Jump to content
×
×
  • Create New...

Morte


uber
 Share

Recommended Posts

Bem..um tema pouco discutido por aqui, talvez por não ser tão feliz quando isso, mas já que faz parte da realidade de qualquer ser vivo convém não afastarmo-nos muito dele.

 

Eu, infelizmente, à uns anos tive de lidar com ela de pertinho quando me morreu um familiar directo. Aliás, o meu ídolo.

 

Desde cedo me questionei sobre a reacção que teria ao perder alguém próximo e sempre me tentei afastar da concepcção geral que o ser humano é imortal, como o sub-consciênte colectivo ocidental partilha. Mas acontecer é diferente de pensar. Os sentimentos/emoções de perda baralham muito.

 

Apesar de ser necessário fazer o luto, e por isso está enraizado na nossa cultura as cerimónias funebres assim como o vestir de preto e mais uma séries de mêmes, nós, como animais racionais que somos temos a possibilidade de racionalizarmos uma questão tão dif´cil como a morte. E foi isso que tentei fazer.

 

Primeiro, por mais básico que seja, tentei enraizar a noção de como a morte é fundamental para se originar vida. Como num sistema evolutivo como o nosso a morte é um elemento tão crucial como a vida. E não é por custar tanto que não deixa de ser um argumento válido. Se não fosse a morte ninguém que conhecemos e temos oportunidade de partilhar a vida tal como a conhecemos estaria presente já que o únicos representantes de vida era as bactérias iniciais. Para mim, obviamente, isto é um factor muito válido para começar a aceitar a condição do ser vivo, que por mais tenebroso que seja, é justificável para que mais pessoas possam usufruir da vida, possam ter prazeres e desgostos daqui a 100 ou mais anos, tal como nós ou os nossos entes queridos disfrutaram. É o preço a pagar.

 

Segundo, o nosso corpo está preparado para a morte. O nosso cérebro está preparado para a morte. Depois de ler alguns estudos sobre o tema, depois de ver um documentário da BBC apresentado pelo Sir. Robert Winston, "The human body", especialmente o episodio: 'The End of Life', cheguei à conclusão que se calhar, se tivessemos oportunidade queriamos morrer mais do que uma vez. Pelos estudos feitos com militares da Força Aérea (que estão sujeitos a mortes momentâneas devido às forças G), assim como experiências quase morte TODAS as pessoas fazem relatos de experiências "com mais prazer e profundidade" que alguma vez tiveram em vida. Cientista que afirmam que no momento da morte o proprio cerebro produz uma série de neuroquímicos, muitas vezes em concentrações nunca presenciadas até então, que preparam e acompanham a morte fazendo com que esta seja puro deleite. Apesar do sofrimento físico muitas vezes associado, o nosso próprio cérebro está munido de uma capacidade de auto-medicação para a morte.

 

Terceiro, como não acredito em qualquer tipo de vida depois da morte, aliás, considero tal especulação como uma fuga inconsciênte à própria tenebrosidade da condição huumana, tenho que arranjar a minha visão do pós-morte. Acredito que é o NADA. É o mesmo espaço que ocupavamos antes de nascer. Mas, ficam na memória, de quem está vivo..

Identifico-me com uma frase do Miguel Sousa Tavares aquando a morte da sua mãe:

 

“… E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente. Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros. Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram. Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre.”

 

Ficam, na nossa memória. Ficamos com o que temos deles, nem que seja a memória de um único dia feliz..e com a responsabilidade, de vivermos bem este tempo que nos foi concedido, nem que seja pelos seres vivos que tiveram de morrer para podermos experiências a nossa cota-parte, deste mar de sentimentos e emoções. É a assim que eu vejo, obviamente que é uma visão propria e devido à idiossincracia de cada um as visões variam. Mas é uma partilha da minha parte.. só isso.. ;)

 

 

E vocês? como vêm a morte? :)

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que o nick MORTE deve ser o indicado para responder a este tema! :diabo:

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho uma visão da morte idêntica à tua, Uber. Acho que quando morremos é o fim, não há nada depois disso, e a reencarnação não é mais do que uma forma de contornar o medo da morte. Seria bem melhor que houvesse alguma coisa, mas não acredito. Caso contrário, não haveria novidade no mundo, pois só haveria uma certa quantidade de almas, que morriam e reencarnavam logo a seguir. :wacko:

Esta ideia da reencarnação é mesmo estranha...

 

Também acho que lidamos melhor com a nossa morte do que com a das pessoas que amamos, porque ficamos cá e vamos sentir a falta delas. Mas não é por morrer uma andorinha que acaba a primavera! A vida continua e temos que seguir em frente.

Quando perdi um familiar directo foi muito estranho, mas depois uma pessoa habitua-se e encara as coisas como elas são. Fica apenas o sentimento de não ter aproveitado o tempo que tive com aquela pessoa... e isso é mesmo o pior, na minha opinião. Pensar que as coisas podiam ter sido diferentes, que nos podíamos ter dado melhor. Enfim... é tentar não cometer o mesmo erro outra vez.

Link to comment
Share on other sites

morte... eu já senti a morte!!!

 

moon.jpg

Akuntsu Rec / Trishula / Psybaba / Biomechanix / Cristal Matrix / TK / Triplag / Amnesietheater / Nocomment / DeadTree / Tremors Underground Production / Lycantrop / Ajana rec

 

 

Myspace@xamacirkus

www.biomechanix-records.net/

www.dead-tree.net

www.amnesietheater.de

www.trishula-records.com

www.ajana-records.com

Xamã Cirkus Inf@Isratrance

XamaCirkus@SpaceLive

My hi5

Link to comment
Share on other sites

- Por uma questão de arrumação e para não dizerem que não faço nada como moderadora :lol: este tópico foi movido para as Tertulias, boa? ;)

 

Agora, a minha opinião...

 

Lembro-me de quando comecei a ter consciência da morte como um facto impossível de evitar... devia ter pr'aí uns 9 ou 10 anos e foi quando me apercebi que, um dia, os meus pais, irmã e restante familia, todos, iriam inevitavelmente, morrer! O drama que eu vivi nessa altura... tinha insónias noites seguidas a pensar o que seria de mim se os meus pais morressem em breve... tantas lágrimas derramadas, tanta angústia - coisas de criança!

Não tive outro remédio senão conformar-me com este facto e esperar que demorasse muito a acontecer, tanto a mim como aos que amava!

 

Entretanto, passei por aquela fase de revolta e dúvida em relação à morte... porque é que tem que ser assim? Será que acaba mesmo aqui, assim? Enfim, montes de pensamentos que, acrescidos da morte de uma das personagens mais caricatas e conhecidas entre os jovens da terra onde cresci, e também o desaparecimento de uma das personalidades do mundo da música que mais apreciava (Kurt Cobain), me fizeram criar uma espécie de capa em relação a este assunto...

 

Até há cerca de 4 anos... quando alguém que me era próximo ter falecido e, então, as coisas mudaram um pouco de perspectiva! E, apesar de não ser da minha familia, era da de alguém... era mãe, filha, mulher, amiga, conhecida de alguém e foi precisamente esta constatação que me fez pensar novamente na morte, mas agora de outra forma...

 

No fundo, acho que ninguém quer acreditar que acaba aqui e assim... como já vocês disseram e muito bem, seria melhor se houvesse mais qualquer coisa depois, mas será que há?

 

Não tenho conclusões a apresentar... Às vezes, acredito que acaba e pronto! Outras vezes acredito que continuamos, seja para onde for e como...

 

O que sei é que passem os anos que passarem, a mim vai sempre afligir-me pensar na morte daqueles que amo! Quanto à minha própria morte, penso que, na pior das hipóteses fica tudo como era antes de nascermos... o vazio, o nada, não existir!

 

Seja como for, preferia demorar ainda mais uns bons anos a descobrir...

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Eu penso demasiado na morte, nao na minha, mas na daqueles que amo. Provavelmente serei demasiado dependente daqueles que me rodeiam, para conseguir conceber a minha vida sem eles presentes, por mais que pense nao consigo imaginar na minha vida voltar alguma vez ao que era sem aqueles que agora fazem parte dela.

Agora com o meu pai doente, é um pensamento que me pressegue.. E se nao acredito em reencarnacaoo, nem numa vida melhor depois da morte, as vezes quase que desejava ter essas crencas de maneira a poder suportar uma situacao de perda.

