Jump to content
×
×
  • Create New...

Bruxelas considera ilegal uso da golden share pelo governo na PT


MRDINGDONG
 Share

Recommended Posts

A Comissão Europeia, presidida por Durão Barroso, já se pronunciou. O braço executivo de Bruxelas considerou ilegal o uso da "golden share" pelo Estado português para vetar o negócio da venda da posição da PT na Vivo à Telefónica, que foi aprovado na AG Extraordinária por 74% dos accionistas.

 

Segundo o comunicado Bruxelas, feito após ser conhecido o desfecho da AG de hoje, estes direitos especiais de voto que o governo português mantém na PT são “incompatíveis com a legislação europeia”, refere a agência espanhola EFE.

 

“A Comissão considera que a ‘golden share’ é incompatível com a legislação europeia. Em particular, constitui uma restrição injustificada à livre circulação de capitais e ao direito de estabelecimento, dificultando tanto o investimento directo como a carteira de investimentos”, sublinha o comunicado citado pela EFE, que foi enviado pela porta-voz comunitária do Mercado Interno e Serviços Financeiros, Chantal Hughes.

 

Hughes recordou que a Comissão Europeia abriu um processo de infracção contra o governo português por este mesmo motivo, em 2005, tendo decidido levá-lo até ao Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias em Janeiro de 2008, já que não tinha ficado satisfeita com as respostas que lhe foram dadas pelas autoridades portuguesas a este respeito, refere o “El Economista”.

 

Agora, o Tribunal de Justiça da UE poderá declarar ilegal a “golden share” do Estado português na Portugal Telecom já no próximo dia 8 de Julho.

 

Atendendo a que, numa opinião emitida em Dezembro de 2009 por um advogado-geral do Tribunal, a “golden share” foi considerada ilegal, a decisão final do Tribunal deverá ser a mesma. Regra geral, os juízes seguem sempre a recomendação proveniente do advogado-geral.

 

Hoje de manhã, a vice-presidente da Comissão Europeia também se mostrou contra o uso da “golden share”.

 

 

 

 

In Jornal de Negócios

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

a decisão definitiva sobre a goldem share só é tomada para a semana.

mesmo sendo considerada ilegal não tem efeitos retroactivos.

 

goldem shares sempre foram usadas..

outros governos não olham a esforços e a estratagemas mas proteger o que é "deles"..

alguma vez o governo espanhol deixaria que amputassem uma parte da telefonica a favor da PT ?? lol

quantas empresas portuguesas ganham concursos em espanha ? lol

 

grande decisão..

o património da PT foi conseguido pricipalmente com o dinheiro dos contribuites, como a grande maioria das empresas publicas foi privatizada ao desbarato e agora os accionistas portugueses queriam amealhar mais uns trocos com a PT..

 

é assim mesmo..

Link to comment
Share on other sites

Porra Anjuna, queres viver na Venezuela ou quê? :blink:

 

O Governo deve manter-se no seu cantinho e fazer apenas o que lhe compete. Há muitos problemas por resolver, educação, saúde, desemprego... mas em jogadas destas é que o Sócrates é mestre. Nisto e no TGV, claro.

 

Lembra-te só que nunca isto foi feito em Portugal, e que a uma semana de ser provavelmente tornada ilegal o governo toma esta medida. Andamos de cavalo para burro, ainda se a PT prestasse um bom serviço aos Portugueses... enfim!

Link to comment
Share on other sites

nao não estou na venezuela..

 

mas se os outros governos usam todos os meios aos seu dispor, alguns por baixo do tapete, para impedir que comprem as empresas dos paises deles porque portugal não o pode fazer?

 

imagina o cenário contrário ??

que achas que a espanha fazia??

 

a espanha , inglaterra já fizeram uso da das goldem shares que tinham diversas vezes na repsol , na BA etc....

 

a goldem share sempre existiu.. e quando os investidores investiram na PT sabiam perfeitamente as regras do jogo..

 

e outra coisa..

 

a goldem share ainda não é ilegal.. pode vir a ser..

e mesmo que o venha a ser esta decisão não é revogada..

Link to comment
Share on other sites

Nós é que fizemos o negócio com o Brasil e agora iamos passar tudo para os espanhóis???

 

 

não é por acaso que estavam a oferecer tanto pelos 30%... há quem tenha olho para o negócio e os accionistas portugueses não o têm de certeza...

 

digo isto, porque não é com a "tesão de mijo" e a precisar de dinheiro urgente, que vão tomar as melhores decisões a médio/longo prazo para o país.

