Jump to content
×
×
  • Create New...

Profissão:dj


Satthyia
 Share

Recommended Posts

Profissão:DJ :dance:

 

Ainda é comum achar que o DJ é uma espécie de jukebox humana. Só que ser DJ de verdade é algo bem mais complexo - envolve arte, técnica e emoção. O DJ é uma mistura de artista, fã, pessoa de bom gosto, personalidade, pesquisador, selecionador, lançador de novidades, catalisador de energia coletiva e manipulador de emoções. Mixar discos requer noções musicais de compasso, andamento e até tom e harmonia. A pesquisa musical é parte essencial da vida de qualquer DJ e é realmente só para quem gosta.

 

QUANDO O DJ É ARTISTA? :dance:

 

 

 

 

Quando está tocando para uma pista, o DJ é criador ao mixar duas músicas para criar uma terceira e assim, uma nova sensação sonora. Também é artista quando interfere na música com scratches, equalização, efeitos, picotadas no som através do crossfader. Mais complexo ainda é improvisar tocando um sampler ou uma bateria eletrônica em cima dos discos pré-gravados, como fazia Frankie Knuckles em Chicago no início dos anos 80.

 

PURA EMOÇÃO :dance:

 

Em boa parte de Portugal a pista de dança ainda é pico onde só se põe os pés depois de beber ou para conhecer alguém. Sabe-se que pode ser bem mais: um lugar de liberdade absoluta, de descarga de tensão, de multiplicação de energia e de bem-estar. O bom DJ interage com a pista em termos de energia e emoção. Quando ele e os dançarinos estão falando a mesma língua, aí a coisa descola de verdade. É por isso que o factor humano também é muito importante além do factor técnico na hora de avaliar um DJ.

 

A ARTE DE ENCHER A PISTA DE DANÇA :dance:

 

Com uma mãozinha dos japoneses e americanos, os equipamentos evoluiram, a produção musical tornou-se mais prática e a "eletronic music" explodiu. Junto a isso vieram os DJs, que estão em nove entre dez trabalhos de música para dançar. Os DJs se fortaleceram com a abertura do campo de trabalho e conquistaram espaços além das cabines dos clubes e estúdios de rádio, ocupando um lugar importante no mercado musical hoje. Ganharam as TVs, as trilhas de eventos e até a produção fonográfica, como os remixes, por exemplo.

 

O mercado electrônico tem pouquíssimo tempo. Em Portugal, então, é de pouco antes da disco, 1975. Os primeiros trouxeram as novidades de fora. Com o crescimento da cena, mudou a postura do público em relação a profissão de "pôr som". A geração de adolescentes dos anos 90 sonha em pilotar um par de PICK-UPS ou um par de CDJ, mais ou menos como o povo dos anos 60, que queria ter uma banda de rock. Se a guitarra não foi substituída pelas carrapetas, há muita banda fora da praia eletrônica que também se uniu aos DJs para incrementar seu som, e assim também a música eletrônica se uniu ao rock para incrementar o belo som de uma guitarra em suas músicas, principalmente na CENA PSYTRANCE e você com certeza já ouviu muitas músicas de vários projectos onde há um belo solo de guitarra..

 

APRENDENDO :dance:

 

 

 

Em geral, os DJs aprendem a tocar na prática e sozinhos. É preciso dar o sangue. Muitos começam a discotecar em festas de amigos, gravam programas de rádio e vão para os clubes observar os DJs "fazendo o som". Uma boa maneira de também aprender é observar. Você observa e coloca em prática, e com isso, você estará sempre aperfeiçoando e criando o seu próprio estilo. O difícil é que muitas pessoas que estão começando nunca querem dar o braço a torcer em receber algumas dicas e instruções e com isso, só tende a perder, já que, se alguma pessoa vai te mostrar como melhorar, temos que agradecer e deixar de se mostrar que já sabe tudo, porque vivemos em um constante aprendizado. Por isso, lhes digo, seja sempre humilde e assim você sempre crescerá.

 

CONHECENDO OS EQUIPAMENTOS :dance:

 

Precisa conhecer, né? É básico. A maior dificuldade de muitos é controlar o "pitch". O pitch é o alterador de velocidade (para menos e mais) que coloca as duas músicas no mesmo ritmo, "o que é essencial para fazer a mixagem". O DJ trabalha com um par de PICK-UPS ou um par de CDJ, além do MIXER (mais sobre mixer abaixo), essencial para alternar a entrada das músicas.. Em geral, os DJs gostam mais das antigas bolachas, porque os vinis (discos) oferecem leteralmente, maior contato com a música.

