Jump to content
×
×
  • Create New...

Alunos devem respeitar a bandeira e o hino nacional


Recommended Posts

A bandeira e o hino nacional vão voltar a estar inscritos enquanto "valores" que os alunos "têm o dever de conhecer e respeitar". Esta é uma das novidades do projecto do novo Estatuto do Aluno aprovado pelo Governo na quinta-feira passada. O projecto foi enviado para a Assembleia da República para debate e votação.

 

 

Um dos novos artigos estipula um quadro de referências que deve ser conhecido e respeitado pelos alunos "enquanto matrizes de valores e princípios de afirmação da humanidade": São elas a Constituição, a bandeira e o hino, enquanto símbolos nacionais, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Convenção Europeia dos Direitos do Homem, a Convenção sobre os Direitos da Criança e a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

 

O Estatuto do Aluno em vigor foi aprovado em 2008. Com as alterações agora propostas, o Governo afirma que "visa criar condições de maior segurança, tranquilidade e disciplina na escola, quer através do reforço da autoridade dos directores, directores de turma e dos professores, quer pela introdução de mecanismos de prevenção de situações que prejudiquem o normal funcionamento da escola".

 

Entre as medidas preconizadas, estabelece-se que, em caso de perigo para o aluno, e opondo-se os pais à intervenção da escola, "o director deve comunicar imediatamente" a situação à comissão de protecção de crianças e jovens ou ao Ministério Público.

 

In Público

 

Para relembrar os esquecidos e elucidar os que não sabem o Hino Nacional

 

Data: 1890 (com alterações de 1957)

Letra: Henrique Lopes de Mendonça

Música: Alfredo Keil

 

I

Heróis do mar, nobre povo,

Nação valente, imortal,

Levantai hoje de novo

O esplendor de Portugal!

Entre as brumas da memória,

Ó Pátria sente-se a voz

Dos teus egrégios avós,

Que há-de guiar-te à vitória!

 

Às armas, às armas!

Sobre a terra, sobre o mar,

Às armas, às armas!

Pela Pátria lutar

Contra os canhões marchar, marchar!

 

II

Desfralda a grandiosa bandeira

À luz viva do teu céu!

Brade a Europa à terra inteira:

Portugal não pereceu

Beija o solo teu jucundo

O oceano, a rugir d'amor,

E o teu braço vencedor

Deu mundos novos ao Mundo!

 

Às armas, às armas!

Sobre a terra, sobre o mar,

Às armas, às armas!

Pela Pátria lutar

Contra os canhões marchar, marchar!

 

III

Saudai o Sol que desponta

Sobre um ridente porvir;

Seja o eco de uma afronta

O sinal do ressurgir.

Raios dessa aurora forte

São como beijos de mãe,

Que nos guardam, nos sustêm,

Contra as injúrias da sorte.

 

Às armas, às armas!

Sobre a terra, sobre o mar,

Ás armas, às armas!

Pela Pátria lutar

Contra os canhões marchar, marchar!

Link to comment
Share on other sites

Sim. E os gajos do governo é que sem duvidas são as pessoas mais coerentes e cheias de honra para poder citar o hino sem quaisquer problemas no que toca a dignidades e respeito .

  • Like 1

4:20 pm Work for a cause, not for applause !

Link to comment
Share on other sites

Onde é que eu já vi isto?

 

mocidade-portuguesa1.jpg

 

...lembro-me de um célebre caso nos anos 80 em que o actor João Grosso fez uma rábula num programa de TV chamado Fisga com o hino nacional cantado em estilo rock. Valeu-lhe um processo e um ataque dos Skins que o fez perder um testículo. :ph34r:

Link to comment
Share on other sites

Sim. E os gajos do governo é que sem duvidas são as pessoas mais coerentes e cheias de honra para poder citar o hino sem quaisquer problemas no que toca a dignidades e respeito .

 

1) Antes de falares dos outros, corrige a construção gramatical da tua frase. :protest:

 

2) A Ministra da Educação já admitiu as lacunas existentes no actual Estatuto do Aluno. Se tem lacunas todos apontam o dedo, quando se pretende rectificar o que está mal continuam a salienta-lo, mas fazer algo de construtivo são poucos que tomam a iniciativa.

Link to comment
Share on other sites

itso so poqrue eu aet pordeia ecsrevre com erros qeu irias perebcer !

 

 

Mas já agora... " Se tem lacunas todos (apontem) o dedo,..." ??!

