Jump to content
×
×
  • Create New...

Filmes a ver!!


Ganeisha
 Share

Recommended Posts

Nem mais... também gostei muito d'A Cidade das Crianças Perdidas...

Moi Aussi!!!! :)

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

Alow!!!

 

 

Mais uns imperdiveis:

 

"Diarios de Motocicleta" a.k.a. "Diarios de Che Guevara". Sem duvida daqueles filmes a ver e rever e rever...

 

"Cidade de Deus" Retrato da vida numa favela brasileira, excelente.

 

Deixo só os nomes, e para o Ano, escrevo um relato melhor, :P

 

 

Fiquem bem....

"We have drunk the Soma

We have become immortal

We have gone to the light

We have found the gods."

in "Rig-Veda"

Link to comment
Share on other sites

Eu gostei do Delicatessen, sim, mas confesso que não sei se o veria outra vez! A cidade das Crianças Perdidas não vi, mas vou tratar disso!

 

Agora: ontem fui ver "Os Diários de Che", e é como o Soma diz, o filme é demais, extremamente simples, uma imagewm descomunal, personagens, produção e realização! Fikei encantada, confesso (não, não foi pelo Bernal, se bem k o menino enrikece qq filme!)!

 

Riam, Xorem, vejam!

Nothing happens unless there is first a dREAM

Link to comment
Share on other sites

N são bem filmes mas acho que se enquadra aqui. Tenho andado a rever as séries do seinfeld que finalmente sairam em dvd e para mim é sem dúvida a melhor série de comédia alguma vez feita! Venham o resto dos seasons!!! :D

 

Penso que todos aqui conhecem mas para o caso de ter escapado a alguem aqui fica o site :)Seinfeld Unofficial

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Eu chorava a rir quando via o Seinfeld... o Kramer era brutal, mas com quem eu me partia todo era mesmo com o George Constanza, ou em particular com o seu pai :hitler: .... :lol::lol::lol:

»Semente EspectUral Amarela«

Link to comment
Share on other sites

Manos ontem vi um filme muita louco - The Chronicles of Riddick.

 

Para quem viu o fantástico Pitch Black, este é tipo uma sequencia, é com o mesmo personagem VIN Gasóleo ou Vin Diesel eheheheheheh

 

Os cenários são brutais assim como toda a fotografia do filme.

Link to comment
Share on other sites

N são bem filmes mas acho que se enquadra aqui. Tenho andado a rever as séries do seinfeld que finalmente sairam em dvd e para mim é sem dúvida a melhor série de comédia alguma vez feita! Venham o resto dos seasons!!! :D

Está excelente mesmo! Ofereceram-me no Natal a season 1, 2 e 3, e se a série era fantastica, os extras são do melhor!

Um dia ia eu na floresta, e apareces tu! Resolvi dar-te uma prenda...

E que rica prenda!

 

In the 60's people took acid to make the world weird.

Now the world is weird and people take prozac to make it normal.

 

Vamos todos tomar o ácido às 23:59 e não se esqueçam dos toalhetes húmidos para limpar as mãos depois dos camarões.

 

Ignorando activamente: 9 users!

Link to comment
Share on other sites

bah... também tenho o dvd... eu a pensar que tinha seinfeld para ver pelo menos durante meio ano, não resisti e vi os dvds todos numa semana :splat:

Preciso urgentemente do dvd da 3ª série, tornei-me seinfeldenpente :stupid:

Link to comment
Share on other sites

Vi à 2 dias e achei o filme genial...

O Belleville Rendez-vous... Um filme de animação francês com base em caricaturas e com forte crítica social...

Lindo de morrer pelas personagens k o filme tem, principalmente a Madame Souza... Uma portuguesa coxa e de bigodinho com ar altamente querido... :P

Leppy - Woorpz Records

 

banner10_.jpg

 

www.soundcloud.com/leppy

 

www.soundcloud.com/shadowtotem

Link to comment
Share on other sites

Hoje à meia noite na TVI dá um filme mm bom! "Frankie & Johnny"

 

Dois actores do caneco- Al Pacino e Michelle Pfeiffer...

O filme é mm bonito e simples, vale a pena ver amigos ;)

Hmmm o Al Pacino faz de Frankie e a Michelle Pfeiffer de Johnny? :lol:;)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Hoje à meia noite na TVI dá um filme mm bom! "Frankie & Johnny"

 

Dois actores do caneco- Al Pacino e Michelle Pfeiffer...

O filme é mm bonito e simples, vale a pena ver amigos ;)

Hmmm o Al Pacino faz de Frankie e a Michelle Pfeiffer de Johnny? :lol:;)

Ya e o Di Caprio faz de Lidia Barloff ehehehehehehe

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

O DESPERTAR DA MENTEevt386Despertar%20da%20Mente%20grande.jpg

 

"Vintage 2004" parte 2

 

Datas :

24 Fevereiro > 21h30

 

Organização:

TAGV e Fila K.cineclube

 

 

E se fosse possível apagar as memórias desagradáveis e só deixar aquelas de que mais gostamos? Esta é a questão em torno da qual gira o filme O Despertar da Mente, do realizador Michael Gondry.

 

 

 

Eternal Sunshine of the Spotless Mind é o título original, uma frase extraída do poema Eloisa to Abelard, de Alexander Pope, que deixa a interrogação sobre se um amor doloroso merece ser recordado.

 

 

 

Jim Carrey é Joel, um homem tímido de bom coração que descobre que a sua ex- -namorada, Clementine (Kate Winslet), resolveu apagar da sua memória todas as lembranças más da relação entre os dois, através de um revolucionário processo clínico. Furioso, Joel entra em contacto com o inventor do processo, o médico Howard Mierz-wiak (Tom Wilkinson) para também apagar Clementine da sua memória. No entanto, enquanto as suas lembranças vão desaparecendo, Joel vai redescobrir o seu amor por Clementine e, inconscientemente, impedir que ela se apague da sua mente, apesar das tentativas da equipa médica.

 

 

 

O argumento é de Charlie Kaufman, o mesmo de “Inadaptado” e “Queres ser John Malkovich?”, que nos apresenta uma mistura de comédia romântica, com toques de ficção científica, retocada com algum dramatismo

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Michael Gondry

 

 

 

Cresceu em Versailles com a familia que foi muito influenciada pela música pop. Quando era jovem gostava de ser pintor ou invntor. Nos anos 80 entrou para uma escola de artes onde pode desenvolver as suas capacidades gráficas e onde conheceu os amigos com quem formou uma banda de pop-rock chamada Oui-Oui, onde era baterista. Gravaram dois álbuns, “Chacun tout le monde” e “Formidable”, tendo acabado a sua carreira em 1992. gondry dirigiaos video-clips da banda , onde era observável o seu estranho universo, influenciado pelos anos 60 e pela sua infância. Dirigiu para a cantora Björk cinco video-clips, o que o lhe trouxe reconhecimento na àrea. Realizou também vários anuncios publicitários para marcas como Gap, Smirnoff, Air France, Nike, Coca-Cola, Adidas, Polaroid e Levis. O seu primeiro filme foi “Human Nature”, de 2001.

 

 

 

 

 

 

 

Ficha Técnica

 

 

 

Título original: Eternal Sunshine of the Spotless Mind

Título em português: O Despertar da Mente

Realizador: Michel Gondry

Actores: Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Mark Ruffalo, Tom Wilkinson e Elijah Wood

Género: Comédia/ Romance

Distribuidora: Vitória Filme

Produção: Estados Unidos

Ano: 2004

Idade: M/16

 

 

 

Duração: 108 minutos

 

 

 

Género: Drama / Comédia / Ficção Científica

 

 

 

Distribuidora: Vitória Filme

 

 

 

País de Origem: EUA

 

 

 

PS:Para mim um dos grandes filmes do ano 2004...

Adora esta Bacana!!!! :nhak:

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

Aconselho-vos vivamente o ja falado filme "Meet the Fockers", ( Uns compadres do Pior ) ...demias mesmo! :D não fica memso atrá do primeiro..mais umas horas de riso garantidas... Nao percam ;) !

Nao use drogas: Use Música =)

Link to comment
Share on other sites

O DESPERTAR DA MENTE

 

E se fosse possível apagar as memórias desagradáveis e só deixar aquelas de que mais gostamos?

