Jump to content
×
×
  • Create New...

The Weather Underground


Recommended Posts

Olá!

 

Já há algum tempo que tinha andado à procura, sacado e visto este documentário. Agora, reparei que ele está desde 2002 na integra disponível no youtube, e voltei a revê-lo. Quando comecei a ouvir e a ler sobre a historia dos Weatherman a princípio fiquei um pouco confuso, não sabia muito bem o que pensar. A primeira ideia é que a violência só gera mais violência, e que não é forma de combater guerra.

No entanto, deixei-me abrir a outra perspectiva: o início desta segregação do SDS foi no fim da década de 60, milhões e milhões de pessoas do "peace movement" tinham feito muito e nada tinha acontecido. Manisfestações com milhões de pessoas não sensibilizavam os líders. Havia uma urgência em mostrar aos americanos o que era a violência, o que era a destruição: quando se vê tantas imagens de guerra na TV ficamos desconectados, "aquilo" tanto pode ser verdade, como pode fazer parte de um filme (tal qual como hoje os ataques bombista, sempre que ouvimos a notícia de mais um - é isso mesmo, só mais um.)

Os Weatherman nunca provocaram morte a terceiros, as únicas vítimas foram 3 membros do próprio grupo no rebentamento acidental de uma bomba [há o caso do assalto de Bricks que apesar de ter tido cúmplices ex-weather está relacionado com outra organização, o M19CO] . Os atentados que eles fizeram foram sempre a edifícios públicos onde verificavam meticulosamente que não haveria ninguém por perto que pudesse sair lesionado do rebentamento. Não eram "home terrorists", a intenção não era matar ninguém. Era sim despertar a atenção da américa do que era a violência, era mostrar o que os próprios americanos estavam a fazer no Vietnam, onde mataram cerca de 5 milhões de pessoas, onde civis eram mutilados, estropiados, violados, e mortes, sem dó. Fui dar uma vista de olhos nas biografias dos principais líders do movimento, e todos eles são e sempre forem cidadãos activos, tendo papeis importantes na educação, direitos fundamentais e liberdade. Por exemplo Bill Eyers em 68 foi parte fundamental na criação da Summerhill School na sua comunidade, parte do "free school movement", em que o objectivo não era tornar os alunos competitivos entre si mais fomentar a cooperação. Aos 21 anos foi nomeado director dessa escola. Entretanto, depois de se ter entregue à justiça depois da guerra ter terminado, tem tido um papel activo na reforma da educação na América, sendo considerado em 2008 cidadão do ano e condecorado pelos seus trabalhos no âmbito da educação.

 

Fez-me pensar que nem tudo é linear, aliás, nada é linear.

 

Se alguém tiver oportunidade e paciência de ver o documentário todo e vontade de comentar, era fixe.. :)

 

http://www.youtube.com/watch?v=LV7GSff4fIA

Link to comment
Share on other sites

já vi esse documentário

excelente mesmo

 

Foi uma surpresa para mim porque desconhecia por completo

 

custa a acreditar na sociedade americana tão paranóica com o socialismo, que uma facção "semi-terrorista" de exercito vermelho, ao melhor estilo Baader Meinhof tenha existido.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!