Jump to content
×
×
  • Create New...

Para musicos e não só...


Richard
 Share

Recommended Posts

Eu percebo o que queres dizer... mas ha tanta e tanta gente que faz musica simplesmente porque gosta e se esta a borrifar se fazem dinheiro com isso ou nao. Acho que o dinheiro nao eh o mais importante quando se faz musica, longe disso.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eu percebo o que queres dizer... mas ha tanta e tanta gente que faz musica simplesmente porque gosta e se esta a borrifar se fazem dinheiro com isso ou nao. Acho que o dinheiro nao eh o mais importante quando se faz musica, longe disso.

 

Protese, a questão em si, nem está no dinheiro, está na valorização do trabalho, está no respeitar e no querer pagar um trabalho musical

que custou tempo, know how e empenho a uma pessoa

 

eu já percebi que tu vês a musica exclusivamente como arte, e que não aprovas o sentido da musica como profissão...

 

deverá ser por isso alias, que em outros topicos (embora digas que tivesses a ser ironico) deixas escapar a do "ele que vá trabalhar"

 

porque la está, como a musica é "arte apenas para ti" ainda te das ao desplante de achar que os musicos devem viver do ar, ou pior ainda

das-te ao desplante de insinuar que pessoas como eu não gostam verdadeiramente do que faço, por querer ver o meu trabalho renumerado

 

mas o que tu não percebes é a verdadeira essencia disto, algo que te escapa a ti e a muitos por cá em Portugal, é que infelizmente

aqueles que andam por aí a trabalhar de borla como DJ´s ou artistas, não o fazem pela musica... na verdade fazem-no por uma questão de afirmação pessoal, o facto de andarem constantemente em busca de palco de se quererem exibir como musicos, seja de borla ou não, apenas comprova que são pessoas que não o fazem pela arte, fazem-no pelo palco, pela simples "gloria" do palco

 

esses tais que voces dizem "ah e tal é por amor a camisola" é a maior treta que existe, porque o amor a camisola é aquele que um artista tem

quando passa 10 horas seguidas num estudio fechado a mixar 80/90 canais, sabendo que poucas ou nenhumas hipoteces terá de mostrar no seu trabalho

 

isso é que é amor a camisola...

Link to comment
Share on other sites

 

 

eu já percebi que tu vês a musica exclusivamente como arte, e que não aprovas o sentido da musica como profissão...

 

deverá ser por isso alias, que em outros topicos (embora digas que tivesses a ser ironico) deixas escapar a do "ele que vá trabalhar"

 

porque la está, como a musica é "arte apenas para ti" ainda te das ao desplante de achar que os musicos devem viver do ar, ou pior ainda

das-te ao desplante de insinuar que pessoas como eu não gostam verdadeiramente do que faço, por querer ver o meu trabalho renumerado

 

mas o que tu não percebes é a verdadeira essencia disto, algo que te escapa a ti e a muitos por cá em Portugal, é que infelizmente

aqueles que andam por aí a trabalhar de borla como DJ´s ou artistas, não o fazem pela musica... na verdade fazem-no por uma questão de afirmação pessoal, o facto de andarem constantemente em busca de palco de se quererem exibir como musicos, seja de borla ou não, apenas comprova que são pessoas que não o fazem pela arte, fazem-no pelo palco, pela simples "gloria" do palco

 

Eh la, tanta presuncao. :)

 

Nao ponhas palavras na minha boca. Nao insinuei nada disso, apenas disse que na minha optica um musico nao deve ter o dinheiro como objectivo. Mas nunca disse que quem o faz e quer ganhar dinheiro nao gosta de musica ou que gosta menos do que aqueles que nao procuram recompensa financeira. Eh tudo uma questao de objectivos pessoais, e por isso mesmo achei que esse texto que ai deixaste eh um bocado generalizado demais, pois ha muitos musicos que se estao a borrifar para isso.

 

Em relacao aos que trabalham de graca, tambem acho o que acabaste de dizer uma generalizacao muito mal feita. Se calhar estas so a pensar no universo da musica electronica e nesse aspecto ate es capaz de ter alguma razao (mas nao toda, eu por exemplo nao me importaria de ir passar musica de graca, nao por estatuto ou gloria, mas porque teria imenso prazer em partilhar com outras pessoas algumas faixas que me dizem alguma coisa, e conheco imensas pessoas que fariam o mesmo), mas o universo musical eh bastante mais amplo do que a musica electronica, e conheco N bandas que ja tocam ha anos por puro prazer, e que se for preciso actuam de graca apenas e so pelo prazer de tocar.

 

Respeito a tua opiniao em relacao a este assunto, mas acho que nao deves generaloizar e dizer que todos os musicos devemn pensar dessa maneira, porque para muitos isso nao diz absolutamente nada. ;)

Link to comment
Share on other sites

Concordo inteiramente com a opinião do Prótese.

 

A valorização do nosso trabalho não precisa de ser necessariamente em dinheiro. Já toquei em várias festas sem receber nenhum, mas a sair de lá completamente satisfeito por ter sentido que o público presente adorou o meu "trabalho". Acho que isso também se torna bastante satisfatório.

 

Mas lá está... nem todos somos iguais, nem pensamos da mesma maneira. ;)

Link to comment
Share on other sites

 

A valorização do nosso trabalho não precisa de ser necessariamente em dinheiro. Já toquei em várias festas sem receber nenhum, mas a sair de lá completamente satisfeito por ter sentido que o público presente adorou o meu "trabalho". Acho que isso também se torna bastante satisfatório.

 

Mas lá está... nem todos somos iguais, nem pensamos da mesma maneira. ;)

 

então e diz-me uma coisa, tu achas que actuaste nessas festas por seres um bom DJ, ou por o teu trabalho ser mais barato?

achas que foste convidado pela tua qualidade ou por sers mais acessivel??

 

é que a questão está aí, precisamente, na valorização do Trabalho de DJ, na qualidade do DJ, e não no facto

de alguém ir desenrascar um promotor a borla...

 

tu podes dizer "ah e tal... o publico curtiu bue"

 

mas o publico curtia na mesma, se tu fosses pago ou não, isso do publico curtir, nem tem nada a ver com a questão...

isso é uma utopia que muitos exploram para justificar o facto de andarem a oferecer-se para actuar de borla

por isso é que eu digo, muitos não o fazem pelo DJing, fazem-no pelo palco... estão se nas tintas se ganham ou se perdem, ou se alguém

verdadeiramente os valorizam (principalmente os promotores...) querem é o "palco"

 

so que aquilo que te passa ao lado é que ao teres essa abordagem e ao ignorares que o Djing também é uma profissão, acabas por te desvalorizar a ti proprio, e os outros... porque la está, se um promotor for ganancioso e se estiver nas tintas para a qualidade que apresenta, podes ter a certeza que vão preferir o teu trabalho de borla, a pagar um DJ de 200 ou 300 euros que mix muito melhor que tu, ou que tenha 500 cd´s na sua case, todos pagos, ou que use um software que lhe custou 500 euros...

 

coisas assim do genero... e tal cena, querem todos o palco, querem todos ver o publico a curtir, não se lembram é que ao ter determinada

postura estão a praticar um acto de concorrencia desleal

 

porque eu não sei se tu és bom DJ ou não saikotek, nem te estou a dizer isto por ter algo que seja contra ti, eu penso isto

de forma generica, espero que percebas isso, porque na realidade existe um problema grave de exploração e de concorrencia desleal

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

mas o que tu não percebes é a verdadeira essencia disto, algo que te escapa a ti e a muitos por cá em Portugal, é que infelizmente

aqueles que andam por aí a trabalhar de borla como DJ´s ou artistas, não o fazem pela musica... na verdade fazem-no por uma questão de afirmação pessoal, o facto de andarem constantemente em busca de palco de se quererem exibir como musicos, seja de borla ou não, apenas comprova que são pessoas que não o fazem pela arte, fazem-no pelo palco, pela simples "gloria" do palco

 

 

 

Há inúmeros casos que o comprovam.... E não é só em Portugal . :closedeyes:

4:20 pm Work for a cause, not for applause !

