Jump to content
×
×
  • Create New...

RGB to Pantone


kerouac
 Share

Recommended Posts

http://www.netfront.fr/Services/rgb2pantone/

 

É apenas um utilitário que de certa forma dá muito jeito.

;)

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

Os próprios programas (photoshop, indesign, illustrator, etc.) fazem-te essa conversão.

Mas como estás sempre a ver as cores no monitor, estás sempre a ver rgb.

 

Tens mesmo que ter acesso ao pantone, nem que seja na gráfica.

Link to comment
Share on other sites

Os próprios programas (photoshop, indesign, illustrator, etc.) fazem-te essa conversão.

Mas como estás sempre a ver as cores no monitor, estás sempre a ver rgb.

 

Tens mesmo que ter acesso ao pantone, nem que seja na gráfica.

 

Se me permites, não é obrigatório estares a ver somente RGB(RGBHS ou RGBS) num monitor, tambem tens muitas vezes hipotese de utilizar directamente Y/Pb/PR basta para tal instalares os controladores actualizados do monitor, coisa que muita gente falha pois deixa estar por "defeito" os controladores genericos e só se preocupa em ter o ultimo grito dos controladores da gráfica(use esta o cpu ou gpu interno).

 

Dentro depois dos monitores também se tem que seleccionar correctamente a qualidade e capacidade para a finalidade do trabalho, o que quero dizer com isto, existem no mercado monitores que estão "preparados" para desenho gráfico ou seja não é a mesma coisa usares um monitor xpto com uma taxa de refrescamento brutal desenhado para jogar que utilizares um para design, não sei se me faço explicar.Geralmente este nota-se na diferença de preço :x

 

Recordo-me há uns anos atrás em que me enfrentei a esta situaçao, um cliente queixava-se que as cores apresentadas no monitor saiam sempre com tonalidades diferentes na impressora (se bem recordo uma minolta laser 2200 ou 2300) e solucionei o problema instalando somente os controladores do monitor, a partir dai ... limpito o que está no monitor é o que saia na impressora.O programa que usava era o corel e neste tambem foi preciso instalar um novo esquema de cores :)

 

Não sei até que ponto estou desactualizado nesta área mas creio que as coisas não mudaram muito por ali além, se disse alguma baboseira por favor corrijam :)

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Os próprios programas (photoshop, indesign, illustrator, etc.) fazem-te essa conversão.

Mas como estás sempre a ver as cores no monitor, estás sempre a ver rgb.

 

Tens mesmo que ter acesso ao pantone, nem que seja na gráfica.

 

Sim esses programas fazem-te a conversão ... mas é fiável??? essa é uma questão que vai sempre ter duvidas.

 

;)

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

Os próprios programas (photoshop, indesign, illustrator, etc.) fazem-te essa conversão.

Mas como estás sempre a ver as cores no monitor, estás sempre a ver rgb.

 

Tens mesmo que ter acesso ao pantone, nem que seja na gráfica.

 

Sim esses programas fazem-te a conversão ... mas é fiável??? essa é uma questão que vai sempre ter duvidas.

 

;)

 

É uma questão de matemática. Se a conversão obedece uma regra científica não tem por onde falhar. Penso eu de que.

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Os próprios programas (photoshop, indesign, illustrator, etc.) fazem-te essa conversão.

Mas como estás sempre a ver as cores no monitor, estás sempre a ver rgb.

 

Tens mesmo que ter acesso ao pantone, nem que seja na gráfica.

 

Sim esses programas fazem-te a conversão ... mas é fiável??? essa é uma questão que vai sempre ter duvidas.

 

;)

 

É uma questão de matemática. Se a conversão obedece uma regra científica não tem por onde falhar. Penso eu de que.

 

Uma regra científica??? ... até pode ser, mas uma coisa te digo essa treta do "what you see is what you get" tem muito que se lhe diga. Aliás a cor pantone é algo mais fisico e material do que o simples rgb de ecran. A dificuldade e o grande problema principalmente na minha profissão e teres a cor real do pantone igual ao do ecran ... mas prontos tu se vais pela regra da ciência e se te amanhas com isso ... ainda bem.

 

E já não falo em diferenças entre pantone e tonalidades de superficie(papel) ... isso já era complicar. :)

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

Se me permites, não é obrigatório estares a ver somente RGB(RGBHS ou RGBS) num monitor, tambem tens muitas vezes hipotese de utilizar directamente Y/Pb/PR basta para tal instalares os controladores actualizados do monitor, coisa que muita gente falha pois deixa estar por "defeito" os controladores genericos e só se preocupa em ter o ultimo grito dos controladores da gráfica(use esta o cpu ou gpu interno).

