Jump to content
×
×
  • Create New...

Tamera - 1 e 2 Agosto


ambiens
 Share

Recommended Posts

CRIAR MODELOS PARA UM FUTURO SEM GUERRA

1 e 2 de Agosto 2009

 

Soluções locais para desafios globais, perspectivas para a sustentabilidade ecológica e social

 

Durante a Universidade Internacional de Verão com o tema “Global Grace Village – Criar modelos para um Futuro sem Guerra“ convidamos cordialmente amigos, parceiros de cooperação, vizinhos e todas as pessoas interessadas. Visitem-nos no sábado, dia Aberto, ou durante todo o fim de semana.

Temas a abordar: energia solar descentralizada, auto-suficiência regional e paisagem aquática, estabelecimento de Aldeias de Paz e de comunidades, trabalho global pela paz, educação das crianças em liberdade e protecção.

 

Sábado Aberto (entrada livre)

1 de Agosto 2009, das 10 às 18 h

Apresentação geral de Tamera com ênfase para a Energia Solar e para a Permacultura Holzeriana. Neste sábado aberto, serão nossos convidados e alegra-nos poder oferecer uma refeição vegetariana com produtos da região.

 

VISITANTES PARA TODO O FIM DE SEMANA

Em alternativa à visita de sábado pode prolongar a sua estadia durante todo o fim de semana, até domingo, dia 2 de Agosto, pelas 17h.

De sábado à noite até domingo, o tema será a Escola da Esperança. O crescimento e a educação das crianças em liberdade e protecção. A dedicação das crianças para ajudar a salvar o planeta.

 

A participação no fim de semana completo tem um custo de 40 Euros (preço inclui refeições, com excepção do jantar de Domingo, alojamento, peça de teatro e palestra). Por favor traga a sua própria tenda e saco de dormir.

 

PROGRAMA

 

Sábado, no Auditório, 10h

“Soluções descentralizadas para desafios globais: perspectivas para uma era solar” por Jürgen Kleinwächter, Barbara Kovats e Simon du Vinage

 

11:30h: O que é Tamera? Apresentação de Tamera e espaço para perguntas.

12:30h e 15h: Visitas guiadas (em dois grupos em simultâneo)

 

A Paisagem Aquática

Desde 2007, Tamera está a estabelecer uma paisagem aquática para a renaturalização da paisagem e para a criação de biótopos com a produção de alimentos, sob a orientação de Sepp Holzer, agricultor de montanha e especialista reconhecido internacionalmente (www.krameterhof.at). Visitaremos a paisagem aquática e as hortas nas suas margens.

 

O Campo Experimental da Aldeia Solar

Este ano, Tamera está a implementar um Campo de Teste para a planeada Aldeia Solar. A tecnologia solar descentralizada foi desenvolvida e testada em conjunto com o físico e inventor alemão Jürgen Kleinwächter. Serão realizadas demonstrações com o Sunpulse (bomba de água solar), o espelho de cozinha Scheffler, os fornos solares e a estufa solar.

 

14h Almoço – será servida uma refeição vegetariana com produtos biológicos da região.

17h: Festa com os vizinhos no Auditório

“Por um Futuro sem Guerra” - Boas vindas por Sabine Lichtenfels, cofundadora de Tamera, representante de Portugal na iniciativa “1000 mulheres para o prémio Nobel de Paz 2005”.

“Pensar globalmente, agir localmente” por Alfredo Cunhal Sendim, agricultor biológico da Herdade Freixo do Meio, quinta em modo de produção biológico, em Montemor-o-Novo (www.herdadedofreixodomeio.com). Dinamizador do movimento de Agricultura Biológica em Portugal. A seguir, música e degustação com produtos da Herdade do Freixo do Meio.

(para visitantes no fim de semana completo)

19h: Jantar

21h: “A Sombra Negra e o Enigma da Princesa“ - Uma peça de teatro política pelas crianças do Espaço das Crianças de Tamera.

 

Domingo

 

10h: “Escola da Esperança” por Gabriele Brüggemann e crianças do Espaço das Crianças de Tamera.

11:30h: Período para perguntas e ver a possibilidade de apoio e cooperação; apresentação da peregrinação Grace e da tournée de teatro das crianças, ambas a realizar em Portugal neste Outono, e da apresentação do Campo de Teste da Aldeia Solar em Outubro.

14h: Almoço ligeiro

16h: Tarde aberta no Espaço das Crianças

 

O que é Tamera?

"Quem não quer Guerra precisa de uma visão para a Paz"

Tamera, em Colos, no concelho de Odemira, é um centro experimental de formação para o desenvolvimento de Aldeias de Pesquisa de Paz e Biótopos de Cura em todo o Mundo. Segundo o lema “Pensar localmente, agir globalmente“, vivem, trabalham e estudam em Tamera cerca de 200 pessoas. O objectivo é estabelecer um modelo para uma coexistência não-violenta entre seres humanos e entre seres humanos e a Natureza.

 

Inscrição: office@tamera.org

Telefone: 283 635 306

Link to comment
Share on other sites

Saudações,

 

Muito interessante.

Gostava de ir...

a ver vamos...

Obrigado

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

Para quem é papá ou mamã...

 

"De sábado à noite até domingo, o tema será a Escola da Esperança. O crescimento e a educação das crianças em liberdade e protecção."

 

...e para quem quer ser também.

 

 

Isto vale mais do que os 200e que o sócrates quer dar para fazermos filhos. lol

Link to comment
Share on other sites

bem...ja voltei de Tamera e achei fantastico o que se esta a construir ali. se tiverem oportunidade, aproveitem!

Link to comment
Share on other sites

Já conhecia isso à algum tempo, e já nessa altura me despertou o interesse para lá ir visitar aquilo ... Recomendo que se informem pelo menos no que consiste, vale a pena :)

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!