Também vi este filme há pouco tempo e gostei muito, apresar de me assustar ao pensar na possibilidade de um dia se conseguir "controlar a mente" desta forma... :blink:

if i had the chance, i'd ask the world to dance

Link to comment
Share on other sites

Aconselho-vos vivamente o ja falado filme "Meet the Fockers", ( Uns compadres do Pior ) ...demias mesmo! :D não fica memso atrá do primeiro..mais umas horas de riso garantidas... Nao percam ;) !

belhac

 

 

nao gostei <_<

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Aconselho-vos vivamente o ja falado filme  "Meet the Fockers", ( Uns compadres do Pior ) ...demias mesmo! :D não fica memso atrá do primeiro..mais umas horas de riso garantidas... Nao percam ;) !

belhac

 

 

nao gostei <_<

 

 

Vê O DESPERTAR DA MENTE, acho que vais gostar...

if i had the chance, i'd ask the world to dance

Link to comment
Share on other sites

vi ontem cidade de deus e ta uma cena mt a frente .... talvez teja um bkado atrasado ...lol.... :(:) .... mas vi hj AMOR CAO! e ta um filme mt a maneira com bastante simbologismo ,....! mt bom ....

Quanto mais procuras menos alcanças! :)

Link to comment
Share on other sites

Para quem gosta de filmes medievais, ficção e aventura aconselho vos a ver o "Timeline"que junta estes três estilos num só, apesar de n ser nada por ai alem é um filme que para mim está acima da média dos filmes do género e dá para passar ums boas 2 horinhas agarrados à televisão.

 

Sinopse: A popular estrela de acção PAUL WALKER (Velocidade Furiosa) lidera um valioso elenco como um grupo de jovens arqueólogos que enfrentam a aventura - e os perigos - das viagens no tempo, em TIMELINE - RESGATE NO TEMPO, '...uma inesquecível e excitante viagem...' dirigida por RICHARD DONNER (Arma Mortífera) e baseada no romance best-seller de MICHAEL CRICHTON (Parque Jurássico).

Durante escavações no vale da Dordonha, em França, uma nova invenção de uma equipa de pesquisa científica, uma máquina de viajar no tempo, enviou inadvertidamente o professor e arqueólogo Edward Johnston (BILLY CONNOLLY, O Último Samurai) para a França do século XIV... colocando-o no meio da violenta Guerra dos Cem Anos, entre franceses e ingleses. A única esperança de Johnson de ser salvo reside no seu filho Chris (Walker), no seu professor assistente Andre Marek (GERARD BUTLER, Lara Croft - Tomb Raider - O Berço da Vida) e em vários dos seus alunos. Os intrépidos viajantes no tempo têm de fazer a mesma perigosa jornada e, com oito horas apenas à sua frente, têm de percorrer um território hostil e devastado pela guerra para descobrir o professor e para o resgatar antes que ele passe à História para sempre.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

eheh eh

 

Eu to a bulir num clube de video tds os dias vejo montes de filmes! ehehehehe

 

 

 

Kem tem sorte?

 

Tenho um emprego ALTAMENTE...mas n tenho folga amanha..nem hj...por isso n tenho transportes p a festinha :wacko::sad: :toosad: :toosad: :please::cry: :sadd: :mad:

Link to comment
Share on other sites

holla!

 

Bem, não sei se alguém aqui ja falou deste filme, mas vou aconselhá-lo á mesma, o Carandiru.

Vale a pena vê-lo, é muito pesado, mas é muito bom!

jusqu'ici tout va bien,

jusqu'ici tout va bien,

jusqu'ici tout va bien...

mais l'important, c'est pas la chute c'est l'atterrissage...

Link to comment
Share on other sites

holla!

 

Bem, não sei se alguém aqui ja falou deste filme, mas vou aconselhá-lo á mesma, o Carandiru.

Vale a pena vê-lo, é muito pesado, mas é muito bom!

Já ando para o ver à algum tempo, acho que é do mesmo relaizador do Amores Perros ( amor cão) igualmente pesado.

Bons filmes.

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

Amor Cão/Amores Perros

Realizado por Alejandro González Iñárritu

México, 2000 Cor – 147 min.

Com: Emilio Echevarría, Gael García Berna, Goya Toledo, Alvaro Guerrero, Vanessa Bauche, Jorge Salinas, Marco Pérez, Rodrigo Murray, Humberto Busto, Gerardo Campbell

Três contos interligam-se na Cidade do México. O primeiro capítulo, “Octávio e Susana”, mostra um jovem apaixonado pela cunhada, a qual quer salvar da brutalidade do marido, irmão dele, à conta do dinheiro ganho em lutas de cães. A segunda história, “Daniel e Valéria”, relata o relacionamento de um homem que deixa a mulher para ir viver com a amante, uma modelo famosa. A casa está ainda em obras e um buraco onde o seu cachorrinho cai, começa por ter uma presença algo humorística e um pouco surreal, evoluindo posteriormente para as complicações de uma relação conjugal que parecia perfeita. A última história, “O Vadio e Maru”, centra-se num ex-revolucionário que trabalha como assassino contratado e que recolhe cães abandonados. O Vadio procura agora reatar contacto com a família que abandonou. As três histórias cruzam-se num violento acidente automóvel.

A primeira longa metragem de González Iñárritu é muito específica quanto ao cenário e às suas personagens, mantendo-se, simultaneamente, como uma obra que poderia ter sido produzida em qualquer outro continente. O estilo narrativo não é, de todo, original, nem isso tem que ser apontado como defeito. Ultimamente temos assistido a um certo recrudescimento de filmes de duas horas e meia ou três horas, recheados por uma multitude de personagens e integrados num argumento relativamente complexo. Tal é o caso de «Magnolia» (1999) ou «Traffic» (2000), em exibição comercial ao mesmo tempo que o filme mexicano (e, por coincidência, onde o país sul-americano também tem uma grande importância). Estas obras exigem maior dedicação dos cineastas no que toca ao texto e ao trabalho com os actores (quantos mais personagens, mais difícil se torna o trabalho de interessar o espectador pelos seus destinos) ou à montagem, e, por outro lado, talvez resultem em menos stress noutros departamentos (por exemplo, efeitos especiais não costumam ser uma componente muito relevante).

O texto de Guillermo Arriaga não se esforça por se “armar em inteligente”. A estrutura permite a interacção dos três segmentos, com algumas quebras da linha temporal, necessárias a recuperar o fluxo dos acontecimentos, sempre que se transita de um para o outro, mas não há um recurso abusivo de revelações e resoluções, através de elementos presentes numa história, que remetem para outra, ou de subversões da continuidade narrativa, de que pode ser exemplo o final de «Pulp Fiction» (1994) de Tarantino.

A estruturação não procura assim ser revolucionária. O realizador coloca o acento tónico nas personagens e no impacto das diversas histórias. Apresentando indivíduos em campos sociais opostos, várias faces de um México moderno, González Iñárritu, dedica-se de igual modo a todos eles, permitindo que a estratificação de «Amores Perros» não resulte numa quebra do nosso interesse.

A utilização de cães, como pano de fundo da(s) história(s), não passa de um “McGuffin”. São os cães, e a dedicação dos seus donos, que despoletam acontecimentos trágicos, violentos; que aproximam casais ou que provocam o desagregar das suas relações. Estes “amores” manifestam-se das formas mais peculiares, como no caso de Octavio que usa Cofi em combates, que movimentam vastas somas de dinheiro em apostas, e onde o final é frequentemente a morte do canídeo derrotado. Estas cenas são filmadas de modo extremamente brutal, tendo sido assegurado pela produção de que a violência foi simulada. Se nos EUA a idoneidade da entidade que supervisiona a participação de animais no cinema (American Humane Association) foi recentemente posta em causa, por uma reportagem da ABC, já no Reino Unido a dúvida quanto a esses procedimentos pode levar a cortes automáticos, impostos por lei.

Vencedor de diversos prémios em festivais internacionais, incluindo o Grande Prémio do Fantasporto 2001 e nomeado para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

holla!

 

Bem, não sei se alguém aqui ja falou deste filme, mas vou aconselhá-lo á mesma, o Carandiru.

Vale a pena vê-lo, é muito pesado, mas é muito bom!

