Jump to content
×
×
  • Create New...

Fazer a festa@Palácio de cristal,Porto


Blacksun
 Share

Recommended Posts

Festival internacional de teatro da companhia Art’Imagem volta a ser ao ar livre, de 25 de Abril a 4 de Maio.

 

O “Fazer a Festa” - Festival Internacional de Teatro, da companhia Art’Imagem, volta este ano à forma original: uma “aldeia teatral” instalada nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Dez dias de actividades de teatro e música de grupos portugueses, brasileiros e galegos vão animar a cidade de 25 de Abril a 4 de Maio.

 

Esperam-se 7.500 pessoas para o festival, que conta já com 27 anos de existência. Depois de, nos últimos anos, ter sido reduzido a representações no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o “Fazer a Festa” volta a ser realizado em pleno, em várias tendas ao ar livre e também na capela Carlos Alberto.

30 espectáculos diferentes e 27 companhias de teatro

 

O festival conta com a participação de 25 companhias de teatro e dois grupos musicais vindos da Galiza e do Brasil. Vão ser apresentados 30 espectáculos de autores como Tchékov, Pablo Neruda, José Eduardo Agualusa e Ondjaki. Espectáculos-oficina vão animar as crianças (pela companhia do Centro Cultural de Belém/CPA) e o café-teatro, a partir das 23h30, vai entreter os adultos.

 

O festival apresenta, também, vários espectáculos de marionetas e três peças de Gil Vicente, incluindo duas representações do “Auto da Barca do Inferno”, uma pela companhia CT Braga e outra pela Dragão 7, de São Paulo, no Brasil. “Voltamos ao pai fundador do teatro, o que é um bom prenúncio”, afirmou, na conferência de apresentação do programa, o director da Art’ Imagem, José Leitão.

“Um outro olhar” da Câmara Municipal do Porto

 

O “Fazer a Festa” concentra 80 mil euros de investimento, fruto do apoio do Ministério da Cultura, do Instituto Português da Juventude, do Inatel do Porto e da Câmara Municipal do Porto (CMP).

 

Até à chegada do Executivo de Rui Rio, o “Fazer a Festa” recebeu um forte apoio da CMP, que em 2001 chegou a 100 mil euros. Contudo, a partir dessa altura o apoio desceu para 20 mil, chegando mesmo a ser retirado totalmente no ano passado, “porque [a companhia] não assinou a cláusula de não criticar a CMP”, explicou o director da companhia. Agora existe “um outro olhar da câmara”, diz José Leitão, face ao investimento de 15 mil euros da autarquia na edição do festival deste ano.

Intercâmbio com os países de língua portuguesa

 

O intercâmbio com os países lusófonos tem sido uma forte componente do Teatro Art’Imagem, que levou ao Brasil o espectáculo “Babine, o Parvo” e que apresenta, em Setembro deste ano, a peça “Ptolomeu e a sua viagem de circumnavegação” no festival Mindelact, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde.

 

Este ano há bar outra vez! :)

Some say the end is near.Some say we'll see Armageddon soon.

I certainly hope we will.I sure could use a vacation from this............

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
 Share

  • Member Statistics

    4,907
    Total Members
    228
    Most Online
    zZora
    Newest Member
    zZora
    Joined
  • Tell a friend

    Love ElastikTribe? Tell a friend!