Jump to content
×
×
  • Create New...

Afinal O Que É Deus?


perception
 Share

Recommended Posts

  • Replies 568
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vocês estão a dizer que Deus Nó Senhor era um chupa-chupa? chupa-chups.gif

 

Que hereges... :baby:

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

brunolas, depende!

 

^_^

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

has-de comprar um acido roscof e apanhar uma grande caganeira!

 

não se brinca com deus!

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Correcção: Quem crê em deus é que não deve brincar com isso.

 

Piadas não devem ser tomadas como ofensivas, pois maior parte das vezes não exprimem o verdadeiro ponto de vista.

 

O assunto de deus é estranho, é complicado, cada vez existem mais teorias sobre a sua existência e as suas teorias.

A igreja esconde ainda muita verdade aos olhos do público...

 

Mas no fundo, cada vez menos acredito no homem... eehehehehheeh

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

3...meus amigos...........krrraaacckk,kkrraack---o corvo,toma la os recantos daa pizza :hammer:

 

 

apesar das teorias todas,que deus nos ajude a encontrar o caminho certo :baby:

 

love u god :wub:

 

shit on humans wanna be god :><P:

Link to comment
Share on other sites

Vinha aki dar o braço a torcer, como se costuma dizer.

 

Ontem pela milésima quinta vez discutia-se religião ao serão. Os que acreditam, os que não acreditam, os que não kerem acreditar, os que não conseguem e os que não sabem no que acreditar.

Pela primeira vez desde que me lembre que fikei com pena de não acreditar em deuses e algo superior. Não k me tenham apresentado bons argumentos que me fizessem kerer acreditar, mas pelo brilho que as pessoas que acreditam têm nos olhos, a sinceridade com que acreditam que podem seguir em frente porque "alguém" os ajudará...admiro essa coragem. E apesar de continuar a acreditar que posso seguir em frente sem medos dos contornos que isso me possa trazer à vida, fiko ao mesmo tempo com esta sensação de vazio, de que me falta uma peça do "puzzle" que sou eu!

Alguém um dia me disse: "È quase impossivel não acreditar mais cedo ou mais tarde porque kem não acredita em algo, acaba sempre por sentir uma vazio, uma parte de si que está incompleta" Anos volvidos depois desta conversa, eis que chegou até mim esse vazio. Ontem senti pena por não acreditar. Hoje sinto-me forte para continuar a ver tudo como sempre vi...mas com mais tolerância às crenças de outros...e kem sabe ver qual é a minha. -_-

 

Não procuro uma figura para seguir mas sim alguns bons valores. Sem NUNCA perder a noção de que TUDO depende inicialmente de mim.

 

Pronto, era isto que keria partilhar convosco. :kisssss:

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

, fiko ao mesmo tempo com esta sensação de vazio, de que me falta uma peça do "puzzle" que sou eu!

Alguém um dia me disse: "È quase impossivel não acreditar mais cedo ou mais tarde porque kem não acredita em algo, acaba sempre por sentir uma vazio, uma parte de si que está incompleta"  Anos volvidos depois desta conversa, eis que chegou até mim esse vazio. Ontem senti pena por não acreditar. Hoje sinto-me forte para continuar a ver tudo como sempre vi...mas com mais tolerância às crenças de outros...e kem sabe ver qual é a minha.  -_-

 

Não procuro uma figura para seguir mas sim alguns bons valores. Sem NUNCA perder a noção de que TUDO depende inicialmente de mim.

todos nos temos d acredita em alguma coisa,para poder-mos viver certos momentos da nossa vida,seja em deus,jesus,no chupa-chupa,ou mesmo na pedra da calçada..o q importa é acreditar,e quanto ao vazio q dizes q sentes,q falta a pessa no puzzel q és tu! agora chegas-te lá! pois o deus somos "eus(nos todos juntinhos fazemos esse deus!esta é a minha crença) acreditas em ti nao? entao acreditas em deus! ;)

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

nunca é tarde para acreditar.

 

por vezes até tens fé... mas nem dás conta.

 

deixa-me ver um exemplo prático... não sei se leste no topico "torçam por mim"... a pantra acredita que vai ser chamada para trabalhar nos museus dos bonsais... isso é um tipo de fé... é um acreditar...

 

é um sentimento... existe sim algo mais... :wub:

 

eu gosto muito de dizer que tenho uma estrela protectora... a palavra deus por vezes assusta-me

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

Vi noutyro dia na televisão que um estudo nos estados unidos, provoiu que quem tem fé em em Deus, tem uma mnto menor probabilidade de sofrer depressões e doenças do foro psicologico......por acaso já tinha pensado nisso e penso até que sendo crente seja mais fácil arranjar força para os problemas da vida....mas prefiro não andar enganado e vou arranjando a minha força dentro de mim.....pode ser que qq dia tombe, lol

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Vi noutyro dia na televisão que um estudo nos estados unidos, provoiu que quem tem fé em em Deus, tem uma mnto menor probabilidade de sofrer depressões e doenças do foro psicologico......por acaso já tinha pensado nisso e penso até que sendo crente seja mais fácil arranjar força para os problemas da vida....mas prefiro não andar enganado e vou arranjando a minha força dentro de mim.....pode ser que qq dia tombe, lol

mas a fé é uma força dentro de ti... um acreditar.

 

o ser positivo e olhar sempre os problemas de forma a resolvelos e não a ser derrotado.

 

força :P

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

Concordo e revejo-me nas vossas palavras. Eu tb acredito que a fé, o acreditar pode ser uma ajuda. O que me recuso a fazer é acreditar q há alguém lá em cima com kem posso fazer "chantagem" de cada vez que kero alguma coisa. Tipo: Deus se me ajudares vou a Fátima a pé; ou dou dinheiro à caridade..."

Eu acredito em mim, acredito sque se tiver a confiança necessária consigo fazer tudo a que me proponho...mas recuso-me a acreditar que tenho de o pedir a alguém que não existe.

Acredito nesses valores. Não acredito em figuras que me condicionam.

:huh: Com tudo isto voltei a perceber que acredito em mim e isso é o suficiente. :D Mas não vou deixar de tentar compreender a fé dos outros...

 

Nada de mitologias baratas. ;)

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

O "meu" "Deus" que sou Eu, faz-me fazer ou não fazer, consoante o que a minha consciência me intenciona, e quando estou optimo, faço por prazer, pela satisfação do "dar", em qualquer um dos seus sentidos. Mas também sou aprisionado pela parque não não o faz, que tem a "perguiça" de ser altruista e martire. É esse o meu "Deus" que me julga, e transformaria as minhas ideias em pecado, se eu acreditasse nesse pecado. O pecado sente-se quando estamos pior, e nessa "des-sintonia" muitas vezes encontramos nos actos altruistas, uma forma de encontrar de volta o prazer de ser feliz, condição inerente a quase todos os humanos, mesmo que durante toda a vida muitos nunca se apercebam da presença dessa mesma felicidade.

 

E vou sempre dar ao mesmo. O "Deus" que existe dentro de "mim" é que me dá essa felicidade. É o prazer de ser e de sentir, de estar e de viver. A consciência de uma vida, que quanto mais compreendemos, mais nos fascina, e claro, mais nos intriga. Transforma-se na forma incessante de procura, de conhecimento, e acima de tudo, da sabedoria. Atingir estas metas é complicado, uma tarefa para a vida. Preciso voltar a ser eu, sem recurso a tantas distracções do exterior social, e compreender melhor a ligação com o natural e instintivo que há em mim. Usar essa calma para me encontrar e então fazer as pazes com o meu "Deus".

 

A parte da sabedoria, virá quando depois de me encontrar, conseguir dar sem esperar receber. A entrega total dos valores, da informação, da paz.

 

E a paz só está dentro de "mim", seja eu, ou tu. Encontrá-la é entender que sempre a tivemos...

 

:splat:

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Quando eu era jovem, tinha muitas idéias sobre o que Deus era. Hoje entendo que não tenho consciência para saber o que esse conceito significa. Que sou um com o grande ser que me criou e me trouxe pra cá, e que criou as galáxias, o universo, etc...

Não foi difícil a religião se aproveitar disso. Muitos dos problemas que a religião produziu através dos séculos, vêm da concepção que a religião tem de Deus ser algo distinto de nós, a quem devemos adorar, cultuar, agradar esperando ser premiado no fim da minha vida. Deus não é isso, uma "bênção" para mim.

Deus é uma coisa muito ampla, muito associado à religião. E a religião assombra o mundo. Faz mal às mulheres, às pessoas oprimidas, ao World Trade Center...

Ainda assim temos no mesmo ponto uma epidemia de uma grande ciência. A ciência que mais se aproximou para explicar o ensinamento de Jesus de que uma semente era maior que o reino dos céus, foi a física quântica.

Hoje temos uma incrível tecnologia. Ímãs anti-gravitacionais, campos magnéticos, energia ponto zero... Mesmo assim ainda temos um conceito retrógrado e supersticioso de Deus. As pessoas entram na linha quando ameaçadas por essas "sentenças cósmicas", pelo "castigo eterno". Mas Deus não é assim.

E quando você começa a questionar tais retratações de Deus, as pessoas te taxam de agnóstico, um subversivo da ordem social. Deus é maior do que a maior das fraquezas do ser humano. E Deus precisa transcender a grandiosidade da habilidade humana de forma incrível para ser visto em seu absoluto esplendor. Como um homem ou uma mulher podem pecar contra algo tão supremo? Como pode uma pequena unidade de carbono, na terra, na via láctea, trair Deus todo poderoso? É impossível. O tamanho da arrogância é o tamanho do controle daqueles que criam a imagem de Deus de forma errada.

 

trecho de wath the bleep do we know?

A tradução ta um bocado ranhosa mas da para entender mais ou menos o ponto de vista.

Link to comment
Share on other sites

Deus: O placebo supremo!

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

piteira,

 

dizes tu... a sugestão é a maior droga ao dispôr de qualquer humano.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Se a fê é suficintemente consistente torna-se em realidade.

Eu cada mais estou convencido disso, portanto nada não existe...

 

Só existe aquilo que nós tornamos realidade com a nossa experiência.

 

Sempre achei que a unica coisa sagrada que existe é a vida em si, logo se somos sagrados por existirmos, tudo aquilo que fazemos e acreditamos é realidade.

 

Quem sou eu para dizer ou tentar convencer a minha avozinha de que deus é uma ilusão, e que a sua fé é fruto de equivocos e jogadas da historia, manipulações e abusos de poder?

 

A sua fé é real, na mesma medida que é real para mim qualquer coisa em que acredite.

Pode-se falar talvez de graus de fé, ou seja etapas, cada uma trazendo novas experiências e alterações da consciência, tornando a fé em algo cada vez mais aberto e amplio e não pelo contrario

fechado e fanatico.

 

-_-

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

nunca é tarde para acreditar.