Já ando para o ver à algum tempo, acho que é do mesmo relaizador do Amores Perros ( amor cão) igualmente pesado.

Bons filmes.

Alo zee!

 

O realizador do Carandiru é o Hector Babenco, brasileiro.

 

hasta

jusqu'ici tout va bien,

jusqu'ici tout va bien,

jusqu'ici tout va bien...

mais l'important, c'est pas la chute c'est l'atterrissage...

Link to comment
Share on other sites

Podes ter uma descrição mais detalhada em Carandiru

jusqu'ici tout va bien,

jusqu'ici tout va bien,

jusqu'ici tout va bien...

mais l'important, c'est pas la chute c'est l'atterrissage...

Link to comment
Share on other sites

Aconselho a verem o "11 Pespectivas" um filme , que na verdade são 11 curtas, sobre o atentado às Torres Gémeas.

 

Titulo

11'09''01 - September 11

11'09''01 - 11 Perspectivas

 

Sinopse

11 realizadores de 11 países filmam 11 curtas de 11 minutos e 9 segundos sobre o 11 de Setembro. 11 olhares diferentes de um pouco de todo o mundo.

 

Trailer

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

holla!

 

Bem, não sei se alguém aqui ja falou deste filme, mas vou aconselhá-lo á mesma, o Carandiru.

Vale a pena vê-lo, é muito pesado, mas é muito bom!

Já ando para o ver à algum tempo, acho que é do mesmo relaizador do Amores Perros ( amor cão) igualmente pesado.

Bons filmes.

Alo zee!

 

O realizador do Carandiru é o Hector Babenco, brasileiro.

 

hasta

engano meu, obrigado ^_^

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

Hoje Quinta, 17 de Fevereiro vai dar um filme na RTP 1 pelas 2 da manhã ( só para quem não faz nada ehehehe como eu .....) intitulado Viagens Alucinantes.

 

 

Fica aqui uma introdução do mesmo:

 

 

«ALTERED STATES»

Ken Russell a adaptar Paddy Chayefsky ao seu cinema visionário e delirante, numa incrível fantasia sobre a metamorfose da consciência com William Hurt.

Eddie Jessup, um cientista de Harvard, anda envolvido numa série de experiências sobre as metamorfoses dos estados da consciência. Numa viagem de trabalho ao México, Jessup, é iniciado nos rituais sagrados dos índios e experimenta cogumelos alucinogénicos que o levam a ter as mais incríveis visões. De regresso a Harvard e contra a opinião dos seus assistentes volta a servir de cobaia em perigosas experiências, encerrando-se num contentor em suspensão aquática que lhe permite, primeiro, regredir mentalmente no processo evolutivo e depois fisicamente. Jessup acaba por sofrer regressões físicas involuntárias, de consequências bizarras e perigosas, que o podem destruir.

 

“Viagens Alucinantes” é uma variada e hábil combinação de múltiplos temas num só filme, construido com um fabuloso impacto visual e a dimensão visionária, delirante, barroca e excessiva do cinema do britânico Ken Russell. Escrito por Paddy Chayefsky, sob o pseudónimo de Sidney Aaron, a partir de um romance da sua autoria, “Viagens Alucinantes” é um thriller fantástico, misto de filme de horror e intensa história de amor, centrado nas incríveis experiências de um jovem cientista sobre as metamorfoses da consciência que quase o levam a perder a sua realidade física. Rodado em 55 dias, “Viagens Alucinantes” levou 15 meses a completar devido ao incrível desafio proposto pelos seus múltiplos e complexos efeitos visuais e especiais para a tecnologia do início dos anos 80. Um filme bizarro, perturbador, fascinante e, por vezes, mesmo deslumbrante, que conta com uma admirável interpretação de William Hurt e faz justiça à reputação de Russell e aos seus delirantes e insólitos filmes.

Link to comment
Share on other sites

Por acaso saquei esse filme a semana passada do emule! Já vi e achei que a historia em si estava engraçada, considerando que os efeitos especiais são de 80! Para que já leu sobre John Lilly vai em contrar algumas semelhanças no filme as experiências no tank de isolamento, aliás, o tank usado no filme concerteza que é uma produção John Lilly! Aconselho vivamente o filme, ainda mais a quem se interessa por privação sensorial e estados alterados de consciência!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Hoje Quinta, 17 de Fevereiro vai dar um filme na RTP 1 pelas 2 da manhã ( só para quem não faz nada ehehehe como eu .....) intitulado Viagens Alucinantes.

Pena dar tão tarde :( n posso ver..........

jusqu'ici tout va bien,

jusqu'ici tout va bien,

jusqu'ici tout va bien...

mais l'important, c'est pas la chute c'est l'atterrissage...

Link to comment
Share on other sites

B00005M91K.01.LZZZZZZZ.jpg

 

 

 

 

 

Baraka, Ron Frickes visual masterpiece, released in 1992, 93 minutes.

An incredible journey through 6 continents, 24 countries. Painstakingly shot on Todd AO-70mm film.

Created by Ron Fricke and Mark Magidson, with music from Michael Stearns and others.

 

Baraka is an ancient Sufi word, which can be translated as "a blessing, or as the breath, or essence of life from which the evolutionary process unfolds."

For many people Baraka is the definitive film in this style. Breathtaking shots from around the world show the beauty and destruction of nature and man. Coupled with an incredible soundtrack including on site recordings of The Monks Of The Dip Tse Chok Ling Monastery.

 

Baraka is evidence of a huge global project fueled by a personal passion for the world and visual art. Working on a reported US$4 million budget, Ron Fricke and Mark Magidson, with a three-person crew, swept through 24 countries in 14 months to make this stunning film.

One of the very last movies shot in the expensive TODD-AO 70mm format, Ron Fricke developed a computer-controlled camera for the incredible time-lapse shots, including New York's Park Avenue rush hour traffic and the crowded Tokyo subway platforms.

 

Some people find the lack of context occasionally frustrating, not knowing where a section was filmed, or the meaning of the ritual taking place. However, the DVD version includes a short behind-the-scenes featurette in which cinematographer Ron Fricke explains that the effect was intentional. "It's not where you are that's important, it's what's there."

The DVD also includes behind the scenes footage, including scenes of the grueling shoot at Ayer's Rock in Australia, when a plague of flies of Biblical proportions made it impossible to film until they rigged up a vacuum to suck the bugs away from the lens.

 

My opinion.

For me Baraka is the pinnacle of these films. The quality of the cinematography is outstanding. Shots flip from solitary Monks to crowded streets from great temples to images of war firing a hundred and one thoughts in your mind that you never complete.

The film is not just about what you are seeing. It is also about how it is presented. Shots of monks will make you grab your backpack and head for Asia as soon as the film finishes, but you never make it as the shots of post war Kuwait and the refuse dumps of Calcatta remind you that us humans are far from perfect.

The decision to use the Todd-70mm format film could never have been easy. The extra cost and work is clearly worth it though, it leaves its mark against all of the other films.

 

Visual images include...

Tibetan monks, Orthodox Jews, Whirling Dervishes, a solar eclipse, Buddhist monks, African tribal rituals, Jerusalem's Wailing Wall, rain forests, Ayers Rock, Big Sur country, Hawaiian volcanoes, Brazilian slums, time-lapse footage of car and pedestrian traffic, post-Persian Gulf War shots of Kuwait's burning oil fields, burning-of-the-dead ceremonies on the Ganges, refuse dumps of Calcutta, Auschwitz, Egyptian Pyramids, Angkor Wat, Mount Everest, Tuol Sleng in Cambodia, Indonesian factory workers.

 

The Book

'Baraka a visual journal' is a book containing 58 original still photographs taken by Mark Magidson during the journey that created Baraka the film. The images vary greatly with content and style, from Black and white to colour, from letterbox to full page. The book contains passages where Magidson describes the film and its meaning. It also has 36 small shots, with descriptions showing the people and equipment that made the film. I would strongly recommend the book to anyone who has a passion for the film. It is very nicely printed on Monadnock Dulcet and bound in Asahi Cloth, produced by St. Anne's Press.

 

Sequel

Ron Fricke is also working on a sequel to Baraka entitled Samsara.

 

Credits

Directed and filmed by Ron Fricke.

