Jump to content
×
×
  • Create New...

LHC - Large Hadron Collider


Saikotek
 Share

Recommended Posts

Boas...

 

Não sei se já ouviram falar desta enorme experiência que começa já HOJE (10-09-2008) na fronteira entre a Suiça e a França. Axei o assunto bastante curioso, visto que pode trazer algumas consequências graves ao nosso planeta.

 

Deixo aqui alguma informação.

 

 

 

Em atuais posts onde a maior máquina é nosso cérebro (onde para construí-lo, precisamos apenas de dois humanos de sexos opostos, alguma vontade e 9 meses), falarei sobre a máquina mais potente de todos os tempos, o Large Hadron Collider ou LHC (Atualmente feito com 10 bilhões de dólares, 12 anos de planejamento e MUITO carinho!!!!).

 

O LHC (que em português ficaria como Grande Colisor de Hádrons) nada mais é do que um acelerador de prótons, e no caso, o maior já criado. A sua forma é circular, com um perímetro de 27 km de extensão.

 

Funcionamento

 

Nos colisores, as partículas de matéria são aceleradas dentro de um campo eletromagnético até atingirem altos níveis energéticos, e depois são colididas com outras partículas. Quando os feixes de partículas viajam dentro do anel de colisão elas são aceleradas pelos campos eléctricos, sendo estes proporcionais à energia das partículas, ou seja, quanto maior o campo eléctrico maior será a energia da partícula. Essas partículas absorvem parte da energia da onda de rádio à medida que circulam nas cavidades de colisão: para que os feixes de partículas passem pelas câmeras a vácuo várias vezes, elas precisam ser circulares.

 

É preciso bombardear dois feixes de partículas um dentro do outro, para assim obter uma enorme quantidade de energia, pois as partículas aniquilam-se umas as outras, liberando uma energia tão alta que pode ser convertida em partículas pesadas. As colisões dos feixes de prótons vão ocorrer em uma escala jamais vista e isso resultará em uma quantidade imensa de dados, cerca de 15 Petabytes de dados.

 

Como tudo vai acontecer?

 

Em um túnel a 100 metros ao menos debaixo da terra na fronteira da França com a Suíça, onde os prótons serão acelerados no anel de colisão que tem cerca de 27 km de circunferência e 8.6 km de diâmetro.

 

Amplificadores serão usados para fornecer ondas de rádio que são projetadas dentro de estruturas repercussivas conhecidas como cavidades de freqüência de rádio. 1.232 ímãs bipolares supercondutores de 35 toneladas e 15 metros de comprimento que agirão sobre as transferências de energias dentro do LHC.

 

Os detectores de partículas, que monitoram os resultados das colisões, são os detectores ATLAS, ALICE, CMS e LHCb, e possuem mais ou menos o tamanho de prédios de cinco andares (entre 10 e 25 metros de altura) e 12.500 toneladas.

 

Alguns Objetivos

 

Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares,e encontrar outras dimensões do espaço entre outras coisas. Uma dessas experiências envolve a partícula bóson de Higgs, se sua teoria do campos de Higg estiver correta, ela será descoberta pelo LHC. Procura-se também a existência da super simetria.

 

As experiências por meio do LHC devem permitir descobrir várias partículas dotadas de todas as cargas de energia e exercendo as mesmas interações que as partículas do Modelo Padrão que nós já conhecemos.

 

Críticas

 

Os cientistas Walter Wagner e Luiz Sancho acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra.

 

No entanto, apesar das alegações de uma suposta criação de um buraco negro, o que de fato poderia ocorrer seria a formação de strange quarks, possibilitando uma reação em cadeia e gerando a matéria estranha, esta possui a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, logo gerando uma reação em cadeia na qual todo o planeta seria transformado em uma espécie de matéria estranha.

Apesar das alegações “catastróficas”, tais teorias são meramente absurdas, e que as experiências foram meticulosamente estudadas e revisadas, e que logo, estão sob controle.

Entretanto, se um buraco negro fosse produzido dentro do LHC, ele teria um tamanho milhões de vezes menor que um grão de areia, e não viveria mais de 10-27 segundos, pois por ser um buraco negro, emitiria radiação e evaporaria.

Link to comment
Share on other sites

Por acaso ainda ha pouco tinha lido a noticia no correio da manha, e ja se sabe que foi ao ar. lol.

ignorance is bliss. no wonder so many people are happy with Windows.

 

_myspace _

_chinese fur farms - "ah e tal assinem a petiçao mas nao vejam o video." - vejam mas e' o video, assinem a petiçao e boicotem peles de qualquer animal.

 

arch8015linux2.png

Link to comment
Share on other sites

Enquanto escrevo este post, tentaram lançar o segundo beam e aquilo foi ao ar, ao que parece devem ter um magneto desalinhado.

 

podem ver em directo em http://webcast.cern.ch :)

 

Não estava a par desta noticia. Thanks bro... ;)

 

Este é um assunto k tenho bastante curiosidade em acompanhar...

Link to comment
Share on other sites

Podem acompanhar tudo em directo!

 

Pensei que fosse uma seca, mas ainda é empolgante eheh

 

Afinal era um problema óptico e já ajustaram tudo :)

 

Para já não há risco nenhum, só quando começarem as colisões e quando elas forem com niveis de energia demasiado brutais comparado com o que já se fez no RHIC.

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

Que boa cena. :)

 

Vou continuar a acompanhar. Obg Saikotek e TeKKnOsApIeN.

 

cumpz,

ignorance is bliss. no wonder so many people are happy with Windows.

 

_myspace _

_chinese fur farms - "ah e tal assinem a petiçao mas nao vejam o video." - vejam mas e' o video, assinem a petiçao e boicotem peles de qualquer animal.

 

arch8015linux2.png

Link to comment
Share on other sites

Acho muito bem que tenhas trazido este assunto para o forum muito bem mesmo parabens.

atençao que o lhc nao é inedito existem outros aceleradores de particulas, como o fermilab, mas este atingirá energias nunca antigidas anteriormente e está equipado com equipamento e detectores ultra sensiveis, como o ATLAS.

a importancia das altas energias numa colisao de protoes tem dois porquês: o primeiro sabe-se da famosa formula E=MC2 ( equivalencia entre massa e energia); as particulas ao chocarem entre si libertam grandes quantidades de energia, esta energia que da origem a novas particulas; quanto mais energia têm essas particulas iniciais que vao colidir maior quantidade de particulas e mais variadas resultam dessa colisao. quanto mais 'potente' o acelerador mais resultados este obtem, e o lhc é muito mais potente (muuuiiitooooo) que tds os aceleradores de particulas anteriores a este.

este aumento de energia é tambem importante porque nos aproxima dos valores de energia das GUT, uma teoria que surgiu nos anos 60/70 que vem no caminho de um antigo sonho de einstein ( e que é tb o objectivo principal da fisica actual ) que consiste em unificar tds as teorias que descrevem o universo encontrando assim uma teoria que descreva TUDO. estamos entao a procura da linguagem de Deus ;P as GUT (teoria da grande unificaçao) estabelece uma simetria entre 3 das 4 forças conhecidas que regem o universo: gravidade, electromagnetismo, força forte e força fraca (a cada força correspondem certos tipos de particulas ) e a interacçao entre estas 4 forças é o universo conhecido; o que a teoria postula, basicamente!!, é que estas 3 forças/ particulas respectivas (electromagnetismo, força forte e força fraca), sao manifestaçoes diferentes de uma mesma e unica particula a altas energias. como a roleta de um casino, quando em movimento esta é toda homogenea, o bola esta no mesmo trilho; mas quando a roleta pára vemos que esse trilho afinal esta segmentado e entao a bola tem um valor especifico (numero) seja 20 preto ou 13 vermelho. o que antes parecia um só é agora varias entidades. o mesmo se passa nas GUT, a altas energia temos uma só força/particula, a baixas energias temos 3 diferentes. esta é uma teoria comprovada mas nao observada e é a ela que se referem como simetria.

este acelerador nao atinge enrgias tao elevadas como a das GUT, so presentes no inicio do universo, mas caminha nesse sentido e por isso a maquina big-bang como lhe chamam. neste estudo acabam por surgir outros temas porque a estas energias atingidas no lhc o que resulta da colisao é imprevisivel; alias é previsivel os cientistas têm uma ideia do que vao encontrar, alias muitas ideias, mas descobertas novas podem surgir e tambem a confirmaçao, ou nao, de descobertas antigas.

os bosoes higgs sao um exemplo disso, estas sao umas particulas que se espera encontrar em colisoes desta intensidade e abrem as portas a uma explicaçao do porque da massa e o porque de ela existir: isto nao se aprende na igreja!! se é que me percebem o eufemismo. estamos a falar da linguagem da realidade do porque de ela existir!!! ja muito divagamos por aqui quando andamos em alta nao??! :D por isso este ser um tema interessante para este forum eheh falando por alto bosoes higgs sao umas particulas ao qual todas as outras particulas se ligam e ao fazerem-no surge a sua massa, por isso elas sao visiveis e estao ca (quarcks leptoes etc etc). estes bosoes "dao" a massa as particulas sao quase o interruptor; as que nao se ligam simplesmente esta fora de este campo "visivel, massifico e real" (Lol) como as anti-particulas etc etc..

tambem a existencia de outras dimensoes ou pequenos indicios das super-cordas (teoria oposta à dos bosoes higgs) podem surgir nestas colisoes a altas energias e tambem os buracos negros, mas ja disseste e bem que mesmo que surjam sao muito pequenos e muito curtos para provocar estragos; nao me parece que 8 billioes de dollar, muitos cranios a funceminar e 30 anos de planeamento depois algo corra mal e faça uma cratera no centro da europa.

esta é uma experiencia muito interessante porque nunca nada nos colocou (à escala quantica e nao a escala cosmologica) tao perto do inicio do universo e do porque de ele estar aki a nossa frente, assim e a cores. é uma jornada tanto cientifica como filosofica e esperemos que abra muitas portas e traga muitas respostas num futuro proximo. no entanto está ainda a aquecer os motores so daki a dois ou tres anos o lhc vai estar a funcionar no maximo das suas capacidades e so para a semana ou para o proximo mes é que começarao as colisoes com protoes de chumbo (axo k é chumbo). de notar que a data prevista para o inicio tava definida a uns meses/anos e foi cumprida logo muita competecia por parte do cern.

vamos la ver o que nos tras nos proximos episodeos.

