Jump to content
×
×
  • Create New...

Fernando Pessoa


Oink
 Share

Recommended Posts

Mais do que poeta, Fernando Pessoa foi um astrólogo que desenhou o mapa astrológico de diversas figuras, incluindo o dos seus heterónimos. Na sua “cabeça multifacetada organizou claramente todo o espólio da obra que queria publicar”, talvez por buscar a perfeição e por acreditar ter sido D.Sebastião numa outra vida. Apesar das teorias que associam a ingestão de absinto e o facto de fumar ópio ao génio do autor, o astrólogo e escritor Paulo Cardoso acredita que Pessoa é um ser repleto de ideias esotéricas e foi por isso que se dispôs a estudá-lo. Foi o resultado desse estudo que apresentou na Biblioteca Municipal de Sesimbra, no passado dia 6 de Janeiro.

 

Dos quase 27 mil documentos que constituem o espólio de Fernando Pessoa, cerca de 2.700 referem-se à Astrologia e a outras áreas das Ciências Ocultas. Os últimos foram alvo de uma análise profunda feita por Paulo Cardoso, um dos astrólogos mais reconhecidos a nível nacional e que descobriu que a obra pessoniana é bem mais mística do que se poderia imaginar.

 

Fernando Pessoa ficou bastante marcado pelos seus heterónimos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, que mais do que meros pseudónimos foram a invenção de personagens completos, com uma biografia própria, estilos literários diferenciados e com mapas astrológicos específicos. Muitos apelidam essa capacidade de esquizofrenia, de psicografia, de jogo poético ou de golpe de génio, mas Paulo Cardoso vai mais longe e defende que o poeta queria apenas atingir a perfeição.

 

“Pessoa era Gémeos e tinha o ascendente em Escorpião. Ele queria ascender aos céus e desenvolver as características dos 4 elementos, a Terra, a Água, o Ar e o Fogo. Foi por isso que criou os heterónimos, cada um com o ascendente associado a um dos elementos”, defendeu o astrólogo.

 

Caeiro assassinado

 

Ricardo Reis era um erudito, um defensor dos valores tradicionais e de escrita rebuscada. Os seus poemas, de tom alegre e entusiástico pareciam cantados pelos gregos, ao som de cítaras ou de flautas.

 

A poesia de Álvaro de Campos viveu três fases distintas. Começou por ser influenciado pelo decadentismo simbolista, depois pelo futurismo e por fim escreveu poemas pessimistas e desiludidos.

 

Alberto Caeiro escrevia de forma simples e limitada, como um camponês pouco instruído. O autor era inimigo do misticismo e tentava abordar os seus temas com toda a lógica. Pessoa indicava que o célebre “Guardador de Rebanhos”, a grande obra de Caeiro, teria sido escrita de um só fôlego, na noite de Março de 1914, “mas não foi”, contestou Paulo Cardoso.

 

“Fernando Pessoa diz que O Guardador de Rebanhos foi escrito nesse dia porque fez um cálculo astrológico” da personagem inventada e tendo em conta o seu mapa, 8 de Março “era o dia em que Alberto Caeiro faria a sua obra-prima”.

 

De acordo com o astrólogo, este heterónimo era do signo Carneiro, o que se pode compreender por ser um “guardador de rebanhos”.

 

Caeiro, um amante da natureza, acabou por ser vítima de um problema de pulmões mortal, “porque era regido por Mercúrio e tinha de morrer assim”. Pessoa fez o mapa de Caeiro e calculou o dia em que o Júpiter, associado à morte, substituia o Sol, que representa a vida, “e assim matou o Alberto Caeiro”.

 

Pessoa, encarnado de D. Sebastião

 

A obra que Fernando Pessoa assinou com seu próprio nome está reunida nos volumes Cancioneiro e Mensagem.

 

Conforme um documento do próprio autor, MensagEm resulta da expressão latina “Mens agitat molEm”, que significa “o espírito move a matéria”.

 

A Mensagem é dividida em três partes, Brasão, Mar Portuguez e O Encoberto. Na opinião de Paulo Cardoso, esta obra reúne um conjunto de simbolismos que evidenciam a personalidade esotérica de Pessoa.

 

“Mar Portuguez” é constituído por 12 poemas e Paulo Cardoso descobriu que cada um se referia a um dos signos do zodíaco. Assim foi esse o nome escolhido pelo astrólogo para uma exposição que realizou na Torre de Belém, na década de 90. Pela exibição passaram milhares de pessoas, entre elas o então presidente da Câmara de Lisboa, João Soares, que se dispôs a subsidiar uma apresentação em vídeo sobre esta temática. Foi esse o vídeo que o astrólogo apresentou em Sesimbra, agora que os direitos da obra deixaram de pertencer à família de Pessoa.

 

Paulo Cardoso escolheu a Torre de Belém por ser a “ilha encantada” de Pessoa. “A ilha estava, há um século, a 200 metros da costa, era envolvida pelo Ar, estava construída em cima de uma ilhota, a Terra, tinha Água em seu redor e uns canhões, que representavam o Fogo”, avançou.

