Jump to content
×
×
  • Create New...

Porquê Vegan?


Satthyia
 Share

Recommended Posts

PORQUÊ O VEGETARIANISMO?

 

 

 

 

Porquê o vegetarianismo?

 

 

 

O veganismo* e o vegetarianismo* têm como objectivo reduzir o impacto negativo que as nossas acções têm sobre o bem-estar animal, o ambiente e nós mesmos, alterando o que está ao alcance de cada um - a alimentação.

 

 

 

Uma vez que o sistema de produção intensiva de animais provoca dor e angústia nos animais criados, desrespeita o ambiente e aumenta os problemas de saúde em quem os consome, devemos evitar estes produtos e começar a conhecer e explorar outros recursos económica e eticamente mais sustentáveis.

 

 

 

 

Pelos animais

 

 

 

Os animais de criação intensiva são tratados como máquinas. Deles é retirada a maioria da carne que é consumida nos países desenvolvidos.

 

 

 

Nos primeiros dias de vida, por exemplo, os bicos das galinhas são cortados com uma lâmina quente e as bois e os porcos são castrados a sangue frio.

 

 

 

Estes animais passam as suas vidas sem condições para se moverem livremente, devido ao minúsculo tamanho das suas celas, sem se conseguirem virar sobre si mesmos, levantar uma asa e muito menos estabelecer laços sociais e familiares com outros animais da mesma espácie.

 

 

 

Muitos só respiram ar fresco e vêem a luz do Sol quando são transportados no camião que os leva para o matadouro, sempre sem comida, água ou qualquer cuidado sanitário, chegando muitas vezes ao destino feridos, doentes ou mortos.

 

 

 

 

 

Pelo ambiente.

 

 

 

Para além de serem necessárias enormes quantidades de água e terreno para manter uma criação intensiva de animais, os excrementos criados levam à poluição da terra, água, e ar.

 

 

 

Problemas que levam à degradação do ecossistema global como a desflorestação, desertificação, poluição dos oceanos, destruição de matas, erosão do solo, mudanças climáticas, podem ser minimizados se a criação intensiva de animais acabar.

 

 

 

Por outro lado e em relação aos recursos desperdiçados, a produção de carne é pouco eficiente comparada com a produção de vegetais. Em média, para cada refeição de carne produzida são usados os recursos que poderiam servir para produzir 10 refeições baseadas em vegetais. Numa altura em que todos se preocupam com a fome no mundo, isto é algo que dá que pensar.

 

 

 

Pela sua saúde.

 

 

 

Na comunidade portuguesa a carne está associada a uma imagem de abundância e vitalidade, existindo a ideia de que só através dela se pode obter a energia, as proteínas e o ferro necessários ao organismo. Nada mais incorrecto.

 

 

 

Inúmeros estudos científicos já comprovaram que os ocidentais seguem uma dieta onde existe excesso de proteína, açúcar, gordura saturada, colesterol, pesticidas e com poucas fibras.

 

 

 

Sabe-se também que os povos que consomem produtos animais são mais suscetíveis ao cancro da mama, próstata e cólon, ataques cardíacos, obesidade, osteoporose, artrite, diabetes, asma, pedra nos rins e impotência e que quanto mais restricta é a alimentação vegetariana (desde a simples redução do consumo de carne, passando pela alimentação ovo-lacto vegetariana até à alimentação estrictamente vegetariana - "vegana") menor é o risco de se ter estes problemas.

 

 

 

Para além disto, a carne contém acumulações de pesticidas e outros produtos químicos até 14 vezes mais concentrados do que em alimentos vegetais.

 

 

 

 

Conclusão

 

 

 

Numa altura em que já podemos escolher entre uma alimentação vegetariana (estricta ou ovo-lacto) e uma alimentação baseada na criação e morte de animais, devemos fazer um pequeno esforço para criar hábitos mais positivos e responsáveis.

 

 

 

 

*De uma forma simplificada e despreocupada pode definir-se vegetarianismo e veganismo da seguinte forma:

 

 

 

Vegetarianismo - Regime alimentar onde é evitado o consumo de animais mortos - vacas, porcos, frangos e qualquer tipo de peixe, por exemplo.