 

por vezes até tens fé... mas nem dás conta.

 

deixa-me ver um exemplo prático... não sei se leste no topico "torçam por mim"... a pantra acredita que vai ser chamada para trabalhar nos museus dos bonsais... isso é um tipo de fé... é um acreditar...

 

é um sentimento... existe sim algo mais... :wub:

 

eu gosto muito de dizer que tenho uma estrela protectora... a palavra deus por vezes assusta-me

Gypsia é isso mesmo. Deus, seja uma entidade divina invisível, uma estátua de ouro, ou seja lá o que for, é somente um acreditar, uma fé, uma esperança que também se manifesta nas coisas mais fúteis do nosso quotidiano.

 

E nas religiões grandes ou pequenas, trata-se de um acreditar colectivo. Na minha opinião trata-se de um grupo de pessoas num esforço mental partilhado que converge para um mesmo ponto, para uma mesma ideia.

 

E o resto do que eu também penso, disse o InCosma muito bem. Mas só quero fazer um reparo:

 

Só existe aquilo que nós tornamos realidade com a nossa experiência.

 

Aquilo que conhecemos e aprendemos, não advém somente da experiência, mas sim de uma relação entre aquilo que foi experienciado e a nossa racionalidade. Porque para compreendermos a informação da experiência imediata, temos que reflectir sobre ela, compará-la com informação que já possuímos, agrupá-la e categorizá-la de forma a transformá-la em conhecimento. E digo isto porque é humanamente impossível compreender uma experiência na sua totalidade. Mas também acontece não a compreendermos. Por isso, nem sempre a experiência é uma construção sólida da realidade. Pode até ser uma forma de destruição da realidade. Mas isso, claro está, depende somente das crenças e capacidade de análise de cada um. Acho que é por isso que existem loucos, porque não racionalizam a experiência segundo os padrões comuns da humanidade.

 

Não sei se me fiz entender...

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

piteira,

 

dizes tu... a sugestão é a maior droga ao dispôr de qualquer humano.

falas bem amigo.....mas como n costumo engolir muitos placebos c o Men Lá Dentro........e a maior droga q nos temos não é o placebo ( para mim)....é a puta da vida, desculpa me o termo.........Stay connect with our without a God!!!! :hammer:

Link to comment
Share on other sites

E digo isto porque é humanamente impossível compreender uma experiência na sua totalidade. Mas também acontece não a compreendermos. Por isso, nem sempre a experiência é uma construção sólida da realidade. Pode até ser uma forma de destruição da realidade. Mas isso, claro está, depende somente das crenças e capacidade de análise de cada um. Acho que é por isso que existem loucos, porque não racionalizam a experiência segundo os padrões comuns da humanidade.

 

Não sei se me fiz entender...

Fizeste-te entender e bem mano.

A maneira que cada pessoa interioriza uma dada experiência é por sua vez transformada em realidade, seja ela aceite ou não pelo geral das pessoas ou por aquilo que mais se aproxima dos padrões da sociedade.

 

acho eu...

 

 

:unsure:

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Belo texto Sérgio! ;)

 

Eu acredito! E acredito no Deus em que a maioria dos Ocidentais dizem acreditar! É verdade que acredito na Santíssima Trindade, mas também é verdade que acredito à minha maneira. Não colaboro com uma religião ou com uma igreja ou seita, etc... para mim isso é apenas uma forma nojenta de explorar o nome de Deus...

 

Porque não hei-de acreditar? A fé que está dentro de mim acredita...

 

Quando tive um esgotamento, vi os meus amigos afastarem-se; nunca ninguém me perguntou se precisava de alguma coisa; muitos tinham coragem de gozar com os meus imensos tiques nervosos... depois comecei a perceber que só tinha os meus pais e a minha família... mas entretanto também percebi que os psiquiatras, médicos e psicólogos não me iam conseguir ajudar.

 

Nessa altura, ao esgotamento, juntou-se uma depressão. Mais tarde comecei a ter infinitas e incontroláveis ataques de pânico e crises de ansiedade. Depois comecei a ir para o hospital quase todas as noites, vítima de taquicardias, cada uma pior que a outra. As batidas do coração disparavam para os 120... pensei que ia morrer, por várias vezes! A realidade era assim: faltava-me o ar, o coração batia cada vez mais depressa, começava a perder as forças... e nunca foram quebras de tensão ou coisas parecidas: eram ataques derivados de um conjunto de doenças que me faziam estar desiquilibrado; eram efeitos do conjunto de medicamentos que me enfiaram em cima; era o refelxo da minha frustração por ver que estava sozinho no mundo!

 

Durante todo o dia, enormes enxaquecas assombravam a minha vida. Sentia-me confuso, perdido, desorientado, abandonado...

Era um simples ser humanos, sem sentimentos, que já só vivia porque o coração ainda batia...

 

Depois, tive a sorte de ter uma prima direita que esteve quase a passar pelo mesmo que eu; ela apercebeu-se da situação e levou-me à Guia dela. A Guia dela passou a ser a minha guia! Depois de três ou quatros sessões a falar com ela, já eu me tinha libertado de todos os "males". Ainda tomo um comprimido (o mesmo de há dois anos) mas estou como novo. Sou uma pessoa normal. Não voltarei a cair no erro de ter 14 horas de aulas por dia, incluindo sábados!

 

A minha Guia ajudou-me só a falar comigo; por vezes motivava-me, por vezes ralhava; fazia o que estava certo. Acham que ela é uma bruxa?? :lol: Ela diz que sim, que é uma bruxa e que é uma pessoa estranha! É claro que ela diz sempre isso na brincadeira; a missão dela é ajudar as pessoas, e cobra apenas 1€ por "consulta" só para o paciente não se sentir em dívida para com ela. Como ela diz, "o serviço está pago". Talvez seja a pessoa que eu conheço que fala mais directamente com Deus ou com representações de Dele - não sei como funciona lol (e quando digo falar, é mesmo comunicar de uma forma muito real, e VISÍVEL).

 

Não é uma simples Reiki que prevê um futuro próximo ou que tira uma dor do corpo com uma massagem; está cá em baixo e a missão que lhe foi destinada é muito bonita: ajudar as pessoas!

 

Porque não hei-de acreditar??

 

Além disto tenho muitos outros motivos! As pessoas abandonam-nos; Deus não. Deus quer que nós sejamos felizes, e muitas religiões levam-nos a crer o contrário! Falam tanto contra Jesus Cristo.... mesmo que não acreditem na sua existência, se ouvissem parte do que ele disse talvez o mundo estivesse melhor...

 

Acho que vou continuar a debater as filosofias budistas, com os professores de budismo do centro onde costumo ir meditar. Já assiti e participei num ritual deles, já meditei com eles, e é incrível como tudo faz o maior sentido... mas como todas as religiões... também têm uma "pancada" (aquelas coisas de não comer seres vivos e a iluminação, etc...). Também já no próprio Tibete as coisas estão todas muito materialistas (tanto que o Homem gosta do dinheiro...)

Por sorte, a escola que há aqui em Castelo Branco ainda é muito "underground", apesar de ter sido concebida para o mundo ocidental... aqui ainda é possível encontrar só boas ondas e pessoal bem intencionado (também são muito poucos)!

 

Deus: a questão é simples e não tem um meio termo (mesmo que à vezes nós o queiramos criar). Acreditas ou não acreditas?

 

Acho que ninguém vai mudar a sua opinião, e como já disse aqui no Elastik noutras ocasiões, a religião vê-se nas atitudes, porque crenças são crenças, e cada um tem as suas!

 

Abraços manos!

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se se chama Deus............. mas acredito que existe uma força maior que tudo, uma energia ... nem sei o que lhe chamar.

 

Na minha opinião o que as pessoas definem como Deus é a necessidade de se agarrare a algo que lhes dê esperança quando tudo o resto lhes falta ....... e a necessidade de atribuirem a culpa do que lhes acontece de mal a uma força maligna que será derrotada por Deus ( essa tal esperança).

 

 

Mas isto é só a minha opinião ;)

HFlogo2.jpg
Link to comment
Share on other sites

concordo...

 

quando nascer o teu bebe vais sentir uma energia magica que te vai ligar a ele... por isso é que dizem que uma mãe sabe sempre o que o filho/a sente...

 

essa ligação a meu ver é divina :wub:

 

a minha mãe ainda hoje sabe sempre o que estou a sentir... quem nos conheçe diz que somos incriveis... telepatia é o prato do dia e não importa a distância.

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

Não sei se se chama Deus............. mas acredito que existe uma força maior que tudo, uma energia ... nem sei o que lhe chamar.

Sem dúvida... nós somos feitos de energia...

 

Quando há aquqles abraços carinhosos e emocionantes, isso dá-se porque à uma troca de enrgias positivas.... a energia é a base de tudo... talvez seja o que nos controla!

 

Talvez seja essa a base da telepatia de que a gypsia falou... eu também sinto isso com a minha mãe... ;)

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

um exemplo basico...

 

nunca vos aconteceu olhar para uma pessoa e não simpatizar com ela??? mesmo sem ela abrir a boca!!!

 

a explicação é simples...

 

cada pessoa emite energia... vamos imaginar que a nossa energia é uma musica de trance a 142 BPM...

 

tendo em conta que as batidas de duas ou mais musicas estão certas...

 

se te aproximas de uma pessoa que tenha uma energia a 142 BPM tb estão em perfeita sintonia...

 

se te aproximas de uma pessoa que esteja ou a 137 ou a 168 as vossas energias chocam pois sintonia não existe...

 

depois existem as pessoas que estão a 284 ou a 71... estão certinhas tb... mas não em pleno...

 

a energia que nos rodeia é muito importante e é preciso saber le-la...

 

será que realmente existe deus??? ou será tudo energia???

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

Por isso sinto esta força que não sei de onde vem... hoje particularmente.

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

Drunktoad, eu também já tive num estado parecido com o teu à cerca de 3 anos! Mas o meu filme era outro...apesar de ter ataques de panico e fortes crises de ansiedade, desorientação, medo e até alucinações... o medo era o pior! Porque o medo consegue sugerir novos sintomas a cada minuto! E sabes quem me assustou mais? A Psicologa que os meus pais arranjaram na altura, porque disse que eu tinha esquizofrenia! Mas eu nunca me acreditei muito nisso..(será mau?)!

