Jump to content
×
×
  • Create New...

Horta...Cultivo...Reino Vegetal...


Recommended Posts

Saudaçoes Cósmicas,

 

Resolvi criar este tópico para partilhar-mos informaçoes sobre o cultivo de plantas.

 

estou no meu segundo ano de cultivo e felizmente ja estou a recolher frutos...

 

Plantas comestiveis do meu quintal:

Comecei por cultivar umas alfaces, depois umas courgetes, pepinos, tomates, alho-françes, beringelas, espinafres, couve-coraçao, couve-flor,feijao..etc..

e tive um excelente feedback da Terra, muito Obrigado...

está tudo a monte e fé em Deus mas so assim é que se aprende...distancias entre as plantas etc... tambem ja me disseram que as cenouras dao-se bem com as alfaces e para o proximo ano vou seguir este exemplo...

 

Tambem plantei plantas Medicinais e curativas como a Arruda, Alecrim, Alfazema, Cannabis, Datura, etc...

 

No meu quintal tambem existem varias arvores de fruto como por exemplo, limoeiro, duas Pereiras, Tangerineira, Macieira, Maracujá...

 

Tambem tenho varias especies de cactos (4 especies de Aloé Vera, Aeonium, San Pedro, Peyote, etc...)

 

tambem existem varias flores (Rosas, Lírios, Rosa-malva, etc)

 

Partilhem a vossa opiniao em relaçao ao cultivo!

 

Grato

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

por acaso plantei agora no meu terraço gladíolos!

e tb tenho hortela da ribeira que o meu amigo spock me deu à uns tempos...

 

 

ponho aqui umas fotos em breve..

 

 

 

bom tópico..

Link to comment
Share on other sites

jA TENHO pLANtado white widow, black jack, skunk, super skunk, top44 e uma low rider... mas este ano fiz um momento de paragem.. digo isto no sentido de alguem precisar de ajuda para auto cultivo indoor e outdoor podem falar cmg.. :dndrugs: =P

l_34444be18e21058fbf964b2cd570db23.gif

6289_126239152655_694037655_3076072_8293858_n.jpg

σρєи yσυя мiиd

| Psychosomatic | Addict | Insane |

Link to comment
Share on other sites

Tambem plantei "Absinto" , hortela, Cidreira (aparece sem mais nem menos)e Lucia-Lima! Isto tudo para fazer chá. Bons chás!!! :D

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

tambem ja me disseram que as cenouras dao-se bem com as alfaces

 

:)

 

Os pepinos planta num sitio com espaço que eles gostam de correr há noite, já os agriões têm de ficar num sitio com bastante luz que eles têm medo do escuro.

 

:)

Eu e o Figo em Espanha éramos legendas.

Link to comment
Share on other sites

tambem ja me disseram que as cenouras dao-se bem com as alfaces

 

:)

 

Os pepinos planta num sitio com espaço que eles gostam de correr há noite, já os agriões têm de ficar num sitio com bastante luz que eles têm medo do escuro.

 

:)

 

Ainda bem que falas nos pepinos..plantei-os a pensar que iriam crescer para cima, mas afinal cresceram para os lados :lol:

Mesmo assim ja comi bons pepinos, com formas fora do normal mas muito bons...saborosos...

Tu o sabes!

 

Grato

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

tambem ja me disseram que as cenouras dao-se bem com as alfaces

 

:)

 

Os pepinos planta num sitio com espaço que eles gostam de correr há noite, já os agriões têm de ficar num sitio com bastante luz que eles têm medo do escuro.

 

:)

 

Ainda bem que falas nos pepinos..plantei-os a pensar que iriam crescer para cima, mas afinal cresceram para os lados :lol:

Mesmo assim ja comi bons pepinos, com formas fora do normal mas muito bons...saborosos...

Tu o sabes!

 

Grato

 

As senhoras da minha terra também crescem para os lados :gap:

Link to comment
Share on other sites

Ui....mais logo com calma ponho a lista de comida biologica e vinda do quintal que costumo ter todos os anos sazonalmente e outras o ano inteiro....não sou eu o agricultor, é o meu grande Pai!

