Jump to content
×
×
  • Create New...

Porra anos para ler pessoas que pecebam o mesmo que tu.


lightsphere
 Share

Recommended Posts

Pelo menos na soma.

 

Muito tempo passei eu na minha vida a tentar misturar musica.

Dentro dos DAWs, ou seja, em digital....., só passado 2 ou 3 anos de bater mal a aperfeiçoar certas misturas é que me comecei a aperceber que a soma dos números não é igual à mistura analógica dos sinais.

 

E agora, já tinha uns indícios mas apareceu-me isto à frente:

 

http://www.smproaudio.com/index.php?option...6&Itemid=69

 

"Why a ‘passive’ mixer, we hear you say?

 

For software multi-track and hardware synth users, there are plenty of good reasons. Without getting too technical about it, the upshot is that your mixdowns will simply sound better as a result.

Those of us who mix using computer software are faced with an inevitable compromise.

You can spend a great deal of time trying to build up a mix to sound clear and dynamic, with great depth and dimension. Yet, as you’re building things up, things just don’t seem to sound the way they should. Then, by the time you listen to the stereo CD, you’re not smiling anymore. Even while folks might be congratulating you on a job well done, you know something is not right.

 

Don’t worry! It’s not your imagination. Your ears are telling you the truth!

....."

 

mil anos para ler o que estás à espera de "confirmar"....

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto o analógico continua a ser melhor que o digital. Por exemplo os transistores apresentam-nos um som artificial e áspero enquanto que as válvulas nos oferecem um som mais natural, aveludado e macio. Ou uma distorção duma guitarra eléctrica a transistores comparada com uma a válvulas não tem nada a ver. Outro exemplo é que por muita qualidade que os cd's tenham não consseguem reproduzir o som natural, envolvente e profundo que o vinyl nos oferece. É claro que as frequências no digital "se comem" umas ás outras não tendo a mesma amplitude mas para além da constante evoluçao digital, isto são tudo questões demasiado profundas em termos técnicos mais virada para audiófilos, pois estes detectam estas diferenças mais facilmente que nós, nós que estamos no trance, não estamos propriamente a fazer música para a Madonna nem somos engenheiros de som, temos que nos desenrrascar com o que vamos conseguindo ter...

o5cooxugxv_goabase4.gif
Link to comment
Share on other sites

Eu não sou audiofilo, mas ouço....

 

Os numero são só os números. O que lá está não é descritível por números. Embora seja essa a ambição do "cientista ".

 

Depois o problema do digital é que é muito agressivo para os ouvidos, porque não existe resistência a alteração da corrente!

A musica fica muito agressiva, e na mistura, até podes usar 128 bits de headroom... chau, chau detalhe.....

 

Já escrevi isto no tópico sobre digital vs analógico.

 

Na escola ensinam-te que duas correntes com a mesma frequência somam-se perfeitamente, e duas correntes com a mesma amplitude e frequência, uma na fase inversa da outra cancelam-se. Isto é falso e vocês podem confirmar isso no osciloscópio. -> É impossível na pratica cancelar uma corrente com outra.

 

Porque na natureza não há somas como nos dizem. As coisas juntam-se e interagem.

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Na escola ensinam-te que duas correntes com a mesma frequência somam-se perfeitamente, e duas correntes com a mesma amplitude e frequência, uma na fase inversa da outra cancelam-se. Isto é falso e vocês podem confirmar isso no osciloscópio. -> É impossível na pratica cancelar uma corrente com outra.

Porque na natureza não há somas como nos dizem. As coisas juntam-se e interagem.

Bem essa tá-me a dar que pensar... sempre pensei que as frequências se anulassem... por exemplo -2 +2 = 0

edit: então porque nos ensinam mal?

o5cooxugxv_goabase4.gif
Link to comment
Share on other sites

Na escola ensinam-te que duas correntes com a mesma frequência somam-se perfeitamente, e duas correntes com a mesma amplitude e frequência, uma na fase inversa da outra cancelam-se. Isto é falso e vocês podem confirmar isso no osciloscópio. -> É impossível na pratica cancelar uma corrente com outra.

Porque na natureza não há somas como nos dizem. As coisas juntam-se e interagem.

Bem essa tá-me a dar que pensar... sempre pensei que as frequências se anulassem... por exemplo -2 +2 = 0

edit: então porque nos ensinam mal?

 

Isso de nos ensinarem mal.... quando descobrires isso ,ais profundamente põe no tertulias... nem o professor sabe que o está a fazer....

 

mas

-2+2=0

 

agora repara nisto...

 

Imagina que tens uma onda de seno, e que são um grupo de números representados.

