Jump to content
×
×
  • Create New...

cursos de produçâo(musica electrónica) da treta


frenetic
 Share

Recommended Posts

boas pessoal , sou "frenetic dialect" e gostava de desabafar sobre algo ke me #moeu a moina"

Tem a ver com produçâo de musica electronica, programas de cursos, o k ofereçem, kuantas horas, preços etc ect ect,,,,,

tenho varios progect.. já lido com psytrance, chill, groove beats, syntetizadores, groovebox, analógicos há varios anos e kmo sou doido por todo tipo de trance e kmo nunca consegui ficar satisfeito com as malhas k fazia( tudo em maquinaria analógica)decidi tirar um curso de produçâo musical.

Depois de pesquizar e analizar bem o k havia pa aí nas montras##(lisbon) houve um kme agradou bastante; no programa dele tinha ".tudo e mais alguma coisa".

 

 

;; 80horas de aulas/2 vezes por semana/ 3horas cada

;; aprender a trab com: cubase , reason, protools, e live ableton..

;; 18 aulas de teorica sobre ; acustica, monitores , frequências,equal, microfones,construçâo de estudios, midi,cabos, vsts,compressâo, expançâo, samplagem, efectts, ect.......

;;1000€ a prestaçoes 900€ a pronto.

eramos uma turma de 5 marmelos um formador... yaaaaaaaaahh era memo isto k eu keria,,,.

Desde já digo k nao vou mencionar nomes , nâo sou assim , mas acho devia partilhar com quem se interessa por este assunto ,uma vez k ultimamente apareceram p aí cursos todos iluminados e cheios da coisas, e garantias de saidas de trab pa tecnicos de som , radios televisâo, e por aí....

"maquina do dinheiro a funcionar"

 

 

 

É assim, kmo vocês sabem a crise da insdustria de musica tá aí,e ninguém dá nadaa ninguém e infelizmente saidas aki neste país kmo tecn de som , produtor , e mais algumas dentro do genero é tudo á base de cunhas e memo assim nâo é façil,,,por isso o mais importante ainda do k isso é tirares o maximo partido do curso para evoluir ,..

 

1-Os conceitos basicos do audio, do k consiste o som é importante mas existem livros, documentos e por aí adiante,podemos nos cultivar lendo sobre isso , porque no meu caso tive logo no iniçio 18 aulas (k equivale a 54h do curso) , em k o formador lia da sebenta(k podes pesquizar na net e encontras tudo o k quizeres)temas k nunca mais acabavam, se tu ja perceberes razoavelmente do assunto entra bem, mas se para ti é mais importante o #"produzir malhas# som e mais som com a gana toda , e so começaste no som á pouco tempo 40% da teorica vai passar ao lado e metade do curso já passou e quem faz estes cursos no fim das aulas dadas já tem outros á espera. apanhaste apanhaste nao apanhas te, chapeuuuuuuuu

 

2-pois é meus amigos a eLECTRÓNICA é mundo enorMMMME.

 

3-acreditem 3horas de aulas sobre um assunto ke nos entusiasma muito(kmo foi o meu caso)passam a correr sobretudo com turmas grandes em K 2 em 2 minutos ALGUEM está a perguntar "e isto, e akilo, tudo bem tambem se apreende assim mas na minha opniao se tiverem aulas individuais, certamente nao se vâo arrepender.

 

4-finalmente chega a"aulas praticas# yeeeaaahhhhh make some noise , uma workstation p cada um; mac, controlador teclado midi, phones,.se já mecherem em programas á algum tempo a cena vai entrar 5 estrelas , compressaõ é memo interessante e importantissimo, mas na minha opniao a cena lá por tarmos a pagar este serviço, nao entra na cabeça assim sem mais nem menos,há que mexermos muito, em casa sempre a dar lhe acompanhando as aulas(reparei nisso com alguns colegas de curso k no fim @ficaram a ver boinas"

 

5-Nâo fiquem com a impressâo de k nâo gostei do curso, pelo contrario(após 7 anos a inventar passei o curso todo a dizer "ÁH ISTO É PARA ISSO")adorei e no fim diplomazinho na mao patrocinado pelas grandes markas da actualidade do best mas,,,,,,,,,,,,,,,,,, 1000€ é dinheiro e dps de ver tantas ofertas de cursos e com programas muito maiores do k ok escolhi e com menos 30horas dado á exp k passei deu me k pensar----------por isso aki fica a dika;; .....se tiverem já um estilo certo de som k kerem produzir , procurem saber os gostos dos formadores se conseguirem.por exemplo; se

voçes kiserem produzir

psytrance fazer o kick e o baixo soar melodioso (importante para o resto da faixa) se for a onda dele(formador)ele vos dará dikas e vos mostrará kmo fazer grandes baselines e tecnicas de construçâo do PSYTRANCE SENÂO, apenas vos ensinará tecnicas gerais e do k ele ou ela gosta e está mais habituado a produzir.

 

.-tenham cudado ao comprarem o material que comprarem, sim porque muitos dos locais destes cursos também funcionam kmo loja , e muitas das vezes consegue se comprar as mesmas tretas mais baratas noutros locais, imformem se .

 

..se tirarem o curso em escolas k estâo associadas a uma label ou produtora de festas é positivo especialmente se for o estilo de som k vos identifica, meio caminho andado para terem a oportunidade de partilhar as vossas faixas.(o k neste pais k dá mais oportunidade a um nome estrangeiro(e o preço das festas está relacionado com isso)do ke a muitos e bons tugas k andam ai á espera de um oportunidade.

