Jump to content
×
×
  • Create New...

Não Custa...


Bombas
 Share

Recommended Posts

Boas amigo tudo bem...?...

 

eu já tinha deixado este post no devido sitio mas acontece k foi à 3 dias e só visitaram 5 pessoas e eu gostava k todos lessem...

 

venho aki deixar um apelo a todos vós....

 

Para começar devo dizer k desde os 14 anos frekuento uma das instituições mais nobres do mundo OS BOMBEIROS...

 

ou seja sou bombeiro desde os 14 e comecei como voluntário, hoje em dia e por ser este o campo k mais me indentefiko faço deste acto a minha profissão pois sou bombeiro profissional e dai a minha preocupação e também o meu apelo....

 

amigos começou a grande época de incêndios, esta época tem a longo destes anos deixado muita gente sem vida e/ou sem vontade de viver, pessoas k kom a duração de uma vida e o suor construiram lares e em kestão de minutos fikaram sem nada, bens, lares familiares, etc...

 

todos os anos eu e uma grande comunidade de pessoas temos feito para minimizar essas perdas mas muitas das vezes é inútil pois nós ñ conseguimos xegar a todo lado e kundo xegamos muitas das vezes já ñ vamos a tempo...

 

tudo começa num pekeno acto, acto esse k pode mudar o rumo da história de uma pessoa, espaço ou nação e por isso eu deixo aki o apelo para k todos os k gostam de passear, acampar entre outras k o façam mas POR FAVOR se utilizarem lume salvaguardem o nosso precioso pulmão k é a floresta...

 

sempre k façam lume num campo florestal nesta altura tenham em konta pekenos factores k podem fazer a diferença....

 

.-.-.-.Certefikem-se k no sitio onde fazem a fogueira ñ exite feno (pasto seco) no espaço circundante pois com ele é mais k uma passo dado para o começo de um grande incêndio...

 

.-.-.-.Ñ façam fogueiras debaixo de árvores por causa da convecção ( forma de propagação ascendente do fogo)

 

.-..-.-.Se houver vento ñ se eskeçam de fazer a fogueira protegida deste de forma k este ñ pegue em fagulhas e propague o fogo (projecção de particulas incandescentes)

 

.-.-.-.-.nunca voltem as costas à fogueira pois num segundo começa algo incontrolável

 

.-..-.-.depois de terminado a assada apaguem logo a fogueira com água e depois de este tar apagado metam arei por cima de forma a cobrir toda a área desta

 

-.-.-.-. cigarros - há kem diga k um cigarro é insufeciente para deflagrar um incêndio mas essa idéia está errada pois amigos este pode de facto provocar um incêndio, tudo tem a ver com as condições climatéricas e também as condições do espaço onde o cigarro é depositado

 

.-.-.-.-. certefikem-se k ao abandonar o local ñ deixam lixo, principalmente VIDROS (pois este provoca o pré-akecimento da matéria) e também latas....

 

amigos se tiverem em conta estes pekenos factores de certo k já é uma boa ajuda para nós todos ( ñ falo de bombeiros mas sim nós seres humanos)

 

um pekeno à parte sempre k keiram fazer uma keimada num terreno vosso peçam junto do vosso departamento camarário uma autorização para esta pois amigos a pena do ñ cumprimento desta autorização vai de 2500€ a pena de prisão....

 

 

amigos eu ao longo de 11 anos tenho lutado nesta causa e agora gostaria de vos pedir ajuda nesta luta k todos os anos ceifa vidas a colegas e amigos meus e também ceifa a vida da tua nossa FLORESTA...

 

abraços e desculpem esta seca mas de facto axo k esta é necessária

 

 

 

OBRIGADO

 

 

 

Valter Felício

 

Bombeiro de 2ª classe B.V.Águas de Moura

Era uma vez uma ceara de trigo k foi dominada por aliens e depois de várias descobertas eles cobriram a ceara xeio de xocolate

____ e Pufff deu-se xocapik____

 

:) :) :)

 

já tentaste por acaso passares com a tua lingua no teu cotovelo ????? hã? hã?

