Jump to content
×
×
  • Create New...

A Auto Importância E O Pequeno Tirano


Sérgio Walgood
 Share

Recommended Posts

Para quem ja leu algum livro de carlos castaneda e tb para quem o pensa fazer aqui vai um pequeno trexo do livro "O fogo interior" :lol:

 

Capítulo 2 , Fogo Interior , Carlos Castaneda - Fragmentos

 

A vaidade é o nosso maior inimigo, pense sobre isso...o que nos enfraquece é nos sentirmos ofendidos pelos feitos e desfeitas de nossos semelhantes . Nossa vaidade faz com que passemos a maior parte de nossas vidas ofendidos por alguém .

 

Os novos videntes recomendavam que todo o esforço devia ser feito para erradicar a vaidade da vida dos guerreiros. Eu segui aquela recomendação, e muitos dos meus esforços com você tem sido dirigidos a mostrar-lhe que, sem vaidade, somos invulneráveis .

 

A vaidade não pode ser combatida com delicadeza .

 

Os videntes antigos e novos são divididos em duas categorias . A primeira é composta por aqueles que se dispõem a exercitar o autocontrole e são capazes de canalizar suas atividades para metas pragmáticas, que iriam beneficiar outros videntes e o homem em geral .

 

A vaidade não é algo simples ou ingênuo . Dê um lado, é o núcleo de tudo que é bom em nós e , por outro lado , o núcleo de tudo que não presta . Livrar-se da vaidade que não presta requer prodígios de estratégia. Através dos tempos, os videntes renderam homenagens àqueles que conseguiram .

 

Os guerreiros combatem a vaidade por uma questão de estratégia e não de princípios .

 

A impecabilidade não é nada mais do que o uso apropriado da energia . As minhas afirmações não tem um pingo de moralidade. Economizei energia, e isso me torna impecável.

 

Dom Juan disse então que, nas listas estratégicas dos guerreiros, a vaidade figura como atividade que consome a maior quantidade de energia, daí seu esforço para erradica-la .

 

Uma das primeiras preocupações dos guerreiros é libertar aquela energia para poder encarar o desconhecido com ela. A ação de recanalizar aquela energia é a impecabilidade .

 

A estratégia mais eficaz foi desenvolvida pelos videntes da Conquista, mestres inquestionáveis da espreita . Consistem de seis elementos que interagem entre si. Cinco deles são chamados de atributos do guerreiro : controle, disciplina, paciência, oportunidade e vontade . O sexto elemento, talvez o mais importante de todos, pertence ao mundo exterior, e é chamado de pequeno tirano .

 

Um pequeno tirano é um atormentador . Alguém que tem poder de vida e morte sobre guerreiros ou simplesmente os pertuba, levando-os à distração .

 

Comparados à fonte de tudo, os homens mais assustadores e tirânicos são bufões ; em conseqüência disso, foram classificados como pequenos tiranos .

 

Disse que havia duas subclasses de pequenos tiranos inferiores. A primeira subclasse reunia os pequenos tiranos que perseguem e infligem miséria , mas sem chegar a causar a morte de ninguém . A segunda consiste dos pequenos tiranos que são apenas desesperantes e aborrecidos ao extremo .

 

Acrescentou que os pequenos tiraninhos são ainda divididos em quatro categorias . Uma que atormenta com brutalidade e violência. Outra que o faz criando uma ansiedade intolerável através da desonestidade. Outra que oprime com a tristeza. E a última, que atormenta fazendo os guerreiros se enraivecerem .

 

A estratégia não só elimina a vaidade como prepara os guerreiros para a compreensão final de que a impecabilidade é a única coisa que conta no caminho do conhecimento .

 

Disse que os novos videntes conceberam uma manobra mortal, na qual o pequeno tirano é como um pico montanhoso e os atributos do guerreiro são como alpinistas que se encontram no topo.