 

 

 

Veganismo, também chamado vegetarianismo puro ou estrito - Regime alimentar onde é evitado o consumo de qualquer produto de origem animal - leite de vaca e ovos para além da carne e peixe, por exemplo.

 

 

 

 

 

Referências:

 

 

 

www.goveg.com

 

www.galaxia-alfa.com/vegan

 

 

 

°ήίсøļę°

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

O não aqui vamos nós outra vez...

 

...E O RESPEITO PELAS PLANTAS?????

 

 

PS: just kiding

pois....

 

um dia morremos todos à fome para os animais que nos rodeiam sobreviverem...

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

O não aqui vamos nós outra vez...

 

...E O RESPEITO PELAS PLANTAS?????

 

 

PS: just kiding

pois....

 

um dia morremos todos à fome para os animais que nos rodeiam sobreviverem...

lolololollll

drunk...

lolollll :lol:

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

LOL

 

mas klaro k ele tem razão, um animal kriado apenas para ser morto :sadd:

 

 

ao menos, k deixem os animais pastar num campo verde e tal até a sua morte!!

 

 

se bem k o veganismo e vegetaranismo, não são uma má opção não só em termos do ambiente, como tambem em termos de saude

 

 

 

:please:

THE MIND, the most powerfull strong on the universe

Link to comment
Share on other sites

não é bem assim.

 

em termos de saúde pode ser prejudicial quando não se sabe o que se está a fazer! Há fibras e proteínas de que o nosso corpo precisa e temos que saber subsituir carne e peixe pelos alimentos adequados.

 

depois, na minha opinião, as leis da natureza são assim mesmo. porquê animais a pastar num campo verde?? tanta gente a morrer à fome e nós a proteger os animaizinhos.....

 

por favor! sejam conscientes! eu sou apreciador de comida vegetariana, mas não é para proteger os animais!

sinceramente acho isso ridículo, apesar de todos pensarem o contrário... :sorry:

 

 

respeito todos os vegetarianos e também sou contra o abuso dos animais... afinal são animais, não são objectos! fazerem casacos de peles e cenas assim já me metem nojo! não e necesário andarmos a exibir roupas feitas como sofrimento dos animais....

 

mas em relação a alimentação..... fico-me pela roda dos alimentos.....

gosto de ser saudável! :unsure:

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

eheheheheheheheheh

 

 

 

 

 

 

BBBbbbbbbOOOOoooooooMMMMmmmmmmmmm B)

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

Vegetarianismo - Regime alimentar onde é evitado o consumo de animais mortos - vacas, porcos, frangos e qualquer tipo de peixe, por exemplo.

Então e vivos já n evitam? :P

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Nao é pa tornar isto numa cena de receitas mas quem tiver curiosidade que experimente:

 

Soja (Grossa ou em Bifes) com Natas e Cogumelos:

 

:seta: meter a quantidade de soja desejada de molho 1 hora antes +/-

:seta: numa frigideira ou num tacho (como quizerem) piquem cebola e alho e metam uma folha de louro se quizerem tb e reguem com azeite...

:seta: deixa-se alourar a cebola etc e junta-se os cogumelos (tanto faz inteiros como laminados)

:seta: junta-se a soja ao conteudo e deixa-se tar um bocado pa ela apanhar o sabor das cenas!! tempera.se com sal e se quiserem tb piripiri...

:seta: do pacote de natas junta.se uma parte para a soja sugar... deixa-se cozinhar um pouco e entao mete.se o resto do pacote!! --> esta parte em lume brando k é pa n se agarrar tudo!!

 

eu costumo comer com arroz e cenoura cozida e pepino mas tb fica bom com batatas fritas.. tb da pa fazer isto com seitan!!!

 

soja n é assim tao cara.. o preço ronda sempre 1.50€ e dá pa bastante tempo!!

 

pos vegan podem tb fazer isto usando natas de soja ou creme de soja como keiram chamar!!!

 

se experimentarem digam se gostaraM!!

 

;):P

Que prevaleçam os Magos da Paz!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

hummmmm...

eu ca prefiro mais um bom bife suculento com batatas fritas arroz e ovo estrelado...nham nham! :lol:

lololll

:><P:

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

A única receita vegan que conheço é:

 

Sobe à árvore mais próxima.

Procura um galho com um suculento molho de folhas...

Abre a boca e mastiga!

