Jump to content
×
×
  • Create New...

Opus Dei


MataHari
 Share

Recommended Posts

É um tema sobre o qual ainda não tenha uma opinião formada, vou-me informar melhor. :)

 

E tu, o que achas? :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Eu sei algumas coisas. Mas gostava de saber mais opiniões para formar a minha posição.

Tb estou em investigação :)

 

 

 

É um tema sobre o qual ainda não tenha uma opinião formada, vou-me informar melhor. :)

 

E tu, o que achas? :)

Veni, Vidi, Vici

Link to comment
Share on other sites

www.opusdei.pt

 

Não esquecer que o Dan Brown escreve ficção! Aquilo são livro para vender.. ;)

Apesar de ser a faceta mais extremista da religião católica, e alguns praticantes usarem a dor para se purificarem...nada tem de mal..

 

Aliás, um professor catedrádico de direito da UP, da fac da minha namorada, é da opus dei! Lifestyle.. ;)

Link to comment
Share on other sites

Exactamente, Uber. Até digo mais, a personagem do Código daVinci membro da Opus dei,o Silas, acho que está completamente fora da realidade.

 

A Opus Dei, é uma prelatura pessoal da Igreja Católica, tem mesmo a ver com estilo de vida.

 

Muita gente associa a Opus Dei a um cristianismo levado ao extremo, mas n é bem assim. O site que o Uber refere, esclarece tudo o que se queira saber sobre a prelatura.

 

Quanto ao sofrimento físico, e as mortificações, é uma prática que n é obrigatória. E as mortificações podem ser muito mais coisas do que o sofrimento físico.

Veni, Vidi, Vici

Link to comment
Share on other sites

Bem é o k de mais ha parecido com a maçonaria mas a nivel religioso.

 

O poder de influencia é um objectivo comum !

 

Prefiro a irmandade do dancefloor. Estar em união com todos os maninhos + maninhas!! :lol:

Yeah!

Link to comment
Share on other sites

Bom aqui vai disto,

 

Devo desde já pedir que me perdoem (o que não é difícil para um cristão convicto), os mais crentes mas esta é a minha sincera opinião, já a debati durante muito tempo noutros fóruns mais dedicados á especialidade muitos anos antes do “Código de daVinci”, por isso o melhor se calhar é não lerem porque é um bocado cáustica.

A minha sincera opinião sobre a Opus Dei, em poucas palavras é mais uma organização pseudo-mafiosa, derivada da ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) que por sua vez é também (a meu ver) outra organização pseudo-mafiosa, fechada sobre sí mesma, que regula as suas normas de conduta por um livro escrito á sensivelmente 1900 anos por indivíduos que ninguém conheceu, e para as pessoas de á 1900 anos atrás.

 

Ora portanto, eu enquadro essa organização na mesma linha que outra qualquer organização fundamentalista.

Fundamentalismo, para quem não sabe, é a forma de estar na vida decorrente do seguimento de certas normas de conduta retiradas de escritos antigos, independentemente da sua religião primária.

 

Podemos ter fundamentalismo Judeu que não são mais do que aquelas estranhas criaturas coladas ao muro das lamentações vestidas de preto e camisa branca que seguem escrupulosamente as instruções da torah judaica.

Politicamente são de extrema direita e altamente conservadores.

 

O fundamentalismo islâmico, muito em voga nos dias de hoje, que aprendem o Corão como único livro desde pequenas crianças, até o saberem de cor, e depois claro está, desenvolve para a triste realidade factual, que temos oportunidade de observar em qualquer país islâmico radical, ou seja, medieval, preconceituoso, conservador, de extrema direita, e onde o estado não está separado da religião (mulahs).

 

E no cristianismo existem dezenas de movimentos radicais um dos quais é a Opus Dei, que não é muito diferente do resto, altamente conservadora, de extrema-direita, com uma pretensa moral (quanto a mim caduca), regida por um livro escrito por homens, mas segundo a ICAR “iluminados” (whatever that means) pelo Espirito Santo (conceito no mínimo dos mínimos estranho).

 

O cristianismo já sofreu do mesmo mal no passado, felizmente para todos, hoje em dia a maioria dos estados europeus são laicos, i.e. existe separação da Igreja e do Estado, que nos proteje que esses sinistros indivíduos que pretendem fazer lei de um livro com 1900 anos, escrito por sabe-se lá quem.

 

A memória do Homem é curta como se sabe, mas acho que não se deve esquecer, como a ICAR fez regredir o homem a ciência e o progresso a um estado miserável, que ficou conhecido como a Idade das Trevas.

E era medieval como é vulgarmente conhecida nem sempre foi tão negra desde que a ICAR entrou em acção.

Anteriormente já existiam outras civilização bem mais evoluídas e progressivas (adoro este termo) do que a penúria em que a ICAR mergulhou toda a civilização ocidental.

Basta ver o exemplo do Egipto da Grécia antiga e Roma, que valorizavam mais o conhecimento científico, e o desenvolvimento tecnológico, que era aberto a todos, e tinham muito cuidado com os sacerdotes das suas religiões, e não lhes davam poder suficiente para se imporem na sociedade, pois os resultados seriam catastróficos, como se veio a verificar no caso do cristianismo.

