Jump to content
×
×
  • Create New...

Formato da Newsletter


Marina
 Share

Recommended Posts

newsletter com imagens, diferentes tipos de fontes, vai tudo ku karalho com o gmail. um email com um simples texto e um link para o download do pdf. assim como link no elastik como o media box.

 

a minha sugestão é em formato pdf. mesmo para pouco formato de texto é o ideal para os vários tamanhos de monitor. Para isso seria feito em indesign, onde tem a vantagem de poder meter links como uma página web, assim como links directos a certos tópicos do elastik.

 

pdf, indesign. designers, digam de vossa justiça.

Link to comment
Share on other sites

newsletter com imagens, diferentes tipos de fontes, vai tudo ku karalho com o gmail. um email com um simples texto e um link para o download do pdf. assim como link no elastik como o media box.

 

a minha sugestão é em formato pdf. mesmo para pouco formato de texto é o ideal para os vários tamanhos de monitor. Para isso seria feito em indesign, onde tem a vantagem de poder meter links como uma página web, assim como links directos a certos tópicos do elastik.

 

pdf, indesign. designers, digam de vossa justiça.

 

É verdade

Mas costumam contornoar isso facilmente.

A alternativa a quem nao consegue visualizar correctamente estaria opcional no fundo da newsletter, como geralmente acontece...

 

 

Do género:

 

"Não consegue visualizar a newsletter correctamente? Clique aqui!"

 

e saltava pra uma pagina html onde acedia à newsletter normalmente, ou sacava-se em pdf, depende como decidirem...

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Se alguém souber de HTML a esse nível, que salte em frente. Mas uma página html seria (quase) a mesma coisa que usar propriamente o fórum.

 

Eu limito-me à minha ignorância: PDF.

Link to comment
Share on other sites

a parte técnica é que menos domino

temos que definir se construimos algo de raiz ou usamos já templates..

 

uma coisa eu acho que é certa..

tem que ser algo bem feito, funcional , atractivo, inovador e com um designe apelativo..

 

 

 

 

 

werebear..

 

pdf faz-me lembrar as comunicações aqui da empresa.. :P

 

 

temos que ter algo mais "jovem" e apelativo..

Link to comment
Share on other sites

a parte técnica é que menos domino

temos que definir se construimos algo de raiz ou usamos já templates..

 

uma coisa eu acho que é certa..

tem que ser algo bem feito, funcional , atractivo, inovador e com um designe apelativo..

 

 

 

 

 

werebear..

 

pdf faz-me lembrar as comunicações aqui da empresa.. :P

 

 

temos que ter algo mais "jovem" e apelativo..

 

 

 

As templates sao interessantes, mas um bocado básicas

Acho que temos qualidade para fazer algo de raiz

Caso siga essa ideia pra frente posso apresentar uma ou outra proposta juntamente com alguem que também esteja interessado em fazer

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

eu acho que sim..

para a frente é que é caminho.. :gap:

 

a qualidade e vontade eu sei que toda a gente tem.

a unica coisa que me preocupa é a disponibilidade, pois todos nós temos vidas super ocupadas.

 

 

eu gostava de lançar uma versão "beta" se possível ainda no inicio do verão( ate 15 de julho no máximo).. e depois recolher feedback dos utilizadores e entrar a todo o gaz a seguir ao verão..

Link to comment
Share on other sites

O ideal é arranjarmos uma plataforma html, onde a estrutura é definida de raºis, com os seguintes conteúdos (por exemplo):

 

CABEÇALHO

 

Tema "festas Junho"

-------

imagem + título

frase descritiva máximo x caracteres

------

imagem + título

frase descritiva máximo x caracteres

 

Tema 2

-------

imagem + título

frase descritiva máximo x caracteres

------

imagem + título

frase descritiva máximo x caracteres

 

 

e por aí diante. O design deve ser bastante simples, e apostar somente no fundo. todos os conteúdos seriam sempre geríveis através de um BO, era só aletrar imagem e texto. A ferramenta daria para adicionar/remover temas, por aí fora.

 

Julgo que seria a forma mais simples e eficaz de a construir.

