Jump to content
×
×
  • Create New...

LHC - Large Hadron Collider


Saikotek
 Share

Recommended Posts

O sistema de "frio" foi afectado em parte, pela avaria de um transformador de potência de 12MVA...

12MVA só para 2 sectores !! Isto a trabalhar em pleno em termos de consumo de Energia deve ser qualquer coisa de impressionante.

 

Li que o CERN em 2009, se trabalhar os dias todos em pleno, representará um consumo de energia ligeiramente inferior a 10% de TODO o cantão de Genebra.

 

10%... Se considerarmos que o cantão de Genebra tem 500.000 habitantes, significa que a energia consumida é equivalente a uma cidade como Évora... Cerca de 50.000 habitantes...

 

Até pensei que era mais, mas analisando um pouco melhor as coisas, não me posso esquecer que eles utilizam a supercondutividade e as perdas por efeito de Joule são práticamentes inexistentes...

 

Estou a interessar-me por isto....

Estive a ver os videos que estão lá mais atrás novamente e muito sinceramente....

Não sei se estes testes não são mais importantes que os projectos espaciais...

 

Se imaginarmos que daqui pode vir a solução para o problema energético da humanidade... E que se gasta tanto dinheiro em guerras, isto realmente em custos, não é assim tanto!!

Mas isso já é outra questão !!! ^_^

Link to comment
Share on other sites

no invervo vai estar fechado devido ao custo da energia...

 

Hummmmmm

Não me parece....

O facto de pararem uma máquina como aquelas e depois voltar a arrancar deve ficar muito mais caro...

Link to comment
Share on other sites

Se imaginarmos que daqui pode vir a solução para o problema energético da humanidade... E que se gasta tanto dinheiro em guerras, isto realmente em custos, não é assim tanto!!

Mas isso já é outra questão !!! ^_^

 

Nem mais!

 

Muito coisa boa pode advir daqui e o mais engraçado é que a parte mais demorada do projecto já passou, prevejo que agora não demorará muito a obter resultados, até o CERN afirma que durante o próximo ano eles vão começar a surgir...

 

Energia gratuita era algo que ia mudar sem dúvida o rumo da humanidade e isto incluiria provavelmente o fim das guerras e finalmente uma mentalidade que apenas tivesse como objectivo a prosperidade da humanidade.

 

Já para não falar em viagens espaciais e novas descobertas no universo.

 

Ainda ontem vim mais um documentário do Discovery Channel chamado: "Understanding the Universe" e de facto faz tanto sentido a existência de um universo paralelo... Assim como neste, já foram descobertos planetas a orbitar estrelas muito semelhantes ao nosso e simplesmente não se consegue chegar lá.

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

no invervo vai estar fechado devido ao custo da energia...

 

Hummmmmm

Não me parece....

O facto de pararem uma máquina como aquelas e depois voltar a arrancar deve ficar muito mais caro...

 

eu vi isso na tv

 

 

mas faz uma pesquisa no google...

:closedeyes:

 

fechado de janeiro a março...

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe qual a origem do financiamento deste projecto?

Publico? Privado? Misto?

 

Tenho por tendência acreditar sempre que as coisas podem melhorar, mas se é (deve ser) o interesse privado que está por de trás de tudo isto a ideia de energia gratuita parece-me uma miragem.

Se a energia for limpa já é um grande avanço claro, mas para acreditar num futuro "comunitário" só mesmo se o presente sistema económico colapsar ou levar uma valente reforma, que -diga-se - está mesmo a precisar.

 

Mas sim estou com grandes expectativas há já alguns anos neste mega projecto.

 

:)

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe qual a origem do financiamento deste projecto?

Publico? Privado? Misto?

 

Se é misto não sei, mas público é de certeza, vê este link.

 

http://dg-rpc.web.cern.ch/dg-rpc/Scale.html

 

Tenho por tendência acreditar sempre que as coisas podem melhorar, mas se é (deve ser) o interesse privado que está por de trás de tudo isto a ideia de energia gratuita parece-me uma miragem.

Se a energia for limpa já é um grande avanço claro, mas para acreditar num futuro "comunitário" só mesmo se o presente sistema económico colapsar ou levar uma valente reforma, que -diga-se - está mesmo a precisar.

 

Mas sim estou com grandes expectativas há já alguns anos neste mega projecto.

