Jump to content
×
×
  • Create New...

Praxes


moony
 Share

Recommended Posts

«Escola Superior de Guantánamo

As caras pintadas, as filas indianas pelo meio das ruas, as humilhações públicas, as insinuações sexuais, os palhaços fardados de preto, ou seja, os jovens portugueses com formação superior. É verdade. Abriu a época das praxes em Portugal, ou como George W. Bush gosta de dizer: "Lá estão os portugueses outra vez a brincar às prisões de Guantánamo."»

 

Por Tiago Rodrigues in Notícias Sábado, nº 38

 

 

Qual é a vossa opinião sobre as praxes? São mesmo necessárias? Já foram praxados? O que é que retiraram dessa experiência? Isso ajudou-vos a integrarem-se, a serem aceites pela comunidade académica?

 

Eu não andei na universidade, não fui praxada. O mais provável seria ter-me declarado anti-praxe. Não concebo a ideia de me submeter a humilhações só para divertir uns chicos-espertos. <_<

Link to comment
Share on other sites

Eu andei, não fui pranxado (também só cheguei à universidade passado 3 meses de se ter iniciado), mas julgo k não ia aturar essa história da praxe, também não condeno desde k seja por acordo entre as duas partes, agora obrigar alguém a ser pranxado é k não.

Link to comment
Share on other sites

eu andei e tb não fui praxada porque não deixei.

 

ainda a cara pintada era como o outro agora algumas das humilhações que vi...

 

quando entraram no corredor numa de apanhar os caloiros para irem ao pateo... eu disse logo que não ia e respeitaram o que eu disse.

 

acho uma estupidez as praxes... para uma pessoa se sentir integrada não é preciso ser humilhada... sim porque as praxes de hoje não passam de meras brincadeiras para rebaixar os mais novos academicos, não são para os fazer sentir parte do meio.

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

Não acho uma estupides as praxes, se forem feitas com respeito até é uma excelente maneira de entrares num mundo novo, se não forem feitas com respeito e forem humilhantes acho mal, andei numa escola que devia ser das piores do pais a nivel de praxes, vi coisas do pior mesmo, desde atarem alunos a postes só com as cuecas, pendurarem badalos ao pescoço e fazerem os caloiros correr pela escola, cenas degradantes, a mim nunca me calhou nada porque tinha as costas quentes mas houve pessoal a sofrer muito. Resumindo, praxe sim mas com bom senso.

Eu e o Figo em Espanha éramos legendas.

Link to comment
Share on other sites

Nao tenho nada contra as praxes, mas nem 8 nem 80. Eu nao faço praxe a ngn, kem ker faz, kem nao ker nao faz. Mas sem duvida k há certas praxes k sao uma completa humilhaçao e deviam ser condenadas.

Link to comment
Share on other sites

soou completamente contra... esses gajus k andam ai a praxar deviam ser eles obrigados a fazer as merdas que obrigam a caloirada a fazer!

'O AMOR é o circulo INFINITO, de BRINCAR com a MAGIA da VIDA...'

Link to comment
Share on other sites

Eu como estudo à noite, nunca fui praxado. Nem deixava.

 

Há quem defenda, e na verdade acaba-se por se conhecer aqueles mongas que lá andam. Eu como nunca tive espirito academico (logo no primeiro ano, queria era ver aquilo pelas costas), acho qualquer tradição universitaria uma completa estupidez.

 

As tunas são uma estupidez, as fardas então nem se fala, resumindo: Cambada de putas e cabrões que prali andam.

Link to comment
Share on other sites

Acho que voçês estão a exagerar sinceramente.

Não sou a favor de praxes humilhantes, mas sim de coisas alegres e que até ajudam às novas pessoas a conhecerem os colegas e os alunos mais velhos.

 

Eu fui pranxada e adorei, diverti.me bastante, fartei-m de rir, e a unica coisa que me fizeram foi pintarem.me a cara, fazerem-me cantar um hino parvo em fila indiana com os meus colegas pela faculdade, baptizarem.m num lago na gulbenkian, andarmos de tasca em tasca a beber, e comer sem talheres(esta já considero uma praxe humilhante e estupida), de resto foi apenas diversão e alegria em muitos momentos.