Link to comment
Share on other sites

Eu sou a favor de um estado regulador e não de um estado intervencionista. A mim pouco me interessa se a companhia é portuguesa, espanhola, marroquina ou colombiana desde que o consumidor seja beneficiado. O que estraga e atrasa Portugal e os seus interesses não é os espanhóis quererem comprar empresas portuguesas ou não, mas sim a promiscuidade política que existe no nosso país neste momento. Aliás, Portugal neste momento parece mais um país sul-americano do que europeu, mas continuem a ir nas cantigas do Socas.

Link to comment
Share on other sites

Mas o que é isso do "nós"? A PT é uma empresa privada, logo o Estado nem sequer devia intervir em nada. E é por isso mesmo que as golden shares vão passar a ser consideradas ilegais, isso é concorrência desleal e apenas serve para continuar a beneficiar os monopólios. A maioria dos accionistas da empresa decidiu, quem é o Estado para vir dizer que não? Se se preocupassem com problemas que afectam o dia das pessoas e de quem quer viver bem e não pode....

 

Onde estava o interesse dos Portugueses quando a PT era a única operadora nacional e pagávamos todos 30 escudos por minuto por chamada? Isso é que era ajudar os Portugueses e a nação! Deixem-se de cantigas e deixem que se façam negócios à vontade, se há interesses nacionais neste veto não é certamente a pensar nos Portuguesinhos que se matam a trabalhar mas sim naqueles que vão deixar de mamar por um ou outro motivo.

 

Como disse um colega de outro forum, qual é a empresa estrangeira que quer agora investir em Portugal sabendo de antemão que temos um Estado que intervém assim sem mais nem menos apelando ao superior interesse da nação?

 

Palhaçada!

Link to comment
Share on other sites

danone impedida de ser vendida a um grupo americano pelo governo francês.

TIM impedida de ser controlada pela telefónica pelo governo italiano.

etc...

o que não faltam para ai é exemplos identicos..

 

as acções da PT foram vendidas com conhecimento da goldem share..

 

pt em portugal tem 10 milhoes de cliente..

 

vivo 60 milhoes..

imaginam as consequencias disso num empregador como a PT ??

 

 

lol

Link to comment
Share on other sites

Mas o que é isso do "nós"? A PT é uma empresa privada, logo o Estado nem sequer devia intervir em nada. E é por isso mesmo que as golden shares vão passar a ser consideradas ilegais, isso é concorrência desleal e apenas serve para continuar a beneficiar os monopólios. A maioria dos accionistas da empresa decidiu, quem é o Estado para vir dizer que não? Se se preocupassem com problemas que afectam o dia das pessoas e de quem quer viver bem e não pode....

 

Onde estava o interesse dos Portugueses quando a PT era a única operadora nacional e pagávamos todos 30 escudos por minuto por chamada? Isso é que era ajudar os Portugueses e a nação! Deixem-se de cantigas e deixem que se façam negócios à vontade, se há interesses nacionais neste veto não é certamente a pensar nos Portuguesinhos que se matam a trabalhar mas sim naqueles que vão deixar de mamar por um ou outro motivo.

 

Palhaçada!

 

é privada , vendida a preço de saldo mantendo o estado um goldem share com conhecimento de todos os investidores( especuladores)

compraram a preço de saldo com condições e às claras..

 

pt com a vivo é dinheiro a entrar em portugal, maioria vai para os accionistas algum para o estado..

Link to comment
Share on other sites

 

 

Como disse um colega de outro forum, qual é a empresa estrangeira que quer agora investir em Portugal sabendo de antemão que temos um Estado que intervém assim sem mais nem menos apelando ao superior interesse da nação?

 

Palhaçada!

 

qualquer uma.. vais ver nas proxima privatizações ( ANA , GALP, etc) se não vai haver investidores??

 

frança , espanha , itália, alemanha fazem igual ou pior e toda a gente baixa a bola...

portugal cai o carmo a a trindade..

 

fosga-se quero os direitos..

Link to comment
Share on other sites

Mas pelos outros fazerem quer dizer que seja bem feito? Não concordo. Além disso já em 2005 as golden shares tinham sido consideradas prática ilegal pela Comissao Europeia.

 

E pergunto eu, desse capital todo que entra na PT, quantos Portugueses é que beneficiam directamente desse lucro sem ser os accionistas? Onde está então o "interesse nacional"? Interesse pessoal de alguns ainda vá que não vá, mas virem com este discurso populista quando aquilo que querem é mesmo não largar a porca, por favor!

Link to comment
Share on other sites

E pergunto eu, desse capital todo que entra na PT, quantos Portugueses é que beneficiam directamente desse lucro sem ser os accionistas? Onde está então o "interesse nacional"? Interesse pessoal de alguns ainda vá que não vá, mas virem com este discurso populista quando aquilo que querem é mesmo não largar a porca, por favor!

