Jump to content
×
×
  • Create New...

Ministério do Ambiente autoriza cultivos experimentais de transgénicos em Rede Natura


Atena
 Share

Recommended Posts

Ministério do Ambiente autoriza cultivos experimentais de transgénicos em Rede Natura

 

Através da Agência Portuguesa do Ambiente, o Ministério do Ambiente acaba de autorizar a realização de ensaios experimentais com milho geneticamente modificado (dos tipos 98140 e GA21) solicitados pelas empresas Pioneer e Syngenta para Monforte e Ferreira do Alentejo.

 

O terreno experimental de Monforte localiza-se numa área classificada pertencente à Rede Natura 2000: trata-se da Zona de Protecção Especial de Monforte criada pelo Decreto Regulamentar 6/2008 especificamente para a protecção de aves estepárias, aves essas que usam as culturas de cereais para se alimentarem e nidificarem. Assim o milho geneticamente modificado vai entrar na alimentação das aves que têm estatuto de protecção o que, não sendo ilegal, é ilógico e imoral.

 

A saúde humana também está em causa com estes testes devido à apicultura, abelhas e colmeias. De acordo com um estudo científico de investigadores portugueses* uma abelha pode atingir zonas a mais de 5 km e uma única colmeia pode abranger uma área de 113 km2. Como tal o mel produzido a vários quilómetros de distância dos ensaios pode conter quantidades consideráveis de pólen transgénico o que, para o caso do milho 98140 que não está estudado nem autorizado para consumo humano ou animal, é totalmente ilegal.

 

A democracia também sai a perder com estas autorizações. Os ensaios são aprovados contra a vontade expressa dos órgãos municipais de Monforte, que se opuseram unanimemente à sua realização tanto em sede de Executivo Municipal quanto em Assembleia Municipal. Esta última aprovou também, igualmente por unanimidade, a criação de uma Zona Livre de Transgénicos em Fevereiro do corrente ano. A legalização do cultivo de milho transgénico num concelho declarado Zona Livre deita por terra a miragem veiculada oficialmente de que a Portaria das Zonas Livres (904/2006) tinha finalmente regulamentado o direito à escolha das autarquias locais.

 

Em Ferreira do Alentejo, por outro lado, não se cumpriram as regras básicas da consulta pública que precedeu esta autorização do Ministério visto que, mais do que uma vez, foi comprovado telefonicamente que a Câmara Municipal não tinha disponível a documentação prevista.

 

Com estas autorizações o Ministério do Ambiente mostra que dá mais importância aos interesses comerciais de duas grandes multinacionais da engenharia genética do que à protecção da saúde e ambiente portugueses. Porque será?

 

GAIA

Link to comment
Share on other sites

Opá já não chegam animais alimentados com lixo, fechados numa gaiola a vida toda, todo o tipo de poluição.... e se lhe chamarem de normal a sugestão é aceite...

 

 

http://www.counterpunch.org/ross06232008.html

 

Os ricos vão ser donos de tudo..... da tua comida, do teu pensamento...... o desastre de sempre... até da tua vida... bem ou se calhar... ninguém sabe de nada...

Tiago

Fala com as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

È complicado...

 

Eu tenho galinhas, e tal claro que quando são pequenas dá-se uma ração que comsiste em milho traçado, soja, e cereais....Uma pessoa julga que está a comer caseiro e tal e isto é que é saúde....Há dias lembrei-me da cena dos OGM..fui ler a composição da tal ração....era tudo OGM!!!!!!!! :protest:

 

O problema dos OGM é que ninguém sabe nada em termos de implicações ambientais, e acho sinceramente quando chegarmos á conclusão que extremamente prejudicial á Natureza já vai ser muito tarde....Estamos a falar de modificações a niveis genéticos e depois não há oficio/lei/mandado/processo que vá repôr o que quer que seja...A evolução vais nos levar á destruição.... :mellow:

Link to comment
Share on other sites

E se começarem mais a preocupar-se com .. sei lá ... a brutalidade de ares condicionados a funcionarem a todo o gás nos serviços públicos? Aqui cheguei a presenciar coisas tão giras como dois wall mount (5000+5000W) e como a menina de uma das secretárias tinha frio tinha debaixo da mesa um aquecedor(1500w) !!!

 

11.500W/1000 = 11.5Kw/H

 

11.5 Kw/H * 8 horas laborais = 92Kw

 

92Kw * 0.18€ = 16.56€

 

16.56€ * 22 dias úteis = 364.32€ pagos obviamente pelo "povo" todos os meses ...

 

Agora isto sao dois ares e um ventilador ... e os vossos serviços publicos ... quanto gastarão ?

 

E as emissões para o ambiente ? Esforços por melhorar ? Que melhorem os outros ...

 

Faz o que eu digo, não o que eu faço...

 

Transgénicos não fazem mal a ninguém ->em minha OPINIÂO <- ... é simplesmente o avanço técnologico sobre os anos necessários a uma selecção "manual" ...

 

O que faz mal ao mundo ? O ser humano ...

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Há quantos anos nos alimentamos de GMs sem consciência de tal...

 

E já se sabe muito acerca das implicações ambientais... São uma praga...

"In the absence of light, darkness will prevail..."

Link to comment
Share on other sites

Há quantos anos nos alimentamos de GMs sem consciência de tal...

 

E já se sabe muito acerca das implicações ambientais... São uma praga...

 

 

Vamos por exemplo tomar o seguinte exemplo ...

 

Eu cultivo uma variedade de alface, por exemplo a mais comum a "manteigosa".

Ao final de cada cultivo, selecciono a mais produtora/melhor sabor/maior resistencia a pragas e mantenho clones da mesma em "suspensão", mas inicio um novo cultivo a partir de sementes para ver se sairá outra ainda mais produtora / melhor sabor / maior resistencia a pragas.

Executo estes passos por exemplo em 100 ciclos de cultivo para poder garantir a "melhor" alface.

 

Demoraria para 100 cultivos se não me falha a memória perto de 300 meses, ou em termos comuns 25 anos.

 

Não seria mais fácil eliminar todo este processo "enfadonho" e activar simplesmente os genes em qualquer variedade e poupar 25 anos de cultivos não uniformes ? ...

 

Só uma opinião atenção ... "Let´s play god :)

 

(atenção não concordo é com as atitudes estilo Monsanto e companhias ... )

"Todo termina un dia, quedaras para siempre en mis recuerdos mas wapos hermano, has luchado conmigo campeon." Miguel C. 1980-2008

 

#!/bin/ssh

#The Unix Guru's View of Sex

unzip ; strip ; touch ; grep ; finger ; mount ; fsck ; more ; yes ; umount ; sleep

 

Tenho uma dor na zona bolsal e uma "artrose ciática" no neurónio esquerdo ... so PISS OFF ^-^

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!