Não se esqueção que só o Index, (e isto não é ficção nenhuma) aniquilou para todo o sempre, conhecimento cientifíco incalculável, queimandos livros (na altura não existiam impressoras), de vidas inteiras de pesquisa, de homems e mulheres dedicados á investigação de Química, Física, Astronomia, Filosifia, Matemática, Ciências da Terra. E a maioria (adding insult to injury) eram queimados ainda vivos, publicamente como exemplo aterrorizador, em fogueiras ou autos-de-fé (curiosa ironia), pela Inquisição.

 

A civilização ocidental (a nossa) só viu a luz do Sol lá para os finais do seculo 18 começo de 19 quando finalmente os estados se tornaram laicos.

 

A ICAR era de tal maneira temida e o seu poder de influência era tal, que mesmo Salazar não queria nada com eles, preferindo acenar com sorrisos cínicos, e aproveitar-se desse mesmo poder, para enganar os mais de 50% de analfabetos que viviam no nosso país.

Mas sempre pondo-os no seu devido lugar, não fosse o diabo tecê-las.

 

A ICAR, que supostamente e em teoria da mensagem de Cristo, era a que ajudava os mais pobres e mais desfavorecidos, mas na prática era o segundo poder logo a seguir á nobreza, e o deu “modus Operandi” , era o de segredar influências, e cobrar indulgências sempre (que para quem já se esqueceu era pagar em dinheiro pelos pecados, garantindo assim um lugar, nesse sítio duvidoso que é o Céu), ao lado de Reis e Rainhas, ou seja, precisamente o oposto ao que pregava o próprio Cristo. È a tal coisa da propaganda... Eles falam, falam, falam, (teoria) mas não os vejo a fazer nada (prática).

 

Foram durante séculos os detentores de toda a informação escrita, que como sabem é a maior das riquezas que qualquer homem pode ter, e eles sabiam disso, e manipulavam os sermões (como hoje ainda se vê), de acordo com os SEUS interesses.

No entanto na Grécia antiga, por exemplo, qualquer pessoa tinha acesso ás Universidades.

 

Para concluir, a Opus Dei para mim não é mais do que uma organização que pagou com dinheiro vivo á ICAR o seu direito a existir, prega uma moral, que para muito pode ser a correcta, mas para mim é defeituosa, ou seja peca por defeito, e fecha os olhos á dura realidade da Humanidade presente, constituida por individuos ricos e poderosos, altamente conservadores, e serve sobretudo os seus próprios interesses.

Quem não viu aquele incrível espetáculo de opulência e riqueza que foi a nomeação do novo Papa.

Para mim foi um insulto a todas as pessoas que arduamente trabalham e estudam na difícil realidade que é esta em que vivemos.

A "fé" em Deus do Papa é tão grande, que anda de carro Blindado, com vidros á prova de bala.

 

Cristianismo moderno para mim não existe.

A Bíblia que os cristãos juram a pés juntos ter sido escrito pelo próprio Deus, (ou os evangelistas "iluminados" :D pelo Espirito Santo) tem pelo menos 1900 anos, e de moderno não tem nada.

E TODAS as organizações derivadas do cristianismo se regem (com mais ou menos fundamentalismo) por ela.

Link to comment
Share on other sites

Grande post D-tector.

 

Eu sou pagã. Para mim, o Opus Dei não derivou da ICAR, mas está sim na base da sua criação.

A certa altura um certo bando de oportunistas, "pseudo-iluminados" e poderosos resolveram fundar uma religão. Inventaram umas cenas, cometeram umas atrocidades em nome dessa mesma religião, planearam métodos para converter e angariar crentes para a nova fé, espalharam-se pelo mundo, em locais estratégicos e em vagas sucessivas e puff!

Em relação ao catolicismo, só tenho a dizer que é uma religião baseada em factos inconsistentes, a começar pela fecundação de Maria pelo Espirito santo... :glare:

Mas não nego que tem ensinamentos que devem ser aproveitados tal como todas a outras religiões.

Respeito os seguidores desta fé, mas tenho uma opinão própria sobre isso.

Link to comment
Share on other sites

:guns: A Bullet in their heads :guns:

"The New World Order will be built an end run on national sovereignty all over the world.

eroding it piece by piece will accomplish much more than the old fashioned fronter assault"

 

Council on Foreign Relations

 

"To protect the New Wold Order Americans will have to kill or die" Arthur Schlesinger CFR

 

"We will have World Government either we like or no not" - Paul Walburg

 

"In the next century countries as we know will be obsolete, all must recognize one wold government"

 

Strobe Talbott antigo secretário de estado de Bill Clinton

Link to comment
Share on other sites

Prefiro a irmandade do dancefloor. Estar em união com todos os maninhos + maninhas!! :lol:

Yeah!

 

QFT ! :festa:

Sou um evadido. Logo que nasci, fecharam-me em mim. Ah, mas eu fugi ...

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Bom aqui vai disto,

 

Devo desde já pedir que me perdoem (o que não é difícil para um cristão convicto), os mais crentes mas esta é a minha sincera opinião, já a debati durante muito tempo noutros fóruns mais dedicados á especialidade muitos anos antes do “Código de daVinci”, por isso o melhor se calhar é não lerem porque é um bocado cáustica.

A minha sincera opinião sobre a Opus Dei, em poucas palavras é mais uma organização pseudo-mafiosa, derivada da ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) que por sua vez é também (a meu ver) outra organização pseudo-mafiosa, fechada sobre sí mesma, que regula as suas normas de conduta por um livro escrito á sensivelmente 1900 anos por indivíduos que ninguém conheceu, e para as pessoas de á 1900 anos atrás.