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Pois, infelizmente nao tenho varanda e num T1 eh dificil arranjar espaco para vasos. Essas ervas davam-me um jeitao, o dinheiro que gasta a comprar ervas aromaticas eh mesmo mal empregadinho!

Link to comment
Share on other sites

Quem me dera ter um quintal... :(

 

Eu tenho 2 varandas :gap:

 

Até costumo dizer à minha nina: opá o S. Pedro está sempre à varanda a cuscar os vizinhos! :lol:

 

 

:gap: Dá para imaginar!

 

Mas o que eu gostava mesmo era de um espaço verdinho, um sitio bem acolhedor.. sabes?! :)

 

É facil de imaginar um recuado todo artilhado de verdes, aquele cheirinho... depois só faltava uns puffs e um bom som a tocar ^_^

 

Um dia... sei que não é preciso muito... quando procurar casa vou ter isso em consideração :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

E que tal partilharem umas fotos dessas plantações?! :)

 

Assim que comprar pilhas para a machine meto aqui algumas ;)

 

O erro de comprar maquinas a pilhas.... :gap::gap:

Link to comment
Share on other sites

Ta prometido....no fds a ver se me lembro ;)

 

NEste momento tenho : cebolas, tomates, pepinos, alfaces, couves, coentros, salsa, hortelã, poejo, hotela da ribeira, oregãos

 

Arvores: limões, louro

 

 

....depois ponho o que ja tive, o que não está na época, e o que ainda está em fase embrionária ;)

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Ta prometido....no fds a ver se me lembro ;)

 

NEste momento tenho : cebolas, tomates, pepinos, alfaces, couves, coentros, salsa, hortelã, poejo, hotela da ribeira, oregãos

 

Arvores: limões, louro

 

 

....depois ponho o que ja tive, o que não está na época, e o que ainda está em fase embrionária ;)

 

 

Eh pá.. estas coisas tão-m a meter uma inveja.... tb quero :girl_cray2:

 

 

:smokinggun:

Link to comment
Share on other sites

E que tal partilharem umas fotos dessas plantações?! :)

 

Assim que comprar pilhas para a machine meto aqui algumas ;)

 

O erro de comprar maquinas a pilhas.... :gap::gap:

 

:gap:

 

 

:lol: Mesmo que fosse nova... como é obvio, era só para pegar ctg! :acute:

 

Mas bateria, é sempre bateria! e já que estamos a falar em hortas... elas agradecem! As pilhas são autenticas bombas para o solo :ph34r:

Link to comment
Share on other sites

Pelo contrário, o metal - ferrugem, a cinza e restos de comida, fertilizam.......são os "nossos" adubos ;)

 

 

Sério?? :blink: Sempre ouvi dizer para NUNCA deitar uma pilha no chão / terra..... Ui... agra tas-m a dar uma novidade! Tens a certeza disso?!

 

É que tenho uma lata cheia de pilhas velhas... muitas mesmo! :gap:

 

EDIT: mas as pilhas não são feitas só de metal... né?!

Link to comment
Share on other sites

Não me percebeste.....ou eu não me expliquei, ao contrário das pilhas, o que disse acima fertiliza

 

 

Ahh! Assim tá bem! ;)

 

Ia já mandar as pilhas todas para o teu terreno! hehehe :gap:

Link to comment
Share on other sites

Na boa....ja sabes que é só podires. Da ultima vez que fui ao alentejo apanhei directamente do campo, da beira de uma barragem, mas submersos, de uma especie com a folha larga, para replantar no quintal

 

A quem está perto de barragens e gosta deste tipo de ervas, já sabe.....costuma haver poejo

 

 

 

Coisas do quintal que ja deram este ano:

 

Arvores: Laranjas, figos e Pessegos (arvore com 3 anos que deu fruto pela primeira vez - docinho, docinho), piri-piri

 

Legumes: Favas, rabanos, rabanete e grelos

 

 