 

isto pode estar um pouco confuso mil perdoes e a base cientifica é questionavel aconselho-vos pelo menos eheheh algumas horas a ler sobre o assunto :) abraço *

Link to comment
Share on other sites

Kif, não leves a mal, pedia-te que metesses uns paragrafos e uns enters pelo meio do que escreveste porque senão o pessoal ve-se perdido a ler.

 

Por acaso estive a acompanhar o live broadcast e curti.

Link to comment
Share on other sites

Tss tss ... ja sei o que faltou ...

 

 

Alguem tem ai um xeirete de speedamina po gerador de fusao ?

 

Estes cientistas .... porque nao perguntam a um profissional do ramo no aceleramento, ou seja, um frike .... :x

 

 

E se querem explosoes de moleculas apontem as camaras pra um dancefloor ... ha pa tudo quimicas, naturais e assim assim ...

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

tentei ruvi ehehhe espero que andes bem ;) ainda n vi nehum video mas n devem trazer grande coisa para alem de pontos e nerds a olhar para monitores ehehe kidding procura no youtube e no google video cenas sobre o lhc e os bosoes higgs ha montes mesmo no google video tb axo. procura tambem no nova.pbs algo como elegant universe deve ter tb no mininova ou assim faz-te um grande apanhado da coisa e ha um video que é: the 6billion dollar experiment sobre o lhc. tens tb o what the bleep do we know deves conhecer nao é sobre isto mas tras umas relaçoes curiosas entre a fisica e a nossa experiencia do dia-a-dia. com a convergencia entre tudo, religiao ciencia filosofia contra-cultura etc etc, axo que o lhc vai ser util nao so à comunidade cientifica mas tb a tds nos. nao é la muito bom de digerir mas tranquo ;) abraço

Link to comment
Share on other sites

tentei ruvi ehehhe espero que andes bem ;) ainda n vi nehum video mas n devem trazer grande coisa para alem de pontos e nerds a olhar para monitores ehehe kidding procura no youtube e no google video cenas sobre o lhc e os bosoes higgs ha montes mesmo no google video tb axo. procura tambem no nova.pbs algo como elegant universe deve ter tb no mininova ou assim faz-te um grande apanhado da coisa e ha um video que é: the 6billion dollar experiment sobre o lhc. tens tb o what the bleep do we know deves conhecer nao é sobre isto mas tras umas relaçoes curiosas entre a fisica e a nossa experiencia do dia-a-dia. com a convergencia entre tudo, religiao ciencia filosofia contra-cultura etc etc, axo que o lhc vai ser util nao so à comunidade cientifica mas tb a tds nos. nao é la muito bom de digerir mas tranquo ;) abraço

 

Bem e a cena da Margarida Vila Nova ter sido apanhada no boom festival a gaja está grávida pá eu até conheço o gajo que lhe tirou a foto se calhar tambem conheces das festas sabes como é o pessoal também tem direito a curtir isto apesar de se fosse eu ia mazé tirar umas férias mas estes gajos e gajas diga-se de passagem ficam-se por aqui e desculpa-me a expressão não que eu seja nada dessas merdas mas pronto enfim um gajo sempre dá aquela onda de coiso e tal sempre a puxála e coiso mas à certas e determinadas situações pontuais é certo que em nada invalidam toda uma certa aproximação que faças às vezes não deixam e ficam a olhar-te de soslaio como que a pedir que vás lá e tu não vais mas enfrentas de qualquer forma as situações à tua maneira é certo mas tentas. :) abraço

 

PS: Eu tentei meter uns enters e uns parágrafos como tinham dito aí acima e fui à papelaria e não tinham cenas para aparagrafetar e a cena dos enters fiquei um bocado à nora tentei explicar e a senhora muito simpatica deve ser nova porque a semana passada estava lá outra que não era a mesma que está agora e que me atendeu e disse que não tinha cenas para aparagrafetar e eu caguei na cena fui beber um martini ali em frente ao bolhão mas eles não servem bebidas alcoolicas antes da hora do almoço fiquei lixado e fui até ao Mendes que tem umas belas sandes de presunto e queijo serrano epá mandei vir uma daquelas e uma Cristal preta gosto da cerveja preta pela manhã não me perguntes porquê que eu também fico naquela mas gosto da Cristal preta se bem que a antiga mini Sagres preta com o rótulo verde isso é q

do-not-want-dog.jpg
Link to comment
Share on other sites

com a convergencia entre tudo, religiao ciencia filosofia contra-cultura etc etc, axo que o lhc vai ser util nao so à comunidade cientifica mas tb a tds nos. nao é la muito bom de digerir mas tranquo ;) abraço

 

Como já alguém disse: "Cada vez que na física se descobre uma coisa nova, a nossa vida melhora" ;)

 

Recomendo tb esse documentario da BBC, assim como o what the #&$% do we know.

 

Se quiserem tentar perceber um bocado mais sobre o LHC, têm vários videos no youtube, mas parece-me que FAQ deles está bem explícito para quem não percebe mto de física de partículas, aqui vai: http://cdsweb.cern.ch/record/1092437/files...008-001-Eng.pdf

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

tentei ruvi ehehhe espero que andes bem ;) ainda n vi nehum video mas n devem trazer grande coisa para alem de pontos e nerds a olhar para monitores ehehe kidding procura no youtube e no google video cenas sobre o lhc e os bosoes higgs ha montes mesmo no google video tb axo. procura tambem no nova.pbs algo como elegant universe deve ter tb no mininova ou assim faz-te um grande apanhado da coisa e ha um video que é: the 6billion dollar experiment sobre o lhc. tens tb o what the bleep do we know deves conhecer nao é sobre isto mas tras umas relaçoes curiosas entre a fisica e a nossa experiencia do dia-a-dia. com a convergencia entre tudo, religiao ciencia filosofia contra-cultura etc etc, axo que o lhc vai ser util nao so à comunidade cientifica mas tb a tds nos. nao é la muito bom de digerir mas tranquo ;) abraço

 

O "What tha Bleep do We know" é engraçado, mas perde toda a credibilidade quando os principais intervenientes processam o realizador, por alegadamente ter distorcido os seus depoimentos, fazendo do filme uma paródia pseudo-científica.

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Críticas

 

Os cientistas Walter Wagner e Luiz Sancho acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra.

 

No entanto, apesar das alegações de uma suposta criação de um buraco negro, o que de fato poderia ocorrer seria a formação de strange quarks, possibilitando uma reação em cadeia e gerando a matéria estranha, esta possui a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, logo gerando uma reação em cadeia na qual todo o planeta seria transformado em uma espécie de matéria estranha.

Apesar das alegações “catastróficas”, tais teorias são meramente absurdas, e que as experiências foram meticulosamente estudadas e revisadas, e que logo, estão sob controle.

Entretanto, se um buraco negro fosse produzido dentro do LHC, ele teria um tamanho milhões de vezes menor que um grão de areia, e não viveria mais de 10-27 segundos, pois por ser um buraco negro, emitiria radiação e evaporaria.

 

Por acaso já li um livro de Dan Brown (o mesmo autor do Código da Vinci) que se chama Anjos e Demónios, que aborda precisamente o roubo no CERN (European Organization for Nuclear Research) de uma substância que o autor lhe chama anti-matéria e que com ela tentam destruir o Vaticano e dominar o Mundo.....

Essa anti-matéria era resultante dos testes com o acelerador de particulas que actualmente estão a testar... Curioso...

Link to comment
Share on other sites

Ja li todos os livros do Dan Brown, gosto da sua maneira de escrever, e embora os seus livros sejam empolgantes e toquem assuntos de muito interesse, nao passam de fantasias baseadas em factos veridicos.

 

Por acaso esse eh mesmo o meu preferido! :)

Link to comment
Share on other sites

"Esperam os cientistas que se recriem situações que não existem desde o Big Bang, conseguindo assim um melhor entendimento do Universo.

As forças libertadas serão capazes não só de distorcer o espaço, mas também o tempo!"

 

Está bem, está....

Se o conseguirem pode-se de alguma forma dizer que simularão o "Genesis" da Bíblia....

Então, pode-se concluir que ficaremos muito próximos de Deus...

 

Poderá ser???

Ter o conhecimento absoluto da matéria/energia....

E se sim, onde é que isto nos vai levar???

 

Será o Apocalipse uma realidade para os humanos???

 

Ai que medo !!!

O melhor é aproveitar tudo o que seja possível e viver a vida como se não houvesse amanhã....heheheh

Just my phylosofy....

 

Kidding,,, :lol:

Link to comment
Share on other sites

Ja li todos os livros do Dan Brown, gosto da sua maneira de escrever, e embora os seus livros sejam empolgantes e toquem assuntos de muito interesse, nao passam de fantasias baseadas em factos veridicos.

 

Por acaso esse eh mesmo o meu preferido! :)

 

Yeah sem duvida. Também li esse, tá brutal :)

"The longest journey starts with a single step"

 

psygate.net

moonblast.org

Link to comment
Share on other sites

Bem e a cena da Margarida Vila Nova ter sido apanhada no boom festival a gaja está grávida pá eu até conheço o gajo que lhe tirou a foto se calhar tambem conheces das festas sabes como é o pessoal também tem direito a curtir isto apesar de se fosse eu ia mazé tirar umas férias mas estes gajos e gajas diga-se de passagem ficam-se por aqui e desculpa-me a expressão não que eu seja nada dessas merdas mas pronto enfim um gajo sempre dá aquela onda de coiso e tal sempre a puxála e coiso mas à certas e determinadas situações pontuais é certo que em nada invalidam toda uma certa aproximação que faças às vezes não deixam e ficam a olhar-te de soslaio como que a pedir que vás lá e tu não vais mas enfrentas de qualquer forma as situações à tua maneira é certo mas tentas. :) abraço

 

PS: Eu tentei meter uns enters e uns parágrafos como tinham dito aí acima e fui à papelaria e não tinham cenas para aparagrafetar e a cena dos enters fiquei um bocado à nora tentei explicar e a senhora muito simpatica deve ser nova porque a semana passada estava lá outra que não era a mesma que está agora e que me atendeu e disse que não tinha cenas para aparagrafetar e eu caguei na cena fui beber um martini ali em frente ao bolhão mas eles não servem bebidas alcoolicas antes da hora do almoço fiquei lixado e fui até ao Mendes que tem umas belas sandes de presunto e queijo serrano epá mandei vir uma daquelas e uma Cristal preta gosto da cerveja preta pela manhã não me perguntes porquê que eu também fico naquela mas gosto da Cristal preta se bem que a antiga mini Sagres preta com o rótulo verde isso é q

 

 

Ontem apanhei uma daquelas... ainda tenho a partícula toda acelerada.

