Jump to content
×
×
  • Create New...

Frida Kahlo


Natti
 Share

Recommended Posts

FRIDA KAHLO | Vida e Obra

Comissária: Josefina Garcá Hernadez, Museu Dolores Olmedo, México

 

24 de Fevereiro a 21 de Maio 2006

de Terça-feira a Domingo, das 10h às 19h | Grande Hall do Centro de Exposições

 

51 anos após a sua morte, Frida Kahlo (1907-1954) continua a exercer um enorme fascínio pela sua arte controversa, os seus amores difíceis e o seu sofrimento físico. Depois da Tate Modern de Londres e da Fundación Caixa Galicia, em Santiago de Compostela, é a vez de Lisboa receber a maior e mais completa exposição sobre Frida Kahlo realizada nas últimas décadas, com obras provenientes do Museu Dolores Olmedo, no México a colecção mais importante que existe no mundo sobre a genial artista mexicana.

Entre 1926, quando pintou o seu primeiro auto-retrato, e a sua morte em 1954, Kahlo produziu cerca de 200 imagens. A sua relação com o muralista Diego Rivera, com quem casou, constituiu o lançamento inicial da sua carreira, que no entanto se consolida pela sua força e qualidade.

 

Numa época de grande ebulição, em todos os sentidos, as importantes mudanças sociais e culturais não deixam de influir na vida e obra de Kahlo, que fez da sua vivência pessoal o tema principal dos seus quadros.

 

Amante da cultura mexicana, em especial do mundo Azteca, esta artista autodidacta, descreveu o seu drama pessoal de forma muito crítica, através da figuração e da côr que utilizou de forma vibrante. Os seus quadros reflectiam o momento pelo qual passava e, apesar de muito "intensos", não eram Surrealistas como frequentemente foram designados - "Pensaram que eu era Surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade."

 

Do total de 26 obras apresentadas, destacam-se algumas das peças-chave da produção pictórica de la artista mexicana, como A Coluna Partida (1944), O Camião (1929), Unos cuantos piquetitos(1935), Hospital Henry Ford (1932) ou Auto-retrato com macaco (1945), entre outras.

 

Esta exposição será completada com uma colecção de fotografias e objectos pessoais pertencentes àquele museu mexicano, e que oferecem um registo da vida de Frida Kahlo, desde a sua infância até à sua morte.

Preços

Geral: € 5,00;

Cartão estudante/Cartão Professor CCB/13 aos 25 anos e maiores de 65 anos: € 2,50;

Crianças até aos 12 anos: € 1,25

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Vim mesmo agora de lá... vale a pena, apesar de serem poucas as obras expostas! Para quem gosta, aconselho a não perder... até ao próximo domingo! :)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Passei por lá no inicío do mês, mas como tinha o orçamento limitado fiquei à porta.

 

5 euros para um simples curioso estava um bocado puxado...isto sem pôr em causa a qualidade de toda a sua obra. No fundo a culpa está em mim, ainda não sou apreciador o suficiente para desembolsar 5 euros para ver alguns quadros.

 

Engraçado que nesse mesmo dia vi toda a sua história através duma revista que falava dela. Fiquei fascinado com o que li, todos os tormentos que ela passou e toda a sua persistência em continuar a pintar...

 

Aí sim nasceu-me uma enorme curiosidade para ver as suas obras... :)

Does the set of all those sets that do not contain themselves contain itself?

Link to comment
Share on other sites

Então, pelo menos tens que ver o filme... ;)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

Sim, também gostei do filme. Vi-o um dia ou dois depois de ter visto a exposição e foi como se num espaço de 2 dias tivesses feito uma sinopse de uma pessoa no minimo interessante e bastante lutadora que viveu uma vida cheia de dor e sofrimento mas que teve os seus momentos de felicidade e glória. Conhecia muito pouco sobre a Frida e apesar de gostar de arte não tenho assim grandes conhecimentos nem sou grande fã e mesmo assim a obra dela fascinou-me bastante não pelos quadros em si mas pelas fases da vida dela que cada um deles retratava. A vida dela acaba por ser uma grande lição de vida.

 

PS: se não forem ver a exposição pelo menos vejam o filme que vale a pena ;)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

;) quero mto ver o filme dela...falaste-me naquele dia e achei que ía adorar...e acho que faz mto mais sentido ver a obra dela depois de ver o filme ou ler sobre a vida dela, como a querida Bloom me deu oportunidade :kisssss: agora tou mto curiosa e tenho a certeza que se voltar a exposição, tou lá!!! ;)^_^ Luar linda...qual foi o filme que disseste que era melhor vermos? Há vários n é? :kisssss:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

pimpas, assim mais recente só há um e chama-se "Frida".

