Jump to content
×
×
  • Create New...

Rhiannon

Elastik
  • Posts

    10
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Rhiannon

  1. Mais uma boa iniciativa!

     

    In Diário Digital:

     

    O «Paradigms Film Festival» decorrerá dentro do Boom Festival 2008, exibindo 27 filmes independentes entre 11 e 18 de Agosto, em Idanha-a-Nova.

    É um festival dentro de um festival. O Festival de cinema explorará temas como a globalização, a evolução cultural, a consciência ambiental, a espiritualidade, o activismo e o futuro (in)sustentável.

     

    O cartaz do «Paradigms Film Festival» incluirá longas-metragens, documentários, curtas-metragens, web flicks e apresentações de «vídeoarte».

     

    O «Boom Festival» tem vindo a primar pela alternativa ao mainstream na sua oferta cultural. A presença do cinema no Boom partiu do objectivo de oferecer visibilidade à produção cinematográfica que se assume distinta do entretenimento de massas.

     

    Os visitantes terão ocasião de visionar, entre outros, «Zeitgeist» (Peter Joseph), «We feed the world» (Erwin Wagenhofer e Helmut Grasser), «The buckminster fuller challenge 2008» (João Amorim), «Baraka» (Ron Fricke/Madgison Films) ou «1 giant leap: what about me» (Duncan Bridgeman e Jamie Catto).

     

    http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?sect...;id_news=340863

  2. Mais uma boa iniciativa que promove soluções alternativas para um, dos muitos, problemas do mundo em que vivemos - a reciclagem dos óleos alimentares.

     

    A Natureza agradece e retribui e nós, obviamente, também :) :)

     

     

    Cá vai o texto:

     

     

    Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Portugal 29/11/2007 17:56 (LUSA)

    Temas: Música, Ambiente, Energias renováveis, Autoridades locais, Sociedade

    Idanha-a-Nova, Castelo Branco, 29 Nov (Lusa) - A organização do Boom Festival 2008 e a Câmara de Idanha-a-Nova vão recolher o óleo alimentar usado nas 17 freguesias do concelho para produzir a energia eléctrica no recinto do evento, adiantou hoje um porta-voz do festival.

     

    O Boom Festival é bianual e realiza-se durante a lua cheia de Agosto.

     

    Para além da música electrónica, concilia diversas actividades dedicadas a culturas alternativas e modos de vida sustentáveis, decorrendo desde 2002 nas margens da barragem de Idanha-a-Nova.

     

    No último ano, o festival acolheu cerca de 30 mil pessoas, o triplo da população residente no concelho.

     

    Para este ano, as previsões para as duas semanas de actividades não ficam abaixo daquele número.

     

    Intitulado "O Seu Óleo É Música", o projecto "visa recolher o óleo vegetal usado em milhares de domicílios com vista à alimentação dos geradores que irão funcionar em diversas áreas do festival", explicou à agência Lusa Jorge Fialho.

     

    "Desta forma há vários contributos ambientais: será reduzido o consumo de combustíveis fósseis e reduzem-se as emissões de gases com efeito estufa", acrescentou.

     

    O projecto é apresentado como uma iniciativa de intervenção comunitária, que vai englobar também uma campanha de educação das populações e acções de formação nas escolas.

     

    "Pretende-se também que haja sensibilização para um novo paradigma energético", sublinhou Jorge Fialho.

     

    A acção conta com a consultadoria científica do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC), organização não-governamental, sem fins lucrativos, sedeada em Pirenópolis (Brasil), ligada a meios de vida sustentáveis.

     

    "Alguns dos técnicos do IPEC, que colaboram com a ONU, o Banco do Brasil ou o MIT [Massachussets Institute of Technology], virão a Portugal dirigir sessões de formação na conversão de motores a diesel para utilização com óleo vegetal usado", destacou Jorge Fialho.

     

    Para já, dentro de semanas, "mal se consiga reunir todos os presidentes de junta", está prevista uma reunião que marcará o ponto de partida do projecto no terreno.

     

    "Pensámos fazer a recolha porta a porta, mas devido à orografia acidentada do concelho, aos acessos difíceis e isolamento de algumas aldeias, achámos melhor ter os autarcas como intermediários", referiu Jorge Fialho.

     

    Está a ser estudada a possibilidade de os presidentes de junta definirem com os residentes pontos de recolha dos óleos, "como mercearias ou outros locais centrais que venham a ser definidos".

     

    O projecto "O Seu Óleo É Música" surge depois da iniciativa dos chuveiros e casas de banho ecológicas, recorrendo a mecanismos manuais e processos orgânicos, em prol da sustentabilidade, apresentados no Boom Festival do último ano.

     

     

    :boom08:

  3. ...refeita das férias, um obrigada pela boa festa que foi e que já há muito tempo não encontrava :)

     

    O som foi do best, sempre a dançar :):) Também já há muito que não dançava tanto :) :) :)

     

    Ivã, Martim, Juggler, voces deram-lhe com a alma :stereo: Jenny, parabéns, foi um prazer "ouvir-te" :curtsey:

     

    O Tuatara, foi a primeira vez que lá fui, mas com certeza, um lugar a voltar...várias vezes :)

     

    As fotos, saíram todas mal.... sorry.... para a próxima a coisa vai de outra maneira lol

     

    Ambiente, excellent!!!

     

    Tina, mais uma vez, obrigada :air_kiss:

     

    Rhiannon