 

Dentro depois dos monitores também se tem que seleccionar correctamente a qualidade e capacidade para a finalidade do trabalho, o que quero dizer com isto, existem no mercado monitores que estão "preparados" para desenho gráfico ou seja não é a mesma coisa usares um monitor xpto com uma taxa de refrescamento brutal desenhado para jogar que utilizares um para design, não sei se me faço explicar.Geralmente este nota-se na diferença de preço :x

 

Recordo-me há uns anos atrás em que me enfrentei a esta situaçao, um cliente queixava-se que as cores apresentadas no monitor saiam sempre com tonalidades diferentes na impressora (se bem recordo uma minolta laser 2200 ou 2300) e solucionei o problema instalando somente os controladores do monitor, a partir dai ... limpito o que está no monitor é o que saia na impressora.O programa que usava era o corel e neste tambem foi preciso instalar um novo esquema de cores :)

 

Não sei até que ponto estou desactualizado nesta área mas creio que as coisas não mudaram muito por ali além, se disse alguma baboseira por favor corrijam :)

 

A tua visão vê uma gama de cores, o pantone abranje uma gama diferente, o rgb a mesma coisa. Num monitor trabalhas sempre em RGB, ou seja, há certas cores que consegues ver na impressão que não vês no monitor.

 

Calibrar o monitor é correcto, pois aproxima mais à cor que será impressa. A cor irá sempre variar conforme o papel, se é envernizado ou não. Quando se faz uma grande identidade por exemplo, é necessário dar os valores pantone coated e uncoated. Um vermelho vodafone, um azul nível, tem que ser sempre aquela cor seja em que superfície for. Um dos erros típicos de um designer, é escolherem cores que depois não existem equivalente em vinil para outdoor, ficando a cor da marca alterada.

 

Quanto aos monitores, há que dizer que os da apple são um sonho. Não só têm as cores mais aproximadas às da impressão, como são os que têm maior resolução do mercado (pelo menos da ultima vez que passei na fnac).

 

Caso não tenham acesso a livros de pantones (que são caros nas horas), é questão de pedir por favor à gráfica que arte-finalizem com os livros de pantones deles.

 

PS: pantones também servem para darem "cores metalizadas", assim como outras.

Link to comment
Share on other sites

Se me permites, não é obrigatório estares a ver somente RGB(RGBHS ou RGBS) num monitor, tambem tens muitas vezes hipotese de utilizar directamente Y/Pb/PR basta para tal instalares os controladores actualizados do monitor, coisa que muita gente falha pois deixa estar por "defeito" os controladores genericos e só se preocupa em ter o ultimo grito dos controladores da gráfica(use esta o cpu ou gpu interno).

 

Dentro depois dos monitores também se tem que seleccionar correctamente a qualidade e capacidade para a finalidade do trabalho, o que quero dizer com isto, existem no mercado monitores que estão "preparados" para desenho gráfico ou seja não é a mesma coisa usares um monitor xpto com uma taxa de refrescamento brutal desenhado para jogar que utilizares um para design, não sei se me faço explicar.Geralmente este nota-se na diferença de preço :x

 

Recordo-me há uns anos atrás em que me enfrentei a esta situaçao, um cliente queixava-se que as cores apresentadas no monitor saiam sempre com tonalidades diferentes na impressora (se bem recordo uma minolta laser 2200 ou 2300) e solucionei o problema instalando somente os controladores do monitor, a partir dai ... limpito o que está no monitor é o que saia na impressora.O programa que usava era o corel e neste tambem foi preciso instalar um novo esquema de cores :)

 

Não sei até que ponto estou desactualizado nesta área mas creio que as coisas não mudaram muito por ali além, se disse alguma baboseira por favor corrijam :)

 

A tua visão vê uma gama de cores, o pantone abranje uma gama diferente, o rgb a mesma coisa. Num monitor trabalhas sempre em RGB, ou seja, há certas cores que consegues ver na impressão que não vês no monitor.

 

Calibrar o monitor é correcto, pois aproxima mais à cor que será impressa. A cor irá sempre variar conforme o papel, se é envernizado ou não. Quando se faz uma grande identidade por exemplo, é necessário dar os valores pantone coated e uncoated. Um vermelho vodafone, um azul nível, tem que ser sempre aquela cor seja em que superfície for. Um dos erros típicos de um designer, é escolherem cores que depois não existem equivalente em vinil para outdoor, ficando a cor da marca alterada.