 

Depois de muitos tombos pra a direita e para a esquerda...depois de muitos meses a revirar a cabeça e a passar por experiências mesmo desagradaveis e pouco confortaveis, comecei a analisar o meu caso com o "metodo cientifico" que eu tinha na altura, comecei a ler sobre o cerebro, sobre realidade e sobre estados alterados! Perdi tempo sozinho, a olhar pra dentro a analisar situações, pensamentos, tentar compreender o meu cerebro, tentar compreender porque é que quando eu olhava para as coisas, simples objectos ou mesmo situações complexas já não via o mesmo, mas já via uma realidade fixa e crua, mas sim uma enxente de informação. Parece que me tinham tirado o "filtro", ou como o Huxley lhe chama Válvula redutora da consciência. Desisti de tudo, psicologos, psiquiatras, de falar todos os dias no assunto! O simples falar com alguem sobre isto deixava-me debilitado, eu punha-me na condição de "doente", e isso não era nada bom. Calei-me e fui construindo a minha nova realidade...dei tempo ao cerebro para se habituar À sua nova realidade... e foi passando! Hoje sou um gajo normal, apesar de por vezes a ansiedade voltar devido à ganza, eu já a controlo minimamente e sei lidar com ela.

 

E deus aqui? Obviamente toda esta situação me fez confrontar o meu lado espiritual e metafisico com o fisico. E sinceramente, o meu "deus" comparativamente ao ocidental mete-o num bolso! :P Acho que as transcêndencias que os seres humanos percepcionam são simplesmente fluxos de particulas e energia que se movem à milhares e milhares de anos, muito antes de existir vida na terra. (pois, acho antropocentrico demais Deus existir e ainda por cima apoiar a raça humana e aliás, ter um filho humano). Acho que o "paranormal" que nós chamanos hoje irá ser o normal de amanha. Se é "paranormal" porque é que ha uma palavra para o descrever? Se aconteceu tantas vezes que até o ser humano teve necessidade de lhe dar um nome, porque é que não lhe chamamos logo "normal"?

 

A religião, obviamente é grande moleta para o Ser Humano, acredito se não houvesse religião as pessoas em geral teriam uma grande dificuldade em lidar com a realidade diariamente. Mas não acredito em nenhum Deus. Acredito em particulas, iguais ou parecidas às que constituem o nosso corpo, o monitor do pc ou mesmo os calhaus dos pirineus. Acredito que os fluxos de energia tenham os seus padrões e que haja seres humanos que consigam percepciona-los e até manipula-los. Mas o Deus Vingador? o Deus Que ajuda? O Deus que destroi o templo por estarem lá meros seres humanos a fazer dinheiro para comer? LOL

 

Acredito no ponto de deus! Acredito na Glandula Pineal! Libertem o Darwin que ha em vocês! :D

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Uber, o meu problema foi derivado de um desgaste; tinha 14 horas diárias de aulas (música e escola) e não aguentei. Eu também li livros sobre o cérebro, o funcionamento, arranjei os meus esquemas. Experimentei a meditação e o yôga, tudo e mais alguma coisa. Eu não conseguia estar de pé, fui parar 37 vezes ao hospital (tenho os papéis que pedia para justificar as faltas) durante o dia, e provavelmente outras tantas durante a noite. Estive internado porque também havia problemas físicos (coração, pulmões...) e embora não fosse nada muito grave também não era para brincadeiras.

Com tanto movimento, a dada altura já não era eu que ali estava... Era só o meu corpo que se movia... Procurei métodos novamente, e foi então que num âmbito muito aprofundado da psicoterapia descobri que a solução do meu problema podia passar por Deus. Os psicoterapeutas admitem; os médicos não! Não foi Deus que me resolveu o problema, foi apenas uma Guia que se orienta por Deus e por "Eles" (não sei quem são e acho que é uma pergunta sem resposta).

 

Além disso, tenho outras experiências que me levam a acreditar, e isso já é uma questão de fé, tal como o amor. Talvez nesse âmbito o amor e Deus existam sob a mesma forma, na mesma dimensão. São coisas que se sentem, não se escolhem. Talvez sejam sentimentos que se podem controlar, mas o controlo não prova a existência nem prova o contrário.

 

Eu disse "crenças são crenças, e cada um tem as suas", logo não quero estar para aqui a mudar a opinião de ninguém, até porque sou praticante apenas sozinho, em casa, e não tenho nenhuma seita para onde vos possa desviar :P

 

Calei-me e fui construindo a minha nova realidade...dei tempo ao cerebro para se habituar À sua nova realidade... e foi passando!

 

Eu não podia ter feito isso, porque o meu problema foi mesmo derivado de uma troca energética que eu não poderia resolver; com o tempo, continuaria a faltar às aulas e a ser uma pessoa infeliz ou "ausente", pois foi sempre isso que o arrastar da situação produziu.

 

(pois, acho antropocentrico demais Deus existir e ainda por cima apoiar a raça humana e aliás, ter um filho humano)

 

O problema é que o Homem capacitou-se de que tinha o mundo estava centrado na raça humana. O homem pensou possuir o conhecimento de poder governar e decidir sobre o mundo; o homem acha que pode decidir quem deve ou não morrer; o Homem acha que o mundo foi feito para si e para este o governar...

Jesus Cristo veio ao mundo para ensinar o oposto ao Homem. Se conheceres as passagens TODAS d'Ele vês que nos ensinou a viver numa sociedade de parceria, onde homens e mulheres devem ser iguais perante os direitos!

Se estudares aquilo que ele disse, descobres que ele nos comunicou a forma correcta de viver. Disse-nos que "isto" a que chamamos Terra pode ser um lugar mravilhoso, de paz e harmonia.

 

Agora espero não te atacar:

 

O Homem, tal como tu, pensa que tem um "deus" dentro de si mesmo, sendo assim conhecedor de algo que não sabe definir. O homem que pensa ter um "deus" dentro de si, o homem que pensa não ser fruto dos deuses e ser fruto de si mesmo, acha que tem o conhecimento suficiente para governar o mundo! Então, calma e displicentemente, pensando que age da forma correcta, destrói o mundo...

 

Porque é que Deus mandou cá abaixo um filho humano? Para falar com os homens, porque eram eles que estavam (e estão) a destruir um lugar que poderia ser o paraíso: a Terra.

 

Nenhuma outra raça pode ser culpada pela poluição, pelo aquecimento global, efeito de estufa...

Os animais, apesar de irracionais, são justos. Matam para comer e não matam por matar. Não se apoderam de toda a comida, recolhem ou comem apenas aquela de que precisam...

 

Aconselho vivamente o livro "Ismael", de Daniel Quinn (da mesma coleção que "o pão dos deuses"). Pode-se comprar online em Via Optima.

Aliás, todos os livros dessa coleção são recomendáveis! Já li boa parte deles e tenciono continuar!

 

Abraços!

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Acredito muito nesta energia tão forte que aproxima as pessoas, energia esta que a maioria das pessoas tem que atribuir um nome ou mesmo uma figura, eu vejo-a como uma força inesplicavel.

 

O atributo de um nome e de feitos divinos a esta energia tem uma explicação bastante logica..... a natureza.

O que á milhares de anos chamaram de diluvio e de castigo divino hoje em dia chama-se tsunami ou furacão ou qualquer outro fenómeno da natureza. Naquela altura não havia conhecimento suficiente que explica-se estes fenómenos então as pessoas precisavam de ter uma explicação por mais absurda ou estranha que fosse par justificar aquele acontecimento. é que já naquela altura o ser humano tinha muita dificuldade em lidar com o desconhecido.

HFlogo2.jpg
Link to comment
Share on other sites

A religião, obviamente é grande moleta para o Ser Humano, acredito se não houvesse religião as pessoas em geral teriam uma grande dificuldade em lidar com a realidade diariamente.

subescrevo! ;)

Link to comment
Share on other sites

pois!todo o ser humano tem d acreditar em algo para poder sobreviver! uns acreditam em deus outros acreditam em buda,em álá,em jha...por ai fora..eu acredito em mim! ;)

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

Drunktoad, acho que cada um têm direito À sua opinião, cada um têm direito a acreditar naquilo que a sua experiência de vida lhe mostrou ser "verdade", nem que esta seja apenas uma verdade pessoal. Só acho extremismo, quer em palavras ou em acções, de querer impor a nossa verdade pessoal (ou não) aos outros. Porque é que um ser humano é um pecador se não acreditar "no Deus" que tu acreditas? E se a minha personalidade, postura e sensibilidade for igual à do representante humano dele, Jesus, mas eu simplesmente não acreditar que eles existiram? Será que sou pecador? Ha por ai tantos "tomés", que não acreditam sem ver mas que têm uns valores muito mais interiorizados que os católicos, os que seguem a biblia, os que dizem que lutam todos os dias para o paraíso, mas que só dizem. Porque as palavras também criam realidade.

 

Eu andei na catequese até aos 14 anos. E gostava, dos temas de conversa, de tudo. Menos das lavagens cerebrais que as catequistas davam à descarada, as mentiras que elas nos diziam. Como é que poderia mesmo a biblia ser levada À letra? Então existiu um dos grandes pecados na propria historia da biblia. Adão e Eva só tiveram dois filhos, Caim e Abel, ou seja, para a linhagem continuar a Eva teve de escolher um dos filhos. Incesto.

 

Acredito que até possa existido um senhor à uns anos largos atrás, que por acaso até se chamava Jesus, e que até tinha vontade de pensar desde pequeno e nunca lhe entrou bem as injustiça da época, como por exemplo não se poder sentar À mesa com os pobres, as pedradas às prostitutas, e todas aquelas brilhantes ideias que um ser humano da epoca tinha. Ele secalhar até foi um revolucionário que fez escola, os amigos juntavam-se a trocar ideias, que depois falavam aos amigos e aos amigos dos amigos e a malta começou-se a juntar. Quando o pessoal da outra freguesia viram que ele estava a mudar muitas mentes tiraram-lhe a tosse. E houve alguem que escreveu um livro para prepetuar aquele grande "senhor", que tinha abanado consciências no tempo em que cá esteve. Depois toda esta historia passou dois milhares de anos, gerações em gerações, até hoje. Foi deturpada por todos os intemporais sentimentos humanos: poder, ansia de controle.

 

Obviamente também transformadas na "religião" que temos hoje, que inevitavelmente o ser humano procurou em algo para encontrar as suas respostas. Pois isso não tenho duvida, que todas esta "estória" é necessária, que todas as outras também o são. O ser humano precisa de respostas para as suas perguntas. Na Religião Cristã o que critico é unica e esclusivamente o Deus Vingador. O Deus que diz "perdoa 70X7" mas no entanto, para quem acredita, castiga tudo e todos!

 

Se já leste os livros da via optima, por exemplo "O Cientista" fala na prespectiva do sistema de crenças, consegue expor de maneira clara como funciona o sistema de crenças humano. E se reparares bem, ele funciona tão bem contigo como comigo! Porque o "não acreditar" também é um sistema de crença, pois mesmo que eu encontrasse algumas provas que Ele existisse, o meu cerebro refutava-as automaticamente, pois ele funciona em harmonia. So a verdadeira experiência poderá mudar a mente.

