Jump to content
×
×
  • Create New...

Reportagem Bizarra Locomotiva + Moonspell - Fil Lisboa


bioteck
 Share

Recommended Posts

Reportagem

Bizarra Locomotiva + Moonspell - Fil Lisboa

 

DSC_7751.jpg

 

Numa noite fria e chuvosa de Janeiro, a Fil (Feira Internacional de Lisboa) acolheu pela primeira vez o Dia do Metal.

Nesta primeira edição muito foi preparado para que o dia não fosse mais do que somente um concerto, mas também uma festa do metal.

Desde de exposições de fotografias de concertos, a visionamento de um documentário que falava da proliferação do metal por todo o mundo de Sam Dunn (Global Metal), e até uma conferência onde se falava do metal e tudo o que o rodeia que contou com Fernando Ribeiro (Moonspell) Luís Peixoto, com o Henrique Raposo do Expresso e com o editor António Pacheco.

Com um cartaz assim recheado de boas propostas, a organização esperava satisfazer os mais de 3 Mil fans do estilo de música que marcaram presença nesta edição.

 

No enorme recinto ainda se podiam encontrar algumas bancas (3) de merchandise com preços super acessíveis (T-Shirt 5 euros) que fizeram as delícias dos presentes.

Contudo, este é um dos pontos negativos que quero apontar visto que para a dimensão do local e do evento se esperaria muitas mais bancas de roupa e editoras.

Como a organização já tinha referido, esta seria uma festa para todas as gerações e isso foi das primeiras coisas que constatei, muita gente jovem, muitos deles ainda muito tímidos, parecia a primeira vez que estariam num evento assim. Acompanhados pelos pais ou amigos, começam bem cedo a respirar o todo que envolve este meio.

Entre umas cervejas e algumas trocas de palavras, recolhi várias impressões dos presentes. Todos eles tinham adorado a ideia de existir um dia só para o metal e todos apontaram a utilização da Fil como genial, dando mesmo ideias para que no futuro se possa fazer mais concertos por lá e até quem sabe, acabar com todas as críticas que se tem feito ao Pavilhão Atlântico devido à qualidade do som nos eventos lá.

Não posso também deixar de referir que um dos pontos altos deste dia foi a actuação dos Opus Diabolicum, banda de tributo de cordas que tocaram vários temas de Moonspell levando ainda algumas dezenas de pessoas que assistiam a entoar em coro as mesmas músicas.

 

 

Chegando à hora marcada, 22horas (grande pontualidade) os também portugueses Bizarra Locomotiva sobem ao palco a todo o vapor com um som BRUTAL. Excelente performance a que os Bizarra Locomotiva já nos habituaram. Não conheço bem o último álbum, mas as faixas novas soam muito bem ao vivo.

Destaco Gatos do Asfalto e a renovada, a brutal Apêndices com muitos mais bpm’s que o original e o Anjo Exilado com a participação de Fernando Ribeiro.

Nota mais para o Sidónio que é de facto um animal em palco, somente dispensava o momento da bailarina provocadora vestida de cabedal mas tudo bem, fazia parte do "espectáculo".

No fim do concerto de Bizarra senti uma mescla de emoções bem diferentes dos fans , os que tinham adorado o concerto e que dão valor a esta excelente banda e os outros que diziam que mesmo os Bizarra sendo grandes amigos dos Moonspell não seriam a banda ideal para a abertura deste concerto visto não serem "metal" mas, a verdade é que para uma banda que está habituada a pequenos palcos e a ambientes mais intimistas conseguiram e bem mostrar a sua força.

 

DSC_7482.jpg

 

DSC_7464.jpg

 

DSC_7511.jpg

 

DSC_7424.jpg

 

DSC_7487.jpg

 

DSC_7531.jpg

 

DSC_7560.jpg

 

DSC_7594.jpg

 

Setlist:

Nostromo

Egodescentralizado

Desgraçado De Bordo

Cada Homem

Ergástulo

Gatos Do Asfalto

O Frio

Moscas

Apêndices

O Anjo Exilado

Engodo

O Escaravelho

 

 

A troca de set foi rápida e como estava marcado, pouco depois das 23horas, os Moonspell entram em palco entre as luzes de um ecrã inflamado onde sobressaiam chamas ajudaram a tornar o ambiente ainda mais quente.

Com um "Boa noite Lisboa" Fernando Ribeiro deu o mote para o inicio do tão esperado concerto por grande parte dos presentes.