 

Quanto aos monitores, há que dizer que os da apple são um sonho. Não só têm as cores mais aproximadas às da impressão, como são os que têm maior resolução do mercado (pelo menos da ultima vez que passei na fnac).

 

Caso não tenham acesso a livros de pantones (que são caros nas horas), é questão de pedir por favor à gráfica que arte-finalizem com os livros de pantones deles.

 

PS: pantones também servem para darem "cores metalizadas", assim como outras.

 

 

Desculpa mas continuo a nao perceber e a insistencia em que so se trabalha em RGB num monitor de pc, o sinal decomposto em RGB e basicamente um sinal analogico 3 pontos distintos que oscialm entre o branco (0vcc) e o preto (1.75vcc (creio), isto provoca de si um efeito "analogico" so visivel como ja tinha discutido por ai num topico anterior e uma qualidade que nenhum lcd ou plasma do mercado te pode oferecerpois estes "digitalizam" o sinal rgb a composto. num velho crt. mas cuidado mesmo dentro dos crt ha que saber escolher, o sinal se o mandares para o monitor por exemplo em sinal composto vai ser um sinal basicamente digital que apesar de se basear tambem em impulsos o mesmo sinal contem as tres cores e os dois sinais de orientaçao h/v.Qual a diferença? Bem eu acredito que bastante por isso até hoje mantenho o meu belissimo sony multiscan300sf de 21" que tem entradas rgb, composite e ainda vga/rgbhs todas por separado e digo que por exemplo ligar a placa de video através de um sinal pelo menos em filmes com qualidade nao tem nada a ver o nivel de cores.isto sem tocar em nada de software simplesmente o modo como o video e enviado ao monitor com o mesmo pc e co a mesma grafica.

 

Heeee desculpem pelo texto nem notei se me afastei do topico :s

 

Editado: Olha lembrei-me agora duma cena, nunca calhou veres um filme ou tu mesmo ou algum colega quie ligasse o portatil a tv para se ver melhor e tal, e as cores entre uma e outr nao terem nada a ver ? :)

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Os próprios programas (photoshop, indesign, illustrator, etc.) fazem-te essa conversão.

Mas como estás sempre a ver as cores no monitor, estás sempre a ver rgb.

 

Tens mesmo que ter acesso ao pantone, nem que seja na gráfica.

 

Sim esses programas fazem-te a conversão ... mas é fiável??? essa é uma questão que vai sempre ter duvidas.

 

;)

 

É uma questão de matemática. Se a conversão obedece uma regra científica não tem por onde falhar. Penso eu de que.

 

Uma regra científica??? ... até pode ser, mas uma coisa te digo essa treta do "what you see is what you get" tem muito que se lhe diga. Aliás a cor pantone é algo mais fisico e material do que o simples rgb de ecran. A dificuldade e o grande problema principalmente na minha profissão e teres a cor real do pantone igual ao do ecran ... mas prontos tu se vais pela regra da ciência e se te amanhas com isso ... ainda bem.

 

E já não falo em diferenças entre pantone e tonalidades de superficie(papel) ... isso já era complicar. :)

 

 

 

Para completar também o werebear, essa questão de teres uma cor impressa similar à que vês num monitor, depende maioritariamente da calibração.

Como o teu monitor e a tua impressora funcionam com perfis de cor diferentes, é natural que as cores não correspondam num e noutro. Para isso é que existem os colorímetros e os espectrofotómetros, que fazem leituras de cor e criam perfis ICC international color consortium) que criam correspondências o mais exactas possíveis entre os espaços de cor de diferentes dispositivos.

 

Os espaços de cor são como contentores que armazenam em si a capacidade de reproduzir cores. As discrepâncias de cor acontecem por exemplo porque uma impressora a laser ou jacto de tinta imprime em dots per inch (dpi) e o monitor de um computador exibe os gráficos em pixels er inch (ppi). Uma imagem com espaço de cor srgb visualiza-se espectacularmente na internet, mas em Adobe 1998 aparecem deslavadas porque a maioria dos browsers não fazem gestão de cor. É sobre isto que tudo se trata: gestão de cor.

 

Na tua profissão, as impressoras deveriam ser calibradas provavelmente uma vez ao dia para permitirem uma representação fiel da cor.