Link to comment
Share on other sites

Isso só faz sentido em musicos com reputação!!! Doutra forma há que ganhar experiencia e reconhecimento com o trabalho que se faz....por isso que existem estágios, remunerados ou nem por isso, existem musicos que tocam por puro prazer ou porque acham que é uma oportunidade de fazer CV, etc...

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Acima de tudo o artista tem de pensar, que se vai cobrar X a um certo produtor de eventos, o seu nome tem de dar pelo menos esse X e mais Y das restantes despesas a quem o contrata. Pelo menos.....

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Isso só faz sentido em musicos com reputação!!! Doutra forma há que ganhar experiencia e reconhecimento com o trabalho que se faz....por isso que existem estágios, remunerados ou nem por isso, existem musicos que tocam por puro prazer ou porque acham que é uma oportunidade de fazer CV, etc...

 

estas redondamente enganado...

 

trabalho é trabalho e deve ser pago, muito ou pouco independentemente do que se estar a crair, a reputação constroi-se... e constroi-se com determinado tipo de postura...

 

pois podes ter a certeza que se tu habituas um promotor a servi-lo de borla, não estas a construir reputação nenhuma

na verdade estas é habitua-lo mal... como alias estão muito mal habituados os promotores nacionais

 

é por causa da tua mentalidade oh spock que neste país os estagiarios são tão explorados que muitos até pagam a merda dos transportes

publicos e se matam a ir para o "futuro emprego" dão o litro para agarrar o lugar, e no final nem os contratam, porque vão buscar outro estagiario, porque ao abrigo da legislação podem de forma recorrente praticar este tipo de exploração

 

trabalho é trabalho, se é valorizado, deve ser pago, e o facto de alguém querer ver o seu trabalho renumerado não deve ser levado como um

acto de ganancia, porque na verdade o pagar, é tambem uma forma de reconhecimento, geralmente quando alguém paga, é porque reconhece e dá merito ao trabalho feito!

Link to comment
Share on other sites

Isso só faz sentido em musicos com reputação!!! Doutra forma há que ganhar experiencia e reconhecimento com o trabalho que se faz....por isso que existem estágios, remunerados ou nem por isso, existem musicos que tocam por puro prazer ou porque acham que é uma oportunidade de fazer CV, etc...

 

estas redondamente enganado...

 

trabalho é trabalho e deve ser pago, muito ou pouco independentemente do que se estar a crair, a reputação constroi-se... e constroi-se com determinado tipo de postura...

 

pois podes ter a certeza que se tu habituas um promotor a servi-lo de borla, não estas a construir reputação nenhuma

na verdade estas é habitua-lo mal... como alias estão muito mal habituados os promotores nacionais

 

é por causa da tua mentalidade oh spock que neste país os estagiarios são tão explorados que muitos até pagam a merda dos transportes

publicos e se matam a ir para o "futuro emprego" dão o litro para agarrar o lugar, e no final nem os contratam, porque vão buscar outro estagiario, porque ao abrigo da legislação podem de forma recorrente praticar este tipo de exploração

 

trabalho é trabalho, se é valorizado, deve ser pago, e o facto de alguém querer ver o seu trabalho renumerado não deve ser levado como um

acto de ganancia, porque na verdade o pagar, é tambem uma forma de reconhecimento, geralmente quando alguém paga, é porque reconhece e dá merito ao trabalho feito!

 

Estou eu e todo o mercado de trabalho!! Aliás, nem sei porque tenho ao pé de mim um estagiário com curso superior que não é pago como tal....

 

 

Não preciso de dizer muito mais que isto....qualquer pessoa que tire um curso e se lance no mercado de trabalho, não pode exigir que seja remunerado com um profisional com provas dadas. O resultado disso a gente sabe qual é.......é que é tão do nosso dia a dia que não pode ser negado...

 

 

A má mentalidade é pensar que se tu deres dinheiro a ganhar a um empregador ele dá-te um chuto no cu!!! MAsi que ninguem os empregadores querem alguem que lhes d~ee dinheiro e rendimento!!! Pensar que o empregador é um lobo mau e explorador e tem de sustentar prejuizos é que é uma mentalidade estranha!!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

 

 

Estou eu e todo o mercado de trabalho!! Aliás, nem sei porque tenho ao pé de mim um estagiário com curso superior que não é pago como tal....

 

não sabes? eu digo-te

 

é porque o ser humano por natureza tem tendencia a explorar situações de uma forma conveniente

se a legislação lhes permite fazer isso, eles fazem

 

da mesma forma que se a legislação permitisse a escravatura, muitos iriam pratica-la...

 

não é por acaso que há 500 anos havia escravos, não éra por há 500 anos as pessoas serem más e agora serem boas, é porque há

500 anos éra permitido a escravatura e agora não...

 

simple

Link to comment
Share on other sites

Eu percebo o que queres dizer... mas ha tanta e tanta gente que faz musica simplesmente porque gosta e se esta a borrifar se fazem dinheiro com isso ou nao. Acho que o dinheiro nao eh o mais importante quando se faz musica, longe disso.

simple as that

you me and universe!

Link to comment
Share on other sites

 

 

Estou eu e todo o mercado de trabalho!! Aliás, nem sei porque tenho ao pé de mim um estagiário com curso superior que não é pago como tal....

 

não sabes? eu digo-te

 

é porque o ser humano por natureza tem tendencia a explorar situações de uma forma conveniente

se a legislação lhes permite fazer isso, eles fazem

 

da mesma forma que se a legislação permitisse a escravatura, muitos iriam pratica-la...

 

não é por acaso que há 500 anos havia escravos, não éra por há 500 anos as pessoas serem más e agora serem boas, é porque há

500 anos éra permitido a escravatura e agora não...

 

simple

 

Não percebo uma coisa.....como e que se pode querer colher frutos sem plantar a arvore? Ou se a plantas não regas?

 

queres que uma pessoa sem experiencia profissional seja paga como outro qualquer que tem licenciatura e experiencia profissional?

 

O resto se aplica na musica ou onde quer que seja.....é assim que eu vejo as coisas e é assim que funcionam....nem quero que penses como eu!!! Mas a realidade é esta.....ou adaptaste ou tás fora do barco

 

O que tu dizes é um mundo que não corresponde à realidade e ainda bem.....porque as pessoas não gerem negócios para pagar a artistas sem estatuto que não lhe garantem retorno ou trabalhadores que ainda tem de ensinar para mais tarde este poder ou não vir a ser-lhe rentavel!!!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

então e diz-me uma coisa, tu achas que actuaste nessas festas por seres um bom DJ, ou por o teu trabalho ser mais barato?

achas que foste convidado pela tua qualidade ou por sers mais acessivel??

 

Uma parte delas acredito que tenha sido por ser mais acessível, mas outra parte garanto-te que foi por as pessoas saberem com o que podiam contar da minha parte.

 

é que a questão está aí, precisamente, na valorização do Trabalho de DJ, na qualidade do DJ, e não no facto

de alguém ir desenrascar um promotor a borla...

 

tu podes dizer "ah e tal... o publico curtiu bue"

 

mas o publico curtia na mesma, se tu fosses pago ou não, isso do publico curtir, nem tem nada a ver com a questão...

isso é uma utopia que muitos exploram para justificar o facto de andarem a oferecer-se para actuar de borla

por isso é que eu digo, muitos não o fazem pelo DJing, fazem-no pelo palco... estão se nas tintas se ganham ou se perdem, ou se alguém

verdadeiramente os valorizam (principalmente os promotores...) querem é o "palco"

 

so que aquilo que te passa ao lado é que ao teres essa abordagem e ao ignorares que o Djing também é uma profissão, acabas por te desvalorizar a ti proprio, e os outros... porque la está, se um promotor for ganancioso e se estiver nas tintas para a qualidade que apresenta, podes ter a certeza que vão preferir o teu trabalho de borla, a pagar um DJ de 200 ou 300 euros que mix muito melhor que tu, ou que tenha 500 cd´s na sua case, todos pagos, ou que use um software que lhe custou 500 euros...

