Jump to content
×
×
  • Create New...

Cubase Vs Ableton


Skracth
 Share

Recommended Posts

Boas malta....começei ha pouco a mexer no ableton...é mto versátil...mas precisava de ter algumas cenas do cubase para ser perfeito...

 

 

qdo mudei para o ableton armado em xico esperto tentei meter os plugins de origem do cubase para o ableton (Quadra Fuzz, Tonic, Bittcrusher etc..)e não deu.. pk são exclusivos da steinberg..bla bla bla

 

 

Alguem conheçe alguns plugins semelhantes a estes para poder meter ? de perferencia k sejam tão basicos como estes B)

Link to comment
Share on other sites

Desses que falaste, consegues arranjar uma versao do Quadrafuzz em VST, que corre noutros sequenciadores. Para o bitcrushing posso-te aconselhar a AudioDamage DrDevice, que faz nao so bitcrushing como tem uns filtros e delays mto interessantes que podem substituir os plugs do cubase.

Agora tb te digo, a qualidade de som do ableton comparada a do Cubase é bastante fraca, eu digo-te pq mudei do ableton para o cubase e é vergonhosa a diferença.

Agora que é mais facil é...

No Comment Records

http://soundcloud.com/renlab/malice-in-wonderland-and-lab

"Now we shall replace the kickdrum by a guy saying Satan"

Link to comment
Share on other sites

o ableton é um bom software para lives, com uma interface muito simples e funcional...

 

mas aviso já que o ableton em rewire não permite o uso de vst´s externos...(pelo menos a ultima versão 7 que experimentei não dava)

alem disso o ableton tem um handicap grande a nivel de audio engine, o programa foi construido em prol do funcionamento

live, oferece capacidades unicas de baixo processamento...o que o torna super leve, como pouca latencia e o torna dificil de ter underruns ou crashes, mas infelizmente a renderizar audio não oferece grandes opções de "high ending"

 

vou tentar explicar isto, para ninguem pensar que é so mania minha contra o programa:

 

geralmente os programas de audio profissionais, oferecem interpolação de wave desde o linear ao 512 points sic que é a melhor qualidade (estou a falar de resolução do audio seja a 16,24 ou 32 bits)

 

portanto para compreenderem o meu raciocinio existem:

16/24 bit ou 32 bit - "linear" (qualidade identica ao return de quando se está a usar o software)

16 bit/32 bit a 6 point hermites

16 bit/32 bit a 64 point sinc (já boa qualidade de resolução)

e depois destas ainda alguns programas oferecem 128/256 e até 512 points sinc (melhor qualidade possivel)

 

uma coisa é certa... renderizar 7/8 minutos de audio a 32 bit wav. de 512 points sincs... leva a vontade mais de meia hora

 

alem que o ableton processa os renderings demasiado depressa para o que supostamente é um processo lento quando é feito com muita resolução, indepedentemente se é a 16 ou 32 bits

eu noto esta diferença só de ouvido,a uns tempos estava a mixar uma coisa, soava-me muito bem no return do ableton

mas depois de renderizar, notei perdas de qualidade em caudas de delays reverbs e na mistura em geral

 

o que é um contra-senso o facto de soar melhor no programa do que depois de renderizado (não encontro explicação)

 

até os vst´s me soam excelentes no programa, mas depois no rendering não me soam tão bem

dai eu ter tentado usar a interface do ableton em rewire em engines de outros programas como Nuendo, pro-tools e Flstudio para ver se ficava com mais qualidade, mas encontrei aquele bloqueio de ele não deixar usar vst´s sem ser os nativos.

 

até porque se não fosse isto eu usava o ableton, porque tem opções excelentes de freezing, super simples e o facto de ser por patterns é optimo para produção de musica electronica.

 

tenho ainda de experimentar o 8, mas como li algures que o audio engine não levou upgrade para esta versão, não criei expectativas de melhorias

Link to comment
Share on other sites

ELÁÁÁÁ VÔXES É KA SABEM TODA!!! JA LHE DERAM!!!