 

Mas a verdade e que não vem de agora, lembro-me de ser pequena e de fazer contas e chegar a conclusão que me ia ser impossivel ter pais até muito tarde, uma vez que eles eram muito mais velhos que os pais dos meus amigos, e ficar destroçada só de pensar nisso.

Link to comment
Share on other sites

Provavelmente serei demasiado dependente daqueles que me rodeiam, para conseguir conceber a minha vida sem eles presentes, por mais que pense nao consigo imaginar na minha vida voltar alguma vez ao que era sem aqueles que agora fazem parte dela.

Acho que é assim com todos... ou pelo menos a mim também me parece inconcebível! Mas o que acho que acontece, com o passar do tempo, é que se aprende a viver com essa falta... voltar ao que era, acho que nunca mais a vida é igual...

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

A primeira x que tive contacto directo com a morte foi por volta dos meus 5 anos, quando o meu avô faleceu. Lembro-me que não senti dor. Para mim foi um dia diferente, com a casa cheia de gente que vinha ver o avô e de ficar muito atenta enquanto fechavam o caixão, para tentar ver a alma dele a sair para o céu antes que o caixão fosse fechado(coisas giras que nos ensinam na infância :) ). Mas lembro-me que não senti dôr. :mellow: Depois de tantos anos, aos 24, mentalizo-me com antecedência de meio ano, que a minha mãe vai morrer. Como tenho tendência a bloquear mentalmente qualquer coisa que me magoe(neutralizo o pensamento, não penso nisso, ás x é como se elas não estivessem/tivessem acontecido...) passei pelo "processo" um bocado anestesiada dakilo tudo... não pensava nakilo...

A minha mãe faleceu e durante um ano, andei triste, mas sempre "bloqueada". Ao fim desse ano caiu-me a realidade em cima e acho q tive pela primeira x a verdadeira noção do que lhe tinha acontecido. Apartir daki posso apenas dizer que a morte é dôr. Muita dôr. O facto de não poderes partilhar mais, ou de te arrependeres de tudo o que não fizeste ou disseste...é dôr.

 

Agora vivo muito mais consciente de que o meu pai também cá não fica. :sad: nem sei o que sinto :sad:

 

Não sei se acredito na reencarnação. O "viver eternamente" para mim é sinónimo de que quando partimos, deixamos "plantado" em cada ser a quem "tocamos" de alguma forma(os amigos, os pais, os filhos, os netos...) um bocado de nós! Akeles a quem ensinamos a agir de acordo com os principios em que acreditamos. Esses passarão esses ensinos ás futuras pessoas que se vão cruzar com eles and so on... Acredito que a nossa etrnidade seja isto. Plantar a semete...para as futuras gerações. :)

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Não sei se acredito na reencarnação. O "viver eternamente" para mim é sinónimo de que quando partimos, deixamos "plantado" em cada ser a quem "tocamos" de alguma forma(os amigos, os pais, os filhos, os netos...) um bocado de nós! Akeles a quem ensinamos a agir de acordo com os principios em que acreditamos. Esses passarão esses ensinos ás futuras pessoas que se vão cruzar com eles and so on... Acredito que a nossa etrnidade seja isto. Plantar a semete...para as futuras gerações. :)

Tão bonito! :)

 

:kisssss:

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Eu não vou morrer!! :D

 

E se? :o ...quero voltar e vou voltar! :D

 

A minha alma ainda precisa...infelizmente! :oops:

 

Ainda não aprendi nada.... :wacko:

 

Por isso, não tenho medo da minha morte, mas sim da morte daqueles que mais AMO! :bricks

 

 

De resto podem levar-me já HOJE que eu não me importo...sinto que já fiz pelo menos alguma coisa de útil nesta TERRA!

 

 

"A TERRA é uma criança, que precisa de ser conduzida para a trajectória, pois nenhum PAI gosta de ver o seu filho a cometer erros, seguir o caminho errado e perder-se até à morte!" :splat:

 

 

Grande RODRIGO ROMO @ O DESPERTAR da CONSCIÊNCIA!

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

Provavelmente serei demasiado dependente daqueles que me rodeiam, para  conseguir conceber a minha vida sem eles presentes, por mais que pense nao consigo imaginar na minha vida voltar alguma vez ao que era sem aqueles que agora fazem parte dela.

Acho que é assim com todos... ou pelo menos a mim também me parece inconcebível! Mas o que acho que acontece, com o passar do tempo, é que se aprende a viver com essa falta... voltar ao que era, acho que nunca mais a vida é igual...

:)

 

Acho que qualquer mudança para o desconhecido (pois viver sem alguém que vivemos até então é desconhecido) é assustadora. Mas como alguém disse, tudo corre.

 

A marca que mais tenho do funeral do meu pai é estar sentado, parado, a pensar na morte e olhar à volta, ver pessoas a conversar, pessoas com roupa, pessoas a comer, estar a chover e as pessoas usarem guarda chuva. Ao contrário da percepção inconsciênte que tinha, o mundo não parou e pelos vistos, apartir daquele momento eu iria ter de me adaptar aquela situação. A coisa que mais medo tive no momento era de me esquecer da cara dele, esquecer-me das "coisas" dele, não poder sentir o corpo dele outra vez. Esquecer.

 

Actualmente vejo que era um pensamento de medo. Insegurança. Actualmente fico estupefacto com a capacidade do cerebro. Quando sonho com ele é realmente impressionante deparar-me com as caras, o toque, as expressões, o cheiro, as frases tão perfeitas como se eu estivesse com ele. Não tenho a mínima dúvida que o tenho na minha cabeça, desde o tom de voz à textura das mãos. E apesar de acreditar que é SÒ da minha cabeça, que são só memórias de uma passado perdido, consigo tirar ainda enorme prazer de uma pessoa que já cá não está. Não tenho conselhos, não tenho chamadas de atenção, não tenho AMOR actualizado. Mas tenho memórias, tenho o impacto dessa pessoa em mim e que se manifesta dia após dia. E isso, só por si, faz de mim uma pessoa mais feliz. Faz-me feliz saber que tive o privilégio de conhecer uma pessoa espetacular e que hoje em dia tenho o seu legado dentro da minha cabeça, uma coisa que ninguém por mais que queira pode destruir. Quase que isso já chega para a minha "salvação"! Acho que resulta tentar "aceitar" o que partiu, mas tentar solidificar e relembrar o que ficou!

 

Em relação a "capas" acho que não resulta. Apesar de eu ter antecipadamente pensado no assunto reparei, quando realmente aconteceu, eu tinha negado não. Na minha opinião, e é só a minha opinião, o dizer "nem quero pensar nisso" não é o correcto. Isso é tentar negar algo que à partida estamos todos sujeitos. Não é a negar que vamos realmente estar abertos para ultrapassar, com as pessaos que amamos mais um fase difícil da nossa vida. Não quero dizer que a todo momento e instante, em relação a qualquer pessoa devemos estar a temer a morte. Digo é que devemos pensar, reflectir sobre o assunto. Não é sofrer antecipadamente, isso não vale a pena! Somente reflectir sobre o assunto, não tentar esconder isso bem escondidinho para mais tarde resolver. Simplesmente ir preparando ir estruturando o pensamento, estar praparado para aceitar mais uma das condições humanas! :)

Link to comment
Share on other sites

... reflectir sobre o assunto, não tentar esconder isso bem escondidinho para mais tarde resolver. Simplesmente ir preparando ir estruturando o pensamento, estar praparado para aceitar mais uma das condições humanas! :)

A inevitabilidade da morte, não?...

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

A primeira x que tive contacto directo com a morte foi por volta dos meus 5 anos, quando o meu avô faleceu. Lembro-me que não senti dor. Para mim foi um dia diferente, com a casa cheia de gente que vinha ver o avô e de ficar muito atenta enquanto fechavam o caixão, para tentar ver a alma dele a sair para o céu antes que o caixão fosse fechado(coisas giras que nos ensinam na infância :) ). Mas lembro-me que não senti dôr. :mellow: Depois de tantos anos, aos 24, mentalizo-me com antecedência de meio ano, que a minha mãe vai morrer. Como tenho tendência a bloquear mentalmente qualquer coisa que me magoe(neutralizo o pensamento, não penso nisso, ás x é como se elas não estivessem/tivessem acontecido...) passei pelo "processo" um bocado anestesiada dakilo tudo... não pensava nakilo...

A minha mãe faleceu e durante um ano, andei triste, mas sempre "bloqueada". Ao fim desse ano caiu-me a realidade em cima e acho q tive pela primeira x a verdadeira noção do que lhe tinha acontecido. Apartir daki posso apenas dizer que a morte é dôr. Muita dôr. O facto de não poderes partilhar mais, ou de te arrependeres de tudo o que não fizeste ou disseste...é dôr.