 

:)

 

Achas que interesse privado não iria facilitar uma descoberta como essas? Acho que NINGUÉM, por mais ganancioso que seja iria rejeitar tal descoberta, muito pelo contrário, toda a indústria poder-se-ia concentrar noutras coisas... Infelizmente, por vezes a realidade não é assim, como pudemos já observar com o carro eléctrico.

 

Esperemos que não, afinal de contas também nos estamos a precipitar um bocadinho...energia grátis lol

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

Se a energia for limpa já é um grande avanço claro, mas para acreditar num futuro "comunitário" só mesmo se o presente sistema económico colapsar ou levar uma valente reforma, que -diga-se - está mesmo a precisar.

 

Ora aqui está a solução para um mundo muito melhor :)

 

abraço Martim ;)

Link to comment
Share on other sites

Não é bem a solução mas sim um diagnóstico...

 

Este tema da energia sempre foi dificil de fazer previsões sobre qual a maneira politica/social de se gerir.

No fundo quem controla a energia tem sempre supremacía relativamente a qualquer outra actividade ou sector.

Só se a energia fosse controlada pelo estado tipo numa sociedade mista de comunism"ó"liberal...

Não sei mas será sempre o nosso calcanhar de Aquiles, quem controla e como a energia, seja ela limpa, suja, grátis ou não.

 

Mas tenho esperança que haja mudanças quânticas a partir de 2012 ;)

 

Venho o buraco negro e a inversão do sentido do fluxo do campo electromagnético!!!

 

:)

 

Grande abraço Carlos!

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

Por acaso, pondero seriamente sobre estes excessos, em tempo de adivinhado escasseio. :glare:

 

...e em busca das respostas às mais velhas questões do Mundo....

 

- E de onde vimos? Para onde vamos?

- O que somos?! E porquê?! E quando??

 

- E como será?! A origem? Aahhh....

 

Como se fossem questões a necessitar de resposta. Em prol do propagar da espécie... :lol:

 

O que é a brevidade neste imenso sem fim? E como se expande? E para onde?

 

E até que ponto é tão importante? O tempo como o conhecemos foi inventado por nós e há-de morrer connosco. É a nossa estória e sem retorno.

 

[O dito que permanece pertinente:

- Estás a ver a flecha de William Tell? ...

- Yah!!

- Agora, imagina-a a atravessar a maça de Newton.] :lol2:

 

Imaginem. :)

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Más notícias

 

 

Lusa

Na construção do LHC participaram mais de 10 mil cientistas e engenheiros de 580 universidades e de cerca de 100 nacionalidades Publicação: 20-09-2008 17:07 | Última actualização: 20-09-2008 17:14

 

Avaria na máquina obriga a pausa de dois meses

O acelerador gigante de partículas LCH do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) vai estar parado durante dois meses, anunciou hoje um porta-voz do CERN.

 

“Houve um incidente durante um teste. Um elemento da máquina tem de ser reparado”, declarou o porta-voz James Gillies.

Segundo um comunicado do CERN hoje divulgado, o problema deriva de uma importante fuga de hélio ocorrida no túnel na sexta-feira.

As primeiras investigações indicam que esta fuga pode ter sido provocada por um problema de conexão eléctrica.

Este incidente, precisou o CERN, não terá qualquer consequência na segurança do pessoal. "

 

O hélio tanto quanto eu sei, é utilizado nos sistemas geradores de temperaturas "baixíssimas" (criogénicos), que permitem a super condutividade na transmissão de energia eléctrica.

Não é tóxico.

 

É uma máquina complexa e enorme... Está a ser testada...

Isto acontece!!

 

Se souberem de mais alguma coisa !!! :)

Link to comment
Share on other sites

O hélio tanto quanto eu sei, é utilizado nos sistemas geradores de temperaturas "baixíssimas" (criogénicos), que permitem a super condutividade na transmissão de energia eléctrica.

Não é tóxico.

 

É, não te esqueças é que os protões, a 99,9999% da velocidade da luz a embater vão criar uma enorme bola de fogo, com temperaturas simplesmente brutais, ora isso mais quantidades também brutais de hélio, tens uma bomba termonuclear....

 

Já pensaste se, muito coincidentemente, esta fuga tivesse ocorrido durante uma colisão de partículas? Tinha ido tudo co catano :mellow:

 

Há coisas neste projecto que me andam a desiludir, primeiro os hackers darem uma tanga do caraças à equipa de IT e agora isto...não sei não, mas cá para mim, as probabilidades daquilo correr mal aumentam a cada notícia destas que sai cá para fora...Não querendo ser alarmista, acho que fugas de hélio de facto seria quase impossível não as ter numa estrutura de tamanhas dimensões, ainda assim mete medo!

