é verdade...

 

é diferente....

 

o do cd é mais limpo

o som do vinil é mais "denso"

 

por isso é ao gosto de cada um...

Link to comment
Share on other sites

só vi um dj

 

Emok

 

 

Mas hoje em dia tb passa com cds..

Eu ouvi o xavier e houve uma altura em portugal que era moda e vários tocavam....

 

 

Eu que a diferença de qualidade entre os wavs e os mp3 nota-se consoante o sistema de som onde se ouve.....comprei uns monitores á pouco tempo que são um verdadeiro inimigo do mp3, topa-se á distância qualquer coisa abaixo dos 256, nos 256 já tenho alguma dificuldade em diferenciar.....

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

só vi um dj

 

Emok

 

 

Mas hoje em dia tb passa com cds..

Eu ouvi o xavier e houve uma altura em portugal que era moda e vários tocavam....

 

 

Eu que a diferença de qualidade entre os wavs e os mp3 nota-se consoante o sistema de som onde se ouve.....comprei uns monitores á pouco tempo que são um verdadeiro inimigo do mp3, topa-se á distância qualquer coisa abaixo dos 256, nos 256 já tenho alguma dificuldade em diferenciar.....

 

aqui na minha zona á um grupo que são os looneytoons que passam sobretudo em vinil.

penso k o mp3 é um formato "de trazer por casa". conheço poucos artistas que arrisquem mp3 (ainda mais se for a 192) num PA acima dos 1500rms. em PA's mais fracos é quase imperceptivel a diferença

 

PS: o meu sim deve-se portanto ao facto de nas condições que indiquei ser possivel reparar... em casa nc notei nenhuma diferença

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

"MP3's on the other hand can be compared to JPEGs, which offer various degrees of lossy compression."

 

O texto completo em: http://mp3.radified.com/lossless.htm

 

:D

Divine Stones (Urban Antidote Records)

MSN: divinestones@hotmail.com

New tracks and next gigs @ myspace:

MySpace.com - Divine Stones' Profile

 

cubnl9.gif

abletonco5.jpg

Link to comment
Share on other sites

boas, as diferencas notam se bem de um wav 44.1 16bit pa um mp3 192 nuns bons monitores....de 320 pa essewav nota se bem menos

Quanto ao vinyl tem menor frequency response k o cd e tb menor dynamic range :blink: ...sem contar c limitacoes fisicas do proprio....ou seja pode parecer k soa melhor mais redondo mas tb ha quem diga k mp3 soa melhor k wav por tar habituado a ouvir mp3.... :wacko:

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente eu acho que não se nota a diferença, quando a compressão é bem feita.

 

Se a 192kb/s a compressão retirar as frequências inaudíveis ao ouvido humano e a seguir se se tocar a música num PA de grande potência, isto é, um PA de expansão como é utilizado nas festas, essa diferença não se nota, pelo menos a 244 kb/s. Disse-me isto o meu professor de som numa aula em que o tema era o MP3.

 

Pah.. ele é um gajo que sabe muito e eu prefiro acreditar nele. Disse-me que até as pessoas com ouvido absoluto têm dificuldade em distinguir as duas coisas num PA de expansão. Mas que no estúdio nota-se.

 

Claro que há compressores que não são tão eficazes e acabam por retirar qualidade à música. Presumo que os MP3 usados nas festas venham muitas vezes de utilizadores da net. O ficheiro é copiado milhares e milhares de vezes, para não falar que os ficheiros são partidos em pacotes que no download são distribuídos por vários utilizadores para aumentar a velocidade de download.

 

Acredito que numa compressão sem perdas indesejáveis, a diferença entre o MP3 e o WAV não se nota.

 

POdem acreditar vocês que já ouviram muito MP3 nas festas e nem deram conta. Quando dão conta é porque a compressão das frequências retirou qualidade. Tal e qual como se passa de uma imagem TIFF para uma JPG: compressão a mais pixeliza a imagem.

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

avosinha...

 

há muito dj que compra mp3 a 320 kbps e que os passa nas festas e de certeza que não notas diferença..

 

com alguma excepções como é logico , digo-te que mp3 192 kbps nota-se bem mesmo num a de expansão...

tudo tb depende do treino do ouvido.. quem tá habituado a produzir ou a mixar tem mais facilidade a notar diferenças...

Link to comment
Share on other sites

é errado dizer que o som do vinil é melhor qualdidade do que o do CD...

não é verdade...

 

é diferente....

 

o do cd é mais limpo

o som do vinil é mais "denso"

 

por isso é ao gosto de cada um...

 

exactamente... o vinil tem algumas frequencias distorcidas que faz com que soe melhor para alguns ouvidos mas um CD e tecnologia digital logo e uma reproduçao perfeita da musica.

Avósinha um mp3 nao devera perder qualidade ao circular na net pois apesar de ser cortado e copiado é digital logo permanece sempre igual... pode haver excepçoes (ficheiros corrompidos) mas nao e a regra.

 

 

quanto ao mp3 e ao wav, eu consigo notar algumas diferenças entre um mp3 320 e um wav (nas frequencias altas) mas experimentem isto: tenham uma musica em wav e em mp3 320 bem codificado. peçam a alguem para toca-las sem voz dizer qual e que toca primeiro e tentem adivinhar qual e qual.

existem diferenças mas a maior diferença que se ouve e psicologica :) se souberem que tao a ouvir um WAV vao a partida ter a ideia que esta e melhor que o mp3 mas se nao souberem o caso muda muito de figura... e olhem que o psicologico afecta muito a percepçao de um som.

 

por exemplo (off-topic), quando era miudo (gaiato) a minha mae disse que gostava mais da pepsi que da coca cola e o meu pai dizia que ia dar ao mesmo. ele fez uma aposta com ela como ela nao as conseguia distinguir. enxeu 2 copos, um com pepsi outro com coca cola, e deu-lhe a beber... ela nao acertou (e eu tambem nao) :)

Pyrex :: Traveling without moving

 

Pyrex @ MySpace

Link to comment
Share on other sites

Não há assim muito vinil no Trance,pois não? :glare:

 

o problema do vinil no trance passa um pouco pelo problema do pó...

 

o pessoal ao dar ao pe levanta mt pó e esse pó vai sempre parar ao vinis, o k vai causar problemas ker na

 

leitura por causa da agulha, ker problemas de riscos. n se se tem mais alguma contra indicação :)

 

WAVE em festas sempre, MP3 é pa ouvir em casa. as pessoas vão a uma festa pa ouvir kualidade e pagam

 

para isso. os djs são pagos, por isso k tirem algum dinheiro po lado pa comprar musica com kualidade.

Link to comment
Share on other sites

everybody sing together now:

 

 

WAVE em festas sempre, MP3 é pa ouvir em casa

 

 

 

come on, one more time....

 

:worthy:

sattva

swing music agency | psyart

- ambient - chillout - downtempo - dub -

 

www.swingmusicagency.com

sattva@pot.com

Link to comment
Share on other sites

everybody sing together now:

 

 

WAVE em festas sempre, MP3 é pa ouvir em casa

 

 

 

come on, one more time....

 

:worthy:

 

 

isso é parvoíce.... ;)

 

cada vez mais se vende mais mp3 a 320kbps , LEGAL tendo o dj a possibilidade de comprar SÓ as faixas que gosta e eu vou ser parvo e comprar um cd inteiro so gostando de 1 ou 2 faixas..

 

llolololol

 

a pioneer lança o cdj 1000 a ler mp3 para os djs os utilizarem em casa ?? lolololololol

 

bla bla bla bla

Link to comment
Share on other sites

Esses leitores não lêm wavs?