 

coisas assim do genero... e tal cena, querem todos o palco, querem todos ver o publico a curtir, não se lembram é que ao ter determinada

postura estão a praticar um acto de concorrencia desleal

 

porque eu não sei se tu és bom DJ ou não saikotek, nem te estou a dizer isto por ter algo que seja contra ti, eu penso isto

de forma generica, espero que percebas isso, porque na realidade existe um problema grave de exploração e de concorrencia desleal

 

Isto de ser Dj nunca irá ser encarado como uma profissão para mim. Felizmente eu tenho o meu trabalho e espero continuar a ter, portanto, não vou estar à espera de fazer vida com isto, nem de pagar as minhas contas à pala disto. Será sempre levado como um passatempo, ou seja, se receber algum dinheiro, óptimo, se não receber, está tudo bem na mesma. Não irá ser isso que me vai impedir de continuar a comprar a música que gosto. Se este mês não der para comprar, fica para o próximo.

 

Eu compreendo o teu ponto de vista, mas tu estás a generalizar muito a questão. Pelo menos eu falo por mim, porque estou-me bem a cagar para essa questão do "palco" que muitos procuram. Nunca foi esse o meu objectivo, nem nunca será. ;)

Link to comment
Share on other sites

 

Não preciso de dizer muito mais que isto....qualquer pessoa que tire um curso e se lance no mercado de trabalho, não pode exigir que seja remunerado com um profisional com provas dadas. O resultado disso a gente sabe qual é.......é que é tão do nosso dia a dia que não pode ser negado...

 

 

A má mentalidade é pensar que se tu deres dinheiro a ganhar a um empregador ele dá-te um chuto no cu!!! MAsi que ninguem os empregadores querem alguem que lhes d~ee dinheiro e rendimento!!! Pensar que o empregador é um lobo mau e explorador e tem de sustentar prejuizos é que é uma mentalidade estranha!!

 

mas não é isso que se trata, não se trata de exigir receber "muito" ou de receber como um profissional de provas dadas

 

tem a ver com o reconhecer o trabalho alheio, tem a ver com o querer pagar, por reconhecer o merito e apreciar o trabalho

 

se tu pedes a alguém que trabalhe para ti de borla, não estas a valorizar o trabalho dessa pessoa, porque ao achares que o trabalho

não precisa de ser pago é porque lhe atribuis facilidade de excecução, indepentemente de ser novato, de não ser novato isso não e3stá em causa

 

tu estas ver mal a coisa, não tem a ver com o receber muito ou pouco... tem a ver com o facto de um promotor realmente reconhecer o valor

daquilo que está a recrutar e não por uma questão de exploração

Link to comment
Share on other sites

O promotor paga aquilo que acha que o contratado lhe pode dar como retorno!!!

 

Se o promotor acha que o artista tem qualidade para lhes render X, não tenhas duvida que ele paga......ele quer ganhar dinheiro!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

 

Isto de ser Dj nunca irá ser encarado como uma profissão para mim. Felizmente eu tenho o meu trabalho e espero continuar a ter, portanto, não vou estar à espera de fazer vida com isto, nem de pagar as minhas contas à pala disto. Será sempre levado como um passatempo,

 

ok saikotek, não discuto isso, cada um é como é

 

mas também não me respondeste a pergunta

 

sentes-te valorizado quando um promotor te pede para actuar num evento de borla?

Link to comment
Share on other sites

O promotor paga aquilo que acha que o contratado lhe pode dar como retorno!!!

 

Se o promotor acha que o artista tem qualidade para lhes render X, não tenhas duvida que ele paga......ele quer ganhar dinheiro!

 

tu agora já estas a falar em qualidade, abocado falavas em estatuto

 

são coisas diferentes, um promotor tem obrigação de apresentar qualidade, no entanto aquilo que normalmente

os promotores investem é no estatuto dos artistas, o que lhes dá a garantia de encher uma casa é o estatuto dos artistas

 

no entanto pode e deve haver promotores que queiram apostar em artistas novos que lhes garantam qualidade e que ao mesmo tempo

seja um risco, mas não será por isso que esse promotor deverá querer explorar o trabalho alheio

 

é normal que um novato não ganhe o mesmo que um consagrado (nem isso está em causa) não podees é dizer que só os consagrados é que podem cobrar

porque isso é uma treta oh vicente, toda gente que trabalha, merece ser renumerada éra o que faltava só um consagrado receber dinheiro!

porque isto chegou a um ponto em que seguranças são mais bem pagos num fim-de-semana num evento do que os proprios DJ´s que la vão tocar e

 

achas normal?? parece-te normal? será que isto não é um contra-senso??

Link to comment
Share on other sites

 

Isto de ser Dj nunca irá ser encarado como uma profissão para mim. Felizmente eu tenho o meu trabalho e espero continuar a ter, portanto, não vou estar à espera de fazer vida com isto, nem de pagar as minhas contas à pala disto. Será sempre levado como um passatempo,

 

ok saikotek, não discuto isso, cada um é como é

 

mas também não me respondeste a pergunta

 

sentes-te valorizado quando um promotor te pede para actuar num evento de borla?

 

Posso-te responder eu a isso. No ano passado um colega deste forum convidou-me para ir tocar ao Porto depois de ouvir uns sets meus de Funk e nesse convite mencionou que haveria cachet, a primeira coisa que lhe disse foi que nao queria dinheiro nenhum se fosse la tocar. Por acaso nao aconteceu pois quando vou a Portugal eh dificil arranjar tempo para ir onde quer que seja, mas se acontecesse ou se algum dia ainda vier a acontecer podes crer que nao quero dinheiro nenhum. O convite so por si ja eh valorizacao suficiente. :)

Link to comment
Share on other sites

 

Isto de ser Dj nunca irá ser encarado como uma profissão para mim. Felizmente eu tenho o meu trabalho e espero continuar a ter, portanto, não vou estar à espera de fazer vida com isto, nem de pagar as minhas contas à pala disto. Será sempre levado como um passatempo,

 

ok saikotek, não discuto isso, cada um é como é

 

mas também não me respondeste a pergunta

 

sentes-te valorizado quando um promotor te pede para actuar num evento de borla?

 

Desculpa, esqueci-me dessa parte. ;)

 

Em certas situações se calhar já me senti um pouco desvalorizado, admito, mas também só cai à segunda quem quer. Ninguém anda aqui para ser explorado, pelo menos eu não. Por isso mesmo também não ando preocupado em tocar nas festas todas, como vejo por aí muitos que se borram todos para tocar numa festa. Neste aspecto dou-te razão, mas nem todos pensam só no palco ou no dinheiro. Eu prefiro continuar a fazer este pequeno "favor" a quem merece e onde sei que vou ser muito bem recebido, do que andar por aí a baixar as calças a qualquer um.

Link to comment
Share on other sites

sentes-te valorizado quando um promotor te pede para actuar num evento de borla?

 

Acho que tem que ver com o evento em si.

 

Sabias que nenhum (NENHUM!!!!!!!!!!!!) artista que toque no Andanças* é pago? E vão lá alguns dos projectos maiores da música folk/world music do Mundo.

 

Não é por não serem pagos que deixam de ir (alguns recusam-se, é verdade).

 

Ser artista não é fácil. Aliás, penso ser das profissões(?) mais complexas e difíceis de catalogar que existem. Eu sei disso porque tenho familiares e amigos artistas. A maioria dos meus conhecimentos está ligada às artes. Sejam artes de palco, música, performance, gráficos, pintores, escultores, etc. E todos eles estão a atravessar momentos complicados.

 

Um exemplo: O meu irmão para além de músico é performer. Aqui há uns ans valentes tinha um número que envolvia cuspir fogo. Ora, cuspir fogo é das coisas mais complicadas e perigosas que se podem fazer. Para além do perigo constante nas actuações, existe a intoxicação causada pela inalação dos produtos, os estragos no sistema respiratório, digestivo, etc. O meu irmão cobrava 150 euros por "cuspidela". 150 euros! Porquê? Porque cuspir fogo é algo que se faz durante um curto espaço na vida. Nenhum artista cospe fogo durante uma vida inteira. Não dá. Pois o pessoal "mais novo" (sem nenhuma qualificação nem formação; o meu irmão estudou no Chapitô) começou a entrar no mercado e a desvaloriza-lo. A "fazer fogo" quase de graça. Rebentaram com o mercado. E para além desta disciplina, existem outras em que a desvalorização foi enorme.