Para dar:

 

Diospiro - Tambem com três anos - está epla primeira vez a dar fruto, ainda não maduro

 

Ameixas - deu pela primera vez, pouccos e como tal não se aproveitou - foi uma ameça apenas

 

 

 

 

ps: o meu quintal tá mto bonito

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Para dar:

 

Diospiro - Tambem com três anos - está epla primeira vez a dar fruto, ainda não maduro

 

Ameixas - deu pela primera vez, pouccos e como tal não se aproveitou - foi uma ameça apenas

 

Epá se é para dar eu quero alguns. :gap:

 

Sim senhor, já vi que temos homens da agricultura no tasco. ^_^

Eu e o Figo em Espanha éramos legendas.

Link to comment
Share on other sites

Para dar:

 

Diospiro - Tambem com três anos - está epla primeira vez a dar fruto, ainda não maduro

 

Ameixas - deu pela primera vez, pouccos e como tal não se aproveitou - foi uma ameça apenas

 

Epá se é para dar eu quero alguns. :gap:

 

Sim senhor, já vi que temos homens da agricultura no tasco. ^_^

Tas na boa.....inda este fim de semana pasasado, fui "assaltado", todas as arvores se reproduziram....isto é, foi levada uma pernada de cada uma delas para enxertar, num outro quintal

 

 

Normalmente as colheitas são repartidas pela vizinhança ;) e não só

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Para dar:

 

Diospiro - Tambem com três anos - está epla primeira vez a dar fruto, ainda não maduro

 

Ameixas - deu pela primera vez, pouccos e como tal não se aproveitou - foi uma ameça apenas

 

Epá se é para dar eu quero alguns. :gap:

 

Sim senhor, já vi que temos homens da agricultura no tasco. ^_^

Tas na boa.....inda este fim de semana pasasado, fui "assaltado", todas as arvores se reproduziram....isto é, foi levada uma pernada de cada uma delas para enxertar, num outro quintal

 

 

Normalmente as colheitas são repartidas pela vizinhança ;) e não só

 

Isso é que é espírito de entreajuda! Podiam era devolver o que colhem xD

Link to comment
Share on other sites

era interessante divulgarem tb tecnicas e truque de cultivo !

tipo rega , exposição ao sol, etc..

 

por exemplo o poejo descobri que precisa de agua com fartura..

Link to comment
Share on other sites

As senhoras da minha terra também crescem para os lados :gap:

 

Provavelmente ja foram pepinos noutras vidas :lol:

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

Cultivo é uma arte, tem de ser executada na perfeição para se obter o melhor. A falta de água, por exemplo, em certos alimentos não os permite crescer, e a água a mais tira o sabor aos alimentos.

 

Uma boa dica é arranjas minhocas (e de preferência praticar a compostagem de resíduos orgânicos).

 

"A minhoca recicla assim restos de comida e outra matéria orgânica, produzindo um adubo orgânico muito rico em flora bacteriana (cerca de 2000 milhares de bactérias vivas e activas, por cada grama de húmus produzido) e devolvendo à terra cinco vezes e meia mais azoto, duas vezes mais cálcio, duas vezes e meia mais magnésio, sete vezes mais fósforo e onze vezes mais potássio do que contém o solo do qual se alimenta."

 

Minhoca é um animal de culto para os agricultores!

 

Dar o espaço necessário à planta para germinar livremente também é importante, reserva-lhe mais nutrientes e não fica impedida de crescer.

 

Para regas periódicas, recomendo regarem ao final da tarde e ao início da manhã, períodos com menos luz solar (permite à terra ter mais tempo para absorver a água).