Só com o vinil é possível fazer o back to back, que é alternar as músicas que estão tocando e os "scratchs", e por mais que se inventem outros equipamentos, não há nada que se aproxime à resolução do vinil, apesar que há muitos CDJs hoje em dia, que ficam bem próximos da técnica de se fazer "scratchs", graças aos JOGS embutidos neles. No vinil você vê o tamanho da introdução e o break pelas diferentes tonalidades no acetato. Uma tonalidade mais clara indica que ali tem menos instrumentos, a música está mais vazia; e é ali que o DJ vai mixar.

 

Só que dependendo do estilo de música que o futuro DJ pretende tocar, ele terá que escolher e optar, ou pelas PICK-UPS, ou pelos CDJs, e o porquê disso? É muito simples. Quem conhece bem as vertentes da música eletrônica sabe que, para se tocar TECHNO, o DJ optará pelos discos, visto que a maioria dos lançamentos do TECHNO saem geralmente em discos. Muito parecido também é para quem pretende tocar DRUM´N´BASS, só que neste caso os DJs visam um maior contato com os discos. Já para o nosso amado e maravilhoso PSYTRANCE, as coisas já são mais diferentes.

 

Nós que tocamos PSYTRANCE, estamos mais adaptados a tocar com cds, visto que as novidades da cena saem sempre em cds e quando saem em discos, muito raramente conseguem chegar ao Brasil, sem contar o preço, porque todos são importados. Mas há muitas vantagens para nós. A qualidade dos cds é única, é fácil levar para onde vai tocar, há um número maior de músicas e os aparelhos do mercado que tocam cds são ótimos, não temos do que reclamar. E outra coisa muito importante é que aqui no Brasil, estão surgindo muitos projetos nacionais de PSYTRANCE, eu mesmo em breve estarei produzindo minhas próprias músicas e basta fazer uma boa equalização da música, copiar para cd e sair na night para tocar pra galera, além de mostrar para outros produtores o nosso trabalho.

 

O MIXER, também usado pelo DJ, é um misturador de música; quando uma está acabando, o DJ solta a outra. Isso provoca uma integração das músicas que é para não cortar a seco e fazer a pista esfriar. Cuidado com os discos e cds também é importante. O básico: limpá-los de tempos em tempos e armazená-los em local onde não bata sol. Em geral, são carregados em cases ou bags.

 

 

REPERTÓRIO :dance:

 

Para ser DJ é preciso gostar de música e saber o que rola. Claro que o volume de informação nessa área é enorme, é impossível conhecer tudo, então o negócio é ir atrás de coisas dentro da mesma praia, e da sua preferência, mas sem esquecer de ouvir as novidades. Também é bom visitar os lugares, ver o que está acontecendo. O DJ deve se informar o máximo possível, é um formador de opinião; com a música pode-se influenciar o comportamento jovem. Então, tem que começar a colecionar discos e cds, ouvir o máximo que der, pesquisar na internet, vale tudo.

 

MERCADO :dance:

 

DJs atuam em casas noturnas, festas particulares, raves, rádios, fazem trilhas de desfile, enfim, tocam onde quer que as pessoas estejam a fim de ouvir uma música no clima. Pode ser mesmo um bar com um DJ fazendo som ambient. Nós DJs de PSYTRANCE, fazemos de tudo para conseguir residência em uma boa Casa Noturna, mas o sonho mesmo de todos nós, é sempre poder tocar nas melhores RAVES e FESTIVAIS desse Brasil afora, e porque não do mundo afora.

 

SEDUZINDO O PÚBLICO :dance:

 

Saber o que as pessoas querem ouvir e dançar não é para qualquer um. O DJ não toca só o que o público quer (depende da festa a ser realizada), tem que agradar, mas também apresentar umas novidades e construir um estilo. Para encher a pista é preciso não só ter técnica, conhecimento, saber o que está fazendo, mas cultivar a sensibilidade, a emoção e a viagem. Mais importante é seduzir o público. Como seduzir? Aí está o pulo do gato, e cada um encontra a sua fórmula.