 

Agora vivo muito mais consciente de que o meu pai também cá não fica. :sad: nem sei o que sinto :sad:

 

Não sei se acredito na reencarnação. O "viver eternamente" para mim é sinónimo de que quando partimos, deixamos "plantado" em cada ser a quem "tocamos" de alguma forma(os amigos, os pais, os filhos, os netos...) um bocado de nós! Akeles a quem ensinamos a agir de acordo com os principios em que acreditamos. Esses passarão esses ensinos ás futuras pessoas que se vão cruzar com eles and so on... Acredito que a nossa etrnidade seja isto. Plantar a semete...para as futuras gerações. :)

Kitsale,

e essa anestesia realmente resulta! Também a senti, e olhando de fora reparo como é um bom "truque" que a nossa propria cabeça utiliza para amenizar mudanças tão radicais. Depois vamo-nos apercebendo, lentamente..do REAL!

 

Em relação ao viver eternamente, tenho a tua opinião. Só acrescento que quem escreve ou simplesmente fala o que pensa vive mais anos, já que influenciamos directa ou indirectamente muito mais pessoas. :) :)

Link to comment
Share on other sites

boa ..tou a gostar dest post!!!

 

kaundo mais se faa melhor se sente!!

Akuntsu Rec / Trishula / Psybaba / Biomechanix / Cristal Matrix / TK / Triplag / Amnesietheater / Nocomment / DeadTree / Tremors Underground Production / Lycantrop / Ajana rec

 

 

Myspace@xamacirkus

www.biomechanix-records.net/

www.dead-tree.net

www.amnesietheater.de

www.trishula-records.com

www.ajana-records.com

Xamã Cirkus Inf@Isratrance

XamaCirkus@SpaceLive

My hi5

Link to comment
Share on other sites

Morte, não obrigado...

 

Quero vidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :D:wub:

 

Mais tarde falarei sobre a morte...

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

Depois da morte esta a espera o meu paraiso!!

 

estimulante.jpg

 

:gap: :gap: :gap:

bem oje faxes anos ..deixo t abusar!!!!mas tens tempo de morrer :lol:

 

 

:P

Akuntsu Rec / Trishula / Psybaba / Biomechanix / Cristal Matrix / TK / Triplag / Amnesietheater / Nocomment / DeadTree / Tremors Underground Production / Lycantrop / Ajana rec

 

 

Myspace@xamacirkus

www.biomechanix-records.net/

www.dead-tree.net

www.amnesietheater.de

www.trishula-records.com

www.ajana-records.com

Xamã Cirkus Inf@Isratrance

XamaCirkus@SpaceLive

My hi5

Link to comment
Share on other sites

Só acrescento que quem escreve ou simplesmente fala o que pensa vive mais anos, já que influenciamos directa ou indirectamente muito mais pessoas. :) :)

;) é exactamente isso.

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

:( este é um assunto k me anda a azucrinar a cabeça nos últimos tempos, e p lado k me viro, está a ser discutido.... :huh: anda aí uma vaga...... :sad:

N vou desenvolver muito pk n kero pensar nas merdas, mas tal cm já aki foi dito, qd se perde alguém mt xegado repensamos tudo, e axamos k n faz sentido n haver nada p alem disso (comecei a pensar assim qd o meu melhor amigo morreu...), e TEM k haver alguma coisa p além....

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

(...) não tenho medo da minha morte, mas sim da morte daqueles que mais AMO!

Tal e qual. ;)

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

:( este é um assunto k me anda a azucrinar a cabeça nos últimos tempos, e p lado k me viro, está a ser discutido.... :huh: anda aí uma vaga...... :sad:

N vou desenvolver muito pk n kero pensar nas merdas, mas tal cm já aki foi dito, qd se perde alguém mt xegado repensamos tudo, e axamos k n faz sentido n haver nada p alem disso (comecei a pensar assim qd o meu melhor amigo morreu...), e TEM k haver alguma coisa p além....

não vás por ai......quem sabe se não és tu inconscientemente que puxas o assunto, não neste caso como é obvio ;) ......vai pensando bem até chegares a uma boa conclusão que te faça sentir melhor .110.

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

(...) não tenho medo da minha morte, mas sim da morte daqueles que mais AMO!

Tal e qual. ;)

eu também.....e por aqueles a quem sei que irei fazer falta, essa inda me preocupa mais :unsure:

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

(...) não tenho medo da minha morte, mas sim da morte daqueles que mais AMO!

Tal e qual. ;)

eu também.....e por aqueles a quem sei que irei fazer falta, essa inda me preocupa mais :unsure:

Modestia à parte! :lol:

 

Eu não acho isso. O pior é sempre para quem vai, quem fica ainda vive para poder sentir. Quem vai deixa de sentir, de experienciar.

Link to comment
Share on other sites

Achas que estar vivo é sinónimo de sofrimento?

 

AS coisas boas não compensam? Preferias estar morto para não "sofreres", mas não achas que esse sentimento não é superado pelo "estar vivo e poder sentir"?

Link to comment
Share on other sites

:(  este é um assunto k me anda a azucrinar a cabeça nos últimos tempos, e p lado k me viro, está a ser discutido....  :huh:  anda aí uma vaga......  :sad:

N vou desenvolver muito pk n kero pensar nas merdas, mas tal cm já aki foi dito, qd se perde alguém mt xegado repensamos tudo, e axamos k n faz sentido n haver nada p alem disso (comecei a pensar assim qd o meu melhor amigo morreu...), e TEM k haver alguma coisa p além....

não vás por ai......quem sabe se não és tu inconscientemente que puxas o assunto, não neste caso como é obvio ;) ......vai pensando bem até chegares a uma boa conclusão que te faça sentir melhor .110.

inconsciente n.... é mesmo conscientemente :( sei k sim.... mas p motivos obvios.... e inevitaveis -_- k diariamente me assustam, e me fazem sentir mal numa data de merdas, me fazem sentir ausente, e longe dakeles k mais me keriam a seu lado.... e precisam de mim... :toosad:

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

[ Mas tenho memórias, tenho o impacto dessa pessoa em mim e que se manifesta dia após dia. E isso, só por si, faz de mim uma pessoa mais feliz.

Uber, gostei do que escreveste. Um dia um professor disse me que a a linha da vida das pessoas prossegue nas palavras, pensamentos e sentimentos dos outros. Acho que é a melhor maneira de lidar com a morte de alguém proximo. Aproveitar ao máximo aquilo que essa pessoa nos deixou.

Não podemos evitar a morte é um facto mas podemos escolher a forma como a vamos vivenciar.

Pessoalmente acho que o nosso espirito permanece, vamos renascendo noutras vidas, vamos retendo experiencias e conhecimentos de vidas passadas que usamos na presente.

jusqu'ici tout va bien,

jusqu'ici tout va bien,

jusqu'ici tout va bien...

mais l'important, c'est pas la chute c'est l'atterrissage...

Link to comment
Share on other sites

[ Mas tenho memórias, tenho o impacto dessa pessoa em mim e que se manifesta dia após dia. E isso, só por si, faz de mim uma pessoa mais feliz.

Uber, gostei do que escreveste. Um dia um professor disse me que a a linha da vida das pessoas prossegue nas palavras, pensamentos e sentimentos dos outros. Acho que é a melhor maneira de lidar com a morte de alguém proximo. Aproveitar ao máximo aquilo que essa pessoa nos deixou.

Não podemos evitar a morte é um facto mas podemos escolher a forma como a vamos vivenciar.

Pessoalmente acho que o nosso espirito permanece, vamos renascendo noutras vidas, vamos retendo experiencias e conhecimentos de vidas passadas que usamos na presente.

é verdade sim sr ^_^ eu hoje, sp k lemro do meu avô e do paulinho,

e so sorrisos :wub: e uma saudade muuuittoooo serena :rolleyes:

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

Achas que estar vivo é sinónimo de sofrimento?

 

AS coisas boas não compensam? Preferias estar morto para não "sofreres", mas não achas que esse sentimento não é superado pelo "estar vivo e poder sentir"?

Uber quando morres não vais ficar com pena de teres morrido mas a outras pessoas sim....tu morto sofres? As outras pessoas é que sofrem com a tua morte pra ti finito

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Achas que estar vivo é sinónimo de sofrimento?