 

Eu prefiro pagar para ter o wav, do que ter um mp3s a 320kbts. Evito comprar é cds que tenham uma ou duas faixas boas.

Link to comment
Share on other sites

é dificil discutir coisas quando as pessoas falam por falar basendo-se em opiniões de outros... experimentem e depois comentem

 

 

1º vejam lá se notam diferença de um musica a 192kbps para uma a 320 kbps .... eu noto mesmo nuns phnes ranhosos....

 

http://www.sendspace.com/file/es6hrb

 

WereBear

 

experimentar ouvir um musica em wave original e depois outra em mp3 a 320kbps .. aqui já não notas diferença...

Link to comment
Share on other sites

é dificil discutir coisas quando as pessoas falam por falar basendo-se em opiniões de outros... experimentem e depois comentem

 

 

1º vejam lá se notam diferença de um musica a 192kbps para uma a 320 kbps .... eu noto mesmo nuns phnes ranhosos....

 

http://www.sendspace.com/file/es6hrb

 

WereBear

 

experimentar ouvir um musica em wave original e depois outra em mp3 a 320kbps .. aqui já não notas diferença...

Sem dúvida...de qualquer maneira e independentemente da qualidade ser melhor ou não gosto de ter os originais. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

é dificil discutir coisas quando as pessoas falam por falar basendo-se em opiniões de outros... experimentem e depois comentem

 

 

1º vejam lá se notam diferença de um musica a 192kbps para uma a 320 kbps .... eu noto mesmo nuns phnes ranhosos....

 

http://www.sendspace.com/file/es6hrb

 

WereBear

 

experimentar ouvir um musica em wave original e depois outra em mp3 a 320kbps .. aqui já não notas diferença...

Sem dúvida...de qualquer maneira e independentemente da qualidade ser melhor ou não gosto de ter os originais. :)

 

 

o andré..

 

os artistas , as editoras , cada vez mais apostam no mercado no MP3..

olha por exemplo o beatport.com

 

inclusive cada vez são mais a edições exclusivas em mp3... musica que só saem em formato digital...

 

 

vejam por exemplo o concurso para o remix de um faixa de vibrasphere..

um dos remixes saí em cd e os outros 4 só em formato digital..

 

logo isso do gostar de ter o cd originais é coisa do passado ;) e o dj que se limitar a isto fica parado no tempo e com musica desactualizada...

 

teres um mp3 legal é o original ..

Link to comment
Share on other sites

Sim, não estou a dizer que não tenho ou que não compro som em mp3, simplesmente referi que gosto de ter os originais, ou seja, o cd com o booklet e blablabla. Claro que o mp3 também pode ser original. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Já para não falar que o mp3 não se risca.. e o original é uma sorte de isso não acontecer..

 

Ou então fazem como muitos que deixam o original em casa e levam uma cópia para tocar... o que acaba por ser a mesma coisa que tocar com um mp3.

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

Sim, não estou a dizer que não tenho ou que não compro som em mp3, simplesmente referi que gosto de ter os originais, ou seja, o cd com o booklet e blablabla. Não estou a dizer que o mp3 também não pode ser original. :)

 

 

tb é verdade que as editoras de trance para variar são as que tao mais atrasadas..

 

mas o caminho a seguir vai ser o de cada vez mais disponibilizar musicas SÓ em formato digital..

 

qualquer dia queres um musica e não vais ter alterantiva a não ser em compra-la em formato digital..

Link to comment
Share on other sites

Sim, não estou a dizer que não tenho ou que não compro som em mp3, simplesmente referi que gosto de ter os originais, ou seja, o cd com o booklet e blablabla. Não estou a dizer que o mp3 também não pode ser original. :)

 

 

tb é verdade que as editoras de trance para variar são as que tao mais atrasadas..

 

mas o caminho a seguir vai ser o de cada vez mais disponibilizar musicas SÓ em formato digital..

 

qualquer dia queres um musica e não vais ter alterantiva a não ser em compra-la em formato digital..

Existem sempre outras alterNatiVas..agora cada veZ vão existir mais!! :blush:

 

não vejo o formato MP3 como boa qualidade para grandes espaços!

50284421_28724400bf_m.jpg

 

(L)ook to the (S)ky with (D)iamond eyeS*

marinagomes46@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

Sim, não estou a dizer que não tenho ou que não compro som em mp3, simplesmente referi que gosto de ter os originais, ou seja, o cd com o booklet e blablabla. Não estou a dizer que o mp3 também não pode ser original. :)

 

 

tb é verdade que as editoras de trance para variar são as que tao mais atrasadas..

 

mas o caminho a seguir vai ser o de cada vez mais disponibilizar musicas SÓ em formato digital..

 

qualquer dia queres um musica e não vais ter alterantiva a não ser em compra-la em formato digital..

 

Infelizmente essa realidade parece ser bastante utópica, pelo menos no cantinho à beira mar plantado. É sabido que o mercado do mp3 anda-se a expandir a olhos vistos, infelizmente em Portugal tens o material apreendido se tocas mesmo com mp3 pagos.

Tenho uns quantos cds com música comprada no BeatPort e tenho as facturas todas, no entanto se for apanhado levo na tola como os outros todos.

É gritante e revoltante.

 

Pior é que estão a par disso e nada fazem para se adaptar à realidade.

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Sim, não estou a dizer que não tenho ou que não compro som em mp3, simplesmente referi que gosto de ter os originais, ou seja, o cd com o booklet e blablabla. Não estou a dizer que o mp3 também não pode ser original. :)

 

 

tb é verdade que as editoras de trance para variar são as que tao mais atrasadas..

 

mas o caminho a seguir vai ser o de cada vez mais disponibilizar musicas SÓ em formato digital..

 

qualquer dia queres um musica e não vais ter alterantiva a não ser em compra-la em formato digital..

Existem sempre outras alterNatiVas..agora cada veZ vão existir mais!! :blush:

 

não vejo o formato MP3 como boa qualidade para grandes espaços!

 

 

mas não vez porque ?

 

só porque te disseram que era mau ?? ou porque te magou os ouvidinhos??

Link to comment
Share on other sites

Sim, não estou a dizer que não tenho ou que não compro som em mp3, simplesmente referi que gosto de ter os originais, ou seja, o cd com o booklet e blablabla. Não estou a dizer que o mp3 também não pode ser original. :)

 

 

tb é verdade que as editoras de trance para variar são as que tao mais atrasadas..

 

mas o caminho a seguir vai ser o de cada vez mais disponibilizar musicas SÓ em formato digital..

 

qualquer dia queres um musica e não vais ter alterantiva a não ser em compra-la em formato digital..

Existem sempre outras alterNatiVas..agora cada veZ vão existir mais!! :blush:

 

não vejo o formato MP3 como boa qualidade para grandes espaços!

 

 

mas não vez porque ?

 

só porque te disseram que era mau ?? ou porque te magou os ouvidinhos??

 

A qualidade não é a mesma :glare: Se tu estiveres numa festa apercebes-te se é em MP3 ou em Wav!! :)

50284421_28724400bf_m.jpg

 

(L)ook to the (S)ky with (D)iamond eyeS*

marinagomes46@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

é dificil discutir coisas quando as pessoas falam por falar basendo-se em opiniões de outros... experimentem e depois comentem

 

 

1º vejam lá se notam diferença de um musica a 192kbps para uma a 320 kbps .... eu noto mesmo nuns phnes ranhosos....

 

http://www.sendspace.com/file/es6hrb

 

WereBear

 

experimentar ouvir um musica em wave original e depois outra em mp3 a 320kbps .. aqui já não notas diferença...

Sem dúvida...de qualquer maneira e independentemente da qualidade ser melhor ou não gosto de ter os originais. :)

 

 

o andré..