Produced by Mark Magidson.

Edited by Ron Fricke, Mark Magidson and David Aubrey.

Production supervised by Alton Walpole.

Music by Michael Stearns, Dead Can Dance, David Hykes/The Harmonic Choir, Somet Satoh, Anugama & Sebastiano, Kohachiro Miyata, Inkuyo, L. Subramaniam, Monks of the Dip Tse Chok Ling Monastery, Rustavi Choir, Ciro Hurtado, Brother.

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

Vi à bocado "A Vila" e foi dos filmes que mais me desiludiu nestes ultimos tempos. O trailer engana bastante pq os excertos escolhidos transmitem uma ideia totalmente errada do conteúdo. O filme em si tem um argumento péssimo com uma realização boa e uma interpretação que escapa à farsa que este filme foi para mim. Tou a falar do papel que o Adrian Brody interpreta que para mim foi a unica coisa boa deste filme que nos primeiros 20-30 minutos até parece ser um filme prometedor. :mellow:

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

andré, ainda bem que avisas <_<

 

 

zee, o filme Baraka o aerogel passou-o na chill out sessions em santa cruz, foram momentos únicos!

...e foi a unica vez que o vi. :toosad:

 

ja agora, nao me queres arranjar um "backup" dos teus? :lol:

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Vi à bocado "A Vila" e foi dos filmes que mais me desiludiu nestes ultimos tempos. O trailer engana bastante pq os excertos escolhidos transmitem uma ideia totalmente errada do conteúdo. O filme em si tem um argumento péssimo com uma realização boa e uma interpretação que escapa à farsa que este filme foi para mim. Tou a falar do papel que o Adrian Brody interpreta que para mim foi a unica coisa boa deste filme que nos primeiros 20-30 minutos até parece ser um filme prometedor. :mellow:

Devia haver um topic chamado "Filmes a não ver".... The Village aparecia em primeiro lugar do ranking... <_<

www.kinesis.web.pt/

Link to comment
Share on other sites

Vi à bocado "A Vila" e foi dos filmes que mais me desiludiu nestes ultimos tempos. O trailer engana bastante pq os excertos escolhidos transmitem uma ideia totalmente errada do conteúdo. O filme em si tem um argumento péssimo com uma realização boa e uma interpretação que escapa à farsa que este filme foi para mim. Tou a falar do papel que o Adrian Brody interpreta que para mim foi a unica coisa boa deste filme que nos primeiros 20-30 minutos até parece ser um filme prometedor. :mellow:

Completamente mano, tb o vi à pouco tempo e concordo com o que dizes!

A desilusão foi geral.

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

andré, ainda bem que avisas  <_<

 

 

zee, o filme Baraka o aerogel passou-o na chill out sessions em santa cruz, foram momentos únicos!

...e foi a unica vez que o vi.  :toosad:

 

ja agora, nao me queres arranjar um "backup" dos teus?  :lol:

Também me encontro na mesma situação amigo, a unica vez que o vi foi tb na Chill Sessions II. Achei bom coloca-lo aqui no forum embora ainda o esteja a sacar.

Se entretanto terminar, levo-te uma cópia para sintra no proximo fds.

Tá prometido. ;)

 

 

 

PS: O movie do canal um "Uma Viagem Alucinante" foi uma beca tanga.

Mas há que ter em consideração a idade do mesmo.

Embora muito dos conceitos ali retratados tenham grande suporte, a ficção estragou-o uma beca. <_<

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

Deixo aqui a sugestão de um filme que gostei bastante.

 

Chama-se Belleville Rendez-Vous e é um filme de animação muito engraçado.

 

Fica aqui um link para informações acerca do filme:

 

http://www.imdb.com/title/tt0286244/

 

Para quem gosta do género, vale mesmo a pena ver.

if i had the chance, i'd ask the world to dance

Link to comment
Share on other sites

Fui ontem ver Melinda e Melinda, o último filme do Woody Allen... e o que dizer?? É Woody Allen! :lol:;) Para quem gosta vale a pena, mais um bom argumento! Gostei particularmente do facto do elenco ser composto quase exclusivamente por novos talentos!! ^_^

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Corpse Bride a nova animação de Tim Burton, para ver no fim deste ano ;)

Podem começar a "espreitar" aqui

 

Já tinha falado aqui do Baraka, e aconselho vivamente a comprarem-no. Encontra-se facilmente na Amazon francesa ou alemã. Digo para comprarem porque o filme foi filmado com uma pelicula de 70 mm (o normal é 35 mm) e tem uma fotografia fabulosa, é quase um crime não ver o original. :)

Link to comment
Share on other sites

Acho que muita gente aqui já o viu e tornou-se para muitos um filme de culto. Aqui fica uma interpretação para matar um pouco mais a nossa curiosidade ;)

 

"The Matrix"

 

Esse filme é o que se pode chamar de uma revelação, no sentido de revelar, ou seja velar de novo, apresentando antigos ensinamentos numa linguagem nova, utilizando para isso, com uma certa mistificação, o elemento tecnológico do mundo moderno, a Internet.

 

Dessa forma, através de uma nova contextualização, o filme resgata para nossa civilização, de uma forma alegorizada, verdades universais contidas no Tao Te King; Bhagavad-Gita, em todos os Vedas, enfim, verdades que de outro modo se perderão, se não encontrarmos uma linguagem que nos permita comunica-las às novas gerações.

 

Nele fica nítido que um dos arquétipos do herói mitológico, muito utilizado na época do Jesus bíblico, geralmente associado a determinados imperadores, heróis, ou semideuses, permeia toda a trama, no caso em questão, o arquétipo utilizado é o do messias, ou ungido, que podemos resumir da seguinte forma: Um redentor esperado, de nascimento virginal, a traição por parte de um de seus companheiros, a luta contra as forças do mal, a morte e a ressurreição, e finalmente a ascensão aos céus.

 

O Filme, analisado hoje, começa com Trinity, a iniciadora em conexão com o mundo real através de uma linha telefônica, no Heart O' The City Hotel. Essa linha do ponto de vista simbólico, equivale a vibração do Anahata, ou Chacra Cardíaco, que permite-nos, uma vez ativado, sintonizar nossa consciência com nosso átomo primordial. No atual estado evolutivo da humanidade, esse chacra só pode ser dinamizada pelo elemento feminino.

 

O número que vemos em exposição na tela do console manipulado pelo personagem Trinity, é 506, equivale ao Arcano 11, (5+0+6 = 11), ou seja a lâmina da força. Nesta lâmina do Taro, vemos uma mulher abrindo com as mãos nuas, a boca de um leão No filme, Trinity representa a Shakti, a força que penetrando no Chacra cardíaco do iniciado, promove a consciência.

 

O ser que está na Senda Iniciática, representado pelo personagem principal, utiliza um pseudônimo, o equivalente ao nome secreto empregado em algumas escolas. Neo, lido anagramaticamente, eqüivale a Noé, One (um), ou Eon, que em grego significa ciclo, era ou período, simbolizando a ligação desse personagem com um novo começo, algo novo, uma nova era.

 

Ele, Neo, recebe a primeira instrução de sua iniciadora, Trinity, que lhe diz como se estalasse os dedos, "Acorde, Neo", da mesma maneira que os iniciadores repetem isso aos discípulos, durante toda a sua jornada na Senda.

 

O personagem principal do filme, como todos os outros que se iluminaram antes dele, procurava a resposta para nas palavras de Trinity, "A pergunta que nos impulsiona".

 

Quando finalmente trava contato, com Morfeu, seu Mestre, este diz a Neo, que "há duas formas de sair daí, uma é pelo andaime, outra é levado por eles", ou seja uma vez que o indivíduo, desperta para as Leis ocultas que determinam os acontecimentos nos planos da manifestação, elevando sua consciência a um nível superior as pessoas comuns, só há duas maneiras dele continuar seu desenvolvimento, uma é subindo, outra é capturado pelas forças, que representam os processos personalísticos que nos controlam.

 

Neo hesita, devido a seu medo e desconfiança, gerados pelo sentimento de auto-preservação e acaba capturado pelos elementos personalísticos.