 

Ora portanto, eu enquadro essa organização na mesma linha que outra qualquer organização fundamentalista.

Fundamentalismo, para quem não sabe, é a forma de estar na vida decorrente do seguimento de certas normas de conduta retiradas de escritos antigos, independentemente da sua religião primária.

 

Podemos ter fundamentalismo Judeu que não são mais do que aquelas estranhas criaturas coladas ao muro das lamentações vestidas de preto e camisa branca que seguem escrupulosamente as instruções da torah judaica.

Politicamente são de extrema direita e altamente conservadores.

 

O fundamentalismo islâmico, muito em voga nos dias de hoje, que aprendem o Corão como único livro desde pequenas crianças, até o saberem de cor, e depois claro está, desenvolve para a triste realidade factual, que temos oportunidade de observar em qualquer país islâmico radical, ou seja, medieval, preconceituoso, conservador, de extrema direita, e onde o estado não está separado da religião (mulahs).

 

E no cristianismo existem dezenas de movimentos radicais um dos quais é a Opus Dei, que não é muito diferente do resto, altamente conservadora, de extrema-direita, com uma pretensa moral (quanto a mim caduca), regida por um livro escrito por homens, mas segundo a ICAR “iluminados” (whatever that means) pelo Espirito Santo (conceito no mínimo dos mínimos estranho).

 

O cristianismo já sofreu do mesmo mal no passado, felizmente para todos, hoje em dia a maioria dos estados europeus são laicos, i.e. existe separação da Igreja e do Estado, que nos proteje que esses sinistros indivíduos que pretendem fazer lei de um livro com 1900 anos, escrito por sabe-se lá quem.

 

A memória do Homem é curta como se sabe, mas acho que não se deve esquecer, como a ICAR fez regredir o homem a ciência e o progresso a um estado miserável, que ficou conhecido como a Idade das Trevas.

E era medieval como é vulgarmente conhecida nem sempre foi tão negra desde que a ICAR entrou em acção.

Anteriormente já existiam outras civilização bem mais evoluídas e progressivas (adoro este termo) do que a penúria em que a ICAR mergulhou toda a civilização ocidental.

Basta ver o exemplo do Egipto da Grécia antiga e Roma, que valorizavam mais o conhecimento científico, e o desenvolvimento tecnológico, que era aberto a todos, e tinham muito cuidado com os sacerdotes das suas religiões, e não lhes davam poder suficiente para se imporem na sociedade, pois os resultados seriam catastróficos, como se veio a verificar no caso do cristianismo.

Não se esqueção que só o Index, (e isto não é ficção nenhuma) aniquilou para todo o sempre, conhecimento cientifíco incalculável, queimandos livros (na altura não existiam impressoras), de vidas inteiras de pesquisa, de homems e mulheres dedicados á investigação de Química, Física, Astronomia, Filosifia, Matemática, Ciências da Terra. E a maioria (adding insult to injury) eram queimados ainda vivos, publicamente como exemplo aterrorizador, em fogueiras ou autos-de-fé (curiosa ironia), pela Inquisição.

 

A civilização ocidental (a nossa) só viu a luz do Sol lá para os finais do seculo 18 começo de 19 quando finalmente os estados se tornaram laicos.

 

A ICAR era de tal maneira temida e o seu poder de influência era tal, que mesmo Salazar não queria nada com eles, preferindo acenar com sorrisos cínicos, e aproveitar-se desse mesmo poder, para enganar os mais de 50% de analfabetos que viviam no nosso país.

Mas sempre pondo-os no seu devido lugar, não fosse o diabo tecê-las.

 

A ICAR, que supostamente e em teoria da mensagem de Cristo, era a que ajudava os mais pobres e mais desfavorecidos, mas na prática era o segundo poder logo a seguir á nobreza, e o deu “modus Operandi” , era o de segredar influências, e cobrar indulgências sempre (que para quem já se esqueceu era pagar em dinheiro pelos pecados, garantindo assim um lugar, nesse sítio duvidoso que é o Céu), ao lado de Reis e Rainhas, ou seja, precisamente o oposto ao que pregava o próprio Cristo. È a tal coisa da propaganda... Eles falam, falam, falam, (teoria) mas não os vejo a fazer nada (prática).

 

Foram durante séculos os detentores de toda a informação escrita, que como sabem é a maior das riquezas que qualquer homem pode ter, e eles sabiam disso, e manipulavam os sermões (como hoje ainda se vê), de acordo com os SEUS interesses.

No entanto na Grécia antiga, por exemplo, qualquer pessoa tinha acesso ás Universidades.

 

Para concluir, a Opus Dei para mim não é mais do que uma organização que pagou com dinheiro vivo á ICAR o seu direito a existir, prega uma moral, que para muito pode ser a correcta, mas para mim é defeituosa, ou seja peca por defeito, e fecha os olhos á dura realidade da Humanidade presente, constituida por individuos ricos e poderosos, altamente conservadores, e serve sobretudo os seus próprios interesses.

Quem não viu aquele incrível espetáculo de opulência e riqueza que foi a nomeação do novo Papa.

Para mim foi um insulto a todas as pessoas que arduamente trabalham e estudam na difícil realidade que é esta em que vivemos.

A "fé" em Deus do Papa é tão grande, que anda de carro Blindado, com vidros á prova de bala.