 

os artistas , as editoras , cada vez mais apostam no mercado no MP3..

olha por exemplo o beatport.com

 

inclusive cada vez são mais a edições exclusivas em mp3... musica que só saem em formato digital...

 

 

vejam por exemplo o concurso para o remix de um faixa de vibrasphere..

um dos remixes saí em cd e os outros 4 só em formato digital..

 

logo isso do gostar de ter o cd originais é coisa do passado ;) e o dj que se limitar a isto fica parado no tempo e com musica desactualizada...

 

teres um mp3 legal é o original ..

 

 

 

 

Mas na beatport também podes comprar em wav...

Sou cliente habitual e compro em wav - e a beatport não é a única a facilitar este formato.

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

Sim, não estou a dizer que não tenho ou que não compro som em mp3, simplesmente referi que gosto de ter os originais, ou seja, o cd com o booklet e blablabla. Não estou a dizer que o mp3 também não pode ser original. :)

 

 

tb é verdade que as editoras de trance para variar são as que tao mais atrasadas..

 

mas o caminho a seguir vai ser o de cada vez mais disponibilizar musicas SÓ em formato digital..

 

qualquer dia queres um musica e não vais ter alterantiva a não ser em compra-la em formato digital..

 

Infelizmente essa realidade parece ser bastante utópica, pelo menos no cantinho à beira mar plantado. É sabido que o mercado do mp3 anda-se a expandir a olhos vistos, infelizmente em Portugal tens o material apreendido se tocas mesmo com mp3 pagos.

Tenho uns quantos cds com música comprada no BeatPort e tenho as facturas todas, no entanto se for apanhado levo na tola como os outros todos.

É gritante e revoltante.

 

Pior é que estão a par disso e nada fazem para se adaptar à realidade.

 

mas o bruno..

isso é o velho problema da lei que não acompanha as novas tecnologias.... alias é utopico pensar que a lei consegue acompamnhar o ritmo de evolução das tecnologias... ;)

não é só na musica que se passa isso..... e não é só em portugal acredita..

 

mas tb não é o cd original que te vai safar..

 

bem mas a malta é que decide o que é bom para ela..

se acham que devem continuar com umas palas nos olhos agarrados a ideias pré-estabelecidas... força... acham que os cd e os vinis são a UNICA coisa que garante qualidade na actuação de um dj é errado..

não querem olhar pa frente

 

eu só vos tentei alertar para o facto de haver um panoplia de novas tecnologias e formas novas de passar som...

 

aposto aqui que daqui a 10 niguém utiliza wave e se calhar ate os cdj's são coisa do passado..

 

é dificil discutir coisas quando as pessoas falam por falar basendo-se em opiniões de outros... experimentem e depois comentem

 

 

1º vejam lá se notam diferença de um musica a 192kbps para uma a 320 kbps .... eu noto mesmo nuns phnes ranhosos....

 

http://www.sendspace.com/file/es6hrb

 

WereBear

 

experimentar ouvir um musica em wave original e depois outra em mp3 a 320kbps .. aqui já não notas diferença...

Sem dúvida...de qualquer maneira e independentemente da qualidade ser melhor ou não gosto de ter os originais. :)

 

 

o andré..

 

os artistas , as editoras , cada vez mais apostam no mercado no MP3..

olha por exemplo o beatport.com

 

inclusive cada vez são mais a edições exclusivas em mp3... musica que só saem em formato digital...

 

 

vejam por exemplo o concurso para o remix de um faixa de vibrasphere..

um dos remixes saí em cd e os outros 4 só em formato digital..

 

logo isso do gostar de ter o cd originais é coisa do passado ;) e o dj que se limitar a isto fica parado no tempo e com musica desactualizada...

 

teres um mp3 legal é o original ..

 

 

 

 

Mas na beatport também podes comprar em wav...

Sou cliente habitual e compro em wav - e a beatport não é a única a facilitar este formato.

 

eu sei...

ainda ontem fui comprei cerca de 40 musicas mais 65 releases ...não é a loja que facilita o formato... é a editora..

 

destas 40 +- metade há em wav outra em mp3 ..

só de taxa de wave haldling são 33 € .....

 

 

;)

 

 

 

marini..

não não notas diferença....

 

é dificil explicar que depende da qualidade do mp3 ! de 320kbps para wave não notas diferenças... xiça..

 

experimentem e pensei pela propria cabeça...

 

 

 

 

já agora..

alguem me explica..

 

qual a diferença entre mp3 e mp4 ??

Link to comment
Share on other sites

 

já agora..

alguem me explica..

 

qual a diferença entre mp3 e mp4 ??

 

Não tenho a certeza mas acho que é um ficheiro para alojares vários conteúdos no mesmo (video e audio por exemplo).

Link to comment
Share on other sites

Mp4 refere-se especificamente a MPEG-4 Part 14. Um padrão de container de áudio e vídeo que é parte da especificação MPEG-4. A extensão oficial do nome do arquivo é .mp4, por isso é comum vermos o formato ser chamado assim.

 

É similar ao popular AVI, mas traz algumas vantagens:

 

Suporte nativo a legendas embutidas (AVI também pode ter, mas só através de hacks como o usado no DivX6); Melhor suporte ao padrão de codificação de vídeo H.264, também conhecido como MPEG4 AVC. Estando codificado, um arquivo MP4 pode ter sido criado com diversos tipos de codec diferentes, incluindo DivX e XviD. Porém como DivX e XviD são relativamente bem atendidos pelo arquivo codificado AVI (que é muito mais popular), é mais comum você encontrar um MP4 que seja constituído por streams criados por codecs incomuns.

 

MP4 é o codec escolhido pelo popular programa Nero Recode. Todo arquivo criado pelo Recode é um MP4. MP4 foi também o codec escolhido pela Apple para ser usado na 5a geração do iPod. Também chamado de iPod Video. A diferença entre os dois e que no ipod o teclado tem sensor para trocar de musica, ou aumentar o volume e o Mp4 não.

 

Tocadores de MP4

 

Hoje, é muito comum encontrarmos no comércio brasileiro aparelhos com tela LCD sendo chamados de "tocadores de MP4", sugerindo que sejam compatíveis com esse codec. Mas a maioria desses aparelhos é chamada assim simplesmente porque é capaz de reproduzir vídeo e para diferenciá-lo dos "tocadores de MP3", que só reproduzem áudio. Na realidade, quase todos esses aparelhos são incompatíveis com MP4, mesmo quando a palavra "mp4" está presente. O usuário é obrigado a processar seus filmes com um programa especial que os converte para o formato AMV ou outro formato similar de baixa resolução.

 

Devido à similaridade nos nomes, alguém pode ser levado a pensar que MP4 trata-se de uma evolução do já popular MP3, mas na verdade tratam-se de tecnologias distintas. MP3 é um codec de áudio, enquanto MP4 é um container de áudio e container de vídeo. Estando codificado, um MP4 pode inclusive conter um MP3.

Link to comment
Share on other sites

http://www.mp3-tech.org/content/?48kbps%20...20public%20test

 

 

 

Façam este teste..

 

 

E vejam que o mp3 não dura muito... aliás até já tem o seu sucessor o mp3Pro... http://www.mp3-tech.org/sbr.html

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Sim, não estou a dizer que não tenho ou que não compro som em mp3, simplesmente referi que gosto de ter os originais, ou seja, o cd com o booklet e blablabla. Não estou a dizer que o mp3 também não pode ser original. :)

 

 

tb é verdade que as editoras de trance para variar são as que tao mais atrasadas..

 

mas o caminho a seguir vai ser o de cada vez mais disponibilizar musicas SÓ em formato digital..

 

qualquer dia queres um musica e não vais ter alterantiva a não ser em compra-la em formato digital..