 

se esse dinheiro não entrar em Portugal, entrará em Espanha :rolleyes:

 

queres tu dizer que os espanhóis lhe saberão dar melhor uso?? penso que isso é outro assunto que não é para aqui chamado :closedeyes:

Link to comment
Share on other sites

Mas pelos outros fazerem quer dizer que seja bem feito? Não concordo. Além disso já em 2005 as golden shares tinham sido consideradas prática ilegal pela Comissao Europeia.

 

E pergunto eu, desse capital todo que entra na PT, quantos Portugueses é que beneficiam directamente desse lucro sem ser os accionistas? Onde está então o "interesse nacional"? Interesse pessoal de alguns ainda vá que não vá, mas virem com este discurso populista quando aquilo que querem é mesmo não largar a porca, por favor!

 

 

oh protese?? mercado ?' uma cambada de especuladores?'

os outros paises defendem o que é deles.. nos defendemos o que é "nosso"..

o que é que se ganha?? impostos.. impostos sobre 110 milhoes de euros de dividendos que caem todos os anos na conta da PT.. se eles depois são ou nao bem utilizados é outra questão..

ja para nao falarmos no emprego.. é que a posição da PT na vivo cria postos de trabalho em portugal.. e por ai em diante...

Link to comment
Share on other sites

O-Goid, mas entra dinheiro em Portugal onde? Diz-me lá. Se entra assim tanto e é tão bom para nós onde estão os ganhos desses 60 milhões de clientes no dia a dia dos Portugueses? ainda se me disseres que vai parar ao bolso dos administradores e gestores que são pagos a peso de outro enquanto cagam de algo para os consumidores...

 

E certamente que os Espanhóis lhe darão melhor uso, basta olhar para eles e depois para nós.

 

 

As acções da PT hoje caíram quase 5%, como podem ver os accionistas e investidores gostaram da medida... :rolleyes:

 

 

:edit: Anjuna precisamente, entram os impostos. Mas ao governo não interessa nada o interesse nacional mas sim os interesses pessoais de quem lá está. E é esse bla bla bla que me mete nojo. Se estivéssemos a falar de pessoas honestas e que realmente se preocupam com os Portugueses era uma coisa, mas estamos a falar de políticos Portugueses, em particular do governo do Socas. Há diferenças, a honestidade no caso deles mora ao lado.

 

E tem piada vires falar dos empregados da PT, diz-me lá qual é o lucro anual da empresa e quanto ganham mensalmente os seus empregados. Atenção estou a falar de empregados e não de gestores.

Link to comment
Share on other sites

Mas entra em Portugal onde? Diz-me lá. Se entra assim tanto e é tão bom para nós onde estão os ganhos desses 60 milhões de clientes no dia a dia dos Portugueses? ainda se me disseres que vai parar ao bolso dos administradores e gestores que são pagos a peso de outro enquanto cagam de algo para os consumidores...

 

E certamente que os Espanhóis lhe darão melhor uso, basta olhar para eles e depois para nós.

 

 

As acções da PT hoje caíram quase 5%, como podem ver os accionistas e investidores gostaram da medida... :rolleyes:

 

cairam 1.45..

é preciso ser rigoroso com isso...

caiu 5 % mas subiu logo.. com muita gente a ganhar com isso ( o meu boss por exemplo)

faz as contas dos impostos que recebes e dos postos que trabalho que crias..

pt é activo estratégico nacional.. é um facto aceite por todos os quadrantes politicos , economincos etc..

o zapatero não deixaria isto fazer isto se fosse ao contrario.. por alguma razão o faria..

 

os espanhois daram melhor uso para os espanhois.. que argumento é esse?? fosga-se.. é melhor o dinheiro ir para Espanha que eles gastam-no melhor que nós.. que argumento é esse protese?? com portugueses com este espirito é que não passamos da cepa torta..

 

 

mas tu quando cá vens a portugal de ferias aterras de avião num aeroporto pago com que dinheiro? dos impostos espanhois ou portugueses?? e andas nas estradas pagas com que dinheiro??

 

nº de emprego ?? vai ver aos relatorios de contas..

 

ainda há pouco tempo contraram cerca de 300 licenciados e tem planos de contratar mais umas centenas! achas que é com um mercado saturado como o nosso que vais sustentar este crescimento..

Link to comment
Share on other sites

Eu disse que muito provavelmente dariam melhor uso ao dinheiro, em resposta ao o-goid. Não disse que era preferível.

 

Mas Portugal anda a criar postos de trabalho? lol Onde? Anjuna, Portugal não é Lisboa. ;)

 

 

Eu diria antes que com políticos e políticas dessas é que não vamos a lado nenhum, por isso mesmo cada vez há mais pessoas a sair do país. Nem sequer imagino o que seria da minha vida se não tivesse saído daí há 5 anos atrás. E por cá vou ficar até ver, de longe é que se vê bem a merda em que Portugal está metido, acredita.

