Jump to content
×
×
  • Create New...

Ayahuasca - A Universidade Gaia


Recommended Posts

Outra coisa que é um disparate pegado é a tua última frase. Alguns dos fármacos mais extensivamente estudados pelo Homem, desde a sua descoberta até aos dias de hoje, encontram-se na tabela I dos EU.

 

A maioria sim, mas muitas das substancias, precisamente por estarem classificadas dessa maneira, nao podem ser estudadas livremente de um modo saudavel e proveitoso para o ser humano, pois nao servem os "propositos" da DEA no que toca a substancias psicoactivas. Acho que era esse o aspecto a que o Free Too se estava a referir. Como disseste no outro topico e bem, o LSD eh das subtancias ilegais mais estudadas da historia, mas nem por isso compreendemos ainda o seu total potencial, precisamente por os estudos e as experiencias controladas nos seres humanos terem sido praticamente proibidas desde os anos 70. Mesmo os beneficios da Cannabis apenas vao saindo a conta gotas (e cada vez sao mais) precisamente por ser uma substancia proibida e como tal nao disponivel para investigacao privada. O facto de serem substancias estudadas nao significa que o tenham sido da forma mais eficaz e vantajosa para todos nos. :)

Link to comment
Share on other sites

Estás equivocado em duas coisas: onde escreveste DEA (Drug Enforcement Admin), devias querer referir-te à FDA (Food and Drugs Admin) que é a entidade reguladora.

A outra é que nunca na História se realizaram tantos estudos sobre tantos fármacos psicoactivos como nos dias de hoje: http://www.maps.org/research/

 

Esqueceste que a FDA tem poder nos EU. Quando a Europa decidiu voltar a investigar em força o potencial do LSD ou do MDMA, principalmente através de iniciativas em países como a Suiça, Holanda ou até a nossa vizinha Espanha, eles não podiam ficar para trás. Por isso é que actualmente a Harvard Medical School é um dos centros mais activos com mais estudos a decorrer.

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Exacto, FDA e nao DEA. Eu sei que hoje decorrem muitos estudos, até costumo visitar o site do MAPS frequentemente, mas a questão que eu estava a levantar, e penso que também o Free Too, é a de que a legislação actual não ajuda nada a que se investiguem as substâncias psicoactivas com a atenção e dedicação que nos merecem. Penso que também estás de acordo com isto, por muito que se investigue e estude estas substâncias os resultados e o impacto dessas investigações estão sempre condicionadas pela legislação actual. Quantas e quantas depressões não teriam sido tratadas com meia dúzia de sessões assistidas com LSD, no entanto o que se vê é vidas destruídas não só pelos fármacos legais como também pelo abuso estúpido das substâncias ilegais. A legislação actual é um entrave à evolução e à aplicação destes estudos, basicamente é isso que estamos a dizer.

Link to comment
Share on other sites

Quantas e quantas depressões não teriam sido tratadas com meia dúzia de sessões assistidas com LSD, no entanto o que se vê é vidas destruídas não só pelos fármacos legais como também pelo abuso estúpido das substâncias ilegais.

 

A experiência que tive com anti-depressivos levou-me a crer que são drogas com um propósito bem específico e algo mal estudas .. foi a experiência mais perigosa que tive até hoje a nível de dependência física.

Link to comment
Share on other sites

Exacto, FDA e nao DEA. Eu sei que hoje decorrem muitos estudos, até costumo visitar o site do MAPS frequentemente, mas a questão que eu estava a levantar, e penso que também o Free Too, é a de que a legislação actual não ajuda nada a que se investiguem as substâncias psicoactivas com a atenção e dedicação que nos merecem. Penso que também estás de acordo com isto, por muito que se investigue e estude estas substâncias os resultados e o impacto dessas investigações estão sempre condicionadas pela legislação actual. Quantas e quantas depressões não teriam sido tratadas com meia dúzia de sessões assistidas com LSD, no entanto o que se vê é vidas destruídas não só pelos fármacos legais como também pelo abuso estúpido das substâncias ilegais. A legislação actual é um entrave à evolução e à aplicação destes estudos, basicamente é isso que estamos a dizer.

 

Tal e qual, ou pelo menos tinha essa ideia, nao vou duvidar do fagundes pq tambem nao ando tao a par do cenario academico/cientifico, mas agarrando no exemplo da erva, se nao saissem apenas os resultados que lhes interessam, acho que basicamente toda a humanidade ja estaria a usufruir muito mais do seu potencial medicinal e industrial.