Link to comment
Share on other sites

Nunca é demais relembrar estas coisas, pois muitos incêncios são provocados por negligência.

 

 

Bombas, tens uma profissão muito nobre. ;)

Link to comment
Share on other sites

Bombas...o meu bisavô era comandante dos Bombeiros de Cascais e desde pikolina que tenho-vos como verdadeiros heróis que lutam para salvar o que também é dos outros ;)

 

É preciso ter muito respeito e pensar que por causa dos nossos descuidos, um bombeiro pode perder a vida a tentar apagar algum incêndio...e não são assim tão poucas as vezes que isso acontece :sad:

 

Obrigado mais uma vez ;):D

 

Tudo de olhinho bem aberto! -_- :wub: Vamos proteger o que é nosso! E o que temos de mais precioso: As nossas Florestas! :wub:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

yep vamos todos fazer para k voçes na tenham trabalho, se na houver é bom sinal....

 

WE LOVE NATURE.. :wub:

GOBLIN (UNION RECORDS)

 

THE SOUND YOU ARE HEARING, IS THE SYMPHONY OF WHAT WE ARE!!!!

 

Skype - Goblin_union

Link to comment
Share on other sites

Bombas, tens uma profissão muito nobre. ;)

Palavras para quê? Eu só subscrevo. :)

Se não houver frutos, valeu pela beleza das flores. Se não houver flores, valeu pela sombra das folhas. Se não houver sombra, valeu pela intenção da semente.

Link to comment
Share on other sites

é preciso ter coragem para ir para bambeiro! ;)

 

vivo no meio da nature...tenho q pensar nos fogos todos os anos quer queira quer nao queira e andar sempre em cima da malta dos churrasco,q fazem ali mesmo á porta d casa....é proibido fazer lume na serra,já puz lá um cartaz a dizer proibido fazer lume mas a malta nao sabe ler...na verao ando sempre em altas com um pouco d medo q alguem nao cumpra as normas d segurança e q a nossa casita vá pró "inferno" <_<

“Embora os problemas do mundo sejam cada vez mais complexos, as soluções permanecem embaraçosamente simples”.

Bill Mollison

 

aldeiadovale.com - Instituto de Agroecologia e Permacultura Portugal 

Link to comment
Share on other sites

Eu sempre tive o devido respeito por este tipo de causa...mas o ano passado passei por um momento que me sensibilizou ainda mais e que jamais esquecerei! -_-

Foi o pânico geral, comecei por ficar cercada de todos os lados sem saber por onde me virar, era fumo e fogo por todo o lado...estava sozinha com os meus três meninos, os bombeiros ainda não estavam por perto porque ñ tinham mãos para actuar em todo lado e lá fui eu molhando a casa para tentar afastá-lo de mim...mas foi impossível quando vi o próprio jardim a arder fui obrigada a saír dali, entretanto vieram os bombeiros até mim, dizendo-me para ir buscar alguns valores e saír dali rapidamente...foi o que fiz, agarrei em roupas, tudo o que me veio á mão e lá fui eu com os meus três meninos, sentia-me perdida sem saber para onde fugir...as ruas estavam cortadas, os miúdos choravam e eu sem saber o que fazer, parei o carro um pouco mais á frente porque me lembrei que a carrinha do meu patrão tinha ficado na garagem (que tinha sido acabada de comprar), foi o desespero...entretanto pedi a um senhor que me olhasse pelos miúdos enquanto voltei atrás a correr (acho k nunca corri tanto na vida) para trazer a carrinha comigo, quando cheguei os bombeiros nem me queriam deixar passar, porque o fogo sobrevoava a casa...mas não podia deixar que a carrinha ali ficasse, o pior foi quando reparei que o portão não abria, já nem luz havia...mas uma luzinha me disse que me tiha esquecido de uma janela aberta e lá fui salvar a carrinha! :)

 

Depois foi sempre a circular, andava um pouco com o meu carro, voltava atrás e lá is buscar a carrinha e assim sucessivamente...nesse dia senti-me vitoriosa!