Link to comment
Share on other sites

Conta, claro. Para os Lisboetas. Vais a Mangualde ou a cidades do mesmo nível tentar arranjar um emprego e depois conta-me coisas. :)

 

Este pretexto do Governo é óptimo não fosse a infelicidade de ser composta na sua maioria por vigaristas e pessoas sem escrúpulos nenhuns. É também pelo interesse nacional que se vão começar a pagar portagens? E construir um novo aeroporto? E o TGV? E as barragens? Socas o visonário e defensor da nação, para quando a sua estátua no Terreiro do Paço? lol

 

Estava a brincar. Mas este tipo de pretextos já não pega, aquela gente quer tudo menos melhorar a tua e a minha vida. Desde que atinjam os seus objectivos pessoais é o que interessa. De resto não vejo porque motivo seria tão mau para os Portugueses esta venda, se me conseguirem explicar sem ser com a treta do interesse nacional talvez possa mudar de ideia.

Link to comment
Share on other sites

Num outro fórum:

 

Sobre o assunto do tópico: DERROTÁMOS OS ESPANHÓIS A GOLPES DE GOLDEN SHARE assim como há séculos a padeira derrotou os castelhanos a golpes de pá! Vingámos 1580! Vingámos o golo do Villa! PURT-TU-GAL!

 

 

:lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

O-Goid, mas entra dinheiro em Portugal onde? Diz-me lá. Se entra assim tanto e é tão bom para nós onde estão os ganhos desses 60 milhões de clientes no dia a dia dos Portugueses? ainda se me disseres que vai parar ao bolso dos administradores e gestores que são pagos a peso de outro enquanto cagam de algo para os consumidores...

 

Uma coisa de cada vez.

 

Não é por o dinheiro não estar a ser bem distribuido, que se deva travar a entrada de dinheiro em Portugal. Acho eu... (Apesar de que não deixa de ser assunto interessante de se conversar, num contexto radicalista)

 

Neste contexto em que nos governamos, o dinheiro é a "bola" e os espanhóis tentaram marcar golo ao verem a quantidade de lucro que o negócio com o Brasil vai trazer à PT.

 

Acho que o governo fez bem em fazer uso do "trunfo" de que dispunha. Mesmo que a Golden Share seja irregular, o facto é que o valor da PT subiu bastante de fasquia e não vai descer tão facilmente.

 

Epá, agora se o dinheiro que vai entrar só vai servir para comprar BM's e lotes nos Algarves ou raio que o parta, isso já é outro assunto, com o qual os accionistas se deviam de preocupar um pouco mais, pois eles é que têm a faca e o queijo nas mãos.

Link to comment
Share on other sites

Esquece a golden share por 2 segundos e pensa assim: eu tenho uma grande empresa, a maior do país. Aparece um espanhol e quer comprar parte ou até mesmo a totalidade da minha empresa. Eu digo sim senhor, e quando vamos fechar o negocio aparece o governo português a dizer que não, não pode ser, porque a minha empresa eh muito importante para o país pois traz muito capital e por isso não vou poder vender! Então mas isto é justo? Já não basta a quantidade anormal de imposto que tens de pagar por qualquer transacção comercial que seja e ainda me vêm querer mandar no negócio?

 

Agora introduz a golden share na equação e pergunta-te qual o interesse de um governo em manter o controlo de sectores que deveriam ser privados, interesse este que passa muitas vezes por poder nomear livremente os gestores e administradores das empresas em questão, pagos a peso de ouro (dinheiro que nem tu nem eu somos capazes de imaginar) para fazerem o trabalhinho sujo do governo nas administrações dessas mesmas empresas. Não te deixes levar pelo princípio nobre da coisa, a realidade é completamente diferente. Basta veres quem são os homens escolhidos pelo Socas para fazerem este trabalhinho na PT e os casos onde eles estão envolvidos.

 

 

Interesse nacional my ass, o Socas que vá mamar na quinta pata do cavalo!

Link to comment
Share on other sites

hehehe :)

 

pois mas o que aconatece é que quem anda a tocar a PT prá frente não são os acionistazinhos que estão sentados a ver televisão.

Quem anda a fazer da PT a empresa que mais lucro está a dar em Portugal, são uma minoria de accionistas que acredita nos empregados e que sabe que está no bom caminho.

Acontece que o governo está a par disso. (Não é por acaso que uma das metas deste governo era o "plano tecnológico"). Ou seja, muito do que a PT é hoje, conseguiu ao longo deste últimos anos, com o apoio do estado e dos insentivos à tecnologia.