 

Mas tarde, vemos Neo, de volta a sua vida comum, supostamente liberto, sendo levado ao encontro de Morfeu, para sua iniciação. Porém, antes dele entrar no vestíbulo onde o Mestre o espera, Trinity a iniciada que o guia, como uma Ariadne que guiou Teseu no labirinto de Creta, lhe dá um conselho semelhante ao que é dado a todo discípulo em prova; "Seja sincero. Ele sabe mais do que você imagina.". Só então, ela lhe abre a porta da sala onde o Mestre lhe espera.

 

Durante o dialogo que se segue, Morfeu observa que ele, Neo, é; "Um homem que aceita o que vê". Entendemos melhor essa afirmação quando consideramos que o nome "real" do personagem Neo no filme, é Thomas A. Anderson, Thomas é equivalente a Tomás ou Tomé, demonstrando o relacionamento do personagem a São Tomé, o apóstolo que precisava ver para crer.

 

Vale notar, que o sistema iniciático adotado por Morfeu, relaciona-se, na sua forma extremamente simples e objetiva, a iniciação mental, praticada nas escolas em sintonia com o atual estado de consciência da humanidade, focado mental concreto, e que portanto não trabalham mais com o sistema de iniciação astral, ou fenômenico, utilizada em escolas mais primitivas.

 

Morfeu, ensina sobre A Matrix - (Ma = m = Maya, que significa ilusão em sânscrito e Trix = Tri = Três). Matrix, tem o mesmo significado das tradicionais Três Mayas, Três Véus, ou Três Ilusões, a ilusão física, a ilusão psíquica e a ilusão espiritual, que segundo o hinduismo ocultam a realidade.

 

Ele, o Mestre, apresenta seus ensinamentos na forma de questões do tipo "Você deseja saber o que ela é ?", ao receber resposta afirmativa de Neo, continua "A Matrix, está em todo lugar. A nossa volta. Mesmo agora, nesta sala. Você pode vê-la quando olha pela janela, ou quando liga sua televisão. Você a sente quando vai para o trabalho, quando vai a igreja, quando paga seus impostos. É o mundo colocado diante dos seus olhos para que não veja a verdade..".

 

Ao questionamento seguinte do discípulo (Neo), sobre o que é a verdade, ele continua implacavelmente, dizendo que a verdade é "Que você é um escravo. Como todo mundo, você nasceu num cativeiro, nasceu numa prisão que não consegue sentir ou tocar. Uma prisão para sua mente. Infelizmente é impossível dizer o que é a Matrix (ou a Maya). Você tem de ver por si mesmo.", nesse momento então ele oferece a Neo, uma pílula azul, para conservar o sonho, a Maya e outra vermelha para mudar sua percepção da realidade. A cor da primeira pílula, o azul é associada ao conservadorismo, no mesmo sentido do sangue real, ou azul das antigas monarquias européias. A cor da segunda é vermelha, relacionado as transformação revolucionárias violentas, associado a mudanças radicais. Morfeu, o Mestre, tem a chave que abre as portas para o real, mas Neo, o discípulo, tem que fazer a escolha.

 

Durante a iniciação ele morrerá para um mundo de sonhos e nascerá para o mundo real, despertando plenamente para a verdadeira natureza, do mundo físico, do mundo psíquico e do mundo espiritual, compreendendo dessa forma a tríplice natureza unitária da realidade. Para entendermos melhor o que ocorre com Neo a partir daí, é importante considerarmos o que é dito no Bhagvad-gita, por Sri Krisna, quando se dirige a seu discípulo Arjuna e lhe diz "Ó Arjuna, o Senhor Supremo está situado no coração de todo mundo, e dirige as divagação(os sonhos) de todas as entidades vivas, que estão sentadas como numa máquina, feita de energia material".(Bhagavad-Gita Como Ele É, texto 61, capítulo 18, pág. 706. - A.C. B.Swami Prabhupada).

 

No filme, já no mundo real, a bordo do Nabucondonossor, observamos a analogia da lei que afirma que são necessários sete discípulos, para formar um Mestre, temos os personagens; Trinity, Apoc, Switch, Dozer, Tank, Mouse e Cypher, como os sete discípulos, tendo como representante da consciência do Mestre, a figura do líder Morfeu, ou Morpheus (Personagem mitológico, deus do sono grego).

 

Na nave, ou arca, chamada no filme de Nabucondonosor, percebemos referencia o ano 2069 (2+0+6+9 = 17), correspondente ao Arcano 17, a Estrela, símbolo relacionado a egrégora da Obra, em que estão empenhados esses divinos rebeldes.

 

Avançando um pouco mais, vemos que na segunda parte da iniciação de Neo, Morfeu lhe informa que no começo do século 21, número que no Taro iniciático de JHS, corresponde a lâmina do Louco, os homens criaram a I.A. (Inteligência Artificial), um tipo de consciência singular, que gerou uma raça inteira de máquinas, ou de seres mecanizados. Bem semelhante ao que acontece em nossos dias, onde os seres humanos, vão sendo "robotizados", num processo de massificação que antigamente era chamado costume, mas que na atualidade tem o nome de moda. Tornando-se cada vez mais inconscientes, num mundo dominado por padrões de comportamento.

 

Segundo Morfeu, encantados com sua própria grandeza, os homens celebravam sua realização, porém na guerra que adveio após tal sucesso, eles queimarão o céu, ou seja fecharão as portas para as energias solares, positivas, transformando o mundo num deserto tecnológico de trevas, sem Deus, onde os seres mecânicos se tornaram os senhores.

 

Da era de ouro porém, só restou Sião, "a última cidade humana", Sião ou Sinai, é na tradição israelita o Monte sagrado onde Moisés teria recebido as Tábuas da Lei do próprio Deus.

 

Segundo o personagem Tank, Sião fica localizada nas entranhas da Terra, próximo ao seu núcleo incandescente, o Sol Central do planeta. Relacionando-se claramente assim, aos mistérios dos Mundos Subterrâneos, especificamente a cidade subterrânea de Shamballa (Sião = S = Shangrilla, Shamballa das tradições transhimalaianas). Shamballa, é um núcleo de integração de consciências espirituais elevadíssimas, que vibra no interior da terra, representado alegoricamente como uma cidade. Dessa forma, Sião representaria o lugar onde realmente somos o que somos e do qual fomos enviados a face da terra, onde conforme diz o personagem Tank, será festejado o fim da guerra maniqueista entre os filhos da Luz e os filhos das trevas, representados pelos homens e pelas máquinas.

 

Só o líder, ou o Mestre, de cada nave, ou Arca, recebe as senhas, ou as chaves, para penetrar em Sião, assim Morfeu, é também um pontífice (Pontifex = construtor de ponte), construindo a ponte entre o mundo ilusório e o mundo real, entre Matrix e Sião.

 

Já na terceira fase do processo iniciático (treinamento) que Morfeu submete seu discípulo, ele declara a Neo, "Quero libertar sua mente, Neo. Mas só posso te mostrar a porta. Você tem de atravessa-la".

 

Apesar do personagem de Morfeu declarar no filme, que os seres humanos não estão prontos para "acordar", isso não faz das pessoas adormecidas inimigas. Suas palavras contundentes, expõem o que é dito nos Vedas, quando os sábios afirmam que todos; pais, mães, irmãos, avôs, avós, amigos, namorados, cônjuges, etc. são "soldados ilusórios", que promovem nosso apego a Maya, pois enquanto adormecidos, os seres humanos fazem parte do "sistema ilusório", portanto possuem em sua estrutura processos personalísticos que eles mesmos desconhecem, mas que tomam conta de sua consciência em algumas ocasiões, para defender seus preconceitos e manter sua existência ilusória. Esses processos personalísticos que nos prendem a ilusão, são representados no filme pelos agentes da Matrix, programas sensitivos que entram e saem em qualquer software conectado ao sistema deles. Fazendo eco as palavras dos sábios nos Vedas, Morfeu diz, que "Qualquer um ainda não libertado, é um agente em potencial da Matrix. Eles são todos e não são ninguém". Os processos personalísticos, relacionam-se aos sete pecados capitais, "...eles são os porteiros, protegem todas as portas e tem todas as chaves.".