 

Cristianismo moderno para mim não existe.

A Bíblia que os cristãos juram a pés juntos ter sido escrito pelo próprio Deus, (ou os evangelistas "iluminados" :D pelo Espirito Santo) tem pelo menos 1900 anos, e de moderno não tem nada.

E TODAS as organizações derivadas do cristianismo se regem (com mais ou menos fundamentalismo) por ela.

 

 

nao percebo nada de religioes mm :( agra estou mais baralhado..

qual é a diferença entre isto tudo? opus cristaos, catolicos dei, e isso tudo?

_______________________

“— Tudo isso está bem dito... mas devemos cultivar o nosso jardim.”

Voltaire em cândido (livro completo em brasileiro)

_______________________

Link to comment
Share on other sites

Bom aqui vai disto,

 

Devo desde já pedir que me perdoem (o que não é difícil para um cristão convicto), os mais crentes mas esta é a minha sincera opinião, já a debati durante muito tempo noutros fóruns mais dedicados á especialidade muitos anos antes do “Código de daVinci”, por isso o melhor se calhar é não lerem porque é um bocado cáustica.

A minha sincera opinião sobre a Opus Dei, em poucas palavras é mais uma organização pseudo-mafiosa, derivada da ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) que por sua vez é também (a meu ver) outra organização pseudo-mafiosa, fechada sobre sí mesma, que regula as suas normas de conduta por um livro escrito á sensivelmente 1900 anos por indivíduos que ninguém conheceu, e para as pessoas de á 1900 anos atrás.

 

acho que dissestes tudo -_- .

Embora na minha ideia de cristianismo, eu faça uma divisão bastante clara acerca do cristianismo ortodoxo(católico) do gnóstico (pré-cristianismo) ... estou acabar de ler um livro que se chama os "Os evangelhos gnósticos" de Elaine Pagels que faz um estudo dos escritos encontrados em Nag hammadi em 1945 (atenção que não são os do mar morto) e explica as razões por que o gnosticismo foi esmagado pela igreija ortodoxa.

 

desculpem se fugi ao assunto mas ando completamente fascinado com este assunto.

Link to comment
Share on other sites

Posso estar errado mas a ideia que tenho da opus dei e´de cristianismo fascizoide masoquista privado.

E se ja o cristianismo comum nao me agrada este muito menos :glare:

No entanto nao significa que todos os que pertençam a opus dei se sigam pelos extremismos de que se falam...e penso que pelo meio haverao muitas pessoas que nada tem a ver com esses exageros.

Some say the end is near.Some say we'll see Armageddon soon.

I certainly hope we will.I sure could use a vacation from this............

Link to comment
Share on other sites

Pois, realmente são coisas distintas. Mas conheces algum cristão que não viva sob a influência da Igraja Católica?

 

Sou completamente Ateu. Não há nada que me convença a ajoelhar e adorar o que não existe. Tenho outros conceitos.

 

E a igreja católica é dakelas coisas que abomino completamente. A Opus Dei? Bahh...se tá ligada ao catolicismo não pode ser boa coisa...

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Pois, realmente são coisas distintas. Mas conheces algum cristão que não viva sob a influência da Igraja Católica?

 

Sou completamente Ateu. Não há nada que me convença a ajoelhar e adorar o que não existe. Tenho outros conceitos.

 

E a igreja católica é dakelas coisas que abomino completamente. A Opus Dei? Bahh...se tá ligada ao catolicismo não pode ser boa coisa...

 

eu sou cristão e não sou católico, nem protestante nem coisa alguma.

 

E essa ideia do ateismo tem muito que se lhe diga, uma pessoa é ateu quando não acredita no deus velhinho que as igreijas acreditam ou uma pessoa é ateu quando não acredita em rigorosamente nada a não ser o materialismo. Eu acredito em deus, mas este deus é diferente de todos os outros ... porque é a minha ideia de deus, não a tua ideia nem a de ninguem ... porque simplesmente é uma assunto que vai mais além do entendimento humano.

 

A igreija católica tem pessoas boas e más, como aqui no meu emprego, como nas festas trance como em todo o lado. Se tenho que dar valor a alguma coisa é ás pessoas e não aos credos.

 

^_^

Link to comment
Share on other sites

powa po d-tector, disse tudo.

 

tb sou completamente contra a igreja católica, é só uma organização k vende mentiras, e a bíblia, kem é k pode dizer com certeza k akilo k contam lá foi verdade?

também não acredito no deus da igreja católica, se realmente existisse as coisas se kalhar nao tavam como tão. e quanto a outro deus qualquer, tb não me parece.. sou mais de acreditar nakilo k vejo (como o s. tomé :))

 

e então aquelas fanáticos pela religião, meu deus. tantas mortes por kausa de um deus k eles axam k existe :( a religião é um dos grandes males do nosso mundo

porto.jpg

techno.png

16335.gif

RAVE.png

2671.png

 

iluminações STROBES & PURPURINAS - catálogo por pm

Link to comment
Share on other sites

Dizes isso porque moras numa grande cidade. Se vivesses aqui no meio de tanto fanatismo ligado a essa religião, acredito que também acabavas por abominar... ou não claro está.

 

 

Mas identifico-me bastante com o que escreveste. Eu sou dakeles ateus que não acreditam nos velhinhos conceitos de Deus... tal como já disse, tenho conceitos muito próprios ^_^

 

 

Gooyz pessoas más há em todo o lado. Mas e se as pessoas são más por causa dos conceitos pelos quais se regem e que, nem sempre, são bem intencionados por parte de quem os cria?