 

Saliento também a importância do ambiente de trabalho que rodeia os dispositivos. Por exemplo, os monitores devem estar localizados num lugar com incidêndia indirecta e difusa da luz. As paredes devem ter uma cor neutra. Não se deve começar a trabalhar sem que o monitor esteja ligado há pelo menos 30 minutos. Os perfis de cor que vem do fabricante dos dispositivos são uma bela merda porque são genéricos e não específicos para o dispositivo que tu compraste, que é único. Daí a personalzação dos perfis ser um factor determinante na reprodução fiel da cor.

 

Não me digas por favor que és daqueles que calibra "a olho" :gap:

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

"a olho" até sou daqueles ... que tem como experiência uns largos anos de pré-impressão no tempo em que era tudo feito a fotomontagem ;) , em cymk estou sem duvida á vontade para dizer te que é a olho, porque trabalhei com redes etc e tal ...

 

Mas a relação que te quero dar é que por muito que o ecran esteja calibrado e por muito que a tua impressora esteja em sintonia com o teu ecran ... eu não confio nem numa nem na outra.

Se tiver uma cor em rgb e quiser transformar essa cor em pantone vou a esse site que me dá as cores aproximadas para pantone, poderei tambem fazer uns testes, poderei falar com o impressor, e concerteza ter uma palette de pantones comigo, claro.

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

Então não estamos a falar da mesma coisa..

 

Se nao confias é porque os dispositivos nao estao calibrados..

 

confio nos valores e percentagens ou mesmo naquilo que vejo do que no teu ecran e impressora calibrado.

 

E se pensas que num agencia de publicidade os gajos tem todos os ecrans e as printers calibradas ao promenor ... tás enganado.

 

;)

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

Nope, mais uma vez falamos na questão de quanto querem que o vosso trabalho seja profissional ou não.

 

@Seymour Buds: R(ed) G(reen) B(lue). Estas a trabalhar com apenas três cores. Na impressão, usa-se C(yan) M(angenta) Y(ellow) (blac)K. Ou seja, tens 4 camadas de cor (se não contares o preto). Se essas cores não tiverem bem equilibradas, a qualidade de impressão sofre.

Yep, é normal isso acontecer. Tv e monitor estarem diferentes.

 

Abre uma imagem em RGB e outra em CMYK. No photoshop, vais ao menu View - Channels. Esses são os layers para impressão, estão separados pelas diversas cores. É aí que entra o que o kerouac disse, para equilibares as cores. Trabalhar com channels é rentavel, por exemplo, quando estas a pintar uma ilustração em photoshop. Não pintas directamente nos layers normais, pintas nos channels. Isso faz com que ocupe muito menos memoria ao teu pc.

 

@kerouac: Isso é tudo muito giro, mas uma coisa é trabalhares isso em modo digital. E tratamento de imagem, tem mesmo MUITO que se lhe diga, e muito tempo para investir nisso.

 

Procuras ou escolhes uma cor pantone desta maneira: eyedrop tool (conta gotas), seleccionas uma cor e clicas no color picker (clicares nas 2 janelas no menu tools, com a core primária e de fundo. Nesse menu, tens um botão que diz "color libraries". Aí tens varios books, é aí que defines a cor pantone que queres usar, e dá-te logo a informação de coated e uncoated.

 

 

A maneira mais profissional de se acertar as cores para impressão, é em modo Lab (porque é o único modo que podem trabalhar a luminosidade da fotografia). (image - mode - lab). Depois (image - adjustments - curves). E vão trabalhar nos channels...

 

É tudo quando sei, depois de devorar 2 livros de 500 páginas sobre isso nas férias, já posso falar mais à seria.

Link to comment
Share on other sites

Claro.. há casas de impressão que nem sabem o que são perfis de cor.

 

Mas desculpa-me a insistência. É completamente ridículo afirmar que a sensibilidade do olho humano consegue ser mais eficaz do que equações matemáticas bem definidas.

Se confias nos valores e percentagens como podes confiar ao mm tempo no teu olho?

Explica-me como o fazes porque estou mesmo curioso. Por isso é que acho que não estamos a falar da mesma coisa. O que é que fazes concretamente?

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Claro.. há casas de impressão que nem sabem o que são perfis de cor.

 

Mas desculpa-me a insistência. É completamente ridículo afirmar que a sensibilidade do olho humano consegue ser mais eficaz do que equações matemáticas bem definidas.

Se confias nos valores e percentagens como podes confiar ao mm tempo no teu olho?