Com a "At Tragic Heights" abriu o concerto que mostrou, na minha opinião, uns Moonspell bem rodados (15 anos) e cheios de vontade de satisfazer todos os fans.

O líder dos Moonspell , Fernando Ribeiro , não se cansou de defender o "metal" em palco, puxando toda a noite pela plateia que a cada pedido respondia calorosamente.

O concerto fez-se de êxitos dos já mais de 15 anos de carreira tocando várias dos seus álbuns.

Destaco claro as inclusões da Soulsick e da Magdalene e da versão acústica da Senhores da Guerra que provocou um dos grandes momentos da noite.

Sem dúvida foi um grande concerto e felicito os Moonspell pela iniciativa.

 

DSC_7674.jpg

 

DSC_7657.jpg

 

DSC_7622.jpg

 

DSC_7764.jpg

 

DSC_7748.jpg

 

DSC_7692.jpg

 

DSC_7666.jpg

 

DSC_7663.jpg

 

DSC_7659.jpg

 

DSC_7632.jpg

 

DSC_7628.jpg

 

DSC_7620.jpg

 

DSC_7611.jpg

 

Set List:

 

At Tragic Heights

Night Eternal

Southern Deathstyle

Opium

Everything Invaded

Soulsick

Nocturna

Vampiria

Herr Spiegelmann

Finisterra

Magdalene

Luna

Mephisto

Alma Mater

 

In and Above Man

From Lowering Skies

Os Senhores da Guerra (semi-acústico)

Blood Tells

FullMoon Madness

 

 

A noite terminou com os músicos a fazerem de DJ, e quanto a mim, estiveram bem, grandes escolhas musicais que deram ainda para estender a festa mais umas horas .

 

 

Para finalizar, quero agradecer ao Backstage por me ter dado a oportunidade de fotografar e fazer a crónica desta magnífica noite e dizer também que são iniciativas como esta que fazem crescer o movimento em Portugal e que este seja o primeiro de muitos Dias do Metal.

 

 

 

REPORTAGEM REALIZADA POR:

 

João Cavaco (Texto & Fotos)

Link to comment
Share on other sites

Reportagem

Bizarra Locomotiva + Moonspell - Fil Lisboa

 

DSC_7751.jpg

 

Numa noite fria e chuvosa de Janeiro, a Fil (Feira Internacional de Lisboa) acolheu pela primeira vez o Dia do Metal.

Nesta primeira edição muito foi preparado para que o dia não fosse mais do que somente um concerto, mas também uma festa do metal.

Desde de exposições de fotografias de concertos, a visionamento de um documentário que falava da proliferação do metal por todo o mundo de Sam Dunn (Global Metal), e até uma conferência onde se falava do metal e tudo o que o rodeia que contou com Fernando Ribeiro (Moonspell) Luís Peixoto, com o Henrique Raposo do Expresso e com o editor António Pacheco.

Com um cartaz assim recheado de boas propostas, a organização esperava satisfazer os mais de 3 Mil fans do estilo de música que marcaram presença nesta edição.

 

No enorme recinto ainda se podiam encontrar algumas bancas (3) de merchandise com preços super acessíveis (T-Shirt 5 euros) que fizeram as delícias dos presentes.

Contudo, este é um dos pontos negativos que quero apontar visto que para a dimensão do local e do evento se esperaria muitas mais bancas de roupa e editoras.

Como a organização já tinha referido, esta seria uma festa para todas as gerações e isso foi das primeiras coisas que constatei, muita gente jovem, muitos deles ainda muito tímidos, parecia a primeira vez que estariam num evento assim. Acompanhados pelos pais ou amigos, começam bem cedo a respirar o todo que envolve este meio.

Entre umas cervejas e algumas trocas de palavras, recolhi várias impressões dos presentes. Todos eles tinham adorado a ideia de existir um dia só para o metal e todos apontaram a utilização da Fil como genial, dando mesmo ideias para que no futuro se possa fazer mais concertos por lá e até quem sabe, acabar com todas as críticas que se tem feito ao Pavilhão Atlântico devido à qualidade do som nos eventos lá.

Não posso também deixar de referir que um dos pontos altos deste dia foi a actuação dos Opus Diabolicum, banda de tributo de cordas que tocaram vários temas de Moonspell levando ainda algumas dezenas de pessoas que assistiam a entoar em coro as mesmas músicas.