 

Em relação ainda ao teu Deus e À Santissima Trindade, se leste "O Calice e Espada" a autora analisa a diferença entre a entidade Patriarca e a Matriarca numa religião/sociedade. Na sociedade de Parceria praticamente não ha hierarquia, ha liberdade de pensamente e de postura. Na Dominadora, na Ocidental nós simplesmente aceitamos o que somos, e temos de ser assim porque "Deus" manda. Mesmo que isso prejudique. Mesmo que devido à palavra do senhor morram milhares de pessoas com sida devida a uma bocado de latex. É o Admiravel Mundo Novo amortizado. Aliás, Huxley já fazia referência a "Our Ford", que era o verdadeiro "Nosso Senhor", do "Brave New World".

 

Acho que em vez de o Sr. Padre estar ali a "ORAR", devia ser com Jesus foi, andar a comer com os pobres, limpar o cu aos velhotes, dar amor ao doentes de lepra e tubercolosos. Isso sim, era caminhar para o paraiso!

 

Mas eu não acredito em nada em especifico sabes..apartir do momento em que pensei que possivelmente nós somos só um acaso. Que por acaso evoluimos de peixes. Apartir do dia em que estudei Anatomia e Embriologia Comparada e verifiquei que seres tão distante de nós, como os lagartos têm desenvolvimento embriologicos e até anatomicos iguais aos nossos. Apartir do moento em que estudei o simples fenómeno da evolução e pensei no grande acaso que teve de se proporcionar para nós existirmos. Para pensarmos, e até nos questionarmos de que é que fomos feitos! Mas depois pensas noutra coisa qualquer, como numa planta e vês o mecanismo de reprodução, que é equivalentemente complexo, e notas que simplesmente é organização celular. Só atomos que tem função diferente. Energia que se adapta ao meio que lhe é proporcionado. E viaja, pelo espaço e pelo tempo, em ciclos! Ou não.

 

Pode ser tanta coisa..

Se calhar viemos duma cena da Royal, tipo gelatina..

 

Bem não sei o que dizer mais, não sei se me fiz entender!

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Drunktoad, acho que cada um têm direito À sua opinião, cada um têm direito a acreditar naquilo que a sua experiência de vida lhe mostrou ser "verdade", nem que esta seja apenas uma verdade pessoal. Só acho extremismo, quer em palavras ou em acções, de querer impor a nossa verdade pessoal (ou não) aos outros. Porque é que um ser humano é um pecador se não acreditar "no Deus" que tu acreditas? E se a minha personalidade, postura e sensibilidade for igual à do representante humano dele, Jesus, mas eu simplesmente não acreditar que eles existiram? Será que sou pecador? Ha por ai tantos "tomés", que não acreditam sem ver mas que têm uns valores muito mais interiorizados que os católicos, os que seguem a biblia, os que dizem que lutam todos os dias para o paraíso, mas que só dizem. Porque as palavras também criam realidade.

 

Eu andei na catequese até aos 14 anos. E gostava, dos temas de conversa, de tudo. Menos das lavagens cerebrais que as catequistas davam à descarada, as mentiras que elas nos diziam. Como é que poderia mesmo a biblia ser levada À letra? Então existiu um dos grandes pecados na propria historia da biblia. Adão e Eva só tiveram dois filhos, Caim e Abel, ou seja, para a linhagem continuar a Eva teve de escolher um dos filhos. Incesto.

 

Acredito que até possa existido um senhor à uns anos largos atrás, que por acaso até se chamava Jesus, e que até tinha vontade de pensar desde pequeno e nunca lhe entrou bem as injustiça da época, como por exemplo não se poder sentar À mesa com os pobres, as pedradas às prostitutas, e todas aquelas brilhantes ideias que um ser humano da epoca tinha. Ele secalhar até foi um revolucionário que fez escola, os amigos juntavam-se a trocar ideias, que depois falavam aos amigos e aos amigos dos amigos e a malta começou-se a juntar. Quando o pessoal da outra freguesia viram que ele estava a mudar muitas mentes tiraram-lhe a tosse. E houve alguem que escreveu um livro para prepetuar aquele grande "senhor", que tinha abanado consciências no tempo em que cá esteve. Depois toda esta historia passou dois milhares de anos, gerações em gerações, até hoje. Foi deturpada por todos os intemporais sentimentos humanos: poder, ansia de controle.

 

Obviamente também transformadas na "religião" que temos hoje, que inevitavelmente o ser humano procurou em algo para encontrar as suas respostas. Pois isso não tenho duvida, que todas esta "estória" é necessária, que todas as outras também o são. O ser humano precisa de respostas para as suas perguntas. Na Religião Cristã o que critico é unica e esclusivamente o Deus Vingador. O Deus que diz "perdoa 70X7" mas no entanto, para quem acredita, castiga tudo e todos!

 

Se já leste os livros da via optima, por exemplo "O Cientista" fala na prespectiva do sistema de crenças, consegue expor de maneira clara como funciona o sistema de crenças humano. E se reparares bem, ele funciona tão bem contigo como comigo! Porque o "não acreditar" também é um sistema de crença, pois mesmo que eu encontrasse algumas provas que Ele existisse, o meu cerebro refutava-as automaticamente, pois ele funciona em harmonia. So a verdadeira experiência poderá mudar a mente.

 

Em relação ainda ao teu Deus e À Santissima Trindade, se leste "O Calice e Espada" a autora analisa a diferença entre a entidade Patriarca e a Matriarca numa religião/sociedade. Na sociedade de Parceria praticamente não ha hierarquia, ha liberdade de pensamente e de postura. Na Dominadora, na Ocidental nós simplesmente aceitamos o que somos, e temos de ser assim porque "Deus" manda. Mesmo que isso prejudique. Mesmo que devido à palavra do senhor morram milhares de pessoas com sida devida a uma bocado de latex. É o Admiravel Mundo Novo amortizado. Aliás, Huxley já fazia referência a "Our Ford", que era o verdadeiro "Nosso Senhor", do "Brave New World".

 

Acho que em vez de o Sr. Padre estar ali a "ORAR", devia ser com Jesus foi, andar a comer com os pobres, limpar o cu aos velhotes, dar amor ao doentes de lepra e tubercolosos. Isso sim, era caminhar para o paraiso!

 

Mas eu não acredito em nada em especifico sabes..apartir do momento em que pensei que possivelmente nós somos só um acaso. Que por acaso evoluimos de peixes. Apartir do dia em que estudei Anatomia e Embriologia Comparada e verifiquei que seres tão distante de nós, como os lagartos têm desenvolvimento embriologicos e até anatomicos iguais aos nossos. Apartir do moento em que estudei o simples fenómeno da evolução e pensei no grande acaso que teve de se proporcionar para nós existirmos. Para pensarmos, e até nos questionarmos de que é que fomos feitos! Mas depois pensas noutra coisa qualquer, como numa planta e vês o mecanismo de reprodução, que é equivalentemente complexo, e notas que simplesmente é organização celular. Só atomos que tem função diferente. Energia que se adapta ao meio que lhe é proporcionado. E viaja, pelo espaço e pelo tempo, em ciclos! Ou não.

 

Pode ser tanta coisa..

Se calhar viemos duma cena da Royal, tipo gelatina..

 

Bem não sei o que dizer mais, não sei se me fiz entender!

Abraços

Ora nem mais nem muito menos...

 

 

O melhor post neste contexto Uber. B)

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Uber, concordo com tudo o que disseste, mas acho que já respondi no post anterior... eu nunca disse nada que contrariasse essa pespectiva. Já li ós dois livros de que falaste; no cálice e a espada, a autora apesar de criticar muito a igreja católica ( e com toda a razão) também refere a importância da aparição de Jesus, que nos propõe uma sociedade de pareceria e igualdade ("gilania" ;))

Eu também não acredito na Igreja e é lógico que tu tens toda a razão quando dizes "acho que em vez de o Sr. Padre estar ali a "ORAR", devia ser com Jesus foi, andar a comer com os pobres, limpar o cu aos velhotes, dar amor ao doentes de lepra e tubercolosos. Isso sim, era caminhar para o paraiso!"

 

Continuo a repetir, crenças são crenças e cada um tem as suas. Não importa aquilo em que acreditas, mas sim aquilo que fazes! Eu acredito em Deus e não sigo a igreja católica. Medo de Deus?? É impossível ter medo de algo tão bonito!

 

Se ouvissem o que o tal jesus cristo que nunca existiu disse, e se tivessem a preocupação de seguir os passos dele em vez de o recordar aos domingos numa caixa de esmolas ao serviço do vaticano em ponto grande, talvez o mundo estivesse melhor!

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

"Como se prova a existencia da Luz a um cego de nascença?

Que prova é necessaria para provar a existencia do Som a um surdo?

 

Dizem que uma vez perguntaram para o Buda: 'o que é uma flor?', e o Buda pegou uma e entregou a quem lhe perguntava... mas dentre os que lá estavam, apenas um entendeu o seu gesto:

A resposta para o que é a flor, é a própria existencia da mesma..."

 

Buda poderia dissertar algumas horas para explicar o que era uma flor. Poderia dizer que é um conjunto de átomos que formam isso... falar de 1001 características, porém, por mais que ele falasse, nunca, através da palavra seria possível transmitir completamente o que era uma simples flôr.

 

Muito mais inteligente e fácil, é mostrar a própria flor, do que apenas descrever as suas características.

 

De forma parecida, acho que a resposta pra pegunta: "O que prova a existência de deus?", é a propria existência dele. Só é possivel provar para si mesmo a sua existência, atráves da percepção individual, do sentir... "

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Ou seja, para Deus existir só é preciso acreditar nele...

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

é um bom princípio.

 

na minha opinião, uma mente que nega a existência de algo, e por mais provas que lhe afrontem continua a não ver nada, simplesmente porque fechou a mente áquela hipótese.

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Ou seja, para Deus existir só é preciso acreditar nele...

concordo ... :D

 

mas discordo no aspecto em que podes acreditar e ele de facto exista mas n na forma de Deus .. penso que esse "DEUS" é esse algo em que acreditas e não a materialização que existe hj em dia, a idolaterização de uma imagem k penso ser falsa! -_-

 

 

mas ........................

Quanto mais procuras menos alcanças! :)

Link to comment
Share on other sites

"Como se prova a existencia da Luz a um cego de nascença?

Que prova é necessaria para provar a existencia do Som a um surdo?

 

Dizem que uma vez perguntaram para o Buda: 'o que é uma flor?', e o Buda pegou uma e entregou a quem lhe perguntava... mas dentre os que lá estavam, apenas um entendeu o seu gesto:

A resposta para o que é a flor, é a própria existencia da mesma..."

 

Buda poderia dissertar algumas horas para explicar o que era uma flor. Poderia dizer que é um conjunto de átomos que formam isso... falar de 1001 características, porém, por mais que ele falasse, nunca, através da palavra seria possível transmitir completamente o que era uma simples flôr.

 

Muito mais inteligente e fácil, é mostrar a própria flor, do que apenas descrever as suas características.