 

 

:unsure:

4:20 pm Work for a cause, not for applause !

Link to comment
Share on other sites

E inclusive é de uma tremenda estupidez, falta de respeito e principios , vir para um forum como este , espalhar o hino como se fosse mais um topico de uma festita ... Enfim .

  • Like 1

4:20 pm Work for a cause, not for applause !

Link to comment
Share on other sites

itso so poqrue eu aet pordeia ecsrevre com erros qeu irias perebcer !

 

 

Mas já agora... " Se tem lacunas todos (apontem) o dedo,..." ??!

 

 

:unsure:

 

É um "erro de "simpatia", não é por desconhecimento :closedeyes:

Link to comment
Share on other sites

Acho muito bem que se respeite a pátria, a bandeira e o hino.

Mas nada de fascismos.

 

Quando penso no significado da letra.. até dá vontade de chorar.

No bom sentido claro! na esperança de que um dia as coisas cheguem a algum lado... :closedeyes:

 

 

...lembro-me de um célebre caso nos anos 80 em que o actor João Grosso fez uma rábula num programa de TV chamado Fisga com o hino nacional cantado em estilo rock. Valeu-lhe um processo e um ataque dos Skins que o fez perder um testículo. :ph34r:

 

Há uns anos voltaram a passar isso na tv!

É um bocado de desrespeito... mas não posso negar que foi uma "cover" brutal! :gap:

Não encontro nenhum video disso!

Link to comment
Share on other sites

Há uns anos voltaram a passar isso na tv!

É um bocado de desrespeito... mas não posso negar que foi uma "cover" brutal! :gap:

Não encontro nenhum video disso!

 

Também andei à procura no youcoiso e não encontrei nada. :(

Link to comment
Share on other sites

E inclusive é de uma tremenda estupidez, falta de respeito e principios , vir para um forum como este , espalhar o hino como se fosse mais um topico de uma festita ... Enfim .

 

Não me conhecendo tu de lado algum, não conheces os meus princípios, e muito menos tens o direito de partir para as ofensas verbais, devias começar por ter tento na "língua".

 

Tomaste a iniciativa de implementar a censura a que propósito? O que tem este fórum de diferente...porque é do "tran", então é de um mundo à parte? Aqui só se pode falar de festinhas, drogarias, ofender tudo e todos (como sempre foi hábito) quando se debate um assunto?

 

Começa por estar "Less-High", aí terás mais discernimento para debater assuntos.... :blabla:

 

Behave

  • Downvote 1
Link to comment
Share on other sites

Acho muito bem que se respeite a pátria, a bandeira e o hino.

Mas nada de fascismos.

 

Quando penso no significado da letra.. até dá vontade de chorar.

No bom sentido claro! na esperança de que um dia as coisas cheguem a algum lado... :closedeyes:

 

Estou 100% de acordo.

Link to comment
Share on other sites

A bandeira e o hino nacional vão voltar a estar inscritos enquanto "valores" que os alunos "têm o dever de conhecer e respeitar". Esta é uma das novidades do projecto do novo Estatuto do Aluno aprovado pelo Governo na quinta-feira passada. O projecto foi enviado para a Assembleia da República para debate e votação.

 

sem dúvida alguma que a deplorável situação económica do país se deve ao desconhecimento do hino português por parte dos garotos :rolleyes:

 

 

 

 

que mais desculpas irão estes camelos inventar a seguir :angry:

Link to comment
Share on other sites

sem dúvida alguma que a deplorável situação económica do país se deve ao desconhecimento do hino português por parte dos garotos :rolleyes:

 

 

 

 

que mais desculpas irão estes camelos inventar a seguir :angry:

 

Claro que não. Mas ao menos que ensinem os miudos a acreditar no país.

neste momento ninguém acredita... e as coisas estão como estão, bem MAL imo! :closedeyes:

 

Porque um dia nós fomos grandes... é isso que história de Portugal diz, né?

Então, vamos a isso.

Portugal a dar brita outra vez! ...e não só no trance. ;)

Como?? não sei...

Link to comment
Share on other sites

A meu ver a minha "pátria" é a lingua Portuguesa e dessa ninguem fica escandalizado quando dão calinadas de toda a ordem ... pfff :closedeyes:

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

 

Começa por estar "Less-High", aí terás mais discernimento para debater assuntos.... :blabla:

 

Behave

 

 

Calma...