 

Agora algumas que vejo em que humilham mesmo a pessoa ao extremo, e em que essa pessoa é desprezada se recusa fazer a praxe, isso já não concordo e acho mesmo uma estupidez da parte de quem as imagina e de quem as indica.

 

As praxes foram feitas com o intuito do aluno se divertir e de integrar ao conhecer todas as pessoas do curso e da faculdade, e nao para ser humilhado. É pena porque ao longo dos anos começaram a haver pessoas que usaram isso para criar praxes indignas e estupidas e aproveitarem-se disso para se vingarem de quando tiveram elas nesse lugar. Aí sim sou contra a praxe.

 

A minha faculdade tem 70% de pessoas contra a praxe e outras que fazem, mas também nos dão o livre arbitrio de se quisermos participamos, se não ninguem nos vai desprezar por isso, e além do mais sempre que fui pranxada perguntaram-me 1º se queria participar, fiquei reticente naquela dos talheres, mas é claro que só não comi algumas coisas com talheres porque depois desisti, achei nojento! Mas perguntaram-me sempre, e das vezes que disse que não, não fui excluida nem fui desprezada, como em algumas faculdade em que levam isso ao extremo.

 

Não podemos pôr as faculdades todas no mesmo saco, porque umas exageram e outras fazem as coisas como deve ser.

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Eu, como já foi dito, não sou contra a praxe. Sou contra a obrigatoriedade da praxe. Acho que quem quiser, deverá ter a liberdade para fazê-lo.

 

Abomino qualquer tipo de "grupo", que tem directrizes e uma maneira "solida" de estar na vida. Tento fugir de todos. Sempre fiz anologia dos "grupos" À religião, em que basta ir À missa ao domingo para "a salvação". Quem normalmente entra num grupo auto-assume que é X ou Y, cumpre e é tal qual o ideal ou moddelo desse um grupo. Tipo o pessoal que é "do trance" mas já nem precisa de sem bom para o próximo ou apanhar o lixo fora de um recinto, ele já foi à festa.."já está salvo".

Na faculdade faz-se amigos como em todo sitio cá fora: se tem qualidades que te agradem fica, se não tem diz-se o "olá" diário, só para cumprir a cumplicidade de partilharmos o mesmo espaço.

 

Recuso-me a ser praxado, a "olhar para o chão", a ter casco o dar permissão de me chamarem besta. Ainda por cima, o gajo com mais poder na FAC é o mais burro deles todos: na minha o gajo anda lá há 15 anos e ainda no mesmo curso, que entretanto mudou de nome 6 vezes. LOLOL

 

Humilhação não é integração! :D

Link to comment
Share on other sites

A mim tb me fizeram simular actos sexuais.... :huh:

 

 

 

 

 

 

mas até gostei :blush:

 

 

 

 

 

 

 

Vou dizer que não e processar os gajos... :ph34r: ai ai,,, fiquei tao lesado...

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

Felizmente o meu curso é anti-praxe! Não fui praxada nem praxei ninguem... :)

 

E qto ao assunto das praxes n concordo nem discordo.. quem gosta que seja praxado ou praxe, agora ha q respeitar as opinioes o q por mtas xs não acontece!

Até pode ser engraçado mas as xs torna-se uma verdadeira palhaçada!

Vive com Todos, Fica com os Teus!

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Eu entrei este ano p faculdade e nao fui praxada, mas concordo com a ganeisha e axo k estao a exagerar muito aki... eu n fui praxada nem fui obrigada a ser antipraxe como me diziam k ia ter k ser se n fosse a praxe, nada disso... Sinceramente n axo muita piada a praxe, e por isso e k n fui, mas concerteza k faz parte do processo de integração na faculdade... eu vejo muito pessoal da minha turma k foi a praxe e conhece toda a gente da turma, enquanto k eu k n fui, conheço meia duzia de pessoas no meio de 70 alunos... axo k a praxe so é exagerada e ridicula se o caloiro deixar... ninguem nos pode obrigar a fazer nada... se acharmos que nos mandam fazer algo k vai contra os nossos principios n somos obrigados a faze-los... é tao simples como isso!!!

