Jump to content
×
×
  • Create New...

John C. Lilly


Aerogel
 Share

Recommended Posts

Como já referi noutro tópico, deixo aqui alguma informação sobre este pioneiro psicadélico.

 

 

 

johnreflectM.gif

 

John Cunningham Lilly

January 06, 1915 - September 30, 2001

 

 

John C. Lilly, um cientista, visionário e explorador sem precedentes, contribuiu significantemente na psicologia, investigação cerebral, teoria informática, medicina, ética, "golfinhologia"e comunicação entre espécies. O seu trabalho lançou o interesse mundial nos golfinhos e baleias, fornecendo as bases para o filme "Day of the Dolphin", e estimulou o decreto lei sobre a proteção mamifera marinha. O interesse de Lilly pela consciência humana, levou-o a inventar o tanque de isolamento, nos anos 50. No principio dos anos 60, Lilly deparou-se com o LSD e depressa começou a usar esse modificador da mente no tanque de isolamento. As experiências de "pôr o cabelo em pé" que resultaram, formaram a essência do filme "Altered States".

 

A vida de Lilly, bem como o seu trabalho na vanguarda do conhecimento humano, abarca os maiores temas do século vinte. A sua duzia de livros venderam milhões de cópias pelo mundo fora. Mesmo antes de ser uma figura pública, Lilly era já um destinguido investigador cerebral. Ele semeou as sementes para muitas das revoluções cientificas, incluindo a teoria das realidades internas, o modelo "hardware/software" do cérebro/mente humano(a), e a iniciação aos esforços mundiais em relação à comunicação entre espécies com golfinhos de cérebro grande.

 

Devoto à procura filosófica da natureza da realidade, Lilly perseguiu uma brilhante carreia académica entre os lideres cientistas da altura, dominando uma ciência após outra, e eventualmente alcançando uma perspectiva que transcende o conflito de séculos entre racionalidade e misticismo. Ele vivou na campanhia de associados e intimos incluindo o fisico galardoado com o prémio Nobel Richard Milliken, filosofos como Buckminster Fuller, Aldous Huxley, e Alan Watts, pioneiros da psicoterapia como R.D. Laing e Fritz Perls, professores espirituais como Oscar Ichazo e Baba Ram Dass, e um sem numero de iluminados, inventores, escritores, e celebridades de Hollywood.

 

John C. Lilly foi o mais avançado pioneiro cientista do interior e exterior dos limites da experiência humana. Foi um intrepido aventureiro da qual a "busca da realidade" o levou a arriscar a integridade fisica e mesmo a própria vida, inumeras vezes, mas que das suas buscas resultou surpreendentes visões no que é ser um ser-humano, num universo ainda mais misterioso. John passou para o outro lado a 30 de Setembro de 2001. Agora, apenas podemos imaginar os limites a que ele transcende.

 

johnwater02.gif

 

tradução livre do site:

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Gostei bastante do livro, já agora n sabes que substância é o K? ou eu n li com atenção ou o K foi só o nome que ele deu à substância para n mencionar o verdadeiro nome certo?

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

K era mesmo a quetamina (ketamine).

 

Ele "viajou" inumeras vezes com esta substância. Fez imensos testes e aprofundou informação, descobertas e teorias sobre a consciência humana, bem como segundo outras perspectivas, com esta substância.

 

Não usou unicamente o LSD, mas sim, uma panóplia de drogas, tanto no tanque de isolamento, como fora deste. Os resultados foram na sua maioria, registados e podem ser consultados.

 

(gostaria que o uber tivesse net (problemas com a netcabo), pois ele tem ivestigado este autor a fundo, e terá certamente, melhores respostas que as minhas...)

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Já tinha ideia de ser a ketamina mas como penso que ele nunca refere o nome da substância no livro fiquei na dúvida.

 

Tenho que ver ser arranjo mais livros dele é um autor que me agrada bastante. A teoria dele sobre os golfinhos e as baleias é mt interessante :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Sim senhor... uma das grandes cabeças do século passado!

 

Mas o que mais me impressionou no seu trabalho foi mesmo o estudo da linguagem nos cetáceos! Não so entre cetáceos, mas entre CETÁCEOS e HUMANOS! No site oficial há registos audio de quando ele tentava comunicar com os golfinhos, ensinando-lhes Ingles...pa, é de ficar de boca aberta! Será que estes estudos ainda continuam após a sua morte?