 

AS coisas boas não compensam? Preferias estar morto para não "sofreres", mas não achas que esse sentimento não é superado pelo "estar vivo e poder sentir"?

Uber quando morres não vais ficar com pena de teres morrido mas a outras pessoas sim....tu morto sofres? As outras pessoas é que sofrem com a tua morte pra ti finito

Concordo com o spock...

Do meu ponto de vista, quem morre, morre e acabou-se... para aqueles que ficam a chorar a morte dessa pessoa, o sofrimento começou...

E também penso que quando eu morrer vai haver alguém que vai ficar a sofrer... e isso incomoda-me! :huh:

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

podem-se MATAR todos, mas eu n vou comentar o tema... :ph34r:

'O AMOR é o circulo INFINITO, de BRINCAR com a MAGIA da VIDA...'

Link to comment
Share on other sites

O dia k tiver de morrer, só espero k seja uma morte rápida pa nao sofrer muito.

 

Tenho medo é k morram algumas pessoas, acho k uma parte de mim ia também.

Link to comment
Share on other sites

Achas que estar vivo é sinónimo de sofrimento?

 

AS coisas boas não compensam? Preferias estar morto para não "sofreres", mas não achas que esse sentimento não é superado pelo "estar vivo e poder sentir"?

Uber quando morres não vais ficar com pena de teres morrido mas a outras pessoas sim....tu morto sofres? As outras pessoas é que sofrem com a tua morte pra ti finito

Concordo com o spock...

Do meu ponto de vista, quem morre, morre e acabou-se... para aqueles que ficam a chorar a morte dessa pessoa, o sofrimento começou...

E também penso que quando eu morrer vai haver alguém que vai ficar a sofrer... e isso incomoda-me! :huh:

Se te "incomoda" saber que alguem vai sofrer com a tua morte não te incomoda não viver? Acho que não é por não saberes que existe ou que está a acontecer que não gostavas de estar a experienciar este ou aquele acontecimento!

 

Com a morte penso o mesmo. Acho que é mau para quem fica...mas bem pior para quem vai! Quem fica, apesar de "sofrer", volta a sorrir, a amar, a comer, a passear, a comer um gelado, a beber um bom vinho, a ter uma boa conversa numa noite de lua cheia, a poder assistir ao mundial com cerveja e tremoços. Quem morre não.

Link to comment
Share on other sites

Sim, ok... entendo o que queres dizer!

É óbvio que, por mais que aceite o facto de que um vou morrer um dia, a ideia é um bocadinho assustadora... De repente, não existir mais... Mas esse não existir mais é isso mesmo! Tudo bem que não há mais sorrisos, amor, experiências banis da vida que se tornam tão importantes, mas também não há mais consciência, ou seja, deixas de perceber que estás a peder tudo isso... pura e simplesmente acabou!

Já em relação a todas aquelas pessoas que nos amam e ficam por cá depois da nossa morte, apesar de poderem, com o tempo, voltar a ter tudo de bom e menos bom que a vida oferece, acho que fica sempre uma marca, uma cicatriz mais ou menos dolorosa... concordas?

 

a poder assistir ao mundial com cerveja e tremoços

:rolleyes: Olha que se calhar até podem... sabes como é, para o futebol abrem-se todas as excepções! ;)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Sim, ok... entendo o que queres dizer!

É óbvio que, por mais que aceite o facto de que um vou morrer um dia, a ideia é um bocadinho assustadora... De repente, não existir mais... Mas esse não existir mais é isso mesmo! Tudo bem que não há mais sorrisos, amor, experiências banis da vida que se tornam tão importantes, mas também não há mais consciência, ou seja, deixas de perceber que estás a peder tudo isso... pura e simplesmente acabou!

Já em relação a todas aquelas pessoas que nos amam e ficam por cá depois da nossa morte, apesar de poderem, com o tempo, voltar a ter tudo de bom e menos bom que a vida oferece, acho que fica sempre uma marca, uma cicatriz mais ou menos dolorosa... concordas?

 

a poder assistir ao mundial com cerveja e tremoços

:rolleyes: Olha que se calhar até podem... sabes como é, para o futebol abrem-se todas as excepções! ;)

humm...acho que o que irias fazer se tivesses vivo não têm menos importância para ti depois de morreres. E apesar, de quem morrer não ter consciência para sequer tirar essa conclusão, quem está vivo pode ter. Por isso penso que as coisas boas na vida superam as más. A vida supera a morte, em tudo. Apesar de ficarem essas tais cicatrizes, continuas a experienciar um mar de coisas boas, de sensações. A pessoa que morreu está sem consciência, nem coisas boas nem coisas más. Quem está vivo têm coisas boas e coisas más.

Link to comment
Share on other sites

Consigo perceber perfeitamente a tua opinião... mas mantenho a minha! ;)

 

 

A partir da experiência que tenho de ir falando com várias e diferentes pessoas e também através do que já se disse aqui no tópico é fácil perceber que há algumas pessoas, tanto aqui, como "lá fora", para quem o assunto morte é tabu... tenham passado já pela dor da morte de alguém próximo ou não...

 

Como também já referi no meu primeiro post, também eu já preferi não pensar sequer no assunto, quanto mais na minha ou na morte de alguém que me é próximo...

 

Mas a vida ensinou-me que a morte faz parte... é apenas mais uma etapa, a conclusão, talvez!

 

Não é a negar que vamos realmente estar abertos para ultrapassar, com as pessaos que amamos mais um fase difícil da nossa vida. Não quero dizer que a todo momento e instante, em relação a qualquer pessoa devemos estar a temer a morte. Digo é que devemos pensar, reflectir sobre o assunto. Não é sofrer antecipadamente, isso não vale a pena! Somente reflectir sobre o assunto, não tentar esconder isso bem escondidinho para mais tarde resolver. Simplesmente ir preparando ir estruturando o pensamento, estar praparado para aceitar mais uma das condições humanas

 

Nisto, estou total e completamente de acordo contigo... Considero até que viveremos uma vida mais feliz e tranquila se conseguirmos entender e aceitar a morte como algo de inevitável... neste contexto e, acima de tudo, acho importante vivermos a vida intensamente! Porque um dia, mais tarde ou mais cedo, chegamos ao fim da nossa viagem...

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Mas a vida ensinou-me que a morte faz parte... é apenas mais uma etapa, a conclusão, talvez!

;) Para mim, é mesmo mais uma etapa...uma porta de passagem para uma outra forma de Ser...enfim...dava isto horas e milhares de paginas de conversa...

 

A morte não me assusta...vejo-a como uma possibilidade de renovação... :rolleyes::wub: algo misteriosamente renovador!!! mas não a vejo como conclusão...pelo menos definitiva!!! -_-

 

Mas sou adepta do "vive cada minuto, como se fosse o último"...mas sem magoar ninguém ;):D

 

Perdi o meu daddy Zé o ano passado...faz-me muitas saudades...mas relembro-o quando ando de bicicleta, quando ouço Paul Simon & Garfunkel, quando consigo resolver qq cena de mecânica, quando sou engenhocas como ele era...quando digo "mantequilha" em vez de manteiga, quando digo "Magavilha" em vez de maravilha...quando ando de mota...quando sei que conduzo bem...quando tou a nadar ainda sinto a mão dele debaixo da minha barriga, quando sou gozona...tudo coisas que apanhei dele...e isso mata saudades!!! E sabe tão bem sentir as pessoas que amamos dentro de nós!!! :wub:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

é sabido que quando se morre supoem-se que se perde..mas será realmente o perder o que se deve sentir??

 

muitos anos a dizerem-nos que os que vão estão bem e os que ficam é que sofrem..a maneira de ver a morte pode mudar a natureza nunca foi tão clara neste aspecto....viver é bom , por que nºao será tambem a morte??

 

stay strong :hammer:

Link to comment
Share on other sites

A 1ª vez que comecei a pensar na Morte, mas a pensar mesmo em todos os aspectos que a envolvia, foi quando tinha 17 anos e um amigo meu se suicidou com explosivos...ouviu-se o estrondo na cidade de Évora inteira...foi um choque, pois ele sempre foi uma pessoa alegre, nunca ninguem suspeitou que ele fizesse uma coisa dessas. Ele deixou uma carta para nós amigos, e outra para a familia, e até na carta ele continuou com o seu tom alegre, num tom sarcástico. No funeral não sabia se havia de rir se chorar pois tudo me parecia um bocado surreal.