Ora, sabendo o governo o que está para vir e o esforço que foi necessário para chegar onde chegou, porque raio haveria de abdicar de um direito que todos os outros também usam para defender os seus interesses?? Não desprezando os interesses dos accionistas, mas como é óbvio, são interesses a médio e longo prazo e não um "chouriço" que os espanhóis oferecem por nos comprar o "porco"

Link to comment
Share on other sites

Prótese... Pego no teu exemplo e dou-te uma realidade minha...

 

Toda a minha vida profissional trabalhei em empresas espanholas e delegações portuguesas de empresas espanholas na área do turismo... Smp com o total conhecimento que o gajo k faz exactamente o mesmo que eu, ganha o triplo lá e tem notoriamente melhores condições de trabalho... Facto que até consigo ignorar facilmente... Se estiver mto incomodado, posso smp mudar de país...

 

Alguma bronca (como aconteceu na última empresa onde estive) a primeira coisa a "ir com os porcos" são as delegações portuguesas, para que as espanholas consigam sobreviver... Então a crise não calha a todos, mas sim a alguns... Primeiro começou com despedimentos colectivos e soube à uns dias que a filial portuguesa onde estive a trabalhar teve de declarar falência...

 

Por isso acho bem...

 

No que diz respeito ao Socas e às suas verdadeiras intenções, sinceramente passa-me ao lado... Mas se a compra de uma empresa privada por outra entidade privada mais forte, vai gerar melhorias no trabalho e condições... De momento sou a prova viva que tal não acontece...

Leppy - Woorpz Records

 

banner10_.jpg

 

www.soundcloud.com/leppy

 

www.soundcloud.com/shadowtotem

Link to comment
Share on other sites

 

 

a goldem share sempre existiu.. e quando os investidores investiram na PT sabiam perfeitamente as regras do jogo..

 

 

Not true...andaram a angariar investidores e diziam-lhes que o estado não poderia aplicar a golden share, logo enganaram muitos investidores.

 

 

"A Administração da Portugal Telecom pode vir a ser accionada judicialmente na sequência do “veto” político do Governo português. É que os administradores haviam assinado papéis entregues a investidores de todo o mundo garantindo que a “golden share” não podia ser aplicada. Mas foi. Agora, 23 administradores podem estar vinculados a uma garantia que falhou.

Esta será, sabe o Negócios, uma das principais questões que serão analisada na reunião convocada de urgência pelo Conselho de Administração para hoje, depois do Estado Português ter recorrido às suas “acções de ouro” para impedir a venda da Vivo à Telefónica, que três quartos dos accionistas aprovaram.

 

A própria Telefónica admite avançar neste sentido, alegando que as expectativas dos investidores foram construídas com base numa garantia que acabou por ser defraudada. E, recorde-se, a PT é uma empresa cotada na Bolsa de Nova Iorque, onde estes temas são sempre escrutinados à lupa.

 

No passado dia 8, o CEO da Portugal Telecom, Zeinal Bava, descartou a possibilidade de vir a ser usada na "golden share" pelo Governo para vetar a venda da posição da PT na Vivo à Telefónica. Mas a afirmação é da própria administração, encabeçada por Henrique Granadeiro e que vincula todos os 23 administradores do Conselho.

 

Depois de apresentar o mercado brasileiro e as expectativas sobre a evolução do mesmo, a PT colocou um rol de perguntas e respostas, entre as quais se “a ‘golden share’ podia vetar a transacção”. Resposta? “Esta não é uma matéria de ‘golden share’”. O mesmo é dizer que o Estado não poderá bloquear esta operação.

 

Hoje, o “Financial Times” recorda a posição do CEO da Portugal Telecom. “Zeinal Bava tinha dito anteriormente que a Vivo não era um caso em que a ‘golden share’ pudesse ser usada”, refere o jornal britânico"

 

In Jornal de negócios

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

“A estupidez colonial ainda não morreu”. É desta forma que o Financial Times inicia o artigo de análise à utilização por parte de Portugal da “golden share” para vetar o negócio de venda da Vivo.

 

Na coluna opinião “Lex Column”, o FT lembra que o Governo português utilizou um instrumento “anacrónico” que está prestes a tornar-se “obsoleto” para impedir a Portugal Telecom de vender a Vivo à Telefónica.

 

Cita a justificação do Governo português de que a oferta da Telefónica não reflectia o interesse do país e da PT, esquecendo que a maioria dos accionistas da PT votou a favor da venda.

 

“Ou o Governo pensa realmente que [vender a Vivo] era mau para a PT, ou pretende manter um ‘campeão português” no Brasil. Mas, conclui o FT; “ambas as justificações são péssimas para acabar com o negócio e atirar pela janela fora a sua credibilidade”.

