Jump to content
×
×
  • Create New...

Amanita Muscaria


Serrano
 Share

Recommended Posts

Este cogumelo, muito apreciado por muita boa gente, incluindo eu :D existe á nossa volta um pouco por todo lado. Aqui vão algumas dicas.... para informar ehehe

Nome Científico - Amanita muscaria

 

Nome Vulgar - Mata-moscas ou Amanita

 

Habitat - Presente em quase todos os tipos de bosques de folhosas e florestas de resinosas, denotando preferência por solos ácidos. Bastante comum em zonas de média montanha, mais rara nas zonas mais baixas.

 

Descrição - Fungo que apresenta um chapéu de 10-20cm, globoso quando jovem, adquirindo gradualmente uma forma convexa e finalmente quase plana. Cutícula húmida, brilhante, de cor vermelho vivo, laranja-avermelhado ou laranja--amarelado, facilmente destacável do chapéu, coberta por escamas pequenas, brancas ou amareladas, dispostas concentricamente e que se desprendem com facilidade. Margem plana a ligeiramente convoluta, inteira a algo estriada. Lâminas livres, numerosas e apertadas, de coloração esbranquiçada ou tenuemente amarelada. Esporada de cor branca. Pé cilíndrico, largo, branco, bolboso, com a superfície um pouco flocosa, que se desprende facilmente do chapéu. Anel presente, apical, membranoso, amplo, branco, ornamentado com escamas brancas a amareladas. Volva presente, aderida, formada por várias camadas de escamas com disposição concêntrica e justapostas na base do pé e de cor branca. Carne compacta, branca, excepto por debaixo da cutícula onde se apresenta com tons mais ou menos alaranjados. Odor e sabor suaves.

 

Toxixidade - Cogumelo não comestível, tóxico mas não mortal como, erradamente, se crê. Apresenta propriedades alucinogénicas ou psicotrópicas :blink: que se devem à presença de muscinol e ácido iboténico na sua constituição. Os sintomas deste tipo de intoxicações são semelhantes ao de uma intoxicação alcoólica: confusão, dificuldades na fala e visão, agitação, euforia, indiferença, terminando com um sono de 10 a 15 horas -_- . É confundido, muitas vezes, com Amanita caesarea, um dos melhores cogumelos comestíveis. Esta confusão ocorre com exemplares de ambas as espécies muito jovens ou muito velhos. No entanto, Amanita caesarea distingue-se com relativa facilidade pela sua volva saciforme (em forma de saco) e pelos tons amarelo-ouro das lâminas e do pé.

 

Um conselho... válido para todos os k experimentam coisas novas... façam-no sp acompanhados.

Abraços alucinados

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

Tenho a leve impressão que o autor dos Estrunfes era conhecedor da matéria. :D

 

smurfs-village-after.jpg

 

...até no Tintin existe referência ao Amanita:

 

CapaTintinEstrelaMisteriosa.jpg

 

...e no Spirou também, não me lembro do nome do livro mas já posto aqui. ;)

 

Enfim, artistas... :D

Link to comment
Share on other sites

És capaz de ter bem razao.... e o velho feiticeiro e o gato Israel davam bem neles...

Os malandros...

Um gajo era puto nesses tempos e não se apercebia das coisas mas agora tudo começa a fazer sentido...

Os estumpfes eram dealers. Tal como se pode observar pela imagem....eles com os cogumelos na mão para fazerem mais umas 'poçoes mágicas'.... á pois...

Link to comment
Share on other sites

És capaz de ter bem razao.... e o velho feiticeiro e o gato Israel davam bem neles...

Os malandros...

Um gajo era puto nesses tempos e não se apercebia das coisas mas agora tudo começa a fazer sentido...

Os estumpfes eram dealers. Tal como se pode observar pela imagem....eles com os cogumelos na mão para fazerem mais umas 'poçoes mágicas'.... á pois...

 

;) É, não é? Se fosse nos dias de hoje era logo literatura proibida!

Link to comment
Share on other sites

então e a lagarta na alice no pais das maravilhas??

alias esse conto é uma clara alusão ao consumo de cogumelos :umnik2:

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

É sem duvida uma alusão ao consumo de cogumelos, andei na pesquisa e a imagem não mente!

 

lagartasx8.jpg

Link to comment
Share on other sites

Já experimentei desses cogumelos, meti uns 5 cogumelos e não me bateu nadinha ... tava muita bezano mas de certeza que a moca dos shrooms se iria sobrepor à do alcool :S

Link to comment
Share on other sites

então e a lagarta na alice no pais das maravilhas??

alias esse conto é uma clara alusão ao consumo de cogumelos :umnik2:

 

 

 

Na passagem de ano tb fiz chá e tive de mudar rapidamente de técnica...