 

--eu sei k já tá um ganda texto de composiçâo e muitos () ()e erros á mistura (deve ser da broa he he) isto é a minha parte criativa quando nao estou agarrado á maquinaria tipo rato de estudio, mas isto passou a ser um exp minha onde aprendi muito com isso por isso se tiverem a pensar em subir de nivel tirando um curso de Produçaõ musical , se tiverem amigos k percebam disso aproveitem a ajuda e ler alguns livros de engenharia de som(introduçâo á engenharia de som por NUNO FONSECA 4ªEDIÇÂO EM TUGA)VER alguns tuteriais em videos/ AndiVax-Mixing_Secrets_PTR muito bom video de 1 hora ajuda muitoooooooooo antes de insvestir num curso destes k na minha opniâo muitos é FOGO DE VISTA, he he mas isso é a minha opniâo ,. abre os olhos... fico por aki abraço e BOOM SHANKAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

WWW.MYSPACE.COM/FRENETICTRIPS WWW.MYSPACE.COM/HUICHOLE

frenetic dialect

Link to comment
Share on other sites

existem bons cursos profissionais que te dão aptidão para entrar no mercado de trabalho ligado ao audio e tecnicas de som

dão te um diploma no final e esmagadora maioria deles oferecem-te estagios

 

os cursos que referes para Dj´s e de introdução a produção que dizem te tornar um artista em X de horas, são outra historia...

 

na verdade são um pouco como aqueles anuncios que se apanham nos jornais

que dizem "queres ser actor?", "gostavas de ser actor?", "procuramos figurantes", não passam de um chamariz estilo banha da cobra aproveitando-se da ingenuidade

das pessoas, que pensam que pagando o que eles pedem vão realizar o sonho de se tornarem algo

 

em todas as vertentes artistas o essencial será sempre o talento,

e o talento baseia-se simplesmente em: criatividade, Paciencia, vontade e determinação

(para ter estes atributos ninguém precisa de pagar)

 

será sempre mais util investir em ferramentas de forma a cada artista se conseguir exprimir com maior qualidade e eficiencia

 

portanto se tiverem 1000/2000 euros será sempre mais util equiparem o vosso estudio

 

ninguém paga para ter sucesso, ninguém precisa de pagar para aprender... e mesmo que sejam bons nunca estará o sucesso garantido

 

tambem não existem labels a oferecer cursos, pelo menos desconheço... e estando o mercado do trance em portugal saturado, viciado etc etc

a unica forma que alguém novo ou sem grandes contactos pode ter de surgir em cena é superando todos os outros, seja com qualidade ou com alguma inovação

 

e mesmo assim terá que ter sorte

 

há muitos produtores, muitos amigos e o som trance em pt está demasiado "estereotipizado", tanto nocturno como morning... existe pouca diferença

entre artistas, DJ´s etc etc... logo o que dá maior visibilidade a uns é na verdade a forma de como se relacionam... quem conhecem

 

dai eu usar a expressão "viciado" e "saturado" porque se criou uma especie de nucleo o qual pessoas estando dentro dele, estão por todo o lado, tenham qualidade ou não...

e pessoas fora dele não estão em lado nenhum... tenham essas valor ou nem por isso

 

logo tens razão ao querer fazer contactos com labels, mas será que as labels estão interessadas em ter contacto contigo?

as labels já não procuram talentos, a partir do momento em que lhes batem a porta pessoas, em que lhes chovem demos pelas contas de email

 

o trance massificou-se e as formulas permitiram que toda gente sem excepção, sejam artistas ou não.. possam produzir algo parecido com o que se assemelhe a musica electronica, muitos dos casos não teem qualidade, e no pior das hipoteces nem se poderão considerar musica, mas isso não impede essas pessoas de abrirem

contas de myspace como se artistas se tratassem, não impedira essas pessoas de tentarem ter a seu palco e tempo de antena... muito menos os impedirá de persuadirem

os amigos para lhes arranjarem gigs se forem bem relacionados... e por isso é que o trance está na verdade nivelado por baixo

 

veem estrangeiros encher as festas é verdade, os preços dependem mais do que o estrangeiro cobra do que o que os portugueses ganham (se é que alguns ganham...)

porque a maioria de portugueses dá-se satisfeito só por actuar em local x, muitas vezes nem são pagos, existe uma falta de orgulho e dignidade em muitos pseudo

artistas por ai espalhados, porque o verdadeiro artista não precisa de se rebaixar nem baixar as calsas perante as promotoras portuguesas, que pagam mal...

que não tem capacidade organizativa e que os eventos que oferecem na esmagadora maioria dos casos não vale o dinheiro pago a porta

 

posto isto, deve-se perguntar realmente se querem mesmo fazer parte disto...

 

se o interesse é so aparecer nas festas, ou se é exclusivamente se expremirem artisticamente atravez de musica trance, pelo gosto que sentem pelo estilo

se for a segunda hipotece aconcelho a que façam maquetes, melhorem a vossa qualidade e ofereçam a vossa musica ao publico que gosta de trance

que o faz o por gosto não precisa de ganhar dinheiro, e podem ter a certeza que se forem bons acabam por ver o vosso trabalho reconhecido, se não for por cá

será por outras paragens... porque o mundo muitas vezes pode parecer cego, mas tem ouvidos!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!