 

 

Chegando à hora marcada, 22horas (grande pontualidade) os também portugueses Bizarra Locomotiva sobem ao palco a todo o vapor com um som BRUTAL. Excelente performance a que os Bizarra Locomotiva já nos habituaram. Não conheço bem o último álbum, mas as faixas novas soam muito bem ao vivo.

Destaco Gatos do Asfalto e a renovada, a brutal Apêndices com muitos mais bpm’s que o original e o Anjo Exilado com a participação de Fernando Ribeiro.

Nota mais para o Sidónio que é de facto um animal em palco, somente dispensava o momento da bailarina provocadora vestida de cabedal mas tudo bem, fazia parte do "espectáculo".

No fim do concerto de Bizarra senti uma mescla de emoções bem diferentes dos fans , os que tinham adorado o concerto e que dão valor a esta excelente banda e os outros que diziam que mesmo os Bizarra sendo grandes amigos dos Moonspell não seriam a banda ideal para a abertura deste concerto visto não serem "metal" mas, a verdade é que para uma banda que está habituada a pequenos palcos e a ambientes mais intimistas conseguiram e bem mostrar a sua força.

 

DSC_7482.jpg

 

DSC_7464.jpg

 

DSC_7511.jpg

 

DSC_7424.jpg

 

DSC_7487.jpg

 

DSC_7531.jpg

 

DSC_7560.jpg

 

DSC_7594.jpg

 

Setlist:

Nostromo

Egodescentralizado

Desgraçado De Bordo

Cada Homem

Ergástulo

Gatos Do Asfalto

O Frio

Moscas

Apêndices

O Anjo Exilado

Engodo

O Escaravelho

 

 

A troca de set foi rápida e como estava marcado, pouco depois das 23horas, os Moonspell entram em palco entre as luzes de um ecrã inflamado onde sobressaiam chamas ajudaram a tornar o ambiente ainda mais quente.

Com um "Boa noite Lisboa" Fernando Ribeiro deu o mote para o inicio do tão esperado concerto por grande parte dos presentes.

Com a "At Tragic Heights" abriu o concerto que mostrou, na minha opinião, uns Moonspell bem rodados (15 anos) e cheios de vontade de satisfazer todos os fans.

O líder dos Moonspell , Fernando Ribeiro , não se cansou de defender o "metal" em palco, puxando toda a noite pela plateia que a cada pedido respondia calorosamente.

O concerto fez-se de êxitos dos já mais de 15 anos de carreira tocando várias dos seus álbuns.

Destaco claro as inclusões da Soulsick e da Magdalene e da versão acústica da Senhores da Guerra que provocou um dos grandes momentos da noite.

Sem dúvida foi um grande concerto e felicito os Moonspell pela iniciativa.

 

DSC_7674.jpg

 

DSC_7657.jpg

 

DSC_7622.jpg

 

DSC_7764.jpg

 

DSC_7748.jpg

 

DSC_7692.jpg

 

DSC_7666.jpg

 

DSC_7663.jpg

 

DSC_7659.jpg

 

DSC_7632.jpg

 

DSC_7628.jpg

 

DSC_7620.jpg

 

DSC_7611.jpg

 

Set List:

 

At Tragic Heights

Night Eternal

Southern Deathstyle

Opium

Everything Invaded

Soulsick

Nocturna

Vampiria

Herr Spiegelmann

Finisterra

Magdalene

Luna

Mephisto

Alma Mater

 

In and Above Man

From Lowering Skies

Os Senhores da Guerra (semi-acústico)

Blood Tells

FullMoon Madness

 

 

A noite terminou com os músicos a fazerem de DJ, e quanto a mim, estiveram bem, grandes escolhas musicais que deram ainda para estender a festa mais umas horas .

 

 

Para finalizar, quero agradecer ao Backstage por me ter dado a oportunidade de fotografar e fazer a crónica desta magnífica noite e dizer também que são iniciativas como esta que fazem crescer o movimento em Portugal e que este seja o primeiro de muitos Dias do Metal.

 

 

 

REPORTAGEM REALIZADA POR:

 

João Cavaco (Texto & Fotos)

 

Excelente trabalho ,tens grandes fotos,e pelo teu blog tambem :) PArabens!!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado a todos pelas criticas .

Tenho ido evoluindo conforme as acreditações que me vão dando e espero continuar sempre a evoluir nesta área .

Pena em Portugal ser uma das áreas que também não dão muita importância .

Fico contente por as revista do underground gostarem do meu serviço mas gostava de dar o pulo para algo maior mas de momento eles preferem o que mau e barato as vezes do que dar a oportunidade a gente jovem .