 

Sei que existem ferramentas que permitem criar isto. Ainda não vi o link da Marina, mas parece-me que a ideia será essa... Mas de qualquer forma vou ver aqui com a malta da prigramação e pedir dicas ;)

 

Vou mandar alguns exemplos ao anjuna, e peço-te para depois ver se os consegues partilhar coma malta ;)

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

Vamos resumir-nos ao html? Para isso o elastik já existe... :-\

 

Não será uma newsletter, será tipo uma cena já pré feita mas configurável. Nesse caso passo, qualquer um pode fazer e não precisam de mim pra nada. Não me vou meter em html para newsletter, nem pensar nisso que é um bordel de todo o tamanho de limites e regras.

 

Testem esses templates primeiro antes de os usarem.

Link to comment
Share on other sites

estasmo a dar as nossas opiniões, e eu dou-a em função da minha experiência, e com base no que conheço. Sugeri o html porque é aquele com que sempre trabalhei e me habituei a eu prórpia construir as news. É simples, só p isso. Mas é uma questão de ponderarmos os pratos da balança e ver para onde tende ;)

 

O que colocaste para download não é uma newsletter, mas sim um boletim informativo que serve não só para imprensa como para digital... :)

 

alguns exemplos:

 

http://www.designboom.com/newsletter.html (exempçlo mt bom em termos de estrutura e leitura, bastante imediato e fácil de entender, ams demasiado extensa)

http://www.bycom.com.pt/byclients/by/by_ma...ters/by_22.html (bome xemplo, tanto em termos de construção, como de estrutura e conteúdos)

http://www.dezeen.com/ quem se interessar subscreva esta, mt boa tb!

www.thecoolhunter.net aconselho tb subscrição (até para quem se interessar pela área), mt mt boa!

http://www.veer.com/hear/archive/email.eu.090528.a.html (exemplo mediano, pois não parece devidamente struturada, o que gera alguma confusão, embora seja apelativa graficamente)

 

Atenção que as que eu referi são específicas da área de design, oq ue se nota pelo destaque que dão às imagens... nós não temso essa necessidade, de ter imagens tão grande,s mas são boas em termos de estrutura ;)

 

na área específica da música, subscrevam as newsletters de:

bllep.com

warprecords.com

são 2 bons exemplos tb

 

péssimo exemplo (muito grande, abusivamente, mas pelo menos é objectiva):

www.soulseduction.com

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

Ai sabes programar newsletter? Perfeito!

 

Yah, é um boletim que trás algumas vantagens como desvantagens.

 

Eu o html já o larguei em 2000, quando ainda se faziam páginas com tabelas. Hoje em dia não obrigado. Sendo assim está perfeito, por mim na boa 100%.

Lembra-te é que designs muito cleans para o público do full on está desajustado lol, vais ter que os educar. Que esta malta é mais cores fluorescentes à lá ZX Spectrum e fractais prá carola.

 

Resumindo, por mim a newsletter é toda tua. ;)

Link to comment
Share on other sites

Ai sabes programar newsletter? Perfeito!

 

Yah, é um boletim que trás algumas vantagens como desvantagens.

 

Eu o html já o larguei em 2000, quando ainda se faziam páginas com tabelas. Hoje em dia não obrigado. Sendo assim está perfeito, por mim na boa 100%.

Lembra-te é que designs muito cleans para o público do full on está desajustado lol, vais ter que os educar. Que esta malta é mais cores fluorescentes à lá ZX Spectrum e fractais prá carola.

 

Resumindo, por mim a newsletter é toda tua. ;)

 

n sei programar, sei gerir conteudos atraves de BO ;)

Quanto aos designs, quando digo cleans refiro-me a uma mancha grafica que nao seja cheia de efeitos (fractais ou o que quiseres) que nao permitam ler a newsletter. O objectivo e ler, ou nao?

Lembro-te tb k tens p ai aos pontapens comunicaçao de organizaçoes em que n percebes patavina do que p la aparece, porque a fonte nao tem leitura, porque tem tanta imagem e tanto fractal que e a verdadeira confusao...

 

Graficamente deve ser psicadelica? pode ser um caminho, omais logico... isso nao nos impede de fazer algo clean... que permita a leitura e seja apelativa graficamente...

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

Se tens newsletter prontas a configurar e mandar, perfeito. Quanto mais prático e descomplicado melhor, a conversar é que a gente se entende.

 

O clean vs fractais foi uma piada, relaxa.

 

Por mim esse tema fica já definido. A próxima fase será mesmo a organização dos conteúdos.

