Jump to content
×
×
  • Create New...

Quando as formigas se transformam em zombies


Recommended Posts

Ophiocordyceps unilateralis é o nome de um fungo que vive há 48 milhões de anos e que transforma as formigas em zombies. Cientistas descobriram provas da existência do fungo há milhões de anos em plantas em Messel, na Alemanha. O parasita, apesar de ser mais comum em formigas, afecta outros insectos.

 

As provas encontradas pelos cientistas mostram que os fungos evoluíram e são agora mais capazes de controlar as formigas, mas já eram poderosos há milhões de anos atrás.

 

O fungo cresce no interior das formigas e liberta uma substância química que afecta o comportamento dos animais. As formigas começam por ficar descontroladas, a vaguear e nas últimas horas, imobilizam as próprias mandíbulas e acabam por morrer.

Segundo o “The Guardian”, as formigas acabam por “abraçar” os veios das folhas onde estão com as mandíbulas que acabam por ficar imóveis.

 

“Isto pode acontecer em massa. Pode encontrar-se umas 20 a 30 formigas por metro quadrado”, explica David Hughes da Universidade de Harvard ao jornal.

 

Assim que a formiga morre, o fungo sai pela cabeça e produz um "cogumelo" que durante a noite deita uma substância que assim pode infectar outros insectos. O fungo apesar de ser mais comum em formigas afecta outros insectos.

 

A equipa está a reunir imagens que documentam a acção do fungo que tem despertado curiosidade: “a questão agora é perceber o porquê de um parasita não se limitar a matar o seu hospedeiro mas a assumir o seu cérebro e músculos e depois matá-lo”, pergunta o investigador. Isto porque de todos os parasitas que existem, poucos utilizam a manipulação do comportamento do hospedeiro.

 

http://www.youtube.com/watch?v=XuKjBIBBAL8&feature=player_embedded

 

fonte

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

a natureza tem coisas fascinantes,thanks o-goid!!

fikei coladissimo a isto,jah me fartei de pesquisar na net mais sobre o assunto..

Link to comment
Share on other sites

Que estranho! Parece que o fungo tem vontade própria...

A Natureza é mesmo uma caixinha de surpresas, impossível não gostar :)

All, everything that I understand, I understand only because I love.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!