 

:)

"If you can dream it, you can become it"

 

Miss Meg My Space

My Hi5

 

Não importa o que você pense

A música nunca vai parar

A batida do coração nunca vai desaparecer

A festa nunca vai acabar!!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Eu fui praxada, mas só fazia o que queria. Nunca me humilhei a frente de ninguém pq simplesmente me recusava a fazê-lo. Acho que as pessoas que me praxaram respeitaram o facto de eu ser mais velha que a maior parte dos caloiros. Alias, havia uma série de doutores que tinham a minha idade ou talvez menos.

 

Mas desde sempre achei a praxe estúpida, e garanti-me a mim mesma que quando entrasse para a universidade iria ser anti-praxe. Mas acabei de entrar na onda, os doutores foram sempre muito porreiros para nós.

O que eu acho absolutamente ridículo é a porcaria da praxe de curso! Nao sei quem teve a brilhante ideia de inventar um dia (o ultimo dia que somos praxados), em que temos de levar com farinha, ovos e fhiladelfia na cabeça logo de manha, andar a rebolar na lama, rastejar o dia todo e no fim levar com uma colher duma mistela misteriosa com um cheiro horrível... enfim!

 

Agora, se a praxe ajuda a integrar os caloiros na vida académica? Na minha opinião julgo que só acontece ao aluno típico que mora numa aldeola qualquer e que quando saia a primeira vez a noite (coincidindo com a primeira semana de aulas) fica sem comer e sem dormir por tempo indeterminado, quase em estado depressivo, pq nunca tinha saído de casa na vida!! (isso aconteceu com um rapaz da minha turma)

 

A minha integração foi feita a medida que ia conhecendo as pessoas, não tinha pressas em andar a conhecer pessoas!

"Não há cura para o nascimento e a morte, a não ser usufruir o intervalo"

 

Nature_Lover_MiniSig.jpg

Link to comment
Share on other sites

bem....eu entrei nesse mundo ha uns meses...confesso k tava xeia de medo das ''maléficas praxes''....e axava um abuso....e algumas ate foram...

pra ja....tinhamos k la tar as 8 da manha tdos os dias...kdo nem seker aulas tinhamos...isto durante uma smn....

tinhamos k fzr figura de idiotas a frente da eskola inteira...humilhavam-nos...tratavam-nos abaixo de cao...e dps ainda nos ameaçavam lembrando-nos da existencia de um tal ''tribunal de praxes''....sinceramente inventam tudo....e isto tudo so pa ter um curso superior???!!!bah!!! metem medo metem medo...mas a noite somos tdos amigos...klaru tamos tdos bebedos!!!

tanta atençao dada aos caloiros nessa smn...para agora fingirem k nao nos vem na eskola....nem um simples bom dia...assim se ve pa k servem as praxes...

por um lado servem pa integrar...pois km eu estudo numa eskola pekena...kem é anti praxe é considerado excluido socialmente....o k é mto bom pa kem é d longe....eu sou da terra...por isso tou-me a kagar pa esses ***** k so se lembram k tao num kurso,kdo sao as prxes....

 