Link to comment
Share on other sites

de salientar as fotos muito boas mesmo e gostei da reportagem em si

 

a ver se combinamos la na moita pa ja curtia te conheçer

 

ja não oiço metal faz anos mas era todo metaleiro

 

força nisso acho k tens potencial a ver se vejo o teu site com calma e atenção

------- http://www.myspace.com/kanhabys - -( MAGIC DWARFS) http://www.myspace.com/magicdwarfsmotionaction

 

As festas trance são celebrações onde se atravessa diferentes estados espirituais sob o efeito estimulante das cores, luzes e movimentos, sendo realizadas em lugares considerados centros energéticos. A característica principal dessas festas é que elas não se baseiam apenas na música, incorporando também elementos locais e ancestrais, e criando, dessa forma, todo um movimento cultural em que se baseia o conceito e planejamento do evento, em uma atmosfera de tolerância e aceitação. A organização de uma festa trance é, portanto, semelhante a um ritual, onde o elemento primordial é a harmonia entre as pessoas, para que assim se possa alcançar os estados elevados da consciência, convertendo-se a festa em um ser vivo e inteligente, em completa harmonia com a natureza e o cosmos.

Link to comment
Share on other sites

de salientar as fotos muito boas mesmo e gostei da reportagem em si

 

a ver se combinamos la na moita pa ja curtia te conheçer

 

ja não oiço metal faz anos mas era todo metaleiro

 

força nisso acho k tens potencial a ver se vejo o teu site com calma e atenção

 

será um prazer ;)

vou estar na moita a fotografar durante os dois dias , convidaram me para ser um dos fotógrafos oficias por isso vou andar por lá os 2 dias .

é so combinar mos dp

Link to comment
Share on other sites

Obrigado a todos pelas criticas .

Tenho ido evoluindo conforme as acreditações que me vão dando e espero continuar sempre a evoluir nesta área .

Pena em Portugal ser uma das áreas que também não dão muita importância .

Fico contente por as revista do underground gostarem do meu serviço mas gostava de dar o pulo para algo maior mas de momento eles preferem o que mau e barato as vezes do que dar a oportunidade a gente jovem .

 

Sinceramente acho que o teu trabalho era digno de figurar numa Blitz ou numa Loud, por exemplo. Gosto do trabalho da Rita Carmo, mas parece-me que tem ficado muito conservador ao longo dos anos. É a grande referência, mas não acho que o teu trabalho esteja abaixo.

 

Eu moro (e sou grande amigo) com o Hugo Lima (fotógrafo dos Blasted e não só) e ele também gosta muito do teu trabalho. :)

 

Já pensaste "atirar-te às feras"? Mesmo como freelancer? És muito capaz de te dar bem.

Link to comment
Share on other sites

Psiconauta eu de momento sou freelancer somente colaboro com a revista Checksound e o backstage e sempre que faço algum concerto envio mail a comunicar com tds os jornais e revistas que conheço mas a resposta é sempre a mesma .

"tivemos la o nosso fotógrafo logo n necessitamos mas continue o bom trabalho".

Os fotografos da Lound sao meus conhecido tanto a carina como o jorge e se calhar como eu notas que o trabalho deles não é nd de especial de momento tal cm eu acho .

O problema é que eles habituam se ao trabalho e deixam andar sem tentar inovar nd .

 

João quando temos um palco com mais de 2 metros à nossa frente tornasse dificil fotos à banda logo prefiro grande planos dos elementos .

 

Só tenho que agradecer a vosses a boa criticas visto serem eles que me fazem querer evoluir tds os dias e quem sabe um dia poder dar um salto para uma revista principalmente do genero de musica que mais sigo .

 

Quem sabe se n serao os Tokio Hotel a levarem me a esse posto quando os for fotografar lololololo

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Excelente trabalho :)

Não fui ao concerto, mas vendo pelas set-lists parece ter sido uma bomba :)

Psico, tenho acompanhado o trabalho do Hugo no fórum de Blasted e no blog dele, tem cada fotozorra :)

É uma pena não pegarem em vocês... Têm muito mais para dar do que os residentes da Loud e da Blitz dão agora...

Computer games do not affect kids. If Pacman affected us as kids, we'd all be running in darkened rooms, munching magic pills and listening to that repetitive, electronic music...

 

"Eu sou do pum pisca-pum pisca-pum pisca-pum-tzz. Não do panados com pão, panados com pão, panados com pão... Percebes?" xD

Link to comment
Share on other sites

 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!