 

Foram várias as curiosidades que o escritor descobriu quando levou a cabo a exposição na Torre de Belém, “um dos pisos é dividido por 28 degraus, o número da Lua, outro por 22, que é o número do Tarôt, e daí para a frente”, explicou, acrescentando que “a Torre mede 36,5 metros o que se refere aos 365 dias do ano, sendo também essa a sua largura”, o que faz do monumento um quadrado, composto pelos 4 elementos e cujo centro é a “essência de Deus”. Essa é a quinta essência e “Pessoa chegou a considerar-se o Rei do Quinto Império”. Defende o astrólogo que o senhor dos heterónimos constatou que o seu fundo-céu, elemento que representa a vida passada, era Aquário, à semelhança do Rei Dom Sebastião, “O Encoberto” desaparecido na batalha de Alcácer-Quibir e aguardado desde sempre como a salvação do povo português, “Fernando Pessoa acreditava ter sido D. Sebastião” e terá mesmo feito “profecias e pesquisas, sempre na dúvida, será que sou eu?”.

 

Para além das profecias sobre a vida passada, Pessoa também fez um estudo sobre a sua morte, “não por ser mórbido, mas por ser prático e saber de quanto tempo ainda dispunha”, explicou Paulo Cardoso que apresentou um documento assinado pelo poeta onde teria escrito “duração da minha vida – fim de Maio de 1935”, data que detectou tendo em conta os momentos que, conforme os astros, seriam os mais frágeis da sua vida. Apesar de ter morrido em Novembro, 6 meses depois do previsto, o astrólogo avançou ainda que esta conta teria sido feita a partir da hora de nascimento constante na cédula de Pessoa, “mas se se tivesse baseado na hora indicada pela avó, cerca de 4 minutos depois, teria descoberto o momento exacto da sua morte”.

 

O outro Heterónimo

 

Às 4 assinaturas de Pessoa mais conhecidas, Paulo Cardoso acresce uma outra, Rafael Baldaia, responsável por toda a matéria de ocultismo do autor. Conforme explicou, “muitos dos documentos eram assinados por Rafael Baldaia, um heterónimo astrólogo responsável pelos 2.700 fragmentos de poesia que eu estudei”. A escolha desse nome terá também fundamentos associados aos astros, “para além de Rafael ser o nome de um grande arcanjo, corresponde também a um livro sagrado e que dantes era essencial para fazer os mapas astrológicos”. Fernando Pessoa terá mesmo feito publicidade em jornais da época, simulando ser um astrólogo, amigo de si próprio, e dando a conhecer os preços por si praticados. De acordo com os registos, a previsão mais dispendiosa seria a de um Horóscopo detalhado, que teria o custo de 5 mil Reis.

 

OS TEMPOS

TERCEIRO - CALMA

 

Que costa é que as ondas contam

E se não pode encontrar

Por mais naus que haja no mar?

O que é que as ondas encontram

 

E nunca se vê surgindo?

Este som de o mar praiar

Onde é que está existindo?

Ilha próxima e remota,

 

Que nos ouvidos persiste,

Para a vista não existe.

Que nau, que armada, que frota

Pode encontrar o caminho

 

A praia onde o mar insiste,

Se à vista o mar é sozinho?

Haverá rasgões no espaço

Que dêem para outro lado,

 

E que, um deles encontrado,

Aqui, onde há só sargaço,

Surja uma ilha velada,

O país afortunado

Que guarda o Rei desterrado Em sua vida encantada?

 

 

De acordo com Paulo Cardoso, nesta parte da MENSAGEM, O Encoberto, Fernando Pessoa fala de uma “ilha velada”, que é a ilha onde foi edificada a Torre de Belém e refere-se ao “Rei desterrado”, que será o próprio poeta

 

Eu sou shanti e jogo Mafia Wars

Link to comment
Share on other sites

Fernando Pessoa é simplesmente genial! Ler os seus poemas (ou livros) é entrar na sua realidade, ver com os seus olhos. Nos versos, que demonstram alguns traços esquizofrénicos, ele faz passar ao leitor a sua "dor de pensar". Talvez fosse demasiado inteligente, e sentia alguma frustração por ser assim. Era como se fosse um escravo dos próprios pensamentos.

Os meus preferidos (são tantos, mas estes dois tinha que deixar aqui...):

 

Gato que brincas na rua

Como se fosse na cama,

Invejo a sorte que é tua

Porque nem sorte se chama.

 

Bom servo das leis fatais

Que regem pedras e gentes,

Que tens instintos gerais

E sentes só o que sentes.

 

És feliz porque és assim,

Todo o nada que és é teu.

Eu vejo-me e estou sem mim,

Conheço-me e não sou eu.

 

----------

 

Ai que prazer

Não cumprir um dever,

Ter um livro para ler

E não o fazer!

Ler é maçada,

Estudar é nada.

O sol doira

Sem literatura.

O rio corre, bem ou mal,

Sem edição original.

E a brisa, essa,

De tão naturalmente matinal,

Como tem tempo não tem pressa...

 

Livros são papéis pintados com tinta.

Estudar é uma coisa em que está indistinta

A distinção entre nada e coisa nenhuma.

 

Quanto é melhor, quanto há bruma,

Esperar por D. Sebastião,

Quer venha ou não!

 

Grande é a poesia, a bondade e as danças...

Mas o melhor do mundo são as crianças,

Flores, música, o luar, e o sol, que peca

Só quando, em vez de criar, seca.