Se pegares nessa onde de seno, a inverteres e a somares o resultado é um linha recta de 0000 (zeros).

 

Agora imagina que tens um onda de seno, mas essa onda é uma corrente eléctrica.

Se tiveres uma copia invertida e a somares à primeira, qual é o resultado ?

 

Não sabes! Porque estas duas ondas são energia. Não podes somar duas energias e dar energia 0! Pode dar trabalho 0, mas a energia não pode!

 

Essa energia quando colidir dessa forma transforma-se em outra forma de energia, passa de uma corrente eléctrica a calor, som, luz.... ;-)

Isso vai alterar a forma de uma certa maneira, mas essa maneira já está ligada a algo que está em tudo! Não é uma soma matemática :lol:

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Eu não sou audiofilo, mas ouço....

 

Os numero são só os números. O que lá está não é descritível por números. Embora seja essa a ambição do "cientista ".

 

Depois o problema do digital é que é muito agressivo para os ouvidos, porque não existe resistência a alteração da corrente!

A musica fica muito agressiva, e na mistura, até podes usar 128 bits de headroom... chau, chau detalhe.....

 

Já escrevi isto no tópico sobre digital vs analógico.

 

Na escola ensinam-te que duas correntes com a mesma frequência somam-se perfeitamente, e duas correntes com a mesma amplitude e frequência, uma na fase inversa da outra cancelam-se. Isto é falso e vocês podem confirmar isso no osciloscópio. -> É impossível na pratica cancelar uma corrente com outra.

 

Porque na natureza não há somas como nos dizem. As coisas juntam-se e interagem.

 

+5Vcc + GND = +5Vcc

+12Vcc + GND = +12Vcc

+5Vcc + 12Vcc = +7.5Vcc ??

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Quanto ao equipamento áudio... cada um tem os seus recursos e deve saber como os usar...

 

Quando disse que o tópico ia-vos fazer gastar mais dinheiro..... obviamente não é esse o meu objectivo.

 

Isto do analógico era uma duvida que eu tive para mim durante muito tempo. E com o tempo fui descobrindo que não faz sentido fazer musica electrónica com efeitos totalmente digitais, porque são só uma formula , ( também podem ser bem utilizadas) e tudo o resto digital, sem nenhuma "interacção" natural.

 

Se ouviram efeitos analógicos dos antigos sabem que é outra dimensão em relação aos algoritmos de efeitos... simulações...

 

Da minha experiência digo-te que quem quiser fazer musica " a sério " e já tenha chegado a um nível, em que o som já tenha uma identidade e traga algo de novo, aconselho a não perder muito tempo com o digital. ( é sempre bom "perder" algum, é que se conseguíres misturar bem uma musica em digital, em analógico vais fazer muito melhor :-) )

 

Até uma mesa de mistura de Dj mais um compressor analógico pode trazer o som para "outra dimensão" na criação de um som mais profundo e mais agradável.

 

Mas desde já também vos digo, algum material analógico hoje em dia mais parece um brinquedo.

Comprei uma mesa de mistura yamaha e a qualidade de tudo nela desiludiu-me imenso, agora antes de comprar algo, vejo muitos reviews, mas é quero é ver o material a "trabalhar" e poder mexer. Se não estou a por o dinheiro que me custou a ganhar para o lixo e sinto-me mal.

 

De qualquer maneira, analógicas ou digitais.... Boas Produções :clapping:

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Será possivel a tecnologia digital evoluir até ao ponto da analógica? (espero não tar a puxar temas mais que discutidos)

E numa destas mesas digitais, também haverá perda de qualidade?

Estamos sempre a aprender...

mesakf0.png

o5cooxugxv_goabase4.gif
Link to comment
Share on other sites

Será possivel a tecnologia digital evoluir até ao ponto da analógica? (espero não tar a puxar temas mais que discutidos)

E numa destas mesas digitais, também haverá perda de qualidade?

Estamos sempre a aprender...

mesakf0.png

 

Os cientistas tentam perceber tudo à volta deles e por tudo dentro de números e lógicas.

Estudar o que acontece na natureza e fazer simulações digitais.

Com o tempo vão haver simulações muito boas, tão boas que muitos dirão que são melhor do que na natureza.

O som simulado será melhor do que o real quando convencerem as pessoas que é.

É como tudo, e quando fores a ouvir, a diferença será tão pequena que um bocado de "açucar" no digital te vai convencer que assim é.

 

Será que convencer é vencer contigo?

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...

Este vídeo faz uma comparação entre a soma interna de amostras áudio e a mistura usando uma boa "e cara" mesa de mistura.. A diferença contudo é devastadora.. =)

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!