 

 

Afinal até tens piada ! Hãmm...! :closedeyes:

4:20 pm Work for a cause, not for applause !

Link to comment
Share on other sites

Epá, acreditar? Acredita, em termos de Fé estamos todos bem servidos. Até tempos um santuário da Fé internacional e o Papa até vem cá este ano e estão a fazer-lhe um monumento e tudo.

 

Está tudo encaminhado para continuarmos todos a rezar enquanto o barco afunda.

Link to comment
Share on other sites

prémio pessoa 2009

 

Vocês confundem tudo ... não sou católico nem nada que se pareça ... acredito no humanismo ... ai está! Um gajo que recebeu um prémio do mais gnóstico português e nada católico ... afinal numa da meio da merda há sempre quem leve uma crença para ajudar o próximo ... novamente pfff...

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

e ainda há quem se regule pelas notícias esquecendo-se que vivemos todos num big-brother nacional controlado pelos mídia

Link to comment
Share on other sites

e ainda há quem se regule pelas notícias esquecendo-se que vivemos todos num big-brother nacional controlado pelos mídia

 

lololol ... os meus avós tambem me diziam que se não comesse a sopa vinha o homem do saco e levava-me.

 

dei-te um exemplo vindo dos mídia ... mas há milhões de exemplos de boa vontade e altruismo que tu nem sonhas meu caro amigo ;) ... apenas não são noticia ... mas esta que te dei é de levares em consideração ... senão, caga nisso ... lolol :);)

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

e ainda há quem se regule pelas notícias esquecendo-se que vivemos todos num big-brother nacional controlado pelos mídia

 

lololol ... os meus avós tambem me diziam que se não comesse a sopa vinha o homem do saco e levava-me.

 

dei-te um exemplo vindo dos mídia ... mas há milhões de exemplos de boa vontade e altruismo que tu nem sonhas meu caro amigo ;) ... apenas não são noticia ... mas esta que te dei é de levares em consideração ... senão, caga nisso ... lolol :);)

 

A minha guerra é outra. Neutralismo!

 

Fachadas políticas... propagandas de baixo nível... comícios de encher o bolso... e areia para os olhos? tou farto... já vi coisas melhores... já vi países com desenvolvimento social 15 anos à frente deste... em que se ensina civismo nas aulas, onde se aprendem os direitos e deveres cívicos... como funciona o sistema político e onde os políticos trabalham em escritórios e não aparecem para dar espectáculo.

 

Países onde a religião paga imposto e onde a fé não se paga com donativos ao clero. Um país onde o futebol é apenas mais um desporto entre tanto outros e onde se glorificam bem mais os jogos olímpicos do que jogadores com o 7ºano a ganhar salários astronómicos enquanto o país onde vivem luta pela sobrevivência.

 

Um país que se gere pelos interesses de um povo e não pelos interesses das equipas de futebol.

 

FDX já tou a falar mto :aggressive:

Link to comment
Share on other sites

não vejo mal nenhum nessa lei, antes pelo contrário, pois acho que toda a gente deve respeitar a bandeira da sua pátria bem como saber o hino nacional... :closedeyes:

 

até acho que não devia ser necessário uma lei, para uma coisa que devia ser sempre motivo de aprendizagem... ;)

Link to comment
Share on other sites

e ainda há quem se regule pelas notícias esquecendo-se que vivemos todos num big-brother nacional controlado pelos mídia

 

lololol ... os meus avós tambem me diziam que se não comesse a sopa vinha o homem do saco e levava-me.

 

dei-te um exemplo vindo dos mídia ... mas há milhões de exemplos de boa vontade e altruismo que tu nem sonhas meu caro amigo ;) ... apenas não são noticia ... mas esta que te dei é de levares em consideração ... senão, caga nisso ... lolol :);)

 

A minha guerra é outra. Neutralismo!

 

Fachadas políticas... propagandas de baixo nível... comícios de encher o bolso... e areia para os olhos? tou farto... já vi coisas melhores... já vi países com desenvolvimento social 15 anos à frente deste... em que se ensina civismo nas aulas, onde se aprendem os direitos e deveres cívicos... como funciona o sistema político e onde os políticos trabalham em escritórios e não aparecem para dar espectáculo.

 

Países onde a religião paga imposto e onde a fé não se paga com donativos ao clero. Um país onde o futebol é apenas mais um desporto entre tanto outros e onde se glorificam bem mais os jogos olímpicos do que jogadores com o 7ºano a ganhar salários astronómicos enquanto o país onde vivem luta pela sobrevivência.