Link to comment
Share on other sites

Eu sugiro que se tenha muito muito cuidado no português. Ler e reler, em busca de erros ortográficos. Não digo isto com o intuito de desvalorizar, mas quanto a ortografia, posso dar uma ajuda antes da newsletter sair :)

 

Quanto à base da newsletter, sou um bocado inexperiente no que diz respeito a esses assuntos. Não sei programar em nenhuma dessas linguagens, mas qualquer coisa de photoshop, corel que precisem é só dizer :)

 

Sendo num formato digital, poderíamos juntar músicas e/ou vídeos em alguns dos conteúdos. Que dizem?

Link to comment
Share on other sites

Eu sei html!

Para enviar um ficheiro HTML no gmail tem que se usar o OUTLOOK ou THUNDERBIRD. Não pode ser através do browser.

Eu sei configurar as pops. Sei como enviar.

 

Quanto ao aspecto eu prefiro algo clean, fácil de ler. Minimalista, com as cores do logo Elastik. Laranjas, cinzas e preto.

É uma sugestão.

 

edit - Gostei bastante das templates sugeridas pela Huanita. :)

Dá para reciar.

Link to comment
Share on other sites

Eu sugiro que se tenha muito muito cuidado no português. Ler e reler, em busca de erros ortográficos. Não digo isto com o intuito de desvalorizar, mas quanto a ortografia, posso dar uma ajuda antes da newsletter sair :)

 

 

Eu também posso ajudar na correcção dos textos.

SAVE WATER... Drink champagne !!!

num sô flori qui si cheiri

Link to comment
Share on other sites

Eu sugiro que se tenha muito muito cuidado no português. Ler e reler, em busca de erros ortográficos. Não digo isto com o intuito de desvalorizar, mas quanto a ortografia, posso dar uma ajuda antes da newsletter sair :)

 

100% acordo, dar para reler a terceiros é sempre o melhor ;)

 

Quanto à base da newsletter, sou um bocado inexperiente no que diz respeito a esses assuntos. Não sei programar em nenhuma dessas linguagens, mas qualquer coisa de photoshop, corel que precisem é só dizer :)

 

Sendo num formato digital, poderíamos juntar músicas e/ou vídeos em alguns dos conteúdos. Que dizem?

 

nop, pesos. Mas podemos sempre colocar um thumbnail com preview que liga ao vídeo colocado numa outra página ;) ;)

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

tive aqui a falar com um expert, e então é assim:

As ferramentas que falei, não existem gratuitas. Nós temos essa plaicação que foi comprada, e n deve ser barata.

Neste sentido, e uma vez que a Marina já se ofereceu com o html, a minha sugestão passa mesmo por:

1 - definição rigorosa de estrutura, com header e footer sp iguais

2 - design sempre o mesmo

3 - programação html

4 - a cada newsletter, é fazer "cp" e alterar somente os conteúdos a comunicar, imagem e texto.

 

Cada área tem que ser sempre igual, mesmo no texto, por exemplo:

- título fonte A, tamanho x

- corpo de texto, mesma fonte, tamanho y

- imagem tamanho sempre igual

 

e assim deve ser para todas as notícias de uma newsletter, e para todas as news.

 

Eu vou fazer um breve doc word com as áreas/estrutura, para dar a ideia, para 2 tipos de newsletter, ou estrutura.

 

Depois passo ;)

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

é isso

 

podiamos tb começar a estruturar equipas para cada um ir tendo consciencia do que tem de fazer

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Ok, mas esse html para ser enviado por email, é complicado. Não é o mesmo html que se usa para fazer páginas de internet.

Não existem gratuitas porque há empresas e designers especializados nisso mesmo. Até mesmo empresa de webdesign chegam a fazer outsourcing para esse tipo de trabalhos.

 

Para esse html ser lido e não ser barrado pelos servidores de email e pelos vários programas de email (eudora, outlook) são outras regras diferentes de html.

 

Ficam aqui 2 boas referências para os respectivos terem mais ou menos uma noção:

 

http://tutorialblog.org/resources-for-crea...ng-html-emails/

http://www.sitepoint.com/article/code-html...il-newsletters/

Link to comment
Share on other sites

Ficam aqui dois esquiços do que poderia ser... ainda a precisar de trabalho, mas para uma primeira abordagem dá para termos uma ideia mas concreta de estrutura.

Eu pessoalmente prefiro o 2º caminho...

 

download estrutura

 

digam se n conseguirem sacar, please

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

"O envio falhou. Não tens permissão para enviar esse tipo de arquivo"

 

ps: - nos servidores do elastik, no rapidshare pelos vistos dá.