 

Está demais isso....

Demais mesmo....

 

Toujour à Pouchete com a partícula acelerada...

Mas bem cómica.... :lol: :lol: :lol:

 

Ahahahahah

Link to comment
Share on other sites

:)

 

Muito bem metida essa M&Ms

 

Fixe mesmo. ;)

 

 

No final fica a mensagem:

...what governments' behaviour today, and where's going in the future...

Link to comment
Share on other sites

A todos os interessados, um documentário porreiro, dividido em 3 partes:

 

http://www.youtube.com/watch?v=_fJ6PMfnz2E

 

http://www.youtube.com/watch?v=MQNPpeVvZ9w

 

http://www.youtube.com/watch?v=_XbKZwXK-3c

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Isto hoje está muito instrutivo sim senhor...

Super interessante Dr. Faguntes!!

Acho que vou voltar a ver...

Link to comment
Share on other sites

Há muitos, mas para verem a coisa com detalhe e boa qualidade procurem nos P2P ou outros o seguinte titulo que já foi referido neste tópico:

 

BBC - Horizon - The Six Billion Dollar Experiment

 

Também está no Youtube:

 

BBC - Horizon - The Six Billion Dollar Experiment - Parte 1/5

BBC - Horizon - The Six Billion Dollar Experiment - Parte 2/5

BBC - Horizon - The Six Billion Dollar Experiment - Parte 3/5

BBC - Horizon - The Six Billion Dollar Experiment - Parte 4/5

BBC - Horizon - The Six Billion Dollar Experiment - Parte 5/5

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

 

Estes têm uma introdução aos propósitos que levaram à construção do LHC....

A compreensão do Universo.

Uma primeira fase de observação e compreesão do espaço, através da captação de sinais rádio/imagens, com telescópios, entre os quais o Hubble e sua interpretação e importância...

A partir de sensivelmente metade do 3ª video é igual aos apresentados pelo Dr Faguntes no post 26.

Mas valeu...

Link to comment
Share on other sites

Para depois do café... lol

 

.....so, if the matter does not exist, and our body is not ordinary matter, than who and what are we, and what is this universe it's surround us ???

 

 

I awser...We are energy!!

 

É caso para escrever

Saudações Cósmicas... ehehehe

 

Sou um candidato muito sérioa ler este livro...

Thanks Dr. Faguntes

Link to comment
Share on other sites

Pois porque segundo dizem, em dezembro de 2012...

 

http://www.december212012.com/

 

Bem... já os Maias diziam...

Eu só gostava era de ter a certeza... Uaiii eram 4 anos sempre a bombar... eheheheh

 

Quanto ao LHC, vamos ver como as coisas correm... eu bem tinha a ideia de que todos nós eramos pequenos deuses... E essa história da Biblia... bahhh

A ver vamos...

Link to comment
Share on other sites

Pois porque segundo dizem, em dezembro de 2012...

 

http://www.december212012.com/

 

Bem... já os Maias diziam...

Eu só gostava era de ter a certeza... Uaiii eram 4 anos sempre a bombar... eheheheh

 

Quanto ao LHC, vamos ver como as coisas correm... eu bem tinha a ideia de que todos nós eramos pequenos deuses... E essa história da Biblia... bahhh

A ver vamos...

 

Os Maias... respeito muito a "cena astrológica e astronómica" dessa civilização. A arquitectura, a cultura, enfim...

 

Conseguiram prever o fim do mundo, mas não conseguiram prever que a sua própria civilização não iria sobreviver para testemunhar o mesmo. E isso para mim é um "handicap", mas...

 

E quanto à cena de sermos deuses (os humanos), desde à muito que tenho essa ideia. De que temos esse desígnio. O de espalhar vida pelo cosmos. A vida é mesmo o grande virus do universo. Sempre em expansão.

 

Daqui a uns milhares de anos, numa galáxia longinqua, alguém olhará o céu e falará de uma galáxia distante e de um pequeno planeta de onde tudo surgiu.

do-not-want-dog.jpg
Link to comment
Share on other sites

expulsem este racista deste fórum!!!! :protest::protest::protest:

 

ps: nunca na vida fui comprado rapaz, não iria ser um xenófobo de merda como tu que iria calar a minha indignação...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

expulsem este racista deste fórum!!!! :protest::protest::protest::protest::protest:

Link to comment
Share on other sites

A todos os interessados, um documentário porreiro, dividido em 3 partes:

 

http://www.youtube.com/watch?v=_fJ6PMfnz2E

 

http://www.youtube.com/watch?v=MQNPpeVvZ9w

 

http://www.youtube.com/watch?v=_XbKZwXK-3c

 

 

Filme bem produzido.... 6 biliões !!!!!!!!!

 

Eu pensava que aquilo servia para acelerar algumas partículas para chocarem umas contra as outras e as partículas resultantes deixarem o seu rasto no plasma.... Não estou a perceber onde é que eles querem ver o big bang !!!!

 

Alguma maquina consegue condensar tantar energia numa particula tão pequena ???? Como é que eles "" controlam" a densidade do meio ???

 

Para 6 biliões, de qualquer maneira espero que nos mostrem alguma coisa... É que fazer experiências com o esforço das pessoas e o resultado ser ainda mais corrupção no mundo..... eí .... eí , está alguém aí fora???

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Eu pensava que aquilo servia para acelerar algumas partículas para chocarem umas contra as outras e as partículas resultantes deixarem o seu rasto no plasma.... Não estou a perceber onde é que eles querem ver o big bang !!!!

 

Essas sub-particulas resultantes só existiram durante o big bang.

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

Eu pensava que aquilo servia para acelerar algumas partículas para chocarem umas contra as outras e as partículas resultantes deixarem o seu rasto no plasma.... Não estou a perceber onde é que eles querem ver o big bang !!!!

 

Essas sub-particulas resultantes só existiram durante o big bang.

 

Primeiro, ainda não se sabe se ouve big-bang.... vai lendo, há quem explique isso bem....

 

Depois, se tudo teve num espaço """tão pequeno""" duvido que tenha sido parecido com partículas que se formem agora com "tanto espaço" ...

 

Tudo condensado num espaço tão pequeno deve ser diferente de nós mesmos... "é tudo"

 

olha... eu gostava era de ver os resultados das experiência e ver se percebia esses resultados.... mas depois vê-se... também pode acontecer que eu não consiga perceber.... mas dá para ver o mundo com os olhos na mesma, ... o cientista apresentador parece sentir-se bem... espero que seja por todos......

 

digamos que gosto da orquestra... bons efeitos sonoros.......... bom orçamento tiveram para o filme ...

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Ja li todos os livros do Dan Brown, gosto da sua maneira de escrever, e embora os seus livros sejam empolgantes e toquem assuntos de muito interesse, nao passam de fantasias baseadas em factos veridicos.

 

Por acaso esse eh mesmo o meu preferido! :)

 

Posso-te dizer que os livros do Dan Brown (do meu ponto de vista) não servem para nada.... podem mostrar um mito, mas tentam imediatamente criar outro mito..

 

Servem para distrair as pessoas do problema real.... tens que ter comida e pagar a renda, se alguma vez não houver, tens que saber plantar...

 

Lê antes: You Are Being Lied To: The Disinformation Guide to Media Distortion, Historical Whitewashes and Cultural Myths

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Eu pensava que aquilo servia para acelerar algumas partículas para chocarem umas contra as outras e as partículas resultantes deixarem o seu rasto no plasma.... Não estou a perceber onde é que eles querem ver o big bang !!!!

 

Essas sub-particulas resultantes só existiram durante o big bang.

 

Primeiro, ainda não se sabe se ouve big-bang.... vai lendo, há quem explique isso bem....

 

 

 

Estás mesmo a contestar a teoria mais aceite da criação do universo? Vai-te acreditando na bíblia...

 

Se estás tão curioso com os potenciais resultados das experiências vais ter que esperar, no entanto podes começar tu a ler umas coisas como a teoria de Higgs Boson, teoria do Tudo, teoria das Super Cordas, entre outras, sendo estas as mais importantes e as quais muito provavelmente vão ser comprovadas ou vice-versa no LHC.

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

Eu pensava que aquilo servia para acelerar algumas partículas para chocarem umas contra as outras e as partículas resultantes deixarem o seu rasto no plasma.... Não estou a perceber onde é que eles querem ver o big bang !!!!

 

Essas sub-particulas resultantes só existiram durante o big bang.

 

Primeiro, ainda não se sabe se ouve big-bang.... vai lendo, há quem explique isso bem....

 

 

 

Estás mesmo a contestar a teoria mais aceite da criação do universo? Vai-te acreditando na bíblia...

 

Se estás tão curioso com os potenciais resultados das experiências vais ter que esperar, no entanto podes começar tu a ler umas coisas como a teoria de Higgs Boson, teoria do Tudo, teoria das Super Cordas, entre outras, sendo estas as mais importantes e as quais muito provavelmente vão ser comprovadas ou vice-versa no LHC.

 

Não me lembro de referir bíblia nenhuma.

Estás certo que eu só tenho duas alternativas, ciência ou religião ??

 

Não, não fiquei com nenhum dos programas na cabeça. Eu procuro mesmo as coisas por mim mesmo, e mesmo podendo estar errado quanto a algumas coisas, sei o que faço.

 

Quem pôs o vídeo que é referido é o Gravitationalist. Ele tem outros vídeos, e podes ver que ele está ligado de alguma coisa a algo maior.

 

Muitas pessoas já sabia muito mais do que nós antes de colocarem ilusões em povos inteiros.

((Algumas pessoas tiveram pais que não mantiveram o ""conhecimento"" dos antepassados, mas aqui estamos...))

 

 

Estas experiências também precisam de marketing... eu só espero ver melhor, é que aberrações basta ligar a tv e ver que as pessoas vêm do trabalho adivinhar o preço de uma "maquina de café" diferente todos os dias....

 

A ciência funciona juntamente com a religião.. quando perceberes isso diz qualquer coisa...

 

O papa ia dar a sua bênção as novas republicas cientificas que foram surgindo... é uma questão de procurares.....

 

 

Já lí

 

 

...Espera-se sempre que tudo aconteça... mas acontece.. eu preocupo-me, mas em breve vou ficar cansado de procurar e vou ficar parado também....