 

As vezes os seres humanos, são vencidos por esses agentes da Matrix, alguns até pactuam com eles, como é o caso de Cypher. Ele é aquele viu a verdade, despertou para a realidade mais prefere a ilusão e a mentira. Ele, Cypher, diz ter percebido após nove anos (número equivalente aos degraus da escada de Jacó, que simbolicamente leva o homem do mundo terreno ao mundo espiritual), que "A ignorância é maravilhosa". Dessa forma, pensam os magos negros, aqueles que fazem opção por Avidya, pela ignorância, que voltam as costas à Luz e mergulham voluntariamente na escuridão.

 

Os que assim procedem, sempre acusam aos que lhes mostraram o caminho, de fraquezas e incapacidade, que eles mesmos possuem. Corroídos pelo ódio, pela luxuria e pela inveja, afirmam terem sido enganados, por seus Mestres, que quando fazem realmente jus a esse nome, tentaram sempre, guia-los na Boa Senda. Cypher, representa o traidor, que trai a sua própria natureza humana, ao submeter-se ao domínio das máquinas. Ele oferece a si mesmo, como pasto para as forças negativas que passa a servir, em troca de prazeres ilusórios. Age assim no intuito de satisfazer seus impulsos baixos, suas Nidhanas.

 

O iniciado, seguidor dos Mestres da Grande Fraternidade Branca, até que se torne verdadeiramente um Adepto, enquanto estiver encarnado, sentirá os apelos de seus veículos inferiores. Isso ocorre porque nesse estado, ainda possui elementos básicos em sua composição ainda por equilibrar e que por isso mesmo exigem satisfação. Apesar disso ele não os nega, mas os transmuta, canalizando-os para realizações reais que o libertem cada vez mais da ilusão da Maya, tornando-os elementos impulsionadores de sua evolução. Num determinado ponto do filme, inclusive, um dos membros da tripulação Mouse, fala com Neo sobre isso, dizendo-lhe, que "Negar os nossos impulsos é negar aquilo que faz de nós humanos". Ciente disso, o verdadeiro iniciado é extremamente consciente de seus impulsos, não os recalcando hipocritamente para as regiões do subconsciente, onde irão se acumulando, como esqueletos no armário, de onde continuarão a atuar sem nenhum controle, disciplina ou educação, até invadirem como uma enchente de um rio bravio, a consciência, dominando-a e arrastando-a as maiores perversões. Por isso o verdadeiro iniciado, sabe que deve, como nos ensinou nossa Grã-Mestrina Helena Jeferson de Souza, vigiar seus sentidos, para através de um sistema iniciático sério, de uma disciplina superior, não recalcar, mas trabalhar, transformar suas Nidhanas, ou tendências negativas, em Skandhas, ou características positivas.

 

Num determindado nível dessa etapa da iniciação de Neo, Morfeu o conduz até o Oráculo, vemos que a entrada do elevador é guardada por um cego, que vê. Ele, o cego, que responde ao sinal que Morfeu lhe faz com a cabeça, representa os iniciados, guardiões da Luz, cegos para o mundo ilusório, mas iluminado para a realidade. Já dentro do elevador o Mestre, diz então a Neo, para tentar "Não pensar em termos de certo e errado.", pois para os que chegam ao Oráculo, certo e errado, bem e mal, feio e bonito, todos os pares de opostos se anulam. As portas do Oráculo, Morfeu, o Mestre diz ao seu discípulo, "Só posso te mostrar a porta. Você tem de atravessá-la.", indicando assim que cada passo do discípulo em prova é dado por sua própria conta, pois na Senda da Iluminação ninguém caminhará, ou tomará as decisões por ele.

 

Porém, quando Neo coloca a mão na maçaneta da porta, esta lhe é aberta, mais uma vez por uma sacerdotisa. Essa atuação constante do elemento feminino, demonstra a necessidade da interação dinâmica de ambas as polaridades humanas, de acordo com certas regras esotéricas.

 

Assim macho e fêmea, interagem ciclicamente no processo iniciático de crescimento espiritual, através do entrelaçamento das forças de Fohat e Kundaline. Ao integrarem-se dessa forma, ambas as energias dão origem ao Andrógino Divino, um ser verdadeiramente equilibrado, mas que conserva as características do corpo que ocupa, se masculino, vive e relaciona-se como homem, se feminino, vive e relaciona-se como mulher, podendo em alguns casos fazer opção pelo Brahmacharya, ou voto de castidade. O resultado da integração dinâmica das polaridades cósmicas, é totalmente diferente das expressões caóticas homossexuais ou bissexuais, dois tipos que representam seres decaídos, em oposição ao Andrógino Divino, que é a perfeição evolutiva humana.

 

Já dentro da sala do Oráculo, Neo encontra várias crianças, especialmente um menino, uma espécie de pequeno monge, do qual aprende alguns mistérios, sobre esse mundo ilusório, num episódio que lembra bem aquela passagem bíblica, onde o Cristo bíblico, ensina que aquele que não se tornar como estas crianças, não entrará no reino dos céus. Dentro do Oráculo, uma cozinha, onde a Pitonisa, ou profetisa (novamente uma mulher), manipulando um forno moderno, quebra as expectativas do discípulo. A cozinha nos faz lembrar o laboratório dos alquimistas e o forno o Athanor, ou forno utilizado pelos alquimistas, Adeptos da Arte Real.

 

Num determinado ponto de sua conversa ela, a Pitonisa, cita-lhe o celebre axioma socrático, "Conhece-te a ti mesmo", que via-se as portas do oráculo de Delfos, o qual essa etapa do filme representa. Só que as portas do Oráculo de Delfos, as palavras citadas no filme, estavam escritas em grego e de forma mais integral exortavam, "Homem, conhece-te a ti mesmo e conheceras o Universo e os Deuses.".

 

A mulher que representa a Pitonisa do Oráculo, lhe afirma de forma metafórica, que "Ser o escolhido é como estar apaixonado. Ninguém pode te dizer se você está. Você simplesmente sabe. Não tem dúvida, nenhuma". Assim ao lhe falar sobre o escolhido, ela descreve o processo de iluminação avatárica, pois este não é uma coisa que se busca e que se consegue, ou que fica-se esperando, ele simplesmente é, como algo que simplesmente acontece, e nesse ponto do filme, Neo, não é o escolhido. A Pitonisa, afirma que ele tem o dom, isso diríamos nós todos tem, mas ele parece que "está esperando por algo". Quando Neo lhe indaga, a respeito do que poderia estar esperando ela lhe responde " Sua próxima vida talvez". Dessa forma, Neo age como a maioria das pessoas, que iniciam-se na Senda, e que protela para a próxima vida a iluminação, esperando, pensando que; Afinal ela não é para agora, quem sabe mais tarde...

 

Ao sair do Oráculo, Neo, encontra-se com Morfeu e este lhe adverte, "Que o que foi dito era para você e apenas para você", assim é com tudo que é comunicado nas verdadeiras iniciações Assúricas, com aquilo que é falado do iniciador para o iniciando, de boca-para-ouvido, de maneira sutil e discreta, quase que imperceptivelmente.

 

Quando porém, os agentes de Matrix, capturam Morfeu, um representante dos processos internos personalísticos, intelectualiza a existência humana e de forma convincente, compara o seu desenvolvimento humano sobre a terra, que na maioria das vezes, foi totalmente controlado pela personalidade caótica, ou seja por esses mesmos processos internos, ao o de um vírus. Dessa maneira, o agente se coloca como a cura para o mal, que segundo ele é representado pela maior de todas as criações de Deus na Terra, o Ser Humano, ignorando em seu discurso, o desenvolvimento do Espirito Humano, capaz dos maiores gestos de sacrifício, altruísmo e fraternidade, única esperança para o planeta. Esse Espirito Humano, quando plenamente desenvolvido, subjuga a natureza animal e mecânica e converte o Homem, na expressão de Deus na face da Terra. Esse espirito humano, quer o chamemos, Deus, Bramam Ala, Jeová, Tao, opõe-se aos processos mecânicos, instintivos e animalescos, que controlam os seres ainda inconscientes, atuando de forma a libertar a Centelha Divina, promovendo o nascimento do Avatar, ou como é expresso no filme do Escolhido. Vemos isso, quando Neo toma a decisão de sacrificar-se, dando-se em holocausto pelo seu amigo e Mestre Morfeu.