 

Infelizmente essa realidade parece ser bastante utópica, pelo menos no cantinho à beira mar plantado. É sabido que o mercado do mp3 anda-se a expandir a olhos vistos, infelizmente em Portugal tens o material apreendido se tocas mesmo com mp3 pagos.

Tenho uns quantos cds com música comprada no BeatPort e tenho as facturas todas, no entanto se for apanhado levo na tola como os outros todos.

É gritante e revoltante.

 

Pior é que estão a par disso e nada fazem para se adaptar à realidade.

 

 

 

 

O Beatport não é um site em que as músicas são legalizadas através de licenciamento do tipo Creative Commons?

 

 

 

Se for esse o caso a lei para os autores portugueses já prevê o uso deste tipo de licenciamento. Logo em princípio pode-se tocar MP3 comprado desde que o licenciamento preveja a utilização em espaços públicos, e muitos editores independentes dão agora essa possibilidade. Pode ser uma pequena revolução em termos de licenciamento, equacionando o grande domínio do tipo de contratos (no rights basicamente) que as major oferecem.

Link to comment
Share on other sites

No beat port não encontro as faixas que procuro. ops...

 

Não digo que não ao mp3s a 320, mas se pago gosto de ter algo físico. Se é para ter uma ou duas músicas deixo-me ficar com a versão em mp3s.

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...

relativamente ao topic .. á votação... qual é a dúvida? ;)

KIN 48

 

Estrela Solar Amarela

Pulso c/o fim de embelezar

Realizando a Arte

Selo o armazém da elegância

c/o tom solar da intenção

Eu sou guiado pelo poder do florescimento

 

 

 

 

Bota som de preferencia bom...

Link to comment
Share on other sites

Se não ouvires a diferença, com um bocado de audição sentes... por alguma razão o pessoal codifica musicas em formato sem percas!!!!!! não é só para o estilo ;-)

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Para notares...primeiro que tudo tens de conhecer muito, mas mesmo muito bem a mesma versão sem ser comprimida e mesmo assim se o notares podes considerar-te tisico

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Para notares...primeiro que tudo tens de conhecer muito, mas mesmo muito bem a mesma versão sem ser comprimida e mesmo assim se o notares podes considerar-te tisico

 

 

 

 

 

ouvir a original, converter e ouvir em mp3... se tiveres um placa minimamente boa.. um leitor tipo winamp ou isso.. ja da pra notar... :unsure:

KIN 48

 

Estrela Solar Amarela

Pulso c/o fim de embelezar

Realizando a Arte

Selo o armazém da elegância

c/o tom solar da intenção

Eu sou guiado pelo poder do florescimento

 

 

 

 

Bota som de preferencia bom...

Link to comment
Share on other sites

Devem-se contar pelos dedos das mãos os sistemas de som em Portugal onde seja realmente perceptível a diferença entre wavs e mp3 (320kbps).

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

eia... nao sabia q tinha tantas capacidades ... :wow:

 

 

 

 

 

experimentem abrir um som no soundforge ou no nero wave editor full on ou completamente preenchido de samples....

 

e ponham a tocar na mesma parte em mp3....

 

 

 

 

 

 

 

os cd's de trance antigamente traziam uma dica em quase todos, não sei se ainda trazem... algo como Listen out Loud

 

pode ajudar na percepção

 

 

ah .. tb sou da mesma opinião q não é em todos os sons q se nota... há sons q não puxam tanto.. se não tiverem tanto preenchimento é natural q não se note...

 

Amália rodrigues... não noto diferença de mp3 pa wav lolololol

 

;)

KIN 48

 

Estrela Solar Amarela

Pulso c/o fim de embelezar

Realizando a Arte

Selo o armazém da elegância

c/o tom solar da intenção

Eu sou guiado pelo poder do florescimento

 

 

 

 

Bota som de preferencia bom...

Link to comment
Share on other sites

Eu votei sim, se o p.a. estiver em bom estado de conservaçao e se conseguir/puder tocar alto o suficiente. Muitas vezes noto diferenças (entre MP3 e CD) a nivel de gains, nas pausas ouve-se ruido (associado a distorçao), e nao tem tanto corpo. Para alem de o tecnico de som ter de compensar frequencias, nao vai tocar nem tao alto (distorce) nem com tanta riqueza e brilho.

 

as pessoas vão a uma festa pa ouvir kualidade e pagam

 

para isso. os djs são pagos, por isso k tirem algum dinheiro po lado pa comprar musica com kualidade.

 

Era bom que isso acontecesse todas as vezes..e comprar cds nao sai barato. E' mais provavel que o deejay tenha de investir ele, sem nao quiser estar a espera. Mas concordo sem duvida quando dizes que as pessoas tem de ouvir qualidade, mesmo quando nao se apercebem desse facto.

 

Sim, não estou a dizer que não tenho ou que não compro som em mp3, simplesmente referi que gosto de ter os originais, ou seja, o cd com o booklet e blablabla. Não estou a dizer que o mp3 também não pode ser original. :)

 

 

tb é verdade que as editoras de trance para variar são as que tao mais atrasadas..

 

mas o caminho a seguir vai ser o de cada vez mais disponibilizar musicas SÓ em formato digital..

 

qualquer dia queres um musica e não vais ter alterantiva a não ser em compra-la em formato digital..

 

E porque disponibilizar musicas so' em formato digital? As editoras nao estao a ter lucro suficiente?

 

Eu ca' gosto da alegria que sinto quando recebo cds novos em casa, tipo abrir prendas, ver o booklet, etc. :yahoo:

ignorance is bliss. no wonder so many people are happy with Windows.

 

_myspace _

_chinese fur farms - "ah e tal assinem a petiçao mas nao vejam o video." - vejam mas e' o video, assinem a petiçao e boicotem peles de qualquer animal.

 

arch8015linux2.png

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

"comprar cd's nao sai barato..." Epah se o dj nao quer investir em som... entao q raio de dj é esse? uma pessoa quando gosta do que faz... faz por merecer o mérito e mesmo q não seja o melhor oferece aquilo q pode.. e se não começa pela qualidade então a quantitdade é apenas uma falsa imagem de que percebe gosta e aprecia o som e aquilo q faz... ser conhecido ir a festas pela guest e nao investir em som... isso é de quem se quer fazer passar por dj e não alguem q quer qualidade.. mas sim quantidade e variedade.... e claro q só pode querer aproveitar-se do facto de ser DJ... lol mp3 ????

KIN 48

 

Estrela Solar Amarela

Pulso c/o fim de embelezar

Realizando a Arte

Selo o armazém da elegância

c/o tom solar da intenção

Eu sou guiado pelo poder do florescimento

 

 

 

 

Bota som de preferencia bom...

Link to comment
Share on other sites

bem isto é tipooo jakares e dinosauros esta treta de konversa!!!

 

mp3 killerrr muitos rippers sao verdadeiros masterizadoressss: som kristalino e limpo ate mais k o cd

wav atinge frekuenxias a partir de xxx wahtiiis em k o mp3 ja nao as tem, pois ja foram apagadas na conversao pra mp3, isso muito importante nas pistas e em festas, pork nexexitas de as ouvir pra sentires o sonoro komo deves ser e pra t envolveres nele.

 

ja pra nao falar em muitos outros aspectos k kompra de cds... mp3 onde usar e komo etc...

 

 

doentesssssssssssssssss

 

 

:smoke:

Link to comment
Share on other sites

O MP3 é um formato desenhado exactamente para ser pequeno e portatil com o maximo de qualidade possivel, ja wave nao e assim, importa-se com qualidade e borrifa-se para o tamanho.Mas tao pouco e o "melhor" formato para um grande PA digo desde ja em minha OPINIAO!