é muita gente a chamar asneiras uns aos outros...

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Lightsphere estás mal disposto?

 

É que já me mandaste ler um livro, e agora pareces mostrar que só tu é que já percebeste certas coisas e que o resto do mundo é todo burro...

 

 

Filme bem produzido.... 6 biliões !!!!!!!!!

 

Eu pensava que aquilo servia para acelerar algumas partículas para chocarem umas contra as outras e as partículas resultantes deixarem o seu rasto no plasma.... Não estou a perceber onde é que eles querem ver o big bang !!!!

 

Alguma maquina consegue condensar tantar energia numa particula tão pequena ???? Como é que eles "" controlam" a densidade do meio ???

 

Envia-lhes um mail...

Link to comment
Share on other sites

Lightsphere estás mal disposto?

 

É que já me mandaste ler um livro, e agora pareces mostrar que só tu é que já percebeste certas coisas e que o resto do mundo é todo burro...

 

 

Filme bem produzido.... 6 biliões !!!!!!!!!

 

Eu pensava que aquilo servia para acelerar algumas partículas para chocarem umas contra as outras e as partículas resultantes deixarem o seu rasto no plasma.... Não estou a perceber onde é que eles querem ver o big bang !!!!

 

Alguma maquina consegue condensar tantar energia numa particula tão pequena ???? Como é que eles "" controlam" a densidade do meio ???

 

Envia-lhes um mail...

 

Bem disposto até.. :)

 

Foi a minha opinião e uma sujestão para leres em vez dos livros para as massas...

 

lá está não me lembro de dizer isso.... deve ser o que tu tiras da minha escrita.

É assim eu penso que sei mais ( em algumas coisas ) do que muitas pessoas, então acho que escrevo com mais "certeza"... é só isso...

 

tenho de ir... se não conseguires o livro manda email :-)

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

"foi a minha opinião e uma sujestão para leres em vez dos livros para as massas..."

 

:D Mas faz mal algum ler livros para as massas? Se leres correctamente o que eu escrevi, também disse que os livros do Dan Brown não passam de obras de ficção, ainda que baseadas em coisas verdadeiras, como é o caso de CERN!

 

Obrigado pela sugestão, mas já li bastantes do género e as teorias da conspiração já me alimentaram mais a curiosidade... de qualquer maneira força aí!

 

ps - um dia irás reparar que aquilo tu achas que sabes é apenas e só isso, o que tu achas que sabes! ;)

Link to comment
Share on other sites

Vir comparar Dan Brown com livros da carochinha e da teoria da conspiração de facto não tem muito que ver...

 

Como esses já li vários, assim como documentários...sabes o que normalmente acontece? O Dr. Faguntes deu aqui um bom exemplo com o "What the ##%& do we know"...

 

O Dr. Walter L. Wagner também iniciou um movimento contra o CERN, saiu-lhe o tiro pela colatra...esse tb deve gostar muito de teorias da conspiração!

 

Querem armar-se ao pingarelho e ver maldade em tudo...

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

Filme bem produzido.... 6 biliões !!!!!!!!!

 

Eu pensava que aquilo servia para acelerar algumas partículas para chocarem umas contra as outras e as partículas resultantes deixarem o seu rasto no plasma.... Não estou a perceber onde é que eles querem ver o big bang !!!!

 

Alguma maquina consegue condensar tantar energia numa particula tão pequena ???? Como é que eles "" controlam" a densidade do meio ???

 

Quando me explicares o que queres dizer com "densidade do meio" neste contexto (física quântica), talvez te possa ajudar. Estamos a falar de partículas próximas da velocidade da luz , portanto como deves saber, isso só acontece no vacuo. Só depois disso é que te posso explicar como é que em apenas algumas das colisões se poderá detectar o Bosão de Higgs ou caso ele não exista, qual é a partícula responsável (e as suas características) por aquilo a que chamamos Mecanismo de Higgs. E isso sim, por mais que batas com a cabeça na parede, é "ver" o que é se passou nos instantes imediatamente a seguir ao Big Bang... ou és nabo ao ponto de pensares que o LHC iria simular um evento com uma massa infinitamente grande (toda a massa do universo), num ponto infinitamente pequeno?

 

Curiosidade: qual é então a tua teoria alternativa para a criação do Universo que conhecemos, diferente daquela que, baseada em todos os dados que possuimos hoje, é a teoria aceite por toda a comunidade científica?!? lol

 

É que isto de discutir mecânica quântica e física das partículas com pinguins, tem muito que se lhe diga.

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

"foi a minha opinião e uma sujestão para leres em vez dos livros para as massas..."

 

:D Mas faz mal algum ler livros para as massas? Se leres correctamente o que eu escrevi, também disse que os livros do Dan Brown não passam de obras de ficção, ainda que baseadas em coisas verdadeiras, como é o caso de CERN!

 

Obrigado pela sugestão, mas já li bastantes do género e as teorias da conspiração já me alimentaram mais a curiosidade... de qualquer maneira força aí!

 

ps - um dia irás reparar que aquilo tu achas que sabes é apenas e só isso, o que tu achas que sabes! ;)

 

Já reparei, mas é sempre só isso.

 

Se soubesse tudo também não vinha para aqui dizer nada.... (Nem estou a ver o que é isso de saber tudo!!!)

 

 

Eu quando descubro as coisas por mim, normamente estou calmo, a partir de aí é que junto tudo outra vez..

 

Também fui lendo os livros e fui-me apercebendo como o que era dito por algumas pessoas fazia muito mais sentido do que a minha ideia ...

 

eu também escrevo sobre estas esperiencias (tambem porque alguém pôs aqui o topico) porque muitas vezes são um exagero de esforço humano que não sei como se justifica...

 

Se a sociedade fosse mais aberta e as pessoas estivesse mais à vontade para falar uns com os outros acho que não precisavamos de colidir protões para ver o que surgia.... (embora por curiusidade sempre era engraçado).

Todos sabiamos mais e conseguiamos como todos viver melhor..., mas nada é certo - Há certos conhecimentos que são escondidos para as pessoas não andarem a brincar com eles... são pouco falados.. é bom de uma certa forma, embora, lá está, a manipulação é real e denigrente para o conjunto inteiro, penso eu.

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Filme bem produzido.... 6 biliões !!!!!!!!!

 

Eu pensava que aquilo servia para acelerar algumas partículas para chocarem umas contra as outras e as partículas resultantes deixarem o seu rasto no plasma.... Não estou a perceber onde é que eles querem ver o big bang !!!!

 

Alguma maquina consegue condensar tantar energia numa particula tão pequena ???? Como é que eles "" controlam" a densidade do meio ???

 

Quando me explicares o que queres dizer com "densidade do meio" neste contexto (física quântica), talvez te possa ajudar. Estamos a falar de partículas próximas da velocidade da luz , portanto como deves saber, isso só acontece no vacuo. Só depois disso é que te posso explicar como é que em apenas algumas das colisões se poderá detectar o Bosão de Higgs ou caso ele não exista, qual é a partícula responsável (e as suas características) por aquilo a que chamamos Mecanismo de Higgs. E isso sim, por mais que batas com a cabeça na parede, é "ver" o que é se passou nos instantes imediatamente a seguir ao Big Bang... ou és nabo ao ponto de pensares que o LHC iria simular um evento com uma massa infinitamente grande (toda a massa do universo), num ponto infinitamente pequeno?

 

Curiosidade: qual é então a tua teoria alternativa para a criação do Universo que conhecemos, diferente daquela que, baseada em todos os dados que possuimos hoje, é a teoria aceite por toda a comunidade científica?!? lol

 

É que isto de discutir mecânica quântica e física das partículas com pinguins, tem muito que se lhe diga.

 

Não, obviamente nunca pensei que iam por o universo todo alí ... lol

 

""A minha teoria é ir vendo"" o que eu sei é que é outra coisa....

 

pinguins lol

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

""A minha teoria é ir vendo"" o que eu sei é que é outra coisa....

 

E essa teoria explica porque é que as galáxias se estão a mover a grande velocidade, afastando-se uma das outras, ou por exemplo, a radiação cósmica de fundo, talvez os 2 grandes pilares que sustentam a teoria do Big Bang?

 

Agora fiquei curioso...

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Oh Faguntes e porque é que existia ou existe perigo de criação de um buraco negro, aquando da experiencia. Apesar de terem desmentido houve especialistas que disseram que essa hipotese existia.....sabes dizer porquê?

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Oh Faguntes e porque é que existia ou existe perigo de criação de um buraco negro, aquando da experiencia. Apesar de terem desmentido houve especialistas que disseram que essa hipotese existia.....sabes dizer porquê?

 

Pelo que percebi é bem possível, no entanto a energia criada pela colisão dos protões não dá sequer para acender uma lâmpada, pelo que a acontecer um fenómeno do tipo buraco negro, este decairia imediatamente.

Mais ainda um dos cientistas explica que este tipo de fenómenos acontece aos milhões todos aos dias, a única dificuldade era conseguir detecta-los e analisa-los individualmente, daí a necessidade da construção deste LHC.

Link to comment
Share on other sites

Oh Faguntes e porque é que existia ou existe perigo de criação de um buraco negro, aquando da experiencia. Apesar de terem desmentido houve especialistas que disseram que essa hipotese existia.....sabes dizer porquê?

 

Provavelmente não se vai formar um, mas centenas de buracos negros. Mas isto são buracos negros infinitamente pequenos a um nível sub-atómico. O que os especialistas defendem e eu concordo, é que tudo nos leva a crer que estes se formem, mas que se dissipem/evaporem em fracções de segundo.

 

Repara, pelo que se sabe até hoje, nem o nosso sol tem massa suficiente para se transformar num buraco negro na última fase da sua vida. Mas deixo-te as explicações oficiais:

 

 

Cosmic rays

The LHC, like other particle accelerators, recreates the natural phenomena of cosmic rays under controlled laboratory conditions, enabling them to be studied in more detail. Cosmic rays are particles produced in outer space, some of which are accelerated to energies far exceeding those of the LHC. The energy and the rate at which they reach the Earth’s atmosphere have been measured in experiments for some 70 years. Over the past billions of years, Nature has already generated on Earth as many collisions as about a million LHC experiments – and the planet still exists. Astronomers observe an enormous number of larger astronomical bodies throughout the Universe, all of which are also struck by cosmic rays. The Universe as a whole conducts more than 10 million million LHC-like experiments per second. The possibility of any dangerous consequences contradicts what astronomers see - stars and galaxies still exist.