 

O catolicismo faz isso mesmo: engana, "obriga", mantém na ignorância. Isto na minha opinião, atenção. É como eu vejo a Igreja católica: o VERDADEIRO PAPÃO.

 

Não querendo ofender ninguém... respeito as crenças de cada um. O que se torna dificil é entender o que faz as pessoas acreditar tanto e condicionarem-se por essa crença.

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

-_- ... pois eu pelo menos faço uma grande distinção no cristianismo com igreija católica. Há que separar as águas.

 

Concordo,penso que o catolicismo e´que contem os verdadeiros exageros e as grandes mentiras,apesar de tambem nao concordar com o cristianismo,nem me considerar cristao,apesar de ter sido criado como tal.

Some say the end is near.Some say we'll see Armageddon soon.

I certainly hope we will.I sure could use a vacation from this............

Link to comment
Share on other sites

Bem pelos vistos, ele sempre teve um Plan(o)Alto :lol::lol::lol:

 

Eles têm pelo menos 2 escolas directamente associadas e mtas outras onde têm poder de influencia.

 

O Mota Amaral ( ex-presid do Gov dos Açores ) e o Jardim Gonçalves ( ex-presid do BCP ) são as figuras de proa por cá ! -_-

 

Qto á coincidencia, só sei q o gajo do PNR vem de familia abastadas !

Link to comment
Share on other sites

Pois lá está ... eu conheço algumas pessoas, cristãs e tambem católicas, que deixaram a sua vida mundana para se entregarem numa missão "dita católica ou sobre alçada da igreija" para construirem escolas, hospitais e infraestruturas para o bem de uma população com graves problemas de saude e analfabetismo e já para não falar em guerra e fome. Desde já digo-vos que estas organizações "católicas" nada ganham em termos materiais, nem estão lá para converter ninguem, não é por acaso que o ensinamento máximo de cristo é "amai os outros como a ti mesmo".

 

O que tento dizer com isto é que dentro de uma instituição religiosa há sempre os bons e os maus, há sempre os altruistas e os egoistas. o que tento dizer é que quando falo na religião católica tento sempre ver o lado bom e mau da coisa.

 

E olhem que existe por ai muita gente boa, que se conhecessem deixavam logo de lado essa ideia da religiosidade e olhariam essa gente como pessoas dignas da humanidade ^_^

Link to comment
Share on other sites

deixaram a sua vida mundana para se entregarem numa missão "dita católica ou sobre alçada da igreija" para construirem escolas, hospitais e infraestruturas para o bem de uma população com graves problemas de saude

 

Tens a tua razão Gooyz, e percebo o onde queres chegar, no entanto se ganhasse o euromilhões, provavelmente iria apoiar uma organização do género da AMI ou da Unicef, por não ter igualmente fins lucrativos, e serem organizações não governamentais, e onde não existe um vínculo claro com a Igreja Católica.

Isto porque, por exemplo, a AMI em países africanos distribui preservativos gratuitamente, coisa que os missionários jamais fariam, bem como auxílio técnico e médico especializado.

 

Para além disso, por detrás de essa imagem bondosa e misericordiosa, os padres têm uma mentalidade conservadora, elitísta, moralista e sobretudo hipócrita, porque o Jesus era pobre e as igrejas estão replectas de ouro.

 

Até há bem pouco tempo, quando alguém morria sem deixar testamento, toda a sua fortuna ia parar ás mãos da ICAR, por direito.

 

Também se poderia dizer que na Alemanha Nazi existiam alguns Nazis (e é um facto) que não seriam uns totais fascistas, racistas e deshumanos, no entanto quando se generaliza, normalmente por uns pagam outros, é a democracia.

Link to comment
Share on other sites

deixaram a sua vida mundana para se entregarem numa missão "dita católica ou sobre alçada da igreija" para construirem escolas, hospitais e infraestruturas para o bem de uma população com graves problemas de saude

 

Tens a tua razão Gooyz, e percebo o onde queres chegar, no entanto se ganhasse o euromilhões, provavelmente iria apoiar uma organização do género da AMI ou da Unicef, por não ter igualmente fins lucrativos, e serem organizações não governamentais, e onde não existe um vínculo claro com a Igreja Católica.

Isto porque, por exemplo, a AMI em países africanos distribui preservativos gratuitamente, coisa que os missionários jamais fariam, bem como auxílio técnico e médico especializado.

 

Para além disso, por detrás de essa imagem bondosa e misericordiosa, os padres têm uma mentalidade conservadora, elitísta, moralista e sobretudo hipócrita, porque o Jesus era pobre e as igrejas estão replectas de ouro.

 

Até há bem pouco tempo, quando alguém morria sem deixar testamento, toda a sua fortuna ia parar ás mãos da ICAR, por direito.

 

Também se poderia dizer que na Alemanha Nazi existiam alguns Nazis (e é um facto) que não seriam uns totais fascistas, racistas e deshumanos, no entanto quando se generaliza, normalmente por uns pagam outros, é a democracia.

 

Alem disso para se fazer caridade basta faze-lo,nao precisas de pertencer a nenhuma organizaçao,muito menos religiosa!