 

Nao consigo e perceber algumas coisas:

 

Tantos puristas de som a defender wave mas ainda nao vi ninguem chegar aqui a defender RAW (nao e o papel e mesmo o formato), nem tao pouco analogico vs digital.

 

Claro que mp3 nao vai correr bem em PA grandes ... afinal de contas ele foi desenvolvido para andar no teu "bolso", no entanto seja em que genero for nao e raro apanhar samples "merdosas" importadas directamente de mp3 e exportadas posteriormente para wave (eu estou a notar isso agora que comecei a usar vozes mais longas que um pequeno loop de 2/3 segundos) e nao preciso de nenhum ouvido musical ou boas colunas para me aperceber disso.

 

Porque tanta preocupaçao em mostrar qualidade num grande PA, se nas colunas de casa nao surtiram esse efeito?O que quero dizer e que se preocupam com a qualidade do som (quente/frio a moda de um bom banho) mas nao se preocupam tanto na composiçao ? Copiando re-copiando e voltando a copiar as mesmas samples ou patterns com vsts diferentes ... as musicas que mais "ma puxam" foram feitas com maquinas que teem mais ou menos o equivalente a 5% do processamento standard actual. Tendo nota disto ..."Qual foi a ultima vez que saiste a rua para capturar sons com um microfone?"

 

 

Alem de que ... duvido que os "consumidores" habituais dos fim de semana de sexta a segunda consigam ainda manter algum nivel de audibilidade "musical" e notem que so ouvem son de x a x hz :)

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

mp3 killerrr muitos rippers sao verdadeiros masterizadoressss: som kristalino e limpo ate mais k o cd

 

Quem te meteu essa ideia na cabeça??? :wow:

Link to comment
Share on other sites

mp3 killerrr muitos rippers sao verdadeiros masterizadoressss: som kristalino e limpo ate mais k o cd

 

Quem te meteu essa ideia na cabeça??? :wow:

 

Pois.. é que podem dar a volta á coisa com alguns truques mas melhor não pode mesmo ser. É como um BMP vs Jpeg.

Link to comment
Share on other sites

kapixi doenteeeeeeeee!!!! but not have some frekuenxiesss!!!

 

Rippers and rippers is people sick about mp3 !!!

 

 

:diablo:

Link to comment
Share on other sites

kapixi doenteeeeeeeee!!!! but not have some frekuenxiesss!!!

 

Rippers and rippers is people sick about mp3 !!!

 

 

:diablo:

 

Hã? Não percebi um boi do que tu dissteste. :wacko:

Link to comment
Share on other sites

Off-topic- Schyzofrenixilina a venda na sua farmacia mais proxima :)

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

eu agora tenho comprado a minha musica em wave ( + €1 em cada musica) nas diversas lojas online...

não noto diferença nenhuma (wave » mp3 "320")quer a tocar em casa quer com os PA's normalissimos que se encontram nas festas....

e quem diz que nota diferença, da proxima vez que tiverem doentes é melhor irem ao veterinário pois deves ser raçados de gato ou outro animal qualquer que tenha uma audição super apurada..

 

tenho é apanhado muitas releases cuja masterização da musica é um nojo..

lembro-me de comprar não sei quantas faixas de zoo brazil que tinham um sonoridade do pior... desisti de comprar musicas dele daquela editora...

Link to comment
Share on other sites

não noto diferença nenhuma (wave » mp3 "320")quer a tocar em casa quer com os PA's normalissimos que se encontram nas festas....

e quem diz que nota diferença, da proxima vez que tiverem doentes é melhor irem ao veterinário pois deves ser raçados de gato ou outro animal qualquer que tenha uma audição super apurada..

 

esta votação ja é de si ridicula... porque é quase uma votação para ver o numero de ignorantes que existe no forum

 

então essa afirmação que para alguem notar a diferença de 320 kbs para o wave tem que ser sobredotado então é ke ta demais! lol

 

agora vou te provar... que secalhar tu é que devias ir ao medico (deves ter graves problemas a nivel de percepção auditiva!)

 

agarrei num som e renderizei em mp3 e em wave... e fiz uma leitura de espectro

 

waveht6.jpg <- WAVE

 

mp3xd7.jpg <- MP3 320kbs

 

para começar... o mp3 não pode competir com o wave...

qualquer pessoa com experiencia em produção ou estudio... sabe disso! os mp3 não tocam todas as frequencias

como é possivel ver na leitura de espectro...

a direita de 19 KHZ o ke ha??? nada... imagem incompleta do sinal ...

 

ou seja... todos os sons que na realidade estejam naquelas frequencias desaparecem no mp3

 

passo a sitar exemplos: caudas de delays, reverbs e percurções ficam comprimidas em mp3 e são os componentes das musicas o qual

se notam mais diferenças de um wave para um mp3 quanto mais "fininhos" forem as percurçoes então nota-se mais ainda nos mp3

a perda de qualidade...

 

e alem disso os panings nos mp3 perdem nitidez... os sons ficam mais centrados... resultado dai uma perda de profundidade no som

 

por isso não vale apena virem com tretas do ha e tal os 320 kbs é a mesma coisa que o wave...

 

Porque não é... é isso nota-se bem a ouvir!

 

a unica coisa chata que o wave tem é que ninguem consegue arranjar torrentz ou links para as faixas né?

Link to comment
Share on other sites

Um dia destes a gente prova isso.....sem recorreres ao espectro.....depois quero ouvir o teu ouvido sobredotado a distinguir o wav do mp3

 

Pomos aleatoriamente uma em wav e o rip em mp3 do mesmo, e tu identificas ....pode ser

 

.....quero ver se tens a percepção das frequencias comidas ;)

 

ps: na teoria o que diz é de todo verdade......mas na prática a percepção do ouvido humano não chega lá

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Dimensões da onda sonora

 

Freqüência (f)

 

É o número de ciclos que as partículas materiais realizam em um determinado período de tempo.

 

A faixa de freqüência audível para o ouvido humano encontra-se entre 16 e 20.000 Hz.

 

Animais

 

Gatos: 10 a 60.000 Hz

Cães: 15 a 50.000 Hz

Morcegos: 10.000 a 120.000 Hz

Golfinhos: 10.000 a 240.000 Hz

 

 

http://simoes.pro.br/pierangela/aulas/conceitos_basicos.htm

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

não noto diferença nenhuma (wave » mp3 "320")quer a tocar em casa quer com os PA's normalissimos que se encontram nas festas....

e quem diz que nota diferença, da proxima vez que tiverem doentes é melhor irem ao veterinário pois deves ser raçados de gato ou outro animal qualquer que tenha uma audição super apurada..

 

esta votação ja é de si ridicula... porque é quase uma votação para ver o numero de ignorantes que existe no forum

 

então essa afirmação que para alguem notar a diferença de 320 kbs para o wave tem que ser sobredotado então é ke ta demais! lol

 

agora vou te provar... que secalhar tu é que devias ir ao medico (deves ter graves problemas a nivel de percepção auditiva!)

 

agarrei num som e renderizei em mp3 e em wave... e fiz uma leitura de espectro

 

waveht6.jpg <- WAVE

 

mp3xd7.jpg <- MP3 320kbs

 

para começar... o mp3 não pode competir com o wave...

qualquer pessoa com experiencia em produção ou estudio... sabe disso! os mp3 não tocam todas as frequencias

como é possivel ver na leitura de espectro...

a direita de 19 KHZ o ke ha??? nada... imagem incompleta do sinal ...

