Jump to content
×
×
  • Create New...

Entrevista com Metal Wizard


Ruvi
 Share

Recommended Posts

Retirado de Balada Planet - site brasileiro

 

Continuando nossa eterna pesquisa em busca de sons originais, eis que encontramos o produtor português Hugo Aguiar, um músico apaixonado por heavy metal desde os tempos da adolescência e que após conhecer o psytrance decidiu criar o projeto Metal Wizard.

 

mw2.jpg

 

A guitarra foi um instrumento que literalmente invadiu a cena electrónica nos últimos anos, utilizada principalmente por produtores de psytrance durante as apresentações ao vivo.

 

Até então, a guitarra que apareceu na cena trouxe consigo uma bagagem do rock’n roll (hard core), diferente das sonoridades agressivas e solos épicos do heavy metal tradicional.

 

Comecei a aprender guitarra quando tinha uns 12 anos, numa escola de música em Portugal. Tive aulas práticas e de teoria musical durante quatro anos, envolvendo-me então numa banda de metal chamada “Mess”, onde tocávamos num circuito bem underground em Portugal. Porém, comecei a ouvir bandas de metal bem cedo, tais como Anthrax, Helloween, Metallica (primeiros álbums), Testament, e mais tarde duas das minhas bandas preferidas: Pantera e Dream Theater. O som de uma boa guitarra com distorção sempre me fez vibrar, seja no ritmo com 'power chords' ou solo”, afirmou Hugo.

 

Após conhecer o trance e as festas psicadélicas, Hugo ficou encantado com a música e também com a cultura que existe no movimento. “A minha primeira festa de psytrance foi em 1996, uma experiência inesquecível! Imediatamente me identifiquei com toda a ideologia que envolve este movimento musical, me lembro de comprar os meus primeiros CDs nessa mesma semana, que se não me engano eram do Astral Projection e Luminus, o que certamente influencia o que faço hoje”, revelou o artista.

 

Músico nato, Hugo seguiu o caminho contrário da grande maioria dos produtores de música electrónica. Ao invés de começar primeiro realizando DJ sets, ele foi direto para produção musical. “Parti directo pra loucura! A verdade é que a produção musical toma todo o meu tempo e dinheiro... (risos)! Já toquei alguns DJ sets e espero fazê-los com mais frequência no futuro, como projecto paralelo", completou Hugo.

 

mw1.jpg

 

Tamanha a experiência tocando em bandas, Hugo consegue entrar no estúdio com uma visão bem clara do que procura como resultado sonoro. Uma boa mistura de teoria, prática, talento e inspiração.

 

Conforme explicou o próprio Hugo, “Sou um grande fã do Cubase 4, uso também inúmeros plugins e VSTIs, mas as minhas máquinas preferidas são sem dúvida a Nord Lead 3 e o Virus TI, que para mim é a combinação perfeita entre Software e Hardware. O meu processo criativo segue na mistura entre teoria e inspiração. Quando estou criando uma música, fico atento sempre a três factores muito importantes: Primeiro o ritmo, usando uma caixa bem no estilo metal, que também é muito utilizada no Goa trance e que quando misturada com pratos e outras percussões resulta na dinâmica necessária à música. Em segundo está a melodia, que é o narrador da história, onde uso escalas com frequência menores, criando um ambiente melancólico. E finalmente a harmonia, que unifica todos os sons em uma música. Sem nunca esquecer que para mim música é expressar o que me vai à alma, contar uma história usando som ao invés de palavras”.

 

Como bom “metaleiro”, além dos efeitos virtuais e sintetizadores, Hugo toca ao vivo sua guitarra distorcida. Ou como ele mesmo define, “pra quebrar tudo!”. Sem dúvida, um artista que conseguiu encontrar semelhanças profundas entre dois estilos distintos.

 

Como características do heavy metal podemos destacar a bateria cheia de pratos, o baixo frenético, assim como a guitarra base distorcida e os longos solos, sem se esquecer dos vocais roucos. Já no trance, temos uma linha de baixo pulsante e melodias atmosféricas, numa cadência fixa 4X4.

 

Na entrevista, Hugo deixou claro que “ambos os estilos tem um objectivo em comum, que é o de transmitir emoções fortes. Ninguém vai para uma pista de trance ou para um concerto de metal numa de relax! Acho que o baixo rápido e demarcado, é bem evidente em ambos os estilos, embora mais acentuado no psy e isso tem um papel fundamental como base para uma guitarra pesada. Esse é o maior atractivo em produzir: poder combinar os meus dois estilos de música predilectos”.

 

Actualmente, além da produção musical Hugo trabalha no lançamento de sua própria gravadora, tomando com base valores sociais importantes. “No momento estou tratando dos últimos detalhes do web site, para o lançamento oficial da Psy-Fi Records (Psychedelic Fiction Records). Este selo é fruto de um trabalho sério e nasce com um conceito forte de sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental. Além de Metal Wizard, outros dois projectos de grande qualidade: Zaraus e Haxirai já representam a label”.

 

zaraus_label.jpg

 

Questionado sobre o lançamento de um álbum do Metal Wizard, o português disse que “este ano já lancei uma música na compilação “Treedimensional” da Regen Records, e estou preparando o álbum de estreia do Metal Wizard para ser lançado no primeiro semestre de 2009”.

 

Em Dezembro o Metal Wizard realizou a sua primeira visita ao Brasil, confirmado para apresentar seu live na Pista Goa do festival Universo Paralelo, na Bahia. Para a tour no país Hugo está preparando um live especial. “Muitas músicas novas! Criadas especialmente para este tour no Brasil, as quais tenho a certeza de que vão ‘arrebentar’! É a primeira vez que vou tocar neste país lindo, e logo no Universo Paralelo... Não podia ser melhor!”, finalizou o artista.

 

Metal Wizard @ Universo Paralelo

 

Mais infos: http://www.myspace.com/metalwizardspace - Myspace

http://www.myspace.com/psychedelicfictionrecords

Bookings: psyfirecords@hotmail.com

Link to comment
Share on other sites

 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!