 

TÉCNICA :dance:

 

O aprendizado da técnica, todos concordam, é a parte mais fácil. É sempre a mesma para qualquer estilo musical. É como na informática; dá para se virar sozinho, mas com algumas explicações, tudo parece ficar mais simples. A maioria dos veteranos aprendeu tocando, mas existem cursos há treze anos - o primeiro foi o de Iraí Campos. Em geral, a frequência é de gente que já mexe nos aparelhos. Entre as técnicas ensinadas está a contagem de barra. "É uma matemática, todas as músicas são contadas em oito batidas; a cada oito batidas, uma barra; ou seja, a cada oito pedais e oito caixas corresponde uma barra. Quatro barras correspondem a um compasso". Isso faz parte da métrica da música, de qualquer música. "Vai ter sempre que soltar a música na batida 1".

 

TREINO :dance:

 

A maior parte dos DJs aprende mesmo quando se tranca para tocar horas no quarto. O público é zero, mas todos começaram assim. O mais importante para se tornar um bom DJ é treinar muito. Tem que treinar o máximo que puder, se atualizar, ter repertório vasto e humildade antes de procurar uma casa noturna para tocar.

 

 

 

 

 

:><P: _Ahimsa_

..]एकम् सत्. .

*ąĥïmşą*

ॐ Illusion World - Let The Cosmic Dance Begin ॐ

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 2 months later...

:dance: Grande Onda :dance:

 

;)

________________________________________________

WINTER SPIRITS ... http://www.myspace.com/winterspirits07

EARTH ONE RECORDS ( http://www.earthonerecords.com

MADHAUSERECORDS ( http://www.madhauserecords.webs.com/ )

OMAHA RECORDS MEXICO

 

m_54d52278e6b94902b9b64ccf50389afd.jpgmadhause%20logo.jpg

O mundo anda a volta!

Peace and Light

Link to comment
Share on other sites

:dance: Grande Onda :dance:

 

;)

________________________________________________

WINTER SPIRITS ... http://www.myspace.com/winterspirits07

EARTH ONE RECORDS ( http://www.earthonerecords.com

MADHAUSERECORDS ( http://www.madhauserecords.webs.com/ )

OMAHA RECORDS MEXICO

 

m_54d52278e6b94902b9b64ccf50389afd.jpgmadhause%20logo.jpg

O mundo anda a volta!

Peace and Light

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

boa onda mesmo.

 

conhecem algum site onde possa encontrar mais informacao, como: equipamentos, ligações, técnicas..

 

B)

a vida leva uma voltaaaa..

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

ora ai esta uma coisa que muita gente devia ler antes de se lançarem como djs e fazer a tal pergunta:Hei men!será que tenho isto tudo?ou sera so um sonho?

Kin 23

 

Noite Planetária Azul

 

Aperfeiçôo com o fim de sonhar

Produzindo a intuição

Selo a entrada da abundância

Com o tom planetário da manifestação

Eu sou guiado pelo poder da magia

 

'Viajo ao meu interior, ordeno-me, alcanço a abundância e semeio.'

 

FAMÍLIA TERRESTRE

 

CASTELO VERMELHO LESTE DO GIRAR

Oráculo

 

Onda Encantada 2 Mago Branco

 

HARMÔNICA 6 - ENTRADA ESPECTRAL

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
:o

paiva.gif

 

 

 

ॐ"O valor das coisas nao esta no tempo k elas duram,

mas na intensidade com k acontecem.

por isso existem momentos inesqueciveis,

coisas inexplicaveis e pessoas incomparaveis." ॐ

 

 

 

My hi5

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

eu ja tou como um grande amigo diz (M.B )

 

HOJE EM DIA QUALQUER UM EH DJ ...

KOM OU SEM KIN .... :excl:

 

pra min existem 2 tipos de dj os k passaum som e os k misturaum som essa eh a grande difrenca entre dj´s eu penso ..

Pleiadian Rec Mexico / Triplag Music Irlanda - Russia / Urban Antidote Rec Portugal

 

triplag_88x32_2.gif

 

 

pleiadian1.gif

 

468x60-coming-soon1.gif

Link to comment
Share on other sites

O DJ é uma mistura de artista, fã, pessoa de bom gosto, personalidade, pesquisador, selecionador, lançador de novidades, catalisador de energia colectiva e manipulador de emoções.

 

Embora eu gostasse mais do termo "construtor" em vez de "manipulador". :)

 

Mas profissao...esta' a tornar-se serio, mas acho que ainda nao passou esse ponto.

ignorance is bliss. no wonder so many people are happy with Windows.

 

_myspace _

_chinese fur farms - "ah e tal assinem a petiçao mas nao vejam o video." - vejam mas e' o video, assinem a petiçao e boicotem peles de qualquer animal.

 

arch8015linux2.png

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!