 

De forma parecida, acho que a resposta pra pegunta: "O que prova a existência de deus?", é a propria existência dele. Só é possivel provar para si mesmo a sua existência, atráves da percepção individual, do sentir... "

WAUW BRUNOLAS! mas k granda texto! dá para pensar k as coisas mais simples são assim com um simples gesto. afinal a vida não é tão complicado! :)

Spirital Minds

Link to comment
Share on other sites

é um bom princípio.

 

na minha opinião, uma mente que nega a existência de algo, e por mais provas que lhe afrontem continua a não ver nada, simplesmente porque fechou a mente áquela hipótese.

Assim como uma mente que se convenceu a acreditar em algo ao ponto de a tornar "real", existente...certo? ;)

 

Além disso que provas existem da existência de Deus? Todas akelas que decidires que dão para o efeito. :rolleyes: Ainda assim, o que para alguns são provas de existência, para outros podem ter uma análise mais lógika/cientifica(ainda que não necessáriamente) do que teológica. ;) Tudo depende da forma como kiseres ver as coisas. Se kiseres acreditar que Deus é tudo e está em todo o lado, TUDO o que vês, o que acontece, o que te aparece à frente é visto como "obra de Deus, um sinal de Deus"... coisas que qd olhadas/analisadas pelo olhar de kem não acredita assume outra análise, outro significado totalmente diferente... e puff as "provas" perdem muito do seu significado.

 

Eu acho que o nosso mundo está preenchido de mundos paralelos: vivemos em várias realidades consoante akilo em que acreditamos.

 

Quando o chefe sair daki eu volto... B)

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Além disso que provas existem da existência de Deus? Todas akelas que decidires que dão para o efeito.

Ainda assim, o que para alguns são provas de existência, para outros podem ter uma análise mais lógika/cientifica(ainda que não necessáriamente) do que teológica. ;) Tudo depende da forma como kiseres ver as coisas. Se kiseres acreditar que Deus é tudo e está em todo o lado, TUDO o que vês, o que acontece, o que te aparece à frente é visto como "obra de Deus, um sinal de Deus"... coisas que qd olhadas/analisadas pelo olhar de kem não acredita assume outra análise, outro significado totalmente diferente... e puff as "provas" perdem muito do seu significado.

Exacto sónia, tens toda a razão no que dizes.

Toda a justificação que o homem tem para justificar a existência de deus é possível explicá-la de maneira científica, no entanto a própria ciência rege-se pelo seguinte axioma: todo o efeito inteligente tem uma causa inteligente.

 

Vou recolocar este texto para teres uma visão mais clara sobre esse pensamento:

 

»»»»»

 

As obras ditas da Natureza são produzidas por forças materiais que actuam mecanicamente, em virtude das leis de atracção e repulsão; as moléculas dos corpos inertes se agregam e desagregam sob o império dessas leis. As

plantas nascem, brotam, crescem e se multiplicam sempre da mesma maneira, cada uma na sua espécie, por efeito daquelas mesmas leis; cada indivíduo se assemelha ao de quem ele proveio; o crescimento, a floração, a frutificação, a coloração se acham subordinados a causas materiais, tais como o calor, a electricidade, a luz, a humidade, etc. O mesmo se dá com os animais. Os astros se formam pela atracção molecular e movem-se perpetuamente nas suas órbitas por efeito da gravitação. Essa regularidade mecânica no emprego das forças naturais não acusa a acção de qualquer inteligência livre. O homem movimenta o braço quando quer e como quer; aquele, porém, que o movimentasse no mesmo sentido, desde o nascimento até a morte, seria um autómato

Ora, asforças orgânicas da Natureza são puramente automáticas.

 

Tudo isso é verdade; mas, essas forças são efeitos que hão de ter uma causa e ninguém pretende que elas constituam a Divindade. Elas são materiais e mecânicas; não são de si mesmas inteligentes, também isto é verdade; mas, são postas em acção, distribuídas, apropriadas às necessidades de cada coisa por uma inteligência que não é a dos homens. A aplicação útil dessas forças é um efeito inteligente, que denota uma causa inteligente.

Um pêndulo move-se com automática regularidade e é nessa regularidade que lhe está o mérito.

É toda material a força que o faz mover-se e nada tem de inteligente. Mas, que seria esse pêndulo, se uma inteligência não houvesse combinado, calculado, distribuído o emprego daquela força, para fazê-lo andar com precisão? Do fato de não estar a inteligência no mecanismo do pêndulo e do de que ninguém a vê, seria racional deduzir-se que ela não existe? Apreciamo-la pelos seus efeitos.

A existência do relógio atesta a existência do relojoeiro; a engenhosidade do mecanismo lhe atesta a inteligência e o saber. Quando um relógio vos dá, no momento preciso, a indicação de que necessitais, já vos terá vindo à mente

dizer: aí está um relógio bem inteligente?

Outro tanto ocorre com o mecanismo do Universo: Deus não se mostra, mas revela-se pelas suas obras.

 

»»»»»

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Muito bem deixaste-me a pensar...em arranjar uma forma de contornar o contexto Deus nesse texto. :D ehehe

 

Fora de tangas, gostei do excerto e confesso que ele faz todo o sentido. Mas, se não sabemos que tipo de inteligência originou o mundo como o conhecemos, como a podes "adorar"? Afinal estamos a confiar e a "depender" do quê/quem? Até que ponto nos devemos entregar a uma inteligência que nos criou, achando que esta continua a reger a nossa vida, a condicioná-la? Talvez a inteligência que nos criou não nos domine. Talvez nos tenha apenas criado e nem parou para ver. Então porquê de estarmos constantemente gratos, emocionados, carentes a essa inteligência que aparentemente não se voltou a manifestar? Ou devemos acreditar que essa inteligência nos dá as emoções diárias, as mutações fisicas e psicologicas que sofremos ao longo da vida? Bem olhando para o que aki escrevi, estou a concluir que não é o "conceito" Deus que me incomoda ao ponto de o negar. O que me incomoda mesmo é ver a forma como algumas pessoas se condicionam com a religião. ;) Incomoda-me ver que as pessoas acreditam que são uma dádiva de algo perfeito que as criou....e mantêm-se ligadas e condicionadas pela ideia do mesmo sem se permitirem evoluir com novos conceitos.

 

Eu sou dakelas que fechou por completo a mente a este tipo de crença. É como bater no ceguinho. :lol:

 

Espero não estar a ser muito confusa, é que eu tenho a mania de escrever ao mesmo tempo que penso...assim em tempo real... olha ele criou-me assim.... :lol:

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

há pessoas que acreditam que tudo o que de bom recebem vem de uma força superior, e estão sempre a agradecer por cada segundo que vivem, cada refeição que tomam, cada pessoa bonita que conheçem, cada sucesso que têm....

Isso vai da cultura e crendiçe de cada um, à qual deus nada impôs, mas sim o meio onde tu vives.

No entanto há quem ache tudo isso a coisa mais natural do mundo e acha estúpido agradecer por situações que até foi ele próprio que as fez desencadear.

Deus, seja lá o que fôr, aposto que não quer a tua adoração, isso era supô-lo orgulhoso.

Não tens que te entregar a nenhuma inteligência, tens apenas que ser tu mesma da maneira que tu quiseres, fazendo o que quiseres como tu quiseres. és livre de tudo. é esse o propósito da nossa vida, uma oportunidade para seremos quem nós realmente queremos ser, tomando o caminho que quiseremos.

Lógicamente que há caminhos melhor que outros, e cada um deles irá desencadear determinadas reacções, umas melhores outras piores. Assim sendo o melhor deles talvez seja aquele que densecadeie a melhor reacção para ti, e que que te traga, logicamente, mais felicidade. Julgo que seja esse o objectivo principal de toda a criatura (mesmo que nao tenham noção disso)

Uma pessoa que tenha um interior cheio de luz que pratique e deseje o bem a todos, além de viver melhor terá melhor destino que uma que viva o oposto.

No entanto és livre de seres o que bem quiseres, mas é certo que toda a acção tem uma reacção o que vai fazer com que a maneira como vives vai traçar a tua felicidade ou infelicidade. a curto, médio ou longo prazo.

 

 

Até que ponto nos devemos entregar a uma inteligência que nos criou, achando que esta continua a reger a nossa vida, a condicioná-la? Talvez a inteligência que nos criou não nos domine. Talvez nos tenha apenas criado e nem parou para ver. Então porquê de estarmos constantemente gratos, emocionados, carentes a essa inteligência que aparentemente não se voltou a manifestar? Ou devemos acreditar que essa inteligência nos dá as emoções diárias, as mutações fisicas e psicologicas que sofremos ao longo da vida?

 

Porque querias que essa inteligencia fosse responsável pelas nossas emoções e qualquer tipo de mudança (física ou psicológica) ou ainda....Com que propósito iria ela dominar-nos? Onde estaria o nosso livre arbítrio?

 

Sabes, até acho que é precisamente nesse sentido que todos nós somos deuses. Todos esses factores estão dependentes de ti, todos temos as ferramentas necessárias para sermos felizes, no entanto optamos por outros caminhos de acordo com as nossas imperfeições.

 

Jesus e Hitler. Cada um deles era tão especial como qualquer outra pessoa no mundo, no entanto ambos marcaram o planeta com o nível de adiantamento moral que cada um tinha.

Este pequeno exemplo deu para ver que até entre nós existe uma "escala" entre aspas, de deuses capazes de fazer grandes feitos, para um lado ou para o outro.

Está dependente de nós mesmos o grau de deus que nós queremos ser, vida após vida após vida e após vida, infinitivamente... seremos todos um dia aquele deus todo misterioso que outrora discutiamos num fórum chamado elastik.

Este último raciocínio deve fazer alguma confusão para quem não acredita na reencarnação e na eternidade.

O adiantamento moral e intelectual de Jesus era impossível alcançar numa vida de 30 / 40 anos, ou até mesmo a de Hitler.

No entanto acreditando na reencarnação, facilmente chegam à compreensão da lógica da eternidade, e o mais interessante é que existem provas científicas sobre a exitência do primeiro.

 

com o tempo vamos lá :)

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Já tinha postado este texto à uns tempos para puxar a brasa à minha sardinha, hehe..mas não sei onde ele anda..

 

Consciência Cosmica

 

"O médico canadense Richard M Bucke, num trabalho de mais de setecentas páginas que interessa em muito a todos aqueles que trabalham ou de alguma forma se dedicam a temas como "educação", "evolução humana", "humanismo" e congêneres, trabalho a que intitulou Consciência Cósmica, editado no Brasil pela AMORC, defende a interessante tese de que estamos em processo evolutivo milenar, senão vejamos.

 

Entre os minerais não percebemos crescimento notório, reprodução, mobilidade, sensibilidade, etc. Não são reconhecidamente dotados do que poderíamos - à falta de expressão mais adequada - chamar de "vida" como a compreendemos.