A casa acabou por salvar-se graças aos nossos amigos bombeiros...o mesmo não posso dizer á casa dos avôs dos meus meninos (foi tudo á vida) mas hoje felizmente já lhe construiram outra! :)

 

Fico indignada quando as pessoas não mantêm a calma, chegando mesmo a maltratar os bombeiros e não se unem umas ás outras, vi muita gente por ali a gritar que não fazia nada...eu mais não podia fazer estava ali com 3 crianças não foi fácil...mesmo tremendo por todos os lados, consegui pensar e agir ao mesmo tempo e é assim que tem de ser...

 

 

VIVA AOS BOMBEIROS PELA CORAGEM DEMONSTRADA! :)

Está tudo tão perfeito...

Link to comment
Share on other sites

amigoos a verdade da grande kestão é k todos os anos tem se vindo a perder muitos bens preciosos, ñ é pelo trabalho mas sim pela preciosidade perdida...

 

posso vos contar k ao longo destes anos muito suor perdi e muitas lágrimas me correram pois amigos já me vi em situações de pensar k seria a última, enfim, o k mais me custa por vezes ñ é o facto de as pessoas no meio da aflição e panico mal tratarem os bombeiros verbalmente e por vezes fizicamente pois estas tão fora de si a verem k todo o trabalho de uma vida está a ir por água a baixo, o k me aborrece é k muitas vezes nós fazemos o trabalho e vem akeles "doentes" assim se xamam e assim são tratados na justiça desfazer o nosso trabalho e o ainda por cima estes por vezes veem ver o k estamos a fazer e veem a desgraça dos outros e ainda fikam kontentes.....

 

é triste....

 

sabem os meus pais também são bombeiros são meus graduados e amigos já passei por muitas angústias a pensar k os tinha perdidos e les o mesmo passaram por mim...

 

eu às vezes penso será k vale a pena ???

 

enfim são momentos de pura desilusão com a vida k me faz pensar se vale mas amigos vale sempre pois é muito recompensante olhar para a cara das pessoas e elas sorrirem (muita das vezes sem um obrigado) para os seus antekeridos e ver k tudo se resolveu a bem e isto amigos é sem dúvida o ordenado k posso/podemos receber pois sabemos k akela (s) familia (s) estão contentes pelo trabalho k nós fizemos....

 

 

eu ñ peço muito só mesmo o k peço é k tenhamos todos um pouko de consciencia nos nossos actos kundo toka neste campo pois sem dúvida hoje são eles mas amanha podemso ser nós e ai amigo tudo o k de mau fizemos atráz arrependeremos mas ai amigo já muitas outras pessoas ou coisas sofreram o k nós iremos sofrer...

 

amigos obrigado pelo apreço k teem demonstrado aki neste tópiko....

 

;)

Era uma vez uma ceara de trigo k foi dominada por aliens e depois de várias descobertas eles cobriram a ceara xeio de xocolate

____ e Pufff deu-se xocapik____

 

:) :) :)

 

já tentaste por acaso passares com a tua lingua no teu cotovelo ????? hã? hã?

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

é preciso ter muita coragem a amor na tua profissão.

 

parabens migo.

 

cada dia me surpreendes mais...

quem inventou a distância não sabia o que era a saudade

Link to comment
Share on other sites

É impressão minha ou o ano passado por esta altura ja havia pai 'n' incendios ?

 

Acho que ate agora tem estado tudo normal .. e ainda bem :D

 

Ha que preservar o nosso bem mais precioso .. a mãe Natureza !

Link to comment
Share on other sites

yes sir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D

'O AMOR é o circulo INFINITO, de BRINCAR com a MAGIA da VIDA...'

Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...

por mim...cuido sempre bem a mãe natura.

 

stay strong malta rija :hammer:

tou ctg

paiva.gif

 

 

 

ॐ"O valor das coisas nao esta no tempo k elas duram,

mas na intensidade com k acontecem.

por isso existem momentos inesqueciveis,

coisas inexplicaveis e pessoas incomparaveis." ॐ

 

 

 

My hi5

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!