 

O Van Gogh morreu na miséria e não deixou de pintar por não vender a sua arte. O Picasso morreu rico. Um não é melhor que o outro. São apenas diferentes, em épocas diferentes.

 

A arte é a actividade mais subjectiva e de difícil valorização que existe.

 

 

 

*este ano não vai haver Andanças.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

 

Isto de ser Dj nunca irá ser encarado como uma profissão para mim. Felizmente eu tenho o meu trabalho e espero continuar a ter, portanto, não vou estar à espera de fazer vida com isto, nem de pagar as minhas contas à pala disto. Será sempre levado como um passatempo,

 

ok saikotek, não discuto isso, cada um é como é

 

mas também não me respondeste a pergunta

 

sentes-te valorizado quando um promotor te pede para actuar num evento de borla?

 

Posso-te responder eu a isso. No ano passado um colega deste forum convidou-me para ir tocar ao Porto depois de ouvir uns sets meus de Funk e nesse convite mencionou que havia cachet, a primeira coisa que lhe disse foi que se fosse nao queria dinheiro nenhum por isso. Por acaso nao aconteceu pois quando vou a Portugal eh dificil arranjar tempo para ir onde quer que seja, mas se acontecesse ou se algum dia ainda vier a acontecer podes crer que nao quero dinheiro nenhum. O convite so por si ja eh valorizacao suficiente. :)

 

claro protese, tu e muitos

 

o ser DJ é uma coisa engraçada e tal, tal como ser futebolista, tal como ser Actor de cinema...

 

é algo que muita gente não se importava de ser, e que por isso muitos nem se importam de uma vez na vida desempenhar o papel até de borla

mas isso é outra coisa...

 

tens que ver quem um alguém que tenha pretenção a ser um DJ profissionalmente, não se pode impressionar simplesmente por ser convidado ou recrutado para eventos, porque isso é normal, um DJ com qualidade o normal é ser requisitado...

 

deve um DJ abdicar de ganhar o seu so por se sentir contente de alguém o convidar para um evento??

isso poderá acontecer com alguns novatos, ou com alguns amadores, mas um DJ digno desse nome que sabe que é melhor que a maioria a misturar

que sabe que o que faz chama atenção pela qualidade, vai-se deixar impressionar??

 

precisa de sair dos teus sapatos, e tentar-te meter nos sapatos daqueles que trabalham diariamente para serem bons numa coisa

 

não se trata de gostar de fazer, trata-se de tu trabalhares em prol de seres bom a desempenhar uma coisa.. de seres apelativo a alguem

para desempenhar determinado papel e isto é o que destingue o amador do profissional, infelizmente anda tudo confuso e misturado hoje em dia, porque os amadores não se satisfazem a misturar em casa, os amadores querem tambem publico... e como tal os profissionais veem-se prejudicados

Link to comment
Share on other sites

O promotor paga aquilo que acha que o contratado lhe pode dar como retorno!!!

 

Se o promotor acha que o artista tem qualidade para lhes render X, não tenhas duvida que ele paga......ele quer ganhar dinheiro!

 

tu agora já estas a falar em qualidade, abocado falavas em estatuto

 

são coisas diferentes, um promotor tem obrigação de apresentar qualidade, no entanto aquilo que normalmente

os promotores investem é no estatuto dos artistas, o que lhes dá a garantia de encher uma casa é o estatuto dos artistas

 

no entanto pode e deve haver promotores que queiram apostar em artistas novos que lhes garantam qualidade e que ao mesmo tempo

seja um risco, mas não será por isso que esse promotor deverá querer explorar o trabalho alheio

 

é normal que um novato não ganhe o mesmo que um consagrado (nem isso está em causa) não podees é dizer que só os consagrados é que podem cobrar

porque isso é uma treta oh vicente, toda gente que trabalha, merece ser renumerada éra o que faltava só um consagrado receber dinheiro!

porque isto chegou a um ponto em que seguranças são mais bem pagos num fim-de-semana num evento do que os proprios DJ´s que la vão tocar e

 

achas normal?? parece-te normal? será que isto não é um contra-senso??

 

 

Isso é outra questão que vai tocar no ponto em que falei.....se for um artista que acha que apesar de ter qualidade, o publico ainda não tem essa certeza, ele pensa que é uma oportunidade para ganhar Curriculum que lhe servirá para se promover no futuro, bem como um oportunidade para provar o valor que tem.....se assim for não acho mal!

 

 

MAs o Psytrance e o mercado Psytrance não é exemplo para nada....isto se estivermos a falar do "nosso" caso em especifico

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

sentes-te valorizado quando um promotor te pede para actuar num evento de borla?

 

Acho que tem que ver com o evento em si.

 

Sabias que nenhum (NENHUM!!!!!!!!!!!!) artista que toque no Andanças* é pago? E vão lá alguns dos projectos maiores da música folk/world music do Mundo.

 

se for um festival sem fins lucrativos ou se os lucros forem para fins de benificiar algumas instituições

 

é normal...

 

não queiras meter-me no papel de artista ganancios porque não é isso que se trata

e até te digo mais, muitas vezes sou eu que o cuidado de perguntar ao promotor qual é sua expectativa em relação ao evento psiconauta

 

não me queiras meter a mascara de alguém que está aqui armado em capitalista ou ganancioso

porque na verdade eu estou é farto de ver uma exploração alheia a muitos artistas que ninguém faz nada, ninguém se importa

todos são complacente e todos deixam andar

 

tal como a situação da pirataria, no qual todos parecem concordar e quem actualmente luta contra a pirataria é visto como o mau da fita

basicamente aqui o meu o papel é identico, estou aqui a meter a mascara de lobo mau, porque sou ganancioso e tal

 

mas podes pensar o que quiseres...

Link to comment
Share on other sites

...heishhhhhhhh... esqueci-me que estamos a falar de dj's e do mundo do Psytrance. LOL!

 

sinceramente eu acho que o mal aplica-se a varias vertentes musicais e artisticas

 

não é exclusivo do psytrance

 

em inglaterra houve um gajo que ironizou dizendo que em 2025 o numero de "artistas"

irá superar a população

 

e isto é obviamente um reflexo da evolução dos media, das redes sociais etc, que permitem que qualquer pessoa

possa enverdar por um caminho, obviamente que isto tem um lado bom, mas tambem tambem tem um lado mau

 

esse lado mau, é obviamente a desvalorização geral por via da muita oferta, o que nem sempre significa qualidade

Link to comment
Share on other sites

Enquanto os amigos tocarem de borla (ou quase) os talentosos nunca receberão o merecido. Essa conversa do artista com valor chamar pessoas é um bocado duvidosa porque o que chama o grande público são normalmente lives estrangeiros com "nome" e muitos deles sem qualidade. Os portugueses não chamam público e mesmo que tenham muita qualidade serão explorados e é se querem actuar. Se não querem vem o amigalhaço das borlas...

Link to comment
Share on other sites

Ou seja, no fundo o que estão a querer dizer é que o publico é burro e não reconhece sabe reconhcer a qualidade de um artisto!!!

 

 

Yada o que tu dizes é a excepção...normalmente quando alguem tem muitos fãs e se toprna uma pop star é porque tem muita qualidade!! Eu não tenho duvida disso......

 

Uma coisa são os gostos outra é a qualidade!!! Não é por eu gostar mais de musica e de musicos underground, que o mainstream não tem qualidade!!!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

 

Yada o que tu dizes é a excepção...normalmente quando alguem tem muitos fãs e se toprna uma pop star é porque tem muita qualidade!! Eu não tenho duvida disso......

 

 

concordo... é bem verdade isto

Link to comment
Share on other sites

Ou seja, no fundo o que estão a querer dizer é que o publico é burro e não reconhece sabe reconhcer a qualidade de um artisto!!!

 

É um bocado por aí. Muitos vão lá porque ouviram dizer que aquele gajo é bom e vão em modas. Muitos vão às festas e nem sabem quem está a actuar, vão por arrasto, por isso querem lá saber a qualidade do artista, desde que haja estrangeiros é festão garantido...

Link to comment
Share on other sites

 

*este ano não vai haver Andanças.

 

A sério, se assim fôr é uma noticia mto triste.