BOTA SABIMENTO NIXO!!!!

 

SIGAAAA

- PSYKADELICA HIGHTEK FESTIVAL - 19,20 e 21 AGOSTO 2011 @ OLIVEIRA DO HOSPITAL / LAGARES DA BEIRA / MERUGE - INESQUECÍVEL!!!!

Link to comment
Share on other sites

para ver se ficava com mais qualidade, mas encontrei aquele bloqueio de ele não deixar usar vst´s sem ser os nativos.

 

 

 

como assim? n consegues utilizar outros vst's???

mto estranho essa tua versão de abelton....eu no meu estou a usar todos os k tinha no cubase (../Steinberg/VstPlugins)

 

qual a tua versão?

Link to comment
Share on other sites

se abrires o ableton em rewire usando o cubase como "motor" principal...

ele não te vai deixar usar vst´s

 

o que tu estás a dizer, é que o ableton te abre vst´s que tambem usas no cubase, basta abrires a mesma directoria que tens os plugins e ele abre, como faria outro DAW qualquer...

 

agora... em Rewire, usando o cubase como outro qualquer... o ableton vai te dizer que so permite o uso de vst´s

nativos enquanto rewire em outro software

 

basicamente, o ableton não te permite usar vst´s enquanto usares outro engine

 

se quizeres tentar, faz assim:

- abre o cubase, depois la nas opções de device (penso eu)

deverás ter la "ABLETON", depois do ableton abrir em rewire, tenta abrir um vst´a ver o que acontece ;)

 

ai é que está o problema, pois se desse para usar o motor de audio do cubase usando o ableton como cross-platform éra uma mistura excelente

 

mas ja tentei com muitos varios DAW´s e não deixa

 

ableton.jpg

Link to comment
Share on other sites

27x2rz6.jpg

 

 

 

2w6w4lg.jpg

 

 

Default Settings, audio device: Asio4All v2

Exportei como WAV, sample rate: 44100, bit depth: 24 bits

 

Comparação:

2upsqs7.gif

 

 

Se quiserem ouvir...

 

Comparacao.wav

 

Juntei os samples no Soundforge e exportei 44100/24 bits.

O primeiro sample é Live, o segundo Cubase.

O 2º soa melhor! Sem dúvida!

 

Há diferenças...

:closedeyes:

Link to comment
Share on other sites

a diferença maior... é que o cubase por defeito usa uma resolução superior a nivel de rendering

 

embora uses 24 bits em ambos, a resolução de rendering no cubase é outra

 

dai o wave ficar com outra definição, e no rendering do ablenton ser possivel notar que falta detalhe (basta fazer uma leitura de espectro)

 

é como quem usa num programa 3d apenas 8 pontos para criar um circulo, o que acontece? fica um octogono e não um circulo

como os videojogos antigos :lol:

agora se for usados 256 pontos para criar um circulo, ele ja fica com muito mais definição e torna-se redondo

 

independentemente dos bits usados nos pontos!

 

o que importa é a resolução ;)

Link to comment
Share on other sites

Sim. :closedeyes:

Dá para ver que o Cubase tem mais qualidade...

 

Sinceramente esperava que o resultado fosse semelhante! Mas não é... :P

Vou fazer mais testes, 48000, 32bit floating, etc.

E vou experimentar a gravar umas cenas.

 

Instalei o Cub para testar.. mas acho que vou deixar ficar! :gap:

 

 

edit - Alguém que faça mais testes! Para ver no que dá.

Postei no isratrance e um user diz que conseguiu sons semelhantes :P

Usou o Cubase 5 vs Live 8

Link to comment
Share on other sites

Não! :)

Foi o user Ohz do isra que usou o Cubase5!

Este foi o post dele:

 

heres a 1 min comparison i did, live 8 vs cubase 5, using the same synth, same preset. but i used a different midi file from the same Nuborn pack.

 

http://i35.tinypic.com/10ghgxx.jpg

http://i35.tinypic.com/2w3x2z4.jpg

http://www.sendspace.com/file/xa6a48

also 44.1 24 bit.

the sound quality is identical! if you see a difference in the wave forms its because the minimoog has a free running oscillator.