 

Quanto às pragas / doenças que estragam o nosso trabalho, há alternativas aos insecticidas (que devem ser evitados a todo o custo) : compostos / chás feitos de outras plantas e plantas repelentes de certos insectos ajudam a combater o problema, mas o principal é que as plantas em si estejam bem nutridas, porque elas próprias conseguem oferecer resistência a essas coisas, desde que estejam capazes para tal. Outra solução, talvez mais chata, é encontrar os predadores dessas pragas e deixá-los a vaguear pela zona, como é o caso das joaninhas que comem os pulgões :)

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho 1 São Pedro, 2 Aloé Vera e hortelã :)

 

Em relação ao San Pedro, tenho um há 2 anos e ja triplicou o seu tamanho! Este ano dei-lhe um corte para reproduzi-lo, ou seja fiquei com 2...para grande surpresa minha no cacto "mãe" começaram a arrebentar filhotes por todo o lado, neste momento de 1 reproduzi 5...

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho 1 São Pedro, 2 Aloé Vera e hortelã :)

 

Em relação ao San Pedro, tenho um há 2 anos e ja triplicou o seu tamanho! Este ano dei-lhe um corte para reproduzi-lo, ou seja fiquei com 2...para grande surpresa minha no cacto "mãe" começaram a arrebentar filhotes por todo o lado, neste momento de 1 reproduzi 5...

 

E partilhar? Bem que adoptava um deles .. é preciso preencher papelada e ir a entrevistas? :P

Link to comment
Share on other sites

E partilhar? Bem que adoptava um deles .. é preciso preencher papelada e ir a entrevistas? :P

 

ai tu queres adoptar sem falar cmg primeiro? anda lindo isto anda...

All, everything that I understand, I understand only because I love.

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho 1 São Pedro, 2 Aloé Vera e hortelã :)

 

Em relação ao San Pedro, tenho um há 2 anos e ja triplicou o seu tamanho! Este ano dei-lhe um corte para reproduzi-lo, ou seja fiquei com 2...para grande surpresa minha no cacto "mãe" começaram a arrebentar filhotes por todo o lado, neste momento de 1 reproduzi 5...

 

E partilhar? Bem que adoptava um deles .. é preciso preencher papelada e ir a entrevistas? :P

 

Manda vir da Azarius, é legal!!! O Peyote é que já o proibiram!

Tenho estes cactos poderosos para protecçao, talvez daqui a uns aninhos faça uma cerimónia, um ritual à maneira!

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho 1 São Pedro, 2 Aloé Vera e hortelã :)

 

Em relação ao San Pedro, tenho um há 2 anos e ja triplicou o seu tamanho! Este ano dei-lhe um corte para reproduzi-lo, ou seja fiquei com 2...para grande surpresa minha no cacto "mãe" começaram a arrebentar filhotes por todo o lado, neste momento de 1 reproduzi 5...

 

E partilhar? Bem que adoptava um deles .. é preciso preencher papelada e ir a entrevistas? :P

 

Manda vir da Azarius, é legal!!! O Peyote é que já o proibiram!

Tenho estes cactos poderosos para protecçao, talvez daqui a uns aninhos faça uma cerimónia, um ritual à maneira!

 

Pois, bem que mandava vir se houvesse dinheiro :)

Peyote também não queria, são pequenos, gosto de coisas grandes e sinuosas :D

Link to comment
Share on other sites

E partilhar? Bem que adoptava um deles .. é preciso preencher papelada e ir a entrevistas? :P

 

ai tu queres adoptar sem falar cmg primeiro? anda lindo isto anda...

 

Era para ser surpresa :closedeyes:

Link to comment
Share on other sites

Tal como referi....muitos dos restos de comida, na sua grande parte cascas e caroços de legumes e frutos, voltam para a terra ;)

 

Exacto!

Composto orgânico!!! É muito simples e eficaz... Todos os restos de comida (cascas de fruta, cascas de legumes, papeis sujos, etc) nao se devem colocar alimentos de origem animal, porque isso vai atrair outro tipo de bicharada! e muitas minhocas, minhoquinhas sao nossas amigas! Para ja ainda coloco estes restos de comida num buraco feito na terra e vou amassando, passado 3 meses ja está em adubo. Mas estou a projectar uma caixa feita em madeira reciclada para fazer o proprio composto nesse recipiente.

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

Tal como referi....muitos dos restos de comida, na sua grande parte cascas e caroços de legumes e frutos, voltam para a terra ;)

 

Exacto!