 

ou seja... todos os sons que na realidade estejam naquelas frequencias desaparecem no mp3

 

passo a sitar exemplos: caudas de delays, reverbs e percurções ficam comprimidas em mp3 e são os componentes das musicas o qual

se notam mais diferenças de um wave para um mp3 quanto mais "fininhos" forem as percurçoes então nota-se mais ainda nos mp3

a perda de qualidade...

 

e alem disso os panings nos mp3 perdem nitidez... os sons ficam mais centrados... resultado dai uma perda de profundidade no som

 

por isso não vale apena virem com tretas do ha e tal os 320 kbs é a mesma coisa que o wave...

 

Porque não é... é isso nota-se bem a ouvir!

 

a unica coisa chata que o wave tem é que ninguem consegue arranjar torrentz ou links para as faixas né?

 

 

fazemos assim..

vais la a minha casa e eu passo 10 musicas.. 5 em wave e 5 e mp3..

 

se conseguires distiguir pago-te um jantar..

 

 

 

é que pago mesmo uim janta á alminha que conseguir distinguir num pa normalissimo a diferença..

 

é só sobredotados ... parece que têm um CPU dentro da cabeça ...

 

ridiculo..

Link to comment
Share on other sites

Tenho estado ver mais sites acerca disto e no geral dizem que a amplitude de frequencia humana audivel é de 20 hz a 20 khz......como se pode ver no espectro do Cosmo Circle o que é comido a nivel de frequencias não chega a ser perceptivel ao ouvido humano, estando no ficheiro audio ou não

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Tenho estado ver mais sites acerca disto e no geral dizem que a amplitude de frequencia humana audivel é de 20 hz a 20 khz

 

Esses 20-20 que falas, são supostamente em pessoas muito novas, sem terem tido sido expostos a ambientes demasiado ruidosos, doenças que ataquem os ouvidos etc etc...pois o ser humano vai perdendo essa capacidade, e na idade adulta está já longe de tal espectro.

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

Um dia destes a gente prova isso.....sem recorreres ao espectro.....depois quero ouvir o teu ouvido sobredotado a distinguir o wav do mp3

 

Pomos aleatoriamente uma em wav e o rip em mp3 do mesmo, e tu identificas ....pode ser

 

.....quero ver se tens a percepção das frequencias comidas ;)

 

ps: na teoria o que diz é de todo verdade......mas na prática a percepção do ouvido humano não chega lá

 

 

o meu ouvido nao é sobredotado... nem é preciso ser para notar os defeitos dos mp3

 

eu noto bem a diferença dum wave para um mp3..

e acredita que noto ainda mais hoje... do que notava a uns anos atraz

 

terei ficado com o ouvido mais apurado desde então ? Não

simplesmente eu agora oiço com muito mais atenção as coisas...

coisa que leigos, que apenas ouvem trance atravez de mp3 não serão capazes de fazer... se nunca tiverem opurtunidade de

ouvir o som original em wave!

 

alem disso posso comparar facilmente um formato para o outro...

 

tu ja nao distingues os sons de random mode de wave para mp3 a 320 kbs? :huh:

 

enfim eu acho é desnecessario discutir algo que é demasiado obvio.. e que é uma perda de tempo!

Link to comment
Share on other sites

Tenho estado ver mais sites acerca disto e no geral dizem que a amplitude de frequencia humana audivel é de 20 hz a 20 khz......como se pode ver no espectro do Cosmo Circle o que é comido a nivel de frequencias não chega a ser perceptivel ao ouvido humano, estando no ficheiro audio ou não

 

 

oh spock é estupidez pura e dura..

não têm onde cair mortos enquanto "musicos " e depois armam-se aos cucos..

 

eu desde de 2006 que compro musica no beatport.. gastei neste ultimos quase 800€ em MP3... as ultimas encomendas que fiz foram em Wave e paguei mais 1 € por musica e não se nota rigorosamente nada num PA normal..

 

 

se me falarem por exemplo no PA que está no domus ou por exemplo um PA profissional de estudio de gravação ainda admito que consigam notar uma diferença minima.. tudo o resto é treta.....

Link to comment
Share on other sites

Um dia destes a gente prova isso.....sem recorreres ao espectro.....depois quero ouvir o teu ouvido sobredotado a distinguir o wav do mp3

 

Pomos aleatoriamente uma em wav e o rip em mp3 do mesmo, e tu identificas ....pode ser

 

.....quero ver se tens a percepção das frequencias comidas ;)

 

ps: na teoria o que diz é de todo verdade......mas na prática a percepção do ouvido humano não chega lá

 

 

o meu ouvido nao é sobredotado... nem é preciso ser para notar os defeitos dos mp3

 

eu noto bem a diferença dum wave para um mp3..

e acredita que noto ainda mais hoje... do que notava a uns anos atraz

 

terei ficado com o ouvido mais apurado desde então ? Não

simplesmente eu agora oiço com muito mais atenção as coisas...

coisa que leigos, que apenas ouvem trance atravez de mp3 não serão capazes de fazer... se nunca tiverem opurtunidade de

ouvir o som original em wave!

 

alem disso posso comparar facilmente um formato para o outro...

 

tu ja nao distingues os sons de random mode de wave para mp3 a 320 kbs? :huh:

 

enfim eu acho é desnecessario discutir algo que é demasiado obvio.. e que é uma perda de tempo!

 

bora.. combina com o spock e anda la fazer o teste..

 

pago-te o jantar se adivinhares metade das musicas...

 

 

 

leigo?? mas tu és quem no mundo do trance para estares com esse discurso de superioridade ? é musico ? o que editaste ??

Link to comment
Share on other sites

Não distingo não senhor.....a 320 Kb não consigo ter essa percepção e duvido que algum humano o consiga, a não ser que seja cego....

 

 

Volto a repetir, quais são as frequencias comidas no espectro que mostraste? Não são de 20 khz pra frente?

 

Se o humano ouve de 20 hz a 20 khz.....como consegues dar pela falta dos 21 khz, 22khz etc»??? Aqui nem estamos a falar prática é mesmo de teoria

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

se me falarem por exemplo no PA que está no domus ou por exemplo um PA profissional de estudio de gravação ainda admito que consigam notar uma diferença minima.. tudo o resto é treta.....

Sim teria de ser num pa com bastante pujança e não com os agudos como mostra o espectro "comidos".....se o mp3 comer frequencias graves, vais notar pelas vibrações e não pelo ouvido......pois as frequencias graves no ouvido só são perceptiveis com volume muito alto, se tiveres volume baixo nem notas quase o grave onde quer que ele estaja a tocar....... (remember o pa dos meus anos, até diziamos que não estava a tocar....LOL)

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Depende às vezes do mp3s. Eu houve projectos de goa que pensava que não tinham boa qualidade de som, quando na verdade era que o mp3s que distorcia a música. Os agudos são os primeiros a sofrer.

 

Por outro lado, já apanhei wavs e mp3s que em casa, não consigo notar a diferença.

 

 

Errado. perdes tudo mas começa pelo grave. a partir do momento em que passas para mp3 320 o grave puff... daé para baixo começa o resto aos 128kb/s os agudos já parecem distorcer e daí para baixo mete nojo. para mim o limite é mesmo os 192 e menos que isso é pa eskecer mesmo mas gravando eu algo para o pc é sempre a 320 que é o maximo.

 

Dou-te um exemplo- Metes num leitor uma faixa no cd original e no outro lado em mp3 e pode ser a 320kb/s. mete grave, medio e agudo a meio e regula o ganho até atingires os 0db's em PFL em ambas as faixas.

 

1º que tudo a faixa em mp3 já vai ter que ter o ganho mais puxado do que a faixa original e mesmo assim... falta grave... começa a conpensar com o ganho de bass da faixa em mp3. vais reparar que se preciso for já atingiste os +5db's de PFL na faixa mp3 e mesmo assim ainda nao foste buscar o bass que a faixa original tem...