 

Qto ao resto concordo na Integra com o que disseste, toda minha formação Académica e profissional sempre esteve ligada e ainda está ligada às Artes e neste meio é tudo muito efémero, o amanhã é uma incerteza e estamos sempre na corda bamba, felizmente por agora posso ainda dizer que vivo à custa do meu trabalho e criatividade mas neste país isso é quase uma utopia pois para além do mercado ser difícil temos de estar sempre a reinventar e estudar as melhores opções o Estado ainda nos complica a vida PQP, tive tb uma passagem pelas artes circenses embora que breves, um amigo meu à custa de cuspir fogo ganhou uma pneumonia por isso é que a seguir a isso deixei desse número e realmente há cerca de uns anos atrás entraram aí no Mercado alguns "artistas" que rebentaram com o mercado tive mesmo amigos profissionais da área que passaram mal, isto tudo para dizer que se um gajo estiver em casa à espera que o nosso trabalho seja reconhecido só PQ sim bem passa mal pq quem quiser viver da Arte ou se adapta da melhor maneira ou vive isto como um passatempo.

I guess part of me or a part of who I am, a part of what I do

Is being a warrior - a reluctant warrior, a reluctant struggler

But... I do it because I'm committed to life

We can't avoid it, we can't run away from it

Because to do that is to be... cowardice-

To do that is to be subservient... to devils, subservient to

Evil and so that the only way to live on this planet

With any human dignity at the moment is to struggle.

Link to comment
Share on other sites

Não li os posts todos mas a minha opinião em relação a isto é muito simples. Cada um sabe de si...queres tocar de borla, toca. Queres cobrar, cobra. Quem sou eu para julgar o que os outros fazem ou devem fazer? Eu faço as coisas como acho que devo fazer, segundo os meus princípios e o que me parece justo. Nem sempre toco por dinheiro mas nem sempre toco se não me pagarem. O valorizar a música de um músico, dj, ou tocador de ferrinhos não tem nada a ver com dinheiro. Tem a ver com o que tu retiras disso e com o que as pessoas te transmitem, o que tu recebes quando tocas. E não estou a falar do dinheiro, esse é secundário.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Não li os posts todos mas a minha opinião em relação a isto é muito simples. Cada um sabe de si...queres tocar de borla, toca. Queres cobrar, cobra. Quem sou eu para julgar o que os outros fazem ou devem fazer? Eu faço as coisas como acho que devo fazer, segundo os meus princípios e o que me parece justo. Nem sempre toco por dinheiro mas nem sempre toco se não me pagarem. O valorizar a música de um músico, dj, ou tocador de ferrinhos não tem nada a ver com dinheiro. Tem a ver com o que tu retiras disso e com o que as pessoas te transmitem, o que tu recebes quando tocas. E não estou a falar do dinheiro, esse é secundário.

 

essa do cada um sabe de si é muito bonita, mas quando as pessoas não tem principios,são egoistas e sabem que estão a prejudicar terceiros,

essas pessoas devem ser chamadas atenção, ou que pelo menos alguém invente regras para essas pessoas entrarem na linha, porque a sociedade nem sempre se consegue auto-regular... por vezes é preciso regular as coisas

 

e não se trata de dinheiro, nem se é muito ou se é pouco, trata-se mesmo é de reconhecimento...

pk obvio que uma pessoa que não quer pagar os teus serviços, ou que se recusa a pagar qualquer coisa que seja pelos teus atributos musicais, obviamente que não respeita o trabalho, mais ainda se envolver eventos com fins lucrativos

 

eu até posso contar aqui uma coisa que se passou comigo recentemente: há uns meses fui abordado para ir actuar um evento no mexico, evento esse que era cobrado a porta 100 dollars por pessoa (era um festival), no entanto o Promotor que me contactou por interesse dele, achava que tinha o direito de me pedir para fazer não sei quantos mil km, para ir actuar de borla! (bonito não?)

 

ou seja...

o gajo queria fazer um evento, ganhar dinheiro com as entradas, e queria que eu como artista, fosse viajar da europa para o país dele, deproposito para ele ganhar dinheiro... (porreiro não?)

 

...só não o mandei a merda para não ser mal educado

 

porque eu até sei que ele só faz isto porque muitos até davam o cu e 7 tostões so para terem o prazer de dizerem aos amigos, vou "tocar la fora" (os promotores tambem sabem disto, ou acham que não???) mas tudo isto acaba por se tornar uma palhaçada, não é real, uma coisa é um artista estar referenciado por alguém, e ser do interesse de alguém e o seu trabalho ser pago por ser considerado de qualidade, outra coisa é uma pessoa explorar de forma imoral...

 

por isso não me venham dizer que não tenho o direito de criticar algo que eu considero imoral, tenho mais que o direito de o fazer, principalmente quando me começo a sentir vitima de uma situação injusta, imoral e que brinca com o valor do meu trabalho!

 

também só se vai sentir ofendido com este topico quem se sentir visado, mas isto está no subconsciente de cada um...

 

foi por isso tambem que eu abri este topico, foi para tocar no subconsciente de muitos, não foi para ofender directamente, mas foi para por as pessoas a pensar!

 

por isso, digam o que disserem eu estou 100% convicto do que digo...

Link to comment
Share on other sites

Mas isso eh um problema que diz respeito aos promotores e nao aos musicos.

 

 

Como tu dizes, ha muita gente que nao se importa de ir actuar de graca a esse e a outros festival. So what? Queres criar leis que obriguem as pessoas a cobrarem dinheiro pelo seu trabalho? lol

 

 

Richard eu percebo perfeitamente o teu descontentamento pessoal, mas nao podes querer que todos pensem da mesma forma que tu pois os objectivos pessoais de cada um nao sao iguais, logo cabe a cada um cobrar ou nao pelo seu "trabalho", muito ou pouco.

Link to comment
Share on other sites

Mas isso eh um problema que diz respeito aos promotores e nao aos musicos.

 

 

Como tu dizes, ha muita gente que nao se importa de ir actuar de graca a esse e a outros festival. So what? Queres criar leis que obriguem as pessoas a cobrarem dinheiro pelo seu trabalho? lol

 

 

Richard eu percebo perfeitamente o teu descontentamento pessoal, mas nao podes querer que todos pensem da mesma forma que tu pois os objectivos pessoais de cada um nao sao iguais, logo cabe a cada um cobrar ou nao pelo seu "trabalho", muito ou pouco.

 

diz respeito a todos protese, não é apenas aos promotores...

 

e sim, devia haver leis para creditar e proteger os verdadeiros artistas

 

porque é assim, se amanha me der na telha e quiser ser arquitecto, eu não posso, porque mesmo a arquitectura tambem sendo considerada uma arte

para se desempenhar essa profissão as pessoas precisam de estar devidamente creditadas e credenciadas, não é qualquer badameco que pode fazer aquilo, não obstante de ser uma arte! (porque tambem é uma arte)

 

alem disos, eu dou um te um exemplo em que autoridades competente agem quando alguma coisa tenta rebentar com o mercado, e foi o exemplo da ASAE ao apreender o leite do continente, fizeram-no, não pela qualidade do leite, mas porque representava uma manobra de concorrencia desleal, tentativa de prejudicar concorrentes, mas la está isso está devidamente legistaldo, e por isso eles actuam, o DJing não...

 

secalhar devia!

Link to comment
Share on other sites

Hmmm... queres entao dizer que por ti so poderia passar/tocar musica para outros quem fosse devidamente creditado para o efeito e cobrasse dinheiro por isso? lol

 

Por essa logica 90% dos maiores genios musicais nunca teriam tido hipotese de o serem.

 

 

 

Continuo a dizer que percebo a tua opiniao em relacao a isto, mas nao consigo perceber que tipo de medidas concretas gostarias de ver implantadas. Queres dar algum exemplo e explicar de que maneira isso te ajudaria?

Link to comment
Share on other sites

Hmmm... queres entao dizer que por ti so poderia passar/tocar musica para outros quem fosse devidamente creditado para o efeito e cobrasse dinheiro por isso? lol

 

 

claro que sim...

 

obviamente que os eventos tem fins lucrativos e se ha artistas que são profissionais actuar neles.. claro que siM!