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

O hélio tanto quanto eu sei, é utilizado nos sistemas geradores de temperaturas "baixíssimas" (criogénicos), que permitem a super condutividade na transmissão de energia eléctrica.

Não é tóxico.

 

É, não te esqueças é que os protões, a 99,9999% da velocidade da luz a embater vão criar uma enorme bola de fogo, com temperaturas simplesmente brutais, ora isso mais quantidades também brutais de hélio, tens uma bomba termonuclear....

 

Já pensaste se, muito coincidentemente, esta fuga tivesse ocorrido durante uma colisão de partículas? Tinha ido tudo co catano :mellow:

 

Há coisas neste projecto que me andam a desiludir, primeiro os hackers darem uma tanga do caraças à equipa de IT e agora isto...não sei não, mas cá para mim, as probabilidades daquilo correr mal aumentam a cada notícia destas que sai cá para fora...Não querendo ser alarmista, acho que fugas de hélio de facto seria quase impossível não as ter numa estrutura de tamanhas dimensões, ainda assim mete medo!

 

Compreendo o que dizes...

Mas permite-me chamar-te a atenção para um pormenor muito importante.

A fuga de hélio deu-se nas zonas externas das linhas "pipes"... Provávelmente onde estão instalados os indutores ou magnetos...

 

As linhas onde viajam os protões estão em vácuo, e as zonas de colisão são específicas para esse fim....

 

Tens muita razão quando falas em Hélio, altas temperaturas e bomba Termo Nuclear...

Mas tenho uma grande convicção que tudo isso foi levado em conta....

 

Contudo isto está certamente a ser estudado pelos técnicos... Dos melhores que temos no Mundo..

Link to comment
Share on other sites

"Ainda não se pagou ao CERN?

Fui informado por amigo meu da Net, o grande Noise, que, apesar do Estado Português não pagar o que é devido como membro do CERN, a Direcção do CERN mantêm os cientistas portugueses, porque considera o seu trabalho indispensável."

 

http://divagan.blogspot.com/2006/04/ainda-...ou-ao-cern.html

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

O hélio tanto quanto eu sei, é utilizado nos sistemas geradores de temperaturas "baixíssimas" (criogénicos), que permitem a super condutividade na transmissão de energia eléctrica.

Não é tóxico.

 

É, não te esqueças é que os protões, a 99,9999% da velocidade da luz a embater vão criar uma enorme bola de fogo, com temperaturas simplesmente brutais, ora isso mais quantidades também brutais de hélio, tens uma bomba termonuclear....

 

Já pensaste se, muito coincidentemente, esta fuga tivesse ocorrido durante uma colisão de partículas? Tinha ido tudo co catano :mellow:

 

Há coisas neste projecto que me andam a desiludir, primeiro os hackers darem uma tanga do caraças à equipa de IT e agora isto...não sei não, mas cá para mim, as probabilidades daquilo correr mal aumentam a cada notícia destas que sai cá para fora...Não querendo ser alarmista, acho que fugas de hélio de facto seria quase impossível não as ter numa estrutura de tamanhas dimensões, ainda assim mete medo!

 

Compreendo o que dizes...

Mas permite-me chamar-te a atenção para um pormenor muito importante.

A fuga de hélio deu-se nas zonas externas das linhas "pipes"... Provávelmente onde estão instalados os indutores ou magnetos...

 

As linhas onde viajam os protões estão em vácuo, e as zonas de colisão são específicas para esse fim....

 

Tens muita razão quando falas em Hélio, altas temperaturas e bomba Termo Nuclear...

Mas tenho uma grande convicção que tudo isso foi levado em conta....

 

Contudo isto está certamente a ser estudado pelos técnicos... Dos melhores que temos no Mundo..

 

 

Certamente que tudo isso foi levado em conta não é? Eu também acho que sim.

 

É uma questão de blindagem do colisor correcto? Vamos lá a ver, não faço a mínima ideia do que é uma temperatura 100 vezes superior à do núcleo do sol, provavelmente nem tu eheh

 

Também acho que os tais "ditos criadores da internet" que criaram vários datacenters novos para aguentarem com as experiências e o The GRID também tinham toda a obrigação de não deixar ninguém entrar la dentro... No entanto entraram no sistema, deram bailinho e segundo o próprio CERN, podiam ter acedido ao ATLAS se quisessem.