Link to comment
Share on other sites

Ficam aqui dois esquiços do que poderia ser... ainda a precisar de trabalho, mas para uma primeira abordagem dá para termos uma ideia mas concreta de estrutura.

Eu pessoalmente prefiro o 2º caminho...

 

download estrutura

 

digam se n conseguirem sacar, please

 

deu

Link to comment
Share on other sites

Creio que gráficos sejam só três (huanita, eu e a marina).

 

soluções só poderiam ser estas três

- uma página web/blog/whatever (não contem comigo)

- uma newsletter em html (solução perfeita, não contem comigo)

- pdf (contem comigo à partida)

 

pelo que percebi, a huanita não pode usufruir das newsletter que gera. estamos à espera a ver se a marina sabe fazer html para newsletters. caso não saiba, nem vale a pena perder tempo a tentar aprender que não consegue aprender a tempo das vossas expectativas.

Link to comment
Share on other sites

se a marina nao souber arranja-se outra pessoa!

 

trust me..;)

 

 

a huanita não é grafica..

 

o brunolas sim e a magadiba tb..

 

contamos sempre contigo.. lolo

pode é não ser para bater codigo..

Link to comment
Share on other sites

pendo que deveríamos ser um cadinho mais ambiciosos em termos gráficos ;)

 

acho que aqui a inervenção dos designers de serviço (Brunoooolas?????) é fundamental.

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

se esse esqueleto for aprovado, (eu aprovo), quem quiser contribuir que apresente uma ou outra proposta gráfica

eu vou fazer uma hoje à noite, este fim de semana tenho pronto :)

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Alguem faz ideia do que é feito do logotipo do ElastikTribe? Não me refiro ao que está no topo que é pequenissimo, mas o original que deve ser bem maior...

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Alguem faz ideia do que é feito do logotipo do ElastikTribe? Não me refiro ao que está no topo que é pequenissimo, mas o original que deve ser bem maior...

 

Sim!

Link to comment
Share on other sites

Eu sugiro que se tenha muito muito cuidado no português. Ler e reler, em busca de erros ortográficos. Não digo isto com o intuito de desvalorizar, mas quanto a ortografia, posso dar uma ajuda antes da newsletter sair :)

 

 

Eu também posso ajudar na correcção dos textos.

 

;)

 

Eu sugiro que se tenha muito muito cuidado no português. Ler e reler, em busca de erros ortográficos. Não digo isto com o intuito de desvalorizar, mas quanto a ortografia, posso dar uma ajuda antes da newsletter sair :)

 

100% acordo, dar para reler a terceiros é sempre o melhor ;)

 

Quanto à base da newsletter, sou um bocado inexperiente no que diz respeito a esses assuntos. Não sei programar em nenhuma dessas linguagens, mas qualquer coisa de photoshop, corel que precisem é só dizer :)

 

Sendo num formato digital, poderíamos juntar músicas e/ou vídeos em alguns dos conteúdos. Que dizem?

 

nop, pesos. Mas podemos sempre colocar um thumbnail com preview que liga ao vídeo colocado numa outra página ;) ;)

 

Por mim perfeito :) Vamos querer uma coisa mais interactiva, certo?

Link to comment
Share on other sites

Alguem faz ideia do que é feito do logotipo do ElastikTribe? Não me refiro ao que está no topo que é pequenissimo, mas o original que deve ser bem maior...

 

n sei se alguém o terá em vectores, mas posso pedi-lo à Sintha, se n se arranjar.

quanto à interactividade, não pode ser propriamente interactiva... não dá para passar de links embebidos ;)

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

Alguem faz ideia do que é feito do logotipo do ElastikTribe? Não me refiro ao que está no topo que é pequenissimo, mas o original que deve ser bem maior...

 

Sim!

 

Sim, sabes?

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Alguem faz ideia do que é feito do logotipo do ElastikTribe? Não me refiro ao que está no topo que é pequenissimo, mas o original que deve ser bem maior...

 

Sim!

 

Sim, sabes?

 

Não sei :(

Faz falta, vectores e também o a fonte utilizada para as letras...

Eu aproveitei o logo pequeno.

Link to comment
Share on other sites

quem o fez foi a "Sintha", ha muito que nao anda por aqui.

 

Huanita, tens maneira de falar com ela? :)

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

quem o fez foi a "Sintha", ha muito que nao anda por aqui.

 

Huanita, tens maneira de falar com ela? :)

 

 

tá pedido ;) fontes tb.

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!