Explica-me como o fazes porque estou mesmo curioso. Por isso é que acho que não estamos a falar da mesma coisa. O que é que fazes concretamente?

 

 

Por acaso, até estas certo mas só até certo ponto. Realmente usam-se técnicas mesmo profissionais para se conseguir a melhor imagem. Mas também há certas partes em que é de tua sensibilidade. Mas creio que se está a falar de 10% da calibração da fotografia, ser opção do designer.

 

Como disse, ainda não li os livros. São apenas palavras de quem trabalha na área, já os leu e tirou uma workshop com um dos melhores da área.

Link to comment
Share on other sites

tu dás me um azul em rgb. que está no teu ecran. E pedes-me a cor pantone dessa cor ... eu não venho com a palette de pantone meter em cima do teu ecran para ver qual é a cor pantone do teu rgb, pois não!? ... tal e qual que se me deres uma folha impressa da tua impressora , eu não venho com a palette de pantone e meter em cima da tua impressão para ver qual é realmente a cor pantone.

O que tenho a fazer e o que esse site me ajuda e muito é saber as percentagens do teu rgb e fazer pequenos testes para a cor pantone real. Assim chego lá.

 

Existem sempre distância entre o RGB para com o pantone. Por muito aproximado que seja a cor.

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

Por acaso, até estas certo mas só até certo ponto. Realmente usam-se técnicas mesmo profissionais para se conseguir a melhor imagem. Mas também há certas partes em que é de tua sensibilidade. Mas creio que se está a falar de 10% da calibração da fotografia, ser opção do designer.

 

Se estiveres a falar de paletes de cores para a web e assim, até posso concordar contigo.

Agora se estamos a lidar com espaços de cor com milhões cores... né?

 

Oi também não sou especialista... é apenas literatura de casa de banho que até dá jeito para o meu trabalho.

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

tu dás me um azul em rgb. que está no teu ecran. E pedes-me a cor pantone dessa cor ... eu não venho com a palette de pantone meter em cima do teu ecran para ver qual é a cor pantone do teu rgb, pois não!? ... tal e qual que se me deres uma folha impressa da tua impressora , eu não venho com a palette de pantone e meter em cima da tua impressão para ver qual é realmente a cor pantone.

O que tenho a fazer e o que esse site me ajuda e muito é saber as percentagens do teu rgb e fazer pequenos testes para a cor pantone real. Assim chego lá.

 

Existem sempre distância entre o RGB para com o pantone. Por muito aproximado que seja a cor.

 

 

Sim isso eu sei rapaz. Mas tu dizes-me que confias mais na tua sensibilidade do que num dispositivo calibrado, eu fico logo a pensar que não fechas bem a mala..

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

tu dás me um azul em rgb. que está no teu ecran. E pedes-me a cor pantone dessa cor ... eu não venho com a palette de pantone meter em cima do teu ecran para ver qual é a cor pantone do teu rgb, pois não!? ... tal e qual que se me deres uma folha impressa da tua impressora , eu não venho com a palette de pantone e meter em cima da tua impressão para ver qual é realmente a cor pantone.

O que tenho a fazer e o que esse site me ajuda e muito é saber as percentagens do teu rgb e fazer pequenos testes para a cor pantone real. Assim chego lá.

 

Existem sempre distância entre o RGB para com o pantone. Por muito aproximado que seja a cor.

 

 

Sim isso eu sei rapaz. Mas tu dizes-me que confias mais na tua sensibilidade do que num dispositivo calibrado, eu fico logo a pensar que não fechas bem a mala..

 

Talvez até nem feche ... mas um gajo que já trabalha há 15 anos com cores, e calibração de imagem ... já quer dizer alguma coisa, não? ;)

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

tu dás me um azul em rgb. que está no teu ecran. E pedes-me a cor pantone dessa cor ... eu não venho com a palette de pantone meter em cima do teu ecran para ver qual é a cor pantone do teu rgb, pois não!? ... tal e qual que se me deres uma folha impressa da tua impressora , eu não venho com a palette de pantone e meter em cima da tua impressão para ver qual é realmente a cor pantone.

O que tenho a fazer e o que esse site me ajuda e muito é saber as percentagens do teu rgb e fazer pequenos testes para a cor pantone real. Assim chego lá.

 

Existem sempre distância entre o RGB para com o pantone. Por muito aproximado que seja a cor.

 

 

Sim isso eu sei rapaz. Mas tu dizes-me que confias mais na tua sensibilidade do que num dispositivo calibrado, eu fico logo a pensar que não fechas bem a mala..