»Semente EspectUral Amarela«

Link to comment
Share on other sites

Para o bem ou para o mal, continuam. é conhecido o treino de golfinhos por parte da Marinha Norte Americana, para usos militares. Estes treinos insidem tanto em melhoramentos fisicos, como intelectuais. E certamente que pelo mundo fora, várias entidades cientificas, farão o mesmo tipo de experiências e outras, com cetáceos.

 

Já em relação a John Lilly, soube este fim de semana que a sua mulher, foi a primeira a passar longos periodos de isolmento com os golfinhos, julgo em periodos até os 2 meses.

 

Pelo que sei, os estudos com estes mamiferos, produziram cerca de 80 palavras com significado comprovado e perfeitamente assimilado pelos golfinhos...

 

Mas se já se descobriu muito, muito ainda faltará descobrir...

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Muito fixe mesmo, já tinha visto um doc a falar sobre o Lsd no qual um dos utilizadores era um vencedor de um Nobel, numa area científica da qual não estou recordado. Embora seja de notar que isto são pessoas altamante qualificadas e q tomam essas substâncias com um intuito e proposito em ambientes extremamente controlados.

Tudo advém do que nós temos "cá dentro" e de uma memória ancestral já tanto referida por muitos outros. É que, por vezes, dá-me a impressão que existe pessoas que acreditam que, só por tomarem uma substância de natureza alucinogénia ou psicotrópica, podem chegar a estados semelhantes às pessoas referidas.

é só um aparte ;)

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

E poderão chegar..porque não? se está tudo dento de nós..se a tal experiência parte do nosso interior e não da substâncias que as provocam! As substâncias são sempre as mesmas, aliás, nós até as catalogamos, podemos classifica-las consoante o seu efeito, devido a terem efeitos especificos! As reacções neuroquimicas que se dão é que são singulares de pessoa para pessoa! As reacções neuroquimicas, que podem originar pensamentos, ideias, sensações, alterações de percepção, alargamento de percepções, distorções de perceção, fugas da realidade, comunicação alienigena, conversas com Deus, levar-nos a aceitar crenças que até então nunca tinhamos acreditado (pois nunca as tinhamos sentido). Tais reacções poderam-nos levar a imensas descobertas acerca do nosso cerebro, acerca da nossa realidade, da natureza da realidade e mesmo da natureza do ser humano, mas será isso a realidade? Já agora, o que é a realidade? O que é real? Acho que ai é que tudo permanece como está...poderemos especular...simplesmente especular..porque eu acreditar que tive uma comunicação com inteligência alienigena e uma senhora que vai a missa e diz que fala com Deus é a mesma coisa. Ambos estamos envolvidos numa crença, ambos sentimos algo transcendental, ambos estamos fixados numa crença em que o nosso apoio "cientifico" para tal são os orgãos dos sentidos! Apenas sentimos, apenas estamos convictos de tal facto pois algo nos levou para tal. Será sugestão? A Imaginação Humana é brutal..mulheres que lhe cresce a barriga, hormonas especificas se criam...e nada passa de uma ilusão..apenas pensam que estão gravidas, e no fim..sai AR!

John Lilly foi um dos seres humanos que se propos para testar tal, para provar as duas escolas de pensamento, se o cerebro seria poroso (se a informação entrava através de outros tipos de inteligência) ou se a mente estava contida no cerebro, se tais fenomenos derivam do interior, a imaginação, se tal ja pertencia a sua natureza! essa questão tambem me arrasta ha muito tempo, desde que comecei a questionar que orgão é este que anda por t´ras dos olhos, da boca, dos ouvidos, dos sentimentos...desta confusão que é ter auto consciência e de nada percebermos de nós proprios! john Lilly, até ao fim da sua vida saltou de crença em crença! Ele é licenciado em fisica, o que lhe impoe um caracter ceptico a algo transcendental, mas para contrapor teve inumeras experiências misticas! Ele relata que simplesmente somos geridos por um sistema de crenças, que o nosso cerebro intrevem, nos engana, nos leva a chegar a Verdade, a verdade dessa tal crença. Mas se o contrariar-mos simplesmente estamos a entrar noutra crença, na crença que tudo se passa doutra forma, e novamente o cerebro nos irá levar a descobrir a Verdade dessa crença! Por isso não ha maneira de fugir-mos a nossa condição humana, nada nos fará encontrar a verdade absoluta de algo! Apenas encontramos as nossas verdades, as verdades daqilo que procuramos, as verdades daquilo que quremos que seja, as verdades do nosso mundo da nossa realidade! Deus existe, para que acredita nele, para que o sente! O demente que julga ter um Ferrari, tem-no! Aquela mulher sismática que diz tar sempre doente, sempre cheia de doenças, está, ela sente-se mal, tem os sintomas que leu na revista cor-de-rosa...! Penso que nós, humanos, somos o que queremos (consciente ou inconscientemente)! Até eu proprio, em tempos, inventei a minha doença mental...