Concordo com tudo o k o D-Tektor disse! :)

Na minha opiniao a Opus-Dei bem como tudo o que a Igreja Catolica engloba é uma das (senao a maior) hipocrisia do nosso mundo.Controladores de mentes.. :glare:

 

Quanto ao sofrimento físico, e as mortificações, é uma prática que n é obrigatória. E as mortificações podem ser muito mais coisas do que o sofrimento físico.

 

Mortificaçoes?? Sofrimento fisico? :blink: Pleease esclareçam-me! Nao me digam k isto ainda é pior do k eu pensei.. :huh:

 

 

f_Cartoonfactm_c99ce80.jpg

Link to comment
Share on other sites

Acho que disse tudo o D-Tector

 

"E olhem que existe por ai muita gente boa, que se conhecessem deixavam logo de lado essa ideia da religiosidade e olhariam essa gente como pessoas dignas da humanidade "

 

 

então se essas pessoas existem para ajudar, acredita que não deve haver ninguém que as "anule" só pela religiosidade delas... ;p

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Acho que disse tudo o D-Tector

 

"E olhem que existe por ai muita gente boa, que se conhecessem deixavam logo de lado essa ideia da religiosidade e olhariam essa gente como pessoas dignas da humanidade "

 

 

então se essas pessoas existem para ajudar, acredita que não deve haver ninguém que as "anule" só pela religiosidade delas... ;p

 

Logo vi que estavamos de acordo ^_^:D ... chamem-lhe o que quiserem, religião, politicas, tanto faz, ... o importante nisto tudo é quando nos deitamos todas as noites, dormirmos em paz e sentirmo-nos bem conosco e com os outros que nos rodeiam .... resumindo ... sermos felizes ;)

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Dizes isso porque moras numa grande cidade. Se vivesses aqui no meio de tanto fanatismo ligado a essa religião, acredito que também acabavas por abominar... ou não claro está.

 

 

Mas identifico-me bastante com o que escreveste. Eu sou dakeles ateus que não acreditam nos velhinhos conceitos de Deus... tal como já disse, tenho conceitos muito próprios ^_^

 

 

Gooyz pessoas más há em todo o lado. Mas e se as pessoas são más por causa dos conceitos pelos quais se regem e que, nem sempre, são bem intencionados por parte de quem os cria?

 

O catolicismo faz isso mesmo: engana, "obriga", mantém na ignorância. Isto na minha opinião, atenção. É como eu vejo a Igreja católica: o VERDADEIRO PAPÃO.

 

Não querendo ofender ninguém... respeito as crenças de cada um. O que se torna dificil é entender o que faz as pessoas acreditar tanto e condicionarem-se por essa crença.

 

Não generalizes pf.

A religião é algo instrumental. A questão é que ela devia servir de muleta para o Homem. Mas muita genta usa-a como espada e algemas para as gerações descendentes.

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Deus existe.

 

O problema é que os psicopatas se apoderaram da palavra de deus.

 

..já agora mais uma coisa

 

Começo-me a aperceber que a ciência é a nova religião, boa sorte...

... no combate!

 

Tiago

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Não generalizes pf.

A religião é algo instrumental. A questão é que ela devia servir de muleta para o Homem. Mas muita genta usa-a como espada e algemas para as gerações descendentes.

 

que foi exactamente o que eu disse...mas por outras palavras.

Compreendo...foi só para chatear.... -_-

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Mais um "partido".................. :wacko:

1643186zgp2nbs1ob.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Bom aqui vai disto,

 

Devo desde já pedir que me perdoem (o que não é difícil para um cristão convicto), os mais crentes mas esta é a minha sincera opinião, já a debati durante muito tempo noutros fóruns mais dedicados á especialidade muitos anos antes do "Código de daVinci", por isso o melhor se calhar é não lerem porque é um bocado cáustica.

A minha sincera opinião sobre a Opus Dei, em poucas palavras é mais uma organização pseudo-mafiosa, derivada da ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) que por sua vez é também (a meu ver) outra organização pseudo-mafiosa, fechada sobre sí mesma, que regula as suas normas de conduta por um livro escrito á sensivelmente 1900 anos por indivíduos que ninguém conheceu, e para as pessoas de á 1900 anos atrás.

 

acho que dissestes tudo -_- .

Embora na minha ideia de cristianismo, eu faça uma divisão bastante clara acerca do cristianismo ortodoxo(católico) do gnóstico (pré-cristianismo) ... estou acabar de ler um livro que se chama os "Os evangelhos gnósticos" de Elaine Pagels que faz um estudo dos escritos encontrados em Nag hammadi em 1945 (atenção que não são os do mar morto) e explica as razões por que o gnosticismo foi esmagado pela igreija ortodoxa.

 

desculpem se fugi ao assunto mas ando completamente fascinado com este assunto.

 

por acaso é um livro excelente.

 

se gostas desses assuntos assim como eu pois tive na faculdade a cadeira de história das religiões podes para aprofundar esse assunto ao ler os proto evangelhos de s.tiago e s.filipe, a lenda aúrea, as revelações de santa brizida, o hortus deliciarum , o evangeliário de rábula entre outros embora não encontres muitos traduzidos para o português

 

na minha opinião a religião não tem nada a ver com cristianismo a religião serviu-se sim do cristianismo para organizar a sociedade a seu belo prazer pois os evangelhos acima citados podiam perfeitamente estar incluidos na biblia mas................... não vai dar isto dava pano para mangas..........