 

Diz o FT que as “golden shares” são utilizadas para “proteger empresas de ofertas de companhias estrangeiras e “não para interferir nas suas subsidiárias no exterior”.

 

O jornal conclui que os accionistas da PT devem estar “zangados” e acredita que a Telefónica vai tentar de novo comprar a Vivo, quando a “golden share” for considerada nula.

 

Algo que Bruxelas deverá decretar a 8 de Julho.

 

 

In Jornal de negocios

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

 

 

a goldem share sempre existiu.. e quando os investidores investiram na PT sabiam perfeitamente as regras do jogo..

 

 

Not true...andaram a angariar investidores e diziam-lhes que o estado não poderia aplicar a golden share, logo enganaram muitos investidores.

 

 

 

isso é mentira.. os investidores sempre souberam onde se iam meter..

nem sequer tens dados que fundamentes isso.

 

o finantial times quando é contra portugal estica-se e de que maneira..

quando a frança impediu a compra da danone baixou as calcinhas.. o mesmo com o governo de italia quando este impediu o controlo da TIM pela telefonica.. nem opinaram nos mesmos termos..

contra um pais pequeno como o nosso toda a gente levanta a garipa..

 

se os outros paises tomam medidas destas para proteger as empresas deles nos tb o devemos fazer....

 

emigrem para espanha e para outros paises se este não vos satisfaz..

 

 

espanha impede a compra da endesa pela ION

frança impeda a Suez de comprar a companhia de eletricidade de agua e eletricidade de frança

américa impede a compra dos alguns estaleiros por companhias arabes.

etc..

 

quantos exemplos é que querem ??

Link to comment
Share on other sites

a goldem share sempre existiu.. e quando os investidores investiram na PT sabiam perfeitamente as regras do jogo..

 

 

Not true...andaram a angariar investidores e diziam-lhes que o estado não poderia aplicar a golden share, logo enganaram muitos investidores.

 

 

 

isso é mentira.. os investidores sempre souberam onde se iam meter..

nem sequer tens dados que fundamentes isso.

 

o finantial times quando é contra portugal estica-se e de que maneira..

quando a frança impediu a compra da danone baixou as calcinhas.. o mesmo com o governo de italia quando este impediu o controlo da TIM pela telefonica.. nem opinaram nos mesmos termos..

contra um pais pequeno como o nosso toda a gente levanta a garipa..

 

se os outros paises tomam medidas destas para proteger as empresas deles nos tb o devemos fazer....

 

emigrem para espanha e para outros paises se este não vos satisfaz..

 

Volto a postar o texto que já referi, agora sem a parte do financial times:

 

"A Administração da Portugal Telecom pode vir a ser accionada judicialmente na sequência do “veto” político do Governo português. É que os administradores haviam assinado papéis entregues a investidores de todo o mundo garantindo que a “golden share” não podia ser aplicada. Mas foi. Agora, 23 administradores podem estar vinculados a uma garantia que falhou.

Esta será, sabe o Negócios, uma das principais questões que serão analisada na reunião convocada de urgência pelo Conselho de Administração para hoje, depois do Estado Português ter recorrido às suas “acções de ouro” para impedir a venda da Vivo à Telefónica, que três quartos dos accionistas aprovaram.

 

A própria Telefónica admite avançar neste sentido, alegando que as expectativas dos investidores foram construídas com base numa garantia que acabou por ser defraudada. E, recorde-se, a PT é uma empresa cotada na Bolsa de Nova Iorque, onde estes temas são sempre escrutinados à lupa.

 

No passado dia 8, o CEO da Portugal Telecom, Zeinal Bava, descartou a possibilidade de vir a ser usada na "golden share" pelo Governo para vetar a venda da posição da PT na Vivo à Telefónica. Mas a afirmação é da própria administração, encabeçada por Henrique Granadeiro e que vincula todos os 23 administradores do Conselho.

 

Depois de apresentar o mercado brasileiro e as expectativas sobre a evolução do mesmo, a PT colocou um rol de perguntas e respostas, entre as quais se “a ‘golden share’ podia vetar a transacção”. Resposta? “Esta não é uma matéria de ‘golden share’”. O mesmo é dizer que o Estado não poderá bloquear esta operação

 

Agora, isto vem do Jornal de Negócios, um dos mais respeitados jornais portuguêses - porque razão não iria eu acreditar?Só porque o dizes?

Quanto ao emigrar, uma coisa é não concordar com uma acção política/económica do governo, outra é não gostar do país - não sou eu que venho para este fórum dizer que este país é mesquinho (e aí não te vi dizeres nada).Não foi aqui que nasci, mas é para mim a minha pátria - e se não emigro é porque considero que apesar de tudo há mais vantagens em aqui viver do que desvantagens - até porque somos nós que devemos fazer pelo país, e não esperar que o país faça tudo por nós.