 

 

Eu com SX3 e Live8 não consigo obter resultados iguais.

Já exportei 32bits/48000... desactivei a opção alaways resample 44 -> 48hHz no config Asio.

Aqui a qualidade já é muito parecida mas não igual!!

O render do Live perde sempre "bottom end"!

 

No Export Audio Mixdown, nos outputs do Cubase tenho duas opções:

"Asio4all v2 Stereo Out (Stereo) e "VSTx 1 Stereo"...

Escolhi a VSTx porque penso que assim o render vai depender exclusivamente do cubase+vst e não da placa de som!

Não tenho a certeza se funciona assim!!

Alguém entendido que possa esclarecer essa questão? :)

 

Bem, acho que já chega!

Já me doi a cabeça! :lol2:

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

já sabem se houve melhoramentos nas novas versoes de ableton ou se este em rewire ja consegue usar os vst's??

Link to comment
Share on other sites

não Scratch, o ableton continua a não usar vst´s em rewire...

só mesmo como host

 

e para desmistificar esta coisa das diferenças entre DAW´s

 

eu resolvi fazer ontem um teste com 4 sequencers:

 

- FLstudio 10

- Ableton live 8

- Cubase 5

- Samplitude 11

 

o setup foi igual em todos, master chanel limpo,instrumento e um também um teste com a mixer usando returns

 

os parametros usados exactamente iguais em todos, 120 bpm´s, notas e modelação exactamente igual em todos

 

http://soundcloud.com/cosmocircle/daw-comparisson

o ficheiro está em wav e podem fazer download...

 

todos muito semelhantes a nivel de instrumento, diferenças no sinal, mas muito, muito dificil notar diferenças na audição

 

a unica coisa mais estranha, sucedeu-se com os returns do ableton

algo que não consigo explicar, há 1 sinal que vai para o master, o qual é acrescentado o sinal do return, e em vez de crescer o volume e ter mais presença

como acontece em todos os outros, acaba por até se retrair o volume e soar descontrolado...

 

no entanto é perfeitamente possivel com um setup adequado as "caracteristicas" (vamos assim chamar-lhe) igualar ou tornar mais proximo

do que se passa nos outros... embora na minha optica tenha um som menos "transparente" por muito daqulo que eu já aqui escrevi em outras alturas

o ableton não empenha o seu "peso" na qualidade do audio, mas sim na funcionalidade e desempenho

 

ja os outros especialmente cubase, FL e samplitude... embora todos diferentes,todos com muita qualidade no sinal

 

eu continuo achar que um bom produtor consegue contornar as diferenças entre softwares e atingir o som que deseja...

 

o produtor é que cria o sinal e todo o seu trabalho é sujeito a um enorme conjunto de variaveis que influenciam o resultado do produto final

variaveis como: capacidade de interpretação > conhecimento musical > criatividade > tecnica > ouvidos > acustica > qualidade de monitores > qualidade da placa de som > qualidade do driver da placa de som > qualidade de phones > qualidade do sequencer > setup do sequencer > qualidade dos Intrumentos > modelação dos instrumentos > qualidade da mistura...

 

e no final disto tudo, depois ainda há uma coisa que conta muito, a forma de como e com que ferramentas é feita a masterização :gap:

 

no entanto, se tiverem 1000 euros para gastar num estudio, vale mais gastar 800 nuns monitores e 200 num sequencer

do que gastar 800 num sequencer e 200 nuns "monitores"

Link to comment
Share on other sites

thanks for the tip :flower:

 

encontrei ha pouco este tutorial do ableton live a falar como podemos aumentar a qualidade sonora do ableton (irá puxar mais pelo pc)

 

http://www.youtube.com/watch?v=I-cqYeiOpP8

 

por acaso não sabia dessa opção, e julgo que passara ao lado de muitas pessoas...

 

vou tirar isso a limpo

 

 

se conseguires fazer isso agradecia...até tou curioso se realmente funciona ou nao...