Composto orgânico!!! É muito simples e eficaz... Todos os restos de comida (cascas de fruta, cascas de legumes, papeis sujos, etc) nao se devem colocar alimentos de origem animal, porque isso vai atrair outro tipo de bicharada! e muitas minhocas, minhoquinhas sao nossas amigas! Para ja ainda coloco estes restos de comida num buraco feito na terra e vou amassando, passado 3 meses ja está em adubo. Mas estou a projectar uma caixa feita em madeira reciclada para fazer o proprio composto nesse recipiente.

 

Isso deu-me uma ideia, talvez parva, mas cá vai :

 

Criar um sistema hortícola de rotação (à moda antiga) com 2 ou mais divisões, onde cada ano se cava na(s) divisão(ões) inutilizada(s) uma vala e se coloca os compostos orgânicos que se vai acumulando na casa (e inclusive requisitar isso aos vizinhos, a ver se a moda pega). Colocar as bem-ditas minhocas e ir tapando aos poucos a vala de modo a que o composto vá se transformando, e deixar a terra em repouso durante um ano. No ano seguinte voltar a fazer o mesmo mas desta vez plantar a horta no local onde antes se fez a compostagem, e assim sucessivamente.

 

Vá, rodar os terrenos secalhar não pega, mas arranjar desculpa para ir conhecer a vizinha boa do lado e dar uma de ecologista pedindo-lhe que vá separando e guardando os resíduos orgânicos da cozinha é bem bom! :D

Link to comment
Share on other sites

Pois mas a vizinhança come muita carne e peixe e coloca esses restos no lixo comum! Em casa faço a reciclagem dos materiais (Plastico/Metal...Papel...Vidro, etc...) e os restos de cascas e legumes vão para o composto orgânico, ou seja para o quintal! De vez em quando como carne ou peixe e caso hajam restos vao para os gatos que por ali andam... Resumindo, não coloco lixo no lixo comum!!!

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

era interessante divulgarem tb tecnicas e truque de cultivo !

tipo rega , exposição ao sol, etc..

 

por exemplo o poejo descobri que precisa de agua com fartura..

 

 

Posso-te deixar algumas dicas:

 

Por exemplo a praga dos caracois (animais involutivos que por onde passam destroem tudo)... Uma boa maneira de acabar com esta praga, é colocar "cinzas" à volta da horta...o caracol chega ás cinzas e volta para trás porque fica todo colado...

 

As joaninhas sao boas para comer os pulgões! Tens de rezar para que venha uma para a tua horta! Estes malditos pulgoes sao trazidos pelas formigas e comeram-me os feijoes!!! so sobraram 2 pés de feijoes!!!

 

Acabar com as ervas daninhas!!! Tambem descobri umas tecnicas para acabar com estas ervas...uma delas é colocar palha...nao cresce mais nada! outra é colocar folhas de arvores...e a outra é colocar um plastico, mas como sou anti-plastico esta é a terceira opçao! na altura que quiseres plantar retiras a palha ou as folhas ou o plastico e a terra está pronta!

 

Rego a horta com fartura todos os dias, ou de manha cedo ou ao fim da tarde...por vezes é de manha e ao fim da tarde...por vezes é so de manha e por vezes é so ao fim da tarde. Agua muita agua...as plantas gostam de muita agua e de muito sol.

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

Por exemplo a praga dos caracois (animais involutivos que por onde passam destroem tudo)... Uma boa maneira de acabar com esta praga, é colocar "cinzas" à volta da horta...o caracol chega ás cinzas e volta para trás porque fica todo colado...

 

Os caracóis evoluem ... para um bom petisco se nos dermos ao trabalho :gap:

 

Mais uma dica : colocar fetos por cima das plantas mais jovens e frágeis, de modo a que não fiquem queimadas com o gelo da noite.

