Jump to content
×
×
  • Create New...

Música Oriental Vs Música Ocidental


Ganeisha
 Share

Recommended Posts

Recebi este artigo numa newsletter e achei muito interessante.

 

Oriente vs Ocidente

 

Será a música oriental mais relaxante que a ocidental?

À pergunta de leigo, o compositor responde-nos com um peremptório não!

Trata-se apenas de uma técnica diferente - nós temos uma escala de 12 sons, é a escala ocidental, ou chamada escala pitagórica; enquanto que a oriental (indiana e árabe) utiliza sons para além destes 12. Logo aqui há uma cor completamente diferente...

 

Saiba-se, por exemplo, que não se pode tocar uma música oriental num piano, além de que ritmicamente nós sentimos a música a quatro ou a dois tempos e os orientais têm padrões completamente diferentes.

 

Contudo, isto não significa que essa diferença influencie mais ou menos os comportamentos.

O compositor é da opinião que a relação que se estabelece entre a pessoa e a música é muito particular. Daí, que este profissional faça questão em sublinhar que o projecto que realiza com o autor e o editor dos textos dos CD's não é Musicoterapia, mas antes que se trata de um projecto musical que produz efeitos nas pessoas.

 

Sem nunca esquecer que cada pessoa é uma essência única, logo nem todos podemos reagir da mesma maneira ao que nos chega do exterior.

 

Teorias à parte, a verdade é que é inegável o efeito da música no nosso comportamento. A reacção das pessoas pode ser diferente mas na sua maioria ninguém resiste a sentir uma emoção, por breve e efémera que seja, ao ouvir um acorde maior. Afinal, como dizia Pessoa, "o verdadeiro mistério das coisas, é que elas não têm mistério nenhum".

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Raquel, não será escala pentatónica e não pitagórica?

 

Esse conceito de musico-terapia é das coisa mais interessantese estimulantes e menos exploradas que existem. :)

 

Olha lindo eu limitei-me a fazer copy past do artigo, e realmente quando o li fez sentido, nem pesquisei se estava errado ou não essa palavra... :unsure:

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Olha lindo eu limitei-me a fazer copy past do artigo, e realmente quando o li fez sentido, nem pesquisei se estava errado ou não essa palavra... :unsure:

 

Estava a perguntar :unsure: sempre ouvi falar em escala pentatónica. Provavelmente a escala pentatónica é a oriental. Vou pesquisar. ;)

 

Essa coisa das escalas diferirem consoante a cultura é perfeitamente natural.

 

PS: chegaste a ver/ouvir as cenas que coloquei por aí daquela banda da Mongólia? Se não, diz-me que eu trato disso. É maravilhoso!

Link to comment
Share on other sites

A escala pentatônica ou blues scale nada mais é do que a Pentatonica Menor acrescida da 4ª maior, também chamada de Blue Note.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_pentat%C3%B4nica

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Raquel, não será escala pentatónica e não pitagórica?

 

Esse conceito de musico-terapia é das coisa mais interessantese estimulantes e menos exploradas que existem. :)

 

Olha lindo eu limitei-me a fazer copy past do artigo, e realmente quando o li fez sentido, nem pesquisei se estava errado ou não essa palavra... :unsure:

 

nem para humanisticas... :gap:

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

Olha lindo eu limitei-me a fazer copy past do artigo, e realmente quando o li fez sentido, nem pesquisei se estava errado ou não essa palavra... :unsure:

 

 

PS: chegaste a ver/ouvir as cenas que coloquei por aí daquela banda da Mongólia? Se não, diz-me que eu trato disso. É maravilhoso!

 

 

Não lindo, se puderes mostra para eu ouvir :)

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Eu acredito e muito na terapia através da música...da mesma forma que há músicas que me põem triste e outras alegre...outras relaxada...outras super estimulada...e essas mesmas músicas poderão ter efeitos contrários noutra pessoa que não eu...numa pessoa com outra vibração energética...

 

Existe uma meditação feita com taças tibetanas, algo que eu adoraria aprender :wub: muito interessante...deixo aqui alguns links:

 

www.musictherapy.org

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Musicoterapia

 

url=http://www.universodeluz.net/modules.php?name=News&file=article&sid=307

 

http://www.cristaldecura.com/terapias.php?c=59

 

Este último link fala dum assunto muito interessante...música clássica que tem o poder de energizar certos aspectos em nós...o seu tom vibratório e a sua melodia têm o poder de energizar certos chakras de nosso corpo energético...espero k gostem! :)

 

http://www.theuniversel.net/lessons/media....FTOKEN=30395504

 

 

 

As vozes!!!!!!!!

A cena do assobio (chamado overtone) dentro da vocalização... :o:wub:

Vou ouvir agora :) Bigadu :hug:

 

:o:wub: parecem quase didgiridos a tocar as vozes deles...mto fixe mesmo ;)

 

Olhem aconteceu uma cena bué de gira agora...vou-vos contar:

 

A Inês agora já não quer quase dormir de dia...quer passear, olhar para as coisas, enfim...child stuff :lol::wub:

 

Estava aqui há mais de 1 hora a tentar adormecê-la até fui passear com ela até à porta da loja, lalalalaaa....hehe!

 

Estava agora a ouvir a cena que o Paulinho mostrou....FERROU!!! Tá a dormir que nem um anjo :tender: foi praticamente instantâneo...nem dei mais por ela...

 

Obrigado Tio Paulinho! :hug:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Estava agora a ouvir a cena que o Paulinho mostrou....FERROU!!! Tá a dormir que nem um anjo :tender: foi praticamente instantâneo...nem dei mais por ela...

 

Obrigado Tio Paulinho! :hug:

 

 

:blush::wub:

Link to comment
Share on other sites

Não lindo, se puderes mostra para eu ouvir :)

 

 

 

 

As vozes!!!!!!!!

A cena do assobio (chamado overtone) dentro da vocalização... :o:wub:

 

Demais mesmo, obrigado Paulo!

 

Filipita sem duvida que a musica tem esse poder de estimular os nosso sentidos, de criarmos determinados sentimentos mediante o som que a musica nos transmite. A musica oriental para mim é sem duvida a que mais me relaxa, e algumas clássicas, especialmente apenas com piano, fazem-me sentir muita melancolia...fico pensativa demais.

 

Sabias que está provado que se os bébés desde que estão na barriga da mãe, ouvirem musica clássica, ficam seres humanos muito mais calmos. :)

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Sabias que está provado que se os bébés desde que estão na barriga da mãe, ouvirem musica clássica, ficam seres humanos muito mais calmos. :)

Prova lá, prova lá!!!???

 

:glare:

 

:lol:

 

Quando tiver um bébe consigo provar-te, até lá é dificil! :D

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Não lindo, se puderes mostra para eu ouvir :)

 

 

 

 

As vozes!!!!!!!!

A cena do assobio (chamado overtone) dentro da vocalização... :o:wub:

Excelente! Ja tinha ouvido alguns kirtana deste género mas não imaginava que alguns dos sons fossem mesmo vocalizados por humanos sem arranjo algum no som. ^_^

Link to comment
Share on other sites

 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!