 

Fagundes, quanto ao Big Bang foi um exemplo meramente retorico, a primeira coisa que me veio a cabeça, mas tal como disseste, essa era apenas a teoria tomada como certa ate aparecerem novas alternativas, ha certos campos da ciencia em que não se consegue ser completamente objectivo

=)

Link to comment
Share on other sites

Quantas e quantas depressões não teriam sido tratadas com meia dúzia de sessões assistidas com LSD, no entanto o que se vê é vidas destruídas não só pelos fármacos legais como também pelo abuso estúpido das substâncias ilegais.

 

A experiência que tive com anti-depressivos levou-me a crer que são drogas com um propósito bem específico e algo mal estudas .. foi a experiência mais perigosa que tive até hoje a nível de dependência física.

 

pois isso vai um bocado de encontro a conversa, acredito que bastante que grande parte dos beneficios destas substancias nao sai pra fora, e ja vi a ayauhaska a curar vicios, dores de cabeça cronicas, depressoes, etc etc (isto nao eh novidade nenhuma) tal como outras substancias consideradas ilegais.

especula-se que ja existam formas rapidas e indolores de curar cancro por ex, e por algum motivo estas substancias sao ilegais e as pessoas ficam dependentes de anti depressivos ou destroem o seu sistema imunitario com quimio-terapias e coisas do genero.

Este tipo de abordagem sobre doença/cura nao convem as industrias farmaceuticas, este tipo de substancias oferecem curas muito mais rapidas, muito menos indolores, ou seja sao menos vezes que os potenciais consumidores vao tomar a dita "medicina", e nao tem que tomar mais 20 medicamentos por causa dos efeitos secundarios, nao causam o mesmo tipo de adicção, etc etc

 

Conclusao: talvez o problema nao seja saber-se pouco sobre as substancias, mas sim essa informaçao não sair ca pra fora porque os resultados sao estupidamente positivos comparando com qualquer farmaco legal.

 

E tambem basta experimentares os efeitos por ti mesmo para te renderes a conclusoes que apesar de serem dificil de explicar cientificamente, sao bastante obvias...

=)

Link to comment
Share on other sites

As ditas drogas legais não têm o peso que as ditas ilegais têm, não existe tanta relutância por parte das pessoas em tomá-las e muitas vezes nem sequer se informam pela acreditação que a medicina tem.

 

Tive o cuidado, antes de começar a tomar os anti-depressivos, de ler a informação que vinha com aquilo, e que indicava que era perigoso usar durante mais que mês e meio por risco de dependência física. Nem quem me receitou aquilo me foi capaz de informar sobre isto. Ao fim de 2 semanas a tomar diariamente como recomendado (não muito diferente da keta), começei a sentir tremores e sintomas de dependência ao fim de algumas horas sem tomar, e foi direito para o lixo. Resultado : acabei por ficar bem dias depois.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

"Metamorphosis"

 

Um novo documentário sobre os Rituais Amazónicos da Ayahuasca!

 

Ainda assim fica a uma grande distância do "Other Worlds" mas vale bem a pena.

 

Aqui fica um cheirinho!

 

http://www.youtube.com/watch?v=lps8jbw2LTo

Tou a fazer upload, quem ainda não tiver o doc e o quiser, nos próximos 15 dias que me mande o mail por pm. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Ainda hoje estive a rever o Metamorphosis, e fica evidente que cada tradição xamânica trabalha a Planta de forma diferente, e não estou a falar das doses ou das receitas de confeção mas da forma de explorar os Icaros e as cerimónias em si.

por outro lado e mesmo dentro de tradições semelhantes as coisas variam de xamã para xamã.

 

:)

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Ainda não, mas para ser sincero apesar de me despertar o interese não sou muito de leituras, vejo mal ao perto e a vista cansa-me rápidamente.

Ainda há pouco tempo estive com ele na mão, curiosamente (ou talvez não) numa cerimónia com outra planta mágica, o Peyote ;)

 

Há tanto para falar sobre a Ayahuasca...

 

:)

 

Martim, ja leste isto?