 

O mais que isto

É Jesus Cristo,

Que não sabia nada de finanças

Nem consta que tivesse biblioteca...

Link to comment
Share on other sites

Passei toda a noite, sem dormir, vendo, sem espaço, a figura dela,

 

E vendo-a sempre de maneiras diferentes do que a encontro a ela.

 

Faço pensamentos com a recordação do que ela é quando me fala,

 

E em cada pensamento ela varia de acordo com a sua semelhança.

 

 

 

Amar é pensar.

 

E eu quase que me esqueço de sentir só de pensar nela.

 

Não sei bem o que quero, mesmo dela, e eu não penso senão nela.

 

Tenho uma grande distracção animada.

 

 

 

Quando desejo encontrá-la

 

Quase que prefiro não a encontrar,

 

Para não ter que a deixar depois.

 

 

 

Não sei bem o que quero, nem quero saber o que quero. Quero só

 

Pensar nela.

 

Não peço nada a ninguém, nem a ela, senão pensar.

 

 

 

 

 

Alberto Caeiro

 

 

 

 

Este é o meu preferido!

Veni, Vidi, Vici

Link to comment
Share on other sites

"A única atitude digna de um Homem superior é o persistir tenaz de uma actividade que se reconhece inútil, o hábito de uma disciplina que se sabe estéril, e o uso fixo de normas e pensamento filosófico e metafísico cuja importância se sente ser nula."

 

 

 

 

"Tenho que escolher o que detesto – ou o sonho, que a minha inteligência odeia, ou a acção, que a minha sensibilidade repugna; ou a acção, para que não nasci, ou o sonho, para que ninguém nasceu.

 

Resulta que, como detesto ambos, não escolho nenhum; mas, como hei-de, em certa ocasião, ou sonhar ou agir, misturo uma coisa com outra."

 

 

Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa (outro heterónimo de Pessoa)

Livro do Desassossego

 

:wub:

Eu sou shanti e jogo Mafia Wars

Link to comment
Share on other sites

:rolleyes: gostava de ter informaxao sobre ricardo reis, um heteronimo de fernando pessoa para um trabalho k estou a desenvolver, algum sabe algo???

 

poemas dele e descrixao da vida =)

 

muchas gracias familia tribo

Ah Yum Hunab Ku Evan Maya e Ma Ho!

 

*Mao Kristal Azul*

Link to comment
Share on other sites

Ai que prazer

Não cumprir um dever,

Ter um livro para ler

E não o fazer!

Ler é maçada,

Estudar é nada.

O sol doira

Sem literatura.

O rio corre, bem ou mal,

Sem edição original.

E a brisa, essa,

De tão naturalmente matinal,

Como tem tempo não tem pressa...

 

Livros são papéis pintados com tinta.

Estudar é uma coisa em que está indistinta

A distinção entre nada e coisa nenhuma.

 

Quanto é melhor, quanto há bruma,

Esperar por D. Sebastião,

Quer venha ou não!

 

Grande é a poesia, a bondade e as danças...

Mas o melhor do mundo são as crianças,

Flores, música, o luar, e o sol, que peca

Só quando, em vez de criar, seca.

 

O mais que isto

É Jesus Cristo,

Que não sabia nada de finanças

Nem consta que tivesse biblioteca...

Liberdade! :wub:

 

Nisha, qualquer busca @ Google te dará concerteza bastante informação sobre Fernando Pessoa e seus heterónimos... ^_^

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Ai que prazer

Não cumprir um dever,

Ter um livro para ler

E não o fazer!

Ler é maçada,

Estudar é nada.

O sol doira

Sem literatura.

O rio corre, bem ou mal,

Sem edição original.

E a brisa, essa,

De tão naturalmente matinal,

Como tem tempo não tem pressa...

 

Livros são papéis pintados com tinta.

Estudar é uma coisa em que está indistinta

A distinção entre nada e coisa nenhuma.

 

Quanto é melhor, quanto há bruma,

Esperar por D. Sebastião,

Quer venha ou não!

 

Grande é a poesia, a bondade e as danças...

Mas o melhor do mundo são as crianças,

Flores, música, o luar, e o sol, que peca

Só quando, em vez de criar, seca.

 

O mais que isto

É Jesus Cristo,

Que não sabia nada de finanças

Nem consta que tivesse biblioteca...

Liberdade! :wub:

 

Nisha, qualquer busca @ Google te dará concerteza bastante informação sobre Fernando Pessoa e seus heterónimos... ^_^

 

 

ok natti muchas gracias ^_^

 

e este k escreveste é ricardo reis?

Ah Yum Hunab Ku Evan Maya e Ma Ho!

 

*Mao Kristal Azul*

Link to comment
Share on other sites

Grande tópico! :)

 

O pensamento pode ter elevação sem ter elegância, e, na proporção em que não tiver elegância, perderá a acção sobre os outros. A força sem a destreza é uma simples massa.

 

Bernardo Soares- Livro do Desassossego

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Os sentimentos que mais doem, as emoções que mais pungem, são os que são absurdos-a ânsia de coisas impossíveis, precisamente porque são impossíveis, a saudade do que nunca houve, o desejo do que poderia ter sido, a mágoa de não ser outro, a insastifação da existência do mundo. Todos, estes meios tons da consciência da alma criam em nós uma paisagem dolorida, um eterno sol-pôr do que somos. O sentirmo-nos é então um campo deserto a escurecer, triste de juncos ao pé de um rio sem barcos, negrejando claramente entre margens afastadas.