 

O reino vegetal, um pouco mais complexo, comporta reprodução, crescimento, alguma mobilidade, como as raízes que penetram subsolo abaixo seguindo as correntes hídricas ou os galhos que, pontuados por folhas buscam a luz solar. Com tudo isso, não se tem aceitação "científica" de qualquer forma de consciência no reino vegetal.

 

Quando chegamos aos animais, o que os caracteriza mais ostensivamente é a percepção de que são efetivamente dotados de uma forma, ainda que rudimentar, de consciência. Uma consciência coletiva, integrada à natureza em sua plenitude. Têm memória, reflexos, mobilidade, reprodução (na maior parte dos casos sexuada)... Não são dotados de uma autoconsciência, ou seja, de serem separados da natureza individualmente.

 

Ao chegarmos aos seres humanos, percebemos que, além das características simples existentes no reino animal, encontramos o surgimento da autoconsciência, plenamente desenvolvida hoje entre homens desde aproximadamente os três anos de idade; esta característica nova, a autoconsciência, começou a surgir entre os primeiros hominídeos em raros e esporádicos casos, nos quais alguns seres humanos, por algum motivo, davam este "salto evolutivo" naquela direção, via-de-regra, entre 35 e 42 anos de idade, passando, a partir daí, a fazer parte do patrimônio genético-biológico da humana espécie e hoje, somente em raros casos de esquizofrenia, oligofrenia, idiotismo ou outra patologia nesta direção deixa-se de encontrar a consciência de ser alguém à parte da Natureza entre os seres humanos.

 

Agora o avanço mais difícil: segundo dr. Bucke, há cerca de cinco milênios começaram a surgir casos raros e esporádicos, sempre também via-de-regra entre os 35 e os 42 anos de idade, de seres humanos que transcenderam a sua condição, atingindo aquilo que o Autor chama de Consciência Cósmica. Dentre os casos perfeitos e completos de Consciência Cósmica arrolados pelo Autor, cito aqui Akhenaton, Lao-Tse, Moisés, Pitágoras, Buda, Jesus Cristo, São Paulo, Maomé e Walt Whitman.

 

Esta nova consciência, esse novo "salto evolutivo" traz consigo algumas características que passam a distinguir seu detentor, quais sejam:

 

Iluminação Súbita - Após um período mais ou menos longo de meditações numa vida dedicada a ideais religiosos, unificadores, o homem cosmicamente iluminado entraria num período mais ou menos prolongado de Paz Profunda.

 

Grande Elevação Moral - A consciência cosmicamente iluminada raramente comete erros conscientes ou demonstra ter quaisquer defeitos na dimensão moral especificamente falando.

 

Grande Elevação Intelectual - O homem cosmicamente iluminado está tão distante do homem dotado de mera autoconsciência quanto o indivíduo auto-consciente está distante daquele que manifesta ainda uma consciência indivisa, ou seja, aquele que atingiu a Consciência Cósmica está para o homo sapiens como este para os outros animais.

 

Perda do Temor da Morte - Pela simples conscientização de que a morte é pura ilusão dos sentidos. Não existe um "fim" para a vida; esta segue sempre em frente!

 

Imantação da Personalidade - Um grande encanto é acrescentado à personalidade do Iluminado, fazendo com que se transforme num verdadeiro ímã atrator irresistível de outros seres também sequiosos por chegar àquele novo degrau evolutivo.

 

Como nos outros casos, claro, dentro de mais alguns milênios este novo "salto evolutivo" estará geneticamente incorporado aos seres humanos que passarão a ser - todos - dotados de Consciência Cósmica já na infância. Uma visão ou perspectiva no mínimo otimista e esperançosa e todos precisamos de uma boa dose de otimismo e de esperança nos dias que correm."

 

- Para mim explica-se assim, é escusado existir eternidade. Ó brunolas, para mim essa ideia de eternidade é só mais uma ideia para reconfortar o cerebrozinho humano para não termos medo de morrer. Mas eu acredito que para tudo que ha um inicio, tem de haver um fim. Por exemplo, as primeiras protocelulas, ainda andam por ai? Se a vida é eterna, eles têm de ter o seu lugar..

 

Cada um com o seu sistema de crenças, como tu não consegues em não acreditar eu consigo, e é assim que se processa. Ninguem está certo e ninguem está errado, porque certezas nunca vai existir, existe sim verdades pessoais, que pode ser levadas mais a sério ou não! :)

 

Um abraço

Link to comment
Share on other sites

Brunolas e Uber vocês não kerem vir dormir lá a casa esta noite? Parece-me que poderíamos ter conversas bastante interessantes. :D

 

Concordo com estes vossos últimos post. Até me identifico com quase tudo o que aí defendem. O problema é que quando se fala em Deus tenho tendência a associar logo a Religião, que por outro lado associo a Fanatismo e torna-se dificil ver as coisas de uma forma tão imparcial quanto vocês as vêm.

 

Então já agora ajudem-me cá a entender em que ponto a crença(que me parece nata) da existência de Deus se converteu em religião?

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

O Brunolas já disse tudo... e o Uber completou, argumentando com valores com os quais me identifico!

 

Se fizerem uma fusão um com o outro, como fazem os homens do dragon ball gt, é capaz de dar uma coisa parecida comigo :lol:

 

Agora a sério, os textos do Brunolas consegue exprimir aquilo que eu sinto e não era capaz de dizer! O texto do Uber está muito na minha onda, embora não seja por completo!

 

Acredito em Deus, porque o sinto, gosto da companhia dele e encaro-o como um suport para a vida! Mas não é uma ilusão do meu subconsciente, é um sentimento tão real como a vida!

 

abraços!

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Esta nova consciência, esse novo "salto evolutivo" traz consigo algumas características que passam a distinguir seu detentor, quais sejam:

 

Iluminação Súbita - Após um período mais ou menos longo de meditações numa vida dedicada a ideais religiosos, unificadores, o homem cosmicamente iluminado entraria num período mais ou menos prolongado de Paz Profunda.

 

Grande Elevação Moral - A consciência cosmicamente iluminada raramente comete erros conscientes ou demonstra ter quaisquer defeitos na dimensão moral especificamente falando.

 

Grande Elevação Intelectual - O homem cosmicamente iluminado está tão distante do homem dotado de mera autoconsciência quanto o indivíduo auto-consciente está distante daquele que manifesta ainda uma consciência indivisa, ou seja, aquele que atingiu a Consciência Cósmica está para o homo sapiens como este para os outros animais.

 

Perda do Temor da Morte - Pela simples conscientização de que a morte é pura ilusão dos sentidos. Não existe um "fim" para a vida; esta segue sempre em frente!

 

Imantação da Personalidade - Um grande encanto é acrescentado à personalidade do Iluminado, fazendo com que se transforme num verdadeiro ímã atrator irresistível de outros seres também sequiosos por chegar àquele novo degrau evolutivo.

 

Como nos outros casos, claro, dentro de mais alguns milênios este novo "salto evolutivo" estará geneticamente incorporado aos seres humanos que passarão a ser - todos - dotados de Consciência Cósmica já na infância. Uma visão ou perspectiva no mínimo otimista e esperançosa e todos precisamos de uma boa dose de otimismo e de esperança nos dias que correm."

 

 

é interessante e em certa parte até concordo,

Mas não percebi bem o que quiseste dizer com esse texto.

Fiquei apenas a perceber que existem várias denominações para diferentes patamares de evolução moral e intelectual.

 

 

Mas eu acredito que para tudo que ha um inicio, tem de haver um fim. Por exemplo, as primeiras protocelulas, ainda andam por ai? Se a vida é eterna, eles têm de ter o seu lugar..

 

 

Uber, são naturezas distintas.

Tudo na matéria tem um princípio meio e fim.

As protocélulas são de natureza material, a reencarnação tem a ver com o espírito.

O espírito não é susceptível aos agentes materiais.

E longe de mim querer impingir a minha idéia a alguém, é apenas mais um ponto de vista, tão válido como outro qualquer, mas partindo do princípio que existe a reencarnação, a eternidade é um elo obrigatório (por mais que a idéiaa seja dificil de conceber), a não ser que nos imaginemos com um determinado saldo de vidas a gozar. Coisa que eu acho estupidamente ilógica demais.

 

 

Sónia,

A religião aparece da necessidade do homem querer explicar o que lhe que trascede segundo as suas crenças e cultura na qual está inserido.

Existem tantas religiões como culturas e povos, todas elas querendo chegar ao mesmo fim por meios diferentes. mas o facto de o homem dizer 1001 barbaridades sobre o que ele julga o que é deus e o que ele quer de nós, não invalida o facto que exista algo que realmente trascenda a humanidade.

 

 

just my 2 cents :)

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Existem tantas religiões como culturas e povos, todas elas querendo chegar ao mesmo fim por meios diferentes. mas o facto de o homem dizer 1001 barbaridades sobre o que ele julga o que é deus e o que ele quer de nós, não invalida o facto que exista algo que realmente trascenda a humanidade.

Ora aí está! :)

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Brunolas, com o texto eu só queria fazer mostrar o meu ponto de vista, que é tudo um processo de evolução e que mesmo as experiências místicas fazem parte da evolução humana. Para mim faz mais logico o papel evolutivo de especie ou organismo do que um criador/governador unico ou mesmo disperso!

 

Humm...como é que tu me podes falar que ter um saldo de vidas a gozar ser "estupidamente ilógico" e falares-me de "reencarnação"!? :P

É um tema difícil, e a lógica aqui também entra o barulho, porque a realidade não foi projectada para seres humanos, e obviamente, segundo a minha prespectiva, a lógica também não. A lógica foi um nome que nós damos a um tipo de pensamentos padrão, a que estamos limitados sob a condição de humanos. Ou seja, a "Verdade", os segredos da caixa de Pandora puderão não ter nem ser lógicas, não estar adptada ao padrão de pensamento humano, mas continuar a ser "verdade". E tudo o resto são divagações..

 

E assim ha pano para mangas...pode-se especular à vontade, a conversa limita-se a verdades pessoais e trocadilhos entre conceitos e objectos.

 

Abraços ;)

Link to comment
Share on other sites

Oi Uber, está interessante esta troca de idéias, vou responder em modo de citação para não haver grandes desvios de raciocínio :)

 

Brunolas, com o texto eu só queria fazer mostrar o meu ponto de vista, que é tudo um processo de evolução e que mesmo as experiências místicas fazem parte da evolução humana. Para mim faz mais logico o papel evolutivo de especie ou organismo do que um criador/governador unico ou mesmo disperso!

 

Concordo plenamente, mas uma coisa não tem que necessáriamente invalidar a outra.

 

 

Humm...como é que tu me podes falar que ter um saldo de vidas a gozar ser "estupidamente ilógico" e falares-me de "reencarnação"!? 