 

Esta equipa é composta pelos melhores dos melhores não haja dúvida, mas nunca se esqueçam que ao mexer com coisas novas, nem que seja com os melhores dos melhores há sempre um risco muito grande.

 

Eu não percebo mto de física nuclear, mas um túnel de 27km carregadinho de hélio entrar um fusão lol, deve dar um estardalhaço do caraças

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

É uma questão de blindagem do colisor correcto? Vamos lá a ver, não faço a mínima ideia do que é uma temperatura 100 vezes superior à do núcleo do sol, provavelmente nem tu eheh

 

Sim é verdade que eu também não consigo imaginar temperaturas dessas...

Mas não te esqueças que essas colisões se dão a niveis infinitamente pequenos.

 

Repara nisto:

 

"The protons will each have an energy of 7 TeV, giving a total collision energy of 14 TeV (2.2 μJ). "

 

A energia resultante na colisão de dois protões é de 2.2 micro Joules.... Práticamente nada...

Contudo se levarmos em conta a massa do protão já é uma "estouro" enorme....

 

É tudo uma questão de proporções..... Atinge temperaturas altíssimas mas num ponto infinitamente pequeno e durante uma fracção de segundos...

 

Também é certo que não vão colidir só 2 protões mas muitos mais.... Mas ainda assim creio que está controlado...Digo eu!! :)

Link to comment
Share on other sites

É uma questão de blindagem do colisor correcto? Vamos lá a ver, não faço a mínima ideia do que é uma temperatura 100 vezes superior à do núcleo do sol, provavelmente nem tu eheh

 

Sim é verdade que eu também não consigo imaginar temperaturas dessas...

Mas não te esqueças que essas colisões se dão a niveis infinitamente pequenos.

 

Repara nisto:

 

"The protons will each have an energy of 7 TeV, giving a total collision energy of 14 TeV (2.2 μJ). "

 

A energia resultante na colisão de dois protões é de 2.2 micro Joules.... Práticamente nada...

Contudo se levarmos em conta a massa do protão já é uma "estouro" enorme....

 

É tudo uma questão de proporções..... Atinge temperaturas altíssimas mas num ponto infinitamente pequeno e durante uma fracção de segundos...

 

Também é certo que não vão colidir só 2 protões mas muitos mais.... Mas ainda assim creio que está controlado...Digo eu!! :)

 

Tens quase toda a razão! No entanto é também como dizes, não são apenas 2 protões. Tal como o espaço tem eventos violentíssimos e é isso que se está a tentar recriar a uma escala muito reduzida, não deixa de ser um evento muito violento.

Mas lembra-te que segundo einstein corpos acelerados à velocidade da luz ganham massa, logo deixas de ter só protões, mas sim protões acelerados à velocidade da luz que são muito mais pesados, a bola de fogo que vai acontecer dentro do LHC não é um evento assim tão insignificante como deves estar a pensar, esses já se fazem no RHIC à anos...isto agora é o outro nível!

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

...a bola de fogo que vai acontecer dentro do LHC não é um evento assim tão insignificante como deves estar a pensar...

 

Não queria de forma alguma dar a ideia que considero esta experiência insignificante e sem riscos !! Espero que consideres isso TeKKnOsApIeN.

 

E creio que também ningém no planeta neste momento está em condições de afirmar que não é isenta de riscos !!

O que eu acho é que os riscos estão calculados de forma suficientemente segura para seguir em frente.

 

E a humanidade precisa de compreender o que a rodeia... É a nossa essência!! Não há retorno possível.

Quem sabe se não tiramos daqui grandes proveitos em relação ao futuro que se avizinha... um pouco "escuro" por acaso !! :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

Até a constância é "inventada/descoberta" quando necessária... O que torna o facto de ser suficientemente segura, mais uma demonstração da arrogância humana.

Apaziguamos possibilidades com saberes convictos, porque até do futuro temos uma imagem muito provável, que depende do tempo e depende da Vontade.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Um verdadeiro onironauta aspira à compreensão do cosmos da existência e da consciência.

A ciência através da sua capacidade tecnológica aventura-se na descoberta do mundo físico.

 

Acredito que há espaço para os dois...

 

Não consigo deixar de simpatizar contigo...

Link to comment
Share on other sites

Pelos vistos, o LHC só volta a funcionar para o ano que vem. :closedeyes:

 

 

Super acelerador de partículas desligado até 2009

 

O Large Hadron Collider, instalado na fronteira franco-suíça, vai ficar desligado até ao próximo ano devido à fuga de uma tonelada de hélio líquido, informou terça-feira o CERN. Partes da super máquina aqueceram até aos 100 graus centígrados e os bombeiros foram forçados a intervir.