 

:wub:

 

Bernardo Soares-"Livro do Desassossego"

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Pensar em Deus é desobedecer a Deus, Porque Deus quis que o não conhecêssemos, Por isso se nos não mostrou... Sejamos simples e calmos, Como os regatos e as árvores, E Deus amar-nos-á fazendo de nós Belos como as árvores e os regatos, E dar-nos-á verdor na sua primavera, E um rio aonde ir ter quando acabemos!...

 

Alberto Caeiro, em "O Guardador

de Rebanhos".

:)

Link to comment
Share on other sites

A felicidade exige valentia.

 

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

 

 

Fernando Pessoa

 

:wub:^_^

Link to comment
Share on other sites

Desde miuda (é óbvio que na altura não o entendia bem...) que gosto muito deste poema de Fernando Pessoa (ortónimo):

 

Gato que brincas na rua

 

Gato que brincas na rua

Como se fosse na cama,

Invejo a sorte que é tua

Porque nem sorte se chama.

 

Bom servo das leis fatais

Que regem pedras e gentes,

Que tens instintos gerais

E sentes só o que sentes.

 

És feliz porque és assim,

Todo o nada que és é teu.

Eu vejo-me e estou sem mim,

Conheço-me e não sou eu.

 

Miau... :)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Não sei quantas almas tenho

 

Não sei quantas almas tenho.

Cada momento mudei.

Continuamente me estranho.

Nunca me vi nem acabei.

De tanto ser, só tenho alma.

Quem tem alma não tem calma.

Quem vê é só o que vê,

Quem sente não é quem é,

Atento ao que sou e vejo,

Torno-me eles e não eu.

Cada meu sonho ou desejo

É do que nasce e não meu.

Sou minha própria paisagem;

Assisto à minha passagem,

Diverso, móbil e só,

Não sei sentir-me onde estou.

 

Por isso, alheio, vou lendo

Como páginas, meu ser.

O que sogue não prevendo,

O que passou a esquecer.

Noto à margem do que li

O que julguei que senti.

Releio e digo : "Fui eu ?"

Deus sabe, porque o escreveu.

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Não sei quantas almas tenho

 

Não sei quantas almas tenho.

Cada momento mudei.

Continuamente me estranho.

Nunca me vi nem acabei.

De tanto ser, só tenho alma.

Quem tem alma não tem calma.

Quem vê é só o que vê,

Quem sente não é quem é,

Atento ao que sou e vejo,

Torno-me eles e não eu.

Cada meu sonho ou desejo

É do que nasce e não meu.

Sou minha própria paisagem;

Assisto à minha passagem,

Diverso, móbil e só,

Não sei sentir-me onde estou.

 

Por isso, alheio, vou lendo

Como páginas, meu ser.

O que sogue não prevendo,

O que passou a esquecer.

Noto à margem do que li

O que julguei que senti.

Releio e digo : "Fui eu ?"

Deus sabe, porque o escreveu.

 

 

Adoro este poema...

Na minha agenda, acho que de 2003, escrevi este poema logo na primeira página, para o ler sempre que quisesse. :)

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Não sei quantas almas tenho

 

Não sei quantas almas tenho.

Cada momento mudei.

Continuamente me estranho.

Nunca me vi nem acabei.

De tanto ser, só tenho alma.

Quem tem alma não tem calma.

Quem vê é só o que vê,

Quem sente não é quem é,

Atento ao que sou e vejo,

Torno-me eles e não eu.

Cada meu sonho ou desejo

É do que nasce e não meu.

Sou minha própria paisagem;

Assisto à minha passagem,

Diverso, móbil e só,

Não sei sentir-me onde estou.

 

Por isso, alheio, vou lendo

Como páginas, meu ser.

O que sogue não prevendo,

O que passou a esquecer.

Noto à margem do que li

O que julguei que senti.

Releio e digo : "Fui eu ?"

Deus sabe, porque o escreveu.

 

 

Adoro este poema...

Na minha agenda, acho que de 2003, escrevi este poema logo na primeira página, para o ler sempre que quisesse. :)

 

 

 

Sim diz tudo nele! :)

Kin 169

Lua Cósmica Vermelha

 

Persevero com o fim de purificar

Transcendendo o fluxo

Selo o processo da água universal

Com o tom cósmico da presença

Eu sou guiado pelo poder do espaço

'Dons me são oferecidos; eu sou a ferramenta de minha própria purificação.'

 

CASTELO AMARELO SUL DO DAR

 

Onda Encantada 13 Terra Vermelha

 

HARMÔNICA 43 - PROCESSO ELéTRICO

 

Spiritual Hi Tek

 

Mellodrive

Link to comment
Share on other sites

A felicidade exige valentia.

 

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

 

 

Fernando Pessoa

 

Dadas as circunstâncias em k a minha vida se encontra era mesmo isto k me estava a fazer falta...

 

:)

Eu sou shanti e jogo Mafia Wars

Link to comment
Share on other sites

Porque combina bem com o dia de hoje...