 

0874779642.jpg

 

Eh de um antropologo que estava a fazer um estudo sobre o consumo de alucinogenios nas tribos da bacia Amazonica, em particular a Ayahuasca, e encontrou serias correspondencias entre aquilo que os Xamas veem nas suas visoes e aquilo que sabemos sobre o DNA de todos os seres vivos da Terra. Se leste gostava de ouvir a tua opiniao, se ainda nao leste recomendo que o facas pois esta muito bem escrito e documentado. :)

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Empresto-to quando ele voltar de Inglaterra, foi lá passar umas férias.

Também revi o metamorphosis ontem e concordo contigo, pelo que tenho visto e lido há muitas formas diferentes de guiar o ritual. Ainda que essas formas diferentes estejam relacionadas com a personalidade de cada xamã acho que o fim acaba por ser o mesmo. Mas acredito que consigas explorar e chegar a sítios diferentes dependendo de quem guia o ritual. :)

Ainda não, mas para ser sincero apesar de me despertar o interese não sou muito de leituras, vejo mal ao perto e a vista cansa-me rápidamente.

Ainda há pouco tempo estive com ele na mão, curiosamente (ou talvez não) numa cerimónia com outra planta mágica, o Peyote ;)

 

Há tanto para falar sobre a Ayahuasca...

 

:)

 

Martim, ja leste isto?

 

0874779642.jpg

 

Eh de um antropologo que estava a fazer um estudo sobre o consumo de alucinogenios nas tribos da bacia Amazonica, em particular a Ayahuasca, e encontrou serias correspondencias entre aquilo que os Xamas veem nas suas visoes e aquilo que sabemos sobre o DNA de todos os seres vivos da Terra. Se leste gostava de ouvir a tua opiniao, se ainda nao leste recomendo que o facas pois esta muito bem escrito e documentado. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Adorei esse livro, tenho outro do do Jeremy na lista para comprar, acho que ele tem ideias muito interessantes e expoe-as de uma forma muito clara.

 

 

Gostava mesmo de experenciar uma sessao de Ayahuasca mas de momento nao estou a ver de que forma isso podera acontecer.

Link to comment
Share on other sites

Tipo... onde? Nao que tenha procurado, mas de momento estou a viver no UK e nao tenho conhecimento de nenhum xama que organize sessoes por aqui. Ir a America do Sul tambem nao esta nos meus planos para ja, fazer a mistela em casa e experimentar sozinho nao me parece aconselhavel e tambem nao sera a experiencia que procuro.

Link to comment
Share on other sites

O que não falta são organizações no UK que fazem cerimónias.

 

Mas se não procuraste é porque realmente (ainda) não queres, certo?

 

A Ayahuasca torna-se realmente interessante quando a febre da curiosidade psicadélica é ultrapassada, com duas ou três sessões a coisa começa a ir a sítios realmente importantes.

 

:)

 

PS: Há aí dois meninos que me acompanharam na ultima vez, vá descozam-se, bem sei que só fizeram uma mas há que começar pelo principio. :)

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Tb gostaria de um dia ter uma experiência com Ayahuasca....

 

Já vi documentários e li alguns livros acerca de pessoas (estudiosos ou apenas curiosos) que viveram certas experiencias, que ainda hoje me fascinam e causam aquela curiosidade para experimentar....

 

Talvez um dia se venha a concretizar.... Palavra de Xamã! :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Eu gosto de começar pelo principio, posso partilhar a experiência mas mais logo que agora não tenho tempo. :)

Mas devo dizer que não fui com "a febre da curiosidade psicadélica", os meus objectivos eram outros.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Claro ke a minha curiosidade não é pela mera "sensação psicadélica" mas sim pela experimentação do ke ela é na realidade.... Sei ke me é dificil explicar o porquê concreto, mas como ser curioso que sou, gosto de procurar novas experiencias no sentido de me conhecer melhor a mim e as diferentes realidades que nos rodeiam.

 

Admito que sou um pouco céptico em relação aquilo que nao vivenciei.... mas até hoje tive oportunidade procurar e explorar, ao ponto de dizer que experienciei e senti coisas para lá desse meu cepticismo, que me abriu portas para outros patamares e conhecimentos, que até então refutava.... ignorantemente!

 

Mas só através da experiencia o ser humano consegue calar a sua "ansia interior" pela busca de algo que preencha as suas duvidas e questões...às quais não existem respostas plausiveis!

 

Sinto que esse é meu caminho....e só me sentirei satisfeito se o concretizar! Até lá, a busca continua!

Link to comment
Share on other sites

Eu fui e só à 3ª é que me vi livre dela!