 

Um país que se gere pelos interesses de um povo e não pelos interesses das equipas de futebol.

 

FDX já tou a falar mto :aggressive:

 

vou ser sincero meu "irmão" de luta ... mas tantas letras e tantas frases e discursos e não vi melhoras no nosso mundo da ultima vez que cruzamos "posts" .... existe pessoas que já fizeram milagres neste tempo todo e tu não sabes ... nem eu ... tenta olhar para o que é importante ... desculpa estar a ser "impulsivo" ... ;)

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

Já agora aprendam a rezar o terço :lol:

 

Essa do hino e da pátria pfffffffffffffffff ao quadrado :smokinggun:

 

 

:closedeyes:

 

 

 

 

 

 

 

 

.... :gap: mas á ménè !

4:20 pm Work for a cause, not for applause !

Link to comment
Share on other sites

E inclusive é de uma tremenda estupidez, falta de respeito e principios , vir para um forum como este , espalhar o hino como se fosse mais um topico de uma festita ... Enfim .

 

Não me conhecendo tu de lado algum, não conheces os meus princípios, e muito menos tens o direito de partir para as ofensas verbais, devias começar por ter tento na "língua".

 

Tomaste a iniciativa de implementar a censura a que propósito? O que tem este fórum de diferente...porque é do "tran", então é de um mundo à parte? Aqui só se pode falar de festinhas, drogarias, ofender tudo e todos (como sempre foi hábito) quando se debate um assunto?

 

Começa por estar "Less-High", aí terás mais discernimento para debater assuntos.... :blabla:

 

Behave

 

 

Diogo, certamente ainda não conheces o Luizinho, o Puto estúpido do fórum. Habitua-te pois infelizmente há aqui este e mais uns quantos parecidos!

 

espalhar o hino como se fosse mais um topico de uma festita ...

 

Ele é daqueles que acha que o fórum serve única e exclusivamente para falar de festas trance!

 

facepalmt.gif

FACEBOOK

https://www.facebook.com/HugoGuilhermeAsura

 

"A marcha é linda e não pára..."

Link to comment
Share on other sites

Está mais que claro!! Este asura é um cranio !! Porra !

 

E o óbvio...Conheces o Asura !!! Ou não??!

 

 

 

:gap: :gap:

 

edit: Penso que não seja preciso acrescentar mais nada... "Asura" e Português, já faz com que tudo esteja mais que explicado.

4:20 pm Work for a cause, not for applause !

Link to comment
Share on other sites

Está mais que claro!! Este asura é um cranio !! Porra !

 

E o óbvio...Conheçes o Asura !!! Ou não??!

 

 

 

:gap: :gap:

 

edit: Penso que não seja preciso acrescentar mais nada... "Asura" e Portugês, já faz com que tudo esteja mais que esplicado.

 

Andas a "dar-lhe" em demasia! 2much_high... Aprende a escrever rapaz!

 

 

Por acaso já nos conhecemos há alguns anos oh Boneco!

FACEBOOK

https://www.facebook.com/HugoGuilhermeAsura

 

"A marcha é linda e não pára..."

Link to comment
Share on other sites

Comecem masé a passar o hino de Portugal a abrir nas festas

 

 

 

 

 

Alguém sabe ao menos como se intitula a obra?

Link to comment
Share on other sites

Comecem masé a passar o hino de Portugal a abrir nas festas

 

 

 

 

 

Alguém sabe ao menos como se intitula a obra?

 

a portuguesa ;)

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

não vejo mal nenhum nessa lei, antes pelo contrário, pois acho que toda a gente deve respeitar a bandeira da sua pátria bem como saber o hino nacional... :closedeyes:

 

até acho que não devia ser necessário uma lei, para uma coisa que devia ser sempre motivo de aprendizagem... ;)

 

 

Ora nem mais ! :)

Link to comment
Share on other sites

Isto deveria estar intrinseco a todos, os pais deveriam educar os seus filhos nesse aspecto e não somente a escola....

A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou afia-nos, conforme o metal de que somos feitos.


"Never Argue with idiots… They will drag you down to their level and beat you by experience."

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Temos de esquecer as bandeiras e as pátrias, estas assim como os partidos politicos, religião e clubes de futebol só servem para nos dividir para criar atritos entre nós, mas temos de nos unir e renunciar todas as bandeiras com excepção da do calendario da paz esta une-nos assim como Música..

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!