I guess part of me or a part of who I am, a part of what I do

Is being a warrior - a reluctant warrior, a reluctant struggler

But... I do it because I'm committed to life

We can't avoid it, we can't run away from it

Because to do that is to be... cowardice-

To do that is to be subservient... to devils, subservient to

Evil and so that the only way to live on this planet

With any human dignity at the moment is to struggle.

Link to comment
Share on other sites

... só para dizer que o Cristianismo moderno ou antigo continua a existir, pelo menos, eu escrevo logo acho que devo existir! Que te parece?

Bom aqui vai disto,

 

Devo desde já pedir que me perdoem (o que não é difícil para um cristão convicto), os mais crentes mas esta é a minha sincera opinião, já a debati durante muito tempo noutros fóruns mais dedicados á especialidade muitos anos antes do “Código de daVinci”, por isso o melhor se calhar é não lerem porque é um bocado cáustica.

A minha sincera opinião sobre a Opus Dei, em poucas palavras é mais uma organização pseudo-mafiosa, derivada da ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) que por sua vez é também (a meu ver) outra organização pseudo-mafiosa, fechada sobre sí mesma, que regula as suas normas de conduta por um livro escrito á sensivelmente 1900 anos por indivíduos que ninguém conheceu, e para as pessoas de á 1900 anos atrás.

 

Ora portanto, eu enquadro essa organização na mesma linha que outra qualquer organização fundamentalista.

Fundamentalismo, para quem não sabe, é a forma de estar na vida decorrente do seguimento de certas normas de conduta retiradas de escritos antigos, independentemente da sua religião primária.

 

Podemos ter fundamentalismo Judeu que não são mais do que aquelas estranhas criaturas coladas ao muro das lamentações vestidas de preto e camisa branca que seguem escrupulosamente as instruções da torah judaica.

Politicamente são de extrema direita e altamente conservadores.

 

O fundamentalismo islâmico, muito em voga nos dias de hoje, que aprendem o Corão como único livro desde pequenas crianças, até o saberem de cor, e depois claro está, desenvolve para a triste realidade factual, que temos oportunidade de observar em qualquer país islâmico radical, ou seja, medieval, preconceituoso, conservador, de extrema direita, e onde o estado não está separado da religião (mulahs).

 

E no cristianismo existem dezenas de movimentos radicais um dos quais é a Opus Dei, que não é muito diferente do resto, altamente conservadora, de extrema-direita, com uma pretensa moral (quanto a mim caduca), regida por um livro escrito por homens, mas segundo a ICAR “iluminados” (whatever that means) pelo Espirito Santo (conceito no mínimo dos mínimos estranho).

 

O cristianismo já sofreu do mesmo mal no passado, felizmente para todos, hoje em dia a maioria dos estados europeus são laicos, i.e. existe separação da Igreja e do Estado, que nos proteje que esses sinistros indivíduos que pretendem fazer lei de um livro com 1900 anos, escrito por sabe-se lá quem.

 

A memória do Homem é curta como se sabe, mas acho que não se deve esquecer, como a ICAR fez regredir o homem a ciência e o progresso a um estado miserável, que ficou conhecido como a Idade das Trevas.

E era medieval como é vulgarmente conhecida nem sempre foi tão negra desde que a ICAR entrou em acção.

Anteriormente já existiam outras civilização bem mais evoluídas e progressivas (adoro este termo) do que a penúria em que a ICAR mergulhou toda a civilização ocidental.

Basta ver o exemplo do Egipto da Grécia antiga e Roma, que valorizavam mais o conhecimento científico, e o desenvolvimento tecnológico, que era aberto a todos, e tinham muito cuidado com os sacerdotes das suas religiões, e não lhes davam poder suficiente para se imporem na sociedade, pois os resultados seriam catastróficos, como se veio a verificar no caso do cristianismo.

Não se esqueção que só o Index, (e isto não é ficção nenhuma) aniquilou para todo o sempre, conhecimento cientifíco incalculável, queimandos livros (na altura não existiam impressoras), de vidas inteiras de pesquisa, de homems e mulheres dedicados á investigação de Química, Física, Astronomia, Filosifia, Matemática, Ciências da Terra. E a maioria (adding insult to injury) eram queimados ainda vivos, publicamente como exemplo aterrorizador, em fogueiras ou autos-de-fé (curiosa ironia), pela Inquisição.

 

A civilização ocidental (a nossa) só viu a luz do Sol lá para os finais do seculo 18 começo de 19 quando finalmente os estados se tornaram laicos.

 

A ICAR era de tal maneira temida e o seu poder de influência era tal, que mesmo Salazar não queria nada com eles, preferindo acenar com sorrisos cínicos, e aproveitar-se desse mesmo poder, para enganar os mais de 50% de analfabetos que viviam no nosso país.

Mas sempre pondo-os no seu devido lugar, não fosse o diabo tecê-las.

 

A ICAR, que supostamente e em teoria da mensagem de Cristo, era a que ajudava os mais pobres e mais desfavorecidos, mas na prática era o segundo poder logo a seguir á nobreza, e o deu “modus Operandi” , era o de segredar influências, e cobrar indulgências sempre (que para quem já se esqueceu era pagar em dinheiro pelos pecados, garantindo assim um lugar, nesse sítio duvidoso que é o Céu), ao lado de Reis e Rainhas, ou seja, precisamente o oposto ao que pregava o próprio Cristo. È a tal coisa da propaganda... Eles falam, falam, falam, (teoria) mas não os vejo a fazer nada (prática).