Link to comment
Share on other sites

 

 

se conseguires fazer isso agradecia...até tou curioso se realmente funciona ou nao...

 

funciona! dá imediatamente maior resolução ao som do ableton...

acaba-se logo aquele "feeling" de frequencias comidas e de se notar perda imediata no release quer de plugins, quer de reverb e delays

 

notei de imediato outra qualidade principalmente no rendering e ao gravar midi para audio(freeze)

Link to comment
Share on other sites

 

 

se conseguires fazer isso agradecia...até tou curioso se realmente funciona ou nao...

 

funciona! dá imediatamente maior resolução ao som do ableton...

acaba-se logo aquele "feeling" de frequencias comidas e de se notar perda imediata no release quer de plugins, quer de reverb e delays

 

notei de imediato outra qualidade principalmente no rendering e ao gravar midi para audio(freeze)

espétaculo!!!!

 

mto obrigadooo :flower:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

bem e depois de uma semana e tal a explorar mais o ableton, devo dizer que estou bastante satisfeito com a qualidade de som, mas tive que fazer alguns

tweaks para me ambientar mais ao software e melhorar o workflow

 

os tweaks não foram muitos mas ajudam me bastante a melhorar o conforto visual e workflow a trabalhar no ableton:

 

1. coisa a nivel de som, activar claro o hi-quality mode para sample rate (a diferença é grande)

 

2. desativar warp´s para audio clips, isto é outra coisa onde o ableton afecta a qualidade do som, quem quiser ter o maximo de qualidade do ableton

a nivel de som terá que ter cuidado com isto, porque ao se converter midi para audio o ableton faz automaticamente warp, porque tal como foi pensado

para actuações live, o warp funciona basicamente como um sistema que fica a tentar acertar compassos constantemente e isso leva a que o som não tenha o mesma qualidade por alguma razão (eu já testei isto e a diferença é sustancial com o warp desligado)

 

3. tive que fazer atalhos para os vst´s, a forma de fazer load de vst´s no ableton de origem é um caos, uma unica pasta para os vst´s todos??? looool

eu que faço colecção de vsti´s, tenho carradas, grande parte deles free e tudo numa directoria... reparei que eu perdia bastante tempo a procura do vsti porque andar a fazer scroll numa lista que tem centenas de pastas é perder demasiado tempo, portanto o que fiz foi abrir uma pasta nova com

duas directorias base, instrumentos e vst-fx, onde coloquei atalhos dos instrumentos e vst´s que mais uso, agora resolvi o problema, já tenho tudo mais depressa e consigo ter mais fluidez...

 

 

4. depois outra coisa que comecei a embirrar(lol) foi com as cores do ableton (:gap:) tive que fazer um skin, eu não tenho problemas oculares, mas achei depois de estar umas horas a fio a explorar o ableton, que aquele GUI com demasiado contraste não é muito amigo dos olhos... pelo menos falo por mim (cansa-me a vista) estive a ver os outras skins que o ableton tem, mas ainda são piores, algumas até doi ao olhar para o monitor :gap:

 

portanto andei a pesquizar e la consegui arranjar um GUi-maker para o ableton e fiz eu proprio um gui com cores que na minha optica tem menos contraste, e já resultam, ontem já consegui estar umas horas valentes a olhar para o Gui sem ficar saturado (isto parecendo que não, conta muito!)

 

para quem tiver a mesma sensação que eu... pode tentar fazer o mesmo, ski editor -> http://sonictransfer.com/ableton-live-skin-editor.shtml

 

a skin que eu fiz foi esta,

abletonskin.png

 

para quem quiser download> https://rapidshare.com/files/459074125/Pure_Grey_neon.ask

apenas é necessario inserir o ficheiro na directoria do ableton> resources > skins, abrir novamente o ableton e fazer load da skin nas preferencias

 

e para já é isto...

depois destes ajustes, devo dizer que o ableton me esta agradar bastante, especialmente a facilidade de converter midi para audio apenas com um click

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!