 

Microscopic black holes

 

Nature forms black holes when certain stars, much larger than our Sun, collapse on themselves at the end of their lives. They concentrate a very large amount of matter in a very small space. Speculations about microscopic black holes at the LHC refer to particles produced in the collisions of pairs of protons, each of which has an energy comparable to that of a mosquito in flight. Astronomical black holes are much heavier than anything that could be produced at the LHC.

 

According to the well-established properties of gravity, described by Einstein’s relativity, it is impossible for microscopic black holes to be produced at the LHC. There are, however, some speculative theories that predict the production of such particles at the LHC. All these theories predict that these particles would disintegrate immediately. Black holes, therefore, would have no time to start accreting matter and to cause macroscopic effects.

 

Although stable microscopic black holes are not expected in theory, study of the consequences of their production by cosmic rays shows that they would be harmless. Collisions at the LHC differ from cosmic-ray collisions with astronomical bodies like the Earth in that new particles produced in LHC collisions tend to move more slowly than those produced by cosmic rays. Stable black holes could be either electrically charged or neutral. If they had electric charge, they would interact with ordinary matter and be stopped while traversing the Earth, whether produced by cosmic rays or the LHC. The fact that the Earth is still here rules out the possibility that cosmic rays or the LHC could produce dangerous charged microscopic black holes. If stable microscopic black holes had no electric charge, their interactions with the Earth would be very weak. Those produced by cosmic rays would pass harmlessly through the Earth into space, whereas those produced by the LHC could remain on Earth. However, there are much larger and denser astronomical bodies than the Earth in the Universe. Black holes produced in cosmic-ray collisions with bodies such as neutron stars and white dwarf stars would be brought to rest. The continued existence of such dense bodies, as well as the Earth, rules out the possibility of the LHC producing any dangerous black holes.

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

os cientistas diziam que existia a hipotese de criação de um buraco negro...

os alarmistas diziam que ia ser perigoso..

 

Ora nem mais, no entanto o Dr. Faguntes disse que a probabilidade de ser criado um micro buraco negro ser elevada no LHC, mas segundo Hawking é muito inferior a 1%, mais algo como 0,0000000000000000001%.

 

Mas não deve ser algo tão improvável de acontecer, pois se é possível criar buracos negros de tamanhos diferentes com quantidades de energia diferentes...

 

Relativamente à dissipação dos buracos negros, apenas não esquecer que a teoria da radiação do Hawking não é a única existente, nem mesmo a mais aceite. Há quem acredite que eles pura e simplesmente não se desintegram sejam micro ou sejam macro :)

 

Mas talvez já tenha acontecido e estamos aqui a falar....

 

Vejam isto:

Lab fireball 'may be black hole'

 

Isto meus amigos, no RHIC, que opera com níveis de energia largamente inferiores aos do LHC.

 

A probabilidade de surgirem também strangelets é inferior, visto que seriam partículas que seriam criadas com níveis inferiores de energia, tal como os do RHIC e tal nunca aconteceu...

 

Todas as outras teorias de outras coisas que podem acontecer são ainda menos prováveis...pelo menos é o que eles afirmam em todas, dizendo que todos os dias acontecem colisões ainda mais violentas na nossa atmosfera com os raios cósmicos provenientes de eventos muito violentos no espaço, como supernovas.

 

Algo que não acho tanta piada é o facto daquilo ser uma gigantesca bomba termonuclear se os cromos do CERN falharam nas blindagens então vai ser mesmo como o Nostradamus disse e é bom que corram todos de Geneve lol

 

Há quem acredite que aquilo não vai aguentar com as temperaturas geradas no colisor, vejam isto:

The Almost Thermonuclear LHC

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

Lá está, para mim a formação do tal buraco negro é "irreal"... Tem que haver uma força gravítica muito grande.... quando é que essa força é criada ?

Se eles fazem colidir as partículas, não é algo natural a acontecer, mas de aí até fazer um buraco negro e o mundo acabar.... para mim é patético.., no entanto isto é montes de repetido e as pessoas gostam.....

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Maior acelerador do mundo sofreu ataque de “hackers” durante experiência

12.09.2008 - 22h12 Romana Borja-Santos

As primeiras partículas estavam a circular no Grande Acelerador de Hadrões, perto de Genebra, onde nasceu a World Wide Web, quando um grupo de “hackers” grego invadiu o sistema com o único objectivo de mostrar a sua fragilidade. Ao que parece, se o regresso ao “Big Bang” foi um sucesso, os piratas informáticos também foram bem sucedidos no seu objectivo: mostrar aos cientistas que estes não passavam de “um bando de miúdos da escola”, segundo noticia o jornal britânico “Daily Telegraph”.

 

A “Equipa de Segurança Grega”, como se auto-intitularam os intrusos, entrou quarta-feira no sistema informático do LHC (como é conhecido em inglês) simplesmente para deixar a mensagem referida e provar a vulnerabilidade dos técnicos que estavam à frente daquela que foi considerada uma das maiores experiências do mundo. O objectivo foi simplesmente provar que era possível violar o sistema, mas nunca criar problemas, ainda de acordo com o jornal inglês.

 

“Estamos a baixar-vos as calças por não vos querermos ver a correr nus enquanto se tentam esconder quando o pânico chegar”, lê-se também na mensagem que os “piratas” deixaram no sistema informático do acelerador. E, ao que parece, a intrusão foi mais do que suficiente para alertar os cientistas, que impediram entretanto os cibernautas de aceder ao site www.cmsmon.cern.ch.

 

Os cientistas envolvidos no projecto receberam também, ao longo dos dias, várias mensagens electrónicas e telefonemas do público em geral que se mostrou preocupado com os objectivos das experiências e com as potencialidades da máquina – produzir um buraco negro para engolir a terra, terramotos ou tsunamis foram apenas algumas das hipóteses colocadas.

 

Assustador

 

Os responsáveis explicaram que o acto só teria sido verdadeiramente perigoso se o grupo tivesse conseguido entrar numa outra rede onde, aí sim, teriam conseguido desligar algumas partes do sistema. Felizmente, apenas um ficheiro foi afectado, mas o incidente foi assustador para a comunidade.

 

A grande preocupação dos cientistas da organização europeia era de que os “hackers” entrassem em um dos maiores detectores da máquina, que pesa 12.500 toneladas e mede 21 metros de comprimento e 15 de altura. Entretanto, a área atacada pelos invasores foi o "Compact Muon Solenoid Experiment", um dos quatro detectores que analisam o choque das partículas.

 

O LCH, um projecto faraónico que juntou 6000 cientistas do mundo durante 20 anos, procura simular os primeiros milésimos de segundo do Universo, há cerca de 13,7 mil milhões de anos, e é considerado a experiência científica do século. Desde 1996, o CERN construiu, 100 metros debaixo da terra, perto de Genebra, na Suíça, um anel de 27 quilómetros, arrefecido durante dois anos para atingir 271,3 graus negativos.

 

À volta deste anel estão instalados quatro grandes detectores, no interior dos quais vão produzir-se colisões de protões numa velocidade próxima da da luz. Em plena força, 600 milhões de colisões por segundo irão gerar uma floração de partículas tal como aconteceu no início do mundo, algumas das quais nunca puderam ser observadas.

 

Descobrir o Universo

 

No entanto, só daqui a alguns meses, quando se comprovar a evolução do funcionamento, é que haverá colisões de partículas e estarão criadas as condições para o estudo de novos fenómenos, através da recriação das condições que se produziram instantes depois do Big Bang. O objectivo final desta grande experiência é poder dar resposta a muitas perguntas sobre a origem do mundo, entender por que a matéria é muito mais abundante no Universo do que a anti-matéria, e chegar a descobertas que "mudarão profundamente a nossa visão do Universo", segundo o director do CERN, Robert Aymar.

 

Uma das aspirações dos cientistas é encontrar o hipotético bosão de Higgs, uma partícula que nunca foi detectada com os aceleradores existentes, muito menos potentes que o LHC. O projecto custou dez mil milhões de dólares - mas isso "é apenas 0,005 por cento do Produto Interno Bruto mundial durante esse período", escreveu o físico Stephen Hawking na revista americana Newsweek. "Será que não podemos gastar dois centésimos de um por cento para tentar compreender o Universo?", interrogou.

 

Nesta catedral subterrânea caberiam várias Notre Dame de Paris. São usados ali 9600 ímanes para forçar os feixes de protões e iões de chumbo a dobrarem as curvas deste túnel circular de 27 quilómetros de circunferência. Estes ímanes estão arrefecidos com 60 toneladas de hélio superfluido até uma temperatura ainda mais baixa do que a do espaço profundo: 271,25 graus negativos, perto do zero absoluto. É o maior frigorífico do mundo (na verdade, bastaria um oitavo da sua capacidade de refrigeração para ter esse título), mas no seu interior atingir-se-ão temperaturas 100.000 vezes superiores às do coração do Sol - embora concentradas num espaço minúsculo, inferior ao de um átomo.

 

É também o local mais vazio do sistema solar, diz o CERN, onde está alojado: as partículas subatómicas aceleradas viajam dentro de um tubo tão vazio como o espaço interplanetário: a pressão interna é dez vezes menor que na superfície da Lua, onde os astronautas saltam como cangurus quando tentam andar.

 

Maior criação de Deus

 

Não é de admirar que os cientistas falem de uma forma que raia o discurso religioso. "Esta máquina, o superacelerador, levar-nos-á tão perto como humanamente for possível à maior criação de Deus, o Génesis. É uma máquina do Génesis, concebida para estudar o maior acontecimento em toda a história: o nascimento do Universo", escrevia, também no “Guardian”, Michio Kaku, professor de Física Teórica na Universidade da Cidade de Nova Iorque e divulgador de ciência.

 

Há também os que, como o Nobel da Física de 1979 Steven Weinberg, preferem dizer que as descobertas no LHC podem tornar Deus menos importante na nossa compreensão do Universo: "Se conseguirmos criar uma teoria final em que todas as forças e partículas são explicadas, e essa teoria ajudar a compreender o Big Bang e nos der uma cosmologia consistente, deixar-se-á menos à religião para explicar", escreveu na Newsweek.

 

in publico

Link to comment
Share on other sites

preocupem-se e se as mortalhas se acabarem ... και αφήστε την ουσία διασκέδασης για τους επαγγελματίες

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Bem, não sou grande conhecedor de física, nem tão pouco de matemática quântica e afins, mas gostaria de deixar aqui a minha opinão acerca deste tema.