Penso, pelo menos eu, que temos de tentar viver os dois mundos, o mundo fisico, o que a realidade consensual humana chma de REAL, e o nosso, o que é feito de ideias, de pensamentos e sensações. Temos de deixar o Real o mais intacto possivel, para sempre que quisermos regressarmos a base, encontrarmos estabilidade, e por outro lado alimentar o mundo de fantasia que é criado pelo cerebro, pensar, divagar, questionar, sugerir, sentir, VIVER! A substâncias alucinogenias poderam ajudar a alimentar mais o cerebro, trabalhar na sugestão, na imaginação, na criuatividade, e até a ajudar-nos a sentir o que é "mais Real", o que é mais importamente para nos sentirmos bem com o mundo real! Mas ha muito mais, ha muito para trabalhar num cerebro humano, ha muito para conhecermos do seu potencial, pois está tudo ca dentro! As experiências que tive até hoje, pouquissimas, ajudaram-me a entender mais um pouco do seu potencial e do que terei eu que trabalhar para poder conhecer desta maquina fantastica que eu tive! As substâncias A. são uma graça que devemos aproveitar, não como divertimento só, pois são demasiado perigosas para tal, mas sim para conhecimento, para Testes, nada mais! A experiência transcendental é outro meio para la chegarmos, pois trabalhamos no limite do mundo fisico...pois estamos a por a trabalhar areas "mortas" do nosso cerebro, areas que em tempos mantinha a nossa ligação ao Todo, a Mãe natureza, a consciência colectiva! Hoje em dia perdemos tal habito, pensamos que nada passa de um mero mundo fisico, esquecemo-nos que somos uns macacos evoluidos que em tempos nos regiamos por regras impostas pela mãe, a Mão Gaia! É tempos de parar. Pensar. E viver, aproveitar este dom, que é a vida, o cerebro, os prazeres, os sentimentos! Deixemo-nos de projectar a realidade...basta senti-la, procurar a nossa realidade, procurar a nossa essência, a essência de ser humano!

John Lilly procurou respostas para o ser humano, e encontrou respostas para ele, para o proprio cerebro, para as suas proprias crenças. Acho que devemos fazer o mesmo, questionar tudo, pois as Autoridades do Conhecimentos so nos podem dizer parte da verdade...a outra parte está em nós, só nós nos podemos desvendar a nos proprios! Temos de olhar para tal como um todo, para o ser humano como um todo..e não nos seguirmos pelas meias verdades...mas sim pelas Nossas Verdades!

 

Acho que fugi um bocadinho, mas isto é a minha opinião! Não "a Verdade", mas sim a minha verdade, neste momento!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Ele relata que simplesmente somos geridos por um sistema de crenças, que o nosso cerebro intrevem, nos engana, nos leva a chegar a Verdade, a verdade dessa tal crença. Mas se o contrariar-mos simplesmente estamos a entrar noutra crença, na crença que tudo se passa doutra forma, e novamente o cerebro nos irá levar a descobrir a Verdade dessa crença! Por isso não ha maneira de fugir-mos a nossa condição humana, nada nos fará encontrar a verdade absoluta de algo!

 

Acho que esta é uma maneira de explicar o funcionamento do mosso cérebro, já que tentamos sempre encontrar relações entre as coisas, e tentamos identificar tudo, com o que já conhecemos. Quando vemos algo novo, ou ouvimos uma teoria nova, tentamos assimilar essa nova informação, comparando com outras, mais antigas, que já entendemos, que “dominamos” e que achamos correctas. É a tal verdade, que só terá que ser verdade nesse momento, e em função de informação que permita fazer essas associações.