Desde aí que fiquei com medo da morte, principalmente medo de como eu vou morrer. Parece estupido, porque assim que morremos, morremos, deixamos de sentir,acabou-se, mas atormenta-me o facto de como isso irá acontecer, se vou sofrer muito, se nao vou sentir nada , etc etc. E acima de tudo, mete-me medo a tristeza que eu posso deixar para trás por isso acontecer, a tristeza na minha familia, nos meus supostos filhos, sei lá...

 

Mas desde sempre acredito que a morte é apenas o fim de um corpo, não o fim da alma.

Sei que há mtas pessoas que não acreditam nisso, mas eu acredito, depois de ler livros de Platão e outros filósofos, e de ler livros de algumas culturas, acredito cada vez mais.

Acredito que a minha alma, o meu espirito, whatever, já esteve noutro corpo, já viveu coisas diferentes...é um assunto tão complexo e com tanto assunto por discutir que poderia estar aqui a escrever montes de coisas para tentar explicar o porquê de acreditar nisso.

 

Não sou católica, não sou religiosa, apenas acredito que existe algo mais que o nosso corpo, e por isso existe o sentir, existe o pensar, existe o sonhar, existe o imaginar...e penso que essas coisas a morte não põe um fim.

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Considero a Morte apenas como o inicio da vida...

 

De uma nova vida :)

Ah Yum Hunab Ku Evan Maya e Ma Ho!

 

*Mao Kristal Azul*

Link to comment
Share on other sites

Pois, eu acredito que isso é uma forma de fugir à questão, um adiar. Consciente ou não! :)

 

Não acredita pois nenhum dado aponta para isso. Não há lógica de não existir um fim, se não existiu início. É um ciclo. A consciência, o pensar, o sentir tal como o conhecemos, para mim, é uma consequência da parte biológica que temos. Se o biológico morre, o electroquímico também. Tal como os nossos corações estão carregadíssimos de energia neste momento...e depois da nossa morte ela já lá não está. Não desaparece, simplesmente transforma-se, não mantendo a organização que tinha aquando existia vida. Tal como a energia que forma a consciência vai para outros lados. Directamente para a terra e depois talvez para ervas do cemitério, ou para o Ar se formos cremados, e talvez entre directamente para o metabolismo de uma ave, ou parte das moléculas da chuva, seja do que for. Realmente não se perde, mas para mim e para o que os dados apontam, não mantém a mesma organização que possui durante a vida, que possibilita formar a consciência. Nós não passamos de um conjunto de moléculas que quando morre desintegra-se e vai fazer a sua função para outro lado. Acredito que as minhas moléculas, por exemplo de carbono, ja pertenceram a outras pessoas, e concerteza a alimentos que a minha mãe comeu aquando a gestação. Mas esta organização é minha, e quando morrer vai pertercenter a outras, mais ou menos complexas.

 

 

Mas isso da vida eterna ja tenho um plano para resolver! :P A minha avó ja me disse que se houver alguma maneira de falar comigo quando chegar a hora dela, ela fala. Diz pelo menos que vai fazer o possível. Se der, eu passo a acreditar! ;)

Link to comment
Share on other sites

Nós não passamos de um conjunto de moléculas que quando morre desintegra-se e vai fazer a sua função para outro lado. Acredito que as minhas moléculas, por exemplo de carbono, ja pertenceram a outras pessoas, e concerteza a alimentos que a minha mãe comeu aquando a gestação. Mas esta organização é minha, e quando morrer vai pertercenter a outras, mais ou menos complexas.

"Nada se perde... ^_^

 

 

também penso assim. ;)

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

é sabido que quando se morre supoem-se que se perde..mas será realmente o perder o que se deve sentir??

 

muitos anos a dizerem-nos que os que vão estão bem e os que ficam é que sofrem..a maneira de ver a morte pode mudar a natureza nunca foi tão clara neste aspecto....viver é bom , por que nºao será tambem a morte??

 

stay strong :hammer:

Tinha imensas saudades das tuas filosofias!! :splat:

 

:wub: :kisssss:

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

Considero a Morte apenas como o inicio da vida...

 

De uma nova vida :)

Nisha gostei da frase! :)

 

Morte é algo que me assusta, tenho medo da morte, de quando será??? de como será??? de tudo isso! mas a verdade é que esta existe e todos passamos por ela, agora quem sabe se a morte não é o caminho para uma nova vida, para um mundo melhor??? ou pior??? quem sabe???

A morte pode ser o singificado de muita coisa que ainda não descobrimos..eu penso nisso quase todos os dias...não me imagino a finalizar a vida assim, acredito que ainda exista muito mais para viver e descobrir!

 

a morte não significa o fim..mas sim o inicio de uma nova vida! :)

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

eu n tenhu medu da morte, tenhu é medo da maneira como vou morrer! :wowow:

'O AMOR é o circulo INFINITO, de BRINCAR com a MAGIA da VIDA...'

Link to comment
Share on other sites

Poix eu tb!!!!

 

A morrer...gostava de morrer a dormir!!!!

 

Encaro a morte da mesma maneira que adormeço...A ver se me consigo xplicar!

 

Qd tou prestes a adormecer,tenho uma sensação de paz interior que penso ser identica á da morte...por isso gostava de morrer a dormir!!! Morte santa!!!

 

Acredito que algo se separa do nosso corpo fisico e permaneçe vivo algures no tempo...

 

A minha avó ( k foi uma mãe pra mim) morreu este ano em fevereiro dps dum AVC...Qd tenho saudades dela,falo com ela e peço-lhe pra guiar qd me sinto perdida...e axo k o faz...consigo ver a carita dela e a expressão do olhar a dar-me concelhos.... :sad:

 

...comecei a chorar...bolas!!!

Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar.

 

http://patsvacas.hi5.com

Link to comment
Share on other sites

A minha avó ( k foi uma mãe pra mim) morreu este ano em fevereiro dps dum AVC...Qd tenho saudades dela,falo com ela e peço-lhe pra guiar qd me sinto perdida...e axo k o faz...consigo ver a carita dela e a expressão do olhar a dar-me concelhos.... :sad:

Me too. :hug:

 

Mas a minha já lá vão 7 anos... :(

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

Ainda a sentes??

 

Até sinto a pele dela a dar-me jinhox qd tou mal...

 

Curioso...a minha avó detestava ver-me com uma camisa branca k grande decote e umbigo á mostra! Um dia enquanto me passava a roupa a ferro resolveu escondê-la e tive bué tempo sem saber dela (camisa)!!!

 

Qd morreu e fomos arrumar as cenas, encontrei a blusa!!! :P

 

Cada vez k a visto...lembro-me das palavras dela!Consigo quase ouvir a sua voz...e não é k me cago sempre a beber café!!!! :P

Incrivél!!! Eu sei k me vou sujar e tento ser cuidadosa...mas...há sempre qqr coisa k me faz ter de trocá-la!!!

 

Oh vozinha mai kida do meu coração fazes-me tanta tanta falta!!!! :sad::sad:

Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar.

 

http://patsvacas.hi5.com

Link to comment
Share on other sites

Ainda a sentes??

 

Até sinto a pele dela a dar-me jinhox qd tou mal...

...e lembro-me de cada sinalinho das mãos dela. :wub:

 

As costinhas... muito branquinhas... ai, ai... que saudades. :rolleyes:

 

 

Teus passinhos

tão suaves

pelo quarto…

Chinelinhos

e avental

a condizer…

Teus cabelos

brancos, brancos

como a neve

E teu ar

doce e calmo

(mas cansado

de sofrer…)

As saudades

vão chegando

mais e mais…

E a vontade

de olhar

para os teus olhos

maternais,

E a falta

dos conselhos,

E as perguntas

banais…

…que só tu

eras capaz

de responder

- com o saber

dos Deuses imortais

Minha querida, meu amor

Minha Raínha

Minha Princesa…

minha doce Avózinha!

 

 

:cry:

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

Teus passinhos

tão suaves

pelo quarto…

Chinelinhos

e avental

a condizer…

Teus cabelos

brancos, brancos

como a neve

E teu ar

doce e calmo

(mas cansado

de sofrer…)

As saudades

vão chegando

mais e mais…

E a vontade

de olhar

para os teus olhos

maternais,

E a falta

dos conselhos,

E as perguntas

banais…

…que só tu

eras capaz

de responder

- com o saber

dos Deuses imortais

Minha querida, meu amor

Minha Raínha

Minha Princesa…

minha doce Avózinha!