 

'Cai chuva do céu cinzento'

 

Cai chuva do céu cinzento

Que não tem razão de ser.

Até o meu pensamento

Tem chuva nele a escorrer.

 

Tenho uma grande tristeza

Acrescentada à que sinto.

Quero dizer-ma mas pesa

O quanto comigo minto.

 

Porque verdadeiramente

Não sei se estou triste ou não,

E a chuva cai levemente

(Porque Verlaine consente)

Dentro do meu coração.

 

:)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Vive

 

Vive, dizes, no presente,

Vive só no presente.

Mas eu não quero o presente, quero a realidade;

Quero as cousas que existem, não o tempo que as mede.

 

O que é o presente?

É uma cousa relativa ao passado e ao futuro.

É uma cousa que existe em virtude de outras cousas existirem.

Eu quero só a realidade, as cousas sem presente.

 

Não quero incluir o tempo no meu esquema.

Não quero pensar nas cousas como presentes; quero pensar nelas

como cousas.

Não quero separá-las de si-próprias, tratando-as por presentes.

 

Eu nem por reais as devia tratar.

Eu não as devia tratar por nada.

 

Eu devia vê-las, apenas vê-las;

Vê-las até não poder pensar nelas,

Vê-las sem tempo, nem espaço,

Ver podendo dispensar tudo menos o que se vê.

É esta a ciência de ver, que não é nenhuma.

 

(Alberto Caeiro)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Acho que sempre foi o heterónimo que mais gostei...o mais simples também :wub:

 

:flower: Obrigado Natti do meu coração :heart:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

O Mistério do Mundo

 

XI

 

Nos vastos céus estrelados

 

Que estão além da razão,

 

Sob a regência de fados

 

Que ninguém sabe o que são,

 

Ha sistemas infinitos,

 

Sóis centros de mundos seus,

 

E cada sol é um Deus.

 

Eternamente excluídos

 

Uns dos outros, cada um

 

É universo.

 

 

 

Primeiro Fausto

por Fernando Pessoa

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

E deixo aqui algumas frases do Livro do Dessassossego, para mim cheias de sentido, que andam sempre comigo no telemóvel (criei uma pasta para Fernado Pessoa!):

 

«Vive a tua vida, não sejas vivido por ela.»

 

«O criador do espelho envenenou a alma humana.»

 

«Toda a vida da alma humana é um movimento na penumbra. Vivemos, num lusco-fusco da consciência, nunca certos com o que somos, ou com o que nos supomos ser.»

 

«Sou do tamanho do que vejo (e não do tamanho da minha altura).» (Alberto Caeiro)

 

«Passar dos fantasmas da fé para os espectros da razão é somente ter mudado de cela.»

 

«Dar a cada emoção uma personalidade, a cada estado de alma uma alma.»

 

«Deus é o existirmos e isto não ser tudo.»

 

«O mundo exterior é evidentemente sensação. Nunca me esqueço do que sinto.»

 

Felizmente tive a sorte de ter um professor de Português no Liceu que adorava Fernando Pessoa, e que passou horas e horas connosco a interpretar muitos poemas e prosa do escritor. :)

 

Fernando Pessoa é simplesmente lindo! :)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

II - O Meu Olhar

 

O meu olhar é nítido como um girassol.

Tenho o costume de andar pelas estradas

Olhando para a direita e para a esquerda,

E de, vez em quando olhando para trás...

E o que vejo a cada momento

É aquilo que nunca antes eu tinha visto,

E eu sei dar por isso muito bem...

Sei ter o pasmo essencial

Que tem uma criança se, ao nascer,

Reparasse que nascera deveras...

Sinto-me nascido a cada momento

Para a eterna novidade do Mundo...

Creio no mundo como num malmequer,

Porque o vejo. Mas não penso nele

Porque pensar é não compreender ...

 

O Mundo não se fez para pensarmos nele

(Pensar é estar doente dos olhos)

Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

 

Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...

Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,

Mas porque a amo, e amo-a por isso,

Porque quem ama nunca sabe o que ama

Nem sabe por que ama, nem o que é amar ...

Amar é a eterna inocência,

E a única inocência não pensar...

 

(Alberto Caeiro)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.” :wub:

 

:):)

Kin 169

Lua Cósmica Vermelha

 

Persevero com o fim de purificar

Transcendendo o fluxo

Selo o processo da água universal

Com o tom cósmico da presença

Eu sou guiado pelo poder do espaço

'Dons me são oferecidos; eu sou a ferramenta de minha própria purificação.'

 

CASTELO AMARELO SUL DO DAR

 

Onda Encantada 13 Terra Vermelha

 

HARMÔNICA 43 - PROCESSO ELéTRICO

 

Spiritual Hi Tek

 

Mellodrive

Link to comment
Share on other sites

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.” :wub:

 

:):)

gay, o homem eh meu! :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Gosto bastante de Margarido Pinto, no seu albúm a solo "Apontamento", tem faixas cuja letra é da obra poética de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos. São as faixas "Não Digas Nada", "Apontamento" e "Na Véspera de Não Partir Nunca".

 

Vou deixar aqui os poemas:

 

"Não: não digas nada!" - Fernando Pessoa (Cancioneiro)

Não: não digas nada!