 

É IMPOSSIVEL obter o que já foi perdido e por muito que compenses com o ganho de volume ou com o ganho de bass NUNCA vais buscar o mesmo bass pois a mesa nao faz milagres... já o mandast po lixo quando passaste para mp3 320kb/s uma faixa que no formato original tinha certa de 1440 kb/s...

 

Todas as frequencias sao afectadas mas em especial o grave e volume é claro.. daí para baixo é quando começas a notar no resto e como já reberi aos 128 os agudos e medios agudos já parecem distorcer...

 

pelo que aqui leio até fico derepente com o ego a explodir... devo ser sobredotado pois consigo destinguir a diferença entre uma faixa original e a mesma em mp3.. isso de "CONSEGUES DESTINGUIR?" tem muito que se lhe diga... como seria feita a comparaçao??? se me mostrarem a original e a mp3 de seguida mesmo que com as devidas compensaçoes nos ganhos posso dizer que vou DE CERTEZA notar a diferença... claro que uma faixa metida no meio de outras tantas nunca irei notar a menos que esteja com um bit/rate de merda mesmo... a 320 soa sempre bem mas claro que nada como a original..

 

com o p.a. a gritar alguma vez se vai dizer que é mp3 a 320kb/s porque falta grave? claro que não mas se me meteres as 2 .. claro que sim...

 

a todos aqueles que acham que soa igual sendo mp3 ou wave... so vos tenho a dizer "dediquem-se à pesca pois esse ouvido nao anda bom"

 

Seja na aparelhagem, no pc ou no p.a. eu noto a diferença DE CERTEZA... sou um espectaculo.. sou sobredotado... ou nao....

FACEBOOK

https://www.facebook.com/HugoGuilhermeAsura

 

"A marcha é linda e não pára..."

Link to comment
Share on other sites

Se o humano ouve de 20 hz a 20 khz.....

 

Não existe hoje em dia nenhum ser humano adulto que consiga ouvir dos 20 aos 20...

 

Mas vou agora discordar numa coisita,,,mesmo a 320 é possível por vezes conseguir notar que não é o original, isto em ambiente controlado e com comparação directa entre as duas versões, umas vezes também por culpa de como e onde (software) se usou para fazer a compressão para MP3. Não digo que note nas frequências em si, mas sm principalmente na imagem stereo da musica.

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

Mas esta gente não sabe conversar normalmente?? Tem de ter sempre o discurso do ego em alta?

 

 

 

 

Oh asura, o espectro do Cosmo indica que as frequencias comidas são as agudas e não se nota diferença nas médias nem nas graves......é um facto!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Não distingo não senhor.....a 320 Kb não consigo ter essa percepção e duvido que algum humano o consiga, a não ser que seja cego....

 

 

Volto a repetir, quais são as frequencias comidas no espectro que mostraste? Não são de 20 khz pra frente?

 

Se o humano ouve de 20 hz a 20 khz.....como consegues dar pela falta dos 21 khz, 22khz etc»??? Aqui nem estamos a falar prática é mesmo de teoria

 

 

rapaz, os amplificadores é que trabalham de 20hz a 20khz nao os ouvidos humanos. se encontrares alguem que oiça essa gama de frequencias toda eu pago-te um gelado...

 

e isso nunca é padrao... cada um tem o seu ouvido e 20hz sentem-se mais do que se ouvem....

FACEBOOK

https://www.facebook.com/HugoGuilhermeAsura

 

"A marcha é linda e não pára..."

Link to comment
Share on other sites

Mas esta gente não sabe conversar normalmente?? Tem de ter sempre o discurso do ego em alta?

 

 

 

 

Oh asura, o espectro do Cosmo indica que as frequencias comidas são as agudas e não se nota diferença nas médias nem nas graves......é um facto!

 

eu ainda estou a responder a pagina um.. nao vi nada disso

FACEBOOK

https://www.facebook.com/HugoGuilhermeAsura

 

"A marcha é linda e não pára..."

Link to comment
Share on other sites

Se o humano ouve de 20 hz a 20 khz.....

 

Não existe hoje em dia nenhum ser humano adulto que consiga ouvir dos 20 aos 20...

 

Mas vou agora discordar numa coisita,,,mesmo a 320 é possível por vezes conseguir notar que não é o original, isto em ambiente controlado e com comparação directa entre as duas versões, umas vezes também por culpa de como e onde (software) se usou para fazer a compressão para MP3. Não digo que note nas frequências em si, mas sm principalmente na imagem stereo da musica.

Tal como disse anteriormente......mesmo que se note um minimo terias de conhecer muito, mas mesmo muito bem a versão original da musica e sem ser ripada.........agora ouvires uma coisa e dizeres isto é mp3 (a 320 kb)??? Vamos aos factos, e quem acha que sim, eu gostaria de presenciar

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

WAV é WAV...mas pa tar em casa há Mp3 k até escapam..

Explicações técnicas não sei dar,mas há por aki ppl com estudos para o fazer. :)

 

nao precisas disso quando tens interesse e gosto pela materia... hoje em dia tiras um "curso" so com a net se tiveres dedicaçao... o que aqui se discute nao requer estudos mas sim ouvido que é coisa que alguns nao têm mas pensam ter....

FACEBOOK

https://www.facebook.com/HugoGuilhermeAsura

 

"A marcha é linda e não pára..."

Link to comment
Share on other sites

1º que tudo a faixa em mp3 já vai ter que ter o ganho mais puxado do que a faixa original e mesmo assim... falta grave... começa a conpensar com o ganho de bass da faixa em mp3. vais reparar que se preciso for já atingiste os +5db's de PFL na faixa mp3 e mesmo assim ainda nao foste buscar o bass que a faixa original tem...

 

essa do ganho tb não é verdade....

Link to comment
Share on other sites

Os sons de freqüência inferior a 20 Hz chamam-se infra-sons e provocam náuseas e perturbações intestinais. Os sons de freqüência superior a 20 000 Hz são os ultra-sons e são usados, por exemplo, nas ecografias e nos sonares. O Homem consegue ouvir sons entre 20 Hz e 20 000 Hz e produzir sons entre 85 Hz e 1 100 Hz. Os cães conseguem ouvir sons entre os 15 Hz e os 50 000 Hz e produzem sons entre os 452 Hz e os 1 800 Hz. Os morcegos conseguem ouvir sons de freqüências entre os 1000 Hz e os 120 000 Hz mas só produzem sons a partir dos 10 000 Hz.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Espectro_sonoro

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

agora ouvires uma coisa e dizeres isto é mp3 (a 320 kb)???

 

Sim...lógico que não é assim, só mesmo por comparação directa. Agora abaixo disso, num P.A decente percebe-se já a falta de algumas frequências.

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

WAV é WAV...mas pa tar em casa há Mp3 k até escapam..

Explicações técnicas não sei dar,mas há por aki ppl com estudos para o fazer. :)

 

nao precisas disso quando tens interesse e gosto pela materia... hoje em dia tiras um "curso" so com a net se tiveres dedicaçao... o que aqui se discute nao requer estudos mas sim ouvido que é coisa que alguns nao têm mas pensam ter....

 

oh asura..

 

fonix.. que mania..

quem anda aqui a dizer que tem ouvido e depois não tem são voces..

 

até já ouvem frequencias que o ouvido humano não está habilitado para tal..

 

voces deviam entrar na serie dos heros...