 

A fuga aconteceu a 19 de Setembro. O hélio servia para arrefecer os ímanes responsáveis pela aceleração de partículas, e a sua fuga levou cerca de uma centena destes magnetos a aquecerem até aos 100 graus centígrados.

 

Em circunstâncias normais, os ímanes deviam estar submetidos a uma temperatura de 271 graus negativos para poder gerar os poderosos campos magnéticos necessários à experiência.

 

Os bombeiros destacados no CERN, laboratório europeu de pesquisa nuclear, foram forçados a intervir para baixar a temperatura no túnel circular de 27 quilómetros.

 

O CERN afirmou em comunicado que «em nenhum momento houve vidas em risco». O laboratório informou esta terça-feira que a máquina vai permanecer desligada e que serão necessários vários meses para investigar o que falhou no LHC e para garantir o seu funcionamento em segurança.

 

«Depois de termos tido um início de operações muito bem sucedido a 10 de Setembro, isto é indubitavelmente um duro golpe», afirmou Robert Aymar, o director-geral do CERN.

 

A máquina só voltará a ser ligada na Primavera de 2009.

 

O LHC, cujo projecto absorve entre 3 a 6 mil milhões de euros da França, Suíça e países parceiros, foi construido para fazer colidir partículas a elevadas velocidades, para fins de pesquisa.

 

Os dados a ser descobertos nas experiências a realizar com a máquina podem alterar o conhecimento que a Humanidade tem sobre a Física e a criação do Universo, e podem ainda ter aplicações práticas ao nível da produção de energia.

 

A imensidão e as possíveis implicações do projecto levaram-no a ser apelidado de «experiência científica do século».

 

 

Noticia retirada da página do Sapo.

Link to comment
Share on other sites

Não existem dois... que raio de tendência, a separar a bela do senão...

O nulo não seria inventado se não fosse a unidade, em complementação... Encontramo-nos assim perante uma controvérsia "cosmológica"... qualquer variante que queiram...

 

Saikotek:

Mais incontáveis "fundos públicos" a comparticiparem a restauração da descoberta do ser.... Necessidade imediata como é...

 

Fascinam-me, concerteza, os sondáveis que daqui brotam. Mas a que custo? Vale a pena, a ilusão do saber? E a magia, visualizada simplesmente como choques de energia desprovidas de espírito? (Ou talvez não)! Descartando o éter como essência e assumindo-o como sapiência? (Ou talvez não)!

 

E quando soubermos tudo?

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Não existem dois... que raio de tendência, a separar a bela do senão...

O nulo não seria inventado se não fosse a unidade, em complementação... Encontramo-nos assim perante uma controvérsia "cosmológica"... qualquer variante que queiram...

 

Saikotek:

Mais incontáveis "fundos públicos" a comparticiparem a restauração da descoberta do ser.... Necessidade imediata como é...

 

Fascinam-me, concerteza, os sondáveis que daqui brotam. Mas a que custo? Vale a pena, a ilusão do saber? E a magia, visualizada simplesmente como choques de energia desprovidas de espírito? (Ou talvez não)! Descartando o éter como essência e assumindo-o como sapiência? (Ou talvez não)!

 

E quando soubermos tudo?

 

Éter? Esse não existe :D

 

E a unidade negativa foi criada na mesma quantidade que a positiva no inicio do universo. Tanta anti-matéria como matéria, falta saber é onde ela está...

 

Quando soubermos tudo minha menina, eu levo-te a jantar a júpiter!

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

Não existem dois... que raio de tendência, a separar a bela do senão...

O nulo não seria inventado se não fosse a unidade, em complementação... Encontramo-nos assim perante uma controvérsia "cosmológica"... qualquer variante que queiram...

 

Saikotek:

Mais incontáveis "fundos públicos" a comparticiparem a restauração da descoberta do ser.... Necessidade imediata como é...

 

Fascinam-me, concerteza, os sondáveis que daqui brotam. Mas a que custo? Vale a pena, a ilusão do saber? E a magia, visualizada simplesmente como choques de energia desprovidas de espírito? (Ou talvez não)! Descartando o éter como essência e assumindo-o como sapiência? (Ou talvez não)!

 

E quando soubermos tudo?