 

Há outro mais antigo de 1986 que se chama "Frida, naturaleza viva". :)

 

Ainda vais a tempo de ver a exposição no sábado, só acaba dia 21 de Maio.

 

PS: a vilma tem o filme se quiseres eu faço-te uma cópia ;)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Por acaso não gosto muito dos quadros dela, pelo menos do ponto de vista visual. É engraçado como os quadros ganham logo outro aspecto quando lemos a legenda. :)

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Gosto muito de Frida Kahlo, tenho o filme em dvd e adoro, mas não gostei muito da exposição. Além de estarem poucas obras, as que estavam eram minúsculas, não gosteu muito da concepção da exposiçao, acho que deviam ter feito jus ao nome ;)

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Gosto muito de Frida Kahlo, tenho o filme em dvd e adoro, mas não gostei muito da exposição. Além de estarem poucas obras, as que estavam eram minúsculas, não gosteu muito da concepção da exposiçao, acho que deviam ter feito jus ao nome ;)

:wOOt: empresta-me :lol:

 

:oops: por acaso gostava mto d ver o filme dela ;) :kisssss:

Se queres que a Vida te Sorria, que tal começares por sorrir...?!?

Link to comment
Share on other sites

Gosto muito de Frida Kahlo, tenho o filme em dvd e adoro, mas não gostei muito da exposição. Além de estarem poucas obras, as que estavam eram minúsculas, não gosteu muito da concepção da exposiçao, acho que deviam ter feito jus ao nome ;)

:wOOt: empresta-me :lol:

 

:oops: por acaso gostava mto d ver o filme dela ;) :kisssss:

Afinal ela não tem, fui eu que aluguei e já não me lembrava... :tomato:

 

Ainda por cima respondo a quotes que nem eram para mim... :wacko:

"Só os que procuram o absurdo atingem o impossível."

Link to comment
Share on other sites

Gosto muito de Frida Kahlo, tenho o filme em dvd e adoro, mas não gostei muito da exposição. Além de estarem poucas obras, as que estavam eram minúsculas, não gosteu muito da concepção da exposiçao, acho que deviam ter feito jus ao nome ;)

:wOOt: empresta-me :lol:

 

:oops: por acaso gostava mto d ver o filme dela ;) :kisssss:

Eu tenho o filme... numa próxima oportunidade levo para to emprestar! ;)

I'm on a mission!

Link to comment
Share on other sites

lol que confusao oh digitalself :P

 

Filipa pa proxima que eu souber que vou estar ctg levo-te o dvd gravado pa ficares com um ;) se luar tiver ctg 1º aproveita e vê o dela ;)

DJ Ganeisha

 

Link to comment
Share on other sites

Oi pessoal,eu,tive a sorte de ir ver a exposição no passado dia 18.Como era o dia internacional dos museus a entrada foi gratuita... :D Quanto à exposição gostei,mas acho k ia à espera de melhor,de qualquer forma valeu apena!!!!Grande Frida :boom2006:

Link to comment
Share on other sites

Quem me dera ter ido ver essa exposição. :(

Compreender o trabalho dela é descobrir a história da sua vida mas também a sua (uma) perspectiva do real,do quotidiano, sendo uma pintura da tragédia, do desastre. Acho eu..

 

O meu quadro favorito dela é "Duas Fridas"

 

292454_fridakahlolasdosfrid.jpg

war2ji0.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...

Adoro esta grande mulher toda a sua obra e força que sempre demonstrou a encarar a vida :D

Quanto à exposição fiquei desiludida quando la estive pensei que estivessem presentes uma maior diversidade de obras, e a exposição é fundamentalmente de fotografias da vida dela... :glare:

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...

Hummm...interessante...nao sabia que havia um filme sobre a vida dela...

Obrigado..

"Advirto-te, quem quer que sejas.

Oh tu! que desejas sondar os Mistérios da Natureza,

que se não encontras dentro de ti mesmo aquilo que procuras,

tampouco o poderás encontrar fora.

Se tu ignoras as excelências da tua própria casa,

como pretendes encontrar outras excelências?

Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros.

Oh, Homem! conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses."

Link to comment
Share on other sites

O filme é muito bom ;)

 

kiss&peace

" Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer pouco. "

Edmundo Burke

 

"Os pormenores fazem a perfeição mas a perfeição não é um pormenor"

Michelangelo Buonarotti

 

"Para atrasar a morte vamos abrir a noite com musica de Jazz percorre la depois num barco de borracha celebrar o segredo enforcar a memoria descobrir de repente uma ilha que nasce dentro do teu vestido chamar lhe madrugada ...... adormecer contigo "

manas de casa 2006

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!