"A hippie is someone who looks like Tarzan, walks like Jane, and smells like Cheetah".

 

 

foi pena os croquetes de soja estarem sempre esgotados

Link to comment
Share on other sites

mas a administração da PT é que se atravessou e garantiu aquilo que não podia garantir..

a administração da PT indicou que o governo não podia usar a goldem share nesta questão... prometeu o que não podia prometer.

simples..

o presidente da mesa da assembleia da PT um conhecido e reputado jurista indicou que o uso da goldem share para decidir esta questão tinha fundamento juridico. inclusive antes da reunião pediu opiniao jurica a 6 juristas de 2 faculdades de direito ( lisboa , coimbra e porto) , todos indicaram que o governo pode usar a goldem share neste situação..

 

o primeiro ministro tb indicou que os accionistas , principalmente a telefonica sabiam da posição do governo..

 

 

estas a confundir.. são 2 questões distintas..

quando a PT foi privatizada à anos atrás e quem investiu sabia da goldem share e comprou sabendo que o estado podia vetar certas questões.

 

 

a noticia que colocaste indica que a admistração da PT apos esta oferta contactou diversos investidores para garantir que votavam contra e foi lhe dito que o estado não ia intervir..

Link to comment
Share on other sites

Sem querer entrar na vossa discordia, nunca ouvi nenhum accionista da Pt referir isso.

 

Alias nem percebo como isso se processa, até as accoes compram-se todas online, e nas da PT, nao vem la nenhum asterisco, a avisar dessa coisa da Golden Share, mas isto sou só eu a falar q ja fui accionista. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Sem querer entrar na vossa discordia, nunca ouvi nenhum accionista da Pt referir isso.

 

Alias nem percebo como isso se processa, até as accoes compram-se todas online, e nas da PT, nao vem la nenhum asterisco, a avisar dessa coisa da Golden Share, mas isto sou só eu a falar q ja fui accionista. :lol:

 

 

referir o que ??

na altura da privatização da PT os grandes grupos economicos que investiram na PT sabiam perfeitamente que o estado ia ter uma goldem share..

quem la foi meter o dinheiro a seguir tb tinha essa informação disponivel.

cada empresa tem os seus estatudos tendo estes que estar vinculados à lei..

Link to comment
Share on other sites

Oh Anjuna, até tava a concordar contigo... tem calma :closedeyes:

 

Quis só expressar q a PT sempre teve Golden share, e q somente cabe aos possiveis investidores informarem-se disso.

 

È q qdo compras acções na net, não aparecem a bold, as empresas com golden share ;)

 

 

Agora se aldrabaram os investidores, bem isso já é trabalho para a AG.

 

O problema, é q os accionistas da PT, precisam de dinheiro freskinho, pois nao conseguem financiar-se, ou não viram as noticias ha poucas semanas de que os bancos estão com dificuldades em financiar-se... :closedeyes:

Link to comment
Share on other sites

Oh Anjuna, até tava a concordar contigo... tem calma :closedeyes:

 

estava só a perguntar porque não percebi o que quiseste dizer..

 

estou calmissimo !

 

 

é caso para dizer que pela 1ª vez concordas com uma decisão do socas..

 

vais ver, não tarda estás a votar nele.. :P

Link to comment
Share on other sites

Ele concorda, porque o PPC tb concordou..... :smokinggun:

 

Que estranho, estive agora a ver a repetiçao do Programa Expresso da Meia Noite, e todos os q estavam, falaram q o PPC fez um Nim, porque nao tinha funçoes de estado. :closedeyes:

 

Tou á vontade para falar do PPC pois a sua veia liberalista, até chega á privatizaçao da Caixa Geral de Depositos e RTP, entre mtas outras coisas... Algumas delas das quais discordo profundamente. :closedeyes:

 

Mas prontus larga aí, a tua azia á vontade :blabla:

Link to comment
Share on other sites

Fodasse, mas q rapidez do Durao Barroso ! Tou espantado,mas bem, talvez nao teja ... :rolleyes:

 

Axo mto bem q se usem as golden share ! Servem para isso mesmo !

 

È simplesmente o maior activo da PT !

 

Os accionistas da PT, quando adquiriram acções, sabiam os moldes do negócio, sabiam da existência da golden-share detida pelo Estado Português. o Tribunal europeu levantou questões jurídicas, e o seu uso foi considerado ilegal. Mais um processo que se vai arrastar (ou não) durante uns valentes anos, e quem paga são os contribuintes portugueses e europeus.