dito isto....pa mim as praxes foram os melhores dias da minha vida nakela eskola...eu levei tudo na boa...era so rir km a kara dos outros k se kestionavam (mas o k eu fiz pa merecer isto?!)...era so rir....konheci a eskola inteira....mas msm assim axo k sao koisas desnecessarias....km levar km uma pasta mal cheirosa e peganhosa km farinha e mto mais ingredientes nojentos no kabelo...tenho um kabelo de enorme...pa tirar akela bosta no banho...xorava de dores a tirar akilo e arrankei centenas de kabelos...a pala disso...tenho o kabelo tdo estragado...ahh e ainda....no ultimo dia de praxes...é o xamado dia do baptismo...ond temos k komer uma mistela klker(do genero do kabelo) e dizemos kem é o nosso padrinho de curso....eu feita esperta ja sabia k tinha de komer isso....disse k nao podia...pk tinha tido uma gastroentrite recentemente...entao deram-me um liquido klker pa beber....eu pensava k era agua...fui tda lançada a beber,tda contente,pk ate tinha sede,e apos uns tantos tragos dou conta k é agua km bueeeeeeeeeeeeee sal....akilo era horrivel...autentico shot de absinto preto...nao tinha nd no estomago...ja nao komia ha horas...por isso podem ver a reacçao explosiva k se deu no meu estomago....k parvoeira....e ainda ter k levar tdos os dias km agua de bacalhau guardada ha 3 anos...sopa estragada...tomar banho tdos os dias num lago...komer km palitos e palhinhas....koisa parva...eu é k revirava os papeis e fazia km k eles nao me konseguissem praxar...eu é k lhes ia dzr o k haveria de fzr...eu é k praxava os veteranos...lol

fell da innocent beating and release ur repressive soul....!!!!!!dark fever night...mwuahahah

 

RIBENTAAAAA!!!

 

BEHAVE!BERAVER!!

Link to comment
Share on other sites

:o:o:o:o

 

Fui ás praxes meia duzia de vezes, achei aquilo um grande estupidez, e nao fui mais. Das poucas vezes que la meti o pés, nao me pus nenhuma vez de joelhos, e nao me tocaram com nada dessas coisas que dizes. Fui mesmo para lá conviver, e conhecer algum pessoal.

 

 

Quanto aos "doutores" (lol), pelo menos com a GRANDE maioria deles, sentimos o mesmo que tu:

tanta atençao dada aos caloiros nessa smn...para agora fingirem k nao nos vem na eskola....nem um simples bom dia...assim se ve pa k servem as praxes...

por um lado servem pa integrar...pois km eu estudo numa eskola pekena...kem é anti praxe é considerado excluido socialmente....o k é mto bom pa kem é d longe....eu sou da terra...por isso tou-me a kagar pa esses ***** k so se lembram k tao num kurso,kdo sao as prxes....

 

Acho que por onde quer que vás nao é preciso nenhuma praxe de integração. As pessoas vao fazendo amigos á medida que querem, e conforme as situações que lhes vao sendo proporcionadas.

 

Mas lá está, há muita gente (mas mesmo muita) que nao perdia um dia de praxe nem por nada, de manha, tarde e noite, fria e chuva (e as praches em vila real duram exageradamente muito tempo), e hoje pensam nos dias de prache com saudade. Sou da opinão que quem quer vai, mas quem não quer ir, nao deve ser discriminado por isso :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Os doutores praxaram-nos durante mais de um mês... :wacko:

 

E no dia da praxe de curso, tínhamos uma aulas de álgebra logo as 9h da manha (hora de inicio da praxe de curso), havia imenso pessoal quenao podia dar essa falta pq senao depois nao podia ir a exame, entao os doutores prometeram-nos que falavam com o professor para justificarem a falta. Fomos falar com o professor nesse dia antes de ir para a praxe e não foi nosso espanto quando ele nos disse que ninguém tinha ido falar com ele, por isso ia marcar falta colectiva a turma! Conversamos com o professor, explicamos-lhe a situação, mas não adiantou nada! Levamos a falta! E ninguém se responsabilizou por isso... :angry2:

"Não há cura para o nascimento e a morte, a não ser usufruir o intervalo"

 

Nature_Lover_MiniSig.jpg

Link to comment
Share on other sites

As praxes acho que fazem parte do espirito academico, mas todas elas têm um limite...

Porque ja vi praxes onde os bichos(evora) rolavam na lama, eu nao o fazia, viesse quem viesse...