 

Repara: aceitando a idéia da reencarnação facilmente chegarás à ideia da eternidade. Por mais dificil que seja para ti encarar esta possibilidade real e por mais de parte que te ponhas dela, a verdade é que já existem provas científicas, fundamentadas e documentadas que comprovam a existência da reencarnação.

Eu, e muito sinceramente, até acho estranho que uma mente tão aberta como a tua (que eu admiro bastante) descarte de imediato essa hipótese sem aprofundar o conhecimento próprio do que há documentado sobre este tema.

 

Qualquer pessoa racional (e eu acho-te bastante racional) pode acreditar seguramente na reencarnação com base em provas, não quero impingir-te esta ideia, mas uma simples pesquisa sobre o tema e encontras artigos muito bons de cientistas e investigadores bastante credíveis que revelam por A + B que a reencarnação é realmente um facto.

 

Julgo que quando todo o mundo assimilar essa ideia, vamos entrar numa era mesmo muito interessante. Vão-se abrir portas à verdadeira identidade do ser humano e revelar qual todo este propósito a que chamamos vida .

 

É um tema difícil, e a lógica aqui também entra o barulho, porque a realidade não foi projectada para seres humanos, e obviamente, segundo a minha prespectiva, a lógica também não. A lógica foi um nome que nós damos a um tipo de pensamentos padrão, a que estamos limitados sob a condição de humanos. Ou seja, a "Verdade", os segredos da caixa de Pandora puderão não ter nem ser lógicas, não estar adptada ao padrão de pensamento humano, mas continuar a ser "verdade". E tudo o resto são divagações..

 

Lógica pra mim é a uma ponte curta entre 2 raciocínios, eu não quis fazer do meu post verdade absoluta, mas na existência da primeira ideia facilmente chegas à segunda. Foi nesse sentido que eu chamei lógico/ilógico.

 

E assim ha pano para mangas...pode-se especular à vontade, a conversa limita-se a verdades pessoais e trocadilhos entre conceitos e objectos.

 

Acho que realidade há só uma, os interpretadores e as suas perspectivas é que são muitos ;)

 

 

abraço :)

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

quanto à reencarnação, sou forçado a acreditar... não pelo facto de conviver com budistas, mas mais pelo facto de "trabalhar bem com energias"... não sei para onde iria a energia que o corpo humano liberta após a morte....

há quem diga que vai "ao lado de lá" e depois regressa ou fica...

eu prefiro remeter uma opinião mais aprofundada depois de mais 4/5 sessões de meditação profunda, mas creio que o facto da reencarnação ser inconsciente perante a nossa consciência actual pode deixar antever que o estado espiritual pós-morte ("menog") também não está ligado à vida que temos enquanto possuidores de um corpo. esta questão deixa em aberto algumas dúvidas: será que há ligação directa entre o corpo e a alma? será que uma afecta outra? porque nos havemos de preocupar com o estado pós-morte, se não o vamos sentir nem vamos ter consciência dele?

 

eu pessoalmente e intimamente não acredito muito nesta versão das coisas; acredito no que sinto, numa ligação muito consciente e directa a Deus, à Humanidade e ao planeta em si.

 

mais tarde vou ver o que posso formular como questão com resposta definida com uma pitada de opinião pessoal....

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Acho que realidade há só uma, os interpretadores e as suas perspectivas é que são muitos ;)

O problema é que é uma realidade uma extensa e abrangente, e quando nos depramos com uma nova esperiência chamamos-lhe "realidade"!

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Estavamos no século XIX, mesmo na altura dos descobrimentos... Os portugueses dividiam o mundo com os espanhois, num tratado chamado de Tordesilhas.

 

Nessa epoca, os espanhois debatiam ideias sobre se as "outras" raças, vermelhas, amarelas, pretas... teriam ou não uma "alma".

 

Os prtugueses, pragmaticos como sempre, desde o ínicio que acreditavam sem duvidas nessa alma. Também por isso, não escravizavam povos ou pessoas livres...

 

Claro que depois isto era uma meia verdade, pois havia sempre as conquistas, e os povos inimigos que não se rendiam, e que passariam a mortos, ou escravos...

 

 

Mas esta conversa porquê? O que tem isto a ver com "Deus" e a sua existência ou não?

 

 

Imaginem o que seria a "empresa" dos descobrimentos...

 

Para as naus, iam os "criminosos" que preferiam uma vida de "exploração" e conquista, em deterimento de prisão, torturas ou castigos punidos pela sociedade.

 

Estes marinheiros eram quase inteiramente analfabetos.

 

Se juntar-mos ao seu analfabetismo, a falta de consciência global - já que na altura não se conhecia o mundo nem o facto de este ser redondo - e juntando também os efeitos proporcionados pelo alcool e outras drogas que eles usariam, misturando tudo com as ideias pré-concebidas de monstros e adamastores, de tormentas e de demónios... eles já iam para o desconhecido com uma grande carga de informação que iria fazer com que o que eles vissem, se tornasse realmente nas estórias que a história conta.

 

Imaginem estes marinheiros, sem conhecimento, a descobrir terras novas, plantas novas, pessoas novas, linguagens novas, animais novos...

 

E então, parece-se ser identico ao acreditar em "Deus", ou em algum deus...

 

Mais do que uma "verdade" é uma crença criada por pessoas ignorantes, que vêm o que não conhecem, que sentem o que não podem explicar, e que por causa disso, dão-lhes um sentido divino.

 

Deus é mesmo o quê, afinal?

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

^_^ Ora cá está o Aero de volta.

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Aerogel, fizeste uma acusação para a qual apresentaste poucos argumentos; apenas deste um exemplo.

 

O que é Deus? prefiro não responder

 

E a ciência, o que é??? :huh:

 

Afinal, porque existimos?? Para quê?? Foi tudo obra da física, da ciência e do mero acaso?

 

curioso, olhem só as voltas que a vida da :lol: eu até podia nem existir, e vocês até podiam nem ter nascido, mas por mero acaso existem...

 

 

já que me qualificaste a mim, e a outros, como ignorantes, então eu retribuo:

as pessoas que não consomem LSD desconhecem por completo os efeitos da droga. e nem precisas de argumentar, porque uma pessoa que trabalhe com energias até se assutas quando vê a aura de um frequentador de festas! :wacko:

desculpa mano, mas a ignorância faz parte de todos, em especial daqueles que julgam ter o conhecimento em vez de terem apenas uma mera perspectiva aceitável...

 

Abraços! [][]

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

a minha visao de deus nao passa de uma simples ilusao. julgo que a fe é que leva as pessoas a divagar um pouco, de um forma ou de outra, sao fracas e muitas vezes estao desesperadas.

sinceramente nunca li a biblia mas sei de alguns 'contos' que la vem.

se defacto deus existisse e se ele é assim tao bonzinho, entao digam-me la pq raio continuam a haver catastrofes, guerras, cinismo, hipocrisia, doenças e por aí alem?

chamem-me revoltado ou o que quer que seja, mas a mim ng me leva a crer que deus possa existir, mas sim uma entidade superior a quem eu nao chamaria propriamente deus.

Link to comment
Share on other sites

desculpa mano, mas a ignorância faz parte de todos, em especial daqueles que julgam ter o conhecimento em vez de terem apenas uma mera perspectiva aceitável...

 

Abraços! [][]

Não kerendo entrar em conflito ctg mas parece-me que neste tema não há perspectivas aceitáveis... O que quero dizer é que kem acredita não acha aceitável a perspectiva de quem não acredita e vice-versa. Mas tb posso estar errada, só não me parece o caso.

 

Por acaso tenho a mesma opinião que o Aero. E se realmente kiseres "ver" chegarás á conclusão de que o exemplo por ele apresentado é bastante consistente e fundamentado. Fala-se aki de Acreditar. Deus para ti existe porque tu acreditas nele e só por isso. Logo tudo o que acreditas passa a ser verdadeiro. Eu acredito que Deus não existe, que não fazemos parte de uma exeriência qualquer de um marado que está "lá em cima sentado" a assistir a todas as nossas atrocidades em paz... bahhhhh <_<

"Vive tudo o que puderes; é um erro não o fazeres. Não interessa tanto o que faças em particular, desde que tenhas a tua vida. Se não a tiveste, então o que tiveste? ... O que se perdeu, perdido está, podes ter a certeza... A altura certa é qualquer altura que tenhas a sorte de ainda ter... Vive!"

 

Henry James

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, a minha opinião é a seguinte:

 

Quero lá saber se "Deus" existe ou não...

 

Segundo as suas "leis" estou safo por natureza...

 

E no fundo, se pensar nisso, até prefiro que exista, pois assim sendo, posso voltar toda a minha raiva e angustia, e acusá-lo a ele pelas minhas infelicidades ao longo da vida. E ainda no fim, terei direito a ir para o céu e quem sabe, encontrar à minha espera umas 40 virgens, o que só por si não tem que ser mau, mas também não deve ser muito bom.

 

Não me estou a ver a ter que educar 40 mulheres, e a ter tempo e disposição para as aturar a todas...

 

Mas isso são outros tantos....

 

De resto, é-me particularmente indiferente se te sentes lesado com as minhas palavras, achando que te estou a chamar de ignorante.

 

Para mim, ignorantes são os ignorantes, sejam lá esses quem forem, e mesmo podendo ser eu, e tu, numa analise mais aprofundada.

 

De resto, ninguem sabe nada, até porque tudo o que somos provem das memórias transmitidas pela raça, atraves do tempo...

 

 

Mas gosto da filosofia, barata ou não, e da discussão.

 

Interessante é divagar, contrariar e fundamentar. Seja a favor, contra, ou assim-assim no meio do cinzento que é a duvida em que todos vivemos.

 

Gosto do amarelo... serei por isso mais ou menos diferente do resto das pessoas que preferem o verde ou o vermelho? E o azul?

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Gostas do amarelo, e do preto também, que eu sei!!

 

onde é que tens andado?

..já tinha saudades tuas ó mano!!

 

 

:)

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

claro que não és diferente lol. és especial porque és único, assim como cada um de nós...

só me senti lesado porque disseste que quem acredita, é ignorante, por acreditar naquilo que não vê e por sentir aquilo que não sabe explicar! de ignorantes todos temos um pouco, se calhar muito. mas não podes (ou não deves) generalizar um conceito tão vasto.

Quem acredita em Deus é ignorante (Premissa negativa universal)

Eu acredito em Deus.

Logo sou ignorante!

 

Ao dizeres isto, estás a concluir que talvez 70% daqueles a quem chamam racionais neste "mundo" são pessoas ignorantes! sejam qual for o sentido que queiras dar ao termo ignorância, estás a generalizar mesmo demasiado

 

Quem disse que eu não sei explicar o que sinto? simplesmente há coisas que não são para ser explicadas... não por mim.

 

eu não acredito no que não vejo, nem no que não sinto. sou como S. Tomé, ver para crer... e quando digo "ver" não estou a falar de "sinais"...