 

Concordo que tudo isto venha trazer custos elevados, mas no entanto, todo este processo poderá trazer-nos muitas respostas como já aqui foi dito. Não é que isso me vá servir (a mim) para alguma coisa, visto que não sou grande entendedor nesta matéria, apenas estou curioso em acompanhar o desenrolar desta grande experiência.

 

Sinceramente, espero que tudo isto venha trazer algo de bom para a humanidade... e quando soubermos tudo...logo se vê! (se é que vamos saber algo!) :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Um verdadeiro onironauta aspira à compreensão do cosmos da existência e da consciência.

A ciência através da sua capacidade tecnológica aventura-se na descoberta do mundo físico.

 

Acredito que há espaço para os dois...

 

Não existem dois... que raio de tendência, a separar a bela do senão...

 

Eheheheheh

Mas tens razão Detsail. Vou tentar explicar:

 

 

Referi-me aos dois, não querendo dar a ideia que fossem opostos, ou distantes e completamente separados......

Ambos nasceram na mesma fonte, e no fundo são irmãos. Um não pode avançar sem o outro.

Digamos que o Onironauta atravessa uma crise de identidade devido à actual soberania "do Ciências", contudo ambos partilham a Razão.

 

Não tenho a certeza, mas ouvi dizer que o primeiro está apaixonado pela irmã de Philos, a Sophia...

Já o Ciências gosta da Máthema... Gostos!!

 

O primeiro é mais perceptivo e o segundo mais empírico, aconselhando eu sempre o primeiro a não ficar alheio aos avanços do segundo, pois este último à medida que avança penetra nos domínios que antes pertenciam ao primeiro, e um dia ainda fica tudo unificado e em Paz.

 

Eu sou amigo dos dois e sempre que posso convivo intimamemte com eles...

 

Um dá-me a conhecer Mundos nunca antes por mim avistados. De vez em quando peço-lhe a nave emprestada.

O outro oferece-me leis fundamentadas com bases materiais, servidas em travessas de prata... que muitas vezes valem ouro.

 

Levo-os muitas vezes a passear comigo, pois tenho uma grande amizade por eles que já dura uns longos anos...

As namoradas deles são bem simpáticas, mas por vezes um pouco estranhas e complicadas.. Eu também levo a minha, e a cena equilibra-se....

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Mas, e sem querer dar preferências a um ou a outro, e sendo que no meu ser curioso o predilecto é sem dúvida a questão, acredito que sem o sonho nunca existiria a necessidade de O perseguir ou constatar. Heis assim e que a meu ver se perplexa a derrocada no nosso ser genial.

 

O ser empírico é por si mesmo selectivo e prevalece consoante as necessidades correntes surgidas, normalmente do "desespero", em maioria.

Possuimos sem dúvida a capacidade de moldar o Universo às Nossas necessidades. Desespero e Esperança, consante o mercado e a banha.

Porque quando o objectivo é a propagação (conhecer-nos a Nós Próprios), aquele bichinho voraz em todos nós nado desperta e perde sentido... e seja o que Deus quizer!

 

A alma, por outro lado não consciencializa nem desespero, nem esperança. Embora seja toda ela vivência... Mas como permanece inerte, permanece latente face a toda esta consciência global, cada vez mais. Bichinnho nado.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...

e novidades do novo brinquedo da humanidade?

 

é realmente um granda bixo.

estou a imaginar o gajo que foi encomendar isto á lojinha da esquina que vende cabos rca, adaptadores varios e outros acessorios da electronica:

 

 

- "Bom dia.."

 

- " Olá bom dia, em que posso ser util?"

 

 

 

 

- "Uma pergunta... tem fio em cobre?"

 

- " Sim temos, quantos metros vai desejar?"

 

 

 

 

 

 

 

 

- "Uns quinze mil kilometros por favor.........pra embrulhar"

 

 

 

 

 

 

http://petermccready.com/portfolio/08082004.html

 

Galeria brutal 360 graus com som ambiente e td. podem ir mudando de foto ca em baixo e ver toda a construcao do projecto

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

e novidades do novo brinquedo da humanidade?

 

é realmente um granda bixo.

estou a imaginar o gajo que foi encomendar isto á lojinha da esquina que vende cabos rca, adaptadores varios e outros acessorios da electronica:

 

 

- "Bom dia.."

 

- " Olá bom dia, em que posso ser util?"

 

 

 

 

- "Uma pergunta... tem fio em cobre?"

 

- " Sim temos, quantos metros vai desejar?"

