Jump to content
×
×
  • Create New...

Tanta Gente Sem Casa, Tanta Casa Sem Gente!


Avózinha.Susto
 Share

Recommended Posts

Por todo o país há imensas casas desocupadas há muitos anos, deixadas ao abandono, embora ainda se encontrem em condições habitáveis.

 

Sendo a habitação um produto consumível, é normal que haja muita gente que não pode comprar casa. O que fazer dessas pessoas?

 

 

Na minha opinião, a solução seria o governo comprar algumas dessas casas desocupadas aos respectivos donos (sim, porque apesar de tudo essas casas pertencem a alguém) e disponibilizá-las aos sem abrigo em troca de trabalho comunitário, por exemplo.

 

 

E os OCUPAS? O que pensam deles e desta problemática da habitação?

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

O Governo comprar essas casas???? Hummmm, nao me parece....

Mas era uma boa iniciativa ;)

ॐ Somos apenas pessoas... mas são as nossas acções que nos definem... ॐ

Link to comment
Share on other sites

Que vendam as casas a preços baiXos!! :glare: assim haverá mais poder de compra!

50284421_28724400bf_m.jpg

 

(L)ook to the (S)ky with (D)iamond eyeS*

marinagomes46@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

Bem isto não é bem assim, não é só dar casas......deiam antes aos jovens portugueses que bem precisam e cada vez tá mais dificil conseguir isso....há dias em que gostava ter nascido numa barraca....hoje em dia teria ~uma casa a preço muito baixo.....mas já tou inscrito nas casas em bairros sociais ;)

 

Dar uma casa a um sem abrigo é uma especie de tiro no escuro.....o sem abrigo já teve uma casa, porque andará ele agora na rua? Os sem abrigo precisam antes de ter uma casa um valente apoio psicologico, pois caso contrário volta ao mesmo....dá-lhe uma casa que ele não a sustenta, é simples. O estilo de vida que por este ou aquele motivo ele tem neste momento, terá de ser quebrado antes do proprio ter uma casa.....uns por toxicodependencia, outros por prostituição, outros porque pensam demasiado á frente, outros porque fritaram....mas todos eles têm um problema socio- psicologico grave que precisa ser combatido.....

 

Os ocupas são uma escumalha de todo o tamanho, hoje em dia na sua grande parte, betos que decidiram ir pra rua desrspeitar a propriedade alheia......se for preciso até multibanco têm e a conta mais recheada que a minha (não é preciso muito).....pede, chateia, vive em casas em ruinas, mas mal fica com fome vai chatear o papá

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Concordo contigo spock. Acho que para dar uma casa a um sem abrigo também é preciso educá-lo (obrigá-lo) a saber manter a casa minimamente limpa. A minha mãe trabalha no departamento de habitação da câmara municipal e ela diz que os ciganos que têm casa nova, em apenas um mês conseguem transformá-la numa autêntica pocilga. Imagina só que alguns até puseram um burro a viver dentro da casa de banho!! :lol:

 

Os ocupas são mesmo um degredo na maior parte. No outro dia vi um documentário sobre esta problemática e estavam a entrevistar um ocupa. Ele não quis ser reconhecido, pelo que o plano de filmagem só mostrava o gajo sentado e viam-se os braços dele a mexer, enquanto falava.

O mais engraçado era o facto de tu conseguires ver no cenário uma sopeira em cima da mesa e uma pulseira no braço dele que dizi WE ARE ONE (onde é que eu já vi essa frase?). :gap:

 

Quer-se dizer... não tem dinheiro pra comprar casa, mas em vez de juntar o pouco que tem, gasta-o em ganzas e ainda sobra algum pra ir ao Boom. :lol:

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Na Amadora mais concretamente na Falagueira que é onde vivi grande parte da minha vida notei isso. Davam casas aos ciganos para eles abandonarem as barracas e segundo tenho conhecimento muitos deles até galinhas metiam nas varandas, outros vendiam a chave (na candonga) e iam montar mais barracas no mesmo sitio. Houve quem dissesse que até batatas plantavam na banheira. é hilariante mas é verdade :(

Link to comment
Share on other sites

nós nao somos ninguem para falar de vidas alheias, querem ajudar ajudem mas nao temos nada a ver se eles vao ali ou vao acula

Link to comment
Share on other sites

Ainda ontem falei c o bruno sobre isto...não é descriminar, mas...

 

Os portugas trabalham, fazem descontos, pagam impostos por tudo e por nada...ou seja, alimentam as boas vidas de todo o Governo e o que lhes dão???? Mais para pagar... -_-

 

Os ciganos, por exemplo, atenção, não estou a critica-los a els, mas sim às decisões tomadas pelo nosso governo...batem pé...dão um pouco de estrilho...e pronto...casinha nova ao preço da uva mijona para eles...porquê? Não pagam impostos, segurança social, nem tão pouco trabalham ( alguns)...porque têm, mais regalias???