 

Normalmente, apenas quatro atributos são usados . O quinto, a vontade, é sempre reservado para uma confrontação extrema, quando os guerreiros estão diante do esquadrão de fuzilamento, por assim dizer .

 

Na verdade, o que transforma os seres humanos em pequenos tiramos é precisamente a manipulação obssessiva do conhecido .

 

Quatro atributos são tudo o que é necessário para lidar com os piores dos pequenos tiranos . O guerreiro que tropea num pequeno tirano é um afortunado .

 

Se os guerreiros conseguem manter-se inteiros ao defrontar-se com pequenos tiranos, podem certamente encarar o desconhecido com impunidade, e então podem suportar até mesmo a presença do incognoscível .

 

Mesmo os piores tiranos podem trazer encanto, naturalmente desde que a pessoas seja um guerreiro . O engno que os homens comuns cometem ao defrontarem-se com pequenos tiranos é não possuírem uma estratégia que os apóie ; a falha fatal é que os homens comuns levam-se por demais à sério . Os guerreiros, por outro lado, não apenas possuem uma estratégia bem elaborada, como estão livres da vaidade . O que restringe sua vaidade é que eles compreendem que a realidade é uma interpretação que fazemos .

Link to comment
Share on other sites

Gostei deste excerto!

 

Ainda só li "A arte de sonhar" deste autor, estou curiosa de ler os restantes, mas o tempo não chega para tudo.

Link to comment
Share on other sites

É um autor fanrastiko!

Li o "Conocimiento silencioso" em espanhol e gostei muito.

Sabiam k depois do Don Juan morrer o Castañeda fundou um culto de seguidores nos Estados Unidos. Conheci um deles amerdicano por sinal.

 

"a falha fatal é que os homens comuns levam-se por demais à sério."

 

Boa Sérgio!!!

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Nunca li nada deste senhor, mas tanto a Sintha como o seu menino já me falaram, e confesso k só tou à espera de oportunidade p o arranjar!

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
«...a liberdade é uma aventura sem fim, na qual arriscamos as nossas vidas e muito mais, por uns breves momentos de algo que está para além das palavras, pensamentos ou sentimentos.»

 

Excerto de «A Arte de Sonhar»

 

Para arriscar, temos que conseguir ser «impecáveis» (economizar energia, redistribuí-la e saber canalizá-la), e isso passa também por anular a auto-importância.

 

;););):D

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

Obrigado querido sérgio...ainda n tinha dado com este tópico :blush: são tantos hihihii!!!

 

:flower: Adorei o excerto ;)

 

Tb já li o "Arte de Sonhar" e o "Erva do Diabo"...excelentes opções :rolleyes:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Obrigado querido sérgio...ainda n tinha dado com este tópico :blush: são tantos hihihii!!!

 

:flower: Adorei o excerto ;)

 

Tb já li o "Arte de Sonhar" e o "Erva do Diabo"...excelentes opções :rolleyes:

 

 

Ainda nao li a arte de sonhar, mas já li a "erva do diabo" e vou no inicio de "conversas com d. juan".

É um escritor fantástico, e foca assuntos que são no minimo interessantes! ;)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 8 months later...

Muita gente vive com a vaidade na cabeça. O que eu penso é que cabe mesmo a cada um perceber, porque parece que começa nestas coisas insignificantes o mal que vai por ai no mundo. Todos tem medo de não ser aceites pelo que parecem, mas cabe aos outros que ao fim ao cabo cada um, decidir.

 

Mas parece que até o rei com a sua vaidade também não consegue ser feliz.

segundo as suas palavras é desonroso casar com mulheres de classe inferior,a roupa que veste nunca é a melhor, a comida tb não....

 

mesmo com prémios nobeis da paz os maiores criminosos do mundo não se sentem felizes !!! De que raio precisam eles??

 

( não existe expressão estilística possivel para a ultima frase ) :mellow::blush:

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!