 

:protest:

 

Eu gosto de começar pelo principio, posso partilhar a experiência mas mais logo que agora não tenho tempo. :)

Mas devo dizer que não fui com "a febre da curiosidade psicadélica", os meus objectivos eram outros.

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Ainda á dias tive a ver um documentario sobre isto.. se ja viram, ignorem :)

 

http://www.youtube.com/watch?v=Ca1TGqODjzM

“Though the modern world may know a million secrets, the ancient world knew one - and that one was greater than the million; for the million secrets breed death, disaster, sorrow, selfishness, lust, and avarice, but the one secret confers life, light, and truth.”

Link to comment
Share on other sites

O que não falta são organizações no UK que fazem cerimónias.

 

Mas se não procuraste é porque realmente (ainda) não queres, certo?

 

A Ayahuasca torna-se realmente interessante quando a febre da curiosidade psicadélica é ultrapassada, com duas ou três sessões a coisa começa a ir a sítios realmente importantes.

 

:)

 

PS: Há aí dois meninos que me acompanharam na ultima vez, vá descozam-se, bem sei que só fizeram uma mas há que começar pelo principio. :)

 

Sim, nunca procurei, e embora seja algo que me fascina acaba por não estar de momento dentro das minhas prioridades. Visto dessa perspectiva tens razão quando dizes que não quero, se quisesse AGORA ia à procura, quem tem boca vai a Roma. :D

 

Mas gostava de ter alguma informação acerca do que se passa aqui no uk, se souberes de alguma coisa sou todo ouvidos. ;)

 

Percebo o que queres dizer quando falas em "curiosidade psicadélica" mas não sei se é esse o termo que define o meu interesse na experiência, a minha curiosidade é a mesma curiosidade que me faz levantar da cama todos os dias, a minha noção de "experienciar a realidade" não se resume aos estados alterados de consciência, o "momento" está sempre presente, ainda que devido às rotinas diárias seja obrigatório adormecer o animal. :gap:

A ideia que eu tenho da experiência em si, e também por aquilo que li no teu relato e no de outros, é que é um frente a frente contigo mesmo (ou com a tua concepção de ti) e com a realidade a um nível demasiado profundo para eu aqui conseguir descrever, e se por exemplo com LSD a experiência consegue ser bastante profunda e substancial, com a ayahuasca deve ser algo que de momento apenas consigo tentar imaginar. Gostava de ir até esse ponto. Não sinto receio e acho que já estou preparado para isso à bastante tempo. Mas sendo sincero se calhar tens mesmo razão e é algo que inconscientemente não tenho querido mesmo procurar fazer. A nível pessoal, e sem me querer justificar de forma alguma, sabes que a vida prega partidas e às vezes temos de fazer escolhas que implicam definir prioridades, e isso acaba sempre por deixar para segundo plano coisas que antes tinham maior importância. Como já deves ter percebido estou a falar de mulheres. :closedeyes:

 

 

DMT sempre foi a minha pedra no sapato, a chave daquela portinha especial com a qual nunca tive o prazer de me cruzar.

Link to comment
Share on other sites

Sim quando falava de curiosidade psicadélica falava por mim, não tive a intenção de generalizar :)

 

Na minha opinião e por aquilo que tenho sentido durante as sessões posso dizer que as possibilidades são infinitas, isto porque a informação pode chegar de acordo ao que precises mas também ao que tenhas curiosidade em saber, é difícil explicar bem, mas as cerimónias (por vezes) são bastante navegáveis e a tua intervenção pode ser (e talvez deva) decisiva.

Esta intervenção é estar ligado ao que se está a fazer e aproveitar as nuances do trabalho da planta, é algo que se aprende mas muito através da intuição e da sensibilidade do momento.

Esta intervenção vai de acordo com o sistema de crenças de cada um, para alguma pessoas será espiritual, para outras psicológica ou emocionais, para mim todas elas podem ser encontradas e instrumentalizadas para qualquer direcção e situação.

Cada viajem é bastante diferente, mas o que aconselho é fazerem-se várias seguidas e de preferência num sitio retirado, para que todas os nossos "corpos" possam estar presentes no momento e desligados do exterior.

 

Um dos elementos mais importantes nas sessões é a musica, isto para além dos Icaros, mas lá está depende de xamã para Xamã.

 

A ver se reuno esses contactos no Uk e te mando isso em breve, mas eu arranjei-os no google e com alguma paciência :)

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!