Jump to content
×
×
  • Create New...

Boom 2008 - O Seu Óleo É Música


Rhiannon
 Share

Recommended Posts

Mais uma boa iniciativa que promove soluções alternativas para um, dos muitos, problemas do mundo em que vivemos - a reciclagem dos óleos alimentares.

 

A Natureza agradece e retribui e nós, obviamente, também :) :)

 

 

Cá vai o texto:

 

 

Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Portugal 29/11/2007 17:56 (LUSA)

Temas: Música, Ambiente, Energias renováveis, Autoridades locais, Sociedade

Idanha-a-Nova, Castelo Branco, 29 Nov (Lusa) - A organização do Boom Festival 2008 e a Câmara de Idanha-a-Nova vão recolher o óleo alimentar usado nas 17 freguesias do concelho para produzir a energia eléctrica no recinto do evento, adiantou hoje um porta-voz do festival.

 

O Boom Festival é bianual e realiza-se durante a lua cheia de Agosto.

 

Para além da música electrónica, concilia diversas actividades dedicadas a culturas alternativas e modos de vida sustentáveis, decorrendo desde 2002 nas margens da barragem de Idanha-a-Nova.

 

No último ano, o festival acolheu cerca de 30 mil pessoas, o triplo da população residente no concelho.

 

Para este ano, as previsões para as duas semanas de actividades não ficam abaixo daquele número.

 

Intitulado "O Seu Óleo É Música", o projecto "visa recolher o óleo vegetal usado em milhares de domicílios com vista à alimentação dos geradores que irão funcionar em diversas áreas do festival", explicou à agência Lusa Jorge Fialho.

 

"Desta forma há vários contributos ambientais: será reduzido o consumo de combustíveis fósseis e reduzem-se as emissões de gases com efeito estufa", acrescentou.

 

O projecto é apresentado como uma iniciativa de intervenção comunitária, que vai englobar também uma campanha de educação das populações e acções de formação nas escolas.

 

"Pretende-se também que haja sensibilização para um novo paradigma energético", sublinhou Jorge Fialho.

 

A acção conta com a consultadoria científica do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC), organização não-governamental, sem fins lucrativos, sedeada em Pirenópolis (Brasil), ligada a meios de vida sustentáveis.

 

"Alguns dos técnicos do IPEC, que colaboram com a ONU, o Banco do Brasil ou o MIT [Massachussets Institute of Technology], virão a Portugal dirigir sessões de formação na conversão de motores a diesel para utilização com óleo vegetal usado", destacou Jorge Fialho.

 

Para já, dentro de semanas, "mal se consiga reunir todos os presidentes de junta", está prevista uma reunião que marcará o ponto de partida do projecto no terreno.

 

"Pensámos fazer a recolha porta a porta, mas devido à orografia acidentada do concelho, aos acessos difíceis e isolamento de algumas aldeias, achámos melhor ter os autarcas como intermediários", referiu Jorge Fialho.

 

Está a ser estudada a possibilidade de os presidentes de junta definirem com os residentes pontos de recolha dos óleos, "como mercearias ou outros locais centrais que venham a ser definidos".

 

O projecto "O Seu Óleo É Música" surge depois da iniciativa dos chuveiros e casas de banho ecológicas, recorrendo a mecanismos manuais e processos orgânicos, em prol da sustentabilidade, apresentados no Boom Festival do último ano.

 

 

:boom08:

I go along with nature

You’ve always been able to fly!

Link to comment
Share on other sites

Boa atitude!!!!

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

boa atitude!!!

a felicidade vive não fora de nós,onde geralmente a procuramos.

mas sim dentro de nós,onde raramente a encontramos.....

Link to comment
Share on other sites

pois! sem dúvida este é o caminho!

proteger o ambiente é também proteger a nossa saúde mental, que bem precisa de mudança!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Óleo de fritar dá energia ao Boom.

 

Está a decorrer em bom ritmo a campanha de recolha do óleo vegetal pelo concelho idanhense e que irá alimentar os geradores do Boom Festival deste ano.

 

Este ano, os geradores que fornecem energia eléctrica ao recinto do Boom Festival vão ser alimentados por óleo vegetal.

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a organização do Boom Festival vão recolher o óleo alimentar das 17 freguesias do concelho, para por a funcionar a parte eléctrica daquele espectáculo. No seguimento desta iniciativa conjunta, o município idanhense acaba de lançar um repto às empresas de comunicação social do distrito de Castelo Branco. A autarquia quer saber qual delas conseguirá recolher e entregar a maior quantidade de óleo para reciclagem, que depois irá alimentar os vários geradores do recinto.

 

Em 2008, o Boom Festival decorre de 11 a 18 de Agosto, junto à Barragem Marechal Carmona, em Idanha-a-Nova. Este festival é realizado de dois em dois anos e acontece naquela vila desde 2002.

 

e0917fad.jpg

 

Uma iniciativa com uma cultura muito própria onde, para além da música electrónica, se juntam diversas actividades dedicadas a culturas alternativas e modos de vida sustentáveis. E se em 2006, o número de participantes neste mundo alternativo, onde até os euros são trocados pela moeda própria do Festival, atingiu os 30 mil, quase três vezes mais que a população do concelho, este ano os números não devem descer. E espera-se, até, que subam.

 

E a grande novidade será o projecto "O seu óleo é música", que pretende, este ano, ser um exemplo de sustentabilidade para a realização de grandes eventos. Este projecto parte de uma iniciativa de intervenção comunitária, onde se inclui, ainda, uma campanha de educação das populações e acções de formação junto das escolas e também das pessoas.