Supor o que dirá

A tua boca velada

É ouvi-lo já

É ouvi-lo melhor

Do que o dirias.

O que és não vem à flor

Das frases e dos dias.

 

És melhor do que tu.

Não digas nada: sê!

Graça do corpo nu

Que invisível se vê.

 

"Apontamento" - Álvaro Campos

A minha alma partiu-se como um vaso vazio.

Caiu pela escada excessivamente abaixo.

Caiu das mãos da criada descuidada.

Caiu, fez-se em mais pedaços do que havia loiça no vaso.

Asneira? Impossível? Sei lá!

Tenho mais sensações do que tinha quando me sentia eu.

Sou um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir.

 

Fiz barulho na queda como um vaso que se partia.

Os deuses que há debruçam-se do parapeito da escada.

E fitam os cacos que a criada deles fez de mim.

 

Não se zanguem com ela.

São tolerantes com ela.

O que era eu um vaso vazio?

 

Olham os cacos absurdamente conscientes,

Mas conscientes de si mesmos, não conscientes deles.

 

Olham e sorriem.

Sorriem tolerantes à criada involuntária.

 

Alastra a grande escadaria atapetada de estrelas.

Um caco brilha, virado do exterior lustroso, entre os astros.

A minha obra? A minha alma principal? A minha vida?

Um caco.

E os deuses olham-o especialmente, pois não sabem por que ficou ali.

 

"Na Véspera"-Álvaro Campos

Na véspera de não partir nunca

Ao menos não há que arrumar malas

Nem que fazer planos em papel,

Com acompanhamento involuntário de esquecimentos,

Para o partir ainda livre do dia seguinte.

Não há que fazer nada

Na véspera de não partir nunca.

Grande sossego de já não haver sequer de que ter sossego!

Grande tranqüilidade a que nem sabe encolher ombros

Por isto tudo, ter pensado o tudo

É o ter chegado deliberadamente a nada.

Grande alegria de não ter precisão de ser alegre,

Como uma oportunidade virada do avesso.

Há quantas vezes vivo

A vida vegetativa do pensamento!

Todos os dias sine linea

Sossego, sim, sossego...

Grande tranqüilidade...

Que repouso, depois de tantas viagens, físicas e psíquicas!

Que prazer olhar para as malas fítando como para nada!

Dormita, alma, dormita!

Aproveita, dormita!

Dormita!

É pouco o tempo que tens! Dormita!

É a véspera de não partir nunca!

 

:)

if i had the chance, i'd ask the world to dance

Link to comment
Share on other sites

Para quem realmente gosta de Fernando Pessoa pode encontrar alguns dos poemas dele em dvd ou até mesmo em música interpretados pelo projecto Wordsong.

 

Wordsong - Al Berto e Wordsong - Pessoa

 

"Com Wordsong, a 101 Noites abriu nova colecção que pretende criar um diálogo entre a música e a poesia contemporânea. Al Berto foi o poeta homenageado neste primeiro trabalho. O resultado é um livro ilustrado com um CD com quinze canções em formato pop rock, onde a música se apropria da palavra escrita. Wordsong é constituído por dois objectos que se complementam e interagem: um livro de poemas ilustrado com fotografias e desenhos e um CD com quinze canções inéditas.?"

 

:)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Como é por dentro outra pessoa

 

Como é por dentro outra pessoa

Quem é que o saberá sonhar?

A alma de outrem é outro universo

Como que não há comunicação possível,

Com que não há verdadeiro entendimento.

 

Nada sabemos da alma

Senão da nossa;

As dos outros são olhares,

São gestos, são palavras,

Com a suposição de qualquer semelhança

No fundo.

 

 

(Fernando Pessoa)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Às vezes, em dias de luz perfeita e exacta

 

Às vezes, em dias de luz perfeita e exacta,

Em que as coisas têm toda a realidade que podem ter,

Pergunto a mim próprio devagar

Porque sequer atribuo eu

Beleza às coisas.

 

Uma flor acaso tem beleza?

Tem beleza acaso um fruto?

Não: têm cor e forma

E existência apenas.

A beleza é o nome de qualquer coisa que não existe

Que eu dou às coisas em troca do agrado que me dão.

Não significa nada.

Então porque digo eu das coisas: são belas?

 

Sim, mesmo a mim, que vivo só de viver,

Invisíveis, vêm ter comigo as mentiras dos homens

Perante as coisas,

Perante as coisas que simplesmente existem.

 

Que difícil ser próprio e não ser senão o visível!

Alberto Caeiro

Há metafísica bastante em não pensar em nada.

Link to comment
Share on other sites

Longe de mim em mim existo

 

Longe de mim em mim existo

À parte de quem sou,

A sombra e o movimento em que consisto.

 

(Fernando Pessoa)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

O Amor é uma Companhia

 

O amor é uma companhia.

Já não sei andar só pelos caminhos,

Porque já não posso andar só.

Um pensamento visível faz-me andar mais depressa

E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.

Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.

E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.

 

Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.

Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela.

Todo eu sou qualquer força que me abandona.

Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio.

 

Alberto Caeiro

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Reticências

 

Arrumar a vida, pôr prateleiras na vontade e na acção.

Quero fazer isto agora, como sempre quis, com o mesmo resultado;

Mas que bom ter o propósito claro, firme só na clareza, de fazer qualquer coisa!