Link to comment
Share on other sites

O MP3 (MPEG-1/2 Audio Layer 3) foi um dos primeiros tipos de compressão de áudio com perdas quase imperceptíveis ao ouvido humano. A taxa de compressão é medida em Kb/s (kilobits por segundo), sendo 128 Kb/s a qualidade padrão, na qual a redução do tamanho do arquivo é de cerca de 90%, ou seja, uma razão de 10:1. Essa taxa de compressão atualmente pode chegar até 320 Kb/s, a qualidade máxima, na qual a redução do tamanho do arquivo é de cerca de 25%, ou seja, uma razão de 4:1, passando antes por 192 Kb/s, 256 Kb/s, ou seja, o máximo de qualidade que pode ser tirado em MP3.

 

O método de compressão com perdas consiste em retirar do áudio tudo aquilo que o ouvido humano normalmente não conseguiria perceber, devido a fenômenos de mascaramento de sons e de limitações da audição humana (embora pessoas com ouvido absoluto possam perceber tais perdas).

 

 

 

[editar] Princípios

As taxas de compressão alcançadas pelo MP3 chegam a até 12 vezes, dependendo da qualidade desejada. Para fazer isso o MP3 utiliza-se, além das técnicas habituais de compressão, de estudos de psico-acústica, sendo que estes permitem aproveitar-se das limitações e imperfeições da audição humana.

 

A utilização dos limites da audição humana baseia-se em três princípios básicos:

 

1)Faixa de frequência audível dos seres humanos;

2)Limiar de audição na faixa de frequência audível;

3)Mascaramento em frequência e mascaramento temporal.

Faixa de frequência audível humana: O ouvido humano, devido às suas limitações físicas, é capaz de detectar sons em uma faixa de frequência que varia de 20Hz a 20KHz, sendo que estes valores podem variar de indivíduo para indivíduo e também com a idade (com o envelhecimento perdemos a capacidade de ouvir frequências mais altas). Desta forma, não faz sentido armazenar dados referentes a sons fora desta faixa de frequência, pois ao serem reproduzidos, os mesmos não serão percebidos por um ser humano. Esta é a primeira limitação da audição humana do qual o sistema MP3 faz uso para alcançar altas taxas de compressão. De acordo com o Teorema de Nyquist, para garantir a reprodução de um sinal, temos de amostrá-lo pelo menos a duas vezes sua frequência máxima. Ou seja, neste caso, como a frequência máxima de interesse é 20KHz, basta amostrar a 40KHz. Utilizam-se 44100Hz como taxa de amostragem, pois levam-se em consideração 10% de tolerância e busca-se um valor produto dos quatro primeiros números primos. (Obs. (2x3x5x7)^2 = 44100). Desta forma, esta taxa de amostragem funciona como um filtro passa-baixas, que remove todos os componentes de frequência fora da faixa de interesse, neste caso, acima de 20Khz.

Limiar de audição na faixa de frequência audível: Outro fator utilizado pela codificação MP3 é a curva de percepção da audição humana dentro da faixa de frequências audíveis, ou Limiar de Audição. Apesar da faixa de audição humana variar entre 20Hz e 20KHz, a sensibilidade para sons dentro desta faixa não é uniforme. Ou seja, a percepção da intensidade de um som varia com a frequência em que este se encontra. Desta forma, o MP3 utiliza-se desta propriedade para obter compressão em arquivos de áudios. Esta abordagem é bastante intuitiva, sendo que o que se faz é descartar amostras que se encontrem abaixo deste limiar.

Mascaramento em frequência e mascaramento temporal: Por fim, uma última propriedade da audição humana ainda é utilizada pelo método é o chamado mascaramento auditivo, ou “audiabilidade diminuída de um som devido à presença de outro”, podendo este ser em frequência ou no tempo. O mascaramento em frequência ocorre quando um som que normalmente poderia ser ouvido é mascarado por outro, de maior intensidade, que encontra-se em uma frequência próxima. Ou seja, o limiar de audição é modificado (aumentado) na região próxima à frequência do som que causa o ocorrência do mascaramento, sendo que isto se deve à limitação da percepção de frequências do ouvido humano. O mascaramento em frequência depende da frequência em que o sinal se encontra, podendo variar de 100Hz a 4KHz. Em função deste comportamento, o que o método de compressão do MP3 faz é identificar casos de mascaramento em frequência e descartar sinais que não serão audíveis devido a este fenômeno. Além do mascaramento em frequência, temos ainda o mascaramento no tempo, sendo que este ocorre quando um som forte é precedido por um mais fraco que encontra-se em uma frequência próxima à do primeiro. Se o intervalo de tempo entre os dois for suficientemente pequeno, este som mais fraco não será percebido pela audição humana. Se um som é mascarado após um som mais forte, temos o chamado pós-mascaramento. No caso de um som ser mascarado antes do som mais forte, temos o que chamamos de pré-mascaramento. O pré-mascaramento existe só por um curto momento, cerca de 20ms, enquanto que o pós-mascaramento tem efeito por até 200ms. O método de compressão do MP3 utiliza-se portanto deste fenômeno, identificando casos onde o mesmo ocorre e descartando sons que seriam mascarados, o que permiter reduzir a informação de áudio consideravelmente sem mudança audível.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mp3

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Fiquei indeciso avozinha...

 

 

Ia responder Não.. que não consigo destinguir... mas esses 192kb... não são "transparent cd quality"

 

 

Se alterasses isso para mp3 320 CBR ou para 100% quality VBR... aí já votava...

 

 

Chamem-me picuinhas :D

 

 

vbr = Variable bit rate... o vbr atinge no maximo os 320kb/s apenas como o maximo do formato vulgar de mp3... nas partes com menos preenchimento o bit rate desce para poupar espaço e nas partes mais barulhentas ele sobe para nao se perder tanta qualidade... pessoalmente nao uso o vbr e esse formato nao é nada amigo do leitor mp3 se bem que nao gravo cd's em mp3 tamb.

 

Os leitores nao deixam ver o tempo ao contrario pois estando o bit rate sempre a oscilar é impossivel o leitor associar os megas ao bit rate para determinar o tempo restante

FACEBOOK

https://www.facebook.com/HugoGuilhermeAsura

 

"A marcha é linda e não pára..."

Link to comment
Share on other sites

agora ouvires uma coisa e dizeres isto é mp3 (a 320 kb)???

 

Sim...lógico que não é assim, só mesmo por comparação directa. Agora abaixo disso, num P.A decente percebe-se já a falta de algumas frequências.

Até nos meus monitores e olha que eles são bue flats.....têm um bocado de falta de graves, e eu noto aos 192 e talvez aos 256 a nivel de volumes, mas a 320 se a ripagem for feita de audio ou numa compra digital não manco.........o que acontece muitas vezes, é que as coisas que saiem da net estão a 320Kb, mas foram convertidas através de um formato mais pequeno......

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

WAV é WAV...mas pa tar em casa há Mp3 k até escapam..

Explicações técnicas não sei dar,mas há por aki ppl com estudos para o fazer. :)

 

nao precisas disso quando tens interesse e gosto pela materia... hoje em dia tiras um "curso" so com a net se tiveres dedicaçao... o que aqui se discute nao requer estudos mas sim ouvido que é coisa que alguns nao têm mas pensam ter....

 

oh asura..

 

fonix.. que mania..

quem anda aqui a dizer que tem ouvido e depois não tem são voces..

 

até já ouvem frequencias que o ouvido humano não está habilitado para tal..

 

voces deviam entrar na serie dos heros...

 

 

desculpa??? so podees tar a gozar comigo concerteza amigo... nao fui eu que disse que o ouvido humano ouve de 20hz a 20khz concerteza.. tira la um excerto do meu texto para justificar isso que dizes que até gostava de te perceber... é que nem vas por aí que comigo nao tens hipotese

FACEBOOK

https://www.facebook.com/HugoGuilhermeAsura

 

"A marcha é linda e não pára..."

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!