 

 

Info - Expresso - by cr1st0

Link to comment
Share on other sites

mui benne........assim é que se age....bbbbbbbbooooooooooooooooooommmmmmmmmmmmmmm

Tacere nescit idem qui nescit loqui

drag

 

Link to comment
Share on other sites

mas ja q n vao gastar € em combustivel...podiam baixar os precos da entrada!...hehehe

 

Das entradas e não só....

 

 

Pior que o preço da entrada é o da cerveja! :drinks:

 

Digo eu...que gosto de beber uma cerveja geladinha. :gap:

Nada é permanente, salvo a mudança!

Link to comment
Share on other sites

mas ja q n vao gastar € em combustivel...podiam baixar os precos da entrada!...hehehe

 

Das entradas e não só....

 

 

Pior que o preço da entrada é o da cerveja! :drinks:

 

Digo eu...que gosto de beber uma cerveja geladinha. :gap:

 

 

E eu uma aguinha fresquinha.. de preferência maior que 33cl e mais barata que 1,5€!!!! Com 42º torna-se complicado :(!!!

"Seja como a fonte que transborda e não como o tanque que contém sempre a mesma água"

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 months later...

Ora lá está, a minha mãe bem tem razão a dizer que aquilo são só fritos...

LOL

 

Agora a sério, é uma boa iniciativa não só para poupar o dinheiro dos cobustíveis mas também para poupar o ambiente! Não acham que esse é o objectivo principal??

Computer games do not affect kids. If Pacman affected us as kids, we'd all be running in darkened rooms, munching magic pills and listening to that repetitive, electronic music...

 

"Eu sou do pum pisca-pum pisca-pum pisca-pum-tzz. Não do panados com pão, panados com pão, panados com pão... Percebes?" xD

Link to comment
Share on other sites

mas ja q n vao gastar € em combustivel...podiam baixar os precos da entrada!...hehehe

 

Das entradas e não só....

 

 

Pior que o preço da entrada é o da cerveja! :drinks:

 

Digo eu...que gosto de beber uma cerveja geladinha. :gap:

 

 

E eu uma aguinha fresquinha.. de preferência maior que 33cl e mais barata que 1,5€!!!! Com 42º torna-se complicado :(!!!

 

Pois, essa a mim é que me custou a engolir pq se queria água (BEM ESSENCIAL!!!!) tinha de soltar os cordões à bolsa...não acho nada bem a água ser de um preço tão excessivo!!A ver se este ano mudam a atitude.

BBOOOOMMMM!!!!

Link to comment
Share on other sites

Ora lá está, a minha mãe bem tem razão a dizer que aquilo são só fritos...

LOL

 

Agora a sério, é uma boa iniciativa não só para poupar o dinheiro dos cobustíveis mas também para poupar o ambiente! Não acham que esse é o objectivo principal??

 

É um dos objectivos principais, sim senhora :) e acho muito bem! Têm de dar o exemplo para ser seguido pelos que vêm.

Link to comment
Share on other sites

O SEU OLEO É A CHULICE E O GUITO!

 

REBOOTNOW, ECOLOGIA AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE, ENTRADA: 350 EUROS

 

propus o meu projecto gratuitamente e nem se quer obtive resposta, é so interesses!

 

EU VOU É FAZER O MEU PROPRIO BOOM, TOU FARTO DE IMPERIALISMOS E MATERIALISMOS, nem sequer zelam por aquilo que defendem WE ARE ONE, sim eles são um, unidos POR AMOR AO DINHEIRO!

'O AMOR é o circulo INFINITO, de BRINCAR com a MAGIA da VIDA...'

Link to comment
Share on other sites

qual grupo? comigo não á ca grupos.. é tudo um!

'O AMOR é o circulo INFINITO, de BRINCAR com a MAGIA da VIDA...'

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Excelente solução.....faz-me lembrar de quando ia ao Lidl comprar 3 Lts de óleo vegetal e pumba para o depósito.... :dancing: e mais uns quilómtetros de descoberta :dance2:

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 2 weeks later...
mas ja q n vao gastar € em combustivel...podiam baixar os precos da entrada!...hehehe

 

Das entradas e não só....

 

 

Pior que o preço da entrada é o da cerveja! :drinks:

 

Digo eu...que gosto de beber uma cerveja geladinha. :gap:

Alcoól caro ainda é naquela...agora aguinhas a 1€ com tanta desidratação...é que já não concordo nada! :closedeyes:

 

Viva o capitalismo disfarçado de PLUR :D

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Atenção...com isto não digo que não é bom reciclar tudo o que seja...eu pessoalmente concordo com aquele preço p as entradas...é da maneira que muita mitraria se corta!!! Agora depois de se pagar 160 ou 100€ em entrada, custa dar tanto por bens essenciais como água e comida...roupinhas fashion e adereços tanto me faz...agora a bela da água façam barato carago!!! :lol:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Atenção...com isto não digo que não é bom reciclar tudo o que seja...eu pessoalmente concordo com aquele preço p as entradas...é da maneira que muita mitraria se corta!!! Agora depois de se pagar 160 ou 100€ em entrada, custa dar tanto por bens essenciais como água e comida...roupinhas fashion e adereços tanto me faz...agora a bela da água façam barato carago!!! :lol:

 

Ó menina, há muita gente que é pobre e não é mitra!! :girl_cray2:

Link to comment
Share on other sites

Atenção...com isto não digo que não é bom reciclar tudo o que seja...eu pessoalmente concordo com aquele preço p as entradas...é da maneira que muita mitraria se corta!!! Agora depois de se pagar 160 ou 100€ em entrada, custa dar tanto por bens essenciais como água e comida...roupinhas fashion e adereços tanto me faz...agora a bela da água façam barato carago!!! :lol:

 

Ó menina, há muita gente que é pobre e não é mitra!! :girl_cray2:

 

 

eu diria mesmo que os mitras é quem têm dinheiro... e do fresco...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!