Vou fazer as malas para o Definitivo,

Organizar Álvaro de Campos,

E amanhã ficar na mesma coisa que antes de ontem — um antes de ontem que é sempre...

Sorrio do conhecimento antecipado da coisa-nenhuma que serei.

Sorrio ao menos; sempre é alguma coisa o sorrir...

Produtos românticos, nós todos...

E se não fôssemos produtos românticos, se calhar não seríamos nada.

Assim se faz a literatura...

Santos Deuses, assim até se faz a vida!

 

Os outros também são românticos,

Os outros também não realizam nada, e são ricos e pobres,

Os outros também levam a vida a olhar para as malas a arrumar,

Os outros também dormem ao lado dos papéis meio compostos,

Os outros também são eu.

Vendedeira da rua cantando o teu pregão como um hino inconsciente,

Rodinha dentada na relojoaria da economia política,

Mãe, presente ou futura, de mortos no descascar dos Impérios,

A tua voz chega-me como uma chamada a parte nenhuma, como o silêncio da vida...

Olho dos papéis que estou pensando em arrumar para a janela,

Por onde não vi a vendedeira que ouvi por ela,

E o meu sorriso, que ainda não acabara, inclui uma crítica metafisica.

Descri de todos os deuses diante de uma secretária por arrumar,

Fitei de frente todos os destinos pela distração de ouvir apregoando,

E o meu cansaço é um barco velho que apodrece na praia deserta,

E com esta imagem de qualquer outro poeta fecho a secretária e o poema...

Como um deus, não arrumei nem uma coisa nem outra...

 

Álvaro de Campos

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Bom tópico!! ^_^

 

um dos meus preferidos vem das Odes de Ricardo Reis:

 

 

Vem sentar-te comigo Lídia, à beira do rio.

Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos

Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas.

(Enlacemos as mãos.)

 

Depois pensemos, crianças adultas, que a vida

Passa e não fica, nada deixa e nunca regressa,

Vai para um mar muito longe, para ao pé do Fado,

Mais longe que os deuses.

 

Desenlacemos as mãos, porque não vale a pena cansarmo-nos.

Quer gozemos, quer nao gozemos, passamos como o rio.

Mais vale saber passar silenciosamente

E sem desassosegos grandes.

 

Sem amores, nem ódios, nem paixões que levantam a voz,

Nem invejas que dão movimento demais aos olhos,

Nem cuidados, porque se os tivesse o rio sempre correria,

E sempre iria ter ao mar.

 

Amemo-nos tranquilamente, pensando que podiamos,

Se quise'ssemos, trocar beijos e abrac,os e carícias,

Mas que mais vale estarmos sentados ao pé um do outro

Ouvindo correr o rio e vendo-o.

 

Colhamos flores, pega tu nelas e deixa-as

No colo, e que o seu perfume suavize o momento -

Este momento em que sossegadamente nao cremos em nada,

Pagãos inocentes da decadência.

 

Ao menos, se for sombra antes, lembrar-te-as de mim depois

Sem que a minha lembrança te arda ou te fira ou te mova,

Porque nunca enlaçamos as mãos, nem nos beijamos

Nem fomos mais do que crianças.

 

E se antes do que eu levares o o'bolo ao barqueiro sombrio,

Eu nada terei que sofrer ao lembrar-me de ti.

Ser-me-ás suave à memória lembrando-te assim - à beira-rio,

Pagã triste e com flores no regaço.

 

 

 

 

Lindo não é? Fernando Pissa é grande cena! :gap:

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

santa hipocrisia...

 

o fernando pessoa é um génio e toda a gente o adora porque criou heterónimos e através deles, em vez de uma perspectiva conseguiu colocar-se em diversas perspectivas, conseguiu transmitir o mundo nos olhos de diferentes pessoas ....

 

mas aqui no elastik uma pessoa cria heterónimos (leia-se clones), coloca-se em diferentes perspectivas e vê a reacção das pessoas ás diversas faces com que se deparam e já ninguém axa piada...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

axo k só kuando morrer é k me vão dar o devido valor... B)B)

Link to comment
Share on other sites

santa hipocrisia...

 

o fernando pessoa é um génio e toda a gente o adora porque criou heterónimos e através deles, em vez de uma perspectiva conseguiu colocar-se em diversas perspectivas, conseguiu transmitir o mundo nos olhos de diferentes pessoas ....

 

mas aqui no elastik uma pessoa cria heterónimos (leia-se clones), coloca-se em diferentes perspectivas e vê a reacção das pessoas ás diversas faces com que se deparam e já ninguém axa piada...

 

 

axo k só kuando morrer é k me vão dar o devido valor... B)B)

 

Isso só era verdade se tu escrevesses alguma coisa de jeito. :gap:

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

santa hipocrisia...

 

o fernando pessoa é um génio e toda a gente o adora porque criou heterónimos e através deles, em vez de uma perspectiva conseguiu colocar-se em diversas perspectivas, conseguiu transmitir o mundo nos olhos de diferentes pessoas ....