 

e isso não implica que uma pessoa possa ter um hobbie de ser DJ e tocar para amigos, mas para tocar em eventos pagos e eventos onde as pessoas

pagam para ouvir musica, nesse caso a nivel profissional... deviam estar devidamente creditados

 

da mesma forma que eu posso gostar muito de arquitectura, posso até ter um hobbie de construir maquetes em casa e no entanto não estar apto

nem creditado para ser arquitecto, o facto de se exigir uma credencial alguém para trabalhar, não significa que se restringe o acesso...

isto apenas serve como modo de filtragem do mercado e que apenas pessoas competentes executam um trabalho

 

porque é preciso organizar as coisas

Link to comment
Share on other sites

Por essa logica 90% dos maiores genios musicais nunca teriam tido hipotese de o serem.

 

porque?? tu precisas de actuar em eventos pagos para seres musico???

 

não precisas, tu para seres bom musico, nem precisas de plateia...

 

podes tocar instrumentos em qualquer lado, mas isso é diferente de estares a querer entrar num mercado, por isso não confudas as coisas

é preciso não misturar o que é hobbie, com o profissional...

 

não se trata de restringir o acesso, trata-se de fazer uma diferenciação entre um mercado profissional e uma actividade amadora

 

é simples...

 

por exemplo, toda gente pode jogar futebol, mas se um gajo para jogar futebol numa liga, tem que estar federado (depois la está, eles tem regras, tens que ir ao medico, ver se tens condições fisicas, se tiveres um grande ordenado, tens que pagar impostos, coisas assim do genero

Link to comment
Share on other sites

Acho que essa comparacao com Arquitectura eh um bocado forcada, nao morre ninguem se mandares um prego num festival, mas planear a construcao de uma casa ja implica assegurar a seguranca da vida das pessoas. Nao podes comparar essas duas coisas.

 

 

Nao consigo concordar contigo nesse ponto, acho uma estupidez uma banda ou um musico nao poder actuar e partilhar a sua musica com outros porque nao eh "credenciado", tenha o evento fins lucrativos ou nao. A meu ver isso era estagnar a musica e a sua evolucao.

 

 

Tens nocao que a maioria dos musicos que existem produzem musica por prazer/vocacao e sao amadores, a percentagem de musicos que consegue ganhar dinheiro com a musica sao uma minoria. Ha muitos mesmo que gastam do bolso deles para poderem actuar, e nao consigo ver nada de mal nisso. Ando a ler a biografia do Keith Richards e nos dois primeiros anos dos Stones aquilo era so gastos, chegaram a nao ter dinheiro para carregar a eletricidade em casa para poderem comprar cordas para as guitarra e valvulas para os amplificadores. Deslocacoes era tudo a conta deles, e so recebiam nos concertos caso o promotor tivesse lucro, e mesmo assim era uma ninharia. Mas o que os motivava nao era isso, era o prazer de poderem partilhar e mostrar os Blues de Chicago com as pessoas. O que eles queriam era tocar... what's wrong with that?

Link to comment
Share on other sites

 

por exemplo, toda gente pode jogar futebol, mas se um gajo para jogar futebol numa liga, tem que estar federado (depois la está, eles tem regras, tens que ir ao medico, ver se tens condições fisicas, se tiveres um grande ordenado, tens que pagar impostos, coisas assim do genero

 

 

Nao me digas que queres criar a Liga Profissional da Musica. :lol:

 

 

Nao consigo ver essa distincao entre musico amador ou profissional. Ou se eh musico ou nao eh. E ou se ganha dinheiro com isso, ou nao. Se ganhas dinheiro com isso, entao tens de pagar impostos. Eh apenas uma questao de se ter talento e alguma sorte nas oportunidades, como em tudo na vida.

 

 

Ainda nao me respodbeste a pergunta, que medidas gostarias de ver implementadas e de que forma isso te ajudaria a seres um musico profissional? Parece-me (posso estar enganado) que o queres ser eliminando quem tu achas que nao deveria andar nesse circtuio, em vez de lutares tu para la chegar. Pa, ha muita gente que lutou e nao chegou la, alguns com muito mais talento do que tu. Nao es o primeiro nem has-de ser o ultimo. Mas nao consigo ver como essa "profissionalizacao" te iria ajudar.

 

Ja agora, quais os criterios para creditar alguem como "Musico". Estou curioso...

Link to comment
Share on other sites

Acho que essa comparacao com Arquitectura eh um bocado forcada, nao morre ninguem se mandares um prego num festival, mas planear a construcao de uma casa ja implica assegurar a seguranca da vida das pessoas. Nao podes comparar essas duas coisas.

 

 

Nao consigo concordar contigo nesse ponto, acho uma estupidez uma banda ou um musico nao poder actuar e partilhar a sua musica com outros porque nao eh "credenciado", tenha o evento fins lucrativos ou nao. A meu ver isso era estagnar a musica e a sua evolucao.

 

não é não poder oh protese, trata-se de exigir a essas bandas que caso queiram ganhar dinheiro em eventos sejam eles de que natureza

forem, que pelo menos estejam estejam registados em algum lado

 

não se trata de limitar o acesso, trata-se de fiscalizar melhor actividade

 

porque estagnado ja isto está, estagnar o que? estgnado ja isto está, as pessoas não querem comprar musica, as pessoas querem de musica de borla

agora que os artistas actuem de borla

 

estgnado já isto está a muito tempo, é preciso é fazer alguma coisa para re-organizar

 

quanto arquitectura, foi apenas um exemplo, o termo arte é subjectivo... e será sempre ,mas quando uma pessoa paga por uma coisa, essa coisa devia ter qualidade

 

se um musico trabalha de borla, então as pessoas tambem não deviam pagar entrada certo??

 

não é isso que esta acontecer protese, grande parte das vezes principalmente da musica eletronica, começa haver um fenomeno que é as pessoas pagarem como se o musico fosse profissional, e na verdade o musico nem ganha nada, quem ganha é o promotor

 

e por isos é que eu abro topicos destes...

Link to comment
Share on other sites

Um DJ não é um músico!

 

depende, então e se o DJ é autor da musica que passa?

 

não é um musico?

 

então e se o DJ faz uma actuação no qual toca sintetizadores em tempo real?

não é um musico?

 

eu sei que no presente há muito a ideia que DJ apenas mistura cd´s de terceiros e que os originais

são criados pelos Lives, mas na verdades os maiores DJ´s do mundo são compositores de musica eletronica

Link to comment
Share on other sites

Continuo a nao perceber o que tem os musicos a ver com isto... parece-me que o problema esta com quem organiza os eventos e nao com quem eh convidado para la actuar.

 

 

Eu quando pago para ir a um evento nao me interessa se quem esta a actuar vai ser pago ou nao, ou quanto, nao eh nada comigo. Isso eh entre quem organiza e quem actua. Se ha pessoas que nao cobram pela actuacao, e se o promotor cobra pela entrada, e se eu nao me importo de a pagar... nao vejo onde esta o problema.

Link to comment
Share on other sites

Continuo a nao perceber o que tem os musicos a ver com isto... parece-me que o problema esta com quem organiza os eventos e nao com quem eh convidado para la actuar.

 

 

Eu quando pago para ir a um evento nao me interessa se quem esta a actuar vai ser pago ou nao, ou quanto, nao eh nada comigo. Isso eh entre quem organiza e quem actua. Se ha pessoas que nao cobram pela actuacao, e se o promotor cobra pela entrada, e se eu nao me importo de a pagar... nao vejo onde esta o problema.

 

mas não concordas, que se pagares por uma coisa que a pessoa que a criou seja recompensada?

Link to comment
Share on other sites

Se ela assim o desejar, concordo. Se ela nao o desejar ou nao fizer questao disso, tambem concordo.

 

 

ou seja tu concordas com a exploração...

 

concordas que um intermediario tire proveito, e não te importas se podias aceder ao mesmo serviço de borla

mesmo pagando

 

ou seja, é como se eu tivesse a vender uma coisa que podia ser gratuita, mas que tu ignorando isso, não te importasses de pagar :gap:

 

está bem

Link to comment
Share on other sites

LOL

 

Tens prazer em por assim palavras na boca dos outros? Se me puderes mostrar onde eh que eu afirmei isso agradecia.