 

Talvez até nem feche ... mas um gajo que já trabalha há 15 anos com cores, e calibração de imagem ... já quer dizer alguma coisa, não? ;)

 

 

Sim senhor!!

 

Mas isso às vezes não quer dizer nada. Eu tou há 15 anos com a mesma mulher e digo-te.. continuo a não entender nada dela :closedeyes:

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

tal e qual que se me deres uma folha impressa da tua impressora , eu não venho com a palette de pantone e meter em cima da tua impressão para ver qual é realmente a cor pantone.

O que tenho a fazer e o que esse site me ajuda e muito é saber as percentagens do teu rgb e fazer pequenos testes para a cor pantone real. Assim chego lá.

 

Se fosse essa a cor escolhida para o teu cliente, sim. Tinhas era que ver se era possível reproduzir bem essas cores em todos os suportes (vynil por exemplo). As cores pantone são mais usadas para vector, mas também podem ser aplicadas no photoshop. Depende do que se quer fazer.

 

 

Se estiveres a falar de paletes de cores para a web e assim, até posso concordar contigo.

Agora se estamos a lidar com espaços de cor com milhões cores... né?

 

Oi também não sou especialista... é apenas literatura de casa de banho que até dá jeito para o meu trabalho.

 

Não sei se para a web será subjectivo. Mas creio que mesmo essas trabalham-se em lab. Como te disse, estou a dizer-te o peixe que me venderam a mim.

Link to comment
Share on other sites

tu dás me um azul em rgb. que está no teu ecran. E pedes-me a cor pantone dessa cor ... eu não venho com a palette de pantone meter em cima do teu ecran para ver qual é a cor pantone do teu rgb, pois não!? ... tal e qual que se me deres uma folha impressa da tua impressora , eu não venho com a palette de pantone e meter em cima da tua impressão para ver qual é realmente a cor pantone.

O que tenho a fazer e o que esse site me ajuda e muito é saber as percentagens do teu rgb e fazer pequenos testes para a cor pantone real. Assim chego lá.

 

Existem sempre distância entre o RGB para com o pantone. Por muito aproximado que seja a cor.

 

 

Sim isso eu sei rapaz. Mas tu dizes-me que confias mais na tua sensibilidade do que num dispositivo calibrado, eu fico logo a pensar que não fechas bem a mala..

 

Talvez até nem feche ... mas um gajo que já trabalha há 15 anos com cores, e calibração de imagem ... já quer dizer alguma coisa, não? ;)

 

 

Sim senhor!!

 

Mas isso às vezes não quer dizer nada. Eu tou há 15 anos com a mesma mulher e digo-te.. continuo a não entender nada dela :closedeyes:

 

eheheheh .... no coment! :);)

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

Se fosse essa a cor escolhida para o teu cliente, sim. Tinhas era que ver se era possível reproduzir bem essas cores em todos os suportes (vynil por exemplo). As cores pantone são mais usadas para vector, mas também podem ser aplicadas no photoshop. Depende do que se quer fazer.

 

Eu uso o pantone exclusivamente quando é para estacionários(papel de carta, etc) ou para outro tipo de trabalho em que queira utilizar 2 cores ou 3, fica mais barato e costuma dar bons resultados.

Tudo que seja em suporte de papel é usado o cmyk, seja vector ou imagem (pixalizado) ... dentro da web é claro que funciona tudo em rgb ;)

 

Aliás, o aparecimento das cores pantones foi para que houvesse uma uniformização das cores, para que não cometessem erros de impressão. Lá está - what you see is what you get!

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

Não sei se para a web será subjectivo. Mas creio que mesmo essas trabalham-se em lab.

 

 

Sim porque baseiam-se em valores tristimulus, ou seja cores primárias rgb. Eu dei o exemplo da palete para a web por ser pequenina.

Epa isto é conversa de nerds ehehehe

 

 

 

 

kerouac tu trabalhas com quadricromia e cenas assim?

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

kerouac tu trabalhas com quadricromia e cenas assim?

 

Maior parte dos casos, sim!

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

Tem todos razão mas inda não falaram no mais importante para mim...Uma impressora destinada a fazer provas de pré impressão tem de suportar o sistema Fyeri... o único que reproduz os pantones e o cmyk tal como uma impressora offset.