Mas tb ja vi delas que....................... só rir :D

ॐ Somos apenas pessoas... mas são as nossas acções que nos definem... ॐ

Link to comment
Share on other sites

Eu no primeiro dia de aulas na universidade...quiseram-me praxar...recusei-me...dou por mim levo um caldo (e com força) de um bacano com o seu belo traje universitário (aka morcego) ao qual me virei á porrada e de logo fui agredido por mais dois individuos - ao fugir (pq contra 3 não há heróis) atirei uma pedra da calçada que acertou na cara de um (mandei a pedra ao calhas, só para fugir e porque estava cheio de raiva, não queria acertar-lhe na cara)...nessa mesma tarde foi tudo para o escritório do director, o qual me deu uma suspensão e aos outros rapazes nada aconteceu, dizendo o diretor que eu teria que fazer um pedido de desculpas por escrito ao rapaz que levou com a pedra.

 

Passado uma semana já estava inscrito noutra escola!

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

Eu no primeiro dia de aulas na universidade...quiseram-me praxar...recusei-me...dou por mim levo um caldo (e com força) de um bacano com o seu belo traje universitário (aka morcego) ao qual me virei á porrada e de logo fui agredido por mais dois individuos - ao fugir (pq contra 3 não há heróis) atirei uma pedra da calçada que acertou na cara de um (mandei a pedra ao calhas, só para fugir e porque estava cheio de raiva, não queria acertar-lhe na cara)...nessa mesma tarde foi tudo para o escritório do director, o qual me deu uma suspensão e aos outros rapazes nada aconteceu, dizendo o diretor que eu teria que fazer um pedido de desculpas por escrito ao rapaz que levou com a pedra.

 

Passado uma semana já estava inscrito noutra escola!

 

 

Fazia igual! -_-

Link to comment
Share on other sites

Eu no primeiro dia de aulas na universidade...quiseram-me praxar...recusei-me...dou por mim levo um caldo (e com força) de um bacano com o seu belo traje universitário (aka morcego) ao qual me virei á porrada e de logo fui agredido por mais dois individuos - ao fugir (pq contra 3 não há heróis) atirei uma pedra da calçada que acertou na cara de um (mandei a pedra ao calhas, só para fugir e porque estava cheio de raiva, não queria acertar-lhe na cara)...nessa mesma tarde foi tudo para o escritório do director, o qual me deu uma suspensão e aos outros rapazes nada aconteceu, dizendo o diretor que eu teria que fazer um pedido de desculpas por escrito ao rapaz que levou com a pedra.

 

Passado uma semana já estava inscrito noutra escola!

 

Ganda salganhada!!! :wacko:

 

Realmente esta situação foi mesmo levada ao extremo. Perde a razão o que deu o "caldo" e por isso ter originado logo porrada!

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Eu no primeiro dia de aulas na universidade...quiseram-me praxar...recusei-me...dou por mim levo um caldo (e com força) de um bacano com o seu belo traje universitário (aka morcego) ao qual me virei á porrada e de logo fui agredido por mais dois individuos - ao fugir (pq contra 3 não há heróis) atirei uma pedra da calçada que acertou na cara de um (mandei a pedra ao calhas, só para fugir e porque estava cheio de raiva, não queria acertar-lhe na cara)...nessa mesma tarde foi tudo para o escritório do director, o qual me deu uma suspensão e aos outros rapazes nada aconteceu, dizendo o diretor que eu teria que fazer um pedido de desculpas por escrito ao rapaz que levou com a pedra.

 

Passado uma semana já estava inscrito noutra escola!

 

Mai nada... Fizeste bem ;)

ॐ Somos apenas pessoas... mas são as nossas acções que nos definem... ॐ

Link to comment
Share on other sites

Eu quando quero dar um caldo vou ao casal.

 

 

Isso era antigamente...agora se quero um bem aviado vou ao 2 de Maio ou ao intendente!

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

Tipo o pessoal que é "do trance" mas já nem precisa de sem bom para o próximo ou apanhar o lixo fora de um recinto, ele já foi à festa.."já está salvo".