 

 

agora falando a sério, Aerogel, no outro dia encontrei um islamita que me garantiu que essa história das 40 mulheres não é bem assim...

se fores mártir, tens bónus e levas 70 virgens! (ah pois é). e não é preciso educá-las, porque Alá já tratou disso.

se te portares mal, levas 100 (das não virgens) e tens que as aturar!

 

:lol:

 

Abraços mano! Dont worrie, be groovy! :dance:

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Já imaginaste 70 virgens, cheias de "fome" atrás de ti? Por mais Zézé Camarinha que fosses, não conseguias aviar metade na primeira semana... e depois, elas não paravam...

 

Parece-me mais uma visão do "Inferno" do que do "Céu", embora numa primeira olhadela, nem parecer muito mau...

 

Se calhar, preferia umas 2 virgens, jeitosas e bem prendadas, que soubessem cozinhar e coser umas meias de vez em quando...

 

 

Em relação à ignorancia, acho que quanto mais sabemos, mais ignorantes somos... em relação a religiões, ou a outras ciências.

 

O conhecimento só nos permite perceber o quanto não sabemos, portanto, é uma consciencialização de ignorância.

 

E como sou agnóstico, e não me preocupa muito as questões da existência ou não, tanto me fez de os "crentes" são ignorantes. Pior que ser ignorante, é ser crente. E pior que ser crente, é ser extremamente crente.

 

Acreditar? Nem em mim acredito, quanto mais numa coisa a quem alguem um dia decidiu chamar de "Deus".

 

 

Por mim, até pode ter sido uma frase mal percebida, tipo: "Vou-me embora, a-Deus."

 

 

:lol:

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

O conhecimento só nos permite perceber o quanto não sabemos, portanto, é uma consciencialização de ignorância.

 

concordo!

 

Pior que ser ignorante, é ser crente. E pior que ser crente, é ser extremamente crente.

 

segundo o teu discurso, os crentes são ignorantes, logo nada é pior que nada. crentes=ignorantes.

 

extremamente crentes - podem por em risco a tua integridade física...

 

volto mais tarde. a-deus!

 

:hammer:

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Deus é como o DOLPHinTRANCE: nunca o vemos mas ele anda aí!

 

Beijinhos, Nuno! :blowkiss:

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

acho que quanto mais sabemos menos desconhecemos.

não me considero um ignorante por cada saber que adquiro.

 

perspectivas.. :splat:

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

acho que quanto mais sabemos menos desconhecemos.

não me considero um ignorante por cada saber que adquiro.

 

perspectivas.. :splat:

Então nós.... com este privilégio imenso que é o acesso a tudo o que são linhas de pensamento.... Religiões, doutrinas, bons, maus, .... Absorver e filtrar conhecimento...

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

deus afinal é só um chupa chupa mental.....um tique da ignorancia em forma de conhecimento, se o que é ou quem é deus nos faz pensar tanto.......a sua negação deveria ter o mesmo peso....deus é branco?deus é negro? que importancia terá isso.....? assemelha-se quando um passáro é apanhado na gaiola.....abre as asas mas não consegue voar.......seremos assim?

 

mas o melhor é mesmo n ver deus se é que existe.......o meu osso eu como-o como quiser....... :hammer:

 

 

isto claro está, é só a minha opinião.

Link to comment
Share on other sites

Era uma vez o homem, e o homem não estava contente por isso criou deus e o diabo sem se aperceber que eles existem jà em si proprio!

 

Deus e o diabo são criações do homem para que este se possa desviar da sua missão sem que tenha de assumir as suas responsabilidades, bem primitivo hein? (guerras, incendios, chacina de animais, abate de arvores............................................)

Foi assim que nos tornàmos virus e antivirus...

Somos todos macacos evoluidos!!

 

in mode: as afirmações são expressões da minha opinião

boom

 

 

 

:nhak:

Link to comment
Share on other sites

Suberbo!

 

"Mesmo para pessoas cépticas, é possível acreditar em poderes sobre naturais. Não basta ser-se céptico, é preciso praticar-se permanentemente o cepticismo, principalmete quando confrontados com explicações extraordinárias. Alegações invulgares carecem de provas invulgares."

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

o cepticismo priva-nos da nossa liberdade...

eu sou livre; considero-me cristão praticante, mas aprendo muito com a filosofia budista e estou sempre aberto a novos pontos de vista.

acho que cada um tem a sua crença e ponto final! porquê tentarem perder tempo ao tentarem-me convencer de que estou errado? mesmo que esteja errado, há algum problema nisso? o meu erro afecta alguém? eu não venho para aqui pregar a favor de Deus nem vos peço para se converterem a coisa nenhuma.... porque me hei-de converter ao cepticismo?

Cada um tem as suas ideias, e ponto final! Não vamos mudar... a não ser que estejamos na dúvida...

 

ps: se todos os homens se dedicassem à religião e seguissem os seus princípios de forma honesta, sem radicalismos, como seria o mundo? estaria tão poluído e destruído como está agora? haveria tanta guerra? será que a felicidade seria pemanente apenas em monges budistas?

 

era preferível estarmos estagnados em termos de evolução tecnológica do que estarmo perante este cenário... guerra, preconceito, poluição, tristeza, SOBREVIVÊNCIA!

 

o mundo é sempre bonito? ou é só quanto estamos a foder ou a fumar um charro ou a beber ou a meter um ácido ou outra diversão do género? não será isso ignorância?? afinal estamo-nos a enganar a nós próprios... pensando que tudo é lindo.

 

o Homem destrói o mundo, destrói um deus que não existe, destrói o seu próprio corpo... para quê??

 

houve homens que contruiram... outros limitam-se a ter uma opinião; e nada mais que isso. será útil? para que serve então o conceito de utilidade??

 

a vida existe? se sim, porquê? somos produto da ciência? ou será que é da física?

se não, então porque estamos aqui, se realmente não estamos? isto é o outro lado de alguma coisa?

 

o Homem quer aceder a todo o planeta e controlá-lo; governá-lo como quem tem conhecimento divino. afinal o o Homem julga-se no poder de decidir quem deve ou não viver; é por isso que tira a vida aos animais sem ser para se alimentar, provoca guerras para destruir quem está a mais ou quem está a prejudicar...

 

segundo o que nos diz a "Mãe Cultura", podemos concluir que o próprio Homem se considera um deus, fabricado por si mesmo, no qual faz questão de dizer que não acredita.

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Arroz com arroz não...

 

Os "ses" são muito bonitos, mas também só por si não servem de nada...

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Arroz com arroz não...

 

Os "ses" são muito bonitos, mas também só por si não servem de nada...

ora aí está...

 

são tão uteis como a não-crença ou a crença na ignorância, ou no nada!

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

O importante é questionar jovem! Porque fé é acreditar! E acreditar que algo não existe também é uma questão de fé! Questionar é bem melhor, penso eu!

Link to comment
Share on other sites

Faz-me lembrar a filosofia grega... era uma maravilha, mas por detrás de todo aquele ócio propicio à conversa, ao pensamento e ao questionar, existia uma força escravizada que fazia o sistema funcionar.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

o cepticismo priva-nos da nossa liberdade...

Não queres explicar melhor isto?

 

Queres com isto dizer que uma pessoa crente é mais livre do que os outros? Em que sentido?

Link to comment
Share on other sites

Eu não disse isso.... uma pessoa que está aberta a novas propostas é mais livre do que os outros, na medida em que tem conhecimento de outras crenças ou situações.

Por exemplo, eu sou livre de acreditar, mas de que me serve essa liberdade se eu nem conheço aquilo em que posso acreditar? uma pessoa que seja exclusivamente católica, ou exclusivamente laica, ou exclusivamente algo, limita a liberdade da sua crença ou não-crença.

E quem disse que a não-liberdade consciente era boa ou má?

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

DrunkToad, tu disseste que o cepticismo priva-nos da liberdade, e é isso que eu não entendo. Eu, por duvidar, sou menos livre?

Além disso, não é porque duvido ou questiono, que deixo de estar aberta a novas propostas, right?

Link to comment
Share on other sites

ser céptico não significa duvidar... é precisamente o contrário. à primeira vista não parece, mas depois acaba-se por chegar a essa conclusão:

o cepticismo consiste na ausência da dúvida perante a nossa crença actual, ou seja, aquilo em que acreditamos é assim e so pode ser assim.

Isso priva-nos da nossa liberdade; se não duvidas, não conheces outros pontos de vista: estás resumida àquilo e pronto.

 

ps: acreditar em Deus em como acreditar no amor; só se acredita quando se sente, e quando se deixa de sentir deixa de se acreditar :)

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Li na FHM de Novembro, que existe um Clube de Cépticos em Portugal...

 

Inacreditavel, não é, mas... não é tudo...

 

BAsta comprar a FHM ( A revista dos homens DE H GRANDE; HE;HE;HE;HE;HE;HE;HE:::

HFlogo2.jpg
Link to comment
Share on other sites

o cepticismo priva-nos da nossa liberdade...

 

Na minha opinião, ser céptico é ser livre para não acreditar, do mesmo modo que outros são livres para acreitar em deus.

A liberdade é algo dinâmico no sentido em que pode abranger ambos os polos de uma determinada questão.

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

não deixas de ter razão, mas... não sei se sabes que um dos principais significados da palavra cepticismo é este conceito ser uma doutrina dos que afirmam que o homem não pode atingir a verdade aboluta; no entanto também pode significar haver intenção para duvidr de tudo.

 

concordo contigo quando dizes que

ser céptico é ser livre para não acreditar
, mas não foi esse o sentidoque quis atribuir ao conceito de cepticismo; aliás, nas minhas palavras subentende-se o oposto: guie-me pelo conceito filosófico do termo e não pelas definições gramaticais de português. Para sermos cépticos, temos que duvidar, mas para duvidar temos que acreditar.

Se não acreditarmos, não podemos duvidar, logo não podemos ser tão pouco cepticamente livres...

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Só queria cá "estar" no dia que desmentissem a existência de "Deus". Ia-me rir tanto... LOL

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Só queria cá "estar" no dia que desmentissem a existência de "Deus". Ia-me rir tanto... LOL

:lol:

 

 

eu acredito e sou feliz assim... :)

 

é como o amor; ou sentes ou não sentes. só acreditas se queres...

 

 

da mesma forma que condeno movimentos destinados a combater as drogas, também condeno quem se dedica a fazer ver aos outros que Deus não existe... pois em ambos os casos os "sujeitos" baseiam-se no nada e nada sabem sobre a matéria.

 

Deus existe! Prova-me o contrário, e eu continuarei a acreditar... :)

 

Tu ficas com a tua, e eu com a minha!

 

Gosto do amarelo... serei por isso mais ou menos diferente do resto das pessoas que preferem o verde ou o vermelho? E o azul?

 

Como tu disseste, são gostos, ou opções ou crenças ou lá o que lhes queiram chamar...

 

Abraços mano!

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!