 

 

Estas a fazer-me lembrar aquelas pessoas que quando nao tem mais argumentos inventam e poe palavras na boca dos outros so para as contestar. Nao sei discutir nem trocar ideias nesses termos.

Link to comment
Share on other sites

So eh explorado quem quer, ninguem te obriga a aceitar um gig onde nao te vao pagar. Era o que faltava haver uma lei que obrigue alguem a ser pago contra a sua propria vontade(que foi aquilo que eu disse).

 

 

Agora vais-me dizer que pessoas que nao querem cobrar dinheiro pelo seu trabalho nao deveriam poder actuar em eventos que cobrem entrada... :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Ora bamos lá ber uma coisa...só é explorado quem quer. Essa história de legalizar e fiscalizar é muito capitalista. A música é livre, as pessoas são livres, a cultura é livre, ou pelo menos devia ser. Ninguém tem nada a ver se o promotor x ou y me paga em feijões, em droga, ou em dinheiro. Ou se porque até gosto do gajo me apetece tocar de borla. Ou se porque não gosto do gajo lhe peço 1 milhão de euros para tocar. Eu pago para ir a uma festa, não pago para que este ou aquele artista seja pago, nem me preocupo com esse facto, não tenho nada a ver com isso. Vou à festa para me divertir e ouvir música, se a música for boa vou voltar e ouvir quem a estava a passar, se não for boa provavelmente não vou voltar nem vou mais ver quem a estava a passar. É tão simples quanto isso. Quando vou a uma festa a última coisa em que penso é DINHEIRO! Se há um promotor que prefere o trabalho de outra pessoa ao meu, tudo bem, a escolha é dele. Vai dar cabo do mercado? Eu quero é que o mercado se foda! Não estou cá para alimentar mercados, podiam rebentar todos já amanhã.

 

Falas muito em recompensas Richard mas há mais para lá do dinheiro. Há recompensas que não são monetárias, há pessoas que nem aceitam dinheiro pela música que tocam por uma questão de principio, porque são contra o sistema capitalista. Há pessoas muito diferentes, quem somos nós para estar a criar entidades para regular pessoas e princípios? É por isso que isto está como está, o dinheiro e a tentativa de controlar as pessoas através dele estão acima de tudo.

  • Like 3
  • Downvote 1

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Vai dar cabo do mercado? Eu quero é que o mercado se foda! Não estou cá para alimentar mercados, podiam rebentar todos já amanhã.

 

Ora bem, podem fechar o topico! :smokinggun:

Link to comment
Share on other sites

Sou capitalista? por quê? por me recusar a ceder o meu trabalho gratuitamente é isso? isso faz de mim um capitalista?

 

por essa logica, qualquer dia os patrões...

e o dinheiro não é para controlar ninguém, o dinheiro na sociedade serve como moeda de troca, é algo que foi inventado para trocar coisas

 

infelizmente as sociedades desenvolveram uma ganancia em volta do dinheiro

 

mas o assunto neste topico nem se trata de dinheiro, simplesmene há quem use essa retorica para desculpa uma atitude imoral

que tem para tentar ganhar vantagem sobre a concorrencia

 

porque é imoral aquilo que voces fazem quer queiram quer não, porque quando tem noção que alguém vai pagar uma coisa

e voces oferecem ao intermediario (promotor) a possibilidade de este vos explorar, voces estão-se a deixar comer voces proprios

e estão a deixar o publico ser comido!

 

portanto não façam de mim aqui o mau da fita, pelo menos não sou eu que ando a enganar alguém

Link to comment
Share on other sites

Mas consegues sequer conceber a ideia de que ha quem toque musica de graca sem se sentir explorado, e que nem pensa nisso? O mesmo para os promotores?

 

 

Alias, consegues conceber que ha pessoas que vivem a Musica de forma completamente diferente da tua, e que a tua nao eh nem mais nem menos verdadeira ou correcta do que a deles?

 

 

Acho que estas aqui a cometer um grande erro que eh estar a meter tudo no mesmo saco, quando eh obvio que te estas a referir ao universo do qual tu queres fazer parte, as festas de trance. Portanto acho que usar a palavra "Musico" neste contexto eh desrespeitar todos aqueles que fazem musica por amor e se estao a borrifar se ganham dinheiro com isso ou nao.

Link to comment
Share on other sites

Ora bamos lá ber uma coisa...só é explorado quem quer. Essa história de legalizar e fiscalizar é muito capitalista. A música é livre, as pessoas são livres, a cultura é livre, ou pelo menos devia ser. Ninguém tem nada a ver se o promotor x ou y me paga em feijões, em droga, ou em dinheiro. Ou se porque até gosto do gajo me apetece tocar de borla. Ou se porque não gosto do gajo lhe peço 1 milhão de euros para tocar. Eu pago para ir a uma festa, não pago para que este ou aquele artista seja pago, nem me preocupo com esse facto, não tenho nada a ver com isso. Vou à festa para me divertir e ouvir música, se a música for boa vou voltar e ouvir quem a estava a passar, se não for boa provavelmente não vou voltar nem vou mais ver quem a estava a passar. É tão simples quanto isso. Quando vou a uma festa a última coisa em que penso é DINHEIRO! Se há um promotor que prefere o trabalho de outra pessoa ao meu, tudo bem, a escolha é dele. Vai dar cabo do mercado? Eu quero é que o mercado se foda! Não estou cá para alimentar mercados, podiam rebentar todos já amanhã.

 

Falas muito em recompensas Richard mas há mais para lá do dinheiro. Há recompensas que não são monetárias, há pessoas que nem aceitam dinheiro pela música que tocam por uma questão de principio, porque são contra o sistema capitalista. Há pessoas muito diferentes, quem somos nós para estar a criar entidades para regular pessoas e princípios? É por isso que isto está como está, o dinheiro e a tentativa de controlar as pessoas através dele estão acima de tudo.

 

Por mim está tudo dito neste post. ;)

Link to comment
Share on other sites

Richard, deves ter lido mal. O que eu disse foi que só diz respeito ao artista o que ele cobra. Se um promotor escolhe os artistas pelo que lhes vai pagar vai ter uma festa da tanga. É assim que as promotoras morrem. Independentemente do que tu cobras ou não, o que interessa é a tua música, o que tens para oferecer às pessoas. Se for bom podes crer que vão estar interessados que tu vás tocar. A pagar ou não, isso é escolha tua. Se estiverem interessados podes crer que vão pagar, não é que isso seja o mais importante. Como já disse neste tópico, já toquei de borla, normalmente não o faço, mas depende das situações. Free partys não peço cachet por uma questão de principio. Já toquei para amigos de borla, em festas que cobravam entrada, porque me apeteceu e porque são meus amigos. Estas são algumas entre muitas outras situações que recebi ou não recebi, por escolha própria, nunca porque alguém me impingiu nada. É imoral? Quem és tu para fazeres juízos de valor sobre o que eu ou outras pessoas fazem ou deixam de fazer? A tua moral é que está certa? Se te sentes injustiçado por não ires tocar a mais festas tens que pensar duas vezes, isso não se deve ao facto de haver quem toque de borla. Não conheço a tua música, nem faço ideia se é boa ou má, mas atribuir as culpas a terceiros e dizer que é porque estão a dar cabo do mercado é errado. Não há aqui um mau da fita, nem sequer há fita, acho que a venderam.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

deixa lá ver se percebi..

 

Richard tu sentes-te prejudicado porque achas que o teu trabalho merece ser melhor renumerado,e só não o és porque existem outros produtores que cobram mais barato,logo actuam mais vezes...é isso não é??

 

pois eu percebo,mas olha que para haver qualidade,tem de haver padrões de qualidade, e esses padrões variam de pessoa para pessoa (como disseram atrás,é assim as artes)

 

quer me parecer que isso é mais uma espécie de frustração e talvez até de inveja de artistas que tocam todos os fins de semana...a maioria do público quer é música a tocar e 90% não sabe dizer se o dj tem boa técnica ou não,apenas se lembram,"ey passou aquela,altamente,grande dj" e cenas do género...

 

com essa mentalidade nunca vais ganhar dinheiro com o teu trabalho,se gostas de psytrance tens que te adaptar ao mercado psytrance,e o mercado psytrance já todos conhecemos mas mais vale ganhar pouco do que não ganhar nenhum,que parece que é o teu caso..