 

Apesar de conhecermos intelectualmente o exposto acima, as esclarecedoras palavras de Morfeu, após ser resgatado devem ser consideradas; "Cedo ou tarde, você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho".

 

Num determinado ponto do fim do filme a personagem Trinity, reproduz um dos mais antigos mitos da humanidade, ao trazer Neo de volta a vida, fazendo com que ele obtenha sucesso na última e derradeira iniciação conhecida por nós como Morte.

 

Quase final do filme, vemos através das palavras do personagem principal, que o Avatar não significa um fim, mas um começo, de algo novo, ilimitado, sem fronteiras, um novo ciclo, livre de Maya, sem ilusão, onde tudo é possível ao ser desperto. Ele dirigi-se a Matrix, a estrutura geradora da ilusão, declarando-se decidido a "...mostrar a essas pessoas o que [Matrix] não quer que elas vejam. Vou mostrar a elas um mundo sem você. Um mundo sem regras, sem controles. Um mundo onde tudo é possível.".

 

Sua última frase, dirigida a Matrix, a Maya, a Ilusão, ou melhor dizendo, dirigindo-se aquilo que torna possível esse processo de auto-hipnose, nossa personalidade, pode ser considerada como dirigida a cada um de nós. Ele fala calmamente sobre a decisão que deixa a cada um dos espectadores, "Para onde vamos daqui, é uma escolha que deixo para você.".

 

O filme termina, com Neo saindo do chão e voando, reproduzindo o arquétipo da ascensão, ou da subida aos céus, que simboliza a realização plena do iniciado, já tornado um verdadeiro Adepto, por fazendo parte agora de outro processo evolutivo, relativo ao desenvolvimento dos deuses.

 

 

"Lembra-te: Tudo que ofereço é a verdade. Nada Mais."

Morfeu

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

Saíu hoje na colecção de dvd's que o Jornal Notícias está a fazer para celebrar os 25 anos do Fantasporto o filme "Tuvalu" :)

 

Realizado por Veit Helmer

Alemanha, 1999 P/b (tintado) - 101 min. Anamórfico.

 

Com: Denis Lavant, Chulpan Khamatova, Philippe Clay, E.J. Callahan, Todor Georgiev, Terrence Gillespie, Catalina Murgea, Djoko Rosic

 

Viagem maravilhosa ao mundo dos sonhos ou na critica do "El Pais", um filme "estranho, surreal e sempre original, com imagens de uma beleza hipnótica", "Tuvalu" é uma das maiores surpresas do ano cinéfilo, onde um humor negro próximo do universo delirante de "Brazil" de Terry Gilliam ou da cenografia poética de "Delicatessen" (ou não estivesse a direcção artística a cargo de Alexander Manasse do surpreendente "Run Lola Run"). E é em torno de uma ilha mítica e paradisíaca com esse nome extravagante de "Tuvalu", para onde os personagens desta tragicomédia sonham em fugir, que se constrói um enredo onde a realidade e a ficção, o quotidiano e o imaginário, a rotina e a ilusão, se confundem e se degladiam. Porque quem sonha com esse lugar de Utopia, vive um dia a dia amargurado e triste numa piscina meio abandonada, onde todos os sonhos já se afogaram e todas as esperanças sucumbiram.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ver "Mar Adentro". É um filme triste, muito triste, mas ao mesmo tempo encorajador... é baseado na história verdadeira de Ramon Sampedro, um homem que queria morrer!

 

A eutanásia discutida em silêncio... o direito à vida e à morte com dignidade!...

 

Vale muito a pena ver este filme... ah, e não se esqueçam do lenço, as lágrimas vão rolar... ^_^

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Quero ir tanto ver esse filme!

Já tenho aqui uma lista de filmes que tenho que ir ver mas ainda não os vi!

Eu sem cinema não sou ninguém! :sad:

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Também quero muito ir ver esse e o "Vera Drake".

 

Ultimamente vi o "Team America" feito pelo Trey Park, um dos autores do South Park. Fartei-me de rir e o filme está muitissimo bem feito. É todo feito com marionetas e está mm espectacular! :D Fiquei passada com os cenários.

 

Também vi o "Aviador" e posso dizer q não gostei mm nada! Até me custa a acreditar que o Scorcese pudesse fazer um filme tão mauzinho. Não gosto também do Leonardo DiCaprio como actor. :P Mas a razão porque não gostei não se prende só com isso. Parece apenas mais uma daquelas palhaçadas americanas.

Link to comment
Share on other sites

SUGESTÃO: MARIA FULL OF GRACE

 

28m.jpg

 

Chegou a estar nomeado pra oscar da melhor actriz...

muitos devem achar engraçado pq n sendo as mesmas substancias a historia deve ser um bocado familiar ;)

 

IMDB review: 7.7/10

frea.jpg
Link to comment
Share on other sites

Baraka, Ron Frickes visual masterpiece, released in 1992, 93 minutes.

Simplesmente espectacular!!!! :D

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Baraka, Ron Frickes visual masterpiece, released in 1992, 93 minutes.

Simplesmente espectacular!!!! :D

Acredita! Tive numa disco toda fashion aqui no porto (Via Rápida) e até lá projectam esse filme. É fantástico.

Já agora, alguém me orienta isso? :)

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

Acredita! Tive numa disco toda fashion aqui no porto (Via Rápida) e até lá projectam esse filme. É fantástico.

Já agora, alguém me orienta isso? :)

Eu tenho o original, faço-te uma cópia :)

Link to comment
Share on other sites

Seria pedir muito que me fizesses uma também?... Mandavas-ma à cobrança... Já ando atrás desse filme há imenso tempo e nada! :huh:

Mando-te PM... ;)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Seria pedir muito que me fizesses uma também?... Mandavas-ma à cobrança... Já ando atrás desse filme há imenso tempo e nada! :huh:

Mando-te PM... ;)

Claro que não é pedir muito ;)

Link to comment
Share on other sites

Para n pedir à Sintha outra vez quem tiver uma cópia que me faça uma sff :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Para n pedir à Sintha outra vez quem tiver uma cópia que me faça uma sff :)

Manda-me a tua morada e nome que eu envio-te uma cópia quando receber a minha... ;)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Elah! tb quero uma natacha, eu posso fazer umas cópias pra malta!!!!

:D

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

Só para acrescentar mais uns filmes a não perder

 

- eXistenz

- 5º elemento ( digam o que disserem o filme é lindo)

- Animatrix

- Blade Runner

- Leon o profissional

- Crónicas do Rei Pasmado (acho que o filme se chama assim)

- Breaking the Waves

- Os Idiotas

- Selma´s Songs (estes tres ultimos são do...Lars Van Trier, duvido que esteja bem escrito)

- Dune

- Magnolia

- Dogma

- The Green Mile

- Crouching Tiger, Hidden Dragon

- Vertigem Azul

- Reservoir Dogs

- O Piano

- Chocolate

 

Ufa, acho que para já chega :wacko:

E ainda fico com a sensação de haver mais uns quantos que me esqueci...

A única certeza que tenho é não ter certezas.

"... e no fundo isto é tudo uma grande brincadeira!"

Link to comment
Share on other sites

Acabei de chegar do cinema... fui ver Um Longo Domingo de Noivado, de Jean-Pierre Jeunet (o mesmo realizador de O Fabuloso Destino de Amélie Poulin) e com Audrey Tautou no principal papel...

Vão ver... é um muito bom filme! ;)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Fui ver "O Segredo dos punhais voadores" um filme acerca da China do século IX ...foi fixe, paisagens fantásticas, muito boa fotografia e as cenas de luta são muito bonitas, os intervenientes quase dançam a lutar...

 

Eu gosto mesmo é de bons argumentos e esta história não é nada de especial, mas foi sem dúvida uma tarde bem passada... :P

if i had the chance, i'd ask the world to dance

Link to comment
Share on other sites

Vi ha uns dias o Cube Zero, o 3º filme da serie CUBO. Com a acção passada imediatamente antes do Cubo 1, e sem estar restrita ao interior do Cubo, é um filme interessante para quem gostou dos 2 primeiros filmes. Duma forma um pouco mais 'hollywoodesca' que os anteriores filmes, o Cube Zero começa a explicar alguns dos aspectos escondidos da funçao dos Cubos... e nao conto mais :)

...my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop...