 

Nos dias que correm, muitas são as pessoas que se começam a interrogar a si mesmas acerca do futuro próximo, pois com os rápidos avanços tecnológicos mais descobertas são feitas todos os dias e mais tecnologia obviamente adveem dessas mesmas. Tal como muitas das grandes descobertas feitas até hoje, esta é daquelas que me deixa a pensar quais poderão ser as consequências da utilização desta tecnologia até então desconhecida.....

 

Como já referiram, poderá (ou não) se originar buracos negros, bem como algo que, se calhar, nem os próprios cientistas calcularam.... pois os cálculos e estimativas poderão dar resultados diferentes dos esperados! (isto na minha opinião)

 

Das muitas grandes descobertas que até hoje marcaram a história e fizeram com a nossa realidade de hoje existisse, muitas delas foram descobertas acidentalmente e é esse ponto que quero focar. Estão tentando manipular um tipo de energia da qual poderá advir consequências se mal manuseada e nem mesmo os cientistas devem saber quais as consequências (boas ou más) que daí possam ter origem.

 

Mas o problema não é só esse. Aquilo que sabemos acerca do LHC é apenas o que eles nos querem dar..... Para um cientista pode ser uma grande descoberta que mudará o rumo da história, para um crente a criação de uma nova realidade e para um terrorista uma arma incontrolável para fins destruidores. Se conseguirem ser bem sucedidos na colisão de particulas a nível atómico..... imaginem a um nível superior?

 

Qual a finalidade de descobrir a então denominada "Partícula de Deus"? Será isto tudo também uma utopia para disfarçar o que realmente se descobrirá deste projecto? Para que fins, a não ser de realização e satisfação de questões para as quais os cientistas ainda não têm resposta?

 

Pois, aqui deixo estas dúvidas e acredito fielmente que o LHC não é um brinquedo...... mas que está passando por um para muita gente.... e que se o feitiço se volta contra o feiticeiro...... o que podera ser da realidade que nós hoje conhecemos!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Mas alguma vez na vida, a ciencia fez sentido ? A ciencia ainda hoje em dia, "tropeca-se" nos novos conhecimentos ... depois temos aqueles que seguem o livro e ficam todos contentes. Hey .. I MADE THIS ! hihi

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Qual a finalidade de descobrir a então denominada "Partícula de Deus"? Será isto tudo também uma utopia para disfarçar o que realmente se descobrirá deste projecto? Para que fins, a não ser de realização e satisfação de questões para as quais os cientistas ainda não têm resposta?

 

A descoberta do Bosão de Higgs (Partícula de Deus ou A Mãe de Todas as Partículas) poderá dar resposta a um dos grandes enigmas da física contemporãnea: qual é a partícula elementar, ou qual é o mecanismo que atribui massa às partículas?

Como é que se explica a diferença entre uma partícula elementar sem massa, o fotão, dos outros bosões vectoriais massivos W e Z? Isto pode ser a resposta às diferenças entre a força electromagnética (fotões) e a força nuclear fraca (bosões W e Z). Em último caso, poderá ser um enorme avanço em direcção à Teoria de Tudo.

 

Custa-me muito acreditar que não estejas verdadeiramente interessado em saber a resposta a isto. Afinal de contas esta resposta terá profundas implicações no nosso conhecimento acerca das partículas subatómicas > mundo microscópico > realidade macroscópica. Pode ser a última resposta: de onde vimos e de que é que somos realmente feitos?

 

Entretanto o nabo do Seymour continua a fazer questão de fazer figuras de urso neste tópico. Em jeito de uma resposta a essa perspectiva retrógrada da ciência "sem sentido" e dos seus avanços aos "tropeções", vou-te dar 2 exemplos muito concretos, resultado de anos de estudo e grandes descobertas no universo da medicina nuclear, e que salvam ou aumentam drásticamente a esperança e qualidade de vida de doentes oncológicos, vítimas de AVC's, vítimas de tromboembolias pulmonares, doentes cardíacos, entre muitos outros se sofrem das mais diversas patologias. Estou a falar da tomografia por emissão de positrões (PET Scan) e da tomografia computadorizada por emissão de fotão único (SPECT).

 

Mas já vi que és tão "orgulhosamente ignorante" que provavelmente te negas a relacionar estas técnicas de imagem, diagnóstico e terapêutica utilizando nuclídeos radioactivos, com a ciência que neste momento se faz no LHC.

 

Ignorance is a bliss

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Lâ está, noticias e mais noticias....

 

 

a particula de deus são as pessoas, os animais, a vida, não o que pode ser sempre infinitamente dividido, porque temos a mania de querer saber tudo, ou dizer isso para viver à custa dos outros a gastar o seu esforço em detectores que fazem que detectam.

 

Ainda à uns anos algumas descobertas foram desprovadas e a revista responsável por fazer publicidade a essas descobertas a desculpar-se de (ter trabalhado juntamente com o "cientista" para pruduzir lixo para as pessoas lerem e ficarem parvas...)

 

enfim ... depois as pessoas acham estranho serem exploradas... se não têm atenção às aberrações.... perdemos todos, o nosso sofrimento é resultado das andotas parvas que nos põem a rir...

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Lâ está, noticias e mais noticias....

 

 

a particula de deus são as pessoas, os animais, a vida, não o que pode ser sempre infinitamente dividido, porque temos a mania de querer saber tudo, ou dizer isso para viver à custa dos outros a gastar o seu esforço em detectores que fazem que detectam.

 

particula de deus é um termo usado pela comunicação social..

o proprio higs recusa essa terminologia.

 

 

mas lá está.. vai tudo feito carneirinho atrás da comunicação social..

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que percebo o que o Tiago esta a querer dizer, mas por esse prisma ainda andavamos a cozinhar e a aquecermos-nos na fogueira. Para o melhor e para o pior, o ser humano vai adquirindo conhecimento e evoluindo a par com as tecnologias que vai desenvolvendo, e nao ha muito a fazer quanto a isso. Faz parte da nossa natureza...

Link to comment
Share on other sites

Lâ está, noticias e mais noticias....

 

 

a particula de deus são as pessoas, os animais, a vida, não o que pode ser sempre infinitamente dividido, porque temos a mania de querer saber tudo, ou dizer isso para viver à custa dos outros a gastar o seu esforço em detectores que fazem que detectam.

 

"Great spirits have always found violent opposition from mediocre minds. The latter cannot understand it when a man does not thoughtlessly submit to hereditary prejudices but honestly and courageously uses his intelligence."

 

"God does not play dice with the universe."

 

Albert Einstein

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que percebo o que o Tiago esta a querer dizer, mas por esse prisma ainda andavamos a cozinhar e a aquecermos-nos na fogueira. Para o melhor e para o pior, o ser humano vai adquirindo conhecimento e evoluindo a par com as tecnologias que vai desenvolvendo, e nao ha muito a fazer quanto a isso. Faz parte da nossa natureza...

 

As descobertas mais importantes foram feitas por pessoas individuais, só mais tarde, por grupos de pessoas, mas sabes quanto dá para ver certas coisas a repetir-se...

 

Quanto é que custou o programa para ir à lua no final dos anos 60 ???

Tiveram que pagar o filme à hollywood ( floresta sagrada... lol ) e mandar um foguetão para dar 4 ou 5 voltas à terra enquanto passavam o filme de hollywood.... dizer umas palavras do espaço... como é um pequeno passo para um homem e um grande passo para a humanidade...

 

enfim, obviamente para muitos a humanidade não é "importante", serve para ser usada como gado. Só tem que se por grandes ilusões nos seres andantes, e eles andam e matam-se a seu próprio custo.

 

A evolução tem muito de positivo, e o pormenor de achar que a comida nasce dentro de latas ?!.....

 

resta saber se a evoluição é mesmo boa, ou que parte das pessoas gostam que se criem doenças para matar pessoas em grande escala, ou se criem doenças mito para vender 2,5 milhões de vacinas que não servem para nada, mas na televisão podem salvar-nos de uma catástrofe "aviaria"..

 

evolução ? onde ?

 

A internet foi construida pelo exercito, tudo dá para bem e mal... mas por vezes parece-me caótico porque muitos poucos interessam-se por perceber a sí e ao mundo, o que não é necessário porque acontece naturalmente, mas pode sempre acontecer bater palmas a aberrações e gritar golo quando pessoas estão a ser mortas de todas as formas, como aconteceu em Timor. Esta técnica de dar entretenimento as pessoas que trabalham na fabrica de armas da dia e de noite bebem cerveja e vão às putas, enquanto justificam aberrações totais dizendo que vão lá libertar o povo... salvar o povo dos terroristaas, isto é uma m****.

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

As descobertas mais importantes foram feitas por pessoas individuais

 

Nobel de Física

 

Nobel de Fisiologia e Medicina

 

Nobel de Química

 

Isto porque falar de cor, para além de perfeitamente estapafúrdio e intelectualmente desonesto, tem o grande inconveniente de na maior parte das vezes nos levar a dar tiros nos próprios pés.

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que percebo o que o Tiago esta a querer dizer, mas por esse prisma ainda andavamos a cozinhar e a aquecermos-nos na fogueira. Para o melhor e para o pior, o ser humano vai adquirindo conhecimento e evoluindo a par com as tecnologias que vai desenvolvendo, e nao ha muito a fazer quanto a isso. Faz parte da nossa natureza...

 

As descobertas mais importantes foram feitas por pessoas individuais, só mais tarde, por grupos de pessoas, mas sabes quanto dá para ver certas coisas a repetir-se...

 

Quanto é que custou o programa para ir à lua no final dos anos 60 ???

Tiveram que pagar o filme à hollywood ( floresta sagrada... lol ) e mandar um foguetão para dar 4 ou 5 voltas à terra enquanto passavam o filme de hollywood.... dizer umas palavras do espaço... como é um pequeno passo para um homem e um grande passo para a humanidade...

 

enfim, obviamente para muitos a humanidade não é "importante", serve para ser usada como gado. Só tem que se por grandes ilusões nos seres andantes, e eles andam e matam-se a seu próprio custo.

 

A evolução tem muito de positivo, e o pormenor de achar que a comida nasce dentro de latas ?!.....

 

resta saber se a evoluição é mesmo boa, ou que parte das pessoas gostam que se criem doenças para matar pessoas em grande escala, ou se criem doenças mito para vender 2,5 milhões de vacinas que não servem para nada, mas na televisão podem salvar-nos de uma catástrofe "aviaria"..