 

eu faço umas mixes aqui em casa só pela paixão mesmo e mesmo assim (modéstia à parte) sei que fazia melhor figura do que muitos djs que andam aí a dar o cuzinho aos produtores de festas,palmadinhas nas costas e tal,mas era incapaz de pedir dinheiro se alguém me convidasse para tocar numa festa,não sou profissional,faço por gosto e não canso,por isso mesmo nunca lambi cuzinhos (e já tive várias oportunidades)...e já gastei muito tempo e dinheiro em música e material de audio,mas não é por isso que tenho de cobrar seja o que for...

 

e atenção,este post não é para te atacar,é apenas os meus "2 cents" porque tu espalhas pelo forum todo a tua ideia de que tens de ser bem pago,e só não o és por culpa dos outros,opah faz-te à vida como toda a gente,a continuares a pensar assim bem que ficas encostado a um canto porque artistas há muitos e qualidade não tem definição,para mim é mau,para ti é bom e vice versa...

 

quem faz a música que gosta sujeita-se...se queres ganhar dinheiro então deixa de produzir trance e começa a produzir pop ou pimbalhada,qualquer coisa que as outras pessoas gostem...

 

peace :smokinggun:

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

Quantas, mas quantas (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) bandas e projectos com grande qualidade que acabam por não ter espaço no mercado. Posso dar aqui centenas de nomes. Gajos que se suicidaram e tudo. E que batalharam (e batalham) todos os dias para vingar. Eu tenho um caso flagrante na minha família: O meu irmão é músico (à séria!!!!!!!!) e tem vários projectos. É profissional! Há anos! E se soubessem as dores de cabeça...

 

...ó Richard... desculpa lá, mas... se acreditares mesmo naquilo que fazes, até o fazes de graça. E começa sempre assim. Eu próprio, antes de chegar ao ponto a que cheguei hoje tive que batalhar imenso e trabalhei muitas vezes somente para meu belo prazer e para aprimorar técnicas.

 

Mas o que menos faz sentido nisto tudo é o universo que falas. O psytrance deve ser das piores "ondas" onde singrar profissionalmente, porque as coisas (salvo raras excepções) são feitas de forma completamente amadora (no sentido do desenrasca).

Link to comment
Share on other sites

quer me parecer que isso é mais uma espécie de frustração e talvez até de inveja de artistas que tocam todos os fins de semana...a maioria do público quer é música a tocar e 90% não sabe dizer se o dj tem boa técnica ou não,apenas se lembram,"ey passou aquela,altamente,grande dj" e cenas do género...

 

inveja não tenho... porque convites tambem eu recebo, inclusivamente la fora...

se fosse inveja do "actuar" então nesse caso, eu tambem aceitava tocar de borla, não é isso que se trata

 

frustração sim, por saber que isto podia ser tudo um meio mais saudavel e competitivo se fosse tudo mais transparente

 

mas mesmo quando é obvio que algumas coisas são erradas, as pessoas continuam na hipocrisia de inverter a logica para afirmar

que quem não admite que seja gratuito é capitalista é ganancioso

 

faz lembrar os gajos da pro-pirataria que dizem que os que não aceitam que seja de borla são é ganancioso

 

isto tem muito que se lhe diga...

Link to comment
Share on other sites

Tu estás no teu direito de querer receber dinheiro, não és por isso capitalista. Só disse que a ideia de fiscalizar e "legalizar" é um bocado capitalista porque serve para controlar. Controlo esse que nunca ia ser saudável. As coisas podiam ser bem mais saudáveis se não houvesse dinheiro à mistura, nisso sim acredito.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

ok Richard mas de boas intenções está o inferno cheio..

 

eu também gostava de ser um dj mundialmente requisitado,claro que gostava,viajar,ganhar dinheiro com força e fazer o que mais gosto...pois é,mas a vida começa mais cedo e temos de arranjar formas de ganhar dinheiro,pouco ou muito,ele tem de entrar...

 

e para isso tens de abdicar dos teus hobbies,ou dar-lhes um tempo para começares a fazer outra coisa,eu por exemplo nunca gostei das profissões que tive,mas foda-se preciso e quem precisa sujeita-se,sempre foi e sempre será...

 

outra coisa é a promoção (à uns dias atrás dizias num tópico que o bom artista não precisa de se promover)as grandes bandas que conhecemos hoje em dia também tiveram de levar "empurrões",caso contrário nunca tinham sido descobertas,pink floyd,beatles,metallica,etc,etc,só assim de repente...são boas bandas sem dúvida,mas quem sabe existirão melhores no anonimato...ter exito não significa qualidade,aliás todos os musicos com carreira mundial,tem por trás sempre grandes campanhas de marketing e empresários e outros profissionais trabalhando para que tal exito aconteça...

 

opah é como tudo,mas acho que qualquer forma de arte,primeiro faz-se por gosto e só depois por dinheiro,e nem pode ser de outra maneira...

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

há por aqui muito desconversar

 

isto éra um topico em torno de um tem em concreto, ja nem tem nada a ver´

 

ja tenho que levar com o bluesense a falar comigo como se eu fosse um puto a querer ser "astronauta"

 

não tenho paciencia...

Link to comment
Share on other sites

Um DJ não é um músico!

 

Há dj´s mais músicos que certos lives. Quando estás a mixar, equalizar, pôr efeitos estás a criar uma música nova. Compara com samplers por exemplo. É claro que isto é muito mais notório nos géneros musicais onde as mixes são a alma do dj como no techno. No trance psicadélico as mixes têm outras técnicas que na minha opinião são mais básicas, funcionam mais como transições pouco elaboradas também pelo facto deste género musical caracterizar-se por músicas muito preenchidas e "muito cheias", que não dão muito espaço para mixar e talvez por isso desvalorizes a arte do djing.

Link to comment
Share on other sites

há por aqui muito desconversar

 

isto éra um topico em torno de um tem em concreto, ja nem tem nada a ver´

 

ja tenho que levar com o bluesense a falar comigo como se eu fosse um puto a querer ser "astronauta"

 

não tenho paciencia...

 

Até aposto que se fosses astronauta não te importavas de dar um passeiozinho no espaço de graça. :gap:

Link to comment
Share on other sites

há por aqui muito desconversar

 

isto éra um topico em torno de um tem em concreto, ja nem tem nada a ver´

 

ja tenho que levar com o bluesense a falar comigo como se eu fosse um puto a querer ser "astronauta"

 

não tenho paciencia...

 

Até aposto que se fosses astronauta não te importavas de dar um passeiozinho no espaço de graça. :gap:

 

importava-me, porque depois os sacanas da NASA andavam-me a explorar para fazer experiencias!!

 

tinham que pelo menos me dar vida livre de impostos, e uma reforma identica a do Cavaco

Link to comment
Share on other sites

 

importava-me, porque depois os sacanas da NASA andavam-me a explorar para fazer experiencias!!

 

tinham que pelo menos me dar vida livre de impostos, e uma reforma identica a do Cavaco

 

Ficavas na miséria então?... :gap: :gap: :gap:

Link to comment
Share on other sites

 

ja tenho que levar com o bluesense a falar comigo como se eu fosse um puto a querer ser "astronauta"

 

 

xeeeyyy opah :lol:

 

nada disso,eu não te quis dar nenhuma lição de moral (agora que tive a ler os posts outra vez,por acaso parece :gap: ) mas foi mais porque a tua maneira de expores os teus assuntos revolta-me um bocado,porque se as coisas são assim,não és tu sozinho que as vais mudar,chegou a um ponto sem retorno,é simples lida com isso :)

  • Like 1
  • Downvote 1

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

Richard isto agora funciona mais ou menos assim:

 

51692570.png

 

Uploaded with ImageShack.us

 

* Sou amigo do Hugo Queque - a cunha

 

* se precisarem de um bom dj set podem mandar o toque - disponibilidade e simpatia

 

* tenho participado nas vossas festas e nunca deixaram a desejar - a graxa

 

* se precisarem de uma preview posso mandar com todo o gosto - um gajo prestável :gap:

 

por isso faz-te à vida :smokinggun:

= Too Much Happiness Make Kids Paranoid =

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!