 

Talvez por isso, às vezes, eu próprio tenha muita dificuldade em fazer passar a mensagem de algo que esteja a discutir. Muitas das vezes, o que discuto nem é o que defendo, mas discuto-o por conseguir entender determinada perspectiva, ou seja, uma outra verdade. Tento no entanto, usar a informação cientifica, mais ou menos concreta que tiver, para argumentar. Mas tanbém noto que é complicado fazer isso em pequenas palavras, pois por vezes a profundidade de pensamento e encadeamento de ideias é tal, que antes de conseguir explicar totalmente a ideia, já fui interpelado por outros... é complicado gerir isto 

 

Se calhar por isso me saío melhor a escrever!

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

Keep on going ;)

Também não duvido que possam chegar "lá", onde quer q seja...

Simplesmente, interpreto esses veículos como um meio para atingir um fim e não um fim para atingir um meio...

Essas substâncias, são estimulos. Estimulam algo em nós que muitas vezes está adormecido, não obstante de dizer que a interpretação que se lhe confere depende unicamante de nós próprios, logo acredito que nem toda a gente tem a capacidade de as interpretar convenientemente, se é que há uma forma conveniente (Eu próprio não incluo nos q a têm).

Defendo a informação, o conhecimento, o autoconhecimento, o bem estar e o principio da objectividade.

É sempre mais facil criticar do que fazer, pelo que, deixo aos mais experientes na matéria essa responsabilidade.

A questão relevante para mim é o facto de haver muita inexperiencia nesta matéria e afirmar que tomar estas substancias ajuda-nos a comprender melhor o nosso redor, a nossa humanidade, é muito perigosa.

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

zee, compreendo-te bem.

 

Talvez por isso que dizes, que também são em parte, as minhas verdades, defendo a informação. Devemos ser nós, os mais informados, a ajudar quem sabe menos.

 

Já vimos muitas vezes que as ideias sobre as drogas, que muitas pessoas têm, incluindo utilizadores, são erradas. Muitas vezes, esse erro é tão dispar, que será pior do que o próprio consumo.

 

Eu também não me sinto um especialista em qualquer droga, até porque o que sei, é pela minha procura de esclarecimentos, e não por experiências cientificas ou dados concretos. Uso a informação, da melhor maneira possível. Tento sempre que possível, cruzá-la, e tiro as minhas próprias conclusões. Tento também aprender n o campo, usando-as, e falando com quem usa.

 

E gosto de experimentar. Gosto das variadas drogas, pelos seus efeitos, e pelo prazer que me dão.

 

Não sou hipocrita em relação às drogas. Uso-as tanto para aprender, como para me divertir. Acho que há espaço para as duas coisas.

 

Mas penso que só consegui começar a divertir-me com elas, depois de as conhecer, de entender os seus efeitos, e de me sentir mais à vontade. Esse foi o primeiro passo. Continuo a percorrer o caminha da aprendizagem, e continua a tirar lições dos efeitos que as drogas me dão. Não estou completamente à vontade com elas, e mesmo com tanta informação e experiência, de vez em quando sou surpreedido.

 

Mas não posso dizer que o faço inconscientemente. Tento ter o controlo sobre as minhas acções, e acima de tudo, tento estar sempre na "onda" correcta para as experiências, e nunca as uso para tentar esquecer o presente.

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...

~In what ways do you think your Catholic background influenced your mystical experiences?

 

John Lilly: At Catholic school I learned about tough boys and beautiful girls. I fell in love with Margaret Vance, never told her though, and it was incredible. I didn't understand about sex, so I visualized exchanging urine with her. My father had one of these excercise machines with a belt worn around the belly or rump and a powerful electric motor to make the belt vibrate. I was on this machine, and all the vibration stimulated my erogenous zones. Suddenly my body fell apart, and my whole being was enraptured. It was incredible.

 

I went to confession the following morning, and the priest said, "Do you jack off?" I didn't know what he meant; then suddenly I did, and I said, "No." He called it a mortal sin. I left the church thinking, "If they're going to call a gift from God a mortal sin, then to hell with them. That isn't my God, they're just trying to control people."

 

_______________

 

 

Lindo....

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!