Link to comment
Share on other sites

boa boa!

também tenho de ver esse Cubo :)

tqUuon963497-02.jpg

: Fernando Hood :

Music Released

..

Live Acts:

Altering Perceptions

http://www.myspace.com/alteringperceptions

The Smiley Pixie

http://www.myspace.com/thesmileypixie

albums: "Free music for free people" ; "CHillout moods to urban grooves(soon)" Somethings Sacred (soon)"

..

other performances: VJ Set (video animation) & Dj Set (Psychedelic Trance, Progressive, Ambient & breakBeat)

..

Other Projects:

Compilação "Transatlantic CHillout" www.myspace.com/transatlanticchillout

Cosmic Fusion - Psychedelic Events in Ireland COSMIC FUSION - GALWAY IRELAND

Goagadar Psy-Culture Magazine http://www.goagadarmagazine.com

Link to comment
Share on other sites

Vi ha uns dias o Cube Zero, o 3º filme da serie CUBO. Com a acção passada imediatamente antes do Cubo 1, e sem estar restrita ao interior do Cubo, é um filme interessante para quem gostou dos 2 primeiros filmes. Duma forma um pouco mais 'hollywoodesca' que os anteriores filmes, o Cube Zero começa a explicar alguns dos aspectos escondidos da funçao dos Cubos... e nao conto mais :)

naomh ainda não ouvi nem vi nada sobre esse filme <_< Quando é que estreou? É que eu sou completamente obcecada pelos filmes do "Cubo" mas ainda so vi dois!

Hàs-de me dar mais informações sobre esse filme se possivel ;)

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

naomh ainda não ouvi nem vi nada sobre esse filme <_< Quando é que estreou? É que eu sou completamente obcecada pelos filmes do "Cubo" mas ainda so vi dois!

Hàs-de me dar mais informações sobre esse filme se possivel ;)

Também estou interessado!!!! B)

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

“Sideways”, uma comédia dramática sobre o amor, a amizade e a solidão, tudo contado numa incursão pelo mundo do vinho. :)

vou vê-lo hoje à tarde! :P

P.L.U.R.

Link to comment
Share on other sites

Vi ontem o "The Forgotten", um thriller muito envolvente e com uma realização excelente. Tb gostei do argumento. A unica coisa que n gostei do filme foi a maneira como acaba, achei mt "leve" em relação ao resto do filme.

 

Sinopse

Telly Paretta (Julianne Moore) vive atormentada pela memória do acidente que matou o seu filho de 8 anos. Enquanto tenta recuperar do desgosto, o marido e o seu psiquiatra insistem em dizer-lhe que ela está a delirar e o que o filho nunca existiu. Desorientada, tenta encontrar provas da sua existência, mas tudo desapareceu...

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

naomh ainda não ouvi nem vi nada sobre esse filme <_< Quando é que estreou? É que eu sou completamente obcecada pelos filmes do "Cubo" mas ainda so vi dois!

Hàs-de me dar mais informações sobre esse filme se possivel ;)

Bem, pelo que sei (mas posso tar mt enganado) este filme n chegou a estrear em Portugal. ja os anteriores se nao me engano tb só passaram pelo fantasporto. mas o Cubo Zero saiu para dvd nos mes de Fevereiro de 2005 (pelo menos nos USA).

...my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop...

Link to comment
Share on other sites

Bem, pelo que sei (mas posso tar mt enganado) este filme n chegou a estrear em Portugal. ja os anteriores se nao me engano tb só passaram pelo fantasporto. mas o Cubo Zero saiu para dvd nos mes de Fevereiro de 2005 (pelo menos nos USA).

Então e esse dvd aqui em Portugal é facil de arranjar?Lembro-me que os outros dois só passaram pelo menos no King, e depois o dvd podia arranjar-se no videoclube, mas ainda não vi este em nenhum videoclube <_<

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Pois... deve ser recente demais... saiu para dvd nos US o mes passado :X

...my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop, my brain is in a loop...

Link to comment
Share on other sites

Isso até sair cá ainda deve demorar algum tempo.

 

Quem quiser pode comprar na Amazon, na Imdb ou então sacar da net.

 

Fica aqui o site de fans do Cubo. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, têm de ir ver o "SAW - Enigma Mortal". É dos melhores filmes que, sem sem duvidas, vi nos últimos tempos. É um bocado gore :malvado: , mas é das estórias mais bem contadas que vi até hoje. É sobre um assassino que não o é, já que sao sempre as vítimas que se matam...vale a pena ir ver! Ficamos cmpletamente agarrados à história e no final...boom! um turn over genial que nos deixa colados à cadeira... :wowow: não é aconcelhável é a pessoas susceptiveis..! :D

Link to comment
Share on other sites

Dark city...

Já ando há algum tempo para rever esse filme :)

 

Fica aqui uma curiosa comparação entre o Dark City e o Matrix.

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

mind states

conferences and seminars pablonew2.gif

 

 

Since 1997, the Mind States conferences and seminars have brought together renowned scientists, researchers, artists, and musicians from all over the world to present the latest findings in consciousness studies, with a particular focus on altered states of consciousness. Topics previously covered have included:

 

 

Memetics and the Evolution of Thought

Near-death & Out-of-body Experiences

The Effects of Sound on Consciousness

Neurological Correlates of Synesthesia

Traditional and Modern Shamanism

ESP and Paranormal Phenomena

Brain Machines and Biofeedback

Spirituality and Psychotherapy

Psychoactive Plants and Drugs

Visionary Art and Animation

Thought-control Technology

Cyber-punk and Futurism

Virtual Reality Systems

Trepanation

and more

 

 

Official Website

"Atenção em vez de eficiencia, fluxo suave em vez de velocidade"

Link to comment
Share on other sites

Vim ontem o «Mar Adentro», e achei o filme simplesmente lindíssimo! Além da reflexão quase obrigatória sobre o sentido da vida, este filme fez-me reflectir acima de tudo sobre a questão do amor, um sentimento maravilhoso desprovido de egoísmo, o verdadeiro amor... até hoje «A Vida é Bela» era o filme da minha vida, e foi ontem destronado por este... :)

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Eu não disse?... ;)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

tb gostei mt ... ^_^

atao aquela parte em que ele "salta" da janela em direcção à praia...simplesmente genial. até me arrepiei! dá-nos mesmo que pensar...e no entanto o que mais me marcou é foi o próprio personagem, que está sempre alegre, que parece feliz! por muito estranho que pareça (devido às circustâncias em que está), fez-me mesmo aflição ele querer morrer...

é realmente um filme que marca qualquer um pela sua simplicidade... as personagens brilhantemente desenvolvidas, cada uma com o seu papel (a posição perante a eutanásia) que nos fazem reflectir (e envolvem!) sobre ambos os lados... a imagem do velhinho ao lado da cama vazia, a despedida dele da família... está tudo tao simples que é genial! :D

Link to comment
Share on other sites

Vi ontem o Twelve Monkeys e aconselho mm a verem este filme. Argumento simplesmente excelente e suspense até ao ultimo minuto do filme.

 

Resumo :: Ano - 1995

Estamos no ano de 2035. Após um vírus assassino assolar a Terra, os sobreviventes refugiam-se em comunidades subterrâneas, húmidas e frias. Cole (Bruce Willis) oferece-se como 'voluntário' para viajar até ao passado e conseguir uma amostra do vírus, com a qual os cientistas poderão fabricar um antídoto. Durante a viagem conhece uma atraente psiquiatra (Madeleine Stowe) e um doente mental muito particular (Brad Pitt). Cole terá de encontrar o Exército dos 12 Macacos, um grupo radical vinculado à mortífera doença.

 

Sem duvida o meu estilo de filme e um dos melhores que já vi dentro do género. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

O Relatório Kinsey

 

 

:splat:

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
B) agora há um festival de cinema na amadora. acho k é na camara e é grátis. tem bons filmes: gato preto gato branco; e o resto nao m lembro :hammer: mas vem ver é sempre interesante ver filmes engraçados.

Spirital Minds

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ver o «Waking Life», agora percebo porque é que nunca ninguém me conseguiu explicar a temática do filme... ^_^ Muito, muito à frente, é mesmo um despertar para a vida... ;)

 

«Dream is the destiny»...

«Nada, senão o instante, me conhece...»

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!