 

Foram durante séculos os detentores de toda a informação escrita, que como sabem é a maior das riquezas que qualquer homem pode ter, e eles sabiam disso, e manipulavam os sermões (como hoje ainda se vê), de acordo com os SEUS interesses.

No entanto na Grécia antiga, por exemplo, qualquer pessoa tinha acesso ás Universidades.

 

Para concluir, a Opus Dei para mim não é mais do que uma organização que pagou com dinheiro vivo á ICAR o seu direito a existir, prega uma moral, que para muito pode ser a correcta, mas para mim é defeituosa, ou seja peca por defeito, e fecha os olhos á dura realidade da Humanidade presente, constituida por individuos ricos e poderosos, altamente conservadores, e serve sobretudo os seus próprios interesses.

Quem não viu aquele incrível espetáculo de opulência e riqueza que foi a nomeação do novo Papa.

Para mim foi um insulto a todas as pessoas que arduamente trabalham e estudam na difícil realidade que é esta em que vivemos.

A "fé" em Deus do Papa é tão grande, que anda de carro Blindado, com vidros á prova de bala.

 

Cristianismo moderno para mim não existe.

A Bíblia que os cristãos juram a pés juntos ter sido escrito pelo próprio Deus, (ou os evangelistas "iluminados" :D pelo Espirito Santo) tem pelo menos 1900 anos, e de moderno não tem nada.

E TODAS as organizações derivadas do cristianismo se regem (com mais ou menos fundamentalismo) por ela.

Link to comment
Share on other sites

... só para dizer que o Cristianismo moderno ou antigo continua a existir, pelo menos, eu escrevo logo acho que devo existir! Que te parece?

 

Podes-me explicar melhor, como se eu fosse muito burro?

 

:snorkel:

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Acho que o erro de Descartes era mesmo esse. Não devia ser "Penso, logo existo.", devia ser "Escrevo, logo existo."

 

Para quê pensar quando se pode escrever sem sequer fazer uso das "célulazinhas cinzentas"? :)

Link to comment
Share on other sites

Acho que disse tudo o D-Tector

 

"E olhem que existe por ai muita gente boa, que se conhecessem deixavam logo de lado essa ideia da religiosidade e olhariam essa gente como pessoas dignas da humanidade "

 

 

então se essas pessoas existem para ajudar, acredita que não deve haver ninguém que as "anule" só pela religiosidade delas... ;p

 

É isso e espero que sejam muitos mais do que eu penso, porque o programa faz-nos querer que são apenas umas "mulheres tolinhas religiosas... que pensam que devem ajudar os outros porque deus existe...."

 

A vontade nata de ajudar os outros está em muita gente. muita gente mesmo, as vezes as pessoas só não se ajudam ( e ganham ambas com isso ) devido a preconceitos criados pelo "programa"....

 

há que tentar descobrir o filtro que temos dentro de nós ( em algumas situações ) e tentar fazer o que achamos que está bem

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

.. só para dizer que o Cristianismo moderno ou antigo continua a existir, pelo menos, eu escrevo logo acho que devo existir! Que te parece?

 

Concordo com o Psiconauta, tu escreves logo eu acho que tu deves existir, ou seja só provas-te que existes, não provas-te que o Cristianismo existe.. :wacko:

 

Mas quero acreditar que entendeste onde quiz chegar quando digo que cristianismo moderno não existe.

 

Um cristão por definição é alguém que acredita na Bíblia, ponto final.

Ora este livro foi escrito á 1900 anos, e reescrito e “remendado” consoante as conveniências ao longo dos séculos.

Se existe cristianismo? Existe sem dúvida. Moderno? Eu acho que não.

Eu não sou própriamente contra os cristãos, até porque muitos têm o bom senso de não observarem a realidade pelo funil dos clérigos, e não cairem no “conto-do-vigário”.

Sou sobretudo contra o "monstro" em que se tornou essa organização de pessoas, e da sua auto-proclamada legitimidade e autoridade moral.

Pode-se dizer que a mensagem central da Bíblia é moderna, no sentido em que a mensagem do Cristo dá valor á preocupação pelos mais desfavorecidos. Mas isso não é um assunto moderno. Isso é uma questão de bom senso, ética e civismo, e não é preciso uma Bíblia ou um padre, para nos ensinar que matar ou roubar é errado.

Estes “mandamentos” são adquiridos através da evolução cívica da humanidade. Sobretudo pelo desenvolvimento intelectual e individual de cada um de nós.

Desenvolvimento esse , que a ICAR e os clérigos, de uma forma egoista absorveram e privaram o resto da comunidade, utilizando a preciosa informação em seu próprio proveito, destruindo quem se atrevesse pelos seus próprios meios adquirir esse desenvolvimento, sem a “orientação” (leia-se controlo/manipulação) da igreja.

O que eu quero dizer é que a Bíblia foi sim importante, no seu tempo, e para as pessoas do seu tempo, e nunca deveria ter sido interpretado como um conjunto rígido de leis, mas sim como um conjuto de normas de conduta.

Hoje em dia é um aglomerado de parábolas que nos fazem recordar como as coisas eram no passado, nmo.

O que a História nos ensinou, foi que não se pode dar poder aos sacerdotes de igrejas, sejam elas quais forem.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!