 

mas aqui no elastik uma pessoa cria heterónimos (leia-se clones), coloca-se em diferentes perspectivas e vê a reacção das pessoas ás diversas faces com que se deparam e já ninguém axa piada...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

axo k só kuando morrer é k me vão dar o devido valor... B)B)

 

Isso eRa do óPio!! :ph34r:

50284421_28724400bf_m.jpg

 

(L)ook to the (S)ky with (D)iamond eyeS*

marinagomes46@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

não é escrever ou não escrever algode jeito rapaz...

 

é a contradição de gostar dos heterónimos do pessoa (e das suas diferentes perspectivas) mas já não gostar de clones (e das suas diferentes perspectivas)... soa a falso percebes?

 

ya, gostar de fernando pessoa é xamanico, vamos la izer que gostamos da sua obra... :lol::lol::lol:

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Segue o teu destino

 

Segue o teu destino,

Rega as tuas plantas,

Ama as tuas rosas.

O resto é a sombra

De árvores alheias.

 

A realidade

Sempre é mais ou menos

Do que nós queremos.

Só nós somos sempre

Iguais a nós-próprios.

 

Suave é viver só.

Grande e nobre é sempre

Viver simplesmente.

Deixa a dor nas aras

Como ex-voto aos deuses.

 

Vê de longe a vida.

Nunca a interrogues.

Ela nada pode

Dizer-te. A resposta

Está além dos deuses.

 

Mas serenamente

Imita o Olimpo

No teu coração.

Os deuses são deuses

Porque não se pensam.

 

Ricardo Reis

^_^

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Tomamos a Vila depois de um Intenso Bombardeamento

 

A criança loura

Jaz no meio da rua.

Tem as tripas de fora

E por uma corda sua

Um comboio que ignora.

A cara está um feixe

De sangue e de nada.

Luz um pequeno peixe

— Dos que bóiam nas banheiras —

À beira da estrada.

 

Cai sobre a estrada o escuro.

Longe, ainda uma luz doura

A criação do futuro...

 

E o da criança loura?

 

Fernando Pessoa (Cancioneiro)

 

Apesar de muito triste e até móbido, este sempre foi e será um dos meus poemas preferidos de sempre, não só de Fernando Pessoa.

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Sonhe com Estrelas

 

Sonhe com estrelas, apenas sonhe

Elas só podem brilhar no céu.

 

Não tente deter o vento

Ele precisa correr por toda parte

Ele tem pressa de chegar, sabe-se lá aonde.

 

As lágrimas?

Não as seque!

 

Elas precisam correr

Na minha, na sua, em todas as faces.

 

O sorriso!

Esse, você deve segurar!

Não o deixe ir embora, agarre-o!

 

Persiga um sonho

Não o deixe viver sozinho.

 

Alimente a sua alma com amor

Cure as suas feridas com carinho.

Descubra-se todos os dias

Deixe-se levar pelas vontades

Mas, não enlouqueça por elas.

 

Abasteça seu coração de fé.

Não a perca nunca.

 

Alague seu coração de esperanças

Mas, não deixe que ele se afogue nelas.

 

Se achar que precisa voltar, volte!

Se perceber que precisa seguir, siga!

 

Se estiver tudo errado, comece novamente.

Se estiver tudo certo, continue.

 

Se sentir saudades, mate-as.

Se perder um amor, não se perca!

 

Se o achar, segure-o!

Circunda-se de rosas, ama, bebe e cala.

O mais é nada.

astarline.gif

 

O amor é melhor do que a paz.

Eu sou pelo amor...

Link to comment
Share on other sites

Última Estrela

 

Última estrela a desaparecer antes do dia,

Pouso no teu trêmulo azular branco os meus olhos calmos,

E vejo-te independentemente de mim;

Alegre pelo critério (?) que tenho em Poder ver-te

Sem "estado de alma" nenhum, sonho ver-te.

A tua beleza para mim está em existires

A tua grandeza está em existires inteiramente fora de mim.

 

(Alberto Caeiro)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

acho k o melhor livro do fernando pessoa é mesmo o livro do desassossego, muito bonito o livro :wub:

porto.jpg

techno.png

16335.gif

RAVE.png

2671.png

 

iluminações STROBES & PURPURINAS - catálogo por pm

Link to comment
Share on other sites

o meu livro é o da edição mais barata e dividida em duas, mas não deixa de ser bonito por isso!

porto.jpg

techno.png

16335.gif

RAVE.png

2671.png

 

iluminações STROBES & PURPURINAS - catálogo por pm

Link to comment
Share on other sites

Ja os li quase todos em portugues, agora comprei ums livros do fernando pessoa em frances, para ser sincero, nao tem NADA a ver, mas prontos, a finalidade ta sempre la, as palavras usadas tb nao sao, na minha opiniao as melhores, podiam usar outras, que talvez tinham outro impacto, mas é a minha opiniao.

 

é sempre bom ler noutra lingua, ja nem parece a mesma coisa, sem deixar de ser bom lol

 

 

 

"Mince est l'espace qui nous éloigne

Ce que nous devrons être à notre mort.

Nous ne savons pas qui sera alors

Celui-là qu'aujourd'hui nous sommes.

Seul le passé, par nous comme lui partagé,

Sera le signe que persiste la même âme

Et que, maîtresse antique, puisqu'aussi bien nous sommes

Chrétiens, elle nous attend vigilante."

 

 

Nao encontrei o em portugues, nem sei qual é, mas é do ricardo reis

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!