 

 

:cry:

:cry::cry::cry::cry:

 

Coisa linda :hug:

 

Vou escrever este poema e vou deixar onde está a repousar...

 

Nada de lágrimas...já chega...sei k não quer k chore a sua morte!!!!

Ela tá no meu coração pra sempre!!!!!

 

 

 

white.dove...k momento!!!! :hug: :kisssss:

Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar.

 

http://patsvacas.hi5.com

Link to comment
Share on other sites

A morrer...gostava de morrer a dormir!!!!

Se acreditas na vida espiritual linda, não desejes isso....porque dizem que qd isso acontece, o espírito fica ainda um tempo sem se aperceber que o corpo morreu e por isso deve ser um sofrimento do caraças... :wacko: nem imagino...acho que a dor é uma coisa que o espírito supera rápido...é como quando tiveste os teus filhotes ;) doi pa ca*****, mas depois, quando olhas para eles.... :wub: passa logo...E venham os que vierem, só doi no momento...right??? :kisssss: :flowers:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Coisa linda :hug:

Inspirado na dor que estás agora a sentir... :flowers:

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

Foi lindo este bocadinho...e sabe tão bem sentir os que nos deixaram...

 

O meu papá Zé deixou-nos o ano passado... :sad: parece que foi ontem...

 

...mas a maior delicia é que sem querer, dou por mim a dizer as cenas que ele dizia, os trocadilhos c palavras que ele tanto usava, como: Migalheiro, estogamo, óptimo ( reforçando o "P"), Magavilhoso, Magavilha, e sinto a sua presença em muitas coisas, como por exemplo, quando sei arranjar qq coisa no carro, sinto-me um papá Zé e agradeço-lhe ele ter-me ensinado tanta coisa importante :rolleyes: se sou engenhocas, se não há nada que eu não consiga resolver, lembro-me do incentivo dele quando dizia " uma mulher pode fazer tudo melhor do que os homens...porque para além de ter a mesma inteligência, tem consigo o desejo da perfeição e a delicadeza e sensibilidade..." e sempre me deu força para eu me tornar independente ( ao oposto da minha doce mammy :wub: que sempre foi uma mãe super-hiper galinha :lol: ) e é bom não chorar demasiado a morte deles, porque eles sofrem com isso...sentem que não podem "ir embora", por isso devemos deitar sim aquelas lagrimitas de amor e saudade saudáveis, de quem já teve algo tão especial, mas que os gurdamos sempre no nosso coração e os sentimos nas nossas acções...não é preciso "ver", basta sentir!!!

 

Sabe tão bem ter o meu papá comigo :rolleyes: senti-lo no meu coração :wub: é importante também não esquecer, né? :hug: abraço pa todos :D

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

A morrer...gostava de morrer a dormir!!!!

Se acreditas na vida espiritual linda, não desejes isso....porque dizem que qd isso acontece, o espírito fica ainda um tempo sem se aperceber que o corpo morreu e por isso deve ser um sofrimento do caraças... :wacko: nem imagino...acho que a dor é uma coisa que o espírito supera rápido...é como quando tiveste os teus filhotes ;) doi pa ca*****, mas depois, quando olhas para eles.... :wub: passa logo...E venham os que vierem, só doi no momento...right??? :kisssss: :flowers:

^_^ Já nem me lembro da dor!!!

 

Mas lembro-me de pensar, qd nasceu o diogo(mais novo):

 

"Nunca mais te esqueças...ter filhos doí pa car*****!!!! Não kero ter mais!!!"

 

:D:D:D

 

Se tivesse vida pra isso...tinha mais uns 3!!!! :P

 

Estes nunca me falham... e são meus...sangue do meu sangue carne da minha carne...são uma estenção da minha pessoa!!!

Deixam orgulhosa de mim!!!! :wub:

Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar.

 

http://patsvacas.hi5.com

Link to comment
Share on other sites

Voçês até podem não acreditar no k vou dizer...mas...DASSSSSS

 

Pimpas...arrepiei-me da cabeça aos pés!!!!! Literalmente!! Até as minhas pernas...

 

És linda!!!!!!

 

Faço das palavras do teu pai as minhas...e acredita k vou reler o teu post até o saber de cor...

 

 

Lindas as ninas!!!!!!!! :hug: :hug: :hug:

 

:kisssss:

Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar.

 

http://patsvacas.hi5.com

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

A questão é, nós seremos mais que um simples corpo feito de celulas?

 

Se sim é obviu que ao morrermos tudo se "apagará" e entraremos num sono profundo em que sonhar não é permitido.

 

Se acreditamos que temos uma alma, que não somos apenas um bocado fisico, então quando a morte chegar e tudo se apagar vai ser-nos permitido sonhar.

 

 

Enquanto pessoa questiono-me bastante sobre a condição humana. Acredito que conseguimos controlar o nosso destino, mas não a nossa morte. Agrada-me a ideia que

possa continuar a sonhar quando ela chegar. Mas lá no fundo não sei se isso acontecerá.. pois imagino um vazio enorme, um clarão preto... e tudo a fugir... a ficar distante... e puff.... foi-se uma vida, para nascerem outras.

 

Evito pensar na morte... ja a vi ao meu lado, não em mim mas numa pessoa mt importante. Aprendi a não pensar nela, é o melhor que podemos fazer.

 

Independemente do que possa acontecer depois de morrermos, só desejo ter a oportunidade de me conseguir despedir de todos os que amo.

 

Assim sei que morreria feliz.

:ph34r:

Link to comment
Share on other sites

A morte....

Sim, tenho medo da forma cm irei morrer...

Qt ao sentir a morte, é terrível!!!

Dá-nos uma percepção que nunca antes tínhamos tido!!!

Por exemplo, duas palavras que para mim tomaram outro significado, desde a morte do meu PAI, foram as palavras NUNCA, e SEMPRE....

Até ao momento da sua partida, nunca percebi a dimensão destas duas palavras, é assustador :o

Pensar que NUNCA mais o verei e que agora serão so as recordações, para SEMPRE!!

Existem várias formas de sentir a morte, e isso muda conforme o desenrolar do tempo......

Acho que ao fim de 9anos, dói-me cada vez mais o facto de estar longe dele, mas consigo "carregar"" muito mais essa dor, pois o tempo ajuda a amadurecer cada estádio da nossa vida!!!

E sim, não existe momento nenhum em que me lembro dele e não me venha a lágrima ao olho..num sei se será bom ou mau, mas sei q é a minha forma de manifestar a mnh dor!!

Por exemplo, no dia dos meus anos, tenho que passar umas horinhas sozinha a falar c ele, a olhar para a sua foto e a chorar como uma madalena..enfim..

Mas de seguida, limpo os olhos e siga!!!

Uma coisa com a partida do meu pai aprendi: dizer tudo hoje, e não esperar para o amanha...por exemplo, comecei a dizer à mnh mamy, o qt a amava, comecei a dar muita muita atenção à mnh avó...enfim, percebi que a vida são 3dias e que temos pouquíssimo tempo para demonstrar o quanto amamos as pessoas que nos rodeiam....

Esse é um dos meus traumas: nunca ter dito com todas as letras AMO-TE PAI!!!cm ele tanto mo fazia a mim....

Enfim, resumindo, o ser humano suporta a dor até ao mais ínfimo pormenor, e até com a MORTE podemos aprender!!!

p.s.:desculpem o desabafo

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

de qualquer maneira so tamos ca mesmo de passagem por isso enquanto ca andarem divirtam se e façam td akilo k gostem ao lado de kem amam pk mais dia menos dia puff , acaba. ;)

Link to comment
Share on other sites

Foram milhares de anos a levar com a educação que a morte tudo terminava.

Se alguém disser o contrário é considerado louco. <_<

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Se alguém disser o contrário é considerado louco.  <_<

Acredito que termine um ciclo...agora tudo? Não sei, mas logo vou saber. Se me quiserem chamar louco que chamem. Afinal de contas somos todos loucos à nossa maneira...

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Foram milhares de anos a levar com a educação que a morte tudo terminava.

Se alguém disser o contrário é considerado louco. <_<

-_- Loucos são aqueels que julgam saber tudo ;) :kisssss:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que cada vez há mais pessoas que consideram haver algo para além da morte...aliás...até acredito que HOJE existem mais pessoas a acreditar no "Não Fim" com a morte ;)

 

Loucos???? Naaaaaaahhhhh... :P:rolleyes:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Mas isso da vida eterna ja tenho um plano para resolver! :P A minha avó ja me disse que se houver alguma maneira de falar comigo quando chegar a hora dela, ela fala. Diz pelo menos que vai fazer o possível. Se der, eu passo a acreditar! ;)

 

Mas Uber aí é que a coisa pode não dár resultado porque se não acreditares se calhar o canal que a tua avô usa não tem receptor do teu lado.