Link to comment
Share on other sites

Os tomates estão a ficar maduros :D

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

Pois, infelizmente nao tenho varanda e num T1 eh dificil arranjar espaco para vasos. Essas ervas davam-me um jeitao, o dinheiro que gasta a comprar ervas aromaticas eh mesmo mal empregadinho!

 

Aerogarden

 

Nem me falem em S. Pedros ... tive de abandonar um de 2 anos num rainforest :( a quantidade de clones que aquilo rendeu ... as vezes ficava a olhar e quase que dava a sensação dele crescer á minha frente :gap:

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Boa dica Seymour, sao um bocadito caros mas vou ficar a pensar nisso, thanks! ;)

 

! bomba de aquário de 400Lt/m = 5€

1 Difusor 360º = 0.20€

1 Tupperware +/- 5l = 1€

1 Lâmpada CFL 80W+Casquilho = 10€

 

Um pouco de imaginação e por menos de 20 paus tens o assunto resolvido, além de que o que não falta por ai são clones deste sistema, ou será este sistema um clone ? :P ... no entanto procura nos foruns de cultura de couve/cacto jaimacana por aerocloners ... icmag (pontiacs DIY) e tal ... tens la imagens passinho a passinho ...

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Como ando ja ha uns tempos para mudar de casa e ainda nao sei para onde vou, se casa ou flat, ainda nao pensei em nada a serio para melhorar o meu lar. Mas caso va para outro flat vou pensar nessa alternativa seriemente, sou user na horta da couve, tenho de tirar de la umas dicas.. :)

Link to comment
Share on other sites

As joaninhas sao boas para comer os pulgões! Tens de rezar para que venha uma para a tua horta! Estes malditos pulgoes sao trazidos pelas formigas e comeram-me os feijoes!!! so sobraram 2 pés de feijoes!!!

Não é necessário....já as podes comprar em qualquer growshop. Mesmo sem teres os pulgões e apenas de prevenção....se ja te aconteceui, aconselho a comprares algumas logo para prevenires....

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...

Hello Brothers,

 

vou partilhar umas imagens da horta cósmica.

 

Courgette

dsc08686o.jpg

 

Flôr da Abóbora

dsc08478x.jpg

 

Feijão Verde

dsc08680.jpg

 

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

como me alegra o coração ver este tópico aqui no elastik :give_heart:

cultivo vai fazer 7 anos, trabalho na area de agricultura biologica e jardinagem biologica ( com plantas em vias de extinção )

tenho um quintal razoavel onde coleciono plantas mágicas. e uma horta com cerca de 200m2, onde tenho no momento, couve portuguesa, couve-flor, couve broculo, espinafres da nova zelandia, beterrabas, cenouras, um grande arbusto de physalis, rucula com fartura, alfaces, alho frances, tomate de inverno, cebolinho, poejos, ainda a dar (nem sei como com as geadas q tem vindo a fazer) pimentos laranjas, manjericao, feijão verde ( ja quase nada)

e ja puz na terra este mes as ervilhas e as favas. tambem colhi este mes as minhas batatinhas doces :) hummmmmmmmm

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

Olá,

 

Bem o Inverno está aí à porta e neste momento só tenho plantado, alfaces, couves de vários tipos, incluindo coração, beterraba, espinafres, alho francês, e ainda estou a recolher uns pimentos do verão.

Que mais é possível plantar nesta epoca?

Ervilhas, favas?

 

Grato

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Este sem duvida que é um grande tópico,já vi que há aqui bastante gente,com hortinha :)

Eu tenha mesmo muita pena não poder ter a minha horta,para plantar e colher os meus proprios alimentos...Nesto momento vivo num prédio e é complicado,mesmo assim tenho ,Salsa , Hortelã e Oregãos de momento, e depois tenho Ed Rosendhal Super Big Bud. :)

 

Para controlar e exterminar muitas pragas,existem muitos predarores vivos que já podem ser adquiridos em diversas lojas.Assim tratamento mais biologico não existe :)

 

Fica aqui o link de uma loja de um amigo meu,quem quiser pode visitar e trocar ideias e comprar algo que faça falta.

 

UrbanGrow

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!