 

O Zé Manel Barroso, enquanto presidente da Comissão Europeia fez o que lhe competia e manteve-se imparcial, ou será que ainda há pessoas que acham que ele ia tomar um dos partidos? Sendo ele um neo-liberalista mais que assumido, se hoje não ocupasse o cargo que ocupa, de certeza que tinha feito o mesmo que o Pedro Passos Coelho, que se vergou aos milhões de euros estrangeiros, de seguida vai a Espanha lamber o cúzinho aos espanhóis justificando-se com jornadas politicas do seu partido, já agendadas há 3 (ou seria 6????) meses, pois nem o representante do PSD na TV sabia bem ... o timing é que é suspeito. Mas como sempre foi hábito nos bois...perdão, "boys" do PSD...money talks and the bullshit walks.

 

A participação da PT na VIVO é o único activo rentável que nos vai restar, não sei durante quanto tempo mais, porque o resto está a caminho da privatização (Galp, Ana, etc). Isto já nem é vender os anéis, é vender o corpo e a alma. Mas "prontos", seu eu fosse accionista da PT e face ao que se está a passar a nível económico e financeiro, talvez vendesse ... não sei...quem tem cú tem medo e caminhar sozinho é arriscado, com o dinheiro não se brinca.

 

Em tom de brincadeira, pelo andar da carruagem, ainda voltamos ao tempo da Dinastia Filipina, afinal o Rei D. Carlos até viveu exilado no Estoril, conhece bem os nossos costumes. :smokinggun: :smokinggun:

Link to comment
Share on other sites

Não queria levar a conversa para os boys do PSD, senao teriamos tb os boys do PS, e até da mãe do Louça q é assessora do Bloco no Parlamento! :rolleyes:

 

 

Vão vender tudo, e qdo nada mais restar, que vendam as ilhas ! :closedeyes:

Link to comment
Share on other sites

Não queria levar a conversa para os boys do PSD, senao teriamos tb os boys do PS, e até da mãe do Louça q é assessora do Bloco no Parlamento! :rolleyes:

 

 

Vão vender tudo, e qdo nada mais restar, que vendam as ilhas ! :closedeyes:

 

Os do PSD e PS são as (tristes) figuras do momento.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Lá acabaram por vender os 30% da VIVO aos espanholitos... :vampire:

 

Beeem, mas o nosso "amigo" Sócrates vem gabar-se que ao usar a Golden Share acabaram por aumentar a oferta da Telefónica de 7,15 mil milhões para 7,5 mil milhões...tsc tsc tsc...liar!!! Os prazos de pagamento sobre a oferta de 7,15 mil milhões não são os mesmos que os prazos de pagamento sobre a oferta de 7,5 mil milhões.

 

Outra coisa que levanta suspeições: a OI não valia nada, de repente oferece boas condições para o futuro?

 

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Link to comment
Share on other sites

pode-se concluir deste caso que o interesse estratégico da PT para o país é mais ou menos equivalente a 3 passes e meio do Cristiano Ronaldo... :gap:

 

não sei como existe gente que ainda acredita nesta gentalha, que passa a vida a brincar com quem trabalha... :protest:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

tas errado pah.. o socrates fez-se usar da golden share para aumentar o valor da vivo de 6 mil milhoes para 7,5 e vez agora porque.. ja na altura ele sabia que nao ia conseguir cumprir o PPC e agora de forma a tapar o defice serviu-se gentilmente do fundo de pensoes da pt. e sabem kto pagou a pt de impostos pela venda da vivo?? 0,1% para efeitos de IRC.. isto é uma mafia...

Link to comment
Share on other sites

Eu sou a favor de um estado regulador e não de um estado intervencionista.

 

Pois...

há custa disso é que a economia Mundial está no Caos que está, a pior crise desde desde a 5ª feira negra de 1929, devido a uns senhores inteligentes nomeadamente nos EUA que acusavam o Estado de intervir muito na economia. Há custa de um estado regulador é que as finanças estão num fosso de onde vai ser muito difícil sair. Quando os bancos e entidades privadas enterram-se todos à custa de jogar Monopoly com dinheiro real pedem a intervenção do estado injectando capital para evitar que bancos privados vão à falência ...A entidade reguladora não deixa em paz as contas do BPN... Dizia o Dias Loureiro LOL. Eles Roubam fazem merda da grossa e o Estado é que intervém injectando dinheiro de TODOS os contribuintes que nada fizeram para isso, o esquema está bem montado.

I guess part of me or a part of who I am, a part of what I do

Is being a warrior - a reluctant warrior, a reluctant struggler

But... I do it because I'm committed to life

We can't avoid it, we can't run away from it

Because to do that is to be... cowardice-

To do that is to be subservient... to devils, subservient to

Evil and so that the only way to live on this planet

With any human dignity at the moment is to struggle.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!