 

evolução ? onde ?

 

A internet foi construida pelo exercito, tudo dá para bem e mal... mas por vezes parece-me caótico porque muitos poucos interessam-se por perceber a sí e ao mundo, o que não é necessário porque acontece naturalmente, mas pode sempre acontecer bater palmas a aberrações e gritar golo quando pessoas estão a ser mortas de todas as formas, como aconteceu em Timor. Esta técnica de dar entretenimento as pessoas que trabalham na fabrica de armas da dia e de noite bebem cerveja e vão às putas, enquanto justificam aberrações totais dizendo que vão lá libertar o povo... salvar o povo dos terroristaas, isto é uma m****.

 

Acho que existe uma consciência maior sobre o ser humano do que havia à uns tempos. Existe mais consciência ecológica. Existe mais consciência da responsabilidade de cada um neste planeta.

 

E muito disso é graças à "maldita" tecnologia. Se hoje tens mais tempo para pensar nestas questões globais, e poder discuti-las até com um australiano em tempo real, se quiseres, isso deve-se à evolução tecnológica.

do-not-want-dog.jpg
Link to comment
Share on other sites

As descobertas mais importantes foram feitas por pessoas individuais

 

Nobel de Física

 

Nobel de Fisiologia e Medicina

 

Nobel de Química

 

Isto porque falar de cor, para além de perfeitamente estapafúrdio e intelectualmente desonesto, tem o grande inconveniente de na maior parte das vezes nos levar a dar tiros nos próprios pés.

 

 

Procura por henry kissenger no youtube e dá tu tiros nos "teus pés"....

 

Os meus preciso deles...

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

O que é que o Henry Kissinger tem a ver com a discussão? Se reparares, por algum motivo não fiz sequer referência aos nobeis da paz e da literatura, limitei-me aos nobeis da ciência para te mostrar que a tua afirmação não tem pés nem cabeça.

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que percebo o que o Tiago esta a querer dizer, mas por esse prisma ainda andavamos a cozinhar e a aquecermos-nos na fogueira. Para o melhor e para o pior, o ser humano vai adquirindo conhecimento e evoluindo a par com as tecnologias que vai desenvolvendo, e nao ha muito a fazer quanto a isso. Faz parte da nossa natureza...

 

As descobertas mais importantes foram feitas por pessoas individuais, só mais tarde, por grupos de pessoas, mas sabes quanto dá para ver certas coisas a repetir-se...

 

Quanto é que custou o programa para ir à lua no final dos anos 60 ???

Tiveram que pagar o filme à hollywood ( floresta sagrada... lol ) e mandar um foguetão para dar 4 ou 5 voltas à terra enquanto passavam o filme de hollywood.... dizer umas palavras do espaço... como é um pequeno passo para um homem e um grande passo para a humanidade...

 

enfim, obviamente para muitos a humanidade não é "importante", serve para ser usada como gado. Só tem que se por grandes ilusões nos seres andantes, e eles andam e matam-se a seu próprio custo.

 

A evolução tem muito de positivo, e o pormenor de achar que a comida nasce dentro de latas ?!.....

 

resta saber se a evoluição é mesmo boa, ou que parte das pessoas gostam que se criem doenças para matar pessoas em grande escala, ou se criem doenças mito para vender 2,5 milhões de vacinas que não servem para nada, mas na televisão podem salvar-nos de uma catástrofe "aviaria"..

 

evolução ? onde ?

 

A internet foi construida pelo exercito, tudo dá para bem e mal... mas por vezes parece-me caótico porque muitos poucos interessam-se por perceber a sí e ao mundo, o que não é necessário porque acontece naturalmente, mas pode sempre acontecer bater palmas a aberrações e gritar golo quando pessoas estão a ser mortas de todas as formas, como aconteceu em Timor. Esta técnica de dar entretenimento as pessoas que trabalham na fabrica de armas da dia e de noite bebem cerveja e vão às putas, enquanto justificam aberrações totais dizendo que vão lá libertar o povo... salvar o povo dos terroristaas, isto é uma m****.

 

Acho que existe uma consciência maior sobre o ser humano do que havia à uns tempos. Existe mais consciência ecológica. Existe mais consciência da responsabilidade de cada um neste planeta.

 

E muito disso é graças à "maldita" tecnologia. Se hoje tens mais tempo para pensar nestas questões globais, e poder discuti-las até com um australiano em tempo real, se quiseres, isso deve-se à evolução tecnológica.

 

Sem duvida, é mais fácil falar com pessoas que estão longe.... lol.., antes não dava, só quando eles passavam por cá, e se te tinhas ensinado a ti Inglês.

 

A maldita vai passar muito tempo dentro da tua cabeça como bem dita, e isso vais demorar anos a perceber..

Mas no fundo não interessa, até está um bocado longe... só lhes cabe manter a economia a funcionar, manter as pessoas a fazer coisas que possam interessar a outras.. ou fabricar sonhos para as pessoas comprarem.. e muitas têm uma sensação satisfatória se a ilusão for real para elas.

 

Mas as ilusões caem por sí quando deixam de ser repetidas sem negação.... afinal de contas! porque é que alguém nos havia de mentir!

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

O que é que o Henry Kissinger tem a ver com a discussão? Se reparares, por algum motivo não fiz sequer referência aos nobeis da paz e da literatura, limitei-me aos nobeis da ciência para te mostrar que a tua afirmação não tem pés nem cabeça.

 

www.youtube.com/watch?v=kqUsryqXDOk

 

Porque aconteceu o mesmo com a ciência... e culpar uma só pessoa de exterminar milhões serve como boa ilusão... muitas acreditam, da mesma simples forma como tu vez a ciência...

 

pesquisa..

 

 

alías, o conflito entre esquerda e direita acontece paralelo ao conflito religião - ciência ...

 

Conflitos falsos, para as pessoas nunca perceberem nada do que quer que seja. Ambos são controlados pelos mesmos, e é isto que me põe medo. Ver as pessoas com uma de duas opiniões que foram feitas para elas escolherem..

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

sou só eu que não consigo atingir determinadas ideias/ divagações??

 

 

digam-me que não sou só eu...

 

 

 

:closedeyes:

 

Não és só tu, eu antes também não percebia o que é que aqueles mecos ganhavam em andar a chamar asneiras uns aos outros.

 

Depois descobri que era simplesmente a profissão deles..

 

 

----------------------

 

Obviamente que podes ver como divagações, só te esqueces que a minha experiência é possivelmente muito diferente da tua..

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

O que é que o Henry Kissinger tem a ver com a discussão? Se reparares, por algum motivo não fiz sequer referência aos nobeis da paz e da literatura, limitei-me aos nobeis da ciência para te mostrar que a tua afirmação não tem pés nem cabeça.

 

www.youtube.com/watch?v=kqUsryqXDOk

 

Porque aconteceu o mesmo com a ciência... e culpar uma só pessoa de exterminar milhões serve como boa ilusão... muitas acreditam, da mesma simples forma como tu vez a ciência...

 

pesquisa..

 

 

alías, o conflito entre esquerda e direita acontece paralelo ao conflito religião - ciência ...

 

Conflitos falsos, para as pessoas nunca perceberem nada do que quer que seja. Ambos são controlados pelos mesmos, e é isto que me põe medo. Ver as pessoas com uma de duas opiniões que foram feitas para elas escolherem..

 

 

"Põe-te medo"? Não deixes por, não é preciso!! Já ouvi malta a dizer que o Nostradamus já falava no LHC...hahaha

Link to comment
Share on other sites

Tens aí uns conflitos internos para resolver míudo. Se tens dificuldades em te exprimir, tenta discutir um assunto de cada vez senão nunca mais nos entendemos.

Um gajo está a falar de grandes avanços e prémios da ciência e tu vens-me com um documentário sobre os alegados crimes de guerra de um Secretário de Estado Americano, só porque foi premiado com um Nobel da Paz?!? Já te disse anteriormente que por algum motivo, não meti no mesmo saco os Prémios Nobel da ciência (Física, Química e Medicina) com aqueles que têm conotações político-ideológicas (Paz e Literatura). Caso não saibas, são instituições diferentes e indepententes que determinam os vencedores.

 

E agora antes de voltar ao tópico e ao LHC, só por curiosidade, eu conheço a história do Kissinger e conheço esse documentário "Trial Of Henry Kissinger", que é baseado num livro de um senhor jornalista chamado Christopher Hitchens. E agora voltando aos tiros nos pés, sabes que esse Hitchens foi um dos mais fervorosos apoiantes públicos do Bush na decisão de invadir o Iraque, e depois na sua re-eleição? Há coisas do caralho não há?

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

E agora antes de voltar ao tópico e ao LHC, só por curiosidade, eu conheço a história do Kissinger e conheço esse documentário "Trial Of Henry Kissinger", que é baseado num livro de um senhor jornalista chamado Christopher Hitchens. E agora voltando aos tiros nos pés, sabes que esse Hitchens foi um dos mais fervorosos apoiantes públicos do Bush na decisão de invadir o Iraque, e depois na sua re-eleição? Há coisas do caralho não há?

 

:stretcher:

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

Tens aí uns conflitos internos para resolver míudo. Se tens dificuldades em te exprimir, tenta discutir um assunto de cada vez senão nunca mais nos entendemos.

Um gajo está a falar de grandes avanços e prémios da ciência e tu vens-me com um documentário sobre os alegados crimes de guerra de um Secretário de Estado Americano, só porque foi premiado com um Nobel da Paz?!? Já te disse anteriormente que por algum motivo, não meti no mesmo saco os Prémios Nobel da ciência (Física, Química e Medicina) com aqueles que têm conotações político-ideológicas (Paz e Literatura). Caso não saibas, são instituições diferentes e indepententes que determinam os vencedores.

 

E agora antes de voltar ao tópico e ao LHC, só por curiosidade, eu conheço a história do Kissinger e conheço esse documentário "Trial Of Henry Kissinger", que é baseado num livro de um senhor jornalista chamado Christopher Hitchens. E agora voltando aos tiros nos pés, sabes que esse Hitchens foi um dos mais fervorosos apoiantes públicos do Bush na decisão de invadir o Iraque, e depois na sua re-eleição? Há coisas do caralho não há?

 

independentes ? pois...

 

Eu "vi" um bocado do que aconteceu em Timor... Se o autor do livro apoia o Bush... ou é mesmo "um dos mais fervorosos apoiantes públicos" olha.... fica a olhar..