 

quanto aos pantones.. até de paleta para paleta diferem.. lol.. por isso nada é fiável.. no entanto tb uso bastante as conversões automáticas.. mas nunca sem antes confirmar (á luz natural do sol e não a das lâmpadas do escritório) com uma paleta.

 

 

Já se falou por ai em vinil e também já é possível ter pantones em vinil .. A Avery Graphics e ultimamente a Oracal já teem referencias aos pantones nos seus lotes... até a a cin e a robbialac teem paletas de pantones para as tintas... mas tal como gigo.. nunca fiando.. confirmo sempre a olho...

 

e essa conversa de que as conversões e o monitor calibrado chega... é de designer que não sai de frente do pc...

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

Aliás, o aparecimento das cores pantones foi para que houvesse uma uniformização das cores, para que não cometessem erros de impressão. Lá está - what you see is what you get!

 

E para que dessa maneira, se consiga registar as cores a uma marca. Até essas cores ficam registadas na tua memória como o vermelho ferrary. Dessa maneira mais nenhuma bebida pode usar o vermelho coca-cola, etc..

 

JonHerer, mas tens que ter em atenção que o teu trabalho não vai ser só visto a luz natural. E essas impressoras não são caras? Essas impressoras só devem predizer uma impressão offset, ou não?

Link to comment
Share on other sites

quanto aos pantones.. até de paleta para paleta diferem.. lol.. por isso nada é fiável.. no entanto tb uso bastante as conversões automáticas.. mas nunca sem antes confirmar (á luz natural do sol e não a das lâmpadas do escritório) com uma paleta.

 

Esse fenómeno chama-se metamerismo. Acontece quando duas amostras de cor aparecem idênticas sob determinada fonte luminosa, mas que na verdade são diferentes uma da outra.

Por isso adianta-te imenso avaliares a olho. Lol :)

 

 

e essa conversa de que as conversões e o monitor calibrado chega... é de designer que não sai de frente do pc...

 

Não é conversa de designer, é profissionalismo. A gestão de cor nao é tudo, mas é impreescindível para fazer as coisas bem.

 

 

p.s: Não sou designer e deus me guarde de algum dia ser :gap:

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

p.s: Não sou designer e deus me guarde de algum dia ser :gap:

 

És o que se chama de secretário de corel :gap:

 

;)

...porque as únicas pessoas autênticas, para mim, são as loucas, as que estão loucas por viver, loucas por falar, loucas por serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, as que não bocejam nem dizem nenhum lugar-comum, mas ardem, ardem, ardem como fabulosas grinaldas amarelas de fogo-de-artifício a explodir, semelhantes a aranhas, através das estrelas, e no meio vê-se o clarão azul a estourar e toda a gente exclama Aaaah!

Jack Kerouac, Pela Estrada Fora

Kerouac, Ginsberg & friends 

Link to comment
Share on other sites

Lolol ..Jesus nem digas isso homem..

 

Tenho alguns amigos na área e respeito muito, mas detesto design gráfico com todas as minhas forças.

Só usei o corel duas ou 3 vezes quando precisei de imprimir imagens em quadricromia, mas parece-me ser um software muito fixe.

 

Não tenho nenhum programa em que trabalhe muito intensamente. Sou especializado em alguns e procuro ter uma boa polivalência. O design foi uma das áreas que já experimentei, mas acho que é um trabalho que qualquer pessoa faz e por isso torna-se desinteressante, embora tenha um aspecto muito positivo que é haver espaço para a criatividade.

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...
  • 1 year later...

Lolol ..Jesus nem digas isso homem..

 

Tenho alguns amigos na área e respeito muito, mas detesto design gráfico com todas as minhas forças.

Só usei o corel duas ou 3 vezes quando precisei de imprimir imagens em quadricromia, mas parece-me ser um software muito fixe.

 

Não tenho nenhum programa em que trabalhe muito intensamente. Sou especializado em alguns e procuro ter uma boa polivalência. O design foi uma das áreas que já experimentei, mas acho que é um trabalho que qualquer pessoa faz e por isso torna-se desinteressante, embora tenha um aspecto muito positivo que é haver espaço para a criatividade.

 

Da mesma maneira que se mandarem fazer design de interiores eu recuso-me. Não percebo de materiais nem de porra nenhuma. Assim como há muitos "designers gráficos" que usam o "what you see is what you get" e chamam-lhe design gráfico. A correcção de cores para fotografia é complexa, requer muito know how de trabalhar fotos em lab.