 

Concordo que a nossa matéria prima é resultado de todos os milhões de anos de evolução e que todo o meu corpo bio-quimico será molecularmente disolvido para outros corpos de seres vivos que entretanto entrem em contacto com o meu corpo morto, mas duvido muito que a coisa termine aí.

 

A questão é que normalmente vemos a questão pelo prisma do EGO, ou seja EU não acredito que EU tenha uma existência para além da morte, ou então, e em oposição, EU acredito que EU terei uma existência depois da morte, e quando as coisas são vistas desta maneira (na minha opinião) o debate perde interesse, mesmo que se tragam dados de estudos que confirmem uma teoria e/ou refutem outra.

 

Acredito em duas coisas que não são opostas mas encerram em si a polaridade que equilibra um todo, e são fruto de experiências reais e não de teorias:

 

A Consciência e o Espirito.

 

A consciência como processo de crescimento inteligente que um dado corpo percorre, atravez de uma vasta quantidade e sequência de experiências.

Nasce quando nascemos nas moleculas e estruturas mais pequenas e vai crescendo da mesma maneira que o corpo vai crescendo com os anos.

Quando atinge uma idade adulta começa a poder tomar decisões, perceber a consequência das mesmas e portanto a dar importância a si própria (ou seja torna-se consciente de que é uma consciência)

 

O espirito é é um corpo electro magnetico que envolve o corpo e que cresce em magnetismo de acordo ao que a consciência crescer e é a partir de certa altura (se o canal tiver aberto) grande fonte de inspiração e motivação para a consciência, porque se torna numa especie de frequência...E é aqui que a coisa muda de figura, esta frequência viaja muito quando é sintonizada, e duvido que ela deixe de o fazer depois da separação do corpo, aliás bem pelo contrário.

Agora isto não é linear, acredito que a frequência para puder viajar e trazer boas ideias a este mundo necessita de treino, muito mesmo, e estamos a falar de um treino que na maioria das vezes transcende a motivação egocentrica do EGO.

A vida depois da morte nada tem de consciente em relação á vida anterior...

 

Estas duas caracteristicas ou factores são bastante diferentes na sua genese, já que uma é objectiva, motivada por um ego, material já que é bio-quimica, e como tal bio degradável, como qualquer material organico, enquanto que o segundo é tudo menos pessoal, organico e não têm qualquer tipo de "opinião" sobre o que quer que seja, já que é imparcial e subjectiva.

É este campo que toma conta do corpo quando dormimos por exemplo, não é por acaso que os sonhos são na maioria das veses sem lógica nenhuma, seja ela temporal, fisica etc.

"

Quando falo da diferença entre pensar na vida depois da morte atravez de uma abordagem estritamente lógica e "bio degradável" é ter em conta uma parte da morte que é correcta mas só parcialmente, porque é simultaneamente incompleta na sua multiformidaade.

 

Se a tua avó estiver na frequência certa lá na twilight zone não terá consciência de ti, mas vibrará algo de ti e para ti se isso tiver sido introduzido no seu espirito atravez da sua consciência, mas se do teu lado não tiveres activado o sistema não poderás rececionar essa vibração, e por conseguinte continuarás sempre a acreditar no que acreditas, é uma opção.

 

Para mim é como o Amor... é uma opção que se decide, ou decidimos sim ou decidimos não e como tal todas as decisisões acarretam consequências.

 

Gostei bastante do teu post UBER, até porque (como quase sempre) me pôes a pensar!

 

:)

 

Estas dicertações sobre a consciência e o Espirito são muito (claro) resumidas, que podem e devem ser faladas mais a fundo,

até porque este "sistema" em que eu vivo e acredito, talvez daqui a algum tempo tenha evoluido para outro...

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Esta é, na minha opinião, a questão mais complexa do ser humano! Desde que me lembro de ter consciencia que penso neste assunto e quanto mais penso menos certezas tenho, vou tendo algumas teorias mas nenhuma delas me satisfaz.

 

O que penso neste momento é que a morte é o fim do EU. Somos fruto das experiências que se vao instalando na memoria. Tudo o que tu és é um reflexo de uma serie de acontecimentos que se vão desencadeando ao longo da vida, é isso que forma a tua personalidade, a tua mente e ate o teu corpo fisico. A morte vai apagar toda essa memoria, a morte é no fundo o fim do do corpo fisico e do ego.

 

Outra questão que acho pertinente é: quando é que se pode dizer que se morreu? A morte clinica acontece, quando a actividade electrica no cerebro acaba por completo, ou em casos de danos extremos como paragem cardíaca irreversível; mas o que morreu realmente nessa altura? Outras partes do organismo ainda existem a nivel molecular. Algumas celulas ainda estão vivas. A nossa estrutura molecular é separada e reciclada dando origem a outras formas de vida. Não será a morte um processo que se vai desenvolvendo desde o momento em que temos vida? Será que nesse prisma a morte existe? Ou será então que em vez de morte lhe poderiamos chamar transformação?

 

Enquanto ser autoconsciente tenho medo da morte, o meu EU(lembranças, pensamentos, sentimentos, idéias, etc.) nao quer deixar de existir mas por outro lado sinto que esse medo é reflexo da minha condição enquanto ser humano. A nossa consciencia foi influenciada pelo sistema que nos vai moldando, sistema esse que so nos permite entender as coisas com um principio meio e um fim; é essa logica que nos limita no entendimento de questões como a morte.

Link to comment
Share on other sites

malta rija....li os posts anteriores e achei interessante.....aqui deixo a minha opinião

 

medo da morte? não posso ter, nem a conheço como minha, medo da vida? tambem não.

 

medo de não saber viver o tempo que me resta..porque a vida dá e não tira, é nosso dever aproveita-la da melhor maneira.

 

a consciência que temos em ser um ser indvidual tem como base todos os organismos que vivem connosco, que nos fazem viver, não é a vontade de viver que nos dá a vida, são todas as peças de que somos feitos, todos os poros, o sangue e suas multidões....parece-me que somos um daqueles super-organismos que se aliaram para continuar na vida e na luta pela sobrevivência.

 

eu?nem sequer existo como tal..eu?não!!!eus é o que eu sou.

 

stay strong

Link to comment
Share on other sites

nos ultimos tempos tive muito medo da morte... de uma semana para cá este medo foi desaparecendo... talvez pelo apoio que tenho tido e pela coragem que me tens dado.

 

a verdade é que tenho que viver a minha vida todos os dias porque senão é um desperdicio de tempo.

 

hoje quero simplesmente viver... não sobreviver... quero curtir cada segundo que passa.

 

:wub:

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

gypsia afasta esse medo da morte...aliás só o tens porque te encontras viva.....tás vivinha não estás????

 

então aquilo que és não é o espelho do teu medo, mas da tua vontade de lutar em acordar ainda mais nesta vida....então??

 

stay strong

Link to comment
Share on other sites

Como a maioria das coisas por que passamos nesta vida só conseguimos realmente ter a certeza delas experienciando-as. A morte não é excepção, pode ser tudo isso que acabaram de dizer como pode ser outra coisa completamente diferente. Pensar nunca fez mal a ninguém mas pensar sobre uma coisa que só viremos a descobrir quando deixarmos de pensar, pelo menos desta forma, parece-me um pensamento vasto demais para ter qualquer tipo de resposta.

 

Cada vez mais os fenómenos paranormais são explicados pela ciência e o que parecia ser uma mensagem do além há uns anos daqui a alguns vai aparecer ao domingo à tarde no canal odisseia. Será que com esta evolução vamos chegar à explicação cientifica para a morte? Não me parece, até porque ela, de certa forma, já existe. Talvez quando a espiritualidade for reconhecida como uma disciplina cientifica poderemos obter mais algumas respostas mas mesmo assim penso que será um mistério até ao fim das nossas vidas, porque como disse, só acreditamos a 100% naquilo que experienciamos o resto são teorias.

 

É normal e saudável termos medo da morte, tememos tudo o que desconhecemos e a morte é talvez o maior enigma desde sempre. Sinceramente prefiro pensar na vida e quando chegar a altura então vou pensar na morte quer queira quer não. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Nao consegui acabar de ler a primeira pagina deste tópico...

Ja sentia as lágrimas a virem me aos olhos.