 

 

http://youtube.com/watch?v=RkNGjDlrL7Q <-- há kem nem lá xegue

btw recuso-me a mandar lixo no lixo aki na cidade enquanto não retirarem o alcatrão.lixo por lixo...

 

 

praxes nunca levei... mas lembro-me de a minha turma ha dois anos ter feito uma com piada, fizemos o 1º ano acreditar k dois d nós eram stores e inda la pusemos mais dois infiltrados pa instigar a discussão bardajona e malcriada k os "stores" iam ter... resultado uns a chorar outros a dizer k iam mudar de escola, e uma hora de cassete k nunca vi como resultou. mas o pessoal curtiu, não se teve de pintar nng, nem abusos, e no fim foi td almoçar ao mercado

next gigs @

Teatro Recreios da Amadora 16, 17 Julho

 

http://www.ndisplay.info

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

 

Há quem defenda, e na verdade acaba-se por se conhecer aqueles mongas que lá andam. Eu como nunca tive espirito academico (logo no primeiro ano, queria era ver aquilo pelas costas), acho qualquer tradição universitaria uma completa estupidez.

 

As tunas são uma estupidez, as fardas então nem se fala, resumindo: Cambada de putas e cabrões que prali andam.

 

uuuu concordo plenamente. odeio todo o espírito académico

 

ando na faculdade há 4 anos, fui um dia à praxe e nunca mais voltei. tive uma péssima experiencia pk supostamente não podiamos olhar nem falar pos "doutores" e eu como olhei pa uma e falei ela começou.m a tentar humilhar aos berros.. mandei.a po ****** e nunca mais lá voltei.

ainda por cima na minha faculdade a praxe dura o ano inteiro, todas as kuartas é preciso lá estar.. andar c t-shirts ridículas e orelhas de burro na cabeça, a "dar os cascos"... é a coisa mais estúpida k já vi. e dp pessoal do 2º ano já c a mania k são doutores.. meu deus

se kalhar conhece-se gente, mas eu tive sorte pk já conhecia mta gente no porto k ainda hj são os meus amigos, e na faculdade também nunca me interessou mt conhecer ng.. passados 4 anos c a mesma turma já os conheço minimamente e confirmo k não têm nada a ver cmg, não perdi mesmo nada.

 

enfim, sou completamente anti-praxe :) e anti tudo o k tenha a ver com o espírito académico. já pa ir às aulas é raro e algo feito com mta dificuldade, qt mais

porto.jpg

techno.png

16335.gif

RAVE.png

2671.png

 

iluminações STROBES & PURPURINAS - catálogo por pm

Link to comment
Share on other sites

Apesar de em lisboa se falar de praxes, eu tou na faculdade de letras a 6 anos... e sinceramente espero que teja perto de acabar, vejo que não ha espirito academico que noutros pontos do pais existe. Talvez por lisboa ser grande e ter diversos nucleos. Apesar de tudo eu sei que ha certas faculdades que continuam a contribuir para a esta onda de chamada inserçao do caloiro na vida academica. Ha praxes e praxes, ha pessoas e pessoas... Infelizmente ou Felizmente.

 

Para alem de n me identificar com mais de metade dos meus colegas, confesso que tambem sou mega anti praxe, nao fui nem serei praxada alguma vez na vida.

 

 

Se a praxe se tratar de jogos, de uma procura de dar a conhecer aos alunos novos a faculdade, arranjo de apontamento e etc... ai ja falamos de outra coisa... SIM A VERDADEIRA PRAXE E NAO A VERDADEIRA HUMILHAÇAO!

"(...) because nothing is happening, and then ZANG..."

LUA ESPECTRAL VERMELHA

78684676@N00.jpg"You should listen to your heart, and not the voices in your head."

"WITHOUT FREEDOM OF EXPRESSION, GOOD TASTE MEANS NOTHING!"

 

Midas Hand "He asked that whatever he might touch should be changed into GOLD"

 

http://www.myspace.com/infectedjungle

http://acidzzaj.hi5.com

http://www.facebook.com/InfectedJungle

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!