 

Os nossos jovens, para começar vida juntos, casais recém formados, ect etc etc, não têm absolutamente nada de ajudas...a não ser dos papás...existe o arrendamento jovem, mas...serve só até aos 30 anos...

 

Em relação a casas ocupadas...estive em Inglaterra e fiquei parva com a facilidade de arranjar casa lá...basta estar desocupada, ocupas, estimas e tens a tua casa...com um grupo de amigos, ou não...mas tens casa!!! Claro que não é a mesma coisa, mas...tens essa hipótese...aqui, és preso! ªOu preferem tapar janelas e portas com cimento e tábuas ( que lindo que fica) do estilo...não uso, mas tu tb não!!!

 

 

Enquanto portugal for governado por ladrões de fato e gravata é assim que vai ser...não vejo melhorias para breve...porque nesse campo, eles preferem o método deles...dá mais dinheiro para os seus bolsinhos ;)

 

Mas existe outro assunto....há sem-abrigo que não se adaptam à vida dita normal...davam-lhes casa e eles deixariam ratos e bichos invadir aquilo, porque não têm métodos de higiene/limpeza nenhuma, ou seja, era como se a casa estivesse ao abandono...só no inverno é que eles ocupariam as casas, sei de muito boa gente que prefere viver na rua, onde tem os seus "amigos" do que estar em casa...sozinha!

 

:)

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Pois é....

 

Em Londres em particular existem associações de squatters que funcionam únicamente com o sentido de acomodar pessoal sem casa em squats.

 

Mas não podemos comparar de maneira alguma a sociedade Inglesa com a Tuga.

 

Para começar a grande maioria de casas abandonadas no RU são casas do estado, em Portugal, como é óbvio, são casas particulares o que torna o assunto muito mais sensível.

 

No entanto, até à cerca de 4/5 anos a lei de squatting em Inglaterra permitia que, caso conseguisses provar residência superior a 18 anos (+-) a habitação tornava-se legalmente tua. Entretanto a lei foi mudada.

 

Existiu uma situação em particular em que um Sr. de idade já bastante avançada que tinha ocupado uma casa de antigos caseiros algures num jardim de Chelsea, salvo o erro, teve essa mesma casa, avaliada numas largas milhares de libras, posta em seu nome.

 

Mas nem tudo são rosas...

 

Corria-se sempre o risco de uma bela tarde chegares ao teu squat, acabadinho de vir do trabalho, e teres a fechadura mudada pela câmara, hehehe, que se reservam a esse direito. Assim como se reservam ao direito de te propôr um aluguer da mesma casa se estiveres dentro dos parâmetros considerados aceitaveis.

 

Quanto aos sem abrigo, que já estão integrados no seu meio social muito particular, o dificíl, como aliás já foi dito, é mantê-los fora das ruas.

 

Não precisam de ser pessoas desiquilibradas de maneira alguma, apenas pessoas (profissionais de carreira assente muitas vezes) que não conseguiram a dada altura, ultrapassar alguma situação mais ou menos complicada, e que se acomodaram às refeições quentes oferecidas nas igrejas locais, com os seus passatempos comuns de "quizzes" e cartadas, e ás noites passadas em abrigos com mais condições do que muitas instituições de ajuda ao próximo em Portugal.

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

malta rija concordo com algumas opiniões e outras concordo menos..porem no meu ver só porque a malta dita população activa ou civilizada ou outra que lhe queiram chamar é entalada os outros de quem se fala neste topico ~tentam não o ser...

 

eu hoje se podesse escolher nem bi tinha e muito menos ser contribuinte...

 

engraçado que afinal somos todos entalados, ou pelos impostos ou pelos impostos pedidos...e chegamos ao ponto de lixar os que lixados ja estão...

 

basta ver as pensões dos politicos para saber porque as coisas estão como estão...

 

stay strong

 

mais uma vez isto é só a minha lixada opinião

Link to comment
Share on other sites

Os nossos jovens, para começar vida juntos, casais recém formados, ect etc etc, não têm absolutamente nada de ajudas...a não ser dos papás...existe o arrendamento jovem, mas...serve só até aos 30 anos...

 

 

Recentemente este planoi foi reformulade agora existe um outro.. sem termo.. é vitalicio..

 

Chama-se salvo erro Casa 64.. ou Familia 64 uma coisa assim..

 

Tens é de ter uns rendimentos mesmo muito baixinhos

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!