Jump to content
×
×
  • Create New...

Reservas de Ouro


Recommended Posts

agência Bloomberg escreve esta quinta-feira que o antigo ditador António de Oliveira Salazar poderia ser recordado como o melhor investidor que Portugal já teve, caso o banco central português autorizasse o país a beneficiar das suas reservas de ouro.

 

Em proporção com o tamanho da economia, Portugal armazena mais ouro que qualquer outro país na Europa, a maioria do qual acumulada durante os 36 anos da ditadura de Salazar com poupanças e o dinheiro das exportações portuguesas, incluindo volfrâmio (tungsténio) e da indústria conserveira.

 

Segundo a Bloomberg, a valorização de 26 por cento do ouro nos últimos anos faz com que Portugal detenha um activo cada vez mais valioso, ainda que seja um recurso ao qual um governo endividado como o português não pode recorrer, devido às leis que regem o banco de Portugal.

 

«Com o aumento do preço do ouro, fica-se com ganhos acumulados, mas não se pode transformá-lo em dinheiro», declarou à Bloomberg David Schnautz, do Commerzbank AG em Londres. «É um colchão para um cenário extremo».

 

O défice orçamental de Portugal está três vezes acima do limite aplicável aos membros do euro e a sua dívida externa vai chegar aos 84 por cento do PIB este ano. A agência de notação Standard & Poor`s deu a Portugal o segundo pior rating dos 16 países da Zona Euro, apenas precedido da Grécia.

 

As 382,5 toneladas de ouro que Portugal tem estão avaliadas em 14,7 mil milhões de dólares, cerca de 6,8 por cento do PIB português após conversão para euros, indicam os cálculos da Bloomberg e os dados do FMI.

 

O ouro das reservas de Itália corresponde a 4,8 por cento da sua economia, seguida da Alemanha com 4,2 por cento. Já as reservas da Grécia valem 1,4 por cento do seu PIB.

 

A agência de notação Moody`s, que cortou o rating de Portugal em dois níveis a 13 de julho, apenas olha para as reservas de ouro nos casos em que os governos precisam de gerar dinheiro em divisas fortes como o dólar e o euro. E isso não se aplica a Portugal, declarou Anthony Thomas, analista de dívida soberana da Moody¿s citado pela Bloomberg.

 

O ouro de Portugal é gerido pelo Banco de Portugal, cuja regulamentação indica que os ganhos procedentes das vendas de ouro têm de ser colocadas numa conta e não podem ser transferidas para o tesouro público. O Banco de Portugal paga um dividendo todos os anos ao governo por ganhos com juros e com os títulos de valor mobiliário. O dividendo pago em 2009 foi de 203 milhões de euros, indicou o BdP à Bloomberg a 2 de julho.

 

Um responsável do Banco de Portugal escusou-se a prestar declarações à Bloomberg sobre a gestão das reservas de ouro, tal como a porta-voz do ministério das Finanças.

 

pois é, durante muitas decadas vivemos sobre um regime altamente conservador que investiu bastante em ouro, mesmo quando isso significava termos um país pobre e sem grande desenvolvimento...

 

o Salazar chegou a vender volfrâmio aos Nazis para que estes fabricassem metrelhadoras, o qual foi pago com ouro judaico roubado de familias polacas e de outros paises invadidos pela então alemanhã Nazi.

 

facto é que esse ouro o qual portugal já foi uma das maiores reservas do mundo, nunca foi usado em prol do desenvolvimento do nosso país, o ouro tem servido unica e exclusivamente como "pé de meia" para o Banco de Portugal, que de tempos a tempos tem vendido toneladas a troco de muitos milhões de euros, basicamente a reserva de ouro Portuguesa tem vindo a decrescer a um nivel alarmante

 

para que proposito? estarão os portugueses a sentir benificios dessa venda? ou estarão algumas entidades/Pessoas a roubar o Tesouro que Salazar angariou após decadas a "chupar" uma nação...

 

curioso é que depois quando desaparecem tantos milhões de euros de empresas e bancos como no BPN, os Portugueses tem que chegar-se afrente e pagar com impostos o que outros roubaram

 

no caso do ouro, basicamente andaram gerações e gerações de Portugueses a viver num país atrasado e na miséria, para que hoje se façam negocios por baixo da mesa, reduzindo a nossa reserva (há 30 anos uma das maiores do Mundo...) para servir os proprios interesses

 

ainda lá há muito ouro... mas sabe-se que é já menos de metade do que aquilo que salazar la deixou!

 

PERGUNTA: Porque raio é que nos media portugueses, nunca se ouve falar em Reserva de Ouro Portuguesa, apenas se ouve falar em crise?

Link to comment
Share on other sites

... porque a crise é uma acção de marketing...

 

idêntica à "crise" que os Maias viviam antes da chegada dos espanhóis à América do Sul.

 

Só que em vez de sangue, os deuses desta vez estão sedentos de dinheiro e o povo trabalhador, como nos antigos tempos, é que se tem de sacrificar.

 

 

...it's just a litle bit of history repeating

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!