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

A única receita vegan que conheço é:

 

Sobe à árvore mais próxima.

Procura um galho com um suculento molho de folhas...

Abre a boca e mastiga!

essa era desnecessária.... :angry:

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Nao é pa tornar isto numa cena de receitas mas quem tiver curiosidade que experimente:

 

Soja (Grossa ou em Bifes) com Natas e Cogumelos:

 

:seta: meter a quantidade de soja desejada de molho 1 hora antes +/-

:seta: numa frigideira ou num tacho (como quizerem) piquem cebola e alho e metam uma folha de louro se quizerem tb e reguem com azeite...

:seta: deixa-se alourar a cebola etc e junta-se os cogumelos (tanto faz inteiros como laminados)

:seta: junta-se a soja ao conteudo e deixa-se tar um bocado pa ela apanhar o sabor das cenas!! tempera.se com sal e se quiserem tb piripiri...

:seta: do pacote de natas junta.se uma parte para a soja sugar... deixa-se cozinhar um pouco e entao mete.se o resto do pacote!! --> esta parte em lume brando k é pa n se agarrar tudo!!

 

eu costumo comer com arroz e cenoura cozida e pepino mas tb fica bom com batatas fritas.. tb da pa fazer isto com seitan!!!

 

soja n é assim tao cara.. o preço ronda sempre 1.50€ e dá pa bastante tempo!!

 

pos vegan podem tb fazer isto usando natas de soja ou creme de soja como keiram chamar!!!

 

se experimentarem digam se gostaraM!!

 

;):P

está muito fixe a receita! também tenho uma (milho assado) que me faz lembrar o boom, que mais tarde hei-de pôr aqui! ;)

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

A única receita vegan que conheço é:

 

Sobe à árvore mais próxima.

Procura um galho com um suculento molho de folhas...

Abre a boca e mastiga!

tenho outra para ti...

 

rasteja até ao jardim mais proximo.

procura uma area com um suculento molho de ervas...

abre a boca e mastiga!

http://myspace.com/tribolik

BREVEMENTE EM PORTUGAL DJ SPRiTZ... até te salta a tampa gap2.gif

bookings spritz@live.com.pt

Link to comment
Share on other sites

A única receita vegan que conheço é:

 

Sobe à árvore mais próxima.

Procura um galho com um suculento molho de folhas...

Abre a boca e mastiga!

tenho outra para ti...

 

rasteja até ao jardim mais proximo.

procura uma area com um suculento molho de ervas...

abre a boca e mastiga!

é bem :lol:

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

A única receita vegan que conheço é:

 

Sobe à árvore mais próxima.

Procura um galho com um suculento molho de folhas...

Abre a boca e mastiga!

tenho outra para ti...

 

rasteja até ao jardim mais proximo.

procura uma area com um suculento molho de ervas...

abre a boca e mastiga!

mééééééééééééé

Eu e o Figo em Espanha éramos legendas.

Link to comment
Share on other sites

Eu muito dificilmente me imagino vegan... e o belo do iogurte? E o leitinho com chocolate? :o

Eu não me imagino Vegan de maneira nenhuma... e até acho um absurdo. Também penso o mesmo relativamente ao Vegetarianismo ou Macrobiotismo! Compreendo uma mudança de regime alimentar devido a problemas de saúde ou então devido a outros tipo de gostos alimentares! Agora, essa dos animais.... acho que é obvio que são as leis da natureza.... <_< Não deixo de concordar que os animais podiam ser melhor tratados enquanto vivem, mas por favor... há coisas mais importantes! Nós podemos escolher se somos ou não vegetarianos... em África há pessoas que não têm sequer a possibilidade de aceder a um desses tipo de regime alimentar... :(

Dizem que é desumano tratar mal os animais... concordo! -_-

Então e as pessoas que morrem à fome?? Não são situações mais desumanas ainda? Não será rídiculo andarmos aqui a proteger os animaizinhos enquanto outros HUMANOS estão a morrer à fome?? :huh:

 

eu faço uma alimentação principalmente vegetariana, mas porque gosto desse tipo de comida! ;) no entanto, eu posso escolher o que vou comer, enquanto há pessoas que nem sequer podem aceder a um simples saco de milho :sad:

 

:toosad:

 

abraços!

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!