 

 

Muito fraquitos :ph34r:

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

Já experimentei desses cogumelos, meti uns 5 cogumelos e não me bateu nadinha ... tava muita bezano mas de certeza que a moca dos shrooms se iria sobrepor à do alcool :S

o problema não é o alcool...

o problema é a qualidade dos cogumelos em circulação.

nem td o que aparece por ai é real

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

Já experimentei desses cogumelos, meti uns 5 cogumelos e não me bateu nadinha ... tava muita bezano mas de certeza que a moca dos shrooms se iria sobrepor à do alcool :S

 

gr1131566866cogumelosjr8.jpg

 

:lol:

Link to comment
Share on other sites

Eu penso que tem a vêr com a altitude a que eles crescem.....os nossos são muito fraquinhos, mas para os paises nordicos tenho ideia de serem mais potentes

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Eu penso que tem a vêr com a altitude a que eles crescem.....os nossos são muito fraquinhos, mas para os paises nordicos tenho ideia de serem mais potentes

 

Ouvi falar aqui à uns anos de grandes peregrinações aos Alpes na Suíça em busca dos ditos.

Link to comment
Share on other sites

Eu penso que tem a vêr com a altitude a que eles crescem.....os nossos são muito fraquinhos, mas para os paises nordicos tenho ideia de serem mais potentes

 

 

não será antes latitude ??;)

Link to comment
Share on other sites

:D vamos todos em excursão até á suiça entao (ouvi dizer k por esta altura á umas festinhas á maneira por la) e trazemos um carregamento po ppl todo?

 

k dizem?? ^_^

 

já dizia a minha avó: O QUE É NACIONAL É BOM....

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

Eu penso que tem a vêr com a altitude a que eles crescem.....os nossos são muito fraquinhos, mas para os paises nordicos tenho ideia de serem mais potentes

 

 

não será antes latitude ??;)

 

Acho que deve ser um pouco uma mistura de altitude e latitude...;)

 

 

ps: quando tiver com mais disposição digitalizo umas fotos de uns, tiradas no alto alentejo....neste sitio eles nascem em simbiose com as raizes das estevas

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

Na zona do piodão/arganil encontram-se literalmente ao pontapé..

 

 

Vou ver se acho uma foto lá pa casa de um em que tropeçei :)

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

Agora fizeste-me lembrar uma cena curiosa que ouvi acerca dos amanitas....que podes "beber o teu mijo" que a substancia activa não é transformada pelo corpo isto é....nunca se perde a substancia depois de ingerida....alguem confirma?

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

:blink::blink::blink::blink::blink: +

 

 

 

And over and over again...

 

 

 

 

 

Txiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii... quando arranjar os melos ideais compro logo uma arrastadeira :lol:

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

Sim...a piada foi mesmo essa!

 

Amanita era utilizada e reutilizada pelos guerreiros na forma de urina já que o nosso organismo não metaboliza o musquimol! ;)

Link to comment
Share on other sites

Este uber não para de me surpreender...

 

 

ès uma verdadeira máquina de conhecimento homem.. :D

Happiness is like peeing your pants...everyone can see it, but only you can feel its warmth!

Link to comment
Share on other sites

Fizeste-me lembrar a cena com a piada.....mas eu captei de outra forma, tipo os cogumelos do alentejo é como a cerveja, bebes pra mijar (em certos casos...há dias que bate mais)....é que pelo que dizem eles não batem mesmo quase nada

Random Mode @ Beatport

http://soundcloud.com/spock/straight-flush

Groove Technology Records

A VENCER TITULOS DA TRETA DESDE 1893 - FUNDADOS POR UMA NOTICIA DE UM JORNAL DE LISBOA

Link to comment
Share on other sites

A Amanita muscária é um cogumelo enteógeno, que proporciona visões e introvisões de profundo significado. Alguns pesquisadores acreditam que ele é o soma, dos Vedas (a mais antiga literatura sagrada da humanidade). Essa planta contém elementos que permanecem intactos em sua passagem pelo organismo, por isso os xamãs siberianos guardavam e consumiam a própria urina para ser bebida no inverno, quando não havia o cogumelo.

 

:) não eram os guerreiros mas sim os xãmas mas... ya!! :D:D

"Aprende como se fosses viver para sempre. Vive como se fosses morrer amanhã."

(Gandhi)

 

"Devemos deixar a nossa marca na vida enquanto podemos, para que não se feche atrás de nós sem um sinal da nossa passagem."

(Karen Blixen)

 

Have FUN!

 

FUNFriends

(funfriends3r@gmail.com)

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!