 

 

 

 

 

 

 

 

- "Uns quinze mil kilometros por favor.........pra embrulhar"

 

 

 

 

 

 

http://petermccready.com/portfolio/08082004.html

 

Galeria brutal 360 graus com som ambiente e td. podem ir mudando de foto ca em baixo e ver toda a construcao do projecto

 

Altamente !! :dirol:

Link to comment
Share on other sites

Aah, tantas cores, tantas voltas... Assim, já vale a pena... :closedeyes:

 

 

 

Fica ligada à terra. Valha-nos Deus os trifásicos. :gap:

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

CERN: acelerador de partículas volta a arrancar

Cientistas querem fazer circular um feixe de partículas de madrugada

 

O maior acelerador de partículas do mundo, que só funcionou algumas horas depois do arranque em Setembro de 2008, foi esta sexta-feira relançado após 14 meses de paragem devido a uma grave avaria, indicou um porta-voz do CERN.

 

«Os primeiros ensaios de injecção de partículas de protões arrancaram cerca das 16:00 (15.00 em Lisboa)», indicou o porta-voz do Centro europeu de investigação nuclear (Cern) James Gillies.

 

Gillies precisou que estas injecções duravam «uma fracção de segundo» para permitir às partículas «realizar uma meia-volta, ou mesmo uma volta» de pista no Grande acelerador de partículas (LHC).

 

«Se tudo se passar bem esta noite, tentaremos fazer circular um feixe de partículas cerca das 07:00 (06:00 em Lisboa) durante vários minutos», acrescentou.

 

Na última tentativa, o feixe de partículas aguentou-se trinta minutos, segundo Gillies, que prevê abrir uma garrafa de champanhe este fim-de-semana em caso de êxito.

 

O LHC, jóia científica de vários milhares de milhões de euros que aposta nos progressos do conhecimento da composição da matéria e do universo, sofreu duas avarias sucessivas dias depois de ter sido lançado com grande pompa a 10 de Setembro de 2008.

 

in Portugal Diario

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

O acelerador de partículas do CERN - Laboratório Europeu de Física de Partículas registou um problema ao arrancar para uma nova experiência. José Carlos Silva, investigador do LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, disse à Lusa que «um dos sectores do acelerador deu uma indicação de vermelho», pelo que o processo foi interrompido.

 

O aceleramento de partículas deveria ter sido iniciado às 08:00 de Lisboa. Os cientistas europeus detectaram e resolveram entretanto o problema técnico. Segundo Gaspar Barreira, do LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, tratou-se de «um problema de protecção e não da máquina, que já está resolvido», esperando-se que a experiência possa arrancar até às 10:00.

 

O aceleramento de partículas deveria iniciar-se às 08:00 de Lisboa, estando a experiência a ser transmitida em directo no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa.

 

A colisão dos feixes de protões à velocidade da luz é feito no interior do Large Hadron Collider (LHC) - um anel de 27 quilómetros de circunferência refrigerado 1,9 graus Kelvin (271,4 graus centígrados negativos), construído a 100 metros de profundidade, na fronteira franco-suíça, perto de Genebra.

 

A experiência foi tentada em Setembro de 2008, mas um mau funcionamento técnico obrigou à sua interrupção

Psychedelic Revolution!!!

-------------------------------

http://www.myspace.com/rikardopereira

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • 1 month later...

Encontraram Deus pelo que parece, e eu a pensar que ele era grande cumó catano... afinal é infra microscopicamente sub atomico.

 

Aposto que as farmaceuticas estão por trás disto.

"INTERVAL" . ELECTRONIC, CINEMATIC & ACUSTIC AMBIENT

 

http://soundcloud.com/m-ms/interval-origami-sound

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...

The main property that scientists are now probing is the particle’s spin, a quantum mechanical characteristic of all subatomic particles that determines how they intermingle with other particles. The Higgs-like boson appears to have a spin of zero, exactly what was predicted beforehand, though a spin of two can’t yet be ruled out. A spin of two would indicate that what scientists found was a new particle, an exciting scenario that would likely tell physicists something about the nature of gravity. But this seems less and less likely.

 

Particula sem massa e spin 2 = Gravitão

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

CERN anuncia descoberta da 'partícula de Deus'

O CERN, organização a que Portugal pertence, anunciou hoje que descobriu uma nova partícula subatómica, em princípio o bosão de Higgs, também conhecido por "partícula de Deus", porque explica a existência do Universo.

 

Virgílio Azevedo (www.expresso.pt) 9:18 Quarta feira, 4 de julho de 2012

 

 

bosao-de-higgs-3894.jpg

Uma das colisões entre protões na experiência CMS que poderá ter revelado o bosão de Higgs

CERN

Cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), organização a que Portugal pertence, anunciaram hoje de manhã numa conferência em Genebra (Suíça), que descobriram uma nova partícula subatómica que pode ser o bosão de Higgs, também conhecido por "partícula de Deus".

O Higgs é fundamental para explicar a razão por que todas as outras partículas que constituem a matéria têm massa, isto é, porque existe o Universo onde vivemos. No fundo, é a peça que faltava no puzzle do chamado Modelo-Padrão, uma colecção de teorias que integra todos os conhecimentos atuais sobre o comportamento das partículas fundamentais da matéria.

A descoberta da nova partícula subatómica surge na sequência das experiências feitas pelo maior acelerador de partículas do mundo, o LHC, localizado em Genebra, e neste momento decorre na sede do CERN uma conferência para a divulgação dos resultados das experiências feitas pelos detetores mais importantes do LHC: o CMS e o Atlas.

Esta descoberta é também o triunfo da ciência europeia a nível mundial, já que o maior acelerador de partículas dos EUA, o Tevatron (mais pequeno que o LHC), deixou de funcionar a 30 de setembro de 2011 devido a cortes orçamentais. peter-higgs-91ad.jpgDenis Balibouse/Reuters Peter Higgs, o cientista britânico que deu o nome à nova partícula, esteve hoje no CERN

Ambiente de euforia no CERN

 

 

"Temos o Higgs, concordam?", perguntou Rolf-Dieter Heuer, diretor-geral do CERN, dirigindo-se a uma plateia entusiasmada e festiva de centenas de cientistas da organização, que respondeu imediatamente que sim com aplausos prolongados e gritos de alegria.

"Foi um esforço global e um sucesso global, e esta descoberta só foi possível devido ao extraordinário desempenho do LHC", prossegui Heuer. "Este é um acontecimento histórico, estamos todos muito orgulhosos e quero aqui dar os parabéns a todos os que durante 25 anos trabalharam neste projeto", afirmou o diretor-geral, apontando para os cientistas da primeira fila do auditório, que se levantaram e agradeceram os aplausos do resto da assistência.

"Não esperava que a descoberta acontecesse ainda durante a minha vida" confessou Peter Higgs, o cientista britânico que deu o nome à nova partícula porque foi o primeiro a prever a sua existência em 1964, no final da conferência no CERN. Higgs salientou que "houve uma colaboração colossal de cientistas e centros de investigação de todo o mundo para chegarmos a este resultado" e contou como começou a sua investigação sobre a partícula subatómica mais procurada pela ciência. fabiola-gianotti-e-joe-incandela-59c8.jpgCERN Fabiola Gianotti porta-voz da experiência ATLAS e Joe Incandela, porta-voz da experiência CMS

Investigadores cautelosos

 

 

"Observámos nos nossos dados sinais claros da nova partícula, mas precisamos de mais algum tempo para preparar estes resultados de modo a poderem ser publicados", confirmou Fabiola Gianotti, porta-voz da experiência ATLAS. "As implicações desta descoberta são muito significativas e é precisamente por esta razão que devemos ser extremamente diligentes em todos os nossos estudos e verificações", salientou por sua vez Joe Incandela, porta-voz da experiência CMS.

"Estamos apenas no princípio", advertiu também Rolf-Dieter Heuer. Com efeito, os resultados hoje apresentados são preliminares e baseiam-se em dados recolhidos em 2011 e 2012, com os dados de 2012 em análise. A sua publicação está prevista para o final de julho e uma informação mais completa sobre as observações dos cientistas hoje divulgadas só surgirá no final deste ano, depois de o LHC fazer mais experiências (mais colisões de partículas) com mais dados.

O passo seguinte será determinar a natureza precisa da nova partícula e o seu significado para entendermos o Universo. Com efeito, hoje a ciência só só conhece quatro por cento da matéria que constitui o Universo. Os outros 96 por cento continuam a ser um mistério, embora os cientistas investiguem várias hipóteses, como a existência das chamadas matéria escura e energia escura.

 

 

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/cern-anuncia-descoberta-da-particula-de-deus=f737354#ixzz2NWydIPoi

 

http://expresso.sapo.pt/cern-anuncia-descoberta-da-particula-de-deus=f737354

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!