 

Ultimamente, tenho pensado demasiado (mesmo) na morte. Acho que a razão está no facto de o ano passado ter vindo para a universidade e de o meu tempo com os meus pais e o meu irmão diminuiu drasticamente. Agora só os vejo durante o fds (de duas em duas semanas), ou seja, cerca de 6 dias por mês.

E como tou pouco tempo com eles, comecei a pensar mais neles que nunca. O meu pai ja teve 3 enfartes, era uma pessoa que em tempos ja foi forte e saudavel, mas agora com a idade se tornou uma pessoa doente. Tenho muito medo que eles me falte...

 

Nao vou falar mais disto pq provoca me um nó na garganta...

 

Mas isto para dizer que para além de ter muito medo da minha morte (fico apavorada com a sensação de vazio), tenho ainda mais medo de perder um ente querido, acho que não vou ser capaz de ultrapassar a situação (não neste momento da minha vida).

"Não há cura para o nascimento e a morte, a não ser usufruir o intervalo"

 

Nature_Lover_MiniSig.jpg

Link to comment
Share on other sites

E se a morte for proporcional ao que acreditamos?

Quem acredita que nada se passa encontra o nada, quem acredita na reencarnação reencarna e quem acredita em espiritos errantes acaba como um espectro semitransparente.

 

Ou seja, será que a nossa fé, ou a falta dela seja o modelador do que virá depois?

 

e se fôr ao contrário, só para chatear a malta?

 

ou mais complexo que isso, como por exemplo o som com o qual nos identificamos (nome por exemplo) determine algum tipo de frequência que tenha uma resultado especifico: por exemplo:

 

O Joaquim (por se chamar joaquim e "levar" com o tom, tiembre e significado de "Joaquim) vai reencarnar num escaravelho e o José (pelas mesmas razões) irá juntar-se ao campo electromagnético dum planeta distante e a Miquelina (coitada, não é nada pessoal) por e simplesmente nada, chapeu, nestum, grupo, berrou...

 

Eu inclinar-me-ía sempre por uma lógica de evolucão consciente, determinadora sempre da realidade, e como tal de tudo o que para além possa vir, apesar de não acreditar que essa consciência sobreviva depois da morte, mas que condicione fortemente algo que possa acontecer, em que o "eu" não existe.

 

Mas se calhar pode ser qualquer outra coisa, como a marca da pasta dos dentes que usas ou a côr do papel higiénico...sei lá, ou talvez as duas anteriores cruzadas com a quantidade de vezes que não deste aquela esmola aos pobres...

 

Por outro lado, poderemos estar a pensar na morte da forma inversamente proporcional porque estamos conscientes ou melhor formatados a pensar que a vida começa no nascimento e acaba na morte e não ao contrário.

Quem me garante que aquilo que avança (o tempo) não é uma percepção invertida?

Custumo acertar nos numeros de escadas que subo pela primeira vez e tendo a esquecer-me daqueles que subo muitas veses... (ao que isto chegou, pois...)

 

Mas pensando agora de outra forma, a unica coisa indiscutivel que se pode observar sobre a "morte classica" é que parece durar mesmo muito tempo já que o pessoal que morre nunca mais aparece por aí a saltitar...

 

:glare:

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Tento encarar a morte de maneira positiva. Foi assim que consegui superar a morte da familiares muito próximos e amigos. A morte trás sofrimento a quem fica, pq as nossas vidas são alteradas de algum modo. E acima de tudo fica a saudade.

 

A morte como fim: "Nada se perde, tudo se transforma."

O sofrimento de quem morre: "Chora pelos que nascem, não pelos que morrem."

 

Em relação ao q M&M disse:

E se a morte for proporcional ao que acreditamos?

"Tudo é relativo", Albert Einstein ^_^

Link to comment
Share on other sites

os homens perdem a saude para juntar dinheiro, dps perdem o dinheiro para recuperar a saude.

e por pensarem ansiosamente no futuro, eskecem do presente de tal forma q acabam por n viver nem o presente nem o futuro.

e vivem como se nunca fossem morrer....

e morrem como se nunca tivessem vivido....

 

Dalai Lama

Fusão da Simplicidade com a Complexidade

Link to comment
Share on other sites

existe algo mais que o nosso corpo, e por isso existe o sentir, existe o pensar, existe o sonhar, existe o imaginar...e penso que essas coisas a morte não põe um fim.

 

 

nem mais, também acredito nisso... os sentimentos são físicos??? será que são produzidos por um órgão tipo o coração ou o cérebro?? não me parece...

 

we are one!!! :wub: e são vocês (elastikos / trancers / amigos) que me fazem querer viver, porque quando vivia sem sentimentos... não vivia!

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

É claro que os sentimentos são fisicos e são produzidos totalmente pelo nosso corpo. Ao tomares uma droga qualquer tás a experimentar isso. Agora se estão ligados de alguma forma ao nosso espirito ou alma não sei mas acredito que sim.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Certas drogas provocam uma sensação de um certo desligamento do corpo. Estar totalmente desligado de um corpo, é a maior liberdade q se pode alcançar (penso eu..)

 

Mas será q existe um EU consistente e consciente, q vive depois da morte do corpo?

Nas doenças degenerativas como alzheimer, nas fases avançadas pergunto-me se a "pessoa" está mesmo lá ...

Tenho dúvidas, o corpo simplesmente não responde. Será q há consciencia? Será q as pessoas ficam presas num corpo decadente? Será q a "alma" está igualmente doente?

 

Edit - Se calhar NÃO! O EU não existe... o q existe é vida, impulsos eléctricos...

E o que eu sou agora, é um puro resultado da minha combinação biogenética e das interações com o ambiente... :wacko:

Link to comment
Share on other sites

Edit - Se calhar NÃO! O EU não existe... o q existe é vida, impulsos eléctricos...

E o que eu sou agora, é um puro resultado da minha combinação biogenética e das interações com o ambiente... :wacko:

O teu EU existe, senão não estavas a escrever isto. O que és agora é o resultado da tua combinação biogenética e das interações do ambiente com o teu EU, por isso é que temos auto-consciência. A questão para a qual há várias teorias é onde é que essa auto-consciência está contida. Uns acreditam que está totalmente contida no cérebro outros acreditam que provém de algo exterior ou superior a nós e ainda há outros que acreditam ser um pouco de ambas.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

"Your appearance now is what we call the digital self image. It is the mental projection of your digital self." ^_^
The Matrix :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

A morte se calhar é a cura para a doença que é a vida. Até há quem acredite no inferno mas já pensaram que se calhar o inferno é onde nós tamos e o que vem a seguir a isto é que é realmente a vida? Às vezes parece mesmo... :glare:

 

A morte juntamente com a razão para estarmos todos aqui e como cá chegámos são e serão as maiores questões da humanidade para as quais se calhar nunca vamos encontrar uma resposta. Ao tentar pensar na morte penso numa vastidão infinita de coisas e ao mesmo tempo em nada, no desconhecido, a minha mente faz tilt. Não consigo dar uma explicação para o que poderá ser a morte pois estaria simplesmente a dar um tiro no escuro e mesmo que acertasse se calhar nunca o viria a saber. Acaba por ser uma perda de tempo pensar na morte, mais vale pensarmos na vida porque quando morrermos iremos ter tempo suficiente para pensar na morte, ou não... :wacko::blink:

 

Se calhar pensar na vida também não é muito bom, acabamos por fazer planos, criar expectativas para depois nos sentirmos mal por tudo o que projectámos e não se realizou... Mais vale pensarmos no presente, no momento, e daí...a ultima vez que pensei só no presente as coisas não correram lá muito bem no futuro, logo, nem no passado! Acho que mais vale é não pensar! Viver sem pensar? Se calhar mais vale morrer...não pensar é morrer e eu quero viver. Por outro lado depois da morte ainda ficamos com um periodo de alguns minutos de actividade cerebral que podem parecer uma eternidade, se calhar morrer também não é a solução. Será que há uma solução? Solução para quê? Para a vida? Para a morte? Nunca gostei de matemática por isso é melhor não pensar nas soluções mas nas razões. Mesmo as razões só nos levam a conclusões e conclusões a desilusões. Desilusões a depressões e depressões a instituições. Instituições? Não gosto de branco! Nem de preto... Mas gosto de filmes a preto e branco...estranho. Estranho porquê? Não sei... Acho que vou mas é tomar os comprimidos...o azul ou o vermelho? Ainda se houvesse um verde... :glare:

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!