 

És um zé manel dos frangos que mexe com os programas, mas não és mestre de nenhum :smokinggun:

Link to comment
Share on other sites

Outubro de 1985, Chicago.

 

O lançamento deste computador foi impressionante.

Contando com a presença do conceituado artista pop Andy Warhol e Debbie Harry,

a demonstração em tempo real das capacidades desta máquina deixaram toda uma plateia rendida e pronta a sonhar com um futuro inimaginável até à data.

Tendo em conta que o momento foi há 22 anos, atrevo-me a dizer que foi mais impressionante do que as mega produções de Steve Jobs nos lançamentos mediáticos da Apple na actualidade.

 

Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2007/11/um_computador_d.html#ixzz0g1lzC0Ne

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Só usei o corel duas ou 3 vezes quando precisei de imprimir imagens em quadricromia, mas parece-me ser um software muito fixe.

 

Corel is for pussys! :lol:

 

A sério... o Corel tenta ser tudo sem ser nada.

 

O que eu utilizo com maior frequência e que considero indispensável:

 

Imagem -> Photoshop

 

Ilustração e design gráfico -> Illustrator

 

Paginação -> QuarkXpress

 

O design foi uma das áreas que já experimentei, mas acho que é um trabalho que qualquer pessoa faz e por isso torna-se desinteressante, embora tenha um aspecto muito positivo que é haver espaço para a criatividade.

 

Aí é que está o busílis da questão. Existe muita gente a tocar instrumentos, mas quantos são músicos?

Link to comment
Share on other sites

Eu ainda uso Freehand, não sei, gosto.

Photoshop para edição, sem dúvida, painter para quando quero mais liberdade e menos controlo.

O quark já usei, axo excelente para paginação em volume. Para umas páginas ainda prefiro o FH.

 

Anyway, em relação às cores... O pantone é uma lista definida, com nomes, para que qualquer pessoa em qualquer lado do mundo possa ter resultados cromáticos idênticos. Se pedes um trabalho com o pantone X, então não há volta a dar, tens que dar ao cliente esse mesmo pantone, dê para onde der.

 

Como devem saber, os monitores dão sempre mais cores do que aquelas que a pantone tem. Até porque o intervalo cromático de um monitor é maior. Tudo bem que não há brilhos e cromados, mas há milhares de valores entre uma cor pantone e a directamente seguinte. Não fazia sentido teres tantas pantones como cores num ecrã.

 

O PS ou qualquer outro programa de edição pode fazer a conversão possível para CMYK, ou de CMYK para RGB. No entanto, e se por um lado há muitas cores conversíveis, há também outras tantas que não o são. Para estas, temos que simular e é neste caso que acho que a ferramenta da página do primeiro post é importante. É importante até certo ponto, pois, no caso do PS, sempre que vocês estão a trabalhar em RBG, na vossa palate de cores pode aparecer um triângulo com um ponto de exclamação. Isso é a informação que a cor com que se está a trabalhar está fora do alcance dos Pantones. Carregando nesse indicador, vais ter o valor pantone mais próximo.

 

Acho que vocês acabaram por andar um bocado perdidos nas grandes explicações sobre a cor, mas fugiram ao simples que este assunto é. Não importa os monitores, as impressores ou qualquer outra coisa. Nem mesmo a ciência. Aqui. falamos no fosso que há entre as duas paletes de cor. Essas existem, independentemente dos equipamentos. O CMYK não é mais do que a cor física, proporcionada pela mistura de pigmentos, enquanto o RGB é a cor luminosa, representada pela luz e suas frequências.

 

gamuts.jpg

 

Embora aqui não estejam expressas as várias paletes da pantone, podem ver o que eu quero dizer com o alcance dos pigmentos vs alcance da luz. Os monitores, por piores que sejam ,fazem a brincar os 16 milhões de cores. A pantone não tem hoje, nem nunca terá tal gama de cores.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Eu ainda uso Freehand, não sei, gosto.

 

A minha formação foi com Freehand e Illustrator, tanto em Mac como PC. E conheço muita gente que também prefere o Freehand. Eu estou mais habituado ao Illustrator (muitos anos de trabalho) e é só por isso que o utilizo.

 

Nunca mais me esqueço daquele chill na Tuatara onde o pessoal podia estar a "curtir" com o Painter que tinhas trazido e poder ver-se na projecção. :) Foi muito fixe mesmo! E grande ideia!

Link to comment
Share on other sites

Fazes design gráfico psiconauta? Isso é interessante .. ainda te arranjava uns tabalhinhos :D

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!