 

Eu não ví só esse documentario... e o mesmo repete-se com outros grandes premios nobeis....

... e li um bocado sobre o que aconteceu em timor, inclusive alguns relatorios da "reconstrução de timor"... onde já criam por as pessoas em divida aos bancos e dar-lhes tractores para eles produzirem em massa...

 

... esqueceste-te de voltar ao topico do LHC..

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Se me conseguires fundamentar essa falta de independência/imparcialidade/isenção da Academia Real das Ciências da Suécia (Nobel da Fisica e Química) e o Karolinska Institutet (Nobel de Fisiologia ou Medicina), dou-te mais um bocadinho de trela, se não... leva a bicicleta que já me fartei dessa conversa de tolinhos.

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

E em resumo, com boa vontade e com o vento a favor, tudo é possível.

 

Caso o não seja, inventamos mais um teorema fundamentando assim a equação, e está inventada outra verdade. Simples, não?

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

E entrando no rol de leitura e sem muito conhecimento da matéria:

 

Hubert Reeves, "Dernières nouvelles du cosmos" ou, para quem é tão fluente em francês quanto Je, "Ùltimas notícias do Cosmos", Gravida.

 

Estagnado à uns meses, pela Graça do Senhor, no 10º: As propriedades do cosmos primordial; .) Entropia e buracos negros. As equações dão cabo de mim...

 

Raios ma partam!

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

E em resumo, com boa vontade e com o vento a favor, tudo é possível.

Caso o não seja, inventamos mais um teorema fundamentando assim a equação, e está inventada outra verdade. Simples, não?

 

Diria antes: ... e está inventado outro postulado .

 

A busca do Bosão de Higgs no LHC é a tentativa de confirmação de um postulado, que matemáticamente se justifica, mas não está provado...

Mas sim, se não se confirmar nesta experiência acabarão por arranjar outra teoria, até que seja provado...

 

Vamos lá ver no que isto dá... Alguma coisa há-de sair daqui.

Espero que consigam captar o máximo de dados/informações possíveis.

E também espero que caso a experiência corra bem, o homem "não caia na tentação de alterar" as Leis do Universo...

 

 

 

E entrando no rol de leitura e sem muito conhecimento da matéria:

Hubert Reeves, "Dernières nouvelles du cosmos" ou, para quem é tão fluente em francês quanto Je, "Últimas notícias do Cosmos", Gravida.

 

Por falar em segredos do Universo...

 

Percebi bem??? :)

Link to comment
Share on other sites

Para quem quiser ajudar nas descobertas do LHC com o seu computador pessoal pode fazê-lo aqui!

 

prefiro que sejam eles a detectar o bujão do higgs

 

:closedeyes:

Link to comment
Share on other sites

Faguntes, na teoria deles, a maior velocidade a que eles aceleram os protões vai permitir-lhes ver o que eles esperam encontrar.. pode ser que dê, pode ser que não, pode ser que os ajude a ver o que já foi "visto" melhor, pode ser que não ..

Eu só espero que as pessoas procurem por sí... é que o que está a acontecer agora estava bem descrito em alguns websites e livros. Não sei do Nestredamus, nunca lí na prática ... e já não digo mais nada.

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

...e já não digo mais nada.

 

Então digo eu...

É preciso é calma e até está um tópico interessante, tendo eu a certeza que nenhum de nós está a ganhar dinheiro com isto...

Interessa é debater!!

Quem se interessa por isto é claro...

 

Muitos de nós já viram na TV, ou já ouviram falar de Stephen Hawking...

Aquele Sr. que é uma autoridade Mundial em Cosmologia e Gravidade Quântica. Que está "preso" a uma cadeira de rodas e utiliza uma série de equipamentos muito sofisticados para se comunicar.... Acho que estão a ver quem é!!

 

Ora bem... . Em 1974, ele calculou que os buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatômicas, conhecidas como radiação Hawking, além disso, também demonstrou a possível existência de miniburacos negros.

 

Palavras dele:

 

"Acho que vai ser muito mais interessante se não encontrarmos (a partícula de) Higgs. Isso vai mostrar que algo está errado, e que precisamos pensar de novo" ."Fiz uma aposta de cem libras que não vamos encontrar a Higgs."

 

"O que quer que o LCH encontre, ou não encontre, os resultados vão-nos dizer muito sobre a estrutura do universo", acrescentou. "O LHC vai aumentar quatro vezes a energia com que podemos estudar interações entre partículas."

 

"Se o LHC produzisse pequenos buracos negros, não penso que haja qualquer dúvida de que eu ganharia um prêmio Nobel, se eles mostrassem as propriedades que eu prevejo", afirma Hawking.

 

Ou seja, há pelo menos duas teorias em confronto nestes testes no LHC:

 

O Bosão de Higgs, ou a Radiação de Hawking.

 

 

 

Alguém quer apostar??? Kidding

Link to comment
Share on other sites

LHC progress report, week 1

Geneva, 18 September 2008. After a spectacular start on 10 September, the LHC enjoyed a mixed first week of commissioning with beam. To get beams around the ring in both directions on the first day exceeded all expectations, and the success continued through the night, with several hundred orbits being achieved.

 

The next step in the commissioning process is to bring in the radio-frequency (RF) system that keeps the beams bunched, rather than spreading out around the ring, and will eventually accelerate them to 7 TeV. The RF system works by ‘capturing’ the beam, speeding up the slower moving particles and slowing down the faster ones so that the beam remains bunched into fine threads about 11 cm long. Without it, the beam quickly dissipates and cannot be used for physics.

 

On Thursday night, 11 September, beam two, the anti-clockwise beam, was captured and circulated for over half an hour before being safely extracted from the LHC. The next step is to repeat the process for beam one, and that is set to begin this week.

 

The intervening time has been spent recovering cryogenic conditions after the failure of a power transformer on one of the surface points of the LHC switched off the main compressors of the cryogenics for two sectors of the machine. The transformer, weighing 30 tonnes and with a rating of 12 MVA, was exchanged over the weekend. During this process, the cryogenics system was put into a standby mode with the two sectors kept at around 4.5 K. Since the beginning of the week the cryogenics team have been busy re-cooling the magnets and preparing for operation with beam, which is currently forecast for today. The next stage of the commissioning will be single turn studies using beam one, followed by RF capture and circulating beam in both rings.

 

The LHC is on course for first collisions in a matter of weeks. Next update 24 September at the latest.

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Ou seja, há pelo menos duas teorias em confronto nestes testes no LHC:

 

O Bosão de Higgs, ou a Radiação de Hawking.

 

 

 

Alguém quer apostar??? Kidding

 

A da radiação de hawking se não estiver correcta e forem de facto criados micro buracos negros é capaz de tornar a coisa perigosa...

 

E não são só duas teorias em confronto..são muitas mais! Por algum motivo existem 6 detectores :)

15n6q7d.jpg
Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelo texto Dr. Faguntes

Aproveitei para fazer uns comments

 

"LHC progress report, week 1

Geneva, 18 September 2008. After a spectacular start on 10 September, the LHC enjoyed a mixed first week of commissioning with beam. To get beams around the ring in both directions on the first day exceeded all expectations, and the success continued through the night, with several hundred orbits being achieved."

 

Nada mau para os primeiros testes... Já conseguiram por os primeiros protões a circular e em ambos os sentidos...

 

 

"The next step in the commissioning process is to bring in the radio-frequency (RF) system that keeps the beams bunched, rather than spreading out around the ring, and will eventually accelerate them to 7 TeV. The RF system works by 'capturing' the beam, speeding up the slower moving particles and slowing down the faster ones so that the beam remains bunched into fine threads about 11 cm long. Without it, the beam quickly dissipates and cannot be used for physics. On Thursday night, 11 September, beam two, the anti-clockwise beam, was captured and circulated for over half an hour before being safely extracted from the LHC. The next step is to repeat the process for beam one, and that is set to begin this week."

 

Esta parte de igualizar as velocidades das particulas e torná-las num feixe com cerca de 11 cm de comprimento é realmente qualquer coisa... Com a velocidade que levam, mantê-las agrupadas é obra... Vamos ver se o sistema de rádio-frequência que as vai "controlar" se porta bem.

Por aquilo que percebi já o conseguiram no feixe que circula no sentido anti-horário... Vamos lá ver o outro!!!

 

Tanto quanto eu sei (7 TeV) significam 7 Tera electrãoVolt, ou seja 7.000.000.000.000 electrãoVolt

A Indução gerada para criar campos eléctricos dessa ordem é incrivelmente alta.... Só pode.

 

 

"The intervening time has been spent recovering cryogenic conditions after the failure of a power transformer on one of the surface points of the LHC switched off the main compressors of the cryogenics for two sectors of the machine. The transformer, weighing 30 tonnes and with a rating of 12 MVA, was exchanged over the weekend. During this process, the cryogenics system was put into a standby mode with the two sectors kept at around 4.5 K. Since the beginning of the week the cryogenics team have been busy re-cooling the magnets and preparing for operation with beam, which is currently forecast for today. The next stage of the commissioning will be single turn studies using beam one, followed by RF capture and circulating beam in both rings."

 

O sistema de "frio" foi afectado em parte, pela avaria de um transformador de potência de 12MVA...

12MVA só para 2 sectores !! Isto a trabalhar em pleno em termos de consumo de Energia deve ser qualquer coisa de impressionante.

 

Enquanto o substituíam puseram o sistema de frio em sandby e mantiveram uma temperatura de 4,5 Kelvin...

Isto em graus Celsius dá 268,5 Cº negativos.... O sistema de arrefecimento do LHC não é decididamente para "brincadeiras"!!!

 

 

"The LHC is on course for first collisions in a matter of weeks. Next update 24 September at the latest. "

 

Fico à espera de notícias

 

É realmente uma máquina fantástica.

Vamos lá ver se se aguenta à "pipoka"... :)

Link to comment
Share on other sites

O sistema de "frio" foi afectado em parte, pela avaria de um transformador de potência de 12MVA...

12MVA só para 2 sectores !! Isto a trabalhar em pleno em termos de consumo de Energia deve ser qualquer coisa de impressionante.

 

Li que o CERN em 2009, se trabalhar os dias todos em pleno, representará um consumo de energia ligeiramente inferior a 10% de TODO o cantão de Genebra.

On 03/05/2012 at 15:55, spock said